You are on page 1of 5

Jhonata Oliveira Rodrigues Mrcia Vieira Ferreira Coelho Caetano Orliel Teixeira de Melo Patrick Matheus da Silva Paiva

Welington Neubaner Ponciano da Cruz Weverton Carlos Paixo Raasch

METODOLOGIA

Trabalho perodo Noturno

entregue de

professora Eltrica -

Rosangela Saygli pelos alunos do 2 Engenharia

Faculdade Pitgoras Ipatinga 2011

OBJETIVOS GERAIS Analisar a importncia do conhecimento nas organizaes por ser a chave Delinear a importncia do conhecimento. Promover o desenvolvimento de competncias para a utilizao de . OBJETIVOS ESPECFICOS Contextualizar a importncia da gesto do conhecimento nos processos Apresentar tendncias na gesto do conhecimento. Analisar se existem procedimentos que permitam definir a estrutura da gesto do conhecimento. Mostrar como a gesto do conhecimento tem contribudo para o crescimento profissional. Mostrar como a gesto do conhecimento pode contribuir para aumentar os lucros das organizaes. Permitir a identificao e mapeamento das informaes ligadas a qualquer organizao.

para uma vantagem competitiva sustentvel.

tecnologias da informao na gesto do conhecimento.

organizacionais.

JUSTIFICATIVA

A engenharia e a gesto do conhecimento

DELIMITAO DO TEMA A engenharia e a gesto do conhecimento nas organizaes

PROBLEMATIZAO Como a engenharia pode contribuir para o desenvolvimento da gesto do conhecimento? Como a gesto do conhecimento pode contribuir para as organizaes? Qual o papel da gesto do conhecimento nas organizaes? Em que o processo da informatizao contribui para a difuso do conhecimento dentro das reas da engenharia?

HIPTESES provvel que a engenharia contribua para a gesto do conhecimento nas empresas atravs do desenvolvimento de pesquisas de novos modelos de soluo, mtodos e tcnicas que iro colaborar com as organizaes e a sociedade em geral. Possivelmente a gesto do conhecimento ajuda a resolver problemas de competitividade e inovao nas empresas, que cada vez mais tida como um elemento central no desempenho organizacional, pois possuir um elevado nmero de conhecimento fundamental. to importante como todos os outros recursos existentes numa organizao. Para os profissionais, o conhecimento proporciona a capacitao das tcnicas e mtodos de trabalho, estimulando a inovao dos meios j existentes.

Acredita-se que a gesto do conhecimento, quando bem utilizada, pode contribuir para o crescimento de uma organizao em todos os nveis. Ela um dos diferenciais determinantes do sucesso das organizaes, com isso tornou-se necessria postura diferenciada para enfrentar a concorrncia obrigando as organizaes a reverem suas prticas de gesto. A criao e a prtica do conhecimento a chave competitiva para o sucesso das organizaes. O desafio, porm, transformar a busca e a troca de conhecimentos em produtividade, qualidade, mtodos, processos e produtos inovadores e de qualidade. (Miranda; Aguillar, 2009 Revista Jus Vigilantibus) . De acordo com Miranda e Aguillar como fazer com que a tecnologia, a gesto do conhecimento e a gesto estratgica de negcios caminhem juntas dentro das organizaes. Esta pesquisa deve mostrar como isso pode acontecer de forma correta trazendo vantagem competitiva para as empresas e para as pessoas que nelas trabalham. Acredita-se que o processo de informatizao que muito tem contribudo nas diversas reas profissionais, a cada dia que passa, vem adquirindo cada vez mais relevncia na vida das pessoas. Sua utilizao j vista como instrumento de aprendizagem e sua ao no meio social vm aumentando de forma rpida entre as pessoas. Isso, aplicado as engenharias, possibilita a criao de projetos mais sofisticados e com maior uso das tecnologias, ajuda tambm a enxergar os possveis problemas que podero ocorrer nos projetos. Miranda; Aguillar, 2009 Revista Jus Vigilantibus) . http://www.coladaweb.com/pedagogia/gestao-do-conhecimento-em-busca-da-excelenciaorganizacional http://www.gestaoetc.com.br/713/curso-de-gestao-do-conhecimento-organizacional-no-rio-dejaneiro-em-outubro/

You might also like