You are on page 1of 45

Treinamento de segurana na operao de caldeiras

Operao de caldeiras

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Operao de caldeiras SENAI-SP, 1999

Trabalho elaborado pela Diretoria Tcnica (DITEC) do Departamento Regional do SENAI-SP

Coordenao Elaborao Contedo tcnico

Ilustraes Capa

Clio Torrecilha Regina Clia Roland Novaes Amaurilho Santos dos Reis (CFP 1.19) Cludio de Carvalho Pinto (UNEM) Jos Roberto Moreira (CT 1.64) Lzaro Vieira Maciel (CFP 1.17) Srgio Jundi Ebesui (UNED 3) Jos Joaquim Pecegueiro Gilvan Lima da Silva

Revisado 2004

SENAI

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de So Paulo Av. Paulista, 1313 - Cerqueira Cesar So Paulo - SP CEP 01311-923 (0XX11) 3146-7000 (0XX11) 3146-7230 0800-55-1000 senai@sp.senai.br http://www.sp.senai.br

Telefone Telefax SENAI on-line E-mail Home page

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Sumrio

Processo de combusto Combusto Combustvel Elementos qumicos na combusto Comburente Tipos de combusto Poder calorfico Excesso de ar na combusto Parmetro de avaliao da combusto Caractersticas da combusto de lquidos Caractersticas da combusto de gases Pr-partida das caldeiras de combustveis slidos Partida das caldeiras de combustveis slidos Operao normal das caldeiras de combustveis slidos Parada das caldeiras de combustveis slidos Pr-partida das caldeiras de combustvel lquido e/ou gasoso Partida das caldeiras de combustvel lquido e/ou gasoso Operao normal das caldeiras de combustvel lquido e/ou gasoso Parada das caldeiras de combustvel lquido e/ou gasoso Controle do fornecimento de energia Nvel de gua Otimizao da combusto Atomizao e queimadores Segurana na construo de queimadores Chamin Tiragem Operao de um sistema de vrias caldeiras Roteiro de vistoria diria
SENAI-SP - INTRANET

5 5 6 6 7 7 7 8 8 11 11 13 13 14 14 15 15 15 17 18 19 21 21 22 22 25 26 26 28 29

Operao das caldeiras

Regulagem e controle

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Falhas de operao: causas e providncias Procedimento em situaes de emergncia Retrocessos Nvel de gua baixo Nvel de gua alto Presso do vapor acima do normal Falhas em partes sob presso

31 38 38 39 40 40 41 43

Referncias bibliogrficas

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Processo de combusto

O fascculo Operao de Caldeiras considera que a caldeira foi entregue pelo fabricante ou pela equipe de manuteno em condies adequadas para incio do processo de partida. Neste fascculo, falaremos inicialmente sobre os fatores presentes no processo de combusto, como ele acontece e como obter dele os melhores resultados. Falaremos, tambm dos processo de pr-partida, partida e parada dos diversos tipos de caldeira.

Combusto Para produzir vapor necessria a gerao de calor. Para tal, uma das maneiras mais usuais utilizar-se os processos de combusto. A combusto o resultado de fenmenos fsicos e qumicos. Para que ela acontea, preciso que se disponha de um combustvel e do comburente adequadamente misturados. Combustvel Podemos definir combustvel como sendo um material... usado para produzir calor por combusto, ou ento: qualquer material que alimenta fogo. Dependendo de sua disponibilidade e da viabilidade econmica de seu uso, os combustveis utilizados na gerao de vapor podem ser slidos, lquidos ou gasosos. Os combustveis slidos foram os primeiros utilizados pelo homem. Lenha, carvo mineral, bagao de cana e outros resduos vegetais diversos so exemplos desse tipo de combustvel. Para que sua utilizao seja eficiente em nvel industrial, so necessrios altos investimentos em equipamentos especficos.
SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Os combustveis lquidos so, em sua maioria, os de origem fssil, ou seja, o leo diesel e os leos combustveis nas classificaes de 1A / 1B at 9A/9B. Os combustveis lquidos de fontes renovveis, como o lcool, so usados na gerao de vapor apenas em aplicaes especficas como combustvel alternativo em usinas de produo de lcool. Para a combusto, a propriedade mais importante do combustvel lquido, a viscosidade, que controlada pela temperatura: quanto mais viscoso for o combustvel, maior dever ser sua temperatura para atingir a viscosidade ideal para circulao e para a queima. Entre os combustveis gasosos, pode-se citar o gs liqefeito de petrleo (GLP), que o produto da destilao de petrleo, e o gs natural, originrio dos poos de explorao de petrleo. Se estiverem disponveis, os gases gerados nos processos industriais, como o gs do alto-forno ou gs de hulha, tambm podero ser usados.

Elementos qumicos na combusto O combustvel, lquido ou gasoso, constitudo basicamente por carbono (C) e hidrognio (H), ou seja, os hidrocarbonetos. Alguns tipos de combustvel apresentam em sua composio, elementos como enxofre (S), vandio (V) e outras impurezas. Os hidrocarbonetos so formados por molculas de diversos tamanhos e formas que definem seu estado, a viscosidade e outras caractersticas presentes nos combustveis e que so importantes para a combusto. Na combusto podem tambm estar presentes componentes inorgnicos como o nitrognio (N2), o vandio (V), o ferro (Fe) e o nquel (Ni), que geram as cinzas.

Comburente O comburente uma substncia que produz ou auxilia a combusto. Essa substncia o oxignio.

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Por razes econmicas, na combusto usa-se o oxignio presente no ar, uma vez que ele contm 21% dessa substncia em sua composio. O restante composto basicamente por nitrognio que no participa das reaes de combusto, mas que representa um volume extra de gs a ser aquecido. Isso diminui o aproveitamento energtico da caldeira e esfria a chama. Para melhorar a combusto, em alguns tipos de queimadores feita a adio de oxignio do ar, e at mesmo oxignio puro no processo em alguns casos especficos.

Tipos de combusto A combusto pode ser completa ou incompleta. Na combusto completa, a mxima gerao de energia obtida e os gases resultantes desse processo so menos nocivos ao ambiente. Assim, dependendo das caractersticas do combustvel, a gerao de material em partculas mnima, ou nula. No se pode eliminar a emisso de dixido de enxofre (SO2). Na combusto incompleta existe a presena de monxido de carbono (CO) e fuligem. Esses poluentes, alm de nocivos sade, diminuem o rendimento da combusto, com conseqente diminuio da gerao de energia.

Poder calorfico A quantidade de calor obtido na combusto de determinada parcela de combustvel por unidade de massa denominada de poder calorfico. O poder calorfico de um combustvel pode ser definido como superior ou inferior em funo da quantidade de gua que se origina a partir de sua combusto. A tabela a seguir mostra valores prticos do poder calorfico inferior para alguns combustveis usuais.
Combustvel leo diesel leo combustvel 1A leo combustvel 2A gs natural GLP Poder calorfico inferior 10.220 kcal/kg (8.670 kcal/l) 9.660 kcal/kg 9.300 kcal/kg 9.065 kcal/Nm (Comgs) 8.500 kcal/Nm (Bolvia) 24.000 kcal/Nm (11.000 kcal/kg)
SENAI-SP - INTRANET
3 3 3

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Excesso de ar na combusto Para que se obtenha o maior rendimento possvel no processo de combusto, deve-se trabalhar com a quantidade estequiomtrica de ar, ou seja, a quantidade de ar que considera, uma relao exata e correta entre comburente e combustvel, a fim de que todo o combustvel seja queimado. Na prtica, porm, os equipamentos esto sujeitos a variaes de temperatura e presso do ar, bem como a variaes nas condies nas cmaras de combusto. Isso impede a gerao do calor em condies ideais. Quando se opera a caldeira com excesso de ar, alm de dixido de carbono (CO2), gua (H2O), dixido de enxofre (SO2) formados na combusto e do nitrognio (N2), presente no ar, encontra-se, tambm, dentro da fornalha, oxignio que no reagiu com o carbono. A quantidade de ar fornecida a um determinado queimador indicada numericamente como porcentagem da quantidade estequiomtrica. Por exemplo, em um queimador trabalhando com ar de combusto a 110%, tem-se 10% de excesso de ar em relao quantidade estequiomtrica. O ar excedente, representa um volume extra a ser aquecido. Isso diminui o aproveitamento energtico e esfria a chama. Por causa disso, o excesso de ar deve ser o menor possvel.

Parmetros de avaliao da combusto Como o excesso de ar influi diretamente no aproveitamento energtico de uma caldeira, importante estabelecer parmetros para avaliar sua eficincia e controlar o processo de combusto. Para esse tipo de avaliao, os parmetros podem ser estabelecidos por meio de medio, que mais seguro e mais correto, ou onde no existir, por mtodos prticos, por meio da observao da chamin e da colorao da chama. Uma fumaa esbranquiada pode significar excesso de oxignio, enquanto que uma fumaa escura pode significar falta de oxignio na fornalha. 8
SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

A situao ideal, independente do combustvel utilizado (slido ou lquido), operar de modo que se obtenha uma colorao acinzentada nos gases da chamin. Pela medio, pode-se obter o teor de: Oxignio (O2); Dixido de carbono (CO2); Monxido de carbono (CO); Fuligem/elementos particulados da fumaa.

A medio de gases existentes na combusto pode ser realizada por meio do aparelho ORSAT ou Fyrite, pela coleta de uma amostra dos gases gerados. Observaes 1. ORSAT um aparelho que possui reagentes alcalinos especificados para que reajam com o O2, CO e CO2 existentes nos gases de combusto de chamins e dutos de gases. A porcentagem de CO2 registrada em uma escala, indicando se a combusto completa ou no. As indicaes em porcentagem destes gases indicam as caractersticas da combusto. Veja ilustrao.

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

2. FYRITE um analisador para anlise de CO2 e O2, na qual a presena de um deles no gs de combusto causa alterao na soluo reagente e fornece, em uma escala graduada a sua porcentagem.

A tabela a seguir mostra o teor mximo admissvel de dixido de carbono (CO2) para alguns tipos de combustveis.
*

Combustvel leo diesel leo combustvel Gs natural GLP (propano/butano)

Teor mximo de CO2 15,4 % 16.0 % 12,0 % 14,0 %

* Valores de orientao. Os valores exatos dependem de uma anlise precisa do combustvel.

10

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

A medio do teor de fuligem/partculas feita em pontos de amostragem nas chamins das caldeiras de combustveis lquidos. Os detetores de fumaa, chamados de opacmetros so instalados nos dutos das sadas de gases e detectam a combusto incompleta comparando a opacidade da fumaa gerada com um padro ideal de combusto, em funo do combustvel que estiver sendo utilizado. Existem, tambm, disponveis em alguns tipos de caldeiras, analisadores contnuos de gases de combusto, que fornecem ao operador os parmetros necessrios para avaliao e controle da combusto.

Caractersticas da combusto de lquidos J sabemos como a presena de oxignio importante na combusto. Para permitir a mistura dos combustveis lquidos com o ar, e sua conseqente queima, esses combustveis devem ser nebulizados ou atomizados, ou seja, transformados em gotas muito pequenas (gotculas). A queima ser tanto melhor quanto menor for o tamanho dessas gotculas, que chegam a ter um dimetro mdio de 50 a 100 m. O mecanismo de combusto dessas gotculas complexo. Ele envolve: 1. Atomizao mecnica ou por fluido auxiliar (vapor ou ar) com formao de gotculas e conseqente vaporizao; 2. Craqueamento ou polimerizao, ou seja, a queima propriamente dita, quando o combustvel atomizado entra em contato com a chama; 3. Oxidao final do combustvel com a gerao dos gases de combusto que apresentam um teor maior ou menor de fuligem em funo das condies da queima. Observao: No dever haver formao de fuligem no processo de queima.

SENAI-SP - INTRANET

11

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Caractersticas da combusto dos gases Os combustveis gasosos queimam muito mais facilmente do que os lquidos, embora seja igualmente importante sua mistura adequada com o ar. Se ela no acontecer, haver formao de monxido de carbono (CO). Quando o gs queima completamente, a formao de fuligem mnima, ou nula, dependendo do tipo de gs empregado na combusto. Nessa condio, a chama de gs tende a ser azulada.

12

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Operao de caldeiras

A operao de caldeiras de combustveis slidos ou lquidos/gasosos prev as seguintes etapas: a pr-partida, a partida, a operao propriamente dita e a parada.

Pr-partida das caldeiras de combustveis slidos A pr-partida das caldeiras de combustveis slidos prev as seguintes etapas: Verificao do nvel de gua no tanque de abastecimento; Verificao e realizao do alinhamento da alimentao de gua; Verificao geral das vlvulas e instrumentos da caldeira; Verificao das condies operacionais da bomba de gua de alimentao; Drenagem dos indicadores e controladores de nvel (garrafa e visor) e teste do sistema de segurana (alarme e trip); Abertura dos drenos e dampers (ou persianas) do superaquecedor, onde for aplicvel; Ajuste do nvel de gua da caldeira na posio operacional; Verificao das condies operacionais dos ventiladores e sistema de tiragem da caldeira; Verificao das condies de alimentao eltrica dos painis de comando e sinalizao; Verificao da quantidade disponvel de combustvel e manuteno desse material prximo caldeira; Verificao do funcionamento do mecanismo de alimentao de combustvel; Verificao do funcionamento do mecanismo de acionamento das grelhas (rotativas ou basculantes);

SENAI-SP - INTRANET

13

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Partida das caldeiras de combustveis slidos A partida prev as seguintes etapas: Colocao de combustvel seco, fino e um pouco de combustvel lquido para facilitar a combusto inicial; Acendimento do fogo com tocha ou outro sistema disponvel; Alimentao da fornalha de maneira a garantir aquecimento gradual dos refratrios e grelhas da caldeira; Fechamento do respiro do tubulo superior aps garantir eliminao total do ar, nas caldeiras que no possuem superaquecedor; Abertura lenta da vlvula de sada de vapor para evitar golpe de arete, quando a presso de trabalho da caldeira atingida e h liberao do vapor para consumo; Fechamento do respiro (damper) do superaquecedor nas caldeiras que possuem superaquecedor.

Operao normal das caldeiras de combustveis slidos A operao normal de uma caldeira para combustveis slidos mantm a seguinte rotina: Observao atenta do nvel de gua da caldeira, fazendo os ajustes necessrios; Observao das temperaturas do economizador e pr-aquecedor de ar, quando aplicvel; Observao das indicaes dos dispositivos de controle de temperatura e presso, fazendo os ajustes necessrios; Realizao de todos os testes de rotina da caldeira; Verificao dos tanques de suprimento de gua a fim de confirmar se esto sendo suficientemente abastecidos; Verificao da reposio de combustvel; Vistoria nos equipamentos a fim de detectar qualquer anormalidade (rudo, vibraes, superaquecimento); Verificao da temperatura dos gases da chamin a fim de detectar se est dentro dos parmetros normais; Observao da combusto atravs dos visores e da chamin fazendo os ajustes necessrios; Regulagem nos dampers quando necessrio; Sopragem peridica de fuligem conforme rotina de cada equipamento, onde seja aplicvel; 14
SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Realizao de descargas de fundo conforme recomendaes do laboratrio de anlise de gua; Fazer as anotaes exigidas pelos superiores; Manuteno da ordem e da limpeza da casa de caldeiras; Notificao a outro operador habilitado ou a um superior para que se efetue sua substituio em caso de necessidade de se afastar da casa de caldeiras; Se a caldeira apagar subitamente durante a operao normal, a retomada do processo de acendimento somente dever ocorrer aps garantia de completa purga e exausto dos gases remanescentes.

Parada das caldeiras de combustveis slidos Para fazer a parada das caldeiras, procede-se da seguinte forma: Sopragem de fuligem (ramonagem) em caldeiras aquatubulares dotadas destes dispositivos; Interrupo da alimentao de combustvel e execuo dos cuidados necessrios com relao aos alimentadores (pneumticos, rotativos, etc.); Manuteno do nvel de gua ajustando-o, conforme a vaporizao que ir ocorrer e a quantidade de combustvel disponvel na fornalha; Desligamento dos ventiladores e exaustores se o combustvel remanescente na fornalha no suficiente para gerao de vapor; Abafamento da caldeira por meio do fechamento dos dampers e portas de alimentao da fornalha, garantindo vedao contra entradas de ar frio; Fechamento da vlvula de sada de vapor; Abertura do respiro da caldeira, ou do superaquecedor, onde existir um; Basculamento das grelhas para possibilitar limpeza da fornalha.

Aps a parada, devem ser tomadas as providncias necessrias quanto ao registro dos motivos da parada no livro da caldeira e as prximas aes a serem providenciadas.

Pr-partida das caldeiras de combustvel lquido e/ou gasoso Para as caldeiras de combustvel lquido ou gasoso, a pr-partida acontece na seguinte seqncia de etapas: Verificao do nvel dos tanques de gua e de combustvel;
SENAI-SP - INTRANET

15

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Verificao e execuo do alinhamento da alimentao de gua; Verificao e execuo do alinhamento da alimentao de combustvel e limpeza dos sistemas de filtros, se necessrio; Para caldeiras a leo combustvel, incio do processo de aquecimento e controle de temperatura at atingir temperatura suficiente para circulao do leo; Acionamento da bomba e inicio da circulao de leo at que a temperatura ideal do combustvel para a partida da caldeira seja atingida; Verificao geral das vlvulas e instrumentos da caldeira; Verificao das condies operacionais das bombas de alimentao de gua e de combustvel; Drenagem dos indicadores e controladores de nvel (garrafa e visor) e teste do sistema de segurana (alarme e trip); Ajuste do nvel de gua da caldeira na posio operacional; Abertura de drenos e respiros da caldeira; Abertura de drenos e respiros do superaquecedor, nas caldeiras que os possuem. Verificao das condies de alimentao eltrica dos painis de comando e sinalizao; Verificao das condies operacionais dos ventiladores e do sistema de tiragem da caldeira; Verificao, onde houver, das condies operacionais do compressor de ar utilizado na atomizao do combustvel; Verificao do posicionamento e condies dos eletrodos de ignio; Limpeza da fotoclula.

Partida das caldeiras de combustvel lquido e/ou gasoso Para dar a partida na caldeira, a seqncia a seguinte: Ventilao ou purga da fornalha por um perodo suficiente para garantir a eliminao total de gases; Partida do compressor de ar para atomizao, onde for aplicvel; Verificao se os valores de temperatura e presso do combustvel so ideais para acendimento; Acendimento do queimador piloto; Alinhamento lento da vlvula manual de combustvel, certificando-se de que a caldeira est acesa; Para caldeiras com mais de um queimador, a seqncia de acendimento recomendada pelo fabricante deve ser obedecida; 16
SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Ajuste das condies de queima, garantindo estabilidade de chama; Desligamento do queimador piloto e verificao da estabilidade da chama; Aquecimento gradual com acompanhamento para no danificar o refratrio e tubos respeitando-se a curva de aquecimento recomendada para cada tipo de caldeira; Verificao, durante a fase de aquecimento, de quaisquer anormalidades nos equipamentos e nos instrumentos indicadores de controle, tomando as providncias para os ajustes necessrios;

Fechamento do respiro do tubulo superior, aps garantir eliminao total do ar em caldeiras que no possuem superaquecedor; Passagem do controle da caldeira para o automtico quando as condies de presso atingirem valores preestabelecidos para tal, conforme procedimento operacional;

Atingida a presso de operao, abertura lenta da vlvula de sada de vapor para evitar o golpe de arete e para liberar o vapor para consumo; Fechamento do respiro do superaquecedor, se houver.

Operao normal das caldeiras de combustvel lquido e/ou gasoso Para a operao normal de caldeiras de combustvel lquido e/ou gasoso, o operador deve seguir as seguintes recomendaes: Observao atenta do nvel de gua da caldeira, fazendo os ajustes necessrios; Observao das temperaturas do economizador e praquecedor de ar, onde existirem; Observao das indicaes dos dispositivos de controle de temperatura e presso, fazendo os ajustes necessrios; Realizao de todos os testes de rotina da caldeira; Verificao do abastecimento dos tanques de suprimento de gua; Verificao da reposio de combustvel; Vistoria nos equipamentos, observando qualquer anormalidade (rudo, vibraes, superaquecimento). Verificao dos parmetros de temperatura dos gases da chamin; Observao da combusto atravs dos visores e da chamin fazendo os ajustes necessrios; Regulagem nos dampers quando necessrio; Sopragem peridica de fuligem conforme rotina de cada equipamento; Realizao de descargas de fundo conforme recomendaes do laboratrio de anlise de gua;
SENAI-SP - INTRANET

17

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Execuo das anotaes exigidas pelos superiores e dos registros necessrios no livro da caldeira; Manuteno da ordem e da limpeza da casa de caldeiras; Nunca se ausentar da casa de caldeira sem notificar algum colega ou superior para que se efetue a substituio; Se a caldeira apagar subitamente durante sua operao normal, retomar o processo de acendimento somente aps garantia de completa purga e exausto dos gases remanescentes.

Parada das caldeiras de combustvel lquido e/ou gasoso A parada feita atravs das seguintes etapas: Sopragem de fuligem (ramonagem) em caldeiras dotadas destes dispositivos; Interrupo da alimentao de combustvel, fazendo a purga da linha, uma parte para queima e o restante para uma linha de retorno. No caso de queima de leo combustvel, a purga da linha pode ser feita com leo menos viscoso o qual no poder passar pelo aquecedor de leo que dever ser desligado. Para linha de gs, esta purga poder ser feita com injeo de vapor; Apagamento dos queimadores obedecendo seqncia recomendada pelo fabricante da caldeira; Para caldeiras de leo combustvel, deve-se desligar a bomba de alimentao de leo; Ventilao da fornalha para exausto completa de gases remanescentes; Drenagem dos visores de nvel, fazendo os ajustes necessrios para manter a caldeira com nvel operacional; Aps a exausto da fornalha, desativao do ventilador e abafamento da caldeira fechando todos os dampers e registros de ar; Fechamento da vlvula de sada de vapor e bloqueamento de todos os pontos de drenagem da caldeira; Interrupo da alimentao de gua; Abertura do respiro da caldeira ou do superaquecedor.

Aps a parada, devem ser tomadas as providncias quanto ao registro dos motivos da parada no livro da caldeira e as prximas aes a serem implementadas.

18

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Regulagem e controle

Alm das rotinas de pr-partida, partida, operao e parada, devem ser realizados os controles de temperatura e de presso. Os controles de temperatura mais importantes em uma caldeira so: Controle de temperatura do ar; Controle de temperatura dos gases de combusto; Controle de temperatura do leo combustvel; Controle de temperatura do vapor em caldeiras com superaquecedor; Controle de temperatura de gua de alimentao.

Em uma caldeira, a temperatura do vapor gerado est diretamente ligada sua presso. Por isso, no possvel realizar o controle somente da temperatura. Para o vapor superaquecido, o controle e ajuste de temperatura pode ser feito atravs de dessuperaquecimento, que consiste em diminuir a temperatura do vapor pela injeo de gua. Assim, o controle da temperatura do vapor realizado por meio do controle das condies de regulagem da relao combustvel x ar, que afetam diretamente a presso do vapor gerado. O controle de temperatura do ar realizado no preaquecedor de ar e no economizador e deve ser feito a fim de aumentar o rendimento em termos de combusto. O controle de temperatura dos gases de combusto feito para detectar o aparecimento de temperaturas altas na sada dos gases de combusto.

SENAI-SP - INTRANET

19

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Quando essa temperatura se eleva, isso pode ser sintoma de alguma anormalidade operacional, dentre as quais: Caldeira suja, com deficincia de troca trmica; Queda de material refratrio, mudando o caminho preferencial dos gases; Juntas de amianto no do perfeita vedao; Tamanho de chama maior que o aceitvel; Excesso de ar na fornalha, causando aumento de velocidade dos gases.

Os controles de temperatura do leo devem ser dimensionados e ajustados para garantir a circulao e a viscosidade ideal de pulverizao para queima no queimador. O controle de temperatura pode ser feito na regulagem do termostato ou do Set Point dos controladores. O controle de temperatura da gua de alimentao tem o objetivo principal de garantir uma faixa de temperatura ideal para favorecer a desgaseificao da gua. Normalmente este controle feito por uma controladora que est ligada malha do sistema de alimentao. Os controles de presso mais importantes de uma caldeira so: Controle da presso da gua de alimentao; Controle da presso do ar; Controle da presso da fornalha; Controle da presso do combustvel; Controle da presso do vapor.

O controle da presso da gua faz parte da malha de controle. Em caso de baixa presso de gua de alimentao, que pode ser causado por uma parada da bomba ou problemas mecnicos com a bomba, ocorre o desarme da caldeira. A atuao para sanar o problema pode ser feita manual ou automaticamente, ligandose uma bomba reserva, por exemplo. O controle de presso de ar executado regulando-se a ventilao/exausto de modo a evitar-se presso muito acima ou muito abaixo das recomendadas no interior da fornalha.

20

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

O controle de presso da fornalha muito importante para evitar vazamentos de gases para o ambiente de trabalho, ou ocorrncia de infiltraes de ar falso e frio que altera o rendimento da caldeira. A regulagem e o controle da presso do combustvel so muito importantes para a eficincia da combusto, afetando a atomizao e a disperso do combustvel. As variaes de presso podem causar problemas inclusive de desarme da caldeira. A regulagem de controle de presso de vapor deve ser executada diretamente no vapor, de modo que seja alcanada a presso requerida pelos consumidores. Deve-se tomar especial ateno para que a presso de vapor no suba a nveis acima da presso de trabalho, pois ir gerar perdas de insumos (gua, produtos qumicos, combustvel etc.) atravs da abertura das vlvulas de alvio e segurana do sistema.

Controle do fornecimento de energia Nas caldeiras de combustvel slido, a regulagem da energia para gerao de vapor feita mediante atuao na dosagem de combustvel (manual ou automaticamente), em sintonia com a injeo de ar para melhoria da combusto. Nas caldeiras de combustvel lquido ou gasoso, mediante sinal recebido do controle de presso do vapor, haver atuao na abertura da vlvula de admisso de combustvel, tambm em sintonia com a vazo de ar para ajuste e melhoria da combusto.

Nvel de gua Basicamente, a regulagem e o controle de nvel para controladores tipo bia, necessitam de interveno mecnica, alterando-se as dimenses da haste entre as chaves liga/desliga. Para controladores com eletrodos, esta regulagem exige alterao nas dimenses dos eletrodos, em funo da deposio/corroso dos eletrodos.

SENAI-SP - INTRANET

21

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Para os controladores termosttico e hidrulico, esta regulagem necessita de ajustes na vlvula automtica de admisso de gua. Este ajuste deve ser realizado sempre que o nvel real estiver fora da posio ideal de operao. Para os controladores do tipo de transmisso por presso diferencial, a regulagem feita mediante ajuste do set point no prprio controlador.

Otimizao da combusto O controle e a otimizao da combusto so fatores importantes na economia de combustveis e preservao do meio ambiente. A melhor eficincia da combusto obtida observando-se fatores como: uso do queimador adequado, nebulizao perfeita, porcentagem correta de ar, manuteno peridica no equipamento, anlise contnua dos gases, etc.. Para otimizar o processo de combusto, podem-se utilizar os seguintes meios: Pr-aquecimento do ar de combusto, Pr-aquecimento do combustvel; Controle de tiragem; Anlise e controle da combusto por instrumentos.

Atomizao e queimadores Para que a combusto ocorra, necessrio que exista o maior contato possvel do combustvel com o oxignio do ar de combusto. Para isso acontecer quando se usa um combustvel lquido, preciso aumentar sua superfcie especfica. Isso feito na fase de atomizao, ou seja, quando o combustvel transformado em gotculas. Os tipos de atomizao podem ser: Mecnico, no qual a atomizao se d por leo sob presso ou por ao centrfuga (copo rotativo), Por fluido auxiliar, no qual a atomizao acontece com o auxlio do prprio vapor ou com ar comprimido.

22

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

O queimador que emprega a atomizao por leo sob presso, tambm denominado jato-presso, normalmente empregado em instalaes de grande porte nas quais predomina o fator econmico e em instalaes martimas, devido no s ao menor consumo de energia, como principalmente devido economia de gua. A pulverizao de leo combustvel produzida pela passagem do leo sob alta presso atravs de um orifcio. A presso do leo varia normalmente de 60 a 140 psi, mas pode atingir valores bem maiores e produzida por uma bomba.

O queimador que usa a atomizao por ao centrifuga emprega um processo que consiste em injetar combustvel no interior de um elemento rotativo (copo nebulizador). O leo injetado no interior do copo forado pela ao centrifuga da rotao (3000 a 8000 rpm) contra as paredes internas desse copo que, devido sua conicidade, faz o leo mover-se para fora dele. A atomizao por fluido auxiliar, mais comumente adotada, pode ser feita atravs de ar a alta presso e atravs de vapor. Os queimadores com atomizao de ar a alta presso possuem um compressor que faz a gerao de ar primrio. Quanto maior a presso do ar primrio menor sua quantidade na porcentagem total de ar necessrio; complementa-se com ar secundrio, facilitando o controle da combusto.

SENAI-SP - INTRANET

23

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

A presso de operao do ar no queimador superior a 1,5 kgf/cm e este tipo de queimador pode ser utilizado tambm com atomizao a vapor. A atomizao a vapor semelhante do ar, na qual o vapor passa por um estreitamento arrastando consigo o combustvel em forma de gotculas. O consumo de vapor de 0,15 a 0,40 kg de vapor por kg de leo combustvel.

Alm dos queimadores descritos, temos que descrever particularidades dos queimadores a gs que, em um sistema de combusto, tm as seguintes funes: Fornecer o gs combustvel e o comburente cmara de combusto, fixando adequadamente o posicionamento da chama; Misturar convenientemente o gs combustvel e o comburente; Proporcionar os meios necessrios para manter uma ignio contnua da mistura gs combustvel/ar (evitando a extino da chama).

24

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Para utilizar um sistema de queima de gs natural ou outro, necessria uma adaptao do sistema de queima normal a leo.

Para essa adaptao, utilizam-se obrigatoriamente os seguintes equipamentos: Reguladores de vazo; Vlvula solenide; Pressostatos e vlvulas reguladoras; Manmetros especiais para gases; Lana de queima principal para melhor homogeneizao e Materiais para instalao eltrica, tubos e conexes.

Segurana na construo de queimadores Em relao segurana de operao, os queimadores so construdos visando garantir: Controle e estabilidade da chama: essa funo realizada pelo bocal, pelo disco difusor, e pelo sistema de dosagem de combustvel; Interrupo do fornecimento de combustvel em caso de anomalia: essa funo executada pelo programador e sensor de chama e pelos sistemas de bloqueio de combustvel; Bloqueio da entrada de combustvel na cmara de combusto durante a parada do queimador: essa a funo das vlvulas de bloqueio e segurana e do pressostato de ar; Ausncia de gases explosivos na cmara de combusto no momento da ignio: essa a funo da rotina da pr-purga ou da pr-ventilao.
SENAI-SP - INTRANET

25

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Chamin A chamin uma parte importante na caldeira. Ela ajuda na tiragem (sada dos gases da combusto) devido diferena de presso atmosfrica que existe entre a sua base e o seu topo, provocada pela diferena de temperatura dos gases de combusto.

Pode ser constituda de chapas de ao ou alvenaria de tijolo comum, porm em qualquer um dos casos sua construo deve ser rigorosamente projetada e executada, levando-se em conta a quantidade de gases que dever passar pela chamin, a velocidade destes gases, a temperatura (tanto na base como no topo) e a presso atmosfrica local. Tambm deve ser observado que no haja qualquer fenda que possibilite uma entrada falsa de ar. Tiragem Tiragem o processo pelo qual se garante a admisso de ar na fornalha e a circulao dos gases de combusto atravs de todo o sistema, at a sada para a atmosfera.

26

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

A tiragem deve vencer a perda de carga do sistema e o ventilador dever ser dimensionado para esse fim. O valor da perda de carga atravs do sistema determina o processo de tiragem a ser usado. Assim, a tiragem pode ser: natural ou mecnica (forada, induzida ou mista). Tiragem natural A tiragem natural o processo no qual a diferena de presso gerada pela diferena de densidade entre os gases quentes e o ar frio na entrada da fornalha provoca o escoamento natural dos gases de combusto para a chamin. A altura da chamin limita a entrada de ar para combusto. A tiragem natural tem por base trs fatores: a altura da chamin, a temperatura ambiente e a temperatura dos gases quentes. Tiragem mecnica A tiragem mecnica utiliza equipamentos mecnicos para promover o suprimento de ar quando as perdas de carga ultrapassam determinado limite. A funo da chamin, nesse caso, limita-se ao lanamento dos gases para pontos mais altos, favorecendo sua dissipao na atmosfera. Ela pode ser forada, induzida ou mista. A tiragem forada o processo pelo qual o suprimento de ar para o interior da fornalha feito por um ventilador centrfugo. As caldeiras com tiragem forada possuem a fornalha pressurizada e precisam ter boa vedao das paredes para evitar fuga dos gases da combusto para o ambiente. A tiragem induzida consiste em aspirar os gases por meio de ventilador com funo de exaustor ou ejetor. A aspirao com ejetor a vapor encontra aplicaes nas locomotivas e caldeiras martimas. A tiragem mista emprega dois ventiladores, dos quais um tem a finalidade de fornecer o ar para dentro da caldeira e outro com a funo de retir-lo (ventiladorexaustor)

SENAI-SP - INTRANET

27

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Atualmente, os equipamentos com recursos eletrnicos sofisticados aplicados s caldeiras modernas reproduzem esses efeitos por meio de: Diferencial de temperatura; Diferencial de presso; Diferencial de extrao; Quantidade de oxignio; Colorao da chama detectada por meio de sensores (fotoclulas).

Operao de um sistema de vrias caldeiras Um sistema operacional onde existem vrias caldeiras em operao paralela, possui algumas particularidades de segurana que devem ser atendidas. Por isso, o operador dever conhecer: A rede de distribuio de vapor e seus consumidores; Os pontos mais crticos de bloqueio e interligao dos sistemas; A flexibilidade operacional em funo da disponibilidade de vapor.

Em um sistema com varias caldeiras necessrio que cada uma delas possa ser isolada das demais. Para isso, necessria a instalao de uma vlvula de reteno aps a vlvula principal de sada de vapor; Alm disso, a carga das caldeiras operando em paralelo regulada normalmente pela controladora de presso do coletor. A figura a seguir mostra um esquema de 3 caldeiras operando em paralelo.

28

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Roteiro de vistoria diria

Durante o funcionamento normal da caldeira, o operador deve seguir um roteiro de vistoria, com o objetivo de garantir um perfeito funcionamento do gerador de vapor. Um roteiro de vistoria pode incluir: Verificao do abastecimento correto do tanque de gua de alimentao da caldeira; Verificao, no caso de caldeira a leo, do nvel e da temperatura do leo nos seus depsitos, e do termmetro e manmetro da linha de leo prximo ao queimador; Exame dos manmetros e termmetros de ar, gua e gases de combusto; Controle do nvel de gua atravs dos indicadores existentes na caldeira; Verificao da lubrificao dos equipamentos; Execuo das descargas de fundo conforme exigido pelo laboratrio de qualidade da gua; Verificao do funcionamento das diversas bombas existentes; Verificao do funcionamento dos ventiladores; Observao da combusto da fornalha, atravs dos visores e da cor da fumaa na chamin; Movimentao peridica de todas as vlvulas, para evitar que estas fiquem presas; Teste do regulador e do visor de nvel, vrias vezes ao dia, verificando se os dispositivos de operao e segurana esto atuando normalmente; Verificao do funcionamento dos pressostatos e do sistema de acendimento; Teste da fotoclula, para verificar se h corte de chama quando ela escurecida com um tampo; Teste das vlvulas de segurana, conforme recomendao do fabricante ou conforme recomendado pela NR-13; Preenchimento do relatrio de vistoria diria fornecida pelos supervisores.

A seguir, um exemplo de roteiro de vistoria.

SENAI-SP - INTRANET

29

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

ROTEIRO DE VISTORIA DIRIA (Exemplo)

DATA___/_____/_____ TEMPO ( HORAS)

__________________________________ OPERADOR

OPERAES I - SISTEMA DE COMBUSTO 1A - Compressor Nvel de leo Presso de ar Refrigerao Temperatura 1B - Ventilador Temperatura dos mancais Folga das correntes do ventilador Rolamentos (estado geral) 1C - Bomba de leo Temperatura dos mancais da bomba de leo combustvel Redutor (estado geral) e nvel de leo(at de engrenagens conduzidas) 1D Circuito de leo Temperatura do leo combustvel Presso do leo combustvel 1E - Ignio Presso do leo diesel do piloto II - SISTEMA DE ALIMENTAO DA GUA Funcionamento da bomba de gua Situao da gaxeta da bomba Temperatura da gua de alimentao no tanque de condensado Indicador de nvel de gua Descarga da coluna de nvel Descarga de fundo (conferir indicao do tratamento da gua) III - COMANDO AUTOMTICO Presso mxima de trabalho Diferencial de presso para modulao Funcionamento da fotoclula IV - DIVERSOS Lubrificao geral Temperatura dos motores Temperatura dos gases de combusto da chamin Descarga da vlvula de segurana

PADRO DE FUNCIONAMENTO

NORMAL 82 Kpa NORMAL NORMAL NORMAL NORMAL NORMAL

NORMAL NORMAL

120oC 206 Kpa 820 Kpa

NORMAL NORMAL 90OC

NORMAL SIM SIM

820 Kpa 34 - 102 Kpa NORMAL NORMAL NORMAL 120oC SIM

30

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Falhas de operao: causas e providncias

As caldeiras, em geral, possuem grande quantidade de equipamentos e instrumentos, e quando estes apresentam algum tipo de defeito, nem sempre sua correo fcil. Em qualquer situao, no entanto, o operador dever aplicar rigorosamente as normas de segurana e os procedimentos indicados no manual de operao do equipamento fornecido pelo fabricante. Os principais itens que podem apresentar defeitos em operao so: Sistema de alimentao de combustvel Sistema de alimentao de gua; Controle de nvel; Controle de combusto; Controle de presso.

Para melhor entendimento, as tabelas apresentadas a seguir mostram alguns tipos de defeitos, causas e providncias a serem tomadas pelo operador ou pelos responsveis pela manuteno da caldeira.

SENAI-SP - INTRANET

31

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Alimentao de leo combustvel


Defeitos
A bomba de leo pesado no funciona.

Causas provveis
Defeito no sistema de comando eltrico.

Providncias
Ler as instrues de manuteno. Pesquisar no manual o captulo referente ao sistema automtico de combusto, no item manmetro de presso no registra presso. Ler as instrues de manuteno. Ler as instrues de manuteno Desmontar a bomba e verificar estado das engrenagens. Consultar as instrues de manuteno. Corrigir a regulagem do leo. Ler as instrues de manuteno. Abrir vlvula. Examinar e trocar, se necessrio. Corrigir regulagem do leo. Verificar o termostato. Regul-lo ou substitui-lo. Verificar e trocar. Trocar bobina.

A bomba no fornece presso ou Defeito no circuito de leo fornece presso insuficiente. combustvel.

Defeito mecnico da bomba. A bomba de leo diesel no funciona. O motor no gira. A bomba est engripada.

Temperatura alta demais.

Regulagem mal feita Vlvula automtica de vapor no fecha.

Temperatura baixa demais.

Vlvula manual de vapor fechada. Purgador no funciona. Regulagem mal feita.

Aquecimento eltrico no funciona.

Termostato desregulado ou danificado. Fusveis queimados. Bobina da chave queimada.

Corrente no chega na bobina da Examinar o circuito eltrico e chave eletromagntica. verificar funcionamento da chave. Resistncia queimada. Aquecimento a vapor no funciona Vlvula de vapor fechada. Purgador no funciona. O termostato ou a vlvula solenide do aquecedor desregulada ou danificada. Trocar resistncia. Abrir a vlvula. Examinar e trocar, se necessrio. Verificar o estado do termostato ou da vlvula.

32

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Alimentao de gua
Defeitos A bomba no recalca, ou recalca gua insuficiente. Causas provveis Ar na suco. Providncias Purgar o ar da bomba e verificar se no h entrada de ar pelas conexes da rede. Limpar o filtro. Verificar se h alguma vlvula fechada na rede de gua. A instalao para gua quente est incorreta, causando vaporizao na suco. Verificar instalao. Verificar ajuste da vlvula ou se h partculas slidas na rede.

Filtro de gua sujo. Vlvula fechada na suco ou no recalque. Cavitao.

Vlvula de reteno dando passagem. Bomba com capacitao inferior exigida para a caldeira. Rotao invertida da bomba.

Verificar projeto da caldeira e redimensionar bomba. Solicitar ao pessoal da manuteno a verificao da instalao eltrica do motor da bomba.
Verificar se as vlvulas de descarga de fundo esto fechadas. Verificar procedimento de instalao. Ver instrues de manuteno. Solicitar ao pessoal da manuteno a verificao do regulador de nvel automtico ou da chave eletromagntica. Drenar o regulador de nvel por alguns segundos, repetindo a operao quantas vezes forem necessrias. Solicitar troca do fio ao pessoal da manuteno. Contatar manuteno para troca de eletrodos. Solicitar manuteno especializada.

Vlvula de descarga de fundo aberta. Instalao incorreta da bomba. Defeito mecnico da bomba. Bomba de gua no funciona. Defeito no comando eltrico.

A bomba enche a caldeira de gua e no pra automaticamente

Eletrodos do controle de nvel com leo, lama, etc.

Fio do eletrodo do nvel mximo est partido ou com defeito. Eletrodo danificado. Defeito no sistema eltrico.

SENAI-SP - INTRANET

33

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Controle de nvel
Defeito A bomba s liga quando soa o alarme. Causas provveis Providncias Imantao permanente na bobina Blindar a caixa. de caixa. Alta tenso nas vizinhanas pode causar esse defeito. Depsitos nos eletrodos. Abrir totalmente a vlvula de dreno reguladora de nvel durante um minuto. Fech-la em seguida e verificar se o defeito persiste. Ler sobre chaves magnticas nesta lista. Eliminar a umidade. Apagar a caldeira imediatamente. Se o nvel estiver abaixo do visor, deixar a caldeira esfriar sozinha. Se ainda houver gua no visor, de nvel, acionar a bomba manualmente, restabelecendo o nvel. Descarregar a vlvula do dreno reguladora de nvel at eliminar a lama. Fazer uma limpeza completa. Limpar os bornes (manuteno) eltrica). Providenciar o reparo. Descarregar o regulador de nvel, abrindo a vlvula at o fim. Repetir a operao quantas vezes forem necessrias. Examinar a bobina na caixa de controle e troc-la. Trocar o fio. Trocar o transformador. Lixar os contatos eltricos do rel esquerda do regulador de nvel. Ver nesta lista informaes sobre defeitos do sistema automtico de combusto. Abrir os registros. Trocar o alarme.

A bomba no funciona, o nvel baixa e o alarme soa.

Chave magntica da bomba desarmada ou com defeito. Umidade na caixa dos eletrodos A bomba no funciona, o nvel baixa, o alarme no soa, mas a caldeira continua funcionando. Lama no regulador de nvel por falta de limpeza.

Oxidao nos bornes de ligao nos eletrodos. A bomba funciona, mas o nvel baixa. O nvel est normal no visor de nvel, porm o sistema de combusto no funciona e o alarme est soando. Defeito no sistema de alimentao de gua. Defeito no regulador de nvel devido presena de lama ou leo no gua. Bobina do regulador de nvel queimada (dentro do armrio de controle). Fio do eletrodo partido. Transformador da caixa de controle queimado. Mau contato. Sistema do automtico da combusto com defeito. Registros de visor de nvel fechados. Alarme queimado.

34

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Controle de combusto
Defeitos Causas provveis Providncias Encher o tanque, tendo o cuidado de purgar o ar da suco da bomba. Ver instrues de manuteno. Abrir vlvula. Manuteno mecnica Manuteno mecnica Limpar filtro Limpar o furo do gicl. No usar estopa, arame ou estilete metlico. Consultar mdulo sobre manuteno. Trocar as porcelanas. Verificar se o atomizador est obstrudo. Limpar a pea com querosene ou solvente apropriado. Usar, de preferncia, ar comprimido. No usar estopa. Se o atomizador estiver limpo, e o fenmeno permanecer, observar se a junta, colocada no acento da culatra da parte interna da sede do combustor, est mal ajustada. Retirar a parte interna do combustor; abrir a vlvula de entrada de leo no combustor; colocar uma lata em frente entrada de leo do queimador; ligar a chave de comando manual. Dever sair um jato de leo do queimador. Se no sair, verificar se h alguma obstruo na tubulao de leo, desde o manmetro at o combustor. Verificar se a(s) vlvula(s) entre o depsito e a bomba est(ro) fechada(s). Fazer uma limpeza nos filtros, depois de consultar as instrues de manuteno. Verificar se h uma entrada de ar na canalizao de suco. Ver instrues de manuteno a respeito desta limpeza. Verificar se o depsito de servio est cheio. O queimador piloto no acende Falta de leo no depsito de ou s vezes falha e o manmetro combustvel para ignio. de leo no registra presso. Vlvula de sada do combustvel para ignio fechada. Ar na tubulao de suco. O queimador piloto no acende ou s vezes falha. A presso registrada no manmetro de leo . inferior a 100 lb/pol Ar na tubulao. Filtro sujo Atomizador de leo diesel sujo.

Eletrodos de ignio desajustados. Porcelanas partidas. O sistema automtico de O leo no chega normalmente combusto opera, o piloto ao combustor. acende, mas o queimador principal no acende apesar de o manmetro indicar que a presso do leo est boa.

O sistema automtico de A vlvula de entrada de leo est combusto opera, o piloto aberta, porm no chega leo no acende, mas o queimador combustor . principal no acende e a presso indicada no manmetro est boa.

Apesar de a presso indicada no manmetro de leo ser muito baixa ou nula, o sistema automtico de combusto opera, o piloto acende, mas o combustor principal no acende.

Tubulao fechada.

Filtros sujos.

Ar na suco da bomba. Vlvula de retorno aberta pela ao de partculas slidas na rede. Falta de leo impede o funcionamento da bomba

SENAI-SP - INTRANET

35

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Continuao
O sistema automtico de combusto opera, o piloto acende, mas o combustor principal no acende, apesar de o manmetro indicar que a presso do leo est boa. A temperatura de sada dos gases da caldeira superior normal. Vlvula de entrada de leo no combustor fechada. Abrir a vlvula.

Tubulao da caldeira suja de fuligem. Tampa traseira da caldeira mal fechada.

Limpar a tubulao segundo instrues de manuteno. Retirar a tampa e verificar o estado dos refratrios. Fazer os reparos seguindo as instrues de manuteno. Verificar se a vlvula de retorno est colada e descol-la. Verificar se a vlvula no tubo de retorno para o depsito est fechada e abri-la. Fechar a vlvula de entrada de leo no combustor e fazer a circulao do leo, acionando a chave de comando manual at que o ponteiro do manmetro de presso de leo se estabilize. Verificar se h linha de conexo solta na linha de suco da bomba. Trocar as correias ou estic-las

A fumaa na sada de gases est Presso de leo elevada. mais escura que o normal.

Presso do leo oscilando por causa de ar na canalizao.

Falta de ar secundrio, motivada pelas correias frouxas do ventilador. Registro da borboleta de ar fora do lugar. O servomotor no abre a borboleta porque a alavanca de comando est solta. Ventilador sujo.

Colocar o registro no lugar certo. Prender a alavanca de comando.

Limpar o rotor e a tela de entrada, seguindo as instrues de manuteno. Providenciar limpeza. Ver nesta lista o item sobre o aquecedor de leo. Ver lista de defeitos no compressor Desmontar e lavar o atomizador de leo de leo combustvel. Ler sobre chaves magnticas e sistema de comando automtico nesta lista.

Caixa de ar suja. Temperatura do leo alta ou baixa Baixa presso no ar de atomizao. Atomizador entupido. O ventilador no funciona. Defeito no sistema de comando eltrico.

Defeito no motor, impedindo-o de Providenciar conserto ou troca. dar partida. Correias partidas. Defeito no ventilador. Substituir as correias. Providenciar conserto.

36

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Continuao
O ventilador funciona, mas sua atuao no normal. Correias bambas. Borboleta de regulagem fora do lugar. Ventilador sujo. Defeito mecnico no ventilador O combustor piloto no acende ou falha s vezes. A presso registrada no manmetro de leo 2 inferior a 7,0 kgf/cm . No chega corrente nos eletrodos. Trocar ou esticar as correias. Regular borboleta: totalmente aberta - para fogo alto; meiofechada - para fogo baixo. Limpar o ventilador. Providenciar conserto. Verificar, aproximando os terminais um do outro e observando se saltam centelhas. Verificar tambm se o defeito est no circuito eltrico do transformador, por interrupo nos fios ou cabos. Uma vez que chegue corrente no transformador e no saia pelos cabos de alta-tenso, o transformador est defeituoso. Ver as instrues de manuteno

Controle de presso
Defeitos A presso est acima da permitida. As vlvulas de segurana e o automtico de parada no funcionam. A presso est acima da permitida. As vlvulas de segurana e o automtico de parada no funcionam. Causas provveis Est ligada a chave de comando manual de ignio. Providncias Verificar se as chaves de comando manual e de comando automtico de ignio no foram ligadas ao mesmo tempo. Lixar o platinado. Trocar o pressostato.

Platinado de pressostato colado. Pressostato com o diafragma furado. (Neste caso, sai vapor pelo pressostato). Capilar do diafragma defeituoso. Pressostato desregulado e defeituoso. ( muito difcil o pressostato desregular).

Tirar o pressostato e limp-lo. Regular o pressostato.

O gerador de vapor pra de Defeito no manmetro. funcionar e a presso registrada no manmetro de vapor est abaixo do nvel mximo normal. O manmetro de ar no registra presso ou registra presso muito baixa. Defeito no compressor Defeito do manmetro. Defeito no circuito de leo. O manmetro de leo no registra presso O manmetro de vapor registra presso inferior quando o gerador de vapor desliga automaticamente. O manmetro de leo oscila muito sem indicar a presso exata. Defeito no circuito de leo. Defeito no manmetro Defeito no manmetro.

Trocar o manmetro.

Ver sobre o compressor de ar Trocar o manmetro Ver sobre o sistema automtico de combusto. Verificar. Trocar o manmetro. Trocar o manmetro.

Ar na tubulao de leo.

Purgar o ar na tubulao e estudar o assunto referente tubulao em que o respectivo manmetro se encontra.

SENAI-SP - INTRANET

37

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Procedimento em situaes de emergncia Todas as ocorrncias de emergncia devero ser atendidas de acordo com o indicado no manual de operao da caldeira. Dentre essas emergncias, possvel citar: Retrocesso; Nvel de gua baixo; Nvel de gua alto; Presso do vapor acima do normal; Falhas em partes sob presso.

Retrocessos Este fenmeno ocorre quando a presso interna da caldeira aumenta bruscamente, podendo afetar o ambiente na sala e rea das caldeiras, com risco de graves acidentes. Os retrocessos podem ser causados por: Vazamento do sistema de alimentao de leo, com acmulo de resduos de combustvel no interior da fornalha; Falhas no sistema de ignio; Defeito ou falha no sistema de tiragem da caldeira; Tentativas de acender o queimador a partir de uma parede incandescente; Procedimento incorreto no acendimento da caldeira; Abertura da boca de visita da fornalha de forma indevida; Alimentao de combustvel slido pulverizado de maneira incorreta.

Para evitar esses problemas, deve-se: Evitar o acmulo de leo ou gs no interior da fornalha. Todo leo que eventualmente se acumulou no piso da fornalha deve ser retirado e a fornalha deve ser completamente ventilada antes de ser acesa; Manter as vlvulas dos queimadores sempre em boas condies de vedao; Nunca tentar reacender um queimador atravs do calor das paredes incandescentes; No fazer mais que duas tentativas de acendimento aps concluda a purga; Nunca abrir a boca da fornalha de forma brusca.

38

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Os procedimentos posteriores devero incluir a interrupo do suprimento de combustvel e o desligamento do queimador, para eliminar a causa desta ocorrncia.

Nvel de gua baixo O nvel de gua baixo pode ter as seguintes causas: Falha no sistema de controle automtico de nvel; Vlvula de reteno da linha de gua dando passagem; Falta de gua de alimentao; Falta de ateno do operador; Defeito no sistema de alimentao de gua (bombas, turbinas, motor eltrico, filtros, etc.); Cavitao na bomba.

Para evitar esses problemas deve-se: Efetuar revises de rotina nos sistemas de controle de nvel; Manter ateno constante ao sistema de alimentao de gua (tanques, bombas, vlvulas, etc.); Fazer manuteno preventiva do sistema de alimentao de gua; Manter ateno ao nvel de gua quando se fizer as descargas de fundo.

O nvel de gua baixo com o calor da fornalha agindo sobre os tubos secos provocar deformaes no invlucro, danos ao refratrio, vazamento dgua e danos aos tubos. Neste caso, deveremos proceder da seguinte forma: Cortar alimentao de ar e combustvel; Fechar vlvula de sada de vapor, e respiro do superaquecedor; Testar visores de nvel confirmando nvel real da caldeira; Alimentar a caldeira e retomar processo de acendimento supondo que o nvel esteja visvel; No repor gua para evitar choque trmico na caldeira caso o nvel no visor no seja visvel; Proceder resfriamento lento na caldeira, para posterior inspeo e identificao do motivo da queda de nvel.

SENAI-SP - INTRANET

39

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Nvel de gua alto O nvel de gua alto pode ter como causas provveis: Falha no sistema automtico de controle de nvel; Falta de ateno do operador; Falha no sistema de alimentao de gua Controle de alimentao de gua no modo manual.

Para evitar esses problemas deve-se: Efetuar revises de rotina nos sistemas de controle de nvel; Manter ateno constante ao sistema de alimentao de gua; Manuteno preventiva do sistema de alimentao de gua.

Como formas de atuao neste tipo de ocorrncia, deve-se: Cortar alimentao de gua (desligando a bomba, fechando a vlvula, etc.); Testar visores de nvel , certificando-se se o nvel real; Atuar na descarga contnua aps confirmao do valor real do nvel alto, Atuar na descarga de fundo tomando todos os cuidados necessrios aps terem sido esgotados todos os recursos; Informar o ocorrido manuteno.

Presso do vapor acima do limite normal Quando a presso do vapor est acima do limite normal, podem existir duas situaes: a vlvula de segurana no abre ou a vlvula de segurana abre, mas a presso continua a subir. Isso pode ter a seguintes causas: Sede da vlvula de segurana est emperrada; Vlvula de segurana desregulada; Vlvula de segurana subdimensionada; Caldeira com controle no modo manual.

Os problemas podem ser evitados da seguinte forma: Nunca alterar a regulagem da vlvula de segurana, caso seja necessria esta alterao registrar o novo valor no registro de segurana da caldeira; Testar regularmente a vlvula de segurana de acordo com procedimentos do fabricante; No caso da vlvula estar subdimensionada, providenciar sua substituio, atualizando a respectiva documentao da vlvula e da caldeira. 40
SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Como providncias, a alimentao de combustvel deve ser completamente cortada e a evoluo da presso deve ser acompanhada. Conforme a tendncia de subida de presso, deve-se providenciar abertura da vlvula de alvio de presso onde houver. Para caldeiras de combustvel slido, alm da providncia acima, deve-se parar ventiladores e fechar todas as entradas e sadas de ar da caldeira.

Falhas em partes sob presso Sempre que ocorre uma ruptura de tubos ou que h um grande vazamento de vapor, necessria uma ao imediata para evitar danos pessoais, a fim de se reduzirem os efeitos da avaria, de modo que o restante da instalao sofra o menos possvel. Para isso, procede-se da seguinte maneira: Cortar alimentao de combustvel; Se houver mais de uma caldeira operando em paralelo, fechar a vlvula de vapor da caldeira avariada; Manter o nvel de gua pelo tempo que for possvel evitando choque trmico, protegendo os tubos e refratrios, favorecendo o resfriamento lento da caldeira; Manter os ventiladores ligados pelo tempo que for possvel de modo a expulsar o vapor pela chamin; Abrir as vlvulas de segurana, a menos que a presso apresente tendncia de queda; Se no for possvel manter o nvel de gua, cortar a alimentao imediatamente, fechar as vlvulas de alimentao e parar a bomba; Depois de ocorrer a despressurizao da caldeira, parar ventiladores e efetuar processo de resfriamento natural. Podem ser considerados ainda como emergncia outros tipos de ocorrncia, tais como: Queda de uma parede refratria causando superaquecimento da chaparia; Paradas de ventiladores; Parada de energia eltrica dos painis de comando; Pane no sistema de instrumentao.

SENAI-SP - INTRANET

41

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Nesses casos, deve-se: Fechar a vlvula principal da sada de vapor e cortar o combustvel; Manter nvel de gua dentro da faixa operacional; Fazer avaliao da situao, e caso haja previso de normalizao, manter a caldeira pressurizada, se possvel; Caso a situao custe a se normalizar, entrar em procedimento de parada da caldeira.

42

SENAI-SP - INTRANET

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

Referncias bibliogrficas

Palestra proferida por Paulo Affini da empresa Weishaupt no Seminrio Segurana e Inspeo de Caldeiras a vapor, novembro, 1998. Scientifici Apparatus and Reagents. Artur H. Thomas, 1971

SENAI-SP - INTRANET

43

Treinamento de segurana na operao de caldeiras - Operao de caldeiras

44

SENAI-SP - INTRANET

You might also like