You are on page 1of 5

Roteiro de preparao para as negociaes salariais A arte de negociar salrio , segundo especialistas, um processo delicado e que exige do profissional

preparo, consistncia de informaes e, principalmente, firmeza no que est pleiteando como remunerao ou aumento. Muitas pessoas ainda enfrentam relutncia em falar da importncia que o salrio tem nas suas vidas. "Se fizerem a seguinte pergunta - Qual a importncia do dinheiro na sua vida? - muitas pessoas tremem de medo e no sabem o que dizer. preciso ser sincero e no ter vergonha de dizer o quanto a questo salarial importante, mas salientar tambm outras coisas, como a oportunidade de estar trabalhando naquela empresa, a ascenso profissional que ter nesta nova posio, entre outros aspectos". Da mesma forma, quando o selecionador perguntar sobre o seu ltimo ou atual salrio e quanto pretende ganhar, a dica de Flvio : no minta. "O bom entrevistador consegue identificar qual a sua remunerao real, seja pelo perfil da vaga ou pela desenvoltura com que o candidato coloca as informaes". Saber o momento certo de pedir o aumento tambm importante. Antes de marcar uma conversa com o chefe, o profissional deve estar a par da remunerao do mercado e conhecer a poltica salarial da empresa. Na entrevista de emprego, discutir sobre o salrio costuma ser o momento mais desconfortvel. Antes de argumentar, preciso lembrar que ambos os lados esto cumprindo seus papis, ento no encare este processo como uma luta entre antagonistas. Alis, seu objetivo mudar de lado na mesa, quebrando as barreiras e trabalhando em equipe. Assim, o processo de comunicao se abre. Para isso, mostre o quanto voc est feliz com a oportunidade e questione sobre todas as ramificaes da oferta. Alm de desarmar o nervosismo, suas perguntas podem ser valorizadas. Lembre-se que a negociao de salrio tem uma posio importante no desenvolvimento das relaes com o novo emprego. Para uma boa negociao salarial siga um roteiro bsico no momento de requerer uma melhoria em sua remunerao:

1.EstejaPreparado Faa uma pesquisa de mercado e, levando em conta suas necessidades, estabelea um nvel razovel para salrio e benefcios adicionais como bnus, aes e frias. Certifique-se que este "pacote" atende s suas expectativas, para no ter problemas futuros. Tenha justificativas na ponta da lngua para defender sua proposta, como experincia e competncia. 2.Sejafirme A maioria dos negociadores procura escapar com reaes hostis. Evite esta cilada fazendo uma oferta razovel e apropriada e permanea nesta posio at a outra parte oferecer uma boa razo para voc mudar. 3. Seja prudente Mantenha sua proposta em mente. O objetivo atingir um acordo que satisfaa a ambas as partes. Se a discusso est longe de um acordo, pense em outra proposta. Use sua energia para criar solues, no para armar uma batalha. 4. Controle a ansiedade Deixe a negociao para o fim da entrevista. Deixe a conversa rolar, conquiste o empregador e ento fale sobre valores. 5. Primeiro, a empresa Quando o empregador faz a proposta antes, voc tem a oportunidade de revisar sua prpria proposta. Compare o valor posto na mesa com a faixa salarial do mercado para chegar a uma concluso satisfatria. 6. "Quanto voc tem em mente?" Para responder a pergunta, d uma resposta mais ampla, sem citar valores especficos. Voc pode dizer "Em procuro algo em torno de X reais". Deixe claro que voc est familiarizado com a mdia do mercado. 7. Comece com o tom certo Deixe a pessoa saber que voc vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo, mostre que voc espera o mesmo. Assim, vocs trabalham em conjunto para chegar a um consenso. Evite ultimatos, ameaas e outros comportamentos rgidos.

8. Tenha uma carta na manga Crie possveis solues para um impasse e coloque-as na mesa. Juntos, sem compromisso formal, empresa e candidato podem decidir qual a mais vantajosa para ambos. 9. Deixe claro seus interesses A negociao deve satisfazer uma lista de necessidades, no apenas a salarial. Outros tipos de compensao podem ser vlidos - como diviso de lucros, aes, bnus, mais responsabilidade, uma agenda de promoes, frias maiores ou horrios flexveis. 10. Foque em um critrio muito mais fcil persuadir algum quando a proposta fundamentada em um critrio objetivo, como pagamento por experincia, competncia ou tempo de casa. Procure saber em qual linha voc se encaixa na empresa. Veja os argumentos que no devem ser usados na negociao salarial : Estou h muito tempo sem aumento. Voc j comea perdendo muitos pontos. A surge a indagao. Os outros tambm no esto o mesmo tempo sem aumento? uma poltica da empresa dar aumento? Uma postura mais gentil pode facilitar a negociao. Por que comear perguntando, por exemplo, o que eu poderia fazer para ganhar um pouco mais ou ser que eu poderia fazer alguma coisa para conseguir um cargo melhor e assim ganhar mais.
Se

comparar com o colega de trabalho tambm no nada bom. Dizer

eu fao as mesmas coisas que fulano e ele ganha bem mais que eu mostra que voc tem inveja do outro profissional .

Dizer que o primeiro a chegar e o ltimo a sair da empresa algo proibido. Assim voc est querendo dizer que o melhor, que

essencial a empresa e tal. No bom. A melhor forma de mostrar a sua importncia no trabalho trabalhando.

Meu filho vai casar, minha me precisa fazer uma operao ou o que eu ganho no suficiente para manter o meu padro de vida so argumentos que esto fora de cogitao. Ou voc trabalha mais para que as pessoas reconheam isso, ou ento voc j vai procurando outras oportunidades que paguem melhor.

Mas qual o momento certo para pedir um aumento salarial?

Saber o momento certo de pedir o aumento tambm importante, antes de marcar uma conversa com a diretoria, o profissional deve estar bem interado da remunerao do mercado e conhecer a poltica salarial da empresa. Se o salrio estiver acima da mdia de mercado ou o profissional teve algum aumento recente, por exemplo, ento no o momento de certo para pedir um aumento salarial, Requerer um aumento antes de um tempo mnimo de empresa ou prximo de um aumento anterior, no muito coerente, normalmente as empresas estabelecem um parmetro de um ano para avaliar os casos. Vale lembrar que o desempenho de um funcionrio avaliado segundo o parmetro, metas x comportamento, isso quer dizer que no basta alcanar ou superaras metas, mas preciso faz-lo de acordo com os valores que a empresa adota principalmente se houver um cdigo de tica profissional.

Remunerao uma das formas pela qual a empresa reconhece a performance do funcionrio, se estiver positivo o profissional est bem avaliado, esta uma boa hora para requerer um aumento salarial, o momento mais apropriado para pedir aumento voc que faz, atravs de um bom desempenho. Marcar uma reunio com a diretoria para colocar o assunto em pauta o ideal, porm, se perceber que o gerente ou diretor no est dando a ateno necessria, pergunte se no seria interessante remarcar a reunio para uma outra data, deixando no ar sua expectativa de tratar logo do assunto, para que no seja por outras vezes adiada por desinteresse ou falta de tempo do gerente ou diretor.

Referncias bibliogrficas: DIEESE- Negociao Salarial- (http://www.youtube.com/watch?v=50C_CCbzzDI) Fonte de pesquisa(www.oglobo.com)


LEWICKI, Royl. Fundamentos da negociao. So Paulo: Artes Mdicas Sul Ltda., 2002. PUGLIESI, Mrcio. Conflito, estratgia e negociao. So Paulo: WVC, 2001.

You might also like