You are on page 1of 5

Fernando Pessoa ortnimo

Sntese
Em Fernando Pessoa, h uma personalidade potica activa, designada de ortnimo, que
conserva o nome do seu criador e uma pequena humanidade, formada por heternimos, que correspondem a personalidades distintas.

No ortnimo, coexistem duas vertentes: a tradicional, na continuidade do lirismo portugus, e a modernista, que se manifesta como processo de ruptura. Na primeira, observa-se a influncia lrica de Garrett ou do sebastianismo e do saudosismo, apresentando suavidade rtmica e musical, em versos geralmente curtos; na segunda, encontramos experimentaes modernistas com a procura da intelectualizao das sensaes e dos sentimentos. A poesia, a cujo conjunto Pessoa queria dar o ttulo Cancioneiro, marcada pelo conflito entre o pensar e o sentir, ou entre a ambio da felicidade pura e a frustrao que a conscincia-de-si implica. Pessoa considera que a arte o resultado da colaborao entre o sentir e o pensar. Da a sensibilidade a fornecer inteligncia as emoes para a produo do poema. Para exprimir a arte, o autor criativo precisa de intelectualizar o sentimento, o que pode levar a confundir a elaborao esttica com um acto de fingimento. O poeta parte da realidade mas s consegue, com autntica sinceridade, representar com palavras ou outros signos o fingimento, que no mais do que uma realidade nova. O fingimento artstico no impede a sinceridade, apenas implica o trabalho de representar, de exprimir intelectualmente as emoes ou o que quer representar. O conceito de fingimento o de transfigurar, pela imaginao e pela inteligncia, aquilo que sente naquilo que escreve. Fingir inventar, elaborar mentalmente conceitos que exprimem as emoes ou o que quer comunicar. Entrar no jogo artstico, fingir ao exprimir as emoes, mas com toda a dimenso de sinceridade, implica e explica a construo da poesia de ortnimo. A dialctica da sinceridade/fingimento liga-se da conscincia/inconscincia e do sentir/pensar. Fernando Pessoa no consegue fruir instintivamente a vida por ser consciente e pela prpria efemeridade. Muitas vezes, a felicidade parece existir na ordem inversa do pensamento e da conscincia.

Pessoa procura, atravs da fragmentao do eu, a totalidade que lhe permita conciliar o
pensar e o sentir. A fragmentao esta evidente, por exemplo, em Meu corao um prtico partido, ou nos poemas interseccionistas Hora Absurda e Chuva Obliqua.

O interseccionismo entre o material e o sonho, a realidade e idealidade surge como tentativa para encontrar a unidade entre a experincia sensvel e a inteligncia. O tempo, na poesia pessoana, um factor de degradao, porque tudo efmero. Isso leva-o a desejar ser criana de novo. Mas, frequentemente, o passado um sonho intil, pois nada se concretizou, antes se traduziu numa desiluso. Pessoa sente a nostalgia da criana que passou ao lado das alegrias e da ternura. Chora, por isso, uma felicidade passada, para l da infncia.

O ortnimo tem uma ascendncia simbolista evidente desde os tempos de Orpheu e do


Paulismo.

O fingimento artstico
Para Fernando Pessoa, um poema produto intelectual, e por isso, no acontece no momento da emoo, mas resulta da sua recordao. A emoo precisa de existir intelectualmente, o que s na recordao possvel. H uma necessidade da intelectualizao do sentimento para exprimir a arte. Ao no ser um produto directo da emoo, mas uma construo mental, a elaborao do poema confunde-se com um fingimento. Na criao artstica, o poeta parte da realidade mas s consegue, com autentica sinceridade, representar com palavras ou outros signos o fingimento, que no mais do que uma realidade nova, elaborada mentalmente graas concepo de novas relaes significativas, que a distanciao do real lhe permitiu. O fingimento no impede a sinceridade, apenas implica o trabalho de representar, de exprimir intelectualmente as emoes ou o que quer representar.

A dor do pensar
Fernando Pessoa no consegue fruir instintivamente a vida por ser consciente e pela prpria efemeridade. Muitas vezes, a felicidade parece existir na ordem inversa do pensamento e da conscincia. O pensamento racional no se coaduna com verdadeiramente sentir sensitivamente. A dialctica da sinceridade / fingimento liga-se da conscincia / inconscincia e do sentir /pensar. A dor de pensar traduz insatisfao e dvida sobre a utilidade do pensamento.

A nostalgia da infncia
Frequentemente, para Fernando Pessoa o passado um sonho intil, pois nada se concretizou, antes se traduziu numa desiluso. Da o constante cepticismo perante a vida real e de sonho. O tempo, na poesia pessoana, um factor de degradao, porque tudo efmero. Isso leva-o a desejar ser criana novamente. Pessoa sente a nostalgia da criana que passou ao lado das alegrias e da ternura. Chora, por isso, uma felicidade passada, para l da infncia. H uma nostalgia do bem perdido, do mundo fantstico da infncia, nico momento possvel de felicidade.

Alberto Caeiro
Na obra de Caeiro, h um objectivismo absoluto. No lhe interessa o que se encontra por trs das coisas. Recusa o pensamento, sobretudo o pensamento metafsico, afirmando que pensar estar doente dos olhos.
Resumo para o Exame Nacional 12 ano Portugus Pagina 2

Caeiro, poeta de olhar, procura ver as coisas como elas so, sem lhes atribuir significados ou sentimentos humanos. Considera que as coisas so como so.

Constri uma poesia das sensaes, apreciando-as como boas por serem naturais. Para
ele, o pensamento apenas falsifica as coisas.

Numa clara oposio entre sensao e pensamento, o mundo de Caeiro aquele que se
percebe pelos sentidos, que se apreende por ter existncia, forma e cor. O mundo existe e, por isso, basta senti-lo, basta experiment-lo atravs dos sentidos, nomedamente atravs do ver. Ver compreender. Tentar compreender pelo pensamento, pela razo, no saber ver. Alberto Caeiro v com os olhos, mas no com a mente. Considera, no entanto, que necessrio saber estar atento eterna novidade do mundo. Condena o excesso de sensaes, pois a partir de um certo grau as sensaes passam de alegres a tristes. Em Caeiro, a poesia das sensaes , tambm, uma poesia da natureza. Optando pela vida no campo, acredita na Natureza, defendendo a necessidade de estar de acordo com ela, de fazer parte dela. Pela crena na Natureza, o Mestre revela-se um poeta pago, que sabe ver o mundo dos sentidos, ou melhor, sabe ver o mundo onde se revela o divino, em que no precisa de pensar. Ao procurar ver as coisas como elas realmente so, sublima o real, numa atitude pantesta de divinizao das coisas da natureza. Nesta atitude pantesta de que as coisas so divinas, desvaloriza a categoria conceptual tempo. O poeta confessa no ter ambies nem desejos. Ser poeta a sua maneira de estar sozinho.

Ricardo Reis
Na poesia de Ricardo Reis, h um sentimento da fugacidade da vida, mas ao mesmo tempo uma grande serenidade na aceitao da relatividade das coisas e da misria da vida. A vida efmera e o futuro imprevisvel. Amanh no existe, afirma o poeta. Estas certezas levam-no a estabelecer uma filosofia de vida, de inspirao horaciana e epicurista, capaz de conduzir o homem numa existncia sem inquietaes nem angstias. Reconhecendo a fraqueza humana e a inevitabilidade da morte, Reis procura uma forma de viver com um mnimo de sofrimento. Por isso, defende um esforo ldico e disciplinado para obter uma calma qualquer. Sendo um epicurista, o poeta advoga a procura do prazer sabiamente gerido, com moderao e afastado da dor. Para isso, necessrio encontrar a ataraxia, a tranquilidade capaz de evitar qualquer perturbao. O ser humano deve ordenar a sua conduta de forma a viver feliz, procurando o que lhe agrada.
Resumo para o Exame Nacional 12 ano Portugus Pagina 3

A obra de Ricardo Reis apresenta um epicurismo triste, uma vez que busca o prazer relativo, uma verdadeira iluso da felicidade por saber que tudo transitrio.

A apatia, ou seja a indiferena, constitui o ideal tico, pois, de acordo com o poeta, h
necessidade de saber viver com calma e tranquilidade, abstendo-se de esforos inteis para obter uma glria ou virtude, que nada acrescentam vida. Prximo de Caeiro, h na sua poesia o sossego do campo, o fascnio pela natureza onde busca a felicidade relativa. Discpulo de Alberto Caeiro, Ricardo Reis refugia-se na aparente felicidade pag que lhe atenua o desassossego. Procura alcanar a quietude e a perfeio dos deuses, desenhando um novo mundo sua medida, que se encontra por detrs das aparecias Afirma uma crena nos deuses e nas presenas quase - divinas que habitam todas as coisas. Afirma que os homens se devem considerar com direito a vida prpria. Pago por carcter e pela formao helnica e latina, h na sua poesia uma actualizao de estoicismo e epicurismo, juntamente com uma postura tica e um constante dilogo entre o passado e o presente.

lvaro Campos
lvaro de Campos, a reflectir a insubmisso e rebeldia dos movimentos vanguardista da
segunda dcada do sculo XX, olha o mundo contemporneo e canta o futuro. lvaro de Campos o poeta, que, numa linguagem impetuosa, canta o mundo contemporneo, celebra o triunfo da mquina, da fora mecnica e da velocidade. Dentro do esprito das vanguardas, exalta a sociedade e a civilizao modernas com os seus valores e a sua embriaguez. Diferentemente de Caeiro, que considera a sensao de forma saudvel e tranquila, mas rejeita o pensamento, ou de Ricardo Reis, que advoga a indiferena olmpica, Campos procura a totalizao das sensaes, conforme as sente ou pensa, o que lhe causa tenses profundas.

Como sensacionista, o poeta que melhor expressa as sensaes da energia e do


movimento, bem como as sensaes de sentir tudo de todas as maneiras. Para ele a nica realidade a sensao. Em Campos h a vontade de ultrapassar os limites das prprias sensaes, numa vertigem insacivel, que o leva a querer ser toda a gente e toda a parte. Numa atitude unanimista, procura unir em si toda a complexidade das sensaes.

O desassossego de Campos leva-o a revelar uma face disfrica, a ponto de desejar a


prpria destruio. H a a abulia e a experiencia do tdio, a decepo, o caminho do absurdo. Incorporando todas as possibilidades sensoriais e emotivas, apresenta-se entre o paroxismo da dinmica em fria e o abatimento sincero, mas quase absurdo. Depois de exaltar a beleza da fora e da mquina por oposio beleza tradicionalmente concebida, a poesia de Campos revela um pessimismo agnico, a

Resumo para o Exame Nacional 12 ano Portugus

Pagina 4

dissoluo do eu, a angstia irremediavelmente perdida.

existencial

uma

nostalgia

da

infncia

Na fase intimista de abulia, observa-se a disforia do eu, vencido e dividido entre o real objectivo e o real subjectivo que leva sensao do sonho e da perplexidade. Verificase, tambm. A presena do niilismo em relao a si prprio, embora reconhea ter todos os sonhos do mundo.

lvaro de Campos evolui ao longo de trs fases: a de influncia decadentista a que


pertence o Opirio; a futurista e sensacionista, de inspirao whitmaniana, onde encontramos, por exemplo, a Ode Triunfal e a Ode Martima; e a intimista ou independente, marcada pela abulia e o tdio, pela angstia e o cansao, com poemas como O que h em mim sobretudo cansao, Esta velha angustua, Apontamento, ou os de Lisbon revisited. Na primeira fase, encontra-se o tdio de viver, a morbidez, o decadentismo, a sonolncia, o torpor e a necessidade de novas sensaes; na segunda fase, h um excesso de sensaes, a tentativa de totalizao de todas as possibilidades sensoriais e afectivas, a inquietude, a exaltao da energia, de todas as dinmicas, da velocidade e da fora at situaes de paroxismo; na terceira fase, perante a incapacidade das realizaes, volta o abatimento, a abulia, a revolta e o inconformismo, a disperso e a angstia, o sono e o cansao.

Resumo para o Exame Nacional 12 ano Portugus

Pagina 5

You might also like