You are on page 1of 1

PONTUAO

1. PONTO FINAL (.) - Indica uma pausa grande. Utiliza-se no final da frase, significando que aquilo que se pretende dizer est completo. 2. A VRGULA (,) - Indica a pausa mais pequena da pontuao. Usa-se:
a) Para separar o vocativo Ana, v l se no chegas tarde. b) Para separar o Aposto Cames, o grande poeta, esteve aqui. c) Nas enumeraes Aqui h frio, vento, chuva. d) Para separar complementos circunstanciais (no No cimo das escadas, junto porta, est o retrato do av. necessrio se forem muito pequenos) e) Separar oraes com o verbo no Gerndio, Cantando muito, ps-se a caminho. quando iniciam a frase f) Separar oraes com o verbo no Particpio Passa- Terminada a refeio, foram para casa. do, quando iniciam a frase g) Separar certas expresses explicativas como: isto O Nuno, com efeito, tinha deixado o livro em casa. ; ou seja; a meu ver; com efeito h) Separar as conjunes porm, todavia, contudo Ao longe, porm, no se via nada. i) Antes da conjuno mas Quis ir l, mas no foi possvel. j) Separar os advrbios sim e no quando so indeSim, tens razo. pendentes da frase No, j no vamos a tempo. Ateno: um grave erro colocar a vrgula entre o sujeito e o verbo, ou entre o verbo e o c. directo, quando esto seguidos. Exemplos de erros: O Pedro, muito gordo. / A casa tem, umas janelas grandes. Ateno: um grave erro usar a vrgula onde devia estar um ponto (fim da frase). Exemplo de erro: A me subiu as escadas, l em cima encontrou a carteira. ( a seguir a escadas devia estar um ponto porque o final de uma frase/ o que vem a seguir no complemento da 1 orao/ poderia no se pr ponto se se usasse uma conjuno como, por exemplo, e: A me subiu as escadas e l em cima encontrou a carteira). 3. PONTO E VRGULA (;) - Indica uma pausa maior que a da vrgula, mas menor que a do ponto final. Usa-se para separar oraes que so muito compri- O jornal um meio de comunicao; d, todos os dias, as das ou que contm vrgulas notcias dos diversos pontos da terra; informa toda a populao.

4. DOIS PONTOS (:)


a) Introduz as falas do discurso directo b) Indica citaes c) Introduz uma orao que explica ou confirma a ideia contida na orao anterior Ele voltou-se lentamente e disse: - Desaparece daqui. O av dizia muitas vezes: Todas as nuvens so passageiras. Fiquei em casa: estava muito frio.

5. TRAVESSO (-)
Emprega-se no discurso directo para introduzir as falas e para as separar das palavras do narrador que se intercalam - Eu acho - disse ela - que ainda h uma forma de resolver o problema.

6. ASPAS () - Colocam-se no incio e no fim de citaes. E tambm de pensamentos. 7. RETICNCIAS (...) - Indicam que algo ficou por dizer; ironia; hesitao. -Se no te portas bem... 8.PARNTESES ( ) - Isolam um elemento da frase, ou at uma frase.
Dar uma explicao, uma informao Naquele dia (uma tera) adoeci.Era dia de ditado (ele tem a mania de fazer ditados) e fiquei mal disposto.

9. PONTO DE INTERROGAO (?) - Nas frases interrogativas directas. - Trouxeste o livro? 10. PONTO DE EXCLAMAO (!) - Nas frases ou palavras exclamativas. Pode exprimir sentimentos como entusiasmo, admirao, dor... - Que frio! - Fora! 11. PONTO DE INTERROGAO E EXCLAMAO (?!) - Indica que h, ao mesmo tempo, interrogao e admirao. - O qu?! J meio-dia?!

You might also like