You are on page 1of 68

DIMENSIONAMENTO DE LAJES MISTAS EXECUTADAS COM CHAPAS PERFILADAS DA MARCA COLABORANTE

Documento de apoio ao projectista

Documento solicitado por: COLABORANTE Perfilagem de Chapa, Lda.

Julho / 2006

DIMENSIONAMENTO DE LAJES MISTAS EXECUTADAS COM CHAPAS PERFILADAS DA MARCA COLABORANTE

Documento de apoio ao projectista


Julho / 2006

Documento solicitado por: COLABORANTE Perfilagem de Chapa, Lda.

Autores: Prof. Joaquim Figueiras Prof. Rui Faria Eng. Jos Santos

Rua Dr. Roberto Frias 4200-465 PORTO NIPC 600 027 716 Tel. (+351) 225 081 814 Fax (+351) 225 081 835 http://www.fe.up.pt/~labest

DIMENSIONAMENTO DE LAJES MISTAS EXECUTADAS COM CHAPAS PERFILADAS DA MARCA COLABORANTE


Documento de apoio ao projectista

SUMRIO
Este relatrio resulta do contrato celebrado entre o LABEST Laboratrio do Beto Estrutural e a COLABORANTE Perfilagem de Chapa, Lda., e apresenta o resultado da Fase 2 do Plano de Trabalhos correspondente realizao de um documento de apoio ao projectista. O documento comea com uma breve introduo alusiva s potencialidades das lajes mistas. O corpo principal do relatrio composto por vrias seces, sendo de destacar: i) as disposies construtivas; ii) as indicaes complementares; iii) a caracterizao mecnica dos materiais e a caracterizao das lajes mistas; iv) a verificao da segurana do ponto de vista regulamentar; v) as tabelas para dimensionamento e vi) dois exemplos de dimensionamento. Com este documento o projectista ter toda a informao necessria para o projecto de lajes mistas com o perfil PC65 da marca COLABORANTE.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

ii

NDICE
1. Introduo ................................................................................................ 1 1.1 Concepo de lajes mistas .....................................................................1 1.2 Campo de aplicao ............................................................................1 1.3 Outras aplicaes .............................................................................. 1 2. Disposies construtivas ................................................................................ 3 3. Indicaes complementares ........................................................................... 7 3.1 Aumento da resistncia de corte longitudinal ............................................. 7 3.2 Proteco ao fogo .............................................................................. 8 3.3 Isolamento acstico ............................................................................ 8 4. Caractersticas mecnicas e geomtricas das chapas, do beto e da seco mista ........ 11 4.1 Caractersticas mecnicas .................................................................. 11 4.2 Caractersticas geomtricas ................................................................ 12 5. Elementos de clculo ................................................................................. 17 5.1 Fase mista ..................................................................................... 17 5.2 Fase de cofragem ............................................................................ 24 6. Tabelas de dimensionamento ....................................................................... 25 6.1 Pressupostos .................................................................................. 25 6.2 Tabelas ......................................................................................... 26 7. Exemplo de dimensionamento ...................................................................... 29 7.1 Exemplo 1: Laje simplesmente apoiada .................................................. 29 7.2 Exemplo 2: Laje contnua ................................................................... 40 8. Concluses .............................................................................................. 51 9. Referncias ............................................................................................. 53

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

iii

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

iv

1. INTRODUO
1.1 Concepo de lajes mistas
Uma laje mista o resultado da associao de uma chapa de ao, a que sobreposta uma camada de beto. Na fase inicial do processo construtivo a chapa funciona como uma cofragem para colocao do beto, e aps o endurecimento deste ltimo intervm como uma armadura de traco para momentos positivos. Assim, para resistir a momentos flectores positivos o beto funciona compresso e o ao da chapa traco, garantido o conjunto um binrio de foras resistente. A principal diferena para o beto armado consiste na aderncia entre os dois materiais, que no caso de lajes mistas necessita de uma verificao e ateno especficas. A chapa perfilada PC65 da COLABORANTE apresenta caractersticas apropriadas para que em obra a respectiva ligao ao beto seja adequada.

1.2 Campo de aplicao


As lajes mistas ao-beto com chapa perfilada apresentam diversas vantagens relativamente a solues tradicionais, na medida em que como as chapas de ao so mais leves do que as cofragens convencionais, o respectivo manuseamento e colocao em obra so consideravelmente mais fcil e rpida. Por outro lado, dado que a chapa perfilada alm de armadura resistente ela prpria uma cofragem autoportante deixa de ser necessria a fase da descofragem, e a utilizao de escoramentos muito reduzida ou mesmo dispensada. Uma vez que as lajes so nervuradas existe ainda uma reduo do volume e peso de beto, por comparao com uma laje macia da mesma espessura. Atendendo a estes aspectos a utilizao de lajes mistas ao-beto proporciona uma assinalvel rapidez de montagem, assegurando economias significativas na construo em muitas situaes prticas. Esta soluo construtiva tem aplicao em edifcios habitacionais, bem como em superfcies comerciais, ou ainda em oficinas, indstrias e parques de estacionamento.

1.3 Outras aplicaes


Para alm do campo de aplicao das lajes mistas ao-beto, a chapa perfilada PC65 da COLABORANTE pode ser usada sob diversas formas nas estruturas, contribuindo ou no para a sua resistncia. Uma das aplicaes est relacionada com o respectivo funcionamento como mera cofragem autoportante em lajes ou em vigas mistas. Um exemplo prtico desta aplicao so as lajes de tabuleiros de pontes.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

2. Disposies construtivas
O Eurocdigo 4 Parte 1.1 impe alguns limites ao nvel da seco de beto e ao nvel das condies de apoio da chapa perfilada para uma correcta utilizao de uma laje mista ao-beto. Espessuras mnimas: Em relao seco transversal so definidas as seguintes espessuras mnimas: - para lajes sem funes de contraventamento ver Fig. 1.

40 80

Fig. 1 Espessuras mnimas [mm] da seco transversal de uma laje sem funes de contraventamento.

- para lajes com funes de diafragma ver Fig. 2.

50 90

Fig. 2 Espessuras mnimas [mm] da seco transversal de uma laje com funes de diafragma.

Condies de apoio: Ao nvel das condies de apoio de cada chapa perfilada so definidas as seguintes distncias mnimas: - apoio em vigas de ao ou beto ver Fig. 3 e Fig. 4, respectivamente.
75 50 50 50
50

75 50

a) Apoio extremo

b) Apoio intermdio largo

c) Apoio intermdio estreito

Fig. 3 Distncias mnimas [mm] de apoio da chapa em vigas metlicas.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

75 50

75 50 50 50
50

a) Apoio extremo

b) Apoio intermdio largo

c) Apoio intermdio estreito

Fig. 4 Distncias mnimas [mm] de apoio da chapa em vigas de beto armado.

- para apoio em vigas de outros materiais ver na Fig. 5.

100 70

100 70 70 70
70

a) Apoio extremo

b) Apoio intermdio largo

c) Apoio intermdio estreito

Fig. 5 Distncias mnimas [mm] de apoio da chapa para outros materiais.

Armaduras: No beto so necessrias armaduras com diversas finalidades: - requerida uma armadura de distribuio para atender retraco do beto e distribuio de cargas pontuais que deve ser colocada a 25 mm da superfcie superior de beto (ver Fig. 6).

25

Fig. 6 Armadura de distribuio.

- Podem existir ainda armaduras para garantir a continuidade e limitar a fendilhao sobre os apoios intermdios (momentos flectores negativos). Para vos no muito distintos a armadura de continuidade deve ser prolongada para alm do apoio de cerca de 1/3 do vo, e colocada a uma profundidade de 25 mm como especificado na Fig. 7.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

0.3x(L1+L2) 25

L1

L2

Fig. 7 Prolongamento da armadura de continuidade sobre os apoios intermdios para vos aproximadamente iguais.

- A meio vo para um aumento de resistncia aos momentos flectores positivos. Estas ltimas podem ainda ser necessrias para satisfazer o estado limite relativo resistncia ao fogo. Caso existam, devem ser colocadas centradas nas respectivas nervuras e elevadas 30 mm em relao chapa perfilada (ver Fig. 8), podendo ser interrompidas na zona dos apoios.

30
Fig. 8 Disposio da armadura adicional para momentos positivos.

Na Fig. 9 representam-se esquematicamente as trs armaduras mencionadas.

ARMADURA

ARMADURA DE DISTRIBUIO

ARMADURA NO APOIO

Fig. 9 Disposio de todas as armaduras.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

Fixaes: As chapas devem ser fixadas em todos os apoios definitivos. No mnimo, deve existir uma fixao por cada duas nervuras de chapa perfilada (ver Fig. 10). Contudo fica ao critrio do projectista a definio deste parmetro tendo em conta as cargas de construo previstas, e essencialmente a aco do vento. No caso de apoio em vigas metlicas corrente o uso de conectores e de parafusos auto-roscantes para a execuo destas fixaes. Para apoio em vigas de beto se estas foram executadas em estado prvio, tambm corrente o uso de parafusos autoroscantes; caso a betonagem das vigas e das lajes mistas seja conjunta a chapa perfilada ter de ser fixada cofragem das vigas atravs de elementos removveis aps a betonagem, que no podero danificar a laje mista.

Fig. 10 Fixao das chapas nos apoios (usando conectores soldados).

A Fig. 11 mostra a largura mnima de apoio de um escoramento provisrio: 80 mm.


80

L/2

L/2

Fig. 11 Apoio das chapas em escoramentos provisrios.

Na fase de betonagem necessrio garantir que os extremos da laje sejam vedados para evitar a fuga do beto e assegurar a possibilidade de uma correcta vibrao do beto. corrente o uso de remates de chapa metlica adequados geometria especfica das chapas perfiladas, que a COLABORANTE tambm se encontra em condies de fornecer.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

3. INDICAES COMPLEMENTARES
3.1 Aumento da resistncia de corte longitudinal
Com frequncia em lajes mistas com mais de 2m de vo a carga que, para alm do peso prprio, pode ser aplicada laje vem limitada pela resistncia ao esforo de corte longitudinal mobilizvel na interface chapa-beto. Esta limitao pode, no entanto, ser ultrapassada mediante a colocao de conectores tipo perno com cabea nas extremidades do vo, soldados atravs da chapa s vigas metlicas de apoio (ver Fig. 12). Solues recorrendo a outro tipo de conectores so tambm viveis.

dp FSd VSd

LS
Fig. 12 Conector tipo perno na extremidade.

No Subcaptulo 9.7.4 do EC4 Parte 1.1 exposto que os referidos conectores devem ser dimensionados para uma fora de corte igual fora instalada na chapa perfilada em estado limite ltimo. A resistncia ao corte de um conector tipo perno determinada a partir do valor mnimo estabelecido pelas seguintes trs expresses: - Ppb, Rd = k d do t f yp ,d (Expresso 9.10 do EC4 Parte 1.1);

- PRd =

0.8 f u d 2 k t (Expresso 6.18 do EC4 Parte 1.1); 4 V

- PRd = sendo:

0.29 d 2 f ck E cm

k t (Expresso 6.19 do EC4 Parte 1.1).

- k = 1 +

a 6.0 (Expresso 9.11 do EC4 Parte 1.1) d do

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

hsc h + 1, se 3 < sc 4 0.2 d d - k = h , se sc > 4 1 d

(Expresses 6.20 e 6.21 do EC4 Parte 1.1)

- kt =

0.7 b o hsc 1 (Expresso 6.23 do EC4 Parte 1.1) nr h p h p

3.2 Proteco ao fogo


O EC4 Parte 1.2 estabelece no Subcaptulo 2.1.2 os seguintes critrios de verificao num fogo: E (integridade), I (isolamento) e R (resistncia mecnica). De acordo com o Subcaptulo 4.3.2 do EC4 Parte 1.2, lajes mistas sem proteco especial ao fogo e dimensionadas de acordo com o EC4 Parte 1.1, como o caso das lajes executadas com a chapa perfilada PC 65 da COLABORANTE, apresentam resistncia ao fogo de pelo menos 30 minutos quando se usa o critrio R. No caso de se pretender adoptar lajes mistas com resistncia ao fogo superior a 30 minutos poder-se- recorrer a uma ou mais das seguintes medidas: - Colocao de armaduras adicionais dispostas longitudinalmente no interior das nervuras e com a proteco oferecida pelo beto (Fig. 8); - Adopo de proteces na face inferior da chapa perfilada atravs de: - Tectos falsos adequados (por exemplo, com recurso a placas de gesso cartonado); - Projeco de argamassa; - Pintura com tinta intumescente.

3.3 Isolamento acstico


A avaliao do desempenho acstico foi efectuada recorrendo a modelos de simulao do comportamento acstico de lajes em geral. Assim sendo os resultados obtidos no so mais do que estimativas do desempenho acstico orientadoras da seleco e clculo deste tipo de produtos. Tanto o isolamento a sons de percusso como a absoro sonora so correntes para as caractersticas de massa e revestimento apresentadas. Entendeu-se assim subdividir o comportamento acstico segundo duas perspectivas: - Soluo simples (apenas a laje mista); - Soluo composta, em que alm da laje mista adoptada uma laje flutuante e/ou um tecto falso complementares.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

Soluo simples A reduo sonora a Sons Areos descrita pelo ndice de reduo sonoro a sons areos - Rw (NP EN 20140-3:1998) de que se apresenta na Tabela 1 a estimativa de variao em funo da espessura total da laje.
Tabela 1 Estimativa do ndice de reduo sonoro a sons areos - Rw. H [cm] Rw [dB] Incerteza do modelo de clculo para intervalo de confiana de 95% 12 45 1.5 14 48 1.7 16 50 2.1 18 52 2.5 20 53 2.9

O isolamento sonoro a Sons de Percusso do sistema simples deve ser considerado apenas como referencial pois para potenciar esta caracterstica acstica deve-se recorrer a uma soluo do sistema composto. descrito pelo ndice de isolamento sonoro a sons de percusso - Lnw (NP EN ISSO 140-6:2000), de que se apresenta na Tabela 2 a estimativa de variao em funo da espessura total da laje.
Tabela 2 Estimativa do ndice de isolamento sonoro a sons de percusso - Lnw. H [cm] Lnw [dB] Incerteza do modelo para intervalo de confiana de 95% 12 75 2.6 14 72 1.9 16 69 1.1 18 67 0.9 20 67 0.8

A Absoro Sonora do sistema simples - Sabine - retrata apenas as caractersticas das superfcies de acabamento, ou seja superiormente o beto afagado e inferiormente a chapa lacada rigidamente apoiada. Os valores apresentados na Tabela 3 foram adaptados de ensaios publicados, e expressam a absoro sonora mdia das frequncias centrais de banda de oitava de 500Hz, 1000Hz e 2000Hz - Sabine media.
Tabela 3 Absoro sonora - Sabine. Beto afagado Chapa lacada rigidamente apoiada 0.03

Sabine media

0.05

Soluo composta A soluo composta permite sob o ponto de vista acstico potenciar o comportamento deste sistema, quer ao nvel da reduo sonora a sons areos e de percusso, quer ao nvel da absoro sonora. Os valores de incremento de desempenho acstico foram calculados com base em especificaes correntes, e destinam-se apenas a dar indicao do potencial de desempenho acstico deste tipo de lajes mistas e solues complementares.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

Na Tabela 4 apresentam-se estimativas dos acrscimos da soluo composta relativamente soluo simples caracterizada nas tabelas anteriores.
Tabela 4 Incremento de desempenho acstico.

Rw [dB]
Lajeta flutuante de betonilha armada com fibra de vidro sobre elemento resiliente com atravancamento total de 10cm. Tecto falso base de gesso cartonado com caixa de ar no inferior a 15cm dotada de manta fonoabsorvente. Composio mista com base na laje e tecto referidos aplicados em simultneo. 10 8 5

Lnw [dB]
18

Sabine media
0.40 (alcatifa) 0.70 (fibras projectadas) 0.40 (alcatifa) 0.70 (fibras projectadas)

22

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

10

4. Caractersticas mecnicas e geomtricas das chapas, do beto e da seco mista


4.1 Caractersticas mecnicas
Chapa PC65 - Fabrico: A folha de ao de carbono de qualidade estrutural revestida por um banho quente contnuo de zinco - Norma: ................................................................................................... EN 10147 - Classe mnima: ......................................................................................... S280GD+Z - Valor caracterstico mnimo da tenso de cedncia do ao da chapa : .............. fyb = fyp = 280 MPa - Valor caracterstico mnimo da tenso de rotura do ao da chapa: ........................ fu = 360 MPa - Mdulo de elasticidade do ao da chapa: ....................................................... E = 210 GPa - Massa do revestimento de zinco: .................................................................... 275 g/m2 - Espessura do revestimento de zinco: .......................................................... 0.02 mm/face - Coeficiente parcial de segurana para estados limites ltimos: ................... a = m0 = m1 = 1.00 Beto - Classe mnima: ............................................................................................ C20/25 - Valor caracterstico mnimo da tenso de rotura do beto compresso aos 28 dias de idade: ............................................................................................ fCK = 20 MPa - Peso volmico do beto armado: .................................................................... 25 kN/m3 - Peso volmico do beto armado fresco: ............................................................ 26 kN/m3 - Coeficiente parcial de segurana para estados limites ltimos: ................................ C = 1.50 Ao em varo ou rede electrossoldada - Classe: ......................................................................................................... A500 - Valor caracterstico da tenso de cedncia traco do ao das armaduras: .......... fyk = 500 MPa - Coeficiente parcial de segurana para estados limites ltimos: ................................. S = 1.15

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

11

4.2 Caractersticas geomtricas


Chapa PC65 A geometria de uma chapa perfilada PC65 est ilustrada na Fig. 13.

96

215

45

5 5 23 65 8

65

Fig. 13 Geometria [mm] de uma unidade de chapa perfilada Colaborante PC 65.

Existem 4.65 nervuras/m (9.3 almas/m). Na Tabela 5 apresenta-se a espessura de clculo e o peso prprio desta chapa por unidade de rea.
Tabela 5 - Peso prprio de clculo da chapa perfilada Colaborante PC 65. Chapa e = 0,8 mm e = 1,0 mm Espessura de clculo [mm] 0.76 0.96 Peso prprio [kN/m2] 0.09 0.11

e espessura comercial da chapa

Para a verificao aos estados limites em que a chapa perfilada intervm como elemento estrutural sem a colaborao do beto fase de cofragem ou em funcionamento conjuntamente com aquele material fase mista - fundamental conhecer as propriedades geomtricas da correspondente seco transversal. Como se ilustra na Seco 5, para cada verificao a realizar ser necessrio considerar uma seco transversal de chapa diferente. Esta situao deve-se, por um lado, necessidade de considerar os fenmenos de instabilidade na fase de cofragem da chapa (habitual em estruturas metlicas) e, por outro lado, ausncia de regras claras no EC4, sobre as verificaes em fase mista. Apresentam-se de seguida as propriedades geomtricas a considerar em cada uma das seces transversais. Por simplificao, nas Figuras 13 a 17, sero apenas exibidas duas nervuras. - Seco A: serve para verificar a resistncia da chapa aos momentos flectores positivos de clculo em fase de cofragem, e para determinao da flecha em servio em fase definitiva.

yG

Fig. 14 Seco transversal A.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

12

Tabela 6 Propriedades geomtricas da Seco transversal A. Chapa e = 0,8 mm e = 1,0 mm yG [cm] 3.32 3.50 Ip [cm4/m] 49 65 Wp [cm3/m] 15 19

yG Posio do eixo neutro da seco transversal da chapa; IP Momento de inrcia da seco transversal da chapa por metro de largura; Wp Mdulo de flexo da seco transversal da chapa por metro de largura.

- Seco B: serve para verificar a resistncia da chapa a momentos flectores negativos de clculo em fase de cofragem.

yG

Fig. 15 Seco transversal B.

Tabela 7 - Propriedades geomtricas da Seco transversal B. Chapa e = 0,8 mm e = 1,0 mm yG [cm] 4.52 4.40 Ip [cm4/m] 56 76 Wp [cm3/m] 12 17

- Seco C: serve para verificar a resistncia da chapa ao esforo transverso de clculo na fase de cofragem, os momentos flectores positivos de clculo em fase mista e a flecha de servio na fase mista.

yG

Fig. 16 Seco transversal C.

Tabela 8 - Propriedades geomtricas da Seco transversal C. Chapa e = 0,8 mm e = 1,0 mm yG [cm] 4.24 4.25 Ap [cm2/m] 7.44 9.40 Ip [cm4/m] 64 81

AP rea da seco transversal da chapa por metro de largura.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

13

- Seco D: serve para verificar a resistncia ao esforo transverso de clculo em fase mista.

yG

Fig. 17 Seco transversal D.

Tabela 9 - Propriedades geomtricas da Seco transversal D. Chapa e = 0,8 mm e = 1,0 mm yG [cm] 2.86 2.86 Asl [cm2/m] 4.06 5.14 bw [cm/m] 36.4 36.4

ASl = AP rea da seco transversal da chapa; bw somatrio das larguras das nervuras ao nvel do centro de gravidade por metro de largura.

- Seco E: serve para verificar a resistncia ao esforo de corte longitudinal de clculo em fase mista.

yG

Fig. 18 Seco transversal E.

Tabela 10 - Propriedades geomtricas da Seco transversal E. Chapa e = 0,8 mm e = 1,0 mm yG [cm] 3.85 3.86 Ap [cm2/m] 10.52 13.30

Laje mista com chapa PC65 Peso prprio (G) das lajes mistas em funo da respectiva espessura total (H):
Tabela 11 Peso prprio das lajes. H [cm] G [kN/m ]
2

12 2.1

14 2.6

16 3.1

18 3.6

20 4.1

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

14

rea da lajeta de beto acima das nervuras (Act) em funo da espessura total (H) da laje mista:
Tabela 12 rea de lajeta. H [cm] Act [cm ]
2

12 550

14 750

16 950

18 1150

20 1350

Parmetros m e k para a verificao da resistncia de clculo ao esforo de corte longitudinal em funo da chapa (conforme o Relatrio dos Ensaios Experimentais):
Tabela 13 Parmetros m e k. Chapa e = 0,8 mm e = 1,0 mm m [N/mm2] 87.46 147.40 k [N/mm2] 0.1047 0.0551

Inrcia das lajes mistas considerando para o beto uma seco no fissurada [cm4/m] (homogeneizao em ao):
Tabela 14 Inrcia no fissurada. e [mm] xu [cm] Icu [cm /m] xu [cm] Icu [cm /m]
4 4

H [cm] 12 4.98 730 5.06 761 14 5.89 1152 5.99 1197 16 6.83 1731 6.93 1794 18 7.79 2496 7.90 2581 20 8.76 3475 8.87 3585

0.8

1.0

xu profundidade do eixo neutro Valores obtidos com um coeficiente de homogeneizao mdio n = Ea / Ec = 14, sendo Ea o mdulo de elasticidade do ao da chapa e Ec o mdulo de elasticidade do beto.

Inrcia das lajes mistas considerando para o beto uma seco fissurada [cm4/m] (homogeneizao em ao):
Tabela 15 Inrcia fissurada. e [mm] xc [cm] Icc [cm /m] xc [cm] Icc [cm /m]
4 4

H [cm] 12 3.11 296 3.39 352 14 3.59 457 3.92 544 16 4.02 664 4.40 792 18 4.41 919 4.84 1097 20 4.78 1221 5.26 1462

0.8

1.0

xc profundidade do eixo neutro Valores obtidos com n = Ea / Ec = 14.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

15

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

16

5. ELEMENTOS DE CLCULO
Apesar da maioria dos aspectos referidos nesta Seco estarem descritos no Eurocdigo 4, procedeu-se a uma particularizao das verificaes a realizar ao caso da chapa perfilada PC65, pelo que o contedo aqui expresso deve ser entendido exclusivamente no contexto deste perfil. O Captulo 9.3 do EC4 Parte 1.1 refere as seguintes situaes a serem consideradas para o dimensionamento de uma laje mista: - quando a laje funciona em fase mista. - quando a chapa perfilada funciona em fase de cofragem;

5.1 Fase mista


A verificao da segurana de uma laje em fase mista integra o controlo dos seguintes estados limites: - Estados Limites de Servio: fendilhao do beto e flecha da laje; - Estados Limites ltimos: a segurana ao momento flector positivo, ao momento flector negativo, ao esforo transverso, ao esforo de corte longitudinal e ao punoamento. O Subcaptulo 9.3.3 do EC4 - Parte 1.1, referente s aces, reencaminha o projectista para o EC1 Parte 1.1. As aces a considerar so, em geral: os pesos prprios da laje, das paredes divisrias, dos revestimentos, e de outras cargas permanentes bem como as sobrecargas e outras aces variveis.

5.1.1 Estados Limites de Servio


Os estados limites de servio referentes ao controlo da fendilhao de beto e da flecha da laje esto regulamentados no Captulo 9.8 do EC4 - Parte 1.1. O Subcaptulo 9.4.2 do EC4 Parte 1.1 sugere a adopo de uma anlise linear elstica para a determinao dos esforos referentes aos estados limites de servio. 5.1.1.1 Fendilhao do beto A fendilhao do beto devida aos momentos flectores negativos est regulamentada no Subcaptulo 9.8.1 do EC4 Parte 1.1, que por sua vez reencaminha o projectista para o Captulo 7.3 do EC2 Parte 1.1 que fornece as seguintes opes: determinao de uma armadura mnima sem clculo directo, ou clculo da largura de fendas no beto para verificar se esta excede ou no o limite pr-estabelecido.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

17

Como se ver na Seco 4.2.2 do presente documento existe a possibilidade de o projectista dimensionar uma laje mista contnua como uma srie de lajes simplesmente apoiadas. Nesse caso o Subcaptulo 9.8.1 do EC4 Parte 1.1 impe uma quantidade mnima de armadura, que corresponde a 0.4% ou 0.2% da seco consoante se disponha ou no de escoramento durante o processo construtivo. Para atender retraco do beto e distribuio de cargas pontuais deve ser usada na face superior da laje uma armadura mnima de 0.1% da seco em ambas as direces, com um mnimo de 0.80 cm2/m, por direco (Subcaptulo 9.2.1 do EC4 - Parte 1.1). As percentagens referem-se rea de beto acima das nervuras (lajeta). As armaduras e/ou redes electrossoldadas a colocar sero da classe A500, posicionadas a 25 mm da superfcie de beto.

5.1.1.2 Flecha Esta verificao est regulamentada no Subcaptulo 9.8.2 do EC4 Parte 1.1, que indica que o projectista tem duas possibilidades de controlar a flecha da laje em fase mista: a) por via indirecta, recorrendo razo vo / altura til (l/d) cujos valores limite esto definidos na tabela 7.4N do Subcaptulo 7.4.2 do EC2 Parte 1.1 (considerar beto levemente solicitado, isto , com =0.5%). Posteriormente recomenda-se que o projectista corrija o valor obtido na tabela com a relao de tenses expressa pela razo: 310/S (expresso 7.17), sendo S a tenso na chapa ao nvel do correspondente centro de gravidade da seco transversal, calculada para a combinao rara e considerando para a seco de beto a inrcia fissurada. A seco transversal a usar para a chapa PC65 a Seco transversal A, uma vez que a que corresponde aproximadamente a um =0.5% na maioria das lajes; b) por via directa, calculando a flecha. Para o momento de inrcia da seco de beto pode tomar-se a mdia dos valores da seco no fissurada e da seco fissurada. Para o coeficiente de homogeneizao (n=Ea/Ec) adopta-se a mdia dos valores a curto prazo e a longo prazo. O EC4 Parte 1.1 no estabelece limites mximos para as flechas, devendo o projectista impor limites adequados ou basear-se no EC2 ou no EC3.

5.1.2 Estados Limites ltimos


Estes estados limites esto regulamentados no Captulo 9.7 do EC4 - Parte 1.1. O Subcaptulo 9.4.2 do EC4 Parte 1.1 permite a utilizao dos seguintes mtodos de anlise para os estados limites ltimos: - anlise linear elstica; - anlise rgido-plstica global, desde que a seco tenha adequada ductilidade; - anlise elasto-plstica, tendo em conta o comportamento no linear do material.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

18

Dadas as propriedades muito prprias destas lajes o EC4 permite ainda: - redistribuir os momentos negativos nos apoios at 30%, aumentando os respectivos momentos positivos nos vos adjacentes, desde que os efeitos da fendilhao do beto no tenham sido tidos em conta na determinao dos esforos de clculo; - usar anlise plstica sem verificar a capacidade de rotao se o vo for inferior a 3 m e o ao utilizado seja da classe C (EC2 Parte 1.1); - dimensionar uma laje contnua como uma srie de lajes simplesmente apoiadas, desde que se coloque sobre os apoios intermdios uma armadura mnima (ver 4.2.1.1). A combinao de aces a utilizar : pSd = G G + Q Q sendo: - pSd a carga para verificao ao estado limite ltimo em fase mista; - G = 1.35 o factor de segurana parcial relativo s aces permanentes; - Q = 1.50 o factor de segurana parcial relativo s aces variveis; - G o valor caracterstico das aces permanentes; - Q o valor caracterstico das aces variveis. 5.1.2.1 Momento flector positivo O Subcaptulo 9.7.2 do EC4 Parte 1.1 aborda a determinao de capacidade resistente flexo, sendo que para momentos flectores positivos e para a chapa PC65 se aplica o seguinte procedimento, baseado na Fig. 19: 1. Determinao da profundidade do eixo neutro plstico (xpl):

Ap x pl = 0.85

f yp

a
f ck

2. Determinao do momento flector resistente (Mp,Rd):

M p , Rd = A p

f yp

d p 0.5 x pl

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

19

sendo: - Ap a rea da chapa perfilada (Seco transversal C); - fyp a resistncia traco da chapa; - a o coeficiente de segurana da chapa; - fck o valor da resistncia caracterstica do beto; - c o coeficiente parcial de segurana relativo ao beto; - b a largura de laje em anlise (normalmente 1 m); - dp a profundidade do centro de gravidade da chapa. A Seco transversal a utilizar a C pois corresponde seco bruta retirando as bossas.

1 eixo que passa pelo centro de gravidade da chapa Fig. 19 Distribuio de tenses para momentos positivos para o perfil PC65.

5.1.2.2 Momento flector negativo No Subcaptulo 9.7.2 do EC4 Parte 1.1 referida a determinao da resistncia da laje mista aos momentos flectores negativos, desprezando para tal a contribuio da chapa perfilada. O procedimento a utilizar, baseado na Fig. 20, o seguinte: 1. Determinao da profundidade do eixo neutro plstico (xpl):
As x pl = 0.85 f sk

s
bc

f ck

2. Determinao do momento flector resistente (Mp,Rd):


M p , Rd = As f sk d s 0.5 x pl

sendo: - As a rea da armadura; - fsk a resistncia caracterstica traco da armadura; - s o coeficiente parcial de segurana relativo ao ao das armaduras; - fck a resistncia compresso caracterstica do beto; - c o coeficiente de segurana do beto; - bc = 25.6cm/m a largura das nervuras formadas a partir de um perfil PC65; - ds a altura til da armadura.
FEUP / LABEST Julho / 2006 Documento de apoio ao projectista

20

Fig. 20 Distribuio de tenses para momentos positivos para o perfil PC65.

5.1.2.3 Esforo transverso O Subcaptulo 9.7.5 do EC4 Parte 1.1 remete para o Subcaptulo 6.2.2 do EC2 Parte 1.1 a determinao da capacidade resistente da laje mista ao esforo transverso, cuja expresso para elementos sem armaduras de corte :

V Rd ,c = C Rd ,c k (100 l f ck ) 3 b w d v min bw d

onde: - C Rd ,c =
0.18

uma tenso de referncia [MPa];

- c: coeficiente parcial de segurana do beto; - k = 1+

200 2.0 ; d

- d a altura til da chapa de ao [mm] (Seco transversal D, pois a que corresponde armadura que contribui para a resistncia ao esforo transverso); - l =
Asl 0.02 ; bw d

- Asl armadura na zona traccionada; - bw = 364 mm /m a largura da nervura ao nvel do centro das bossas num perfil PC65 [mm] (Seco transversal D); - fck: resistncia caracterstica do beto compresso [MPa];
3

- v min = 0.035 k 2 f ck 2 . Esta frmula para determinao do esforo transverso resistente no foi concebida para este tipo de lajes, em que a armadura muito distribuda e pouco aderente. Deve o projectista considerar apenas a parte da seco transversal que resiste ao esforo transverso. Recomenda-se o uso da Seco transversal D na presena de momentos flectores positivos. Sobre apoios intermdios (momentos flectores negativos) deve usar-se a armadura de continuidade.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

21

5.1.2.4 Esforo de corte longitudinal O Subcaptulo 9.7.3 do EC4 Parte 1.1 apresenta dois mtodos de clculo para a verificao da resistncia ao esforo de corte longitudinal de uma laje mista: o mtodo m-k e o mtodo da conexo parcial. De acordo com os dados disponveis apenas ser usado o mtodo m-k. A respectiva frmula :

Vl , Rd =

b d p m Ap b L + k VS S

onde: - Vl,Rd o esforo de corte longitudinal resistente [N]; - b a largura em anlise (usualmente 1m) [mm]; - dp a distncia do centro de gravidade da chapa superfcie superior de beto [mm]; - VS = 1.25 o coeficiente de segurana da conexo; - Ap a rea efectiva da Seco transversal A da chapa [mm2]; - m e k so os parmetros do mtodo obtidos dos ensaios experimentais para o tipo de laje em estudo [N/mm2]. - LS o vo de corte [mm]; Segundo o EC4 LS deve ser tomado como: - L/4 para cargas uniformemente distribudas e lajes simplesmente apoiadas. Refere ainda o EC4 que para lajes contnuas pode ser usado um vo L isostaticamente equivalente; assim para vos internos L = 0.8 L e para vos externos L = 0.9 L; - a distncia entre a carga e o apoio para cargas concentradas dispostas simetricamente; - para outros carregamentos deve ser baseado em ensaios, ou tomado como o cociente entre o momento mximo e o esforo transverso mximo. A seco transversal a utilizar a Seco transversal E, dado que os parmetros m e k foram obtidos dos ensaios usando as propriedades mecnicas da seco transversal bruta.

5.1.2.5 Punoamento O Subcaptulo 9.7.6 do EC4 Parte 1.1 remete para o Subcaptulo 6.4.4 do EC2 Parte 1.1 a determinao da capacidade resistente ao punoamento de uma laje mista, sendo ento:

v Rd ,c = C Rd ,c k (100 l f ck ) 3 v min

cujos diferentes parmetros e smbolos j foram descritos na Seco 5.2.2.3.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

22

O valor da tenso de corte actuante de clculo vEd :

v Ed =

V Ed ui d

sendo: - um parmetro que tem em conta a excentricidade da carga (consultar Subcaptulo 6.4.4 do EC2 Parte 1.1). - VEd o esforo de corte actuante de clculo no permetro crtico considerado; - ui o permetro de controlo; - d a altura til. O permetro crtico definido no Subcaptulo 9.7.6 do EC4 Parte 1.1, tal como ilustrado na Fig. 21.

Seco A-A Fig. 21 Definio do permetro critico para o punoamento.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

23

5.2 Fase de cofragem


A verificao da segurana de uma chapa perfilada em fase de cofragem enquadra-se no mbito do Eurocdigo 3 referente a estruturas metlicas. Assim necessrio controlar: 5.2.1 Estado Limite de Servio Isto , a flecha (Captulo 9.6 do EC4 - Parte 1.1); 5.2.2 Estados Limites ltimos Isto , a segurana envolvendo: - momentos flectores positivos e negativos (Subcaptulo 6.1.4.1 do EC3 - Parte 1.3); - esforo transverso (Subcaptulo 6.1.5 do EC3 - Parte 1.3); - foras transversais locais (Subcaptulo 6.1.7.3 do EC3 - Parte 1.3); - combinao de esforo transverso com momentos flectores (Subcaptulo 6.1.10 do EC3 - Parte 1.3); - combinao de foras transversais locais com momentos flectores (Subcaptulo 6.1.11 do EC3 - Parte 1.3). Na maioria das situaes prticas estas verificaes servem apenas para decidir a quantidade de escoramento a colocar. Em relao ao mtodo de anlise, o Subcaptulo 9.4.1 do EC4 Parte 1.1 reencaminha o projectista para o EC3 Parte 1.3. Assinala-se que no Subcaptulo 9.4.1 do EC4 Parte 1.1 o projectista impedido de redistribuir os momentos flectores em fase de cofragem quando so usados escoramentos na fase de cofragem.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

24

6. TABELAS DE DIMENSIONAMENTO
6.1 Pressupostos
Em relao ao dimensionamento da laje mista, foram adoptadas as seguintes condies: - Redistribuio de esforos no momento negativo sobre apoio interior de 30%; - Determinao dos momentos negativos sobre os apoios contnuos realizada na seco de face do apoio. Sups-se esta a 5 cm do centro do apoio; - Determinao do esforo transverso numa seco distante da face apoio de uma distncia correspondente altura til da laje. Sups-se 15 cm, o somatrio da altura til da laje com a distncia da face do apoio ao seu centro. - Recobrimento das armaduras de continuidade: 25 mm. - Betes C20/25 e C30/37, e Ao A500; - Outras cargas permanentes (revestimentos, divisrias, etc.) so integradas na parcela da sobrecarga; - Recobrimento da armadura: c = 20 mm (a adicionar posteriormente revestimentos); - Estados Limites considerados: - Servio: fendilhao do beto (wk = 0.4 mm, = 10 mm) e deformao da laje atravs da razo vo/altura til (l/d especificado no EC2); - ltimos: momentos flectores; esforo transverso e esforo de corte longitudinal. Em relao ao dimensionamento da chapa como cofragem, foram admitidos as seguintes hipteses: - Cargas de construo: Q = 1.75 kN/m2 (ver Exemplos 1 e 2 da Seco 7). Carga adicional ao peso prprio dos materiais a considerar na fase de betonagem (ver EC1 - Parte 1.6, Subcaptulo 4.11.2); - Categoria 2 em relao s condies de apoio da chapa perfilada no suporte (tal implica um apoio com pelo menos 100 mm) e la = 10 mm; - Estados Limites considerados: - Servio: deformao (L/180); - ltimos: momentos flectores; esforo transverso, foras transversais locais. As tabelas para lajes com mais de um vo partem do princpio que os vos so aproximadamente iguais e que existe uma continuidade fsica da chapa perfilada no apoio central. Foi considerada alternncia de sobrecargas.

Uma vez que nas lajes contnuas a influncia da resistncias ao momento flector negativo e ao esforo transverso so importantes e, para estas a contribuio da classe de beto fundamental, foram elaboradas duas tabelas para o caso de lajes contnuas, correspondentes a dois betes diferentes.
25

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

6.2 Tabelas
6.2.1 Espessura de chapa e = 0.8 mm
Tabela 16 Tabelas de dimensionamento directo para lajes com chapa de e = 0.8 mm.

C20/25 L [m] 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0 3.2 3.4 3.6 3.8 4.0 4.2 4.4 4.6 4.8 5.0 H [cm] 12 20.2 16.3 13.0 10.7 8.8 7.4 6.3 5.4 4.7 4.1 3.5 2.8 2.1 14 22.8 19.7 16.2 13.3 11.0 9.3 7.9 6.8 5.9 5.1 4.4 3.9 3.4 2.7 16 25.3 21.8 19.1 15.9 13.2 11.1 9.5 8.1 7.0 6.1 5.3 4.6 4.1 3.6 3.1 2.5 18 27.6 23.8 20.8 18.4 15.4 13.0 11.0 9.5 8.2 7.1 6.2 5.4 4.8 4.2 3.7 3.2 2.8 2.3 20 29.8 25.7 22.4 19.8 17.6 14.8 12.6 10.8 9.4 8.1 7.1 6.2 5.4 4.8 4.2 3.7 3.2 2.8 2.4 L [m] 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0 3.2 3.4 3.6 3.8 4.0 4.2 4.4 4.6 4.8 5.0 H [cm] 12 12.4 10.4 8.9 8.3 7.9 7.5 7.3 6.8 5.9 5.2 4.5 3.8 3.2 2.6 2.2 14 15.0 12.7 10.8 9.3 8.2 7.8 7.4 7.1 6.8 6.5 5.7 5.1 4.5 4.0 3.6 3.2 2.7 2.3 16 17.7 14.9 12.7 11.0 9.6 8.4 7.6 7.2 6.9 6.6 6.4 6.1 5.4 4.8 4.3 3.8 3.4 3.1 2.8 18 20.4 17.1 14.6 12.6 11.0 9.7 8.6 7.7 7.0 6.7 6.4 6.2 5.9 5.6 5.0 4.5 4.0 3.6 3.2 20 23.1 19.4 16.5 14.3 12.5 11.0 9.7 8.6 7.7 6.9 6.4 6.2 5.9 5.7 5.5 5.1 4.6 4.1 3.7 L [m] 1,4 1,6 1,8 2,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3,0 3,2 3,4 3,6 3,8 4,0 4,2 4,4 4,6 4,8 5,0

C30/37 H [cm] 12 15.6 13.2 11.3 10.5 9.9 9.2 7.9 6.8 5.9 5.2 4.6 4.0 3.6 3.2 2.9 2.5 14 19.0 16.0 13.8 12.0 10.5 9.9 9.4 8.5 7.4 6.5 5.7 5.1 4.5 4.0 3.6 3.2 2.9 2.6 16 22.3 18.9 16.2 14.1 12.4 11.0 9.8 9.3 8.9 7.8 6.8 6.1 5.4 4.8 4.3 3.8 3.4 3.1 2.8 18 25.7 21.7 18.7 16.2 14.3 12.6 11.3 10.1 9.2 8.8 8.0 7.1 6.3 5.6 5.0 4.5 4.0 3.6 3.2 20 29.1 24.6 21.1 18.3 16.1 14.3 12.7 11.4 10.3 9.3 8.6 8.1 7.2 6.4 5.7 5.1 4.6 4.1 3.7

Ver Legenda pg.28


FEUP / LABEST Julho / 2006 Documento de apoio ao projectista

26

6.2.2 Espessura de chapa e = 1.0 mm


Tabela 17 Tabelas de dimensionamento directo para lajes com chapa e = 1.0 mm.

C20/25 L [m] 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0 3.2 3.4 3.6 3.8 4.0 4.2 4.4 4.6 4.8 5.0 H [cm] 12 21.9 19.0 16.6 14.8 13.3 11.9 10.0 8.5 7.2 6.2 5.3 4.1 3.2 2.4 14 24.9 21.5 18.8 16.7 15.0 13.5 12.3 10.6 9.0 7.8 6.7 5.8 5.1 4.1 3.2 2.4 16 27.6 23.8 20.8 18.5 16.5 14.9 13.5 12.4 10.8 9.3 8.1 7.0 6.1 5.3 4.6 4.0 3.1 2.3 18 30.1 26.0 22.7 20.1 18.0 16.2 14.7 13.4 12.3 10.9 9.4 8.2 7.1 6.2 5.4 4.7 4.1 3.6 2.9 20 32.6 28.0 24.5 21.7 19.4 17.4 15.8 14.4 13.2 12.2 10.7 9.3 8.1 7.1 6.2 5.4 4.7 4.1 3.6 L [m] 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0 3.2 3.4 3.6 3.8 4.0 4.2 4.4 4.6 4.8 5.0 H [cm] 12 12.4 10.4 8.9 8.3 7.9 7.5 7.2 7.1 6.5 5.4 4.5 3.8 3.2 2.6 2.2 14 15.0 12.6 10.8 9.3 8.2 7.8 7.4 7.1 6.8 6.6 6.5 6.1 5.2 4.4 3.8 3.2 2.7 2.3 16 17.7 14.9 12.7 11.0 9.6 8.4 7.6 7.2 6.9 6.6 6.4 6.2 6.0 5.9 5.7 5.0 4.3 3.7 3.2 18 20.4 17.1 14.6 12.6 11.0 9.7 8.6 7.6 7.0 6.7 6.4 6.1 5.9 5.8 5.6 5.5 5.4 5.2 4.6 20 23.0 19.4 16.5 14.3 12.5 11.0 9.7 8.6 7.7 6.9 6.4 6.1 5.9 5.7 5.5 5.3 5.2 5.1 5.0 L [m] 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0 3.2 3.4 3.6 3.8 4.0 4.2 4.4 4.6 4.8 5.0

C30/37 H [cm] 12 15.6 13.2 11.3 10.5 9.9 9.4 9.0 8.7 8.4 8.0 7.0 6.1 5.4 4.7 4.2 3.7 2.9 2.3 14 18.9 16.0 13.8 12.0 10.5 9.9 9.4 9.0 8.6 8.3 8.1 7.6 6.7 5.9 5.3 4.7 4.1 3.7 3.2 16 22.3 18.9 16.2 14.1 12.4 11.0 9.8 9.3 8.9 8.5 8.2 7.9 7.7 7.1 6.3 5.6 5.0 4.4 3.9 18 25.7 21.7 18.6 16.2 14.2 12.6 11.2 10.1 9.1 8.7 8.4 8.1 7.8 7.5 7.3 6.5 5.8 5.2 4.6 20 29.1 24.6 21.1 18.3 16.1 14.3 12.7 11.4 10.3 9.3 8.6 8.2 7.9 7.6 7.4 7.2 6.6 5.9 5.3

Ver Legenda pg. 28

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

27

Legenda: L - Distncia entre apoios [m]; H Espessura total da laje [cm]; Os valores presentes nas tabelas representam os valores caractersticos da totalidade das aces adicionais a aplicar, para alm do peso prprio da laje (qk) em kN/m2. Factores que limitam o dimensionamento: - Esforo transverso vertical (VRdc) Esforo de corte longitudinal (VL,Rd) Flecha em servio (l/d) - Momento negativo de continuidade no apoio central (MRd-)

Necessidade de escoramento: Necessidade de um prumo de escoramento Necessidade de dois prumos de escoramento Necessidade de trs prumos de escoramento

6.2.3 Armaduras de distribuio (A500)


Tabela 18 Armadura de distribuio. H [cm] AS
dist

12 0.8

14 0.8

16 1.0

18 1.2

20 1.4

[cm /m]

6.2.4 Armaduras de fendilhao (10, A500)


Tabela 19 Armadura de fendilhao. H [cm] ASfend [cm2/m] e = 0.8 mm e = 1.0 mm 12 3.0 3.1 14 3.7 3.7 16 4.0 4.4 18 4.1 5.0 20 4.9 5.0

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

28

7. EXEMPLOS DE DIMENSIONAMENTO
Os exemplos que se seguem destinam-se a ilustrar o dimensionamento de lajes mistas executadas com chapas perfiladas PC65 da COLABORANTE. Num edifcio industrial, pretendem-se construir duas lajes mistas: - uma laje simplesmente apoiada com 2.6 m de vo, sujeita uma carga permanente adicional de 1.0 kN/m2 (revestimentos) e uma sobrecarga de utilizao de 5.0 kN/m2 (Exemplo 1); - uma laje contnua com dois tramos iguais, cada com 2.6 m submetida a uma carga permanente, para alm do peso prprio da laje de 2.5kN/m2 (revestimentos e paredes divisrias) e uma sobrecarga de utilizao de 5.0 kN/m2 (Exemplo 2). O beto a utilizar ser da classe C20/25 e o ao da classe A500.

7.1 Exemplo 1: Laje simplesmente apoiada


As tabelas de dimensionamento partem do princpio que toda a carga adicional ao peso prprio da laje includa na sobrecarga. Neste caso existem revestimentos e paredes divisrias. Para se obterem das tabelas valores coerentes deve-se multiplicar as restantes cargas permanentes por um factor de G / Q = 1.35 / 1.50, vindo a sobrecarga total: 1.0 x 1.35 / 1.5 + 5.0 = 5.9 kN /m2. De acordo com as tabelas de dimensionamento da Seco 6.2, seria necessrio uma laje de 12 cm de espessura total com uma chapa de espessura e = 0.8 mm. A mesma tabela indica a necessidade de uma linha de escoramento na fase de cofragem. Dado tratar-se de um caso corrente (sem limitao especial de flechas e fendilhao) possvel, com os valores indicados nas tabelas de pr-dimensionamento, considerar a estrutura dimensionada. Considerando o projectista de interesse verificar os pressupostos utilizados na elaborao das tabelas, poder encarar os valores das tabelas como indicativos e efectuar as verificaes expressas na Seco 5 deste documento. A ttulo ilustrativo procede-se em seguida s verificaes a realizar, e que permite justificar as concluses que acabam de ser obtidas apenas com as tabelas.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

29

7.1.1 Fase mista / Dimensionamento da laje (Perfil PC65, e = 0.8 mm)


7.1.1.1 Estados Limites de Servio Fendilhao do beto A armadura de distribuio vale:
AS ,dist = 0.1% Act 0.80cm 2 / m AS ,dist = 0.001 550 = 0.55 cm 2 / m 0.80cm 2 / m AS ,dist = 0.80cm 2 / m

Flecha De acordo com a Seco 5.1.1.2 a flecha poder ser verificada atravs da comparao da razo vo / altura til (l/d) com um valor limite. No Subcaptulo 7.4.2 do EC2 Parte 1.1 encontra-se l/d 26. Dados: l = 2.6 m = 260 cm; ht = 12 cm; yG= 3.32 cm (altura do centro de gravidade da Seco Transversal A); d = ht - yG= 12 3.32 = 8.68 cm; xC = 3.11 cm (profundidade do eixo neutro da seco mista fissurada); I = 296 cm4; (inrcia da seco mista fissurada). Clculos: p = G + Q = (2.1 + 1.0) + 5.0 = 8.1 kN/m2
+ M rara = 0.125 p l 2 = 0.125 8.1 2.6 2 = 6.85kN .m / m

S =
k S =

(8.68 3.11) = 128829kPa = 129MPa M 6.23 (d x C ) = 8 I 100 296 10


310

310 = 2.4 129

l 260 = 30.0 = d 8.68

l l = k S = 26 2.4 = 62.4 d lim d 0


Verificao:
30.0 62.4 OK

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

30

7.1.1.2 Estados Limites ltimos


De acordo com a Seco 5.1.2 as cargas a utilizar so: G = 2.1+ 1.0 = 3.1 kN / m2; Q = 5.0 kN/m2. A carga total vem: pSd = 1.35 x 3.1 + 1.5 x 5.0 = 11.7 kN/m2 Os esforos mximos foram obtidos para uma faixa de 1m de largura de laje (Fig. 21 a 23):

pSd

Fig. 22 Carga aplicada.

9.9

Fig. 23 Momentos flectores.

15.2

-15.2

Fig. 24 Esforos transversos para.

Assim os esforos mximos so: MSd = 9.9 kN.m/m e VSd = 15.2 kN/m. Momento flector positivo Dados: Ap = 7.44 cm2; fyp = 280 MPa; a = 1.00; fck = 20 MPa; C = 1.5; b = 1.0 m; ht = 12 cm; yG = 4.24 cm; dp = ht yG = 12 - 4.24 = 7.76 cm;

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

31

Clculo do momento flector positivo resistente de clculo:


280 1.00 = 0.0184m = 1.84cm = 20 0.85 1.0 1.5 7.44 10 4 280 10 3 7.76 10 2 0.5 1.84 10 2 = 14.2kN .m / m 1.00

x pl

M p , Rd = 7.44 10 4

Verificao: 9.9 14.2 OK

Esforo transverso Dados: C = 1.5;

C Rd ,c =

0.18 = 0.12MPa ; 1.5

ht = 12 cm; yG = 2.86 cm; dp = ht yG = 12 2.86 = 9.14 cm = 91.4 mm;

k = 1+

200 = 2.48 2.0 = 2.0 ; 91.4

Asl = 4.06 cm2; bw = 36.4 cm/m = 364 mm;

l =

Asl 4.06 = = 0.012 0.02 bw d p 36.4 9.14

fck = 20 MPa;
3

v min = 0.035 k 2 f ck 2 = 0.035 2.0 2 20 2 = 0.44 MPa

Clculo do esforo transverso resistente de clculo:


V Rd ,c = 0.12 2.0 (100 0.012 20 ) 3 364 91.4 0.44 364 91.4 V Rd ,c = 23032 14639 = 23032 N = 23.0kN
1

Verificao:

15.2 23.0 OK

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

32

Esforo de corte longitudinal

Dados: b = 1000 mm/m; yG = 3.85 cm; dp = ht yG = 12 3.85 = 8.15 cm = 81.5 mm; VS = 1.25; Ap = 10.52 cm2/m = 1052 mm2/m; m = 87.46 N/mm2; k = 0.1047 N/mm2; LS = L' / 4 = 2.60 / 4 = 0.65 m = 650 mm; Clculos do esforo de corte longitudinal resistente de clculo:
Vl , Rd = 1000 81.5 87.46 1052 + 0.1047 = 16056 N = 16.1kN 1.25 1000 650

Verificao:
15.2 16.1 OK

Desenho para obra

Na Fig. 25, mostra-se um corte transversal da soluo adoptada:

AQ38

25

2600
Fig. 25 Corte transversal.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

33

7.1.2 Fase de cofragem / Verificao da cofragem (Perfil PC65, e = 0.8 mm)


7.1.2.1 Estado Limite de Servio

Este estado limite est regulamentado no Captulo 9.6 do EC4 - Parte 1.1. De acordo com esse Captulo apenas necessrio verificar a flecha (S). As aces a considerar so o peso prprio da chapa e do beto fresco. A combinao de aces a usar : pSd = G G = 1.00 x (1.04 x 2.1) = 2.2 kN/m2 onde: - pSd a carga em servio para verificao da flecha (Fig. 40); - G = 1.00 o factor de segurana parcial referente a aces permanentes; - G = 1.04 x G o peso prprio da chapa e do beto armado fresco.
pSd

1.30

1.30

Fig. 26 Carregamento para a verificao da flecha em fase de cofragem.

A flecha (S) calculada com uma expresso do tipo:


p Sd L4 2.2 1.3 4 = 0.0092 = 0.519 10 3 m = 0.519mm Ea I p 210 10 6 53 10 8

S = a
onde:

- a = 0.0092 um factor adimensional dependente do esquema estrutural (=


simplesmente apoiadas na betonagem);

5/384 para lajes

- L = 2.6 / 2 = 1.3 m vo terico entre apoios (para este fim os escoramentos so considerados apoios); - Ea = 210 GPa o mdulo de elasticidade do ao da chapa; - Ip =
A B Ip +Ip

49 + 56 = 53cm 4 2

o valor mdio do momento de inrcia das seces

transversais A e B. O valor mximo recomendado para a flecha : S,max = L/180 = 1.3/180 = 0.00722 m = 7.22 mm A verificao final vem ento:
0.519mm 7.22mm OK

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

34

7.1.2.2 Estados Limites ltimos

Estes estados limites esto regulamentados no Captulo 9.5 do EC4 - Parte 1.1. De acordo com este Captulo o projectista deve utilizar o EC3 - Parte 1.3 para realizar as correspondentes verificaes de segurana, que so detalhadas no respectivo Captulo 6. As aces a considerar esto definidas no Subcaptulo 9.3.2 do EC4 - Parte 1.1, isto : - Peso prprio do beto fresco e da chapa de ao (G = 1.04 x G = 1.04 x 2.1 = 2.2 kN/m2); - Cargas de construo de acordo com o EC1 - Parte 1.6, Subcaptulo 4.11.2; Qca = 1.0 kN/m2 pessoal e ferramentas; Qcc = 0 kN/m2 equipamento no permanente; Qcf = 0.75 kN/m2 cargas em estruturas com estados temporrios. - Cargas de armazenamento, quando existam (0 kN/m2); - Cargas devido ao efeito de ponding (amontoamento), quando necessrio. Como S = 0.650mm <<
h 120 = = 12mm , o efeito de ponding pode ser ignorado. 10 10

A combinao de aces a utilizar : pSd = G G + Q Q = 1.35 x 2.2 + 1.5 x 1.75 = 5.60 kN/m2 sendo: - pSd a carga para verificao ao estado limite ltimo em fase de cofragem; - G = 1.35 o factor de segurana parcial das aces permanentes; - Q = 1.50 o factor de segurana parcial das aces variveis; - G = 1.04 x G o peso prprio da chapa e do beto armado fresco; - Q = Qca + Qcf = 1.0 + 0.75 = 1.75 kN/m2 o somatrio das carga de construo, de armazenamento e de ponding. Para a obteno dos esforos mximos em fase de cofragem (momentos flectores e esforos transversos de clculo) realizaram-se as seguintes combinaes numa faixa de 1m de largura de laje: - Combinao 1 (Fig. 27 e Fig. 28):
pSd

Fig. 27 Combinao 1.

0.91

Fig. 28 Momentos flectores para Combinao 1.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

35

- Combinao 2 (Fig.28 a 30):


pSd

Fig. 29 Combinao 2.

-1.18

Fig. 30 Momentos flectores para Combinao 2.

4.55

-4.55

Fig. 31 Esforo transverso para Combinao 2.

Os esforos mximos so: MSd+ = 0.91 kN.m/m, MSd- = -1.18 kN.m/m e VSd = 4.55 kN/m.
Momento flector positivo

No Subcaptulo 6.1.4.1 do EC3 - Parte 1.3 apresentada a seguinte frmula de clculo do momento flector resistente:
W eff f yp

M c,Rd =

m0

15 10 6 280 10 3 = 4.20kN .m / m 1.00

sendo: - Weff = 15 cm3/m o mdulo eficaz de flexo da seco da chapa perfilada (Seco transversal A); - fyp = 280 MPa a resistncia traco da chapa; - m0 = 1.00 o coeficiente parcial de segurana relativo ao ao da chapa. Para o clculo do mdulo eficaz (Weff) necessrio retirar as zonas susceptveis de instabilizao (chapa perfilada da classe 4). Este aspecto, referido no Subcaptulo 5.5.2 do EC3 Parte 1.3, reencaminha o projectista para o Captulo 4.4 do EC3 Parte 1.5. A seco transversal A representa j a seco final eficaz da chapa perfilada j sem a contribuio das zonas susceptveis de instabilizao quando a seco sujeita a momentos flectores positivos. Verificao: 0.91 kN.m/m < 4.20 kN.m/m OK

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

36

Momento flector negativo

Para determinao do momento flector negativo resistente de clculo a verificao processa-se de forma idntica anterior, mas considerando para a chapa PC65 a Seco transversal B. Dados: Weff = 12 cm3/m; fyp = 280 MPa; m0 = 1.00. O momento flector resistente negativo vale:
12 10 6 280 10 3 = 3.36kN .m / m 1.00

M c,Rd =

Verificao: 1.18 kN.m/m < 3.36 kN.m/m OK


Esforo transverso

No Subcaptulo 6.1.5 do EC3 - Parte 1.3 apresentada a seguinte frmula de clculo do esforo transverso resistente por alma:
1.94 10 2 0.76 10 3 162 10 3 sin 65 = = 2.63kN / alma 1.00

Vb,Rd =

hw t f bv sin

m0

Vb,Rd = 9.3 2.63 = 24.4 KN / m

sendo: - hw = 1.94 cm a altura do perfil descontando a zona das bossas; - = 65 o ngulo de inclinao entre a alma e o banzo; - t = 0.76 mm a espessura da chapa, retirando a espessura de zincagem; - fbv = 0.58 x fyb = 0.58 x 280 = 162 MPa a resistncia ao corte da chapa considerando instabilizao da chapa perfilada. O valor de fbv est definido na Tabela 6.1 do EC3 Parte 1.3. - m0 = 1.00 o coeficiente parcial de segurana relativo ao ao da chapa. Verificao: 4.55 kN/m < 24.4 kN/m OK

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

37

Foras transversais locais

No Subcaptulo 6.1.7.3 do EC3 - Parte 1.3 apresentada a seguinte frmula de clculo da fora transversal resistente por alma:

t 2 f yb E 1 0.1
R w,Rd =

r t

l 0.5 + 0.02 a t

2 2. 4 + 90

m1

R w,Rd

2 5 0.5 + 0.02 10 2.4 + 65 0.15 (0.76 )2 280 210 10 3 1 0.1 0.96 0.96 90 = 1.00

R w,Rd = 1432 N / alma


R w,Rd = 9. 3 1432 = 13.3kN / m 1000

sendo: - t = 0.76 mm a espessura da chapa, retirando a espessura de zincagem [mm]; - fyb = 280 MPa a resistncia traco do ao da chapa [MPa]; - E = 210 GPa o mdulo de elasticidade do ao da chapa [MPa]; - r = 5 mm o raio interno de conformao da chapa nos cantos [mm]; - = 65 o ngulo de inclinao entre a alma e o banzo []; - m1 = 1.00 o coeficiente parcial de segurana relativo ao ao da chapa; - Os parmetros = 0.15 e la = 10mm dependem da profundidade de chapa que realmente apoia no suporte (viga ou outro). Neste caso, admitiu-se categoria 2. Verificao: 4.55 kN/m < 13.3 kN/m OK
Combinao de esforo transverso com o momento flector

No caso do esforo transverso actuante de clculo, VEd, ser superior a 50% do esforo transverso resistente, Vw,Rd, necessrio verificar a interaco do momento flector com o esforo transverso. No Subcaptulo 6.1.10 do EC3 - Parte 1.3 apresentada a seguinte frmula de interaco que importante sobre os apoios contnuos:

M y , Ed M y , Rd

M f , Rd + 1 M pl , Rd

2V Ed 1 1. 0 V w, Rd

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

38

sendo: - M y,Ed o momento flector actuante de clculo; - M y,Rd o momento flector resistente calculado de acordo com 4.1.2.2; - M
f,Rd

o momento resistente plstico da seco considerando apenas a contribuio dos

banzos: ( 60% M y,Rd para e = 0.8 mm e 70% M y,Rd para e = 1.0 mm); - M pl,Rd o momento resistente plstico da seco considerada em 4.1.2.2; - V Ed o esforo transverso actuante de clculo; - V w,Rd o esforo transverso resistente calculado de acordo com 4.1.2.3. Como V Ed 0.5 Vw,Rd (4.55 12.2) no necessrio verificar esta interaco.
Combinao da fora transversal local com o momento flector

No Subcaptulo 6.1.11 do EC3 - Parte 1.3 apresentada a seguinte frmula de interaco da fora transversal local com o momento flector, que importante sobre os apoios contnuos:

M Ed F + Ed 1.25 M c , Rd R w, Rd
1.18 4.55 + 1.25 3.36 13.3

0.69 1.25 OK

sendo: - M,Ed = 1.18 kN.m/m o momento flector actuante de clculo; - M c,Rd = 3.36 kN.m/m o momento flector resistente calculado de acordo com 4.1.2.2; - FEd = 4.55 kN/m a fora transversal local actuante de clculo; - Rw,Rd = 13.3 kN/m a fora transversal resistente calculada de acordo com 4.1.2.4. Nota: esta verificao devia rigorosamente ser realizada com valores de FEd e MEd relativos mesma combinao de aces. Contudo a simplificao utilizada est do lado da segurana.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

39

7.2 Exemplo 2: Laje contnua


A sobrecarga total vem: 2.5 x 1.35 / 1.5 + 5.0 = 7.25 kN /m2. De acordo com as tabelas de dimensionamento da Seco 6.2, seria necessrio uma laje de 12 cm de espessura total com uma chapa de espessura e = 0.8 mm. A mesma tabela indica a necessidade de uma linha de escoramento na fase de cofragem. Dado tratar-se de um caso corrente possvel com os valores indicados nas tabelas de prdimensionamento considerar a estrutura dimensionada. Apenas a ttulo ilustrativo procede-se em seguida s verificaes a realizar num caso geral, e que permite justificar as concluses que acabam de ser obtidas apenas com as tabelas. Uma vez que esta laje mista idntica ao Exemplo 1, alguns clculos sero omitidos, apresentando-se apenas o resultado final.

7.2.1 Fase mista / Dimensionamento da laje (Perfil PC65, e = 0.8 mm) 7.2.1.1 Estados Limites de Servio Fendilhao do beto

De acordo com a Seco 5.1.1.1 ser determinada a armadura mnima a colocar sobre os apoios intermdios sem clculo directo. No Subcaptulo 7.3.2 do EC2 Parte 1.1 encontra-se a seguinte expresso:
AS , min S = K c K f ct .eff Act

onde: - AS,min a rea mnima de armadura que garante uma abertura de fendas pretendida; - S a tenso mxima admissvel na armadura; - KC um coeficiente que tem em conta a distribuio de tenses na seco; - K um coeficiente que considera o efeito de tenses no uniformes auto equilibradas; - Act a rea de beto traccionado (lajeta). Dados: S = 360 MPa (wk = 0.4 mm e = 10 mm); Kc = 0.5; K = 1.0; fct,eff = 2.6 MPa; Act = 550 cm2/m.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

40

Clculo:
AS , min 360 = 0.5 1.0 2.6 550 AS , min = 1.99 cm 2 / m

A armadura de distribuio vale:


AS , dist = 0.1% Act 0.80cm 2 / m AS , dist = 0.001 550 = 0.55 cm 2 / m 0.80cm 2 / m AS , dist = 0.80cm 2 / m

Flecha

De acordo com a Seco 5.1.1.2 a flecha poder ser verificada atravs da comparao da razo vo / altura til (l/d) com um valor limite. No Subcaptulo 7.4.2 do EC2 Parte 1.1 encontra-se l/d 26. Dados: l = 2.6 m = 260 cm; ht = 12 cm; yG= 3.32 cm (altura do centro de gravidade da Seco Transversal A); d = ht - yG= 12 3.32 = 8.68 cm; xC = 3.11 cm (profundidade do eixo neutro da seco mista fissurada); I = 296 cm4; (inrcia da seco mista fissurada). Clculos: p = G + Q = (2.1 + 2.5) + 5.0 = 9.6 kN/m2
+ M rara = 0.096 p l 2 = 0.096 9.6 2.6 2 = 6.23kN .m / m

S =
k S =

(8.68 3.11) = 117233KPa = 117 MPa 6.23 M (d x C ) = 100 I 296 10 8


310

310 = 2.6 117

l 260 = 30.0 = d 8.68


l l = k S = 26 2.6 = 67.6 d lim d 0

Verificao:
30.0 67.6 OK

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

41

7.2.1.2 Estados Limites ltimos

De acordo com a Seco 5.1.2 as cargas a utilizar so: G = 2.1+ 2.5 = 4.6 kN / m2; Q = 5.0 kN/m2. A carga total vem: pSd = 1.35 x 4.6 + 1.5 x 5.0 = 13.7 kN/m2 Para a obteno dos esforos mximos realizaram-se as seguintes combinaes numa faixa de 1m de largura de laje: - Momento flector negativo mximo (Fig. 29 e 30):

pSd

Fig. 32 Combinao 1.

11.6

Fig. 33 Momentos flectores para Combinao 1.

- Momento flector positivo e esforos transversos mximos (Fig. 30, 31, 32):

1.5Q 1.35G

Fig. 34 Combinao 2.

7.75

Fig. 35 Momentos flectores para Combinao 2.

14.6

-21.0

Fig. 36 Esforos transversos para Combinao 2.

O momento negativo no apoio intermdio ser redistribudo de 30%, limitando-o a 8.12 kN.m/m (Fig. 37).

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

42

-7.07 7.88

-8.12

Fig. 37 Momentos flectores redistribudos.

14.7

-21.0

Fig. 38 Esforos transversos aps redistribuio.

prtica corrente no dimensionamento de elementos de beto armado: - a determinao dos momentos negativos sobre os apoios contnuos ser realizada na seco de face do apoio. Neste caso sups-se um apoio de 10 cm, por isso os momentos flectores negativos foram avaliados a 5 cm do centro do apoio; - a determinao do esforo transverso ocorrer a uma distncia da face apoio igual altura til da laje. Neste caso sups-se que o somatrio da altura til da laje com a distncia da face do apoio ao seu centro era 15 cm. Esta simplificao apenas foi considerada no apoio central. Assim os esforos mximos so (Fig. 33 e 34): MSd- = -7.07 kN.m/m e MSd+ = 7.88 kN.m/m; VSdint = 18.8 kN/m e VSdext = 14.7 kN/m.
Momento flector positivo

Idntico ao Exemplo 1:
M p , Rd = 14.2kN .m / m

Verificao: 7.88 14.2 OK


Momento flector negativo

Dados: fsk = 500 MPa; s = 1.15; fck = 20 MPa; C = 1.5; bc = 25.6cm/m; c = 3 cm ( 25 mm de recobrimento) ht = 12 cm; ds = ht c = 12 - 3 = 9.0 cm;

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

43

Clculo da armadura de continuidade para resistncia ao momento flector negativo:


As

x pl =

500 1.15

0.85

20 25.6 10 2 1.5

= 149.9 As

M Sd M p , Rd

7.07 As

500 10 3 9.0 10 2 0.5 149.9 As 1.15

As 2.22 10 4 m 2 = 2.22cm 2

Esforo transverso

Dados: C = 1.5;
C Rd ,c =

0.18 = 0.12MPa ; 1.5

ht = 12 cm; c = 3.0 cm; dp = ht yG = 12 3.0 = 9.0 cm = 90 mm;


k = 1+ 200 = 2.49 2.0 = 2.0 ; 90

Asl = 2.22 cm2 (armadura longitudinal na zona traccionada); bw = 36.4 cm/m = 364 mm;

l =

Asl 2.22 = = 0.0068 0.02 bw d p 36.4 9.0

fck = 20 MPa;
3

v min = 0.035 k 2 f ck 2 = 0.035 2.0 2 20 2 = 0.44 MPa

Clculo do esforo transverso resistente de clculo:


V Rd ,c = 0.12 2.0 (100 0.0068 20 ) 3 364 90 0.44 364 90 V Rd ,c = 18767 14414 = 18767 N = 18.8kN
1

Verificao:
18.8 18.8 OK

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

44

Esforo de corte longitudinal

Dados: b = 1000 mm/m; yG = 3.85 cm; dp = ht yG = 12 3.85 = 8.15 cm = 81.5 mm; VS = 1.25; Ap = 10.52 cm2/m = 1052 mm2/m; m = 87.46 N/mm2; k = 0.1047 N/mm2; L' = 0.9 x L = 0.9 x 2.6 = 2.34 m; LS = L' / 4 = 2.34 / 4 = 0.585 m = 585 mm; Clculos do esforo de corte longitudinal resistente de clculo:
Vl , Rd =

1000 81.5 87.46 1052 + 0.1047 = 17081N = 17.1kN 1.25 1000 585

No caso de uma laje contnua (sem interrupes / sobreposies de chapa nos apoios) apenas h corte longitudinal nos apoios extremos, donde: Verificao:
14.7 17.1 OK

Na Fig. 39, mostra-se um corte transversal da soluo adoptada:

AQ38 1600

8//0.20

AQ38

25

2600

2600

Fig. 39 Corte transversal.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

45

7.2.2 Fase de cofragem / Verificao da cofragem (Perfil PC65, e = 0.8 mm) 7.2.2.1 Estado Limite de Servio

O valor de pSd idntico ao Exemplo 1: pSd = 2.2 kN/m2.


pSd

1.30

1.30

1.30

1.30

Fig. 40 Carregamento para a verificao da flecha em fase de cofragem.

A flecha (S) calculada com uma expresso do tipo:


p Sd L4 2.2 1.3 4 = 0.367 10 3 m = 0.367 mm = 0.0065 Ea I p 210 10 6 53 10 8

S = a
onde:

- a = 0.0065 um factor adimensional dependente do esquema estrutural (=


simplesmente apoiadas na betonagem);

5/384 para lajes

- L = 2.6 / 2 = 1.3 m vo terico entre apoios (para este fim os escoramentos so considerados apoios); - Ea = 210 GPa o mdulo de elasticidade do ao da chapa; - Ip =
A B Ip +Ip

49 + 56 = 53cm 4 2

o valor mdio do momento de inrcia das seces

transversais A e B. O valor mximo recomendado para a flecha : S,max = L/180 = 1.3/180 = 0.00722 m = 7.22 mm A verificao final vem ento:
0.367mm 7.22mm OK

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

46

7.2.2.2 Estados Limites ltimos

O valor das aces idntico ao Exemplo 1. Assim: pSd = 5.60 kN/m2. Para a obteno dos esforos mximos em fase de cofragem (momentos flectores e esforos transversos de clculo) realizaram-se as seguintes combinaes numa faixa de 1m de largura de laje: - Momento flector positivo mximo (Fig. 41 e Fig. 42):
pSd pSd

Fig. 41 Combinao 1.

0.94

Fig. 42 Momentos flectores para Combinao 1.

- Momento flector negativo mximo (Fig. 43 e Fig. 44):


pSd pSd

Fig. 43 Combinao 2.

-1.14

Fig. 44 Momentos flectores para Combinao 2.

- Esforo transverso mximo (Fig. 45 e Fig. 46):


pSd

Fig. 45 Combinao 3.

-4.42

-4.42

Fig. 46 Esforo transverso para Combinao 3.

Os esforos mximos so: MSd+ = 0.94 kN.m/m, MSd- = -1.14 kN.m/m e VSd = 4.42 kN/m.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

47

Momento flector positivo

Idntico ao Exemplo 1:
M c,Rd = 4.20kN .m / m

Verificao: 0.94 kN.m/m < 4.20 kN.m/m OK


Momento flector negativo

Idntico ao Exemplo 1:
M c,Rd = 3.36 kN .m / m

Verificao: 1.14 kN.m/m < 3.36 kN.m/m OK


Esforo transverso

Idntico ao Exemplo 1:
Vb,Rd = 24.4 KN / m

Verificao: 4.42 kN/m < 24.4 kN/m OK


Foras transversais locais

Idntico ao Exemplo 1:
R w,Rd = 13.3kN / m

Verificao: 4.42 kN/m < 13.3 kN/m OK

Combinao de esforo transverso com o momento flector

Como V Ed 0.5 Vw,Rd (4.42 12.2) no necessrio verificar esta interaco.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

48

Combinao da fora transversal local com o momento flector

No Subcaptulo 6.1.11 do EC3 - Parte 1.3 apresentada a seguinte frmula de interaco da fora transversal local com o momento flector, que importante sobre os apoios contnuos:

M Ed F + Ed 1.25 M c , Rd R w, Rd 1.14 4.42 + 1.25 3.36 13.3 0.67 1.25 OK

sendo: - M,Ed = 1.14 kN.m/m o momento flector actuante de clculo; - M c,Rd = 3.36 kN.m/m o momento flector resistente calculado de acordo com 4.1.2.2; - FEd = 4.42 kN/m a fora transversal local actuante de clculo; - Rw,Rd = 13.3 kN/m a fora transversal resistente calculada de acordo com 4.1.2.4. Nota: esta verificao devia rigorosamente ser realizada com valores de FEd e MEd relativos mesma combinao de aces. Contudo a simplificao utilizada est do lado da segurana.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

49

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

50

8. CONCLUSES
Com a elaborao deste relatrio: - Ficou evidenciada a aplicabilidade das lajes mistas; - Sintetizaram-se as disposies construtivas a aplicar s lajes mistas; - Forneceram-se breves indicaes relativas ao uso de conectores, proteco ao fogo e ao isolamento acstico. Em relao a este ltimo aspecto deve recordar-se que os valores apresentados so apenas indicativos uma vez que resultam de clculos em modelos de simulao do comportamento acstico de lajes em geral; - Indicaram-se as caractersticas mecnicas e geomtricas dos materiais e das lajes mistas com chapa perfilada PC65 para um completo dimensionamento estrutural; - Explicaram-se detalhadamente todas as fases de um clculo estrutural de acordo com a regulamentao em vigor; - Apresentam-se tabelas de dimensionamento directo e as bases para a sua obteno; - Exemplificaram-se aplicaes prticas do dimensionamento e da verificao da segurana estrutural de lajes mistas com perfil PC65 da COLABORANTE. Em relao ao clculo estrutural destaca-se: - A necessidade de considerar diferentes seces transversais de chapa conforme a verificao estrutural em causa. Esta situao deveu-se, por um lado, necessidade de considerar os fenmenos de instabilidade na fase de cofragem da chapa (habitual em estruturas metlicas) e, por outro lado, ausncia de regras claras no EC4, sobre as verificaes em fase mista; - A verificao ao esforo de corte longitudinal, em lajes contnuas apenas necessria nos apoios exteriores, j que nos apoios de continuidade existe um equilbrio deste esforo, entre os dois tramos adjacentes; - A elevada importncia da resistncia de clculo do esforo transverso vertical e do momento flector negativo em lajes mistas contnuas. Este facto deve-se reduzida largura das nervuras do perfil PC65, sendo que uma forma de ultrapassar o problema aumentar a classe do beto. Sendo assim para o caso de lajes contnuas foram elaboradas duas tabelas correspondentes a duas classes diferentes de betes. A finalizar relembra-se a necessidade de uma execuo cuidada em obra de todas as etapas do processo construtivo.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

51

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

52

9. REFERNCIAS
EUROCODE 0: Basis of structural design, Abril 2002. EUROCODE 1: Actions on structures. Part 1.6: General actions Actions during execution, Maro 2003. EUROCODE 2: Design of concrete structures. Part 1.1: General rules and rules buildings, Abril 2004. EUROCODE 3: Design of steel structures. Part 1.1: General Rules and rules for buildings, Maio 2005. EUROCODE 3: Design of steel structures. Part 1.3: General Rules. Supplementary rules for cold-formed members and sheeting, Julho 2004. EUROCODE 3: Design of steel structures. Part 1.5: Plated structural elements, Dezembro 2004. EUROCODE 4: Design of Composite Steel and Concrete Structures. Part 1.1: General Rules and Rules for Buildings, Dezembro 2004. EUROCODE 4: Design of Composite Steel and Concrete Structures. Part 1.2: General Rules Sctructural Fire Design, Maio 2003. Rui Faria - Pavimentos Mistos Ao-Beto, Anlise e Dimensionamento - Curso de Formao e
Especializao em Projecto de Estruturas de Beto Porto, 1997.

Ph. Beguin et L. Sokol Application de lurocode 4 et de lurocode 3, Partie 1.3. Dimensionnement des Dalles Mixtes. Premire Partie: Dimensionnement de la tle profile utilise comme coffrage - Revue Construction Mtallique, n 1, 1995.

Ph. Beguin, M. Crisinel et L. Sokol Application de lurocode 4-DAN. Dimensionnement des Dalles Mixtes. Deuxime Partie: Dimensionnement de dalles mixtes en phase dfinitive mixte
Revue Construction Mtallique, n 2, 1995.

R. P. Johnson and D. Anderson Designers Handbook to Eurocode 4. Part 1.1: Design of Composite Steel and Concrete Structures Thomas Telford Services Ltd - London, 1993. Figueiras, Joaquim; Faria, Rui; Santos, Jos Anlise do comportamento e dimensionamento de lajes mistas com chapas perfiladas PC 65: Relatrio dos Ensaios para determinao da resistncia ao corte longitudinal LABEST Porto, FEUP, 2006.

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

53

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

54

Porto e FEUP, 28 de Julho de 2006 Os autores:

FEUP / LABEST Julho / 2006

Documento de apoio ao projectista

55

DIMENSIONAMENTO DE LAJES MISTAS EXECUTADAS COM CHAPAS PERFILADAS DA MARCA COLABORANTE

Documento de apoio ao projectista Tabelas extra


Agosto / 2006

Documento solicitado por: COLABORANTE Perfilagem de Chapa, Lda.

Autores: Prof. Joaquim Figueiras Prof. Rui Faria Eng. Jos Santos

Rua Dr. Roberto Frias 4200-465 PORTO NIPC 600 027 716 Tel. (+351) 225 081 814 Fax (+351) 225 081 835 http://www.fe.up.pt/~labest

6.2 Tabelas
6.2.1 Espessura de chapa e = 0.9 mm
Tabela 16 Tabelas de dimensionamento directo para lajes com chapa de e = 0.9 mm.

C20/25 L [m] 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0 3.2 3.4 3.6 3.8 4.0 4.2 4.4 4.6 4.8 5.0 H [cm] 12 20.8 17.8 14.2 11.6 9.6 8.1 6.9 5.9 5.1 4.4 3.9 3.3 2.5 14 23.6 20.3 17.7 14.5 12.0 10.1 8.6 7.4 6.4 5.5 4.8 4.2 3.7 3.3 2.4 16 26.2 22.5 19.7 17.3 14.4 12.1 10.3 8.9 7.7 6.6 5.8 5.1 4.5 3.9 3.4 3.0 2.3 18 28.6 24.6 21.5 19.0 16.8 14.1 12.0 10.3 8.9 7.8 6.8 5.9 5.2 4.6 4.0 3.5 3.1 2.7 2.1 20 30.9 26.6 23.2 20.5 18.3 16.2 13.7 11.8 10.2 8.9 7.7 6.8 6.0 5.2 4.6 4.1 3.6 3.1 2.7 L [m] 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0 3.2 3.4 3.6 3.8 4.0 4.2 4.4 4.6 4.8 5.0 H [cm] 12 12.4 10.4 8.9 8.3 7.9 7.5 7.3 7.1 6.4 5.4 4.5 3.8 3.2 2.6 2.2 14 15.0 12.6 10.8 9.3 8.2 7.8 7.4 7.1 6.8 6.6 6.2 5.5 4.9 4.4 3.8 3.2 2.7 2.3 16 17.7 14.9 12.7 11.0 9.6 8.4 7.6 7.2 6.9 6.6 6.4 6.2 5.9 5.2 4.7 4.2 3.8 3.4 3.0 18 20.4 17.1 14.6 12.6 11.0 9.7 8.6 7.6 7.0 6.7 6.4 6.1 5.9 5.8 5.5 4.9 4.4 3.9 3.5 20 23.1 19.4 16.5 14.3 12.5 11.0 9.7 8.6 7.7 6.9 6.4 6.1 5.9 5.7 5.5 5.3 5.0 4.5 4.0 L [m] 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0 3.2 3.4 3.6 3.8 4.0 4.2 4.4 4.6 4.8 5.0

C30/37 H [cm] 12 15.6 13.2 11.3 10.5 9.9 9.4 8.5 7.4 6.4 5.6 5.0 4.4 3.9 3.5 3.1 2.8 2.3 14 18.9 16.0 13.8 12.0 10.5 9.9 9.4 9.0 8.0 7.0 6.2 5.5 4.9 4.4 3.9 3.5 3.1 2.8 2.5 16 22.3 18.9 16.2 14.1 12.4 11.0 9.8 9.3 8.9 8.4 7.4 6.6 5.9 5.2 4.7 4.2 3.8 3.4 3.0 18 25.7 21.7 18.6 16.2 14.2 12.6 11.3 10.1 9.2 8.7 8.4 7.7 6.8 6.1 5.5 4.9 4.4 3.9 3.5 20 29.1 24.6 21.1 18.3 16.1 14.3 12.7 11.4 10.3 9.3 8.6 8.2 7.8 7.0 6.2 5.6 5.0 4.5 4.0

Ver Legenda pg.28 do Relatrio Original

Observao: Os valores de m e k utilizados na elaborao destas tabelas so os obtidos nos ensaios com chapa de espessura e = 0.8 mm.
FEUP / LABEST Agosto / 2006 Documento de apoio ao projectista Tabelas extra

26

6.2.2 Espessura de chapa e = 1.2 mm


Tabela 17 Tabelas de dimensionamento directo para lajes com chapa e = 1.2 mm.

C20/25 L [m] 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0 3.2 3.4 3.6 3.8 4.0 4.2 4.4 4.6 4.8 5.0 H [cm] 12 23.2 20.0 17.6 15.6 14.0 12.7 11.6 10.1 8.7 7.5 6.2 4.8 3.7 2.8 2.1 14 26.3 22.7 19.9 17.7 15.9 14.3 13.0 11.9 10.9 9.4 8.1 7.1 6.2 5.2 4.1 3.1 2.3 16 29.2 25.2 22.1 19.6 17.5 15.8 14.4 13.2 12.1 11.2 9.8 8.5 7.4 6.5 5.7 5.1 4.2 3.3 2.6 18 31.9 27.5 24.1 21.3 19.1 17.2 15.7 14.3 13.1 12.1 11.2 9.9 8.7 7.6 6.7 5.9 5.2 4.6 4.0 20 34.5 29.7 26.0 23.0 20.6 18.5 16.8 15.4 14.1 13.0 12.0 11.1 9.9 8.7 7.7 6.8 5.9 5.2 4.6 L [m] 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0 3.2 3.4 3.6 3.8 4.0 4.2 4.4 4.6 4.8 5.0 H [cm] 12 12.3 10.4 8.9 8.3 7.9 7.5 7.2 7.0 6.5 5.4 4.5 3.8 3.1 2.6 2.2 14 15.0 12.6 10.8 9.3 8.2 7.7 7.4 7.0 6.8 6.6 6.5 6.1 5.2 4.4 3.7 3.2 2.7 2.3 16 17.7 14.9 12.7 11.0 9.6 8.4 7.5 7.2 6.9 6.6 6.3 6.2 6.0 5.9 5.7 4.9 4.3 3.7 3.1 18 20.4 17.1 14.6 12.6 11.0 9.7 8.6 7.6 7.0 6.6 6.4 6.1 5.9 5.7 5.6 5.5 5.4 5.4 4.7 20 23.0 19.4 16.5 14.3 12.4 10.9 9.7 8.6 7.7 6.9 6.4 6.1 5.9 5.7 5.5 5.3 5.2 5.1 5.0 L [m] 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0 3.2 3.4 3.6 3.8 4.0 4.2 4.4 4.6 4.8 5.0

C30/37 H [cm] 12 15.5 13.1 11.3 10.4 9.9 9.4 9.0 8.7 8.4 8.3 7.7 6.6 5.7 4.9 4.2 3.7 3.2 2.7 2.4 14 18.9 16.0 13.7 11.9 10.5 9.9 9.4 9.0 8.6 8.3 8.0 7.8 7.7 7.2 6.4 5.7 5.1 4.5 4.0 16 22.3 18.8 16.2 14.1 12.4 10.9 9.8 9.3 8.9 8.5 8.2 7.9 7.7 7.5 7.3 6.8 6.1 5.5 4.9 18 25.7 21.7 18.6 16.2 14.2 12.6 11.2 10.1 9.1 8.7 8.4 8.0 7.8 7.5 7.3 7.1 7.0 6.4 5.7 20 29.1 24.6 21.1 18.3 16.1 14.2 12.7 11.4 10.3 9.3 8.5 8.2 7.9 7.6 7.4 7.1 6.9 6.8 6.5

Ver Legenda pg. 28 do Relatrio Original

Observao: Os valores de m e k utilizados na elaborao destas tabelas so os obtidos nos ensaios com chapa de espessura e = 1.0 mm.

FEUP / LABEST Agosto / 2006

Documento de apoio ao projectista Tabelas extra

27

You might also like