You are on page 1of 61

Direito Constitucional OAB

CONSTITUIO

Conceito: Conjunto de normas jurdicas, escritas ou costumeiras que regula a forma do estado, a forma de seu governo, o modo de aquisio e o exerccio do Poder, o estabelecimento de seus rgos, os limites de sua atuao, os direitos fundamentais do homem e suas respectivas garantias. OBS.: Forma de Estado = Estado Federativo ou Estado Unitrio. Direitos fundamentais do homem e suas garantias = Escolha de seus representantes populares.

O SENTIDO DA PALAVRA CONSTITUIO Sentido Sociolgico: Seu precursor foi Ferdinand Lassalle, em 1853. Tem que expressar os fatores sociolgicos da sociedade fatores reais do Poder, dentro de um contexto histrico. Constituio Democrtica.

Sentido Poltico: Seu precursor foi Carl Schimitt (era o constitucionalista do Hitler), em 1928. Constituio no deve observar os direitos e garantias do homem, mas sim, o conjunto das opes polticas fundamentais de um Estado. Direitos e Garantias do homem seriam tema de uma declarao de direitos e no tema de constituio. A Constituio que organiza o Estado.

Sentido Jurdico: Seu precursor foi Hans Kelsen Teoria do positivismo jurdico. O que vale o que est escrito na constituio. No tem que avaliar os aspectos axiolgicos.

1 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Deve instituir um Estado de Direito, sendo o documento jurdico mais importante (de maior hierarquia) dentro do ordenamento jurdico, estabelecendo a pirmide de Kelsen. O que importa a constituio escrita e no propriamente o seu contedo. Todas as normas abaixo, hierarquicamente da Constituio tem que estar em harmonia com ela. Nasce o princpio da supremacia da constituio e, em conseqncia, o controle de constitucionalidade das normas.

Novos Sentidos: A Fora Normativa: Precursor foi Konrad Hesse, em 1960. Retoma a idia de fatores reais do Poder, de Ferdinand Lassalle (sentido sociolgico). Contudo, deve ser algo a mais tambm, pois, se espelhar-se somente nos fatores reais de Poder vai demonstrar desigualdades sociais, etc., devendo ainda, o texto da constituio ser um fator de Poder, de fato (mais um fator de poder, aos lado dos fatores sociais), pis, tem fora transformadora da sociedade, devendo ser um documento voltado para o futuro.
1)

Constitucionalizao Simblica: Precursor foi Marcelo Neves. Envolve a positivao das normas de contedo programtico, fruto da retrica dos detentores do Poder, som compromisso com a efetivao destas normas.
2)

Constituio Dirigente: Precursor foi J. J. Gomes Canotilho. As constituies do sculo XX so recheadas de normas programticas, as quais vo significar sempre um objetivo, uma diretriz, que conduz o Estado. A constituio no alto de sua hierarquizao dirige os Poderes, para que estes efetivem as normas contidas na Constituio. A Constituio Federal Brasileira de 1988 segue esta linha.
3)

2 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


1) Quanto forma: Pode ser material (ou substancial) e Formal: Material ou Substancial: As normas que tratam da forma de

Estado, fora de governo, organizao dos poderes, das distribuies das competncias. Lembra a Constituio de Carl Schimtt (de sentido poltico). Na Constituio Federal Brasileira de 88 encontrado nos artigos 21 a 24 e 84 So normas que tratam da organizao do Estado.
Formal: Representada por um documento escrito e solene,

com ou sem contedo constitucional (ex.: Art. 242 2, Constituio Federal).

2) Quanto Elaborao: Pode ser Escrita (ou instrumentria) e No

escrita (ou costumeira).


Escrita

ou instrumentria: Um conjunto de regras codificadas e sistematizadas em um nico documento escrito. Pressupe um nico processo de elaborao que faz um bloco nico de normas constitucionais.

No escrita ou costumeira: Decorre da elaborao de regras

no aglutinadas em um nico texto escrito ou o fruto da consolidao dos usos e dos costumes. Chamada tambm de Consuetudinria. Est em diplomas jurdicos diferentes.

3) Quanto Origem: Podem ser Promulgadas (democrtica ou

popular), Outorgadas, Pactuadas e Cesarista.


Promulgadas (democrtica ou popular): o caso da

Constituio Federal brasileira de 88. Decorre de um processo legitimo, de elaborao de suas normas e representa a vontade
3 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

soberana do povo. Tem a ver com o sentido sociolgico de Ferdinand Lassalle. Outorgadas: Elaborada sem a participao popular e imposta autoritariamente pelo detentor do poder. antidemocrata, pois feita sem a participao popular e imposta sociedade. As Constituies Federais Brasileiras dos anos de 1924, 1937, 1967 e 1969 so exemplos.
Pactuada: Fruto do resultado de um pacto ou compromisso

entre foras polticas rivais (normalmente para por fim a guerras ou conflitos entre classes).
Cesarista:

Aquela que elaborada pelo monarca (unilateralmente) e submetida ao plebiscito ou referendo popular, dependendo da ratificao popular.

4) Quanto origem: Podem ser Super Rgidas ou imutvel; Rgida,

Flexvel; Semi rgida ou Semi flexvel.


Super Rgidas ou Imutvel: aquela em que no h qualquer

previso de alterao do seu texto, por isso o seu texto ser imutvel, solidificado, eterno, no podendo ser alterado.
Rgida: Prev um processo legislativo de alterao das suas

normas. No eterno o texto desta constituio. O processo Legislativo para alterao ser mais solene, diferenciado e complexo. A Constituio Federal brasileira de 88 aqui se enquadra.
Flexvel: No exige nenhum procedimento especial para

alterao de se texto, basta, portanto, o simples processo legislativo ordinria, em conseqncia, a hierarquia da constituio ir se equiparar a das leis ordinrias.
Semi Rgida ou Semi Flexvel: Aquela em que algumas regras

podero ser alteradas pelo processo legislativo ordinrio e

4 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

outras somente podem ser alteradas pelo processo legislativo mais complexo (atravs de Emendas Constitucionais). 5) Quanto Extenso: Podem ser Analticas (Prolixas ou extensas) ou sinttica (breve ou concisa).
Analticas (prolixas ou extensas): Tendncia da cultura

jurdica Romana. Normalmente vista quando a Constituio elaborada aps um grande conflito social, como ocorreu no Brasil, na poca das Diretas J!.
Sintticas (Breves ou Concisas): Trata apenas dos temas

centrais, as regras bsicas e nada mais, abrindo grande margem para interpretao constitucional feita pela doutrina. a tendncia dos pases de cultura jurdica anglo saxnia.

ESTRUTURA DAS CONSTITUIES Toda Constituio formada por Prembulo, Parte Dogmtica e Parte Transitria.

Prembulo: Uma exortao da prpria constituio. Parte Dogmtica: Texto permanente da constituio o conjunto dos dispositivos constitucionais que formam a constituio escrita em um nico documento (encontrada em toda nossa Constituio Federal de 1988, do artigo 1 at o ltimo artigo). elaborada para o presente e para o futuro. Parte Transitria: ADCT/88 a parte do texto constitucional que regulamenta a transio entre o direito preexistente e a nova ordem constitucional. voltada para o passado. (ex.: Constituio Federal brasileira ADCT/88 Territrios transformados em Estados).

5 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

ESTRUTURA DA CONSTITUIO
1) Prembulo: Uma apresentao da prpria constituio sociedade. o

Poder Constituinte entregando a Constituio Federal ao povo. *O prembulo faz parte da Constituio Federal: -1 Corrente Doutrinria: Sim, para todos os efeitos, inclusive dotada de fora normativa. -2 Corrente Doutrinria: No, pois, o prembulo introduz o texto constitucional, mas no dotado da mesma fora normativa. OBS.: *O Estado Brasileiro Laico, ou seja, no tem religio definida como oficial. * A expresso Sob a proteo de Deus no contem fora normativa ou vinculante e por essa razo no parmetro para o controle de constitucionalidade. No norma de reproduo obrigatria nas constituies estaduais.

2) Parte Permanente: Se projeta para o futuro. a parte rgida da

Constituio Federal (encontrado no primeiro ao ltimo artigo). Toda a parte permanente parmetro para o exerccio do controle de constitucionalidade, independente do seu contedo. fruto de um Processo legislativo complexo, rgido de elaborao.
3) Parte Transitria: Se projeta para o passado. o conjunto dos

dispositivos que vai realizar a transio entre a realidade e o direito preexistente e a nova ordem constitucional. ADCT tem normas de eficcia exaurvel. So parmetros para o controle de constitucionalidade. OBS.: No existe direito adquirido diante da norma ordem constitucional.

6 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

CLASSIFICAO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS Segundo Jos Afonso da Silva 1) Normas Constitucionais de Eficcia Plena: So aquelas que tm incidncia imediata e integral, independentemente de Lei posterior regulamentadora. Se distingue das demais porque o dispositivo constitucional no cita, no comenta, no exige a criao de nova lei infraconstitucional, ou seja, no faz referncia a uma outra Lei. Exemplos: So todos os elementos orgnicos da Constituio Federal. Arts 20 a 23 (so normas constitucionais auto aplicveis). Art 5 1. 2) Normas Constitucionais de Eficcia Contida: Tem aplicabilidade direta e imediata, mas, no integral, dependendo da edio de complemento normativo infraconstitucional (leis restritivas de direito) para que, ento, tenha aplicabilidade integral que lhe falta. Na falta de Lei que o complemente, vale o direito fundamental em sua inteireza. Exemplo: art. 5, inciso XII Constituio Federal (Leis restriti 3) Normas Constitucionais de Eficcia Limitada: So normas que deixam a cargo do legislador ordinrio a tarefa de dar-lhe regulamentao e exeqibilidade. No tem aplicabilidade direta, dependendo, portanto, da edio do complemento normativo. Podem ser: 3.1) Princpio Institutivo: Aquele que cria e organiza rgos, entes, aes do Estado. Exemplos: Art. 90 2 da Constituio Federal trata da criao do Conselho da Republica atravs de lei que o regule. Art. 102 1 da Constituio Federal institui um tipo de ao (ADPF) e a Lei 9882/99 a regula.

7 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

3.2) Princpio Programtico: o princpio adotado pelo STF. So normas que instituem metas, diretrizes, programas, de atuao para poderes constitudos. Ter aplicabilidade postergada. A aplicabilidade depende das Leis e dos atos que vo instituir os seus valores. Ex.? Art. 3 da Constituio Federal erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades mesmo que no haja o complemento, as normas constitucionais de eficcia limitada, de princpio programtico ainda gozam de uma eficcia mnima, que significa fora paralisante e impeditiva da edio de normas legais contrarias a constituio. Pode ainda se tomar como parmetro de controle de constitucionalidade. Exemplos: Artigos 170, III; 196 e 205, todos da Constituio Federal.

PODER CONSTITUINTE

Evoluo e Conceito: Segundo Abade Siejs Constituio escrita com o retrato dos interesses da sociedade. Poder Constituinte poder supremo, capaz de criar ou alterar a ordem jurdica do Estado, organizando-o, delimitando seus poderes e, por fim, editando normas constitucionais: O povo e o verdadeiro soberano. Poder constituinte diferente dos poderes constitudos. Poder Constituinte a fonte guardadora dos poderes constitudos. Poder Constituinte no tem um pressuposto jurdico. A natureza jurdica do Poder constituinte uma manifestao social, um poder de fato e no de direito. Classificao: 1) Originrio: Se manifesta com a criao de novas ordens jurdicas constitucionais com a feitura de uma nova constituio.
2) Derivado: Poder que significa aptido para modificar a constituio. Se

manifesta a partir do Poder de Reforma Constitucional (Emenda e Reviso).

8 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB 3) Decorrente: Poder de editar constituies estaduais. S existe em

Estados Federados. Obs.: Lei Orgnica s a do DF manifestao do Poder Constituinte Decorrente. Quanto as Leis orgnicas dos municpios, a corrente majoritria da doutrina diz que ao manifestao do Poder Constituinte Decorrente. PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO Conceito: o poder de elaborar uma nova constituio, rompendo com a norma constitucional vigente e instaurando uma nova ordem. -Pode ser de primeiro grau ou genuno sinnimos do Poder Constituinte Originrio - uma ruptura com a norma constitucional anterior.

Caractersticas: 1) Inicial: um poder inicial, iniciando uma nova ordem jurdica e, por isso, no precisa de uma autorizao jurdica anterior ou de um Poder Procedente. Nada precede o Poder Constituinte.
2)

Ilimitado: No se vincula ou subordina a nenhuma norma anterior, estando livre para dispor de qualquer forma, sobre qualquer tema. OBS.: no que tange a garantia dos direitos fundamentais no ilimitado, com base no princpio da vedao do retrocesso social, segundo a doutrina explica. NA OAB ILIMITADO E PRONTO! Incondicionado: O poder Constituinte no est condicionado por nenhuma regra de manifestao, no havendo procedimento legislativo prvio para o seu exerccio. Extraordinrio: Se manifesta de forma espordica, um capitulo especial na vida poltica de um pas. Est relacionada com a constituio escrita ou rgida.

3)

4)

5) Soberano: Para dispor sobre a organizao de um novo Estado. 9 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Classificao: 1) Poder Constituinte Originrio Histrico ou Fundacional: Se manifesta com a criao original de um novo Estado, at ento no existente. Se manifesta uma nica vez.
2)

Poder Constituinte Originrio Revolucionrio: Decorre de um processo violento ou ruptura com a ordem constitucional anterior, atravs de guerra, lutas armadas, revolues, etc. Ex.: Constituio Federal Francesa depois da Revoluo Francesa; Constituio Federal Brasileira de 37 e 64. Poder Constituinte Originrio No Revolucionrio: Porque significa a criao de uma nova ordem constitucional sem violncia ou sem a ruptura da ordem. Fruto de um processo de evoluo da sociedade que, pacificamente resolve instaurar uma nova ordem constitucional. Ex.: Constituio Federal Brasileira de 1988.

3)

PODER CONSTITUINTE DERIVADO Tambm chamado de: Constitudo, de 2 grau, institudo, secundrio e de reviso. No pode alterar as normas constituintes relativas aos limites do poder derivado.
4) Conceito: o poder de reforma e adaptao que permite a mudana do

texto da constituio rgida, adaptando-a s necessidades de uma nova realidade e dinmica dos fatores reais do poder, sem que seja preciso recorrer-se ao poder constituinte originrio. 5) Caractersticas:

Derivado: Decorre de um outro poder (poder constituinte originrio) e, portanto, expressamente prevista no texto constitucional.
10 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Subordinado: Est adstrito aos limites impostos pelo poder originrio, sendo que, o exerccio do poder derivado limitado por regras que esto contidas na prpria constituio. A atuao preestabelecida pela norma constitucional. Condicionado: condicionado s normas, formas e ao procedimento legislativo previsto na constituio escrita. 6) Classificao: A) Poder Constituinte: Derivado Reformador: Poder de alterar a norma constitucional originria, adaptando-a a nova realidade. Reforma via Emenda: Trata-se de procedimento ordinrio e permanente de alterao do texto constitucional, atravs de emendas constitucionais, com processo legislativo mais rigoroso. A atuao ser pontual, especifica. ainda feita na parte permanente ou dogmtica da constituio (art. 60 Constituio Federal). Reforma via Reviso: Trata-se de procedimento extraordinrio, espordico e provisrio de alterao do texto constitucional, com a prerrogativa de realizar reformas de forma global da norma constitucional, com processo legislativo mais clere e menos rigoroso do que o processo legislativo previsto para emenda, podendo ainda ser eito na parte transitria da constituio (ADCT). Diferena entre reforma via emenda e reforma via reviso: So os seus critrios e atuao do processo legislativo. B) Poder Constituinte Decorrente: Abrange a capacidade para elaborar as constituies estaduais dos entes da Federao. um desdobramento do poder originrio (inicial). limitado pelo poder constituinte originrio (art. 25, caput, Constituio Federal). uma manifestao do principio Federativo.No poder constituinte decorrente a edio das Leis Orgnicas dos Municpios, pois, tal tratase de manifestao de um poder constitudo originrio. No ir ocorrer nos estados unitrios (ou seja, os estados sem estados membros, com poder centralizado).

11 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Limitaes do Poder Constituinte Derivado:


1) Limites Circunstanciais: So restries quanto ao momento da

reforma constitucional, f forma a impedir que o poder constituinte derivado se manifeste em perodos de crises poltico-institucional.
2) Limites Temporais: Referem-se ao tempo e a periodicidade da atuao

do poder de reforma. A nossa Constituio Federal s traz limites temporais para o poder de reforma na reviso constitucional.
3) Limites Formais: Abrange o processo legislativo especial, complexo e

mais rigoroso previsto pela Constituio Federal, diverso do processo legislativo ordinrio.
4) Limites Materiais: Envolvem os temas de mais relevncia para o

Estado, garantidores da sua integridade, insuscetveis a reforma constitucional. So as clausulas ptreas. a. Explcitos: temas que no podem ser reformados, pois esto expressamente elencados no rol das clusulas ptreas (art. 60 4 da Constituio Federal). b. Implcitos: Trata-se de limites impostos ao contedo, ao sentido e ao esprito do texto constitucional que protegem as clusulas ptreas e as opes polticas fundamentais do Estado. Trata-se, portanto, de assuntos no expressos no art. 60 4 da Constituio Federal, mas que tambm so imunes s reformas constitucionais. 1) No podem ser alteradas as disposies constitucionais que tratem das opes polticas fundamentais 2) No pode ser alterada a titularidade do Poder Constituinte Originrio. 3) No podem ser alteradas as regras relativas ao processo de emenda ou de reviso constitucional. 4) No se pode incluir na Constituio Federal a possibilidade de reviso total de seu texto.

12 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB Mutao Constitucional: A norma constitucional ao submeter-se s

influncias da realidade, poltica e social, pode sofrer mutaes, processo de alterao do contedo da norma constitucional sem mudana de suas formas textuais.
Repristinao Constitucional: Em regra no se admite no Brasil,

segundo o art. 2, 3 da LICC, salvo nos termos do art. 11. 2 da Lei 9868/99, desde que o SRF no se expresse em sentido contrrio, tratando-se, pois, de repristinao por inconstitucionalidade. O STF tem admitido a repristinao constitucional no apenas em face de decises liminares, como tambm das decises definitivas de declarao de inconstitucionalidade, com reduo de texto.
Dupla Reviso Constitucional: no admitida no Brasil. , na

verdade, um golpe de estado. o procedimento de alterao do texto constitucional em 02 etapas, so elas: 1) So suprimidas as clausulas ptreas e so eliminadas as limitaes ao poder de reforma. 2) Elaborar as normas constitucionais sem limites, especialmente os limites materiais. ARTIGO 60 DA CONSTITUIO FEDERAL Subseo II Da Emenda Constituio Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. 1 - A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. 2 - A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.
13 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

3 - A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. 5 - A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. Iniciativa da PEC (limitao formal) 1/3 dos componentes da Cmara dos deputados ou do Senado federal. Presidente da Republica Mais de das Assemblias legislativas Maioria relativa. 1 - Limitao Circunstancial. 2 - Processo: Votao bicameral, em 2 turnos de cada uma das casas (cmara dos deputados e senado federal), com quorum de 3/5. OBS.: Art. 5, 3 Constituio Federal: Em tratados referentes a direitos humanos, aprovados em 3/5 na Cmara dos deputados e no Senado federal, so equivalentes a Emenda constitucional. 3 - Limitao formal Emenda constitucional no se subordina a aprovao do presidente da republica, sendo assinadas pelos presidentes da cmara dos deputados e do senado federal. 4 - Limitao material 5 - Limitao formal.

14 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

EMENDA No h Limitao Temporal

REVISO Uma nica vez 5 anos aps a promulgao da Constituio Federal de 1988 (art. 3 ADCT)

Votao e Deliberao

Bicameral (Cmara dos Deputados e Senado Federal) Em 2 turnos

Unicameral (Congresso Nacional) Em um nico turno

Quorum

3/5 dos votos

Maioria Absoluta

Limitao Material

Materiais

Materiais

Federao ou Estado Federado: uma forma de Estado que leva em

considerao a descentralizao geogrfica (as atividades e o poder so descentralizados) criando uma espcie de Estado composto, gerando pluralidade de entes governamentais (diversas esferas da administrao / governo).
Classificao das formas de Estado: o Unitrio: aquele caracterizado pela concentrao territorial do

poder com um nico ente dotado de poder poltico no territorial estatal (no reparte o poder / competncias; no cria outras esferas de poder). O Brasil j foi Estado Unitrio no perodo do Brasil Imprio Constituio Imperial de 1824.

15 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB o Composto ou Complexo: Caracterizado pela diviso territorial

do poder, gerando uma pluralidade de entes governamentais dotados de autonomia, cabendo ao poder central o exerccio da soberania. Caractersticas Essenciais do Estado Federal: o Existncia de uma constituio rgida que organiza o Estado Federado. O prprio texto constitucional organiza o Estado e determina a repartio das competncias. o Estado Federado como o nico ente dotado de soberania. o Entidades Federativas dotadas de autonomia (relaes internas). o Impossibilidade do direito de Secesso (impossibilidade de se desmembrar / separar do Estado Federal; a Constituio Federal no prev esse direito). Essa caracterstica se traduz no princpio da indissolubilidade do Estado Federal (art. 1, caput, Constituio Federal). o Repartio de competncia entre os entres: competncias legislativas ou administrativas. o Participao das entidades federativas na formao da vontade nacional (nmero igual de senadores para os entes federados), atravs do Senado, que formado por representantes eleitos paritariamente nos estados e no DF. o Controle de constitucionalidade a garantia de que os entes da federao no iro invadir as competncias legislativas alheias. O controle de constitucionalidade que preserva o pacto federativo analisa a constitucionalidade formal das leis estaduais. o Existncia de uma corte constitucional que atue como guardi da Constituio Federal.

16 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Aspectos do Federalismo Brasileiro Constituio Federal/88:


o Formao:

Federalismo por desagregao ou Federao Centrfuga, em que h preferncia das competncias.

OBS.: Desagregao 1981 mudana de governo (monarquia para repblica), mudana de Estado (unitrio para fechado) e substituio da religio oficial por um Estado Laico.
o Entes Iguais: No existe hierarquia entre os entes da federao

Unio: Poder central Estado: Poder regional DF: Poder regional Municpios: Poder local

Federalismo Tricotmico OBS.: Mais uma vez se afastou do federalismo norte americano, ou seja, o federalismo dual (estados membros e poder central).
o Posio dos Municpios: Os municpios fazem parte do pacto

federativo como uma verdadeira entidade federativa dotada de autonomia. O municpio no tem participao na formao de vontade nacional. Ao editar suas leis organizas, o municpio no realiza um poder constituinte decorrente, ou seja, no edita constituies estaduais.
o Figura dos Territrios: ADCT arts. 14 e 15. Os territrios no

fazem parte do federalismo, ou seja, no so entes federativos, so uma descentralizao administrativa dos poderes da Unio Federal denominados de autarquias territoriais, dotadas de personalidade jurdica prpria de direito pblico (no tem autonomia poltica). Ex.: Fernando de Noronha foi incorporado no Estado de Pernambuco. o Criao dos Territrios:

17 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Consulta Popular (plebiscito). Edio de Lei complementar. Parecer no vinculante das Assemblias Legislativas. OBS.: O territrio pode ser dividido em municpios; o governador nomeado pelo Presidente da Repblica com a aprovao do Senado Federal (art. 84, XIV, Constituio Federal); o territrio no elege senador (porque no tem autonomia poltica), mas elege deputados em nmero de 04 deputados federais (art. 45 2 Constituio Federal).

Vedaes Constitucionais de Natureza Federativa (art. 19, Constituio Federal): o Embaraar funcionamento de cultos religiosos; o Recusar f dos documentos pblicos; o Criar distines entre brasileiros de preferncias entre si. Componentes do Estado Federal: o Unio: dois aspectos:

Viso Externa: representa a Republica Federativa nas relaes externas, internacionais. A repblica Federativa do Brasil pessoa jurdica de direito pblico externo que exerce a soberania nas relaes internacionais. Viso Interna: a Unio Federal nas relaes de direito constitucional. pessoa jurdica de direito pblico interno dotada de autonomia poltica administrativa, financeira e tributria.

o Bens da Unio Art. 20, I a XI da Constituio Federal:

Inciso II: Terras devolutas so bens do Estado, salvo as indispensveis a defesa das fronteiras, das fortificaes e

18 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental. OBS.: *Terras devolutas (devolvidas): so todas aquelas que no so utilizadas pelo poder pblico nem esto destinadas a fins especficos, em regra pertencem ao domnio pblico dos Estados, excedo a hiptese do inciso II do art. 20 da Constituio Federal. *Bens pblicos desafetados: so aqueles que no tm destinao de uso especfico, sem finalidade. Inciso III: Rios e Lagos Banham mais de um Estado. Limites dos pases. Territrios internacionais. EC 46/05 ilhas costeiras sem sede de municpio (Ex.: Florianpolis).

Inciso IV: Mar territorial 12 milhas martimas. Zona econmica exclusiva: recursos naturais so bens da Unio, mas no territrio brasileiro, em caso de crime aplica-se o princpio da bandeira. OBS.: Art. 225 4 Constituio Federal So bens da Unio a Floresta Amaznica, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira.

19 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB Estados Membros: Pessoa Jurdica de direito pblico interno dotadas

de autonomia, ou seja, capacidade para tomar decises de cunho poltico dentro da esfera de sua competncia. o Autonomia Estadual Caractersticas:

Auto-organizao e normatizao prpria: Prerrogativa de editar as constituies estaduais (art. 25 Constituio Federal). Auto-governo: Os estados possuem poderes constitudos (judicirio / legislativo / executivo), cabendo a populao do Estado escolher seus representantes arts. 27, 28 e 125, Constituio Federal. OBS.: Deputado Estadual ganha 75% do que ganha Deputado Federal. Auto-administrao: O Estado organiza sua administrao direta e sua administrao indireta; regula os servios pblicos, o poder de polcia e os servidores pblicos.

Autonomia tributria e financeira: Competncia dos Estados membros para criar, majorar ou reduzir tributos tributos estaduais (art. 155 Constituio Federal). o Bens art. 26 Constituio Federal guas / Estados:

DF: integra o pacto federativo; ente poltico; pessoa jurdica de direito pblico interno; dotado de autonomia, como os estados. Art. 32 Constituio Federal: vedada a diviso do DF em municpios, porque o DF uma entidade da federao hbrida, vez que rene competncias legislativas estaduais e municipais.

20 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

O DF tem autonomia distrital: Auto-governo (legislativo, executivo e judicirio), auto-administrao, autonomia tributria e auto-organizao (leis).

DISTRITO FEDERAL Competncias: CF/88 art. 32, 1 1) Auto-organizao 2) Auto-governo Autonomia Distrital 3) Auto-administrao 4) Autonomia tributria e financeira 1) CF/88 art. 21 XII (sempre cai na prova) Competncias Excludas 2) CF/88 art. 22 XVII 3) CF/88 art. 21 XIV

SISTEMA DE REPARTIO DE COMPETNCIAS: NACIONAL REGRA: Princpio da Preponderncia do Interesse REGIONAL (STF) arts. 22,23 e 24 LOCAL

1) Competncia * Competncia Administrativa ou material Exclusiva - Para implementar aes de governo 2) Competncia TIPOS DE COMPETNCIA (servios pblicos e poder de polcia) Comum 1) Privativa * Competncia Legislativa Competncia Concorrente 2) Competncia

21 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB Competncia Exclusiva material da Unio (art.21) a competncia exclusiva no h possibilidade de delegao, aquela que no pode ser transferida.Logo indelegvel. Art. 21, XII todas as alneas j caram em prova. Competncia comum atribuio de competncia de forma compartilhada entre os entes federativos, regulada no art. 23.
Art. 23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: I zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico; II cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia; * V. art. 203, V, CF. III proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; IV impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico e cultural; V proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia; VI proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; VII preservar as florestas, a fauna e a flora; VIII fomentar a produo agropecuria e organizar o abastecimento alimentar; IX promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico; X combater as causas da pobreza e os fatores de marginalizao, promovendo a integrao social dos setores desfavorecidos; * V. Emenda Constitucional n. 31/2000 (Fundo de Combate e Erradicao da Pobreza). XI registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios; XII estabelecer e implantar poltica de educao para a segurana do trnsito. Pargrafo nico. Lei complementar fixar normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional.

Competncia Legislativa: para editar lei dentro do pacto federativo. 22 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB Competncia privativa: atribuio de competncia com possibilidade de delegao desta para outros entes federativos, regulada no art. 22 da CF/88.
Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: I direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; (legislao federal) II desapropriao; * V. arts. 184 e 185, I e II, CF. III requisies civis e militares, em caso de iminente perigo e em tempo de guerra; IV guas, energia, informtica, telecomunicaes e radiodifuso; V servio postal; VI sistema monetrio e de medidas, ttulos e garantias dos metais; VII poltica de crdito, cmbio, seguros e transferncia de valores; VIII comrcio exterior e interestadual; IX diretrizes da poltica nacional de transportes; X regime dos portos, navegao lacustre, fluvial, martima, area e aeroespacial; XI trnsito e transporte; XII jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia; XIII nacionalidade, cidadania e naturalizao; XIV populaes indgenas; * V. art. 231, CF. XV emigrao e imigrao, entrada, extradio e expulso de estrangeiros; XVI organizao do sistema nacional de emprego e condies para o exerccio de profisses; XVII organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos Territrios, bem como organizao administrativa destes; XVIII sistema estatstico, sistema cartogrfico e de geologia nacionais; XIX sistemas de poupana, captao e garantia da poupana popular; XX sistemas de consrcios e sorteios; XXI normas gerais de organizao, efetivos, material blico, garantias, convocao e mobilizao das polcias militares e corpos de bombeiros militares; XXII competncia da polcia federal e das polcias rodoviria e ferroviria federais; XXIII seguridade social; XXIV diretrizes e bases da educao nacional; XXV registros pblicos; XXVI atividades nucleares de qualquer natureza; XXVII normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal

23 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB


e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III; * Inciso XXVII com redao determinada pela Emenda Constitucional n. 19/1998. * V. art. 37, XXI, CF. XXVIII defesa territorial, defesa aeroespacial, martima, defesa civil e mobilizao nacional; XXIX propaganda comercial. defesa

Pargrafo nico. Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas neste artigo.

Requisito da delegao: ( Os Estados/DF) 1) Lei complementar Federal; 2) Para um tratamento de questes especificas; 3) Delegao de uma das matrias elencadas no art.22. Competncia concorrente: a atribuio de competncia para editar leis repartida entre os entes da federao. (art. 24 da CF/88). Compete a Unio as normas gerais. uma lei federal.
Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico; II oramento; III juntas comerciais; IV custas dos servios forenses; V produo e consumo; VI florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio; VII proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; VIII responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; IX educao, cultura, ensino e desporto; X criao, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas; * V. art. 98, I, CF. XI procedimentos em matria processual; * V. art. 98, I, CF. XII previdncia social, proteo e defesa da sade; XIII assistncia jurdica e defensoria pblica; XIV proteo e integrao social das pessoas portadoras de deficincia; * V. art. 203, V, CF.

24 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB


XV proteo infncia e juventude; XVI organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis. 1 No mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. 2 A competncia da Unio para legislar sobre normas gerais no exclui a competncia suplementar dos Estados. 3 Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. 4 A supervenincia de lei federal sobre normas gerais suspende a eficcia da lei estadual, no que lhe for contrrio.

UNIO competncia taxativa arts. 21 (competncia material comum) e 22 ( competncia privativa). - competncia material comum do art.23, onde a Unio reparte a competncia com os Estados/DF. - competncia legislativa concorrente normas gerais ESTADOS Remanescente ou reservada art. 25 1 - Competncia material comum - Competncia legislativa concorrente normas especiais - Competncia legislativa delegada da Unio.
Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, observados os princpios desta Constituio. 1 So reservadas aos Estados as competncias que no lhes sejam vedadas por esta Constituio. * V. art. 19, CF.

DF Tem a competncia dos Estado e dos Municpios

Remanescente ou reservada art. 25 1 - Competncia material comum - Competncia legislativa concorrente normas especiais - Competncia legislativa delegada da Unio. MUNICPIOS art. 30 da CF/88
Art. 30. Compete aos Municpios: I legislar sobre assuntos de interesse local; II suplementar a legislao federal e a estadual no que couber; III instituir e arrecadar os tributos de sua competncia, bem como aplicar suas rendas, sem prejuzo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei; * V. art. 156, CF.

25 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB


IV criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislao estadual; V organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, includo o de transporte coletivo, que tem carter essencial; VI manter, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, programas de educao pr-escolar e de ensino fundamental; VII prestar, com cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, servios de atendimento sade da populao; VIII promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupao do solo urbano; * V. art. 182, CF. IX promover a proteo do patrimnio histrico-cultural local, observada a legislao e a ao fiscalizadora federal e estadual.

SEPARAO DE PODERES: Caractersticas: 1) Existncia de mecanismo de controle recprocos (sistema de freios e contrapesos), como os poderes no so escalonados hierarquicamente, so fiscalizados uns pelos outros. Ex: Controle de Constitucionalidade, controle da atividade legislativa feita pelo Poder Judicirio.Quem faz o controle oramentrio do Poder Executivo o Poder Legislativo, auxiliado pelo TCU e TCM. 2) Separao no absoluta dos poderes as funes estatais so repartidas entre os poderes de maneira no exclusiva, de modo que cada poder tenha uma funo predominante ou tpica ao lado de funes atpicas. Ex: quando o PE participa da criao da lei est na sua funo atpica. Todos os poderes fazem todas as funes dentro da sua funo tpica diferenciada.

- Legislativa (art. 60) - Funes Tpicas Poder Legislativo - Fiscalizadora ( - Funo de Administrativa (art. - Funes Atpicas - Funo Julgadora

26 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB Poder Legislativo: tem predominante do PL): duas funes tpica (funes

1) Funo de legislar: Regulada pelo art. 60/59 - abrange a produo de normas jurdicas gerais, abstratas, coercitivas e inovadoras que buscam legitimidade diretamente do texto constitucional ( a partir dessa idia que se faz o controle de constitucionalidade).
Art. 59. O processo legislativo compreende a elaborao de: I emendas Constituio; II leis complementares; III leis ordinrias; IV leis delegadas; V medidas provisrias; * V. art. 73, ADCT. VI decretos legislativos; VII resolues. Pargrafo nico. Lei complementar dispor sobre elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. Subseo II Da emenda Constituio Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II do Presidente da Repblica; III de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. 1 A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. * V. arts. 34 a 36 e 136 a 141, CF. 2 A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. 3 A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. 4 No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I a forma federativa de Estado; * V. arts. 1 e 18, CF. II o voto direto, secreto, universal e peridico; * V. arts. 1, 14 e 81, 1, CF. a

27 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB


III a separao dos Poderes; * V. art. 2, CF. IV os direitos e garantias individuais. * V. art. 5, CF. 5 A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

2) Funo de Fiscalizar: consiste na fiscalizao das atividades dos outros poderes ( principalmente do PE), que se realiza atravs da criao de CPIS e do controle externo financeira e tributria (art. 70 a 75)
Da fiscalizao contbil, financeira e oramentria Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. * Pargrafo nico com redao determinada pela Emenda Constitucional n. 19/1998. Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: I apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; III apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio;

28 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB


IV realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; V fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; VI fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; VII prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; XI representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. 1 No caso de contrato, o ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. 2 Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito. 3 As decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. 4 O Tribunal encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades. Art. 72. A Comisso mista permanente a que se refere o art. 166, 1, diante de indcios de despesas no autorizadas, ainda que sob a forma de investimentos no programados ou de subsdios no aprovados, poder solicitar autoridade governamental responsvel que, no prazo de cinco dias, preste os esclarecimentos necessrios. * V. art. 16, 2, ADCT. 1 No prestados os esclarecimentos, ou considerados estes insuficientes, a Comisso solicitar ao Tribunal pronunciamento conclusivo sobre a matria, no prazo de trinta dias. 2 Entendendo o Tribunal irregular a despesa, a Comisso, se julgar que o gasto possa causar dano irreparvel ou grave

29 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB


leso economia pblica, propor ao Congresso Nacional sua sustao. Art. 73. O Tribunal de Contas da Unio, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo o territrio nacional, exercendo, no que couber, as atribuies previstas no art. 96. * V. art. 84, XV, CF. 1 Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio sero nomeados dentre brasileiros que satisfaam os seguintes requisitos: I mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade; II idoneidade moral e reputao ilibada; III notrios conhecimentos jurdicos, contbeis, econmicos e financeiros ou de administrao pblica; IV mais de dez anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior. 2 Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio sero escolhidos: I um tero pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo Tribunal, segundo os critrios de antigidade e merecimento; II dois teros pelo Congresso Nacional. 3 Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tero as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justia, aplicando-se-lhes, quanto aposentadoria e penso, as normas constantes do art. 40. * 3 com redao determinada pela Emenda Constitucional n. 20/1998. 4 O auditor, quando em substituio a Ministro, ter as mesmas garantias e impedimentos do titular e, quando no exerccio das demais atribuies da judicatura, as de juiz de Tribunal Regional Federal. Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; IV apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

30 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB


1 Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. 2 Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio. Art. 75. As normas estabelecidas nesta seo aplicam-se, no que couber, organizao, composio e fiscalizao dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municpios. Pargrafo nico. As Constituies estaduais disporo sobre os Tribunais de Contas respectivos, que sero integrados por sete Conselheiros.

O Poder Legislativo tem duas funes atpicas:

1) Funo Administrativa - Exercida pelo PL quando dispem sobre a sua organizao, polcia e funcionamento.(art. 51, IV e 52, XIII da CF/88). 2) Funo Julgadora Exercida pelo Senado Federal nos crimes de responsabilidade do Presidente da Republica e do Vice Presidente, e demais. (art. 52, I e II da CF/88). CONGRESSO NACIONAL: Sistema Bicameralismo Cmara dos Deputados: representante eleitos do POVO. So 513 representantes Senado Federal: representantes eleitos dos ESTADOS/DF. So 81 representantes
Do Congresso Nacional Art. 44. O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Pargrafo nico. Cada legislatura ter a durao de quatro anos. Art. 45. A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. 1 O nmero total de Deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal, ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao, procedendose aos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma daquelas unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados. 2 Cada Territrio eleger quatro Deputados.

31 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB


Art. 46. O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. 1 Cada Estado e o Distrito Federal elegero trs Senadores, com mandato de oito anos. 2 A representao de cada Estado e do Distrito Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros. 3 Cada Senador ser eleito com dois suplentes. Art. 47. Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas Comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

Reunies: Sesso Legislativa o - De 2 de fevereiro a 17 de julho e perodo em que se realizam de 1 de agosto a 22 de dezembro. as reunies ordinrias do CN da Cmara do Deputados e do Senado Federal 1 Legislativa 04 anos Mandato do Deputado Federal Recesso Parlamentar: nesse - De 18/07 a 31/07 perodo para que haja - De 23/12 a 01/02 reunies, ter que haver convocao extraordinria (art. 57
Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. * Caput com redao determinada pela Emenda Constitucional n. 50/2006. 1 As reunies marcadas para essas datas sero transferidas para o primeiro dia til subseqente, quando recarem em sbados, domingos ou feriados. 2 A sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. 3 Alm de outros casos previstos nesta Constituio, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-o em sesso conjunta para: I inaugurar a sesso legislativa; II elaborar o regimento comum e regular a criao de servios comuns s duas Casas; III receber o compromisso do Presidente e do VicePresidente da Repblica; IV conhecer do veto e sobre ele deliberar. 4 Cada uma das Casas reunir-se- em sesses preparatrias, a partir de 1 de fevereiro, no primeiro ano da

32 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB


legislatura, para a posse de seus membros e eleio das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a reconduo para o mesmo cargo na eleio imediatamente subseqente. * 4 com redao determinada pela Emenda Constitucional n. 50/2006, que manteve a redao original. 5 A Mesa do Congresso Nacional ser presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos sero exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Cmara dos Deputados e no Senado Federal. 6 A convocao extraordinria do Congresso Nacional farse-: * Caput do 6 com redao determinada pela Emenda Constitucional n. 50/2006, que manteve a redao original. 6 A convocao extraordinria do Congresso Nacional farse-: I pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido de autorizao para a decretao de estado de stio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica; II pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante, em todas as hipteses deste inciso com a aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. * Inciso II com redao determinada pela Emenda Constitucional n. 50/2006. 7 Na sesso legislativa extraordinria, o Congresso Nacional somente deliberar sobre a matria para a qual foi convocado, ressalvada a hiptese do 8 deste artigo, vedado o pagamento de parcela indenizatria, em razo da convocao. * 7 com redao determinada pela Emenda Constitucional n. 50/2006. 8 Havendo medidas provisrias em vigor na data de convocao extraordinria do Congresso Nacional, sero elas automaticamente includas na pauta da convocao. * 8 acrescentado pela Emenda Constitucional n. 32/2001.

EC 50/06 Art. 57, 7 Comisses: So reguladas na CF/88 pelo art. Classificao 1 Temporrios : so criadas esporadicamente para realizar um determinada atividade com prazo de durao. 2 Permanentes : CCJC; 33 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB 3 Mistas : so comisses que envolve Deputados e Senadores CPMI 4 Comisso Representativa do Congresso Nacional: prevista no art.58 4 . responsvel pela atuao durante o perodo do recesso parlamentar. STF: existe um direito liquido e certo dos parlamentares de exigir da mesa da casa legislativa a instalao de uma CPI, como manifestao do direito das minorias partidrias. ( para que seja criada tem que ser pelas mesas da casa, depende do pedido de 1/3 dos membros da casa, requer a mesa a instalao de um CPI)

PODER LEGISLATIVO Funo Tpica fiscalizao CPIs / TCU

COMISSES PARLAMENTARES DE INQURITO CPI Art 58 3, Constituio Federal Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas tero comisses permanentes e temporrias, constitudas na forma e com as atribuies previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criao. 3 - As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. Requisitos:
o Poderes: Poderes investigatrio prprios das autoridades

judiciais / poderes instrutrios da autoridade judicial, no


34 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

incluindo-se os poderes jurisdicionais, tratados na Constituio Federal como Clusula de reserva de jurisdio.
o Criao: Pode ser conjunta ou separadamente. Pode ser de

deputados; de senadores ou mista. O quorum ser de 1/3 dos parlamentares.


o Finalidade: Apurar um fato determinado. CPI no pode ser

criada para apurao de fato indeterminado. No ato de criao, feito pelo presidente do Senado ou da Cmara, este ir especificar / determinar o fato a ser apurado. OBS.: Art. 35 1 do Regimento Interno da Cmara dos Deputados fato determinado o acontecimento de relevante interesse para a vida pblica e para a ordem constitucional legal, econmica ou social do pas, devidamente caracterizado em um requerimento (1/3 dos parlamentares) e no ato de instaurao (presidente da mesa).
o Prazo: O prazo de durao da CPI determinado, devendo ser

estabelecido no ato de instaurao. Contudo, o prazo poder ser prorrogvel, inclusive, sucessivamente. Os trabalhos da CPI terminam com o relatrio que encaminhado para o Ministrio Pblico para apurao em juzo da responsabilidade civil e criminal dos investigados.

Limites do Poder Investigativo das CPIS STF MS 24217/DF. Rel.: Maurcio Correa:

CPI PODE

CPI NO PODE

Requisitar documentos e informaes Todas as clusulas de reserva de dos rgos pblicos. jurisdio:

35 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Determinar a realizao de percias.

Conduzir coercitivamente o acusado.

Inquirir testemunhas.

Interceptao telefnica (escuta), a qual depende de ordem judicial.

Compromissar as testemunhas sob Realizar atos de natureza cautelar pena de crime de falso testemunho se (decretar indisponibilidade de bens, faltar ou omitir a verdade. seqestro e arresto).

Conduo coercitiva das testemunhas Decretar a priso dos investigados intimadas que no comparecerem. prises cautelares: temporria, preventiva, de pronuncia e de sentena recorrvel.

Inquirir suspeitos indiciados / Expedir mandados de investigados (aplica-se a Lei 10792 apreenso domiciliar. quanto ao interrogatrio).

busca

O interrogado ao ser ouvido tem o direito de no produzir provas contra Impedir a presena de advogados dos si mesmo Privilege against self depoentes. incrimination / nemo tenetur se deterge.

Determinar a quebra dos sigilos bancrios, fiscal ou de dados (inclusive o sigilo telefnico extrato telefnico), independente de pedido em juzo ou de ordem judicial. MS 23452/RJ. Rel.: Celso Mello.

36 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Prender em flagrante.

OBS.: STF - As constituies estaduais podem autorizar que as assemblias legislativas ou cmara distrital a criao de CPIs estaduais. Contudo, deve-se preservar as caracterstica de CPI conforme o art. 58 3 da Constituio Federal. a chamada Simetria Constitucional, vez que o art. 58 3 da Constituio Federal norma constitucional de reproduo obrigatria.

TCU ART. 71 Constituio Federal Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes

37 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; V - fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; VI - fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; VII - prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII - aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X - sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; XI - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. 1 - No caso de contrato, o ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. 2 - Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito. 3 - As decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. 4 - O Tribunal encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades.

38 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB o Funo Fiscalizadora: o controle externo do Congresso

Nacional fiscalizao contbil, financeira, oramentria dos entes da administrao direta ou indireta e das demais pessoas jurdicas e fsicas que recebam repasses de verbas pblicas. A abrangncia do controle externo / poltico o mais abrangente possvel, abrange o controle de legalidade; controle de legitimidade; controle de eficincia; controle de economicidade e controle de mrito. O controle judicirio por sua vez tem abrangncia limitada, s abrangendo o controle de legalidade e de legitimidade (art. 70 Constituio Federal).

Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) o Atos e Contratos art. 71, X e 71 1 e 2 da Constituio Federal:

Art. 71, X Ato administrativo: compete ao TCU sustar os atos administrativos comunicando esta deciso a cmara ou ao senado. Art. 71 1 - Contrato administrativo: ato de sustao adotada pelo congresso nacional. Art. 71 2: Em caso de inrcia do poder do congresso nacional (90 dias), o TCU poder decidir acerca da sustao de contratos administrativos.
39 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Estatuto dos Congressistas IMUNIDADES:


o Conceito de Imunidade: Prerrogativas pblicas conferidas aos

congressistas pela Constituio Federal, visando garantir-lhes a liberdade de exerccio da funo parlamentar. A imunidade parlamentar visa garantir a independncia do poder legislativo dentro da separao de poderes, bem como visa garantir o regime democrtico, a liberdade de atuao dos parlamentares em que prevalece a vontade das maiorias, com respeito da vontade das minorias. o Classificao de Imunidades:

Imunidade Material: Art. 53, caput, Constituio Federal. Tambm chamada de imunidade real, imunidade substantiva ou liberdade da palavra (Freedon of speach) ou ainda de inviolabilidade parlamentar. Os parlamentares so inviolveis pelas suas palavras, votos e opinies. A inviolabilidade parlamentar acarreta a irresponsabilidade civil, penal, administrativa, poltica, pelos atos, palavras, manifestaes e votos proferidos por parlamentares em razo do mandato parlamentar. Pela doutrina majoritria a imunidade parlamentar tem natureza de causa excludente da ilicitude. O parlamentar imune ao crime de opinio (crimes conta a honra calnia, injria e difamao). STF Depende a imunidade material de uma relao de pertinncia temtica entre a palavra e a opinio e o mandato parlamentar. Deve ser dito no estrito cumprimento do mandato ou em decorrncia dele Ratione Muneris ou Propter Officium. No h ao de reparao de danos contra parlamentares.
40 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Palavra e opinies proferidas dentro do parlamento (imunidade parlamentar) de acordo com entendimento do STF, a imunidade parlamentar absoluta quando o parlamentar est no interior da casa legislativa. Imunidade fora do parlamento o parlamentar goza de imunidade em qualquer lugar do territrio nacional, exigindo-se, no entanto, que as palavras e manifestaes do parlamentar, proferidas fora do parlamento guardem a relao de pertinncia temtica com o mandato, ou seja, que seja proferida em razo das atividades inerentes a funo parlamentar. Neste caso, se o parlamentar profere um discurso ofensivo a um inimigo poltico, por exemplo, este poder ajuizar ao contra o parlamentar (RE 226643 STF). A imunidade parlamentar irrenuncivel matria de ordem pblica inerente ao cargo e no a pessoa. Imunidade Formal: Art. 53 da Constituio Federal. Art. 53. Os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) 1 Os Deputados e Senadores, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) 2 Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Nesse caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) 3 Recebida a denncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at a
41 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

deciso final, sustar o andamento da ao. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) 4 O pedido de sustao ser apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogvel de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) 5 A sustao do processo suspende a prescrio, enquanto durar o mandato. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) 6 Os Deputados e Senadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) 7 A incorporao s Foras Armadas de Deputados e Senadores, embora militares e ainda que em tempo de guerra, depender de prvia licena da Casa respectiva. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) 8 As imunidades de Deputados ou Senadores subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatveis com a execuo da medida.(Includo pela Emenda Constitucional n 35, de 2001)

Quanto ao Foro: Foro por prerrogativa de funes art. 53 1 Constituio Federal. uma regra de competncia material, processual penal, que exclui qualquer outro foro. OBS.: *Homicdio = foro privilegiado. Vale ao parlamentar a regra especial, dando-lhe foro privilegiado, inclusive a um co-ru, o qual ter este benefcio, salvo se for crime doloso contra a vida, onde o co-ru ser julgado pelo tribunal do jri (competncia do tribunal do jri constitucional), desmembrando-se, pois, a competncia.

42 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

*Foro privilegiado exclusivo para crimes comuns e de responsabilidade. S desloca a competncia processual penal. No h foro privilegiado para o julgamento de ilcitos civis. *STF: Improbidade administrativa ilcito civil. As aes de improbidade no so atradas para o foro privilegiado Constituio Federal art. 37 4.

Quanto a Priso: Desde a expedio do diploma os parlamentares no podero ser presos, salvo em caso de priso em flagrante de crime inafianvel, sendo que, em 24 horas os autos da priso devem ser encaminhados a respectiva casa legislativa, podendo ser aprovada por maioria de votos. OBS.: STF a imunidade quanto a priso abrange todas as espcies de priso cautelar (salvo priso em flagrante de crime inafianvel). Essa imunidade formal quanto priso no abrange a priso definitiva decorrente de sentena penal condenatria transitada em julgado.

Quanto ao Processo:

Antes da EC 35/2001

Depois da EC 35/2001

Art. 53 2 Constituio Federal O processo penal para sua instaurao Recebida a denncia o STF dependia de autorizao da respectiva encaminha respectiva casa, casa legislativa. podendo, por maioria de votos, sustar o andamento da ao.

Art. 53 4 - O pedido de sustao ser apreciado pela respectiva casa no prazo improrrogvel de 45 dias do
43 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

seu recebimento pela mesa diretora.

Art. 53 5: Suspende o processo e o curso do prazo prescricional enquanto durar o mandato

Parlamentar como Testemunha art. 53 6 Constituio Federal:

No obrigado a testemunhar acerca de informaes inerentes ao exerccio de sua funo. Se o parlamentar aceitar ser ouvido, dever ser inquirido na casa parlamentar.

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Fundamentos:


o Estado Democrtico de Direito Constituio Rgida: A

Constituio Federal a todos se impe harmonia jurdica a Constituio Federal a norma hierarquicamente superior. O Estado Democrtico de direito se constri dentro de uma constituio rgida.
o Supremacia da Constituio Norma Fundamental: A

rigidez da Constituio Federal configura a supremacia da mesma, sendo que todas as normas devem com ela se harmonizar. a norma fundamental que tem um status diferenciado Pirmide de Hans Kelsen.

OBS.: Alguns doutrinadores ainda defendem como fundamente do controle de constitucionalidade um rgo guardio da Constituio Federal, no caso o STF.

Sistemas de Controle de Constitucionalidade:

44 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

o Quanto natureza do rgo que realiza o controle:


a) Controle Poltico: O rgo responsvel pelo controle faz

parte do poder legislativo, ou no integra a estrutura de nenhum dos trs poderes. No Brasil existe controle poltico em carter excepcional. O critrio do controle feito com base na supremacia da Constituio Federal.
b) Controle Judicial / Jurisdicional / Jurdico: Submete a

aferio da constitucionalidade das leis a um ou vrios rgos do Poder Judicirio. Para o Brasil e demais pases que seguem o modelo norte americano o controle judicial a regra e inaugura a idia de jurisdio constitucional. Todos os rgos do poder judicirio tm competncia para exercer o controle de constitucionalidade.
c) Controle Misto: aquele em que Constituio submete

certas categorias de Leis ao controle poltico e outras leis ao controle judicial. A prpria Constituio Federal separa. No Brasil no admitido, pois, todas as leis so submetidas ao controle judicial e ao controle poltico. o Quanto ao Momento da Realizao do Controle de Constitucionalidade:
a) Controle Preventivo / A Priori: Visa evitar, prevenir, a

ocorrncia de uma inconstitucionalidade, buscando evitar a promulgao de leis inconstitucionais. realizado, pois, ao projeto de lei. Em regra feito ao Poder Legislativo, se associando, pois, ao controle poltico. Exemplos:

45 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

* Atuao das comisses de constituio e justia nas diversas casas legislativas (no senado e na cmara chama-se Comisso de constituio, justia e cidadania). * Veto Presidncia: Imotivado (por interesse pblico) ou Motivado / Vinculante (o presidente da repblica entende que o projeto de lei inconstitucional).
b) Controle Regressivo / Sucessivo / A posteriori: Atua

sobre a lei ou ato normativo j existente (depois da publicao da lei e de sua entrada em vigor) com finalidade de excluir a lei inconstitucional do ordenamento jurdico (de acordo com a doutrina tradicional, excluir a lei significa declarar a nulidade absoluta da lei). Est ligado ao controle judicial de constitucionalidade. o Quanto ao nmero de rgos que realizam o controle de constitucionalidade Controle Judicial:
a) Controle Difuso: Confere-se a competncia para realizar

o controle de constitucionalidade a uma pluralidade de rgos do poder judicirio. A competncia est diluda em todas as justias. Surgiu nos Estados Unidos com o juiz Marshall. No Brasil desde a promulgao da constituio republicana de 1891, influenciada por Ruy Barbosa, adotou-se o controle judicial de constitucionalidade da forma difusa. A deciso do controle difuso tem eficcia inter partir e retroativa (Ex tunc) condio de declarao de nulidade da lei inconstitucional. O controle difuso realizado, normalmente no caso concreto (a deciso do juiz no vai atingir a terceiros). O STF faz controle difuso quando julga o Recurso Extraordinrio.

46 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB b) Controle Concentrado: aquele em que a atividade de

controle constitucional das leis monopolizada por um nico rgo do poder judicirio com competncia ara tanto, Confere poderes exclusivos a um tribunal e impede que outros rgos analisem o controle exclusivo. Existe nos pases da Europa e na ustria. Os efeitos so, em regra, ex tunc e erga omnes.
c) Controle Misto: Concilia simultaneamente as formas de

controle difuso e concentrado. Na Constituio Federal de 1988 predomina o modelo judicial misto.

OBS.: Smula Vinculante: Art. 103 a Constituio Federal Serve para evitar deciso anti isonmica, vinculando os rgos do Poder Judicirio.

o Quando ao modo de Provocao: Controle Difuso e

Concentrado.
a) Via de Exceo / De defesa/ Incidenter Tantum: O

controle de constitucionalidade feito no sistema difuso em que a questo constitucional suscitada como causa de pedir (questo prejudicial) ao julgamento do mrito. realizado no caso concreto com limites subjetivos, ou seja, a deciso s atinge as partes. A declarao de inconstitucionalidade, , pois, incidental.
b) Via de Ao / Principal / Principaliter: Est associado

ao controle concentrado, ocorrendo quando a declarao de inconstitucionalidade a questo jurdica central discutida em sede de jurisdio constitucional. Acontece no Brasil nas aes de controle concentrado (ADIN genrica, ADPF, ADCON e ADIN por omisso). No jurisdio ordinria, jurisdio constitucional (jurisdio especial). o Quanto finalidade:
47 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB a) Controle Subjetivo / Concreto: Est relacionado ao

controle difuso por via de exceo, pois surge no bojo de um conflito de interesses, tendo o processo com finalidade para tutelar direitos subjetivos. O conflito de interesses o centro da questo.
b) Controle Objetivo / Abstrato: Est relacionado ao

controle concentrado por via de ao, voltado especialmente para a proteo da integridade da Constituio Federal. STF: O controle objetivo tutela o direito objetivo, positivado (a norma jurdica e a supremacia da Constituio Federal). O processo do controle concentrado de normas no tem lide, partes ou contraditrio). Tipos de Inconstitucionalidade:
o Formal / Orgnica / Monodinmica: Envolve vcio do

processo legislativo quanto a iniciativa, procedimento e competncia. Os vcios podem ser:


a) Subjetivo: Vcio de iniciativa em que o sujeita que

deflagra o processo legislativo no tem tal incumbncia.


b) Objetivo:

Vcio de competncia (preservao da repartio de competncia) ou vcio de procedimento (como a inobservncia de quorum de votao, por exemplo).

OBS.: Medida Provisria e Pressupostos Constitucionais para a edio de Medida Provisria exigida a presena de 02 pressupostos (art. 62 Constituio Federal), so eles: Relevncia e Urgncia. possvel que se faa o controle do binmio Relevncia / Urgncia e isso caracteriza a inconstitucionalidade formal.

48 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB o Material / Monoesttica: Ocorre quando a Lei ou Ato

Normativo viola princpios ou regras da constituio. vicio de contedo, normalmente porque viola a direitos fundamentais. OBS.: Sano Presidencial ao Projeto de Lei: De acordo com o STF a sano do chefe do executivo no tem o condo de sanar o vicio da inconstitucionalidade formal, portanto, se ele sancionar no estar suprimindo a nulidade, vez que no se trata de nulidade relativa.
o Total: Quando o vcio de inconstitucionalidade atinge a essncia

da lei ou do ato normativo, no havendo dispositivos que possam sobreviver isoladamente.


o Parcial: D-se com a declarao da nulidade parcial, ou seja,

que atinge dispositivos especficos da Lei ou do Ato Normativo. OBS.: Inconstitucionalidade por Arrastamento / Por arrasto: STF adota, embora o legitimado no tenha feito um pedido expresso de declarao de inconstitucionalidade de um dispositivo de lei, este ser declarado inconstitucional em funo da sua relao de dependncia com outro dispositivo. IMPORTANTE: No existe julgamento extra petita em ao de inconstitucionalidade.
o Por Ao: Decorre da prtica de atos comissivos (Lei ou ato

normativo) editados pelo Poder Legislativo e pelo Poder Executivo. Pressupe a existncia de uma lei ou ato normativo. OBS.: Veto no passvel de controle concentrado perante o STF.
o Por Omisso: Surgiu na Constituio Federal de 1988 e

pressupe a inrcia do Poder Pblico, o silencio do Poder Legislativo, que representa descumprimento do dever de legislar. Ocorre normalmente quando a Constituio Federal se refere a

49 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

necessidade de complemento normativo, sendo a conseqncia, pois, ADIN por omisso. STF: No pode atuar como legislador positivo, preenchendo lacuna ou omisso, sob pena de violao da separao de poderes. Portanto, a deciso na ADIN por omisso no tem carter mandamental. OBS.: A ADIN por omisso constitui o legislador em mora legislativo, autorizando ao de reparao de danos contra o Estado (responsabilidade civil do Estado).
o Superveniente ou Temporria: Aquela em que a Lei ou o Ato

normativo antecede a promulgao da constituio. STF (Entendimento pacificado): A inconstitucionalidade superveniente no enseja interposio de ADIN e ADC, porque se trata de uma questo de recepo de normas. Poder interpor ADPF (lei 9882/99) a qual tem carter subsidirio ( instrumento de controle concentrado subsidirio), podendo ser usada em tudo aquilo que no se admite ADIN e ADC.
o Originria: Durante a vigncia de uma constituio so

editados leis e atos normativos. Constituio anterior e lei ou ato normativo posterior. o Reflexa: Avalia a compatibilidade de uma lei ou ato normativo a partir do exame de uma norma jurdica infraconstitucional. Refere-se, pois, a decretos regulamentares. STF: No admite o controle inconstitucionalidade na forma reflexa. concentrado de

50 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

PODER EXECUTIVO Funo Tpica: Funo de administrar / de implementar a legislao. Sua funo tpica , pois, implementar as polticas pblicas, fazendo a respectiva gesto. Caracteriza-se pela prestao de servios pblicos, rela regulao da atividade pblica, pela realizao (fiscalizao) e fomento das atividades de relevante interesse coletivo.
1.

Funes Atpicas: Funo de legislar, como ocorre, por exemplo, na edio de leis delegadas, decretos e Medidas Provisrias.
2.

3. Competncia do Presidente da Repblica Art. 84 e 85 da Constituio Federal:


Art. 84, III Constituio Federal (funo tpica) Poder de

iniciativa do processo legislativo Competncia privativa do Presidente da Repblica Art. 61 1 Constituio Federal. Art. 84, IV Constituio Federal (funes atpicas):

51 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

EC 32.

Percebe-se a figura do antigo decreto autnomo. Busca sua legitimao diretamente no texto constitucional. Tem limitaes. apenas para temas dispostos nas alneas a e b (matria interna corporis).

SISTEMA BRASILEIRO DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE


Regra: Judicial Control ou Controle Judicial, nas formas controle

difuso e concentrado (repressivo) Ao poder judicirio cabe a tarefa de exercer a jurisdio constitucional. Peculiaridades: o Controle Poltico:
a) Preventivo:

Visa prevenir a edio de leis inconstitucionais, atuando ainda na fase do processo da lei, durante o processo legislativo de elaborao das leis.

Art. 58 Constituio Federal Comisso de Constituio e Justia (comisso permanente do parlamento com competncia de analisar o projeto de lei). O parecer no vinculativo, a constitucionalidade pode ser reavaliada pelo plenrio de cada casa legislativa. Veto presidencial ao projeto de lei (na fase do processo legislativo de elaborao da lei) Veto
52 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

por inconstitucionalidade (veto vinculado ou veto motivado).

Doutrina (Gilmar Ferreira Mendes) O veto (ato privativo do Presidente da Repblica) pode sofrer controle de constitucionalidade na forma judicial, perante o STF. O STF no acolhe esse entendimento, no permitindo que o veto seja objeto de ADIN/ ADC. Lei 9882/99 - ADPF instrumento de controle subsidirio. Pode ser usada contra o Veto Presidencial (ADPF n. 45).

b) Repressivo: Incide sobre a lei ou ato normativo em

vigncia. Em carter excepcional a Cf prev o controle de constitucionalidade de lei ou ato normativo realizado pelo Poder Legislativo.

Constituio Federal Art. 49, IV: Ao Congresso Nacional compete sustar os atos normativos do poder executivo que exorbitem do poder parlamentar (controle poltico repressivo). Se for contra lei susta-se totalmente. Se for ultra lei sustase parcialmente. Tanto contra ou Ultra lei, caracteriza abuso do poder ou dos limites da delegao legislativa - leis delegadas (Art. 68 Constituio Federal), podendo o Congresso nacional sustar em todo ou parcialmente. Art. 62 Constituio Federal: Competncia do Poder Legislativo para rejeitar Medida Provisria que contrair os preceitos constitucionais (relevncia x urgncia) da Medida provisria ( controle poltico repressivo, pois medida provisria desde sua edio tem fora de lei).
53 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

o Controle Judicial: a regra, em sua forma repressiva. a) Preventivo: No existe controle de constitucionalidade

concentrado em relao ao projeto de lei. O STF admite a realizao de uma hiptese rara de controle judicial preventiva, via mandado de segurana (forma de controle judicial preventivo difuso), onde o membro do parlamento tem direito liquido e certo a um devido processo legislativo, cabendo ao judicirio impedir a continuao de um processo legislativo que contrarie a Constituio Federal. O titular deste direito apenas o parlamentar que vota e participa do processo legislativo.
b) Repressivo: a regra. c) Difuso: A baixo pormenorizado. d) Concentrado: A baixo pormenorizado.

Controle Difuso de Constitucionalidade:


o Conceito e Instrumento: realizado por todos os membros do

Poder Judicirio, em todas a instancias, em todas as justias. feito por via de exceo, ou seja, feito na forma incidental. Pode ainda ser aduzida pelo autor, pelo ru, pelo Ministrio Pblico, sendo que, mesmo que as partes no aleguem o juiz pode, de oficio, afastar a aplicao da lei que julgue inconstitucional.

54 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

A tese da inconstitucionalidade uma preliminar (questo prvia) de mrito, ou seja, uma questo prejudicial de mrito. O controle difuso incidental pode acontecer no bojo de uma ao de conhecimento, cautelar ou de execuo, bem como no bojo dos remdios constitucionais.

o Parmetro (modelo / paradigma): a Constituio Federal de

1988 (com exceo de seu prembulo) ou seja, apenas a parte permanente e transitria da Constituio Federal/88.

o Objeto: a lei ou o ato normativo que sero comparados com a

Constituio Federal Os atos administrativos, leis de efeitos concretos de todas as esferas. Direito preexistente: possvel o controle difuso de constitucionalidade, analisando-se em cada caso concreto (recepo das normas anteriores a 1988 na Constituio Federal de 1988). Direito preexistente no poder ser submetido ao controle concentrado de constitucionalidade, no pode, pois, ADIN ou ADC. Quando se analisa a recepo de normas anteriores a Constituio Federal de 1988 analisa-se apenas a constitucionalidade material destas. (EX.: CTN analisase apenas a compatibilidade material com a Constituio Federal, as alteraes posteriores devem ser feitas atravs de Lei complementar).

55 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Tendo em vista o carter subsidirio da ADPF (art. 1 nico , inciso I da lei 9882/89) caber ADPF para direito preexistente (ao de controle concentrado).

o Clausula de Reserva de Plenrio Full Bench Art. 97

Constituio Federal: Para que um tribunal declare a inconstitucionalidade de uma lei (controle difuso) deve fazer pelo tribunal pleno, com maioria absoluta de votos. Maioria dos membros do tribunal. A declarao de inconstitucionalidade pelos tribunais exige obrigatoriamente deciso do tribunal pleno ou da corte especial pela maioria absoluta dos membros, as turmas (rgos fracionrios) no podem declarar a inconstitucionalidade das leis. A responsabilidade de plenrio est regulamentada nos artigos 480 a 482 do CPC. O tema no precisa ser submetido a incidente de inconstitucionalidade se j tiver sido submetido anteriormente (com fito de preservar a instrumentalidade processual). o Efeitos:
a) Regra:

1. Inter partis. 2. Ex tunc. b) Exceo:


1. Efeito Erga Omnes: O STF, modernamente, tem

dado eficcia erga omnes ao controle difuso, como ocorreu no HC dos crimes hediondos. chamado
56 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

tambm de objetivao do controle difuso (controle difuso + controle concentrado). independente da comunicao ao Senado Federal o efeito erga omnes.
2. Efeito Ex Nunc: O STF tem dado efeito ex nunc

ao controle difuso eficcia da data da deciso em diante, como aconteceu na proporcionalidade do nmero de vereadores.

o Suspenso da Eficcia pelo Senado Federal: Art. 52, X, Constituio Federal. Tem o condo de converter o efeito inter partis para erga omnes e ex tunc para ex nunc. uma das competncias do Senado Federal. um ato Poltico discricionrio (observando a oportunidade e convenincia), podendo ser total ou parcial, atravs de decreto legislativo, transformando os efeitos da deciso em erga omnes e ex nunc. RE - Inter partis e Ex Tunc Se aprovado pelo Senado Federal ter efeito erga omnes e Ex nunc. ato discricionrio e Poltico. Lei Estadual = O senado pode suspender sua eficcia se declarada inconstitucional (efeitos erga omnes e ex tunc).

Controle Concentrado de Constitucionalidade:

57 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

feito na via da ao. abstrato (feito em tese) e objetivo (tutela a integridade da supremacia da Constituio Federal). Art. 102, I, Constituio Federal perante o STF (competncia originaria para julgar ADIN genrica, ADIN interventiva, ADIN por omisso, ADC, ADCOM e ADPF.

o Legitimados Ativos Art. 103 Constituio Federal: Para

ADIN genrica e ADC.


a) Legitimados

Universais: Tm interesse independente da matria versada na ao.

de

agir

Podem propor ADIN E ADC sobre qualquer matria: 1. Presidente da Repblica (art. 103, I, Constituio Federal). 2. Mesa do Senado (art. 103, II, Constituio Federal). 3. Mesa da Cmara (art. 103, III, Constituio Federal). 4. Procurador Geral da Republica (art. 103, VI, Constituio Federal). 5. Conselho Federal da OAB (art. 103, VII, Constituio Federal). 6. Partido Poltico com representante no Congresso Nacional.

58 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

b) Legitimados Especficos:

STF: Precisam demonstrar relao de pertinncia temtica para que exeram esta legitimidade. Ou seja, deve demonstrar interesse de agir, havendo, pois, uma limitao da matria.

o Parmetro: A Constituio Federal em sua parte permanente e

transitria (prembulo no entra).

STF: Todas as normas jurdicas da Constituio Federal podem servir de parmetro para se declarar a inconstitucionalidade de uma norma (normas, princpios explcitos e princpios implcitos proporcionalidade, por exemplo) - Para ADIN genrica e ADC. Quando for ADPF o parmetro ser preceito fundamental da Constituio Federal normas da Constituio Federal que se enquadrem, como os direitos fundamentais, por exemplo (o parmetro reduzido, pois a ADPF tem carter subsidirio).

o Objeto Art. 102, I, a, Constituio Federal:


a) ADC: Para Lei ou Ato Normativo Federal. b) ADIN: Para Lei ou ato normativo da esfera federal,

estadual e distrital.

Abrange: Emenda Constitucional; Complementar; Constituies Estaduais;

Lei Leis

59 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

estaduais; atos normativos de efeitos genricos e abstratos; Lei distrital (naquilo que for competncia legislativa estadual, devendo-se, pois, analisar o contedo da lei) e Medida Provisria.

No pode ser Objeto de ADIN: Segundo o STF no existe inconstitucionalidade de normas constitucionais originarias. Bem como no caber ADIN de direitos preexistentes; leis ou atos normativos de efeito concreto; lei municipal; decretos regulamentares (STF no acolhe o preceito da inconstitucionalidade reflexa), tendo em vista que o controle de constitucionalidade exige hierarquia entre as normas.

o Efeitos:
a) Regra: A partir da publicao do acrdo tem efeito erga

omnes e Ex tunc (eficcia da deciso definitiva). OBS.: Medida Cautelar na ADIM (Lei 9868/99) Tem eficcia erga omnes e ex nunc. Suspende apenas a eficcia da lei e no declara a inconstitucionalidade.

b) Exceo:

Art. 27 da Lei 9868/99. STF com maioria de 2/3 de seus membros (por razoes de segurana jurdica ou relevante interesse coletivo). O efeito pode ser restringido a partir do transito em julgado ou em outro momento.

60 Mnica Berrondo

Direito Constitucional OAB

Modulao dos efeitos da declarao de inconstitucionalidade: Cautelar Ex nunca, mas tambm o STF poder modular o efeito. Art. 28 nico da lei 9868/99 declarao parcial de inconstitucionalidade erga omnes e efeito vinculante aos rgos do judicirio e as administraes estadual, federal e distrital. No abrange o legislativo e nem o STF.

61 Mnica Berrondo

You might also like