You are on page 1of 9

Barramentos

Os barramentos surgiram da necessidade da interligao entre as diversas partes dos computadores onde havia a troca de dados. Esta necessidade reside principalmente entre o processador, memria e perifricos. Inicialmente estas ligaes eram feitas na forma ponto a ponto. Entretanto esta soluo era cara, complicada e limitava a possibilidade de expanso de novos dispositivos.

Teclado CPU Memria

Monitor

Impressora

Disco Rigido

Apesar de sua lentido, devido a falta do paralelismo da ligao ponto a ponto, implementao de um barramento com linhas padronizadas e compartilhadas, entre os diversos subsistemas, reduziu os custos de fabricao de dispositivos e possibilitou a ampliao do uso de novos recursos nos computadores. Para reduzir a lentido dos barramentos a DEC (Digital Equipment Corporation) teve que implementar vrios barramentos nas mquinas mais velozes (PDP11/45, PDP11/70), mesmo aps ter estabelecido o padro "UNIBUS" no inicio da fabricao da sua linha PDP11.

CPU

Monitor

Impressora

Teclado

Memria

Disco Rigido

A idia do uso de barramentos foi logo adotada entre os principais fabricantes de computadores. Para permitir que dispositivos desenvolvidos por terceiros possam ser utilizados por um determinado barramento necessrio que estes tenham em mos o protocolo do barramento que so as regras do funcionamento do barramento. Um barramento, ou bus, nada mais do que um caminho comum pelo qual os dados trafegam dentro do computador. Este caminho usado para comunicaes e pode ser estabelecido entre dois ou mais elementos do computador. O tamanho de um barramento importante pois ele determina quantos dados podem ser transmitidos em uma nica vez. Por exemplo, um barramento de 16 bits pode transmitir 16 bits de dados, e um barramento de 32 bits pode transmitir 32 bits de dados a cada vez. Todo barramento tem uma velocidade medida em MHz. Um barramento rpido permite transmitir dados rapidamente, que tornam as aplicaes mais rpidas. Um PC tem muitos tipos de barramentos, que incluem: Barramento do processador: o barramento que o chipset usa para enviar/receber informaes do processador. O chipset so os chips de suporte adjacentes contidos na placa me. Barramento de Cache: usado pelos Pentium Pro e Pentium III, um barramento dedicado para acessar o sistema cache. Ele algumas vezes chamado de barramento backside. Processadores convencionais que usam placas me de quinta gerao tem uma cache conectada ao barramento de memria padro.

Barramento de memria: um barramento que conecta o sub-sistema de memria ao chipset e ao processador. Em alguns sistemas o barramento do processador e o barramento de memria so basicamente a mesma coisa. Barramento local de E/S (Entrada/Sada). usado para conectar perifricos de alto desempenho memria, chipset e processador. Por exemplo, placas de vdeo, interface de redes de alta velocidade geralmente usam um barramento deste tipo. Os dois tipos barramentos locais de E/S mais comuns so o VESA Local Bus (VLB) e o Peripheral Component Interconnect Bus (PCI). Barramento padro de E/S: conecta os trs barramentos acima ao antigo barramento padro de E/S, usado para perifricos lentos (modems, placas de som regulares, interfaces de rede de baixa velocidade) e tambm para compatibilidade com dispositivos antigos. O principal barramento padro de E/S o Industry Standard Architecture (ISA) bus. Nos PCs, o barramento ISA (antigo padro) foi substitudo por barramentos mais rpidos, como PCI. Geralmente, quando se ouve sobre o barramento de E/S, praticamente falamos de slots de expanso. Todos os barramentos tem so constitudos por trs partes: um barramento de endereamento, um barramento de dados e um de controle.

Barramento de E/S Desde a criao do PC, muitos barramento de E/S tem sido desenvolvidos, pela simples razo de CPUs mais rpidas, maiores demandas de software e maiores requisitos de vdeo. Para cada avano obtido nos computadores, requer-se um barramento que atenda s exigncias do hardware. Mesmo assim, necessita-se que seja padronizado diante do mercado a nvel mundial, sem grandes custos aos usurios (esta tambm uma das razes em que os barramentos de E/S no puderam evoluir mais do que se esperava). Pode-se encontrar estes barramento de E/S na arquitetura do computadores de hoje: ISA, MCA, EISA, VESA Local Bus, PCI.

Barramento ISA Este barramento foi introduzido no PC original em 1981 como um barramento de 8 bits e mais tarde foi expandido para 16 bits com o PC/AT em 1984, chamando-se arquitetura padro da indstria, este tipo de barramento foi substitudo pelo PCI. Mas o padro ISA ainda rpido o bastante para muitos perifricos que usamos hoje, como uma placa fax/modem ou uma placa de som. Existem duas verses do barramento ISA: O barramento ISA de 8 bits surgiu com o XT e opera a 4,77MHz. Esta arquitetura de barramento foi usada inicialmente nos primeiros PCs e desnecessria nos sistemas atuais. O slot ISA de 8 bits um conector com 62 contatos, possuindo eletronicamente 8 linhas de dados e 20 linhas de endereamento, habilitando ao slot manusear 1MB de memria

Slot ISA de 8

O barramento ISA de 16 bits consegue operar num mximo de 8,33MHz, com uma taxa mxima de 8MB/s. Surgiu aps a produo de processadores de 16 bits (a partir do 80286, em 1984). Para compatibilidade, a IBM teve que criar um tipo de slot que suportasse ambos 8 bits e 16 bits. Criou-se um slot com duas divises. As placas de expanso de 8 bits poderiam ser colocadas na parte maior do slot e as de 16 bits em ambas as partes do slot. O conector ISA de 16 bits passa a ter, assim, mais 36 pinos de conexo em relao ao ISA de 8 bits, em funo do amplo caminho de dados. Esse padro de slots usado ainda hoje nos computadores Pentium. Todas as placas de CPU

possuem trs ou quatro slots em cada placa.

Barramento MCA Com a introduo de chips de 32 bits (80386DX), significou que o ISA no poderia suportar todo o poder dessa nova gerao de CPUs. Com o lanamento do 80386DX, a IBM decidiu criar um novo barramento, que resultou no MCA, arquitetura de micro canal. Porm, a IBM no quis somente criar um novo barramento, mas tambm receber os royalties por ele de outros fabricantes. Outra razo para o MCA no se tornar um padro da indstria foi que no suportava as placas ISA de 16 bits e 8 bits, haja vista que o conector era fisicamente menor, mais complexo e bem mais diferente. EISA. Barramento EISA, este barramento foi criado em 1988 em resposta ao barramento MCA, sendo primeiramente fabricado pela Compaq. mesmo assim, poucas placas adaptadoras foram criadas a partir do EISA. Simplesmente no emplacou no mercado, assim como a MCA. Os barramentos de E/S vistos at agora (ISA, MCA e EISA) possuem algo em comum: velocidade baixa. Esta limitao vem dos PCs originais, onde o barramento de E/S operava a mesma velocidade do barramento do processador. Como a velocidade do processador aumentou, o barramento de E/S aumentou apenas em largura da banda de dados, permanecendo a uma velocidade muito mais baixa, por causa da enorme base de placas adaptadoras instaladas que s poderiam operar a velocidades mais baixas. VESA Local Bus VESA Local Bus (VLB) foi o primeiro barramento local popular, em 1992. VESA abreviao de Video Electronics Standards Association, que foi formada por um grupo de fabricantes interessados em problemas relacionados com vdeos em computadores pessoais. A principal razo do desenvolvimento do VLB foi aumentar o desempenho de vdeo nos PCs. O barramento em si eletricamente fraco, por exemplo, o nmero de placas que poderiam ser usadas no barramento era pequeno (normalmente duas ou mesmo uma), e ocorria problemas quando mais de uma placa era conectada. O barramento no tinha um controle muito forte, desde que no havia um bom esquema de rbitro, e no suporta o Plug and Play.

Barramento PCI PCI a abreviao de Peripheral Component Interconnect, um padro de barramentolocal desenvolvido pela Intel Corporation. Embora ele tenha sido desenvolvido pela Intel, o PCI no ligado a qualquer famlia de microprocessadores. A maior parte dos PCs modernos incluem um barramento PCI em adio ao barramento de expanso ISA. Mas a tendncia que o barramento ISA seja totalmente substitudo pelo PCI. Como o VESA Local Bus, PCI um barramento de 32 bits que normalmente roda a um mximo de 33 MHz. Nestas condies, ele funciona a 133 MB/s. A vantagem chave do PCI sobre seu predecessor, o VLB, a existncia de um circuito no chipset que controla o barramento. O VLB era basicamente uma extenso do barramento do processador 486. O PCI deste modo no casado com 486, e seu chipset fornece funcionalidades para controle, que habilita o PCI a fazer mais coisas que o VLB poderia fazer. A especificao 2.1 do barramento PCI estende o barramento para 64 bits e opera com a velocidade de 66MHz. Assim, a velocidade pode ser quadruplicada. Na prtica o barramento PCI de 64 bits ainda no foi implementado no PC (existem em outras plataformas como o Digital Equipment's Alpha). Atualmente a velocidade limitada a 33 MHz na maior parte dos PCs.

A operao do barramento PCI pode ser configurado como sncrona ou assncrona, dependendo do chipset e da placa me. Na configurao sincronizada (usado por maior parte dos PCs), o PCI roda na metade da velocidade do barramento de memria; como este barramento opera usualmente a 50, 60 ou 66 MHz, o PCI poderia rodar a 25, 30 ou 33 MHz, respectivamente. No modo assncrono, a velocidade do PCI pode ser setado independente da velocidade do barramento de memria. Isto controlado por jumpers na placa me, ou setado pela BIOS. O barramento PCI opera concorrentemente com o barramento do processador. A CPU pode processar os dados como um cache externo enquanto o barramento PCI est ocupado transferindo informao entre outras partes do sistema. Alm do ser mais eficiente, o barramento PCI incorpora o recurso Plug and Play, no necessitando que o usurio configure as placas adaptadoras. O sistema se encarrega disso. Para isso, os computadores devem possuir um BIOS com essa caracterstica. Por exemplo, o Award Plug and Play BIOS possui esse recurso.

USB A interface externa USB fornece uma comunicao serial de 12 Mbps, apenas sobre uma conexo de 4 fios. Um nico ponto USB pode ser usado para conectar at 127 perifericos, tal como mouse, modems, teclados, scanners, cmeras. E A USB tambm atende s especificaes Plug and Play da Intel, inclusive de poder conectar os dispositivos com a mquina ligada e sem precisar reinici-las. Simplesmente se conecta o dispositivo e a USB ir detectar automaticamente e alocar os recursos necessrios para o seu funcionamento. O suporte a USB fornecido com o Windows 95 e mais ainda pelo BIOS. Outra caracterstica importante que os dispositivos USB conectados tm o fornecimento de energia pelo prprio USB, o que significa que o USB verifica quais os requisitos de energia requeridos pelos perifricos e avisar se estes dispositivos excederem os limites.

Firewire (IEEE 1394) O firewire um barramento serial padro externamente rpido que suporta taxas de transferncias de dados de at 400 MBps. Um nico porto 1394 pode ser usado para conectar at 63 dispositivos externos. Alm da alta velocidade, o 1394 tambm suporta dados iscronos, transmitindo dados com uma taxa garantida. Isto ideal para dispositivos que necessitam altas taxas de transferncias em tempo-real, tal como dispositivos de vdeo. Embora muito rpido, o 1394 muito caro. Tal como o USB, o 1394 suporta Plug-and-Play, e tambm fornece potncias aos perifricos. A principal diferena entre do 1394 e USB que o 1394 suporta taxas de transferncias altas e mais caro. Por esta razo, esperado usado mais freqentemente para dispositivos que necessitam taxas altas, como cmeras de vdeo, e o USB conectar os demais perifricos. Bus Mastering (recurso que capaz de aumentar assustadoramente a performance geral do sistema, permitindo que os dispositivos acessem diretamente a memria RAM em 32 bits, Recurso que permite que vrios componentes utilizem o barramento simultaneamente. Plug and Play (significa conecte e use, o objetivo deste padro fazer com que o micro seja capaz de reconhecer e configurar automaticamente qualquer perifrico, reduzindo a tarefa do usurio a apenas encaixar o novo componente, precisa de um barramento compatvel, suporte do bios, sistema operacional e do perifrico. Funcionamento: durante a inicializao, o bios envia sinal de interrogao para todos os perifricos conectados, e o PnP responde ao sinal, o passo seguinte criar a tabela de interrupes disponveis aps isso o sistema operacional entra e fornece os drivers necessrios.

Os dispositivos conectados nos barramentos podem ser classificados em ativos e passivos de acordo com sua atuao no momento de anlise. Os dispositivos ativos so chamados de mestres e iniciam a transferncia de informaes pelo barramento. Os dispositivos passivos so chamados de escravos e aguardam por requisies.

Quando a CPU ordena a escrita de um bloco de informao ao disco rgido o disco rgido o escravo enquanto a CPU o mestre. Em um momento qualquer que o disco rgido ordena que a memria armazene os dados que esto sendo enviados o disco rgido est na posio de mestre e a memria est na posio de escravo. A memria no ser mestre em nenhuma circunstncia. Como alguns dispositivos podem assumir a posio de mestre e escravo em tempos diferentes e todos os dispositivos esto ligados no barramento necessrio que ocorra um processo de arbitragem de maneira que. em determinado momento, somente um mestre esteja ligado ao barramento. Um mestre pode trocar informaes com um ou mais escravos. A seleo escravo para troca de informaes pode dar-se da seguinte maneira: O mestre coloca um endereo no barramento de maneira que todos os escravos tenham acesso a este. Somente aqueles que possuem o conjunto de endereo vlido so conectados ao barramento. Com a interligao do mestre com os escravos d-se incio a transferncia de informaes. Terminada a transferncia o mestre quebra a ligao e os escravos ficam desconectados do barramento at que seja requisitada sua ligao novamente. A esta seqncia de operaes dado o nome de transao ou mensagem temos que transao ou mensagem o conjunto de operaes formadas por: requisitar a conexo com um ou mais escravos, transferir ou trocar dados entre mestre e escravo desfazer a conexo entre mestre e escravo. Os sinais eltricos (binrios) que saem dos dispositivos em geral no tm potncia o suficiente para alimentar o barramento. Para solucionar este problema os mestres conectados a sistemas amplificadores digitais chamados de bus driver . De maneira similar, os escravos necessitam de amplificadores para receberem os sinais fracos, emitidos pelos mestres. Estes amplificadores so chamados de bus receiver. Os dispositivos atuam como mestres e escravos possuem um amplificador que combina as duas funes so chamados de bus transceiver. Quando um subsistema solicita a ateno de outro subsistema isto feito atravs de um mecanismo chamado de interrupo. Quase todos os barramentos tem mecanismos para a gerao de interrupes. A forma precisa desta comunicao depende muito do barramento. As transaes entre mestres e escravos necessitam de um mecanismo de tempo com o objetivo de avisar aos subsistemas envolvidos que as informaes colocadas no barramento so vlidas. Os barramentos podem ser classificados em: - De acordo com a forma de temporizao: Sncronos e Assncronos. - De acordo com o nmero de condutores que formado: Seriais e Paralelos Barramentos Paralelos e Seriais Nos barramentos paralelos o fluxo de informao entre mestre e escravo feito atravs de canais paralelos. Os dados e os endereos so colocados no barramento de forma simultnea. Endereos Dados Controle

Mestre

Endereos

Dados

Controle

Escravo

Endereos

Dados

Controle

Escravo

Quando o mestre coloca no barramento de endereos um valor vlido ele colocado de forma simultnea para todos os escravos. Ao mesmo tempo todos os dados so colocados na via de dados e nas vias de controle. Assim temos, no mesmo instante que mestre requisita o escravo e inicia a transao todas as informaes esto colocadas na suas respectivas vias. Nos barramento seriais as informaes so colocadas de maneira a utilizarem um nico canal. A este processo damos o nome de multiplexao. A multiplexao prev que cada informao, seja esta controle, dado ou endereo, seja enviada individualmente, Isto implica em uma perda de velocidade e na economia de linhas de comunicao e conectores. Observe que ao longo do tempo os dados so enviados de maneira contnua ordenadamente. Com o objetivo de reduzir os custos de desenvolvimento das interfaces entre placa me e as placas dos dispositivos introduziu-se um novo conceito utilizando os dois mtodos acima. Temos atualmente barramento que trabalham de forma paralela e serial simultaneamente. Nestes barramentos as informaes so enviadas por partes, mas de maneira simultnea. Inicialmente colocam-se no barramento as informaes de endereo e seguir as informaes de dados. As informaes de controle so mantidas em um barramento paralelo a parte.

Barramentos sncronos e assncronos Os barramentos, quanto forma de temporizao, podem ser classificados como sncronos e assncronos. Os barramentos sncronos possuem em uma das linhas de conexo um sinal de onda quadrada gerado por um oscilador a cristal. Este sinal chamado de ciclo de barramento. Cada atividade ocorrida neste barramento utiliza um nmero inteiro de ciclos de barramento. Isto implica que se um determinado dispositivo demorar uma frao do ciclo de barramento o mestre s entender o final da transao no final do ciclo do barramento. Os barramentos assncronos so barramentos que no possuem definio de ciclo de barramento. Ao invs disto ele possui duas linhas MSYN (Master SYNchronizatior) e SLYN (Slave SYNchronization). A linha MSYN. quando ativada, indica que todas as informaes necessrias a transao esto posicionadas. Quando o escravo recebe este sinal ele realiza o trabalho o mais rpido possvel e ento ativa a linha SLYN. O mestre verifica esta ativao e obtm os resultados que esto no barramento. A seguir desativa o sinal MSYN que o escravo interpreta como fim do ciclo e desativa o sinal SLYN. Este tipo de travamento chamado de handshake e consiste basicamente em quatro eventos: * MSYN =>> ativado * MSYN e SLYN =>> ativados MSYN =>> desativado e SLYN => ativado > SLYN -> desativado A vantagem do barramento assncrono est no aumento da velocidade das transaes uma vez que este no depende diretamente do ciclo de relgio e sim da rapidez do dispositivo. Entretanto a maioria dos barramentos sncrona devido a sua facilidade de construo. Simplesmente a CPU comanda e os dispositivos reagem.

Interrupes Alm dos programas que esto sendo executados, o processador tem a funo de supervisionar outros componentes do sistema. Por exemplo, o processador controla diretamente ou indiretamente operaes de entrada e sada de dados (I/O), tais como as transferncias de dados entre os dispositivos de entrada e sada e a memria principal. Esses tipos de operaes requerem a ateno do processador de um modo relativamente no freqente. Portanto, mais eficiente permitir que o processador ignore os dispositivos de I/O at que estes efetivamente requisitem servios do processador. Desta forma o processador no precisa interromper constantemente suas tarefas a fim de testar continuamente os dispositivos de I/O. Tais requisies so denominadas interrupes.

As interrupes tambm podem ser geradas internamente no processador, para sinalizar a ocorrncia de um erro de software ou de hardware Estes tipos de interrupes so conhecidos por traps (armadilhas). Um exemplo de interrupo deste tipo a tentativa de realizar uma diviso por zero em um programa. Nesta interrupo, uma mensagem de erro impressa na tela e o programa abortado. Outros tipos de interrupes deste tipo so o erro de paridade e o overflow. Ao receber a solicitao de uma interrupo, o processador suspende a execuo do programa que estava sendo executado e inicia a execuo de um programa prprio de interrupo. Ao terminar este programa, o processador volta ao programa que estava sendo inicialmente executado. Assim, pode-se definir o termo interrupo como sendo qualquer evento excepcional ou no freqente que faa com que o processador realize uma transferncia de controle do programa que est sendo executado para outro programa que trate este evento. Como exemplos de interrupes solicitadas por dispositivos de I/O, pode-se citar: digitao de caracteres em teclado, cliques no mouse, salvamento de informaes no HD (ex; save do word, excel, power point, etc).

Tratamento de interrupes O mtodo bsico de interromper o processador ativar um sinal de controle (interrupt request - requisio de interrupo) que conecta o dispositivo de I/O ao processador. O sinal de interrupo , ento, armazenado em um registrador do processador que checado periodicamente pelo processador, normalmente no final de cada ciclo de instruo. Ao perceber a presena do sinal de interrupo, o processador executa um programa de interrupo especfico. Normalmente, cada fonte de interrupo requer a execuo de um programa diferente. O processador precisa, assim, receber o endereo da memria principal aonde se encontra esta rotina de interrupo. Um outro problema causado pela presena de duas ou mais requisies de interrupo ao mesmo tempo, que devem ser cumpridas segundo a prioridade estabelecida. Ao responder requisio de interrupo, o processador chama um outro programa, especfico do dispositivo de I/O que solicitou a interrupo, de uma maneira similar a uma chamada de subrotina. Os seguintes passos so cumpridos: O processador identifica a fonte da interrupo; O processador obtm o endereo da memria do programa de interrupo. Este endereo passado pelo equipamento que solicitou a interrupo; O contador de programa e outras informaes de controle do processador referentes ao programa que estava sendo rodado por ocasio do incio da interrupo so salvos como se fosse uma chamada de subrotina; O contador de programa carregado com o endereo do programa de interrupo e incrementado conforme a execuo deste programa; A execuo continua at que uma instruo de retomo seja encontrada, quando ento o processador volta ao programa que havia sido interrompido. Os dispositivos de I/O dispem de canais que podem ser usados para que seja feita a solicitao de interrupes ao processador, Estes canais possuem endereos denominados endereos de IRQ (IRQ significa interrupt request), Existem no computador 16 endereos de IRQ, numerados de O a 15, podendo cada um ser usado por apenas um dispositivo de cada vez. A prioridade indicada pelo nmero do endereo, sendo o nmero menor o de prioridade mais alta (no caso, o endereo O, ocupado pelo sinal de clock da placa me, o de maior prioridade). Como nos computadores antigos (XT) s havia 8 endereos de IRQ, optou-se por manter uma compatibilidade, mantendo o controlador original e acrescentando-se um outro controlador com mais 8 endereos, para se chegar aos 16 endereos de IRQ. Este segundo controlador ligado no endereo 2, e denominado

cascateador de IRQ. Nenhum outro dispositivo pode usar o endereo 2. Os pedidos de interrupo provenientes dos endereos de IRQ 8 a 15 devem, assim, transitar pelo endereo 2, antes de se dirigir ao processador (cascateamento de IRQ). As placas IRQ 8 a 15 tm uma prioridade maior que as placas IRQ 3 a 7 pois esto conectadas no IRQ 2. Desta forma, verifica-se que ao invs de 16 endereos de IRQ disponveis, h apenas 15. Como exemplo de configurao de endereos de IRQ, tem-se a seguinte distribuio:

IRQ 0 - Sinal de clock da placa me (fixo): ajusta os programas para as diferentes velocidades dos processadores; IRQ l - Teclado (fixo): ocorre sempre que uma tecla pressionada no teclado; IRQ 2 - Cascateador de IRQs (fixo): usada pelo modo de cascateamento, a fim de se usar mais 8 bits de IRQ; IRQ 3 - Porta serial 2: interrupo usada pela porta serial; IRQ 4 - Porta serial l: interrrupo usada pela porta serial; IRQ 5 - Livre: disponvel para instalao de perifricos (ex: placa de som); IRQ 6 - Drive de disquetes (fixo): interrupo usada pela controladora de discos flexveis; IRQ 7 - Porta paralela (impressora): interrupo usada pelo controlador da impressora; IRQ 8 - Relgio do CMOS (fixo): usada para atualizar o relgio interno do sitema; IRQ 9 - Placa de vdeo: ajusta funcionamento do video, cursor, cores, escrita de caracteres, etc.; IRQ 10 - livre: disponvel para instalao de perifricos (ex: placa de som); IRQ 11 - Controlador USB: interrrupo usada pelos perifricos ligados ao controlador USB; IRQ 12 - Porta PS/2: interrrupo usada pela porta PS/2; IRQ 13 - Coprocessador aritmtico (fixo): interrupo usada pelo coprocessador aritmtico; IRQ 14 - IDE Primria (fixo): interrupo usada pelo perifrico acoplado na IDE; e IRQ 15 - IDE Secundria (fixo): interrupo usada pelo perifrico acoplado na IDE.

Pode-se verificar na distribuio de endereos apresentada que h poucos endereos disponveis (no caso apenas 2, o IRQ 5 e o IRQ 10. Este problema pode ser minimizado atravs do uso do barramento PCI, USB ou SCSI. O barramento PCI permite que dois ou mais perifricos do tipo PCI compartilhem o mesmo endereo de IRQ, atravs de um controlador PCI, que atua como ponte entre os perifricos e o processador. As placas padro PCI so placas Plug and Play. Desta forma, a BIOS atribui automaticamente um endereo de IRQ quando estas so instaladas, minimizando os problemas de conflitos. O barramento USB tambm permite que vrios perifricos utilizem apenas l endereo de IRQ. Alm disto, o uso de perifricos USB, tais como mouse, impressora, scanner, etc, permite que as portas seriais l e 2 (IRQ 4 e 3), a porta paralela (IRQ 7) e a PS/2 (IRQ 12) possam ser desabilitadas. O barramento SCSI permite conectar at 15 dispositivos (HDs, CD-ROMs, gravadores, etc) usando um nico endereo de IRQ. Placas que no so do tipo Plug and Play (PnP), como algumas placas ISA, no possuem a configurao feita automaticamente pela BIOS. Desta forma, a configurao do IRQ deve ser feita atravs do Setup ou via jumpers. O barramento ISA no permite que dois ou mais perifricos compartilhem o mesmo endereo de IRQ.

Arbitragem de interrupes O problema de selecionar um equipamento de entrada ou sada de dados entre vrios que geram sinais de interrupo tem uma grande semelhana com os processos de arbitragens em barramentos, j apresentado. De fato, alguns sinais de interrupo requerem que o equipamento que solicitou a interrupo tome o controle do barramento. Os mecanismos de seleo de interrupo podem ser implementados via software, hardware ou ambos. O mtodo de arbitragem de interrupo que requer o mnimo de hardware o mtodo por linhas simples (single line), ilustrado a seguir. Uma linha de solicitao de interrupo simples dividida por todos os equipamentos de entrada e

sada. Ao responder a uma solicitao de interrupo, o processador escaneia todos os dispositivos de entrada e sada para determinar a fonte da interrupo. Isto feito ativando-se uma linha de permisso de interrupo conectada no modo daisy chain a todos os equipamentos de I/O. A seqncia de conexo desta linha determina a prioridade de interrupo de cada dispositivo. Um outro mtodo largamente usado o mtodo de linhas mltiplas ou nveis mltiplos (multiplex line ou multilevel), em que cada equipamento de I/O faz a requisio de interrupo por uma linha prpria. Desta forma, o processador no precisa escanear cada equipamento para verificar quem solicitou a interrupo. Cada equipamento possui uma prioridade especificada via software, conhecida pelo processador.

DMA (Acesso Direto Memria) O DMA visa melhorar a performance geral do micro, permitindo que os perifricos trans mitam dados diretamente para a memria, poupando o processador de mais esta tarefa. Existem 8 portas de DMA e, como acontece com os pedidos de interrupo, dois dispositi vos no podem compartilhar o mesmo canal DMA, caso contrrio haver um conflito. Os 8 canais DMA so numerados de 0 a 7, sendo nos canais de 0 a 3 a transferncia de dados feita a 8 bits e nos demais a 16 bits. O uso de palavras binrias de 8 bits pelos primeiros 4 canais de DMA visa manter compatibilidade com perifricos mais antigos. Justamente por serem muito lentos, os canais de DMA so utilizados apenas por perifri cos lentos, como drives de disquete, placas de som e portas paralelas padro ECP. Perifricos mais rpidos, como discos rgidos, utilizam o Bus Mastering, uma espcie de DMA melhorado. O Canal 2 de DMA nativamente usado pela controladora de disquetes. Uma placa de som geralmente precisa de dois canais de DMA, um de 8 e outro de 16 bits, usando geralmente o DMA 1 e 5. O DMA 4 reservado placa me. Ficamos ento com os canais 3, 6 e 7 livres. Caso a porta paralela do micro seja configurada no Setup para operar em modo ECP, precisar tambm de um DMA, podemos ento configur-la para usar o canal 3. DMA 0 DMA 1 DMA 2 DMA 3 DMA 4 DMA 5 DMA 6 DMA 7 Disponvel Placa de Som Controladora de drives de disquetes Porta paralela padro ECP Reservado placa me Placa de Som Disponvel Disponvel

You might also like