You are on page 1of 10

1

A EDUCAO NO RENASCIMENTO Relaes ideolgicas entre a educao e a igreja


RESUMO O Renascentismo surgiu com a crise do sculo XIV, que abalou o sistema feudal, e a partir do que, aconteceram diversas alteraes muito relevantes na maneira de pensar das pessoas, e principalmente nos burgueses, manifestadas na literatura, nas artes e na cincia do perodo. Esse o aspecto histrico, mas junto a este, tem tambm o aspecto educacional, isto , o que teve de alteraes para a Educao da poca e, em que medida o Renascimento contribuiu para este processo educacional vigente. Nesse sentido, qual teria sido o papel da Igreja Catlica em toda essa abordagem? Todos estes so temas discutidos neste paper. Palavras-chave: Renascentismo. Educao. Igreja.

1 INTRODUO O processo de transformaes sociais, polticas e econmicas, agravado pela crise do sculo XIV, abalou o sistema feudal. Esse contexto promoveu alteraes significativas na maneira de pensar das pessoas, em especial dos burgueses, manifestadas na literatura, nas artes e na cincia do perodo, caracterizando um movimento cultural que ficou conhecido como Renascimento. Vai-se abordar aqui um foco histrico sobre o incio e o interregno de tempo do renascentismo, mas principalmente, como foi que se deu o processo educacional nessa poca. Alm disso tambm h a proposta de estudar as ligaes do que decorreu do renascentismo para o Brasil, mais especificamente, assim como tambm algumas abordagens para o papel da Igreja Catlica em todo este contexto.

2 A EDUCAO NO RENASCIMENTO O termo Renascimento no foi casual; sua origem est associada ao resgate de valores humanistas da Antigidade greco-romana. Para melhor compreender a realidade, gregos e romanos voltavam sua ateno para a vida terrena e no para a vida aps a morte, dedicando-se aos estudos matemticos, cientficos, filosficos e histricos.

2 Assim como os gregos, os romanos representavam seus deuses com forma, personalidade e sentimentos humanos, como raiva, dio, cime, vingana; portanto, na Antigidade, os deuses no eram vistos como seres perfeitos. Na cultura greco-romana predominava o pensamento humanista, de valorizao do homem, de sua capacidade de pensar e ampliar os conhecimentos em diversas reas. O filsofo Aristteles, por exemplo, alm de se dedicar filosofia, estudou matemtica, Botnica, Zoologia e Astronomia. Artistas, escritores e cientistas desta poca passaram a se interessar pelo estudo de obras da Idade Antiga. Essas obras transmitiam e representavam o humanismo que eles defendiam e queriam difundir. Os renascentistas questionavam a viso teocntrica de mundo imposta com rigor pela Igreja sociedade Medieval. Nascia assim um movimento cultural e cientfico que procurava suplantar as idias e valores medievais buscando, a exemplo dos gregos e romanos, explicar os fenmenos naturais e sociais por intermdio da razo, caracterstica humana muito valorizada pelos renascentistas. Valorizar a razo estava em sintonia com o antropocentrismo renascentista, ou seja, a idia de que o homem era o centro do universo. Desse jeito, o ser humano passou a tomar conscincia de seu papel ativo, de sua influncia nos acontecimentos cotidianos, sociais e polticos, bem como da sua capacidade de interagir com a natureza. Essa forma de pensar representava um contraste com o papel passivo que lhe era atribudo na cultura medieval, quando muitos acreditavam ser somente espectadores dos acontecimentos planejados por Deus. Depois de ajudar na transio para o renascimento, sem levar a Renascena at o seu final, a universidade praticamente se recusou a ser instrumento do salto que o final do sculo XVII representou, com o Iluminismo e a tecnologizao do projeto humano. Depois de ser o centro de gerao do pensamento novo, a universidade ficou marginalizada da inovao tcnica. (BUARQUE, p. 30).

3 O HUMANISMO DECORRENTE DA RENASCENA SOB A VISO DE MARITAIN

3 Na segunda metade do sculo XIV surgiu na Itlia um movimento esttico, literrio e filosfico denominado Humanismo. Tal movimento exaltava o valor humano como meio e finalidade. O Humanismo difundiu-se por toda a Europa e caracterizou o incio da cultura moderna. Para o pensamento humanista o valor fundamental de uma doutrina o homem, seu sentimento, sua originalidade e sua superioridade sobre os outros animais. O homem passa a ser visto como um ser que pode construir seu prprio destino, um ser que constitui o centro do universo. O Humanismo foi um aspecto fundamental do Renascimento, mais precisamente o aspecto em virtude do qual o Renascimento o reconhecimento do valor do homem em sua totalidade e a tentativa de compreend-lo em seu mundo, que o da natureza e da histria, conforme Abbagnano (2003). A Bblia passou a ser interpretada de forma diversa daquela tradicionalmente imposta pela Igreja Catlica. Isso representava uma tentativa de restabelecer contato com as fontes originrias do cristianismo. A renovao religiosa trazida pelo Renascimento imps a existncia de um Homo religiosus livre e consciente. As novas idias trouxeram conseqncias, como a Reforma protestante de Martinho Lutero. Maritain acreditava na relao existente entre cristianismo e democracia. Para ele, a poltica teria por funo alcanar o bem comum da populao, sem privilegiar camadas, assegurando o equilbrio econmico-social. O essencial era democratizar os benefcios sociais fazendo das riquezas econmicas no um fim em si, mas um meio de promover a construo de uma sociedade justa. Maritain defendia uma sociedade de classes integradora e libertadora, alm do direito de propriedade. Condenava a hegemonia partidria, que poderia trazer o regime totalitrio. Em outras palavras, defendia a importncia de a classe poltica dirigente atuar efetivamente em prol do bem comum. Nunca props uma sociedade igualitria como a pretendida pelos comunistas, mas acreditava nas polticas sociais que respeitavam as diferenas individuais, tratando cada um segundo seus mritos. Defendia a igualdade de oportunidades para o comum acesso ao desenvolvimento de todo o potencial humano.

4 Para Maritain a justia social se fundamentava em uma igualdade crist, a partir da qual todos os homens so iguais em essncia, mas h uma necessidade de que alguns estejam no comando, enquanto outros obedeam. A fundamentao do sentimento democrtico traduzia assim a idia de que a obedincia, em ltima anlise, refere-se a valores de conscincia. A autoridade poltica, esse direito de governar e de ser obedecido em vista do bem comum, no oposta liberdade humana, mas exigida por ela. (MARITAIN, 1968, p. 155). Poder e dominao j tinham sido percebidos por Durkheim1, para quem todo fato social resultado de uma coero exterior, mas to internalizada que s sentida quando algum se dispe a agir diferentemente. Pra falar a verdade, quando Durkheim trata explicitamente da educao, o consenso social se revela muito pouco consensual. Isso pode ser facilmente assimilado pelo prprio conceito de educao dado pelo autor:
A educao a ao exercida pelas geraes adultas sobre as geraes que no se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criana, certo nmero de estados fsicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade poltica no seu conjunto e pelo meio especial a que a criana, particularmente, se destine. (DURKHEIM2, 1968, p. 41).

Quer dizer, essa preparao para a vida social trata exatamente do qu? O maior prepara o menor para que este obedea sempre ao maior, e assim sucessivamente? esse o tipo de processo pelo qual a educao precisa realmente passar? A criana versus o adulto! Sendo assim, pode-se entender que as relaes fundamentais que se estabelecem entre as classes so relaes de oposio. Amarram-se por um emaranhado de poder, cuja dominao manda e a sociedade obedece sem ter a quem recorrer. Maritain foi um pensador catlico liberal, no via na educao um ato poltico. Dizia ele: o fim ltimo da educao refere-se pessoa humana na sua vida pessoal e progresso espiritual, no nas suas relaes com o meio social. (MARITAIN, 1968, p. 42). Este autor ressaltava o aspecto utilitrio da educao. Para o filsofo a finalidade da educao est em guiar o homem no desenvolvimento dinmico no curso do qual se constituir como pessoa humana, dotada das armas do conhecimento, do poder de julgar e das virtudes morais, transmitindo-lhe ao mesmo tempo o patrimnio espiritual da nao e da civilizao s quais
1 2

DURKHEIM, E..As regras do mtodo sociolgico. So Paulo: Nacional, 1968. Captulo I. DURKHEIM, E. Education et sociologie. Paris: PUF, 1968.

5 pertence e conservando a herana secular das geraes. De acordo com o pensamento do autor, o aspecto utilitrio da educao, que quer tornar a criana apta a exercer mais tarde um ofcio e ganhar sua vida, no deve ser menosprezado, pois, o filho do homem no forma feitos para o cio aristocrtico. Uma questo bastante debatida na atualidade refere-se ao ensino do Criacionismo nas escolas. Para os criacionistas o mundo e o homem foram criados por Deus, como reza a Bblia. De maneira geral tem prevalecido o entendimento de que a escola laica tem a incumbncia de ensinar o Evolucionismo, ou Teoria da Evoluo de Charles Darwin, enquanto Igreja cabe o encargo de apresentar a verso crist da origem do mundo. Maritain advogava o ensino facultativo da religio nas escolas: a formao religiosa deve se tornar possvel - no a ttulo obrigatrio, mas como matria de livre escolha - populao estudantil de acordo com os seus desejos e os de seus pais, e deve ser ministrada por representantes dos diversos credos. No compreendemos como se pode admitir que Deus tenha menos direito de ocupar um lugar na escola, do que os eltrons ou ento Bertrand Russell. (MARITAIN, 1968, p. 230).

4 UM PARALELO ENTRE A NECESSIDADE DA EDUCAO RENASCENTISTA COM A NECESSIDADE DA EDUCAO PS-COLONIAL NO BRASIL: O SURGIMENTO DA ESCOLA NOVA Na fase colonial, a Educao cumpriu o papel de transmitir os valores culturais do sistema central ao grupo agroexportador dominante no interior do pas e, desta maneira, homogeneizar ideologia dos dominadores o modo de pensar de todo o resto da populao. (LIMA, 1978, p. 35). Nesta perspectiva, o nvel das representaes sociais, conquanto em constante interao com o nvel econmico, social e poltico, uma estrutura distinta das demais, e possui uma organizao prpria, com suas instituies, seus processos, seus instrumentos que os grupos dominantes continuamente afeioam aos seus interesses reais. Uma dessas instituies a educao. Referimo-nos a ela como o processo global pelo qual os membros da sociedade so continuamente equipados com o modo de pensar do conjunto social. (LIMA, 1978, p. 36).

6 No processo educacional de inculcao de novas idias e novos comportamentos, cabe lugar importante Escola como transmissor de valores e modelos. A Escola no Brasil, destinada, por muito tempo, a manter a cultura humanstica de uma oligarquia que se decidia apenas pelo mercado externo, foi chamada a realizar outra tarefa: a de modernizar a mentalidade dos novos empreendedores, abrindo-a a outras perspectivas no plano nacional e no plano regional; a de modernizar os quadros de trabalho com a preparao de mo-de-obra qualificada; a de modernizar a populao rural e tradicional atravs do apelo aos tipos de vida urbana, ao consumo diversificado do lazer, aos meios de comunicao; enfim, a dar, por uma educao em comum, maiores oportunidades a todos os que at ento se sentiam marginalizados por uma educao elitista. (LIMA, 1978, p. 39-40). Assim, a partir da dcada de 20, um grupo de educadores aparece ao primeiro plano para, durante muitos anos, batalhar pela modernizao da educao no Brasil, introduzindo, em vrias unidades da Federao, reformas que foram julgadas revolucionrias. Fernando Azevedo, Loureno Filho, Ansio Teixeira, Carneiro Leo e os demais que, em 1932, se apresentaram como signatrios do Manifesto dos Pioneiros e constituam os propugnadores da Escola Nova. Suas exigncias de adaptao do processo educacional brasileiro ao processo social que comeava a se evidenciar na industrializao e urbanizao do pas, e que j se manifestavam na Reforma educacional do Distrito Federal (1928), tiveram um primeiro apoio legal de mbito nacional nas Reformas Francisco Campos, advindas com a vitria da Revoluo de 1930, que criou o Ministrio da Educao e Sade e, posteriormente, no captulo Da Educao e da Cultura na Constituio de 1934. Para compreender a Igreja, preciso partir da idia que dela faziam seus opositores no momento da elaborao da LDB. (...) Referindo-se ao debate escola particular x escola pblica, Ansio Teixeira3 (1969, p. 47) assim codificava a posio da Igreja:
Os interesses em jogo, que se cobririam com essa estranha verso de liberdade de ensino, eram os dos colgios particulares inidneos, que no lograriam servir classe abastada capaz de retribuir adequadamente os servios de educao a seus filhos, e os dos colgios mantidos pela Igreja, que passariam, em uma sociedade pobre, a ser colgios somente das classes ricas. Como a Igreja em fase de renovao e expanso desejava servir a toda a sociedade, o sistema de concesso pblica do ensino muito lhe convinha.

TEIXEIRA, A. Educao no Brasil. So Paulo: Nacional, 1969.

7 Com efeito, situada ao nvel onde se elaboram as explicaes tico-religiosas que definem o comportamento dos seus fiis, a Igreja pode ser, normalmente, considerada uma instituio cujos controles so tradicionalistas, conservadores, e tambm autoritrios. A igreja que se estudo neste paper a Igreja Catlica. Altamente hierarquizadas, as relaes das igrejas particulares com a Igreja de Roma demonstram uma relao de subordinao, onde a Igreja de Roma comandava o comportamento das demais igrejas. O controle hierrquico ficava, muitas vezes, comprometido por elementos conjunturais como a distncia e a falta de comunicaes, a impermeabilidade de mundos culturais diferentes, lideranas carismticas, certas alianas estabelecidas, entre vrios outros fatores. (LIMA, 1978). A concluso do estudo de Thomas Bruneau4 (1974, p. 72) sobre a mudana dos objetivos da influncia da Igreja no Brasil:
No tenho dvida alguma de que os objetivos e implementaes da influncia so determinados pela Igreja em interao com o Estado e a Santa S. Em termos de preocupao social, enquanto comparada com a preocupao puramente religiosa, a relao com o Estado a mais importante.

Onde, porm, a relao dominao/subordinao se concretiza mais claramente nas relaes entre o episcopado e o laicato da Igreja, que expressam realmente a estratificao social especfica do corpo eclesial: bispos e clrigos associados de um lado, e leigos, isto , no clrigos, de outro: cada um portador de funes e status precisos. A interao entre as duas camadas se d, do ponto de vista sociolgico, em termos de dominao do episcopado sobre o laicato, pois so os componentes do primeiro que manipulam o conjunto de normas e de smbolos, que enfatizam os valores doutrinais e morais da Igreja, e que presidem s reunies culturais. (LIMA, 1978, p. 48). O objetivo da manuteno da ordem reformulada pela modernizao resume, em uma palavra, a ideologia dos que pretendiam ser os revolucionrios da poca. Viu bem isto Furter5 (1970. p. 65-66) quando, referindo-se ao movimento mundial, desvela sua ideologia de fundo:
De fato, muitos dos idelogos da Educao Nova nunca tomaram conscincia de que a sua revoluo copernicana tinha tudo de uma aparente revoluo, no sentido que servia a uma sociedade burguesa que pretendia modernizar a formao de sua elite. Quando a Educao Nova pensava abrir os caminhos para uma sociedade mais democrtica e mais justa, no via que, de fato, s estava favorecendo a parte mais privilegiada da sociedade, que se podia permitir, econmica e socialmente, experincias novas.

4 5

BRUNEAU, T. O catolicismo brasileiro em poca de transio. So Paulo: Loyola, 1974. FURTER, P. Educao e vida. Petrpolis: Vozes, 1970.

8 Ora, at ento no Brasil, a Religio era a fonte quase inquestionvel da legitimao do processo educacional. E os critrios da legitimao eram controlados pela Igreja Catlica. A descoberta e a tomada de posse da terra se fez em nome da Cruz. Os processos de colonizao, em sua maioria, aceitos e consagrados pelas autoridades eclesisticas. Estas, tolhidas nas relaes impostas pelos privilgios do Padroado, faziam corpo com a instituio poltica, de modo que tudo se passava em nome de Deus. (LIMA, 1978, p. 74). No que se relacionava Educao em sua forma de processo escolar, a Igreja foi desde o princpio atravs das ordens religiosas e, especialmente dos jesutas a primeira, e por muito tempo a nica instituio educacional no Brasil. Seu modo de fazer impunha-se, pois, como o processo vlido e transmitia-se, de gerao a gerao, legitimado e legitimando-se no preceito que Cristo havia dado sua Igreja de ensinar a todo mundo. Embora querendo mais independncia do governo, os bispos ainda acreditavam na necessidade de apoio do Estado, e isso significava uma forma de oficializao (...). At 1930, a Igreja agiu de forma a reconquistar poder poltico como parte integral de sua abordagem de influncia. (BRUNEAU6, 1974, p. 69). O Manifesto dos Pioneiros, em 1932, respondia claramente s dvidas levantadas: cabe ao Estado oferecer educao a todos; no haver monoplio, pois ele no deve impedir a escola privada para classes privilegiadas; mas a escola mantida pelo Estado ser nica e oficial; nela, o clima de laicidade, alheio a qualquer dogmatismo, se harmonizar com os demais princpios pedaggicos da Escola Nova. Serrano7 (1935, p. 188) abordou a interpretao conservadora da educao catlica:
O laicismo incapaz de realizar uma educao completa do indivduo (...). A educao catlica a melhor e a mais perfeita garantia de ordem, de respeito s autoridades legtimas, de estabilidade social e de progresso harmonioso em todos os vrios setores da cultura humana.

Lima8 (1978) acaba uma parte de seu estudo confirmando que em relao Educao no Brasil duas verses da ideologia liberal se defrontavam antes mesmo de comear a gestao da LDB. Nas palavras dele, os Pioneiros e educadores da Escola Nova, representantes de uma modernizao da educao como forma de adaptao ao processo industrial pelo qual o Brasil se
6 7

Op. Cit. SERRANO, J. Pedagogia Catlica. Anais do 1 Congresso Catlico de Educao. Rio, CCBE, 1935. 8 LIMA, A. A. Pelo humanismo ameaado. So Paulo: Tempo Brasileiro, 1965.

9 vinculava, em nova posio, ao capitalismo internacional, e de outro lado, os catlicos, catalisando as aspiraes tradicionalistas dos grupos agroexportadores at ento dominantes e decididos a manter suas posies graas a um processo educacional elitista.

5 CONCLUSO Atravs do presente paper foi possvel conhecer o modo de educao no Renascimento. Como era a cincia, como eram as universidades enfim, em torno de quais pensamentos se baseava a educao nessa fase da Histria da Educao. O Renascimento representou a transio do teocentrismo para o antropocentrismo. Muitas obras da poca demonstram que os homens se sentiam divididos entre a preocupao em salvar a alma e a busca do prazer terreno. A arte renascentista um dos maiores reflexos de como era a sociedade renascentista: um verdadeiro conflito entre o prazer e o pecado. Mas principalmente na educao que realmente recaram todos os aspectos mais importantes tratados neste paper.

6 REFERNCIAS ABBAGNANO, N. Dicionrio de filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 2002.

BUARQUE, C. A aventura da universidade. So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994. BRUNEAU, T. O catolicismo brasileiro em poca de transio. So Paulo: Loyola, 1974. DURKHEIM, E..As regras do mtodo sociolgico. So Paulo: Nacional, 1968. Captulo I. DURKHEIM, E. Education et sociologie. Paris: PUF, 1968. FURTER, P. Educao e vida. Petrpolis: Vozes, 1970. LIMA, A. A. Pelo humanismo ameaado. So Paulo: Tempo Brasileiro, 1965. MARITAIN, J. Princpios de uma poltica humanista. Rio de Janeiro: Agir, 1960.

10 _________________. Cristianismo e democracia. 4.ed. Rio de Janeiro: Agir, 1957. _________________. O Homem e o Estado. Rio de Janeiro: Agir, 1952. _________________. Rumos da educao. 5.ed. Rio de Janeiro: Agir, 1968. SERRANO, J. Pedagogia Catlica. Anais do 1 Congresso Catlico de Educao. Rio, CCBE, 1935. TEIXEIRA, A. Educao no Brasil. So Paulo: Nacional, 1969.

You might also like