You are on page 1of 6

MODELOS ATMICOS Nas cincias o termo modelo, tambm chamado de teoria trata-se de uma explicao dos princpios gerais

de certos fenmenos, com considervel evidncia experimental ou fatos para suport-los. Os modelos so formulados teoricamente a partir das observaes experimentais dos fenmenos. Se uma hiptese suficientemente geral e continuamente efetiva em prever fatos que ainda sero observados, esta hiptese chamada de modelo ou teoria. Logo, podemos dizer que modelo nada mais que uma conjectura para explicar de forma racional os fatos que ocorrem no universo. Na tentativa de explicar como a matria constituda intimamente, ou seja, em seus pormenores, em sua mais ntima essncia, os qumicos e fsicos da era moderna (considera-se como pioneiro o qumico francs Antoine Laurent Lavoisier, com a publicao de sua obra mais clebre o famoso Tratado Elementar de Qumica, publicado em 1789 na Frana) formularam diversas explicaes na tentativa de desvendar o que forma as diferentes substncias e materiais que constituem o universo, nessa busca levantaram diferentes conjecturas do que seriam e como seriam os tomos, os elementos e os compostos qumicos. Na listagem a seguir so mostrados os principais modelos atmicos formulados pelos cientistas: 1. Leucipo e Demcrito: filsofos gregos (modelo filosfico): sculo V a. C. 2. John Dalton (modelo qumico): 1803. 3. Joseph John Thomson (modelo fsico-qumico): 1897. 4. Philipp Eduard Anton Von Lnard (modelo fsico-qumico): 1903. 5. Hantaro Nagaoka (modelo fsico-qumico): 1904. 6. Ernest Rutherford (modelo fsico-qumico): 1911. 7. Niels Bohr (modelo espectroscpico): 1913. 8. Arnold Sommerfeld (modelo espectroscpico): 1915. 9. Modelo atmico atual: proposto pela unio dos estudos de vrios cientistas: Werner Heisenberg, Wolfgang Pauli, Louis de Broglie, Paul Dirac, Erwin Schroedinger, Max Born (modelo orbital ou modelo quntico): dcada de 1920, entre os anos de 1926-1927.

8. O modelo atmico de Sommerfeld: Logo aps Niels Bohr enunciar seu modelo (1913), Arnold Sommerfeld utilizando espectroscpios de melhor resoluo (mais potentes) e de tcnicas mais avanadas na anlise dos espectros de emisso dos elementos (cujos tomos possuem mais de 1 eltron), foi possvel observar que as raias consideradas anteriormente constitudas por uma nica linha eram, na realidade, um conjunto de linhas distintas muito prximas umas das outras. Estava descoberta a chamada estrutura fina dos espectros de emisso. O desdobramento das linhas do espectro indica que os nveis energticos (n) so constitudos por subdivises (subnveis) de energia (l) muito prximas. Sommerfeld verificou-se que um eltron, numa mesma camada, apresentava energias diferentes. Como poderia ser possvel se as rbitas fossem circulares? Como explicar esta multiplicidade de raias espectrais verificadas experimentalmente? Em 1915, Sommerfeld sugeriu que as rbitas fossem circulares e/ou elpticas, pois em uma

elipse h diferentes excentricidades (distncia do centro), gerando energias diferentes para uma mesma camada. Ele considerou que cada nvel de energia n est subdividido em l subnveis, correspondentes a uma rbita circular e a (n 1) rbitas elpticas de diferentes excentricidades. Onde o ncleo do tomo, sempre, ocupa um dos focos da elipse. Assim: O primeiro nvel (n=1) possui apenas uma rbita circular (possui apenas 1 subnvel); O segundo nvel (n=2) possui uma rbita circular e uma rbita elptica (possui 2 subnveis); O terceiro nvel (n=3) possui uma rbita circular e duas rbitas elpticas (possui 3 subnveis); O quarto nvel (n=4) possui uma rbita circular e trs rbitas elpticas (possui 4 subnveis) e assim por diante. A Figura 1, mostrada abaixo evidencia essas diferentes rbitas seguidas pelos eltrons de uma mesma camada (nvel).

Figura 1: ilustrao do tomo proposto por Sommerfeld, evidenciando as diferentes excentricidades dos eltrons (rbitas circulares e elpticas). Desse modo, a energia mecnica total do eltron ento determinada pela distncia que o eltron se encontra do ncleo (energia potencial) e pelo tipo de rbita (circular ou elptica) que ele descreve (energia cintica). 9. Modelo do Orbital Atmico ou Modelo Quntico: suas principais caractersticas incluem: o comportamento dual do eltron (De Broglie), a incerteza posio-velocidade do eltron (Heisenberg), e a ideia de orbital. Na dcada de 1920, houve um grande desenvolvimento da Fsica, que culminou com o estabelecimento da teoria da mecnica quntica. O modelo atmico que emergiria do esforo dessa gerao de fsicos iria abandonar as ideias de rbita e, por conseguinte, de trajetria para descrever o comportamento do eltron. Em quatro lugares diferentes da Europa - Gttingen, Copenhague, Cambridge e Zurique -, fsicos chegariam a diferentes formulaes para essa nova mecnica quntica. As formulaes de Werner Heisenberg que seriam aplicadas por Wolfgang Pauli ao tomo de hidrognio e de Paul Dirac foram propostas mais ou menos na mesma poca em que era desenvolvida por Erwin Schroedinger a equao de onda associada ao eltron. Talvez por descrever o eltron como uma onda, fenmeno j bastante conhecido na poca, a equao de Schroedinger tornou-se muito mais popular que as outras descries do mesmo fenmeno. Um problema, no entanto, persistia: a soluo da equao de Schroedinger, que descrevia o comportamento das partculas, resultava numa grandeza ondulatria a funo de onda (psi).

Em 1926, Max Born props que o quadrado do mdulo da funo de onda ( ) poderia ser interpretado como a densidade de probabilidade eletrnica, isto , como a probabilidade de encontrar o eltron em uma regio da eletrosfera. Dessa forma, a aplicao de uma equao de onda ao eltron resultaria numa descrio probabilstica dele.
2

Figura 2: Diferena entre orbita e orbital. Essa descrio probabilstica resulta na ideia de orbital, definido como a regio mais provvel de encontrar um eltron a certa distncia do ncleo.

Figura 3: O orbital atmico. Para o tomo de hidrognio no estado fundamental, essa descrio pode ser representada como mostra a figura abaixo:

Figura 4: Representao do orbital 1s para o tomo de hidrognio segundo o modelo atmico atual.

Figura 5: Distribuio da densidade eletrnica no estado fundamental do tomo de hidrognio. Note que orbital uma regio do espao que no tem fronteiras bem delimitadas. Normalmente, nos referimos a esses diferentes orbitais usando as letras s, p, d e f. A figura a seguir mostra a forma geomtrica dos orbitais atmicos s, p, d e f, segundo o modelo da mecnica quntica.

Figura 6: Representao dos orbitais p.

Figura 7: Representao dos orbitais s, p e d.

Figura 8: Representao dos orbitais d.

Figura 9: Representao dos orbitais f.

You might also like