You are on page 1of 15

Engenharia de Requisitos

Aula 04 Requisitos Funcionais e No Funcionais

Prof Ms Vincius Costa de Souza www.inf.unisinos.br/~vinicius

Agenda
Requisitos de Software Requisitos Funcionais - RF Requisitos No Funcionais - RNF RF x RNF Classificao

Requisitos de software

Conceito
So as funcionalidades que o software deve e as que no deve possuir e as

restries sob as quais o software deve


operar.

Requisitos Funcionais

Conceito
So descries das funcionalidades ou servios que se espera que o sistema fornea. Tambm podem ser documentadas os servios que no sero disponibilizados pelo sistema. Dependem do tipo de software que ser desenvolvido, das solicitaes dos usurios e das necessidades do negcio.

Requisitos No Funcionais

Conceito
Trata-se da descrio das restries sobre as quais o sistema deve operar; So as restries sobre os servios ou as funes oferecidas pelo sistema; No dizem respeito diretamente as funes do sistemas, mas sim sobre as suas restries.

Requisitos No Funcionais

Conceito
Muitos RNF dizem respeito ao sistema como um todo e no a caractersticas individuais do sistema; Podem ser at mais importantes que os RF; Nem sempre dizem respeito ao sistema propriamente dito.

Requisitos No Funcionais

Devem ser OBJETIVOS


No Expressar desejo, objetivo ou opinio pessoal

Devem ser TESTVEIS


Deve existir um processo que permita test-lo

RF x RNF

Diferenas
No existe um distino clara entre os RF e os RNF. Um mesmo requisito pode ser classificado como RF ou RNF dependendo do nvel de detalhamento do mesmo.
Ex1: o sistema deve garantir que os dados sejam acessados apenas por pessoas autorizadas (RNF) Ex2: o sistema deve possuir uma funcionalidade para autenticao na qual os usurios devem se identificar atravs de um nome de usurio e senha (RF)

RF x RNF

Diferenas
comum RNFs mais abstratos serem decompostos em RFs mais detalhados Alm disso, muitas vezes para atender um RNF so necessrios vrios RFs.

Requisitos No Funcionais

Classificao
Existem diferentes propostas de classificao para os requisitos no funcionais. Cabe a cada empresa definir as categorias que deseja utilizar a fim de padronizar a especificao de requisitos em seus projetos.

Requisitos No Funcionais

Classificao
Sommerville sugere classificar os requisitos em trs categorias iniciais: requisitos de produto requisitos de processo requisitos externos

Requisitos No Funcionais

Classificao
Requisitos de produto usabilidade: facilidade de uso, aprendizado, etc desempenho: rapidez, tempo de resposta capacidade: qtd de usurios, volume de dados, etc confiabilidade: probab. de falhas, recuperao, etc segurana: criptografia, autenticao, etc

Requisitos No Funcionais

Classificao
Requisitos de produto portabilidade: windows, linux, MAC, palm, etc interoperabilidade: integrao entre sistemas expansibilidade: restries para expanso manutenibilidade: restries para manuteno flexibilidade: diferentes formas de uso etc

Requisitos No Funcionais

Classificao
Requisitos de processo Prazo: prazos relacionados a todas as etapas Metodologia: definies referentes ao mtodo a ser utilizado para o desenvolvimento do sistema Implementao: definies tecnolgicas para o desenvolvimento do sistema

Requisitos No Funcionais

Classificao
Requisitos externos
Restries impostas por entidades externas, independentemente do cliente ou da equipe de desenvolvimento

Legais Econmicos

You might also like