You are on page 1of 3

Protocolo Philips RC-5

RC5 um protocolo padro de comunicao de dados para comando que utilizam o meio infravermelho. Este protocolo foi desenvolvido pela Philips. Tem 2048 comandos diferentes que esto divididas em 32 endereos cada um de 64 comandos. O protocolo cdigo da Philips RC5 possivelmente o mais utilizado hobbistas devido grande disponibilidade de controles remotos que os utilizam. O protocolo est bem definido para os diferentes tipos de aparelhos garantindo a compatibilidade com todo o seu sistema de entretenimento.

Caractersticas do protocolo:
Endereos de 5 bits e comandos de 6 bits endereo (7 bits de comando bits para o padro RC5X) Bi-fase codificao (Manchester) Freqncia portadora de 36kHz Tempo de 1.778ms por bit (64 ciclos de 36 kHz)

Modulao

O protocolo usa modulao bi-phase (tambm conhecida como Manchester) com portadora de 36kHz. Todos bits tem comprimento igual de 1.778ms no protocolo, com metade do tempo de bit preenchido com uma rajada de 36kHz e outra metade sem portadora. O nvel lgico zero representado por uma rajada na primeira metade do perodo. A lgica um uma representada por uma rajada na segunda metade do perodo. A razo entre pulso/pausa do sinal de freqncia de 36kHz de 1/3 ou 1/4 o que reduz consumo de energia.

Protocolo
O desenho abaixo mostra uma caso tpico de uma mensagem RC5. Particularmente este exemplo transmite o endereo 05h e o comando 35h.

Os primeiros dois pulsos so pulsos de incio (start bit) e so ambos lgica "1". Observe que a metade de um tempo de bit j deve ter decorrido at que o receptor detecte o verdadeiro incio da mensagem. O 3o. bit um toggle bit (bit invertido). Este bit invertido a cada vez que uma tecla for pressionada e libertada novamente. Desta forma o receptor pode distinguir entre uma chave que permanece baixo, ou seja pressionada repetidamente. Os prximos 5 bits representam o endereo do dispositivo, que enviado com o bit mais significativo (MSB) primeiro. O endereo seguido por um comando de 6 bits, novamente enviado com com o MSB primeiro. Uma mensagem consiste de um total de 14 bits, o que eleva-se a uma durao total de 25 ms. s vezes pode aparecer uma mensagem mais curta, porque o primeiro metade do tempo de bit do bit de incio S1 permanece inativa. E se o ltimo bit da mensagem uma lgica "0" na ltima metade o valor ser mantido desabilitado tambm. Enquanto se mantm uma tecla para baixo a mensagem ser repetida a cada 114ms. O toogle bit ir manter o mesmo nvel durante toda a lgica destas mensagens repetidas. Cabe ao receptor software para interpretar o recurso de autorepetio.

Comandos Pr-definidos
A Philips criou uma lista de comandos "padronizados" para diferentes aplicaes. Isso garante a compatibilidade entre dispositivos da mesma marca. Uma funcionalidade muito interessante, muitas vezes para ser desperdiada com outras marcas, o fato de a maioria dos dispositivos estarem disponveis duas vezes em cima da mesa o que lhe permite ter 2 VCRs empilhados em cima uns dos outros, sem ter problemas para resolver apenas uma delas com seu controle remoto.

A seguir apresenta-se a lista resumida dos valores criados pelo protocolo, inicialmente os endereos padronizados e ao lado os comandos previstos pelo protocolo:

You might also like