You are on page 1of 3

Livro: Safri de estratgia , Henry Mintzberg Resumo Captulo 3 A escola de planejamento: A formao de estratgia como um processo formal.

Igor Ansof, em 1965,publicou o livro Corporate Strategy, que influenciou a escola de planejamento, mas divulgao do planejamento estratgico formal se intensificou na dcada de 70, porm esta pesquisa se deu de forma quantitativa, mas no em termos qualitativos. Faltou tambm estudos de caso do planejamento. Uma caracterstica do planejamento estratgico que a responsabilidade do planejamento toda do executivo principal, que deve implantar sua idia explicitamente observando os objetivos, planos operacionais e oramentos da organizao. Existem vrios modelos diferentes de planejamento estratgico, mas quase todos se reduzem s mesmas idias bsicas, como a anlise SWOT. As principais etapas so: - Estgio de fixao de objetivos; -Estgio da auditoria externa; -Estgio da auditoria interna; -Estgio da avaliao da estratgia; -Estgio da operacionalizao da estratgia. Todo esse processo chamado de planejamento, mas costuma ser controle. Pouco se falava da criao de estratgia, o planejamento estratgico virava somente controle de desempenho. O modelo da escola de planejamento apenas se diferencia da escola de design no que tange ao modo de execuo, onde a escola de planejamento tornou o

modelo simples e informal da escola de design em um modelo formal e elaborado onde suas etapas devem ser seguidas risca. Grande parte da literatura sobre o assunto proveniente dos modelos anteriormente apresentados, mas aconteceram alguns progressos focalizados na aplicao da tecnologia como o planejamento de cenrios, que utilizado para tentar antecipar situaes futuras. Outro progresso a utilizao do controle estratgico, que tem como objetivo o controle da estratgia em si e pode ser considerado um estilo para criao de estratgias. O controle estratgico busca proporcionar autonomia s unidades de negcios, mas as decises continuam sem sujeitas aprovao da direo. Poucas empresas identificam medidas de controle estratgico formais para avaliar, monitorar os progressos e garantir a implementao dos planos estratgicos. Existe a necessidade de se avaliar se houve sucesso na implementao das estratgias e saber se funcionaram no mundo real. As estratgias no precisam ser declaradas pois o que importa o desempenho da Organizao, e no o seu planejamento. As empresas utilizam sistemas de controle gerencial para manter ou alterar padres nas atividades organizacionais. Na ausncia de planos e metas formais, os gerentes que utilizam estes sistemas podem impor consistncia e formar um padro coeso para reagir s incertezas estratgicas. Embora os sinais de problemas na rea de planejamento estratgico j existissem antes, a tecnologia enfrentou problemas no incio dos anos 80 e a atividade foi reduzida em muitas empresas. Vrios autores tentaram provar que o planejamento estratgico compensa, mas nenhum chegou a uma concluso satisfatria. No entanto, nenhuma tcnica recebeu tanta ateno dos gerentes quanto o planejamento estratgico.

Uma contribuio desta escola que traz instrumentalismo da formulao estratgica, substituindo processos intuitivos e diminuindo assim, erros causados por tais processos.

Crticas - Os estudiosos da escola de planejamento desenvolviam extensos procedimentos para explicar e quantificar as metas e confundiam os conceitos de objetivos com estratgias. - O Planejamento estratgico exige um ambiente estvel durante a sua elaborao e previsvel depois que a estratgia for definida. O mundo tem de ficar parado durante o desenrolar do processo de planejamento. - O Planejamento estratgico separa do ato de planejar e executar. - A formalizao exigida no planejamento estratgico prejudica a criao de estratgias. - Os procedimentos formais no podem prever mudanas no ambiente e nem criar novas estratgias. Concluindo, apesar da crtica dos autores sobre a formalizao da escola de planejamento, no que diz respeito estratgia, deve existir sim uma padronizao, contanto que ela seja flexvel, acompanhando assim qualquer mudana no ambiente externo que venha a acontecer.

Referncias Bibliogrficas MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safri de Estratgia: um roteiro pela selva do Planejamento Estratgico. So Paulo: Bookman, 2000. 299 p.

You might also like