You are on page 1of 7

Piaget Os testes aplicados por Piaget a crianas desde tenra idade, - a principal atividade no Centro Internacional por ele

criado em Genebra - provaram que as aptides para o raciocnio evoluem segundo estgios sucessivos ao longo do desenvolvimento fsico da criana. Ento, se tais aptides acompanhavam o desenvolvimento orgnico do indivduo, elas tinham razes em estruturas tambm orgnicas ou genticas. Em seu entender, isto contrariava a frmula comportamentalista, que expressa o estmulo e a resposta sem a representao do que existe na mente que identifica o estmulo e permite a resposta. Piaget determinou quatro estgios no desenvolvimento da capacidade de raciocnio do indivduo, que se sucediam at o incio da sua adolescncia e correspondiam a sucessivas fazes de seu crescimento fsico. Essa descoberta tornou-se muito conhecida e fundamento para a pedagogia, a partir de ento. Ao primeiro estgio chamou Sensrio-motor. Ele corresponde aos dois primeiros anos da vida e caracteriza-se por uma forma de inteligncia emprica, exploratria, no verbal. A criana aprende pela experincia, examinando e experimentando com os objetos ao seu alcance, somando conhecimentos. No segundo estgio, que ele chamou Pr-operacional, e que vai dos dois anos aos sete anos, os objetos da percepo ganham a representao por palavras, as quais o indivduo, ainda criana, maneja experimentalmente em sua mente assim como havia previamente experimentado com objetos concretos. No terceiro estgio, dos sete aos doze anos, as primeiras operaes lgicas ocorrem e o indivduo capaz de classificar objetos conforme suas semelhanas ou diferenas. No quarto estgio, dos doze anos at a idade adulta, o indivduo realiza normalmente as operaes lgicas prprias do raciocnio. Os estgios tm carter integrativo. As estruturas construdas a um nvel dado so integradas nas estruturas do nvel seguinte. Por exemplo, um "esquema de reunio" para condutas como a de um beb que empilha toquinhos, permanece na criana mais velha que ajunta objetos procurando classific-los e mesmo em operaes lgicas tais como a reunio de duas classes (os pais mais as mes igual todos os pais, etc.). Assim, o desenvolvimento por estgios sucessivos realiza em cada estgio um patamar de equilbrio. Desde que o equilbrio seja atingido num ponto, a estrutura integrada em um novo equilbrio em formao, sempre mais estvel e de campo sempre mais extenso. A ordem de

sucesso das aquisies constante, no sentido de que uma caracterstica no aparecer antes de outra num conjunto de indivduos, e depois em sequncia diferente, em outro conjunto.

Vygotsky

Vygotsky diz que, quando se compreende deste modo a criatividade, no difcil reconhecer a relevncia do estmulo capacidade criadora infantil no mbito da educao escolar nem o seu papel e importncia para o desenvolvimento cultural da criana. Segundo ele os processos criadores infantis se refletem sobretudo no faz-de-conta porque, nele, as crianas (elaboram a experincia vivida em seu meio social, edificando novas realidades de acordo com seus desejos, necessidades e motivaes.

Vygotsky assinala que a faculdade de combinar o antigo com o novo que lana as bases da atividade criadora tipicamente humana. E que isso (a noo de presente, passado e futuro) s possvel a partir da aquisio de um novo funcionamento psquico ou "superior", que no dado biologicamente mas aprendido ao longo da enculturao do sujeito. As funes mentais de natureza histrico-cultural ou "superiores" so portantoconsequncia do uso da linguagem verbal, quer dizer, o aprendizado deste meio de comunicao atravs de palavras engendra necessariamente uma nova forma de funcionamento psquico: o pensamento verbal. Isso equivale afirmar que sem o pensamento verbal no pode haver imaginao. por isso que os animais no possuem este intrigante fenmeno do comportamento tipicamente humano. A imaginao uma funo mental exclusiva de um tipo de funcionamento psquico novo, cultural ou "superior".

Ele nos explica tambm que a imaginao ou fantasia nutre-se de materiais tomados da experincia vivida pela pessoa. A partir disso, Vygotsky postula a principal lei qual se subordina a funo imaginativa: Quanto mais rica for a experincia humana, tanto maior ser o material colocado disposio da imaginao. Desta lei, portanto, extrai-se a importante concluso pedaggica de ampliar a experincia cultural da criana, caso se pretenda fornecer lhe uma base suficientemente slida para que ela venha a desenvolver amplamente sua capacidade criadora.

Vygotsky ainda faz questo de explicar que a memria e a fantasia ou imaginao so funes psicolgicas complexas e dialeticamente inter-relacionadas: "A fantasia no est contraposta memria, mas se apoia nela e dispe de seus dados em novas e novas combinaes". Portanto, do mesmo modo que a imaginao apoia-se na experincia, a experincia pode ser construda exclusivamente a partir da mobilizao do imaginrio do sujeito.

No sentido de entender melhor como se d a vivncia de experincias a partir do imaginrio ele chama nossa ateno para o enlace emocional que caracteriza os vnculos entre imaginao e realidade, referindo-se sua lei da dupla expresso ou da realidade dos

sentimentos. Esta lei diz respeito capacidade de retroalimentao de um sentimento ou estado emocional atravs da fantasia ou imaginao. Por exemplo: se algum me desperta grande desejo sexual, imaginar o corpo deste algum colado ao meu, acariciando-me, far com que eu me sinta excitado. Assim, Vygotsky nos revela a dimenso afetiva de qualquer atividade criadora:

"Isto significa que tudo o que edifica a fantasia influi reciprocamente em nossos sentimentos, e ainda que essa construo em si no concorde com a realidade, todos os sentimentos que ela provoca so reais e efetivamente vividos pelo ser humano que os experimenta"

Paralelamente s tintas emocionais que entram na composio da pintura do quadro da atividade criadora humana que no prescinde a mobilizao do imaginrio - Vygotsky lembra-nos que determinados produtos da imaginao dos seres humanos terminam por dar origem a algo completamente novo e no necessariamente presente na experincia prvia das pessoas. E mais: que esses artefatos de origem imaginria podem se converter em objetos to reais que passaro a influir concretamente sobre outros objetos. o caso, por exemplo, dos produtos da criao artstica.

A seguir, sero expostos os fundamentos psicolgicos da criao e apreciao destes artefatos estticos de acordo com as ideias de Vygotsky. Antes, porm, julgou-se oportuno contextualizar historicamente o pensamento psicolgico vygotskiano e apresentar in dcios do seu engajamento na vanguarda artstica da Rssia ps-revolucionria.

Skinner

A teoria de Skinner apoia-se na ideia de que o aprendizado tem a funo de mudana no comportamento manifesto. O condicionamento operante baseado na lei doefeito, segundo a qual o comportamento que produz bons efeitos tende a se tornar mais frequente, enquanto que o comportamento que produz maus efeitos tende a se tornar menosfrequente. As mudanas no comportamento so o resultado de uma resposta individua a estmulos que l ocorrem no meio e portanto reforar tais estmulos significa fortalecer o comportamento.

Os reforadores so designados como positivos e negativos. Os positivos dependem dos chamados estmulos reforadores e os negativos ocorrem com o trmino de um estmulo aversivo. Um reforador um elogio verbal, uma boa nota, ou um sentimento de realizao ou satisfao crescente. Um reforador negativo qualquer estmulo que resulta no aumento da frequncia de uma resposta, quando ele retirado. Note-se que um reforador negativo diferente de um estmulo desfavorvel. A punio diferente do reforo negativo. Em termos conceituais, a punio se refere a aplicao de um desprazer aps um determinado comportamento no pretendido por aquele que a aplica, enquanto que o reforo negativo caracteriza-se pela retirada do desprazer aps a ocorrncia de um comportamento pretendido por aquele que o promove.

Roger

Roger classifica o aprendizado da seguinte forma:

Cognitivo - sem sentido para o aprendiz. Ele apenas obrigado a aprender alguma coisa pois faz parte do currculo, mas no consegue enxergar nenhuma utilidade prtica.Ex: Crianas decorando tabuada ou aprendendo a calcular MMC e MDC.

Experimental - tem um sentido bem definido. O estudante aprende com o objetivo de executar uma tarefa especfica, o conhecimento pode ser diretamente aplicado. Ex: consertar um carro

Segundo Roger, deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que necessrio. O interesse e a motivao so essenciais para o aprendizado bem sucedido e eles se apresentam mais claramente quando o aluno consegue visualizar uma aplicao prtica do que est sendo aprendido.

O aprendizado experimental tem o desenvolvimento pessoal do aprendiz, fazendo parte assim de uma abordagem humanista. Segundo Azevedo, as ideias de Rogers tambm esto ligadas questo da fenomenologia, que considera a percepo peculiar de cada indivduo e educao democrtica, que aceita a pluralidade de ideias. Essa teoria enfatiza tambm a importncia do aspecto interacional do aprendizado (relaes interpessoais e intergrupais). O professor e o aluno aparecem como os corresponsveis pela aprendizagem.

Se a importncia maior deve ser dada ao desenvolvimento pessoal e interno do aprendiz, no deve haver avaliao uma avaliao externa. A auto avaliao incentivada, com a participao do professor/facilitador, j que ele o corresponsvel pela aprendizagem.

"Rogers acha que todos os seres humanos tm uma propenso natural para aprender. O papel do professor facilitar tal aprendizado. Isto inclui: proporcionar um clima positivo para o aprendizado, esclarecer os propsitos do aprendiz, organizar e tornar disponveis os recursos de aprendizado, balancear os componentes intelectual e emocional do aprendizado e compartilhar sentimentos e pensamentos com os aprendizes, mas no dominando. O aprendizado facilitado quando: o aluno participa completamente do processo de aprendizado e tem controle sobre sua natureza e direo, primariamente baseado na confrontao direta com problemas prticos, sociais, pessoais ou de pesquisa e auto -avaliao o principal mtodo de avaliar o progresso ou o sucesso

Bandura

BANDURA considera a interao indivduo, comportamento e ambiente como a base do estudo do comportamento organizacional. Os membros de uma organizao aprendem a comportar-se por observao das condutas dos que os rodeiam. A atitude da equipa dirigente mais importante do que as indicaes que aquela possa dar."

You might also like