You are on page 1of 14

AMBIENTE BRASIL CENTRO DE ESTUDOS PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO EQUIPE DE CINCIAS NATURAIS

Grupo Temtico Herpetofauna Caracterizao da Herpetofauna do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, com vistas a Elaborao do Plano de Manejo
________________________________________________________________________

Relatrio Parcial

Responsvel Tcnico: Prof. Renato Neves Feio UFV Estagirias: Carla Santana Cassini - acadmica Cincias Biolgicas UFV Jussara Santos Dayrell acadmica Cincias Biolgicas UFV

Junho / 2006

1. INTRODUO A Mata Atlntica um dos biomas mais ameaados do mundo, alm de possuir uma altssima diversidade biolgica. A regio sudeste de Brasil ainda possui expressivos fragmentos bem preservados deste bioma, alguns deles considerados como patrimnio da biosfera e reas de prioridade I na preservao dentro do estado de Minas Gerais (Cardoso et al., 1998), entre elas destacando-se o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB). O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro PESB, com 13.210 ha, foi criado pelo Decreto 38.319, de 27 de setembro de 1996 e est localizada na Zona da Mata mineira, em reas dos municpios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervlia, Sericita, Pedra Bonita, Muria e Divino. O Parque abrange as partes mais elevadas de um conjunto de serras integrantes da Cadeia da Mantiqueira, que chega a atingir 1.895 m no Pico do Soares (Feio et al., 2000). Encontra-se atualmente classificado na categoria Especial dentre as reas prioritrias para a conservao da biodiversidade de Minas Gerais (Drummond et al., 2005). Este relatrio visa caracterizar e diagnosticar a herpetofauna do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, com nfase nos anfbios anuros, procurando fornecer subsdios para a estruturao do Plano de Manejo da unidade. So agrupados estudos j desenvolvidos anteriormente no Parque (compilao bibliogrfica) bem como resultados obtidos nesta etapa do Plano de Manejo, dados estes que reunidos definiram a composio de espcies atualmente conhecida da unidade, status das espcies, caracterizao dos ambientes pesquisados e demais informaes relacionadas aos anfbios e rpteis que possam orientar aes e propostas para o Plano de Manejo.

2. CARACTERIZAO E DIAGNSTICO DA HERPETOFAUNA 2.1. Anfbios Em relao aos anfbios, foram registradas em estudos anteriores (Feio, 1996; Feio et al. 1998; Santos, 1998; Feio et al., 1999a; Feio et al. 1999b, Feio et al., 2003a e Feio et al. 2003b) 38 espcies, distribudas pelas famlias Bufonidae (1), Brachycephalidae (1), Centrolenidae (2), Hylidae (18) e Leptodactylidae (16) como mostrado na Tabela 1 no anexo. Com base nestes estudos, foi descrita uma nova espcie de Leptodactylidae, denominada Physalaemus maximus (r-berro-de-boi), procedente do PESB, de porte grande para o gnero e tpica de ambientes alagados da Fazenda da Neblina, sendo esta a localidadetipo da espcie. Uma outra espcie que, em estudos preliminares, tambm parece ser uma nova espcie para a cincia, uma perereca denominada Scinax gr. perpusillus (perereca-da-bromlia), que vive em bromlias saxcolas da espcie Alcantarea extensa. Estas duas espcies so conhecidas, no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, apenas na regio da sede administrativa da unidade (antiga Faz. Neblina), mas pela fisionomia dos ambientes que ocupam, podem ser que ocorram em outras regies ainda no pesquisadas do PESB.

Algumas espcies diagnosticadas no PESB constituem-se em importantes registros zoogeogrficos e conservacionistas. A espcie Brachycephalus ephippium (sapo-pingode-ouro), representa o primeiro e nico registro de um Brachycephalidae em Minas Gerais, podendo ainda ser considerado o registro mais continental para esta espcie; Bokermannohyla ibitipoca representa o primeiro registro desta espcies fora de sua localidade tipo (Parque Estadual do Ibitipoca Lima Duarte MG), o que representa uma ampliao significativa em sua rea de distribuio. Outro importante registro zoogeogrfico no PESB da espcie Proceratophrys melanopogon (sapo-de-chifre), que possui na Serra do Brigadeiro, seu limite norte de distribuio e um dos registros mais continentais em sua rea de distribuio. Finalmente, Ceratophrys aurita (sapo intanha), espcie oficialmente ameaada de extino no estado de Minas Gerais, tem, no PESB, seu primeiro registro no sudeste do estado (Machado et al., 1998). Nos estudos realizados durante a Avaliao Ecolgica Rpida para o Plano de Manejo, foram diagnosticadas novos registros para o PESB, uma na regio da Faz. Brigadeiro (Phasmahyla sp.) e duas na regio do Careo (Chiasmocleis sp. e Scinax sp.). Estas duas espcies ainda esto em processo de identificao mas parecem tambm se constituir em novas espcies para a cincia. Assim, com base nos diversos estudos j desenvolvidos no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, podemos relacionar para esta unidade 41 espcies (Anexo - Tabela 6); esta riqueza de sapos, rs e pererecas encontradas at o momento, associadas a novos txons e espcies raras e/ou ameaadas de extino, demonstra a importncia da Serra do Brigadeiro na manuteno e preservao de vrias espcies de anfbios ainda pouco conhecidos na regio sudeste do Brasil. Ainda assim, acredita-se em um aumento significativo de um nmero total de espcies, principalmente pela diversidade de ambientes e micro-ambientes ainda no amostrados no Parque Estadual do Brigadeiro (Feio et al., 2000).

2.1.2. Composio e Status das Espcies Dentre as 41 espcies diagnosticadas no PESB, podemos destacar 6 delas que apresentam alguma relevncia taxonmica, zoogeogrfica e/ou conservacionista: Physalaemus maximus (r-berro-de-boi), encontrada em ambientes alagados da Fazenda da Neblina e descrita em 1999 partir de exemplares do PESB (Feio et al. 1999); esta espcie foi recentemente encontrada na regio de Ouro Preto, deixando assim de ser endmica da unidade; Brachycephalus ephippium (sapo-pingo-de-ouro), que representa o primeiro e, at o momento, o nico registro de um Brachycephalidae em Minas Gerais, sendo tambm esta a localidade mais continental conhecida para esta espcie. Bokermannohyla ibitipoca, que representa o primeiro registro fora de sua localidade tipo, Conceio do Ibitipoca-MG, conhecida no PESB apenas na regio da Laje do Ouro.

Proceratophrys melanopogon (sapo-de-chifre), que possui na Serra do Brigadeiro, seu registro mais continental e limite norte de distribuio. Ceratophrys aurita (sapo-itanha), oficialmente ameaado de extino no estado de Minas Gerais, tem seu primeiro registro no sudeste do estado, e conhecido no PESB apenas em matas na sede administrativa (Faz. Neblina). Scinax gr. perpusillus (perereca-da-bromlia), que vive em bromlias saxcolas da espcie Alcantarea extensa na regio da sede administrativa (Faz. Neblina), que parece se constituir em uma nova espcie para a cincia; Scinax sp. (perereca), espcie observada apenas na regio do Careo, municpio de Ervlia, ainda no completamente identificada mas que apresenta caractersticas morfolgicas nicas e pode vir a se constituir em uma nova espcie. Chiasmocleis sp. n. (r-do-folhio) espcie nova para a cincia, representando tambm o registro em maior cota altimtrica de uma espcie deste gnero. Phasmahyla sp. (perereca-preguia) espcie tpica de riachos de montanha, que faz suas desovas em arbustos pendentes sobre remansos; at o momento foram observados apenas girinos na regio da Laje do Ouro e novos estudos podem tambm defini-la como uma nova espcie.

2.2. Rpteis Em relao aos rpteis, foram realizados apenas estudos preliminares, que registraram fortuitamente, algumas poucas espcies. Dentre as espcies de serpentes, podemos relacionar a cobra-coral (Micrurus frontalis) e a jararaca (Bothrops jararaca), respectivamente das famlias Elapidae e Viperidae, que se caracterizam como serpentes peonhentas e com potencial perigo para humanos. Dentre aquelas da famlia Colubridae, existem registros da boipeva (Waglerophis merremi) e a cobra-cip (Thamnodynastes sp.). Os lagartos at o momento diagnosticados compreendem o camaleo (Enyalius sp.), o tei (Tupinambis merianae) e os calangos (Tropidurus sp.), todas estas comuns para a Zona da Mata mineira. Estudos sobre a composio e aspectos da histria natural das serpentes e lagartos do PESB se fazem fundamentais para uma melhor caracterizao destes grupos na unidade, bem como suas relaes com as demais espcies. Com base nestes registros e pela potencialidade dos ambientes em abrigar elementos importantes da fauna de rpteis da Mata Atlntica, o PESB foi considerado como rea Prioritria para a Conservao dos Rpteis de Minas Gerais na categoria Potencial (Cardoso et al., 1998).

3. UNIDADES AMBIENTAIS AMOSTRAIS 3.1. Caracterizao das Unidades Amostrais Podemos considerar que o maior conhecimento sobre a fauna de anfbios do PESB encontra-se nos ambientes localizados na sua sede administrativa (Faz. Neblina), onde foram desenvolvidos estudos desde 1993. Excurses espordicas foram realizadas na Faz. Brigadeiro (setor norte) que possibilitaram alguns registros interessantes que ainda indicam potencialidades de novos registros. As regies localizadas mais ao sul, como o Pai Incio e o Careo, apesar de terem sido visitadas apenas uma nica vez, forneceram dados substanciais e certamente devem priorizadas em etapas subseqentes. Dentro do parque, os pontos de amostragem foram escolhidos pela equipe de mapeamento, de formaes florestais e campestres, de geomorfologia e pela coordenao da AER, com base nas diferentes formaes vegetais do parque, respeitando os locais de preferncia de cada grupo, sendo neste caso, anfbios. Os ambientes amostrados no PESB que apresentam dados sobre a composio de anfbios, so: I. SETOR NORTE - Fazenda do Brigadeiro a) Trilha do Crrego do Ouro (203805 S; 422454 W) Transecto que percorre longo trecho de mata com folhio abundante, margeando o crrego do Ouro, no incio por sua margem direita, e mais adiante ao longo da margem esquerda. Durante o percurso so observados trechos de riachos e crregos sobre rochas, mas tambm encontram-se alguns ambientes de gua parada como alagados temporrios, brejos e poas. b) Brejo da Vaca Morta (2036'22'' S; 4224'34'' W) Ambiente de gua parada, embrejado, localizado prxima sede da Fazenda Brigadeiro; possui rvores, arbustos e bambuzais em seu entorno, alm de vegetao aqutica. c) Trilha do Vale Perdido Cruzeiro Transecto que atravessa trecho ngreme de mata, ao longo de riacho usado como captao de gua para a sede da Faz. Brigadeiro. Ao longo do riacho observam-se remansos e trechos com afloramentos rochosos midos. Esta trilha permite acesso ao local denominado Vale Perdido e Cruzeiro, mas tem pouco uso atual. d) Runas na Trilha do Matip (2034'30'' S; 4225'56'' W) Regio visitada em apenas durante um nico dia, que encontra-se em ambiente secundrio com diferentes fisionomias e estado de conservao, onde s observadas runas de antigas construes. So observados desde matas secundrias em regenerao, como campos, brejos, riachos e trechos de mata muito pisoteados por gado, observaes estas que indicam ser freqente e atual a presena de gado nesta rea.

e) Laje do Ouro (2038'40'' S; W 4225'01'' W) Complexo de ambientes formado desde reas abertas com cachoeiras em extensos paredes rochosos expostos, at riachos de mdia e/ou pouca vazo em interior de matas de altitude. Um dos ambientes do crrego do Ouro localizado em interior de mata foi designado como Riacho da Laje (20 38 40 S; 42 25 01 W; 1450m de altitude).

II. SETOR CENTRAL - Sede administrativa do PESB a) Lagoa da Portaria (20 42 S; 42 29 W) Ambiente de gua parada, temporrio, localizado ao lado da portaria Araponga do PESB. A estrada de acesso portaria constitui-se em um dos trechos da margem desta lagoa, sendo que as outras abrigam desde vegetao herbceo-arbustiva at matas de altitude. Um trecho de riacho que formado pela excedente da lagoa tambm amostrado nesta regio. b) Paredo Ambiente com amplos afloramentos rochosos, localizado entre trechos de mata. Extensos trechos de rocha exposta podem ser observados, sendo que em alguns destes locais so freqentes bromlias da espcie Alcantarea extensa e melastomatceas arbustivas.Observam-se tambm, em locais em locais de solo mais profundo entre as rochas, arbustos e arvoretas. c) Brejo da Casa de Apoio Ambiente antrpico localizado ao lado da Casa de Apoio na sede administrativa do PESB. Observam-se uma lagoa artificial permanente e pequenos brejos e alagados temporrios, com presena de vegetao herbceo-arbustiva e gramneas. Neste ambiente alto o fluxo de pessoas e carros. d) Brejo da Igreja (20 4321 S; 42 2906 W) Tambm um ambiente alagado, permanente, com espelho dgua evidente na regio central e gramneas e arbustos nas laterais. Grande parte do corpo dgua margeado por mata de encosta, sendo a outra, mais prxima estrada, coberta por vegetao herbceo-arbustiva. Um trecho de brejo se estende a partir da lagoa. e) Casa de Hspedes rea com interferncia antrpica, com vrios ambientes com diferentes feies ambientes. Um grande represa com amplo espelho dgua e margens variando desde gramneas at matas em regenerao. O excedente da lagoa forma um riacho em interior de mata preservada, que tambm foi amostrado.

f)

Mata do Pai Incio (204646 S; 422920 W; 1.330m de altitude)

Regio de mata de altitude bem preservada, localizada no ponto mais alto da estrada que liga os distritos de entre as localidades de Monte Alverne e Dom Vioso. A mata, com rvores de mdio a grande porte, possui solo recoberto por espessa camada de serrapilheira. Apesar de no possuir corpos dgua em seu interior, a umidade da serrapilheira permite sua ocupao por algumas espcies tpicas de anfbios. III. SETOR SUL Careo a) Lagoa das Bromlias (214239 S; 435441 W; 1.227m altitude) Ambiente de gua parada, temporrio, de mdio a grande porte, localizada em interior de mata, com presena de muitas bromlias e epfitas. Algumas rochas so observadas nas laterais ou mesmo em seu interior. b) Trilha do Itajuru (214239 S; 435441 W) Trilha que atravessa trecho de mata de altitude, com diferentes nveis de alterao antrpica; so observados desde trechos de mata bem preservada com riachos e corredeiras, at reas de pasto em recuperao, com a presena de samambaias pioneiras. Esta trilha conecta o municpio de Careo regio do Itajuru/Ventania.

3.2. Caracterizao das Espcies nas Unidades Ambientais Em relao aos respectivos ambientes de registro das espcies, os dados esto representados nas Tabelas 2a, 2b, 3 e 4. Com base nos dados apresentados, podemos observar que o ambiente que apresentou maior riqueza de espcies foi Casa de Hspedes (11 espcies), no Setor Central; a Lagoa da Portaria, no setor Central e a laje do Ouro, no Setor norte, apresentaram 10 espcies; seguido pelo Brejo da Igreja (9 espcies), no Setor Central; a Trilha do Crrego do Ouro, Setor Norte e Trilha da Nascente do Rio Casca, no Setor Sul, apresentaram 7 espcies. A Casa de Hspedes, apresentou grande nmero de espcies, talvez devido diversidade de nichos que podem ser ocupados por diferentes espcies de anuros, como bromlias, riachos, matas e a lagoa e seus microambientes marginais, alm de apresentar ambientes antropizados com diferentes feies e estgios de sucesso. Algumas espcies observadas nessa unidade constituem-se espcies indicadoras de ambientes preservados e mais sensveis alteraes como Hyalinobatrachium eurygnathum, H. uranoscopum e Aplastodiscus arildae. As espcies Hyalinobatrachium eurygnathum e H. uranoscopum, que tambm foram encontradas em outros ambientes do PESB como na Fazenda Brigadeiro e Laje do Ouro, esto em algum nvel de ameaa nos estados vizinhos como Esprito Santo, So Paulo e Rio de Janeiro o que mostra que so espcies de alta especificidade ambiental, importantes para indicar o grau de preservao dos ambientes.

Algumas espcies se mostraram exclusivas de determinados ambientes e localidades no PESB, como Physalaemus maximus e Ceratophrys aurita que foram registrados apenas na regio da Fazenda Neblina, prximos a Lagoa da Portaria. Physalaemus maximus, que foi descrito em 1999 a partir de exemplares observados nesse ambiente, foi tambm encontrado em folhio de mata no ambiente Brejo da Igreja. Brachycephalus ephipium foi registrada somente na Mata do Pai Incio, uma espcie que ainda no havia sido registrada em Minas Gerais, sendo encontrada nas Serras do Mar e da Mantiqueira dos outros estados. Scinax gr.perpusillus, provavelmente uma espcie nova, bromelgena, registrada at o momento apenas no Lajedo das Bromlias, onde mostrou-se abundante. Duas novas espcies foram registradas durante os estudos do Plano de Manejo, exclusivamente em uma lagoa temporria, denominada Lagoa das Bromlias, situada no distrito de Careo, no municpio de Ervlia. So elas Scinax sp. n., uma espcie aparentemente bromelcola que possui saco vocal duplo, e Chiasmocleis sp. n. uma pequena r de serrapilheira que vive em bordas de ambientes lnticos. Os estudos feitos nesta rea ainda so insuficientes para descrever a biologia destas espcies. 4. AVALIAO ECOLGICA RPIDA 4.1. Metodologia O inventrio foi executado com base na metodologia da Avaliao Ecolgica Rpida (AER), publicado pela The Nature Conservancy (TNC) em 2003, cujo objetivo coletar e analisar o maior nmero de informaes em um curto espao de tempo. Os pontos de amostragem foram escolhidos pela equipe de planejamento e coordenao da AER, em conjunto com as demais equipes temticas, procurando contemplar a diversidade de ambientes, formaes e fitofisionomias da unidade, ao longo das pores norte, centro e sul do PESB, respeitando peculiaridades de cada grupo. 4.2. Trabalhos de Campo As observaes de campo relativas ao Plano de Manejo foram realizadas nos meses de janeiro, fevereiro e maro de 2006. O estudo foi realizado atravs de observaes diretas, principalmente noturnas, em stios favorveis ocupao de anfbios, como brejos, audes e crregos, dentro da mata e em ambientes de formao aberta, incluindo reas relativamente bem preservadas e tambm aquelas com diferentes graus de atividade humana. Em cada um desses stios e pontos de observao foram desenvolvidas metodologias especficas para observao e eventuais coletas dos anfbios, alm de uma avaliao das potencialidades dos ambientes em abrigar diferentes segmentos da herpetofauna. Os acessos aos pontos de observao se deu por intermdio de estradas e trilhas j existentes ou abertura de novos caminhos. Os ambientes foram visitados para busca de espcimes principalmente durante a noite, de 18 s 23 horas (desconsiderando o horrio de vero), quando foi observada e

capturada a grande maioria das espcies registradas, com o auxlio de lanternas de mo. Os indivduos coletados foram colocados em sacos plsticos contendo ramos ou folhas para evitar o ressecamento e posteriormente foram sacrificados em lcool 20-30%, fixados em formol 10% e conservados posteriormente em lcool 70%. As coletas foram autorizadas pelo IBAMA atravs da licena 253/04 NUFAS/MG e pelo IEF atravs da licena 055/05. Os anfbios coletados foram registrados tambm por meio de fotografias e, quando possvel, por meio de gravaes da vocalizao, realizadas com um gravador porttil Panasonic. Foram anotadas informaes sobre os micro-ambientes onde os espcimes foram encontrados, bem como dados de carter taxonmico. Tambm houve incurses e observaes diurnas nos ambientes amostrais para reconhecimento e sua melhor caracterizao, alm de observaes e coletas eventuais de girinos e adultos de espcies diurnas. O material testemunho est depositado no Museu de Zoologia Joo Moojen de Oliveira, do Departamento de Biologia Animal da Universidade Federal de Viosa e no Museu Nacional de Histria Natural do Rio de Janeiro. As espcies foram identificadas com base nas observaes de campo, no material coletado, gravao de vocalizaes e no registro fotogrfico. Para auxiliar o trabalho taxonmico foram feitas consultas a bibliografias e publicaes especficas. Os procedimentos acima seguem, com variaes e adaptaes, as metodologias Complete Species Inventories, Visual Encounter Surveys e Audio Strip Transects, citadas em Heyer et al. (1994). 4.3. Resultados da Avaliao Ecolgica Rpida 4.3.1. Anfbios Foram registradas 14 espcies de anfbios, distribudas nas famlias: Bufonidae (1), Centrolenidae (2), Hylidae (13), Leptodactylidae (7) e Microhylidae (1). A relao destas espcies e o local onde foram encontradas esto apresentados nas Tabelas 2a, 3 e 4. A diversidade de espcie registrada durante a Avaliao Ecolgica Rpida (14 espcies) pode ser considerado baixa devido ao fato das excurses terem sido realizadas no final da estao chuvosa, poca esta em que muitas espcies j pararam completamente sua atividade e encontram-se em abrigos. O perodo mais favorvel seria ao longo de meses com alta concentrao pluviomtrica e temperaturas mais elevadas, entre os meses de setembro e janeiro, j que essa a poca reprodutiva preferencial da maioria das espcies de anuros. No entanto, vale ressaltar a importncia da amostragem realizada no regio sul da unidade, em ambientes no Distrito de Careo, Municpio de Ervlia. Esta regio, que ainda no tinha sido contemplada com estudos anteriores, mostrou-se como umas das reas mais preservadas do PESB, com ambientes ainda muito ntegros e bem conservados. Resultados preliminares obtidos diagnosticaram duas espcies novas para a cincia (Scinax sp. e Chiasmocleis sp.) em um ambiente com grande potencial para novos registros de interesse zoogeogrfico e taxonmico para os anfbios, devendo ser priorizada em pocas mais propcias em estudos futuros.

5. PROPOSTA DE ZONEAMENTO Ainda que todas as categorias de zoneamento no estejam relacionadas, so apresentas aqui, alguns dados e consideraes, do ponto de vista da herpetofauna, que subsidiam algumas propostas para o zoneamento do PESB. 5.1. Zona Intangvel / Primitiva A Mata do Ararica (Setor Norte), apesar de no ter sido amostrada pela equipe da herpetofauna, se mostrou um ambiente de grande potencialidade cientfica para este grupo. Aliado a este fato, temos o reforo da presena de um grupo com mais de 50 indivduos de muriquis (Brachyteles hypoxantus). Este ambiente, de difcil acesso, no apresenta expressiva potencialidade turstica, o que refora o argumento de tornar esta rea uma Zona Intangvel / Primitiva. Ainda no Setor Norte, o Vale do Ouro tambm classificado pela equipe da herpetofauna como Zona Intangvel / Primitiva, pelo fato de apresentar espcies exclusivas do Parque (Bokermannohyla ibitipoca), espcies potencialmente novas (Phasmahyla sp.) e uma riqueza de espcies indicadoras de qualidade ambiental (Hyalinobatrachium uranoscopum e H. eurygnathum). Apesar da presena destas espcies de importncia conservacionista, acreditamos que o uso por turistas da trilha para o Pico do Soares, via Laje do Ouro no compromete a integridade dos ambientes usados por estas espcies. Esta regio apresenta grande beleza cnica, com algumas opes de banhos em corredeiras e cachoeiras, constituindo-se me um dos locais de maior atrativo no PESB. A Mata do Pai Incio, setor norte do Parque, se mostrou uma regio de rica diversidade ecolgica, apresentando uma espcie de importncia zoogeogrfica, Brachycephalus ephipium. Esta regio tambm apresenta uma alta potencialidade de ocorrer uma espcie ameaada de extino em Minas Gerais, Ceratophrys aurita. Estes dados se unem para evidenciar a importncia cientfica da regio para o Parque, o que nos leva a concluir que esta regio deva ser designada tambm como Intangvel / Primtiva. Por fim, a regio do Distrito de Careo, setor sul do Parque, se mostrou de uma alta importncia para estudos herpetolgicos. Na amostragem realizada no ms de maro, pudemos identificar duas espcies novas de anfbios em uma localidade que denominamos como Lagoa das Bromlias, o que torna estas espcies endmicas desta localidade. Esta lagoa, bem como vrios outros ambientes desta regio, encontram-se ainda sub-amostrados e, pelo grau de preservao das matas, acreditamos que esta regio sul da unidade tambm deva ser includa como Intangvel / Primitiva, preservando espcies endmicas e possibilitando que seus ambientes mantenham-se no atual estado de preservao. A regio do Vale Perdido-Cruzeiro, apesar de ainda no amostrada, apresenta potencialidades para abrigar significativa herpetofauna, em funo do grau de preservao dos seus ambientes. Atualmente existe uma trilha de pouco uso que possibilita o acesso a esta regio, trilha esta usada tambm para a captao de gua para a sede da Faz. Brigadeiro apresenta potencial uma trilha com alteraes antrpicas, uma trilha de desvio do curso dgua para captao de gua para a sede da Fazenda do Brigadeiro. Com base nestas observaes, sugerimos que esta regio seja tambm designada como Zona Intangvel / Primtiva

5.4. Zona de Uso Intensivo / Extensivo Fazenda Brigadeiro: regio da sede da Fazenda Brigadeiro, onde j existem construes que fornecem atualmente apoio para turistas e pesquisadores. Nesta localidade certamente sero estruturadas novas construes para subsidiar atividades tursticas, administrativas e de pesquisas na regio norte do Parque. Sede Administrativa (Fazenda da Neblina): Toda a regio que engloba a sede administrativa do PESB, uma vez que esta rea apresenta construes que visam o atendimento aos visitantes, pesquisadores e ainda abrigam moradias de funcionrios e a estrutura administrativa. Apesar de inclusa nesta zona, as alteraes devem ser mnimas, pois vrios ambientes desta regio apresentaram-se de grande importncia para a herpetofauna da unidade, como os ambientes localizados na unidade amostral da Lagoa da Portaria, onde foi registrada a maior riqueza de espcies em todo o parque, alm de apresentar uma espcie ameaada de extino no estado de Minas Gerais (Ceratophrys aurita). 5.5. Zona de Uso Comum Atualmente existem pelo menos 6 estradas de uso pblico que cortam o PESB de sua face leste para sua face oeste. Estas estradas so de utilizadas principalmente por habitantes do entorno, com finalidades diversas como visitas a parentes, acessos a comunidades e distritos, viagens, alm de travessia de gado. So elas: Estrada principal que atravessa o PESB, conectando o municpio de Araponga Fervedouro; existem estudos para sua pavimentao; Estrada/Trilha do Carvo, que interliga a regio do Bon/Estouro Bom Jesus da Madeira, representando a estrada com maior extenso dentro da unidade; Trilha que interliga a regio do Matip at a regio do Estouro; Estrada/Trilha que corta a Mata do Pai Incio, conectando os Distritos de Dom Vioso e Monte Alverne; Trilha da cabeceira do Rio Casca, conectando os Distritos de Careo e Itajuru, e Trilha que conecta o distrito de Careo at a regio da Cabeceira do Alegre.

O uso destas trilhas deve ser prioritariamente discutido e regulamentado, definindo regras e procedimentos que visem a proteo da unidade. O uso atual da grande maioria delas no tem qualquer controle do IEF, deixando o Parque vulnervel ao de depredadores e representa um dos principais problemas da administrao do PESB. Agrava-se a isto o fato de que alguns trechos de grande relevncia cientfica encontram-se atravessados por estas trilhas e estradas, potencializando prejuzos ambientais em casos de agresses (incndios, desmatamentos, caas, etc.).

6. PROGRAMAS DE MANEJO 6.1 Programas de Proteo e Manejo do Meio Ambiente Recomenda-se que os fragmentos de mata contguos unidade, principalmente aqueles de grandes dimenses, sejam efetivamente incorporados ao PESB, devido ao fato de que estas reas parecem se constituir em importantes fontes de repovoamento e fluxo gnico de espcies tpicas de matas internas da unidade, diminuindo efeitos de fragmentao e isolamento dos ambientes florestais do PESB. No recomendamos que as estradas e trilhas que cortam o Parque sejam fechadas, uma vez que possuem um importante papel social e administrativo para o PESB. O que recomendamos uma maior fiscalizao destas reas pelo IEF, para que as agresses antrpicas nestes locais sejam minimizadas. A preocupao nestas reas se deve ao fato de que alguns trechos de grande relevncia cientfica so atravessados por estas trilhas e estradas. Uma relao de parceria, atravs de aes educativas e de orientao e apoio aos confrontantes (cartilhas, palestras e ciclos de debates) que apresentam os maiores fragmentos so aes prioritrias que devem ser desenvolvidas, otimizando esforos de preservao e, at mesmo, minimizar custos com eventuais desapropriaes.

6.2 Manejo dos Recursos Naturais Programas de Pesquisa e Monitoramento Ecolgico Em funo das informaes e dados disponveis sobre a fauna de anfbios do PESB, algumas prioridades de estudos de monitoramento podem ser indicados: a) Investigar e inventariar ambientes e reas ainda insuficientemente amostradas do PESB, como: Mata do Pai Incio, Mata do Ararica e Setor Sul (regio do Careo - Lagoa das Bromlias), ambientes estes que apresentam potencial para a ocorrncia de novos registros; e b) monitorar prioritariamente alguns ambientes do PESB, como a Lagoa da Portaria prximo a sede administrativa e Crrego Douro na Faz. Brigadeiro, reas de especial diversidade, com espcies importantes do ponto de vista taxonmico, zoogeogrfico e conservacionista. Este monitoramento poder identificar eventuais eventos de alteraes populacionais, substituies de espcies ou alteraes da composio de espcies nestes ambientes, subsidiando e priorizando aes efetivas de manejo.

7. BIBLIOGRAFIA Caramaschi, U. & Feio, R.N. 1990. A new species of Hyla (Anura, Hylidae) from Southern Minas Gerais, Brazil. Copeia, 2: 542-546. Cruz, C.A.G. & Feio, R.N. (prelo). Endemismos em Anfbios em reas de Altitude na Mata Atlntica no Sudeste do Brasil. In: Nascimento, L.B. & Oliveira, M.E. (Eds). Herpetologia no Brasil 2. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Herpetologia, 120p. Drummond, G.M.; Martins, C.S.; Machado, A.B.M.; Sebaio, F.A. & Antonini, Y. 2005. Biodiversidade em Minas Gerais: um Atlas para sua conservao. Belo Horizonte, Fundao Biodiversitas, 222 p. Faivovich, J.; Haddad, C.F.B; Garcia, P.C.A.; Frost, D.R.; Campbell, J.A. & Wheeler, W.C. 2005. A review os the systematics of the frof family Hylidae, with special reference to the Hylinae: a phylogenetic analysis and taxonomic revision. Bulletin of the American Museum of a Natural History, 294:1-240. Feio, R. N. 1996. Registro de comportamento reprodutivo explosivo de Scinax cf. duartei (Anura, Hylidae) na Serra do Brigadeiro-MG. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 11, Porto Alegre. P. 182. Feio, R. N.; Pombal Jr., J. P.; Caramaschi, U. 1999. New Physalaemus (anura: Laptodactylidae) from the atlantic Forest of Minas gerais, Brazil. Copeia (1): 141-145. Feio, R. N.; Ribon, R. & Consenza, B. 2000. Estudos da Fauna da Serra do Brigadeiro, Minas Gerais. In: Anais do Simpsio: Contribuies para a Elaborao do Plano de Manejo Integrado e Participativo do PESB e Entorno. Viosa-MG. pp. 47-56. Feio, R.N.; Cruz, C.A.G. & Izecksohn, E. 2003. Proceratophrys melanopogon. Geographical Distribution. Herpetological Review 32(2):125. Feio, R.N.; Ferreira, P.L. & Pantoja, D. L. 2003. Hyla ibitipoca. Geographical Distribution. Herpetological Review 34(3):258. Frost, D. R. 2006. Amphibian Species of the World: an Online Reference. http://research.amnh.org/herpetology/amphibia/index.php. American Museum of Natural History, New York, USA. Machado, A.B.; Fonseca, G.A.B.; Machado, R.B.; Aaguiar, L.M.S. & Lins, L.V. (Eds) Livro vermelho das espcies ameaadas de extino da fauna de Minas Gerais. Fundao Biodiversitas. Belo Horizonte. 605 p. Napoli, M.F. & Caramaschi, U., 2004. Two new species of the Hyla circumdata group from Serra do Mar and Serra da Mantiqueira, southeastern Brazil, with description of the advertisement call of Hyla ibitipoca (Anura, Hylidae). Copeia, 2004: 534-545.

Nascimento, L.B.; Caramaschi, U. & Cruz, C.A.G. 2005. Taxonomic review of the species group of the genus Physalaemus Fitzinger, 1826 with revalidation of the genera Engystomops Jimenz-de-la-Espada, 1872 and Eupemphix Steindachner, 1863 (Amphibia, Anura, Leptodactylidae). Arquivos do Museu Nacional, 63(2): 297-320. Santos, P. S. 1998. Aspectos ecolgicos e morfolgicos dos anfbios anuros do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, Minas Gerais. Monografia de Graduao em Cincias Biolgicas. Universidade Federal de Viosa. 48p.

You might also like