You are on page 1of 17

1

A FIGURA DE LAMPIO NA LITERATURA DE CORDEL1


Francisco Canind Tinoco de Luna
2

tccfvj@yahoo.com.br

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo mostrar como a figura do cangaceiro Lampio apresentada na literatura de cordel, procurando demonstrar como cordelistas, partindo de uma realidade nordestina que pouco foi alterada ao longo dos anos, denunciam os problemas sociais de uma regio e eternizam o mito de um heri regional. Para atingir nossos objetivos, nos valemos da leitura de alguns clssicos desse gnero literrio e pesquisamos no site que a prpria famlia de Lampio mantm na internet, alm de fazermos consulta bibliogrfica em algumas obras que tratam do fenmeno do cangao. Atravs dessa investigao, podemos perceber que, o fenmeno do cangao, foi muito mais uma forma de sobrevivncia selvagem de alguns grupos de excludos do sculo passado do que nica e exclusivamente uma atitude criminosa.

PALAVRAS-CHAVES: Lampio; Cangao; Literatura de Cordel.

1 INTRODUO

O fenmeno do cangao, tido por uns como bandidismo e por outros como um problema social, se fez presente no Brasil nos meados do sculo XVIII; eram pequenos grupos de salteadores armados que perambulavam pelos sertes e agreste nordestino praticando assaltos, extorses e crimes de assassinato. A causa mais aceita atualmente para o surgimento do cangao est na flagrante falta de justia social para com legies inteiras de nordestinos que sofriam com a seca, com a fome, com o descaso governamental e com toda uma gama de outros infortnios. Diante dessa perversa conjuntura social, os latifundirios

autodenominados coronis, tudo podiam e tudo mandavam. A populao vivia sob o julgo destes coronis que, com seus jagunos armados, tinham sua disposio verdadeiras milcias para proteg-los de quem quer que viesse incomodar ou
Trabalho apresentado como parte dos requisitos obrigatrios para a concluso do Curso de Especializao em Lngua Portuguesa Leitura e Produo de Textos da Faculdade do Vale do Jaguaribe-FVJ. 2 Aluno do Curso de Especializao em Lngua Portuguesa-Leitura e Produo de Textos da Faculdade do Vale do Jaguaribe FVJ.
1

ameaar seus domnios. As pssimas condies de vida, associadas brutalidade desses oligarcas e a truculncia da polcia que existia apenas para defender os interesses da classe dominante, forjou o surgimento de homens que, no aceitando viver sob condies deprimentes, apelaram para a soluo extrema do cangao. Virgulino Ferreira da Silva, tambm conhecido como Lampio o Rei do cangao foi o mais famoso de todos os cangaceiros. Seus feitos, muitas vezes comparados aos dos famosos personagens do velho oeste americano, foram cantados em verso por inmeros poetas da literatura de cordel. Para o Professor Raymond Cantel, da Sorbonne, grande estudioso desse gnero literrio, em palestra proferida na Universidade Federal do Cear UFC, a mais reduzida, mais simples e mais completa definio do que vem a ser literatura de cordel, seria a de que se trata de uma poesia narrativa, popular e impressa (CARVALHO, 2002, p. 3). Com o objetivo de tratar de algumas representaes da figura de Lampio na literatura de cordel, que desenvolvemos esse trabalho cuja finalidade servir de requisito obrigatrio para a concluso da Especializao em Lngua Portuguesa Leitura e Produo de Textos da Faculdade do Vale do Jaguaribe FVJ. A metodologia empregada na elaborao deste artigo foi pesquisa bibliogrfica. Pesquisamos no site que a prpria famlia do cangaceiro mantm na Internet, alm de outros sites afins e recorremos ao estudo de algumas publicaes sobre o fenmeno do cangao e da literatura de cordel, dentre as quais destacamos: Lampio alm da verso, mentiras e mistrios de Angico de Alcino Alves da Costa, Vaqueiros e cantadores de Luiz da Cmara Cascudo e Guerreiros do Sol de Frederico Pernambuco de Mello, bem como de clssicos do cordel, tais como A chegada de Lampio no Inferno de Jos Pacheco e A chegada de Lampio no cu de Rodolfo Coelho Cavalcanti. Por outro lado, o percurso para construo desse trabalho levou a organiz-lo em trs captulos. No primeiro procura-se mostrar como surgiu o fenmeno do cangao e como Lampio ganhou destaque entre os cangaceiros; no segundo apresenta-se a literatura de cordel como testemunha viva do cangao e de outros fenmenos nordestinos; no terceiro e ltimo, faz-se algumas leituras da figura de Lampio representadas na literatura de cordel.

2 O FENMENO DO CANGAO E A FIGURA DE LAMPIO

O fenmeno do cangao surgiu no Nordeste brasileiro por volta de meados do sculo XVIII. O termo cangao vem da palavra canga, uma espcie de pea de madeira que prende um conjunto de bois a um carro ou arado, simbolizando, portanto, o fato de a pessoa estar submetida ao julgo de um chefe (ALMEIDA, 1978, p. 19). A palavra Cangao define todo o aparato que ornamenta a vestimenta e toda a parafernlia que os cangaceiros levavam consigo tais como bornais, armamentos, munio, comidas, roupas, dinheiro e etc., jamais se desfazendo deles, exceto na hora do banho, coisas rara entre esses homens (DUNGA, 2006, p. 2). As causas do surgimento do cangao no esto ligadas simplesmente questo do banditismo, como tentaram explicar os contemporneos desse fenmeno. O aparecimento desses grupos tem estreita relao com a falta de justia social no serto, o que deixa a populao sertaneja totalmente excluda de qualquer assistncia social por parte dos governos e vivendo numa realidade em que a posse da terra concentrada nas mos de poucos latifundirios. As pssimas condies de vida do sertanejo, manifestadas na fome, na seca e na falta de qualquer tipo de assistncia governamental, associadas truculncia dos coronis latifundirios e violncia policial, forjaram o surgimento de dois tipos de excludos: o beato, um fantico religioso que vivia se penitenciando e esmolando na porta das igrejas ou andando em grupos numa procisso de famintos; e o bandido salteador que, embrutecido pela dureza da vida sertaneja, no aceitava o julgo dos coronis e partia para o cangao, vivendo sem lei e sem rei, como eles mesmos afirmavam (DUNGA, 2006, p. 2). De acordo com alguns pesquisadores, existiram trs modalidades de Cangao: O Cangao de Vingana, o Cangao de Refgio e o Cangao Meio de Vida (DUNGA, 2006, p. 2-3). O cangao de vingana era o tipo mais comum. Se achando desfeiteado por algum, seja numa disputa por terra, numa briga entre familiares, no assassinato de um ente querido ou devido a uma surra que levou de algum, o sertanejo entrava para um grupo de cangaceiros com intuito de vingar-se dos seus inimigos (DUNGA, 2006, p. 2).

O cangao de refgio era aquele em que o indivduo aps cometer um crime, seja por vingana ou por outra motivao qualquer, pedia refgio nas hostes do Cangao para escapar da polcia ou de outra vingana (DUNGA, 2006, p. 2). O cangao meio de vida era aquele em que o sertanejo no querendo se submeter a um coronel e no tendo outra forma de subsistncia, abraava o cangao como profisso, passando a viver de assaltos e extorses at o fim de sua vida (DUNGA, 2006, p. 3). fato, porm que, a entrada no cangao, seja por qual motivao tenha sido, era quase sempre um caminho sem volta. Comeava com uma vingana ou procura por sobrevivncia e se transformava em refgio e meio de vida. Alm dos prprios cangaceiros, dois outros personagens bem marcantes dos tempos do cangao eram os coronis e os coiteiros. Os primeiros eram latifundirios e quase sempre chefes polticos que representavam as oligarquias locais; os segundos, os coiteiros, eram pessoas que davam abrigo e escondiam os cangaceiros, geralmente motivados pelo medo de morrer, por sentimento de vingana, por dever favores a esses bandoleiros ou por interesses comerciais ou polticos (MELLO, 2004, p. 58). O pesquisador Frederico Pernambucano de Melo, em seu livro Guerreiros do Sol diz que,
Em tempos de antanho, poltica e bandidismo eram galhos de uma mesma rvore e, por conseguinte praticavam os mesmos abusos, com apenas um agravante: enquanto o bandido lutava para sobreviver, o poltico lutava pelo poder. (MELO, 2004, p. 97)

A represso ao cangao era feita pelas volantes. Formadas por homens nascidos e educados no mesmo ambiente dos cangaceiros, a nica coisa que os diferenciava dos cangaceiros era o fato de vestirem fardas. Alm das volantes oficiais havia tambm as foras paramilitares. Um dos grupos mais destacados que no fazia parte das foras policiais, mas que tambm combatia o cangao era os Nazarenos de Carqueja, Pernambuco. Muitos crimes praticados pelos Nazarenos e por outros grupos paramilitares foram atribudos aos cangaceiros (DUNGA, 2006, p. 5).

3 LAMPIO, O REI DO CANGAO

Virgulino Ferreira da Silva, Lampio, o maior de todos os cangaceiros e considerado o Rei do Cangao, nasceu em 07 de julho de 1897, no Stio Passagem das Pedras, na Antiga Vila Bela, hoje Serra Talhada, em Pernambuco. Segundo filho de uma famlia de nove irmos, seu pai era tropeiro de burros, uma espcie de vendedor ambulante que cortava os sertes levando desde jovem e que vendia carne seca, mantas, tecidos, artigos de couro e toda sorte de outros apetrechos, no lombo desses animais (INFONET, 2006, p. 2). Tudo leva a crer que Virgulino se transformou em Lampio depois de uma tragdia que aconteceu em sua famlia. Depois de uma srie de desentendimentos, que provocaram vrios tiroteios entre os Ferreira e os Saturnino, seus pais foram obrigados a deixar sua cidade e seu estado para fugir das constantes emboscadas e tiroteios. Mesmo tendo ido para Alagoas, a perseguio dos Saturnino continuou: a me de Lampio morreu de um ataque cardaco devido a essa intriga e seu pai fuzilado a sangue frio pela volante do Capito Jos Lucena. Depois do sepultamento do pai, Virgulino rene todos os irmos e, retirando a roupa preta que simboliza o luto da me, designou o irmo Joo para que cuidasse da tutela dos menores e jurou vingar todos aqueles que, de uma forma ou de outra, levaram sua famlia a um fim trgico (DUNGA, 2006, p. 6). Lampio inicialmente participou do grupo dos Porcinos. Com a disperso desse bando, passa a fazer parte do grupo do Sinh Pereira. Em 1922, a pedido do Padre Ccero, Sinh Pereira abandona o cangao, passando a chefia do grupo para Virgulino. Foi nesse momento que surgiu o apelido de Lampio, por causa da rapidez com que manuseava o seu rifle, fazendo m claro parecendo um Lampio (DUNGA, 2006, p. 7). Em 1926, Lampio foi convidado pelo Padre Ccero para combater a coluna Prestes. O pedido foi endossado pelo Presidente Artur Bernardes e pelo Deputado Floro Bartolomeu. No fundo, o que as autoridades haviam tramado era uma armadilha: ou ficariam livres de Lampio ou da coluna Prestes e, numa situao mais desejada, talvez at dos dois. Lampio foi alado ao cargo de capito, recebeu mantimentos e munio, mas, como que percebendo intuitivamente a maquiavlica estratgia dos chefes polticos, nunca combateu a coluna Prestes que tinha entrado no Serto com uma fileira de 1000 homens armados (INFONET, 2006, p. 15).

Em quase vinte anos de terror nas caatingas sertanejas, Lampio travou muitos combates, tanto com a polcia, como com jagunos contratados por coronis, civis e etc. De acordo com Frederico Pernambucano de Mello (2005, p. 106), Lampio foi um homem frente de seu tempo. Em sua obra Guerreiros do Sol este pesquisador afirma:
Noutras pocas teria tido grande valia como guerreiro dado destreza no manuseio das armas e sua coragem sem par, frente aos mais terrveis obstculos, sem contar que em seu tempo no comando de grupos e subgrupos, comandou verdadeiras feras humanas, homens rebeldes e destemidos que frente ao chefe pareciam simples cordeiros.

De acordo com o site que a famlia de Lampio mantm na Internet, seus principais combates foram em nmero de quarenta e um, a saber: em 1922, A Baronesa de gua Branca e A Vingana do Sinh Pereira; Em 1923, Joo Ferreira tenta o Cangao e Casamento de Licor; Em 1925, Visita Custdia, Mata Grande e Serrote Preto, Morte de Lvino Ferreira e Combate em XiqueXique; Em 1926, Combate em Carabas, Jos Nogueira, Lampio Capito, Tapera e Combate em Serra Grande; Em 1927, A Morte de Antnio Ferreira, Ezequiel e Virgnio entram no Cangao, Mossor e Lampio Trado; Em 1928, a morte de Sabino, Lampio cruza o So Francisco e Primeiro Combate com foras da Bahia; Em 1929, Combate em Abibora, Morte do Capito Milito, Lampio em Sergipe, Queimadas e Mirandela; Em 1930, Salina, Maria Bonita e Mulheres no Cangao; em 1931, Morte de Ezequiel Ferreira e Raso da Catarina; Em 1932, Seca de Joo Miguel, Canind do So Francisco, E Ferro e Fogo Ao e Morte; Em 1933, Traio; Em 1934, Descuido Fatal; Em 1935, O olho esquerdo de Lampio e Morte da Famlia Alves; Em 1936, O comeo do fim; Em 1937, Maria Bonita Ferida e Combate no Crau; Em 1938, Angico (INFONET, 2006, p. 12-14). Um dos combates mais importantes de Lampio foi seu ataque cidade de Mossor, no Rio Grande do Norte. Em 1927, Pernambuco e estados vizinhos celebraram um pacto para conter o bandidismo crescente, em especial o bando de Lampio que, exatamente naquele momento, empreendia uma marcha devastadora em direo ao Norte: em quatro dias invade quarenta localidades, arrecada cinqenta mil ris, faz oito seqestros, mata quatro inimigos em combate e trs em luta individual. Mas sua entrada em Mossor foi um desastre: perde os valentes

cangaceiros Colchete e Jararaca e obrigado a bater em retirada. Jararaca foi enterrado ainda vivo e hoje seu tmulo visitado por romeiros que juram terem se beneficiando de milagres do cangaceiro (DUNGA, 2006, p. 12). A professora Tnia Freitas, do Instituto de Filosofia e Cincias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em seu paper intitulado A violncia e o sagrado - o que no criminoso anuncia o Santo? (1999, p. 3), destaca a explicao que lhe foi dada por uma devota de Jararaca, no cemitrio de Mossor, no dia de finados de 1998:
Dizem que os bruxos chegavam a e pediam o mal. Pra matar uma pessoa, pra tirar um homem de uma mulher. Os bruxos pediam isso, aos macumbeiros. Ele me disse em um sonho que no faz mal a ningum, que est fazendo isso pra que um dia Deus lhe d o Reino dele, porque ele ainda no t salvo, devido criana que ele matou. E essa criana que tinha dado a luz a ele, essa criana inocente, porque tinha sido a nica coisa de que ele tinha se arrependido de verdade. Ele tinha chorado muito antes de morrer, tinham enterrado ele vivo e ele foi morrendo aos pouquinhos. Passou um dia e uma noite, chorou muito. E ento Deus lhe deu um pouquinho do reino dele e por isso ele tava fazendo caridade ao povo para que ele pudesse subir ao espao e chegasse aos ps de Jesus. Se ele fosse fazer o mal cada vez afundava mais. Ele j tinha sofrido muito no cangao e j tinha sofrido muito depois que tinha morrido e queria o reino eterno. Por isso que tava dando salvao s pessoas. Se a pessoa pedisse um cego, um aleijado, uma doena, ele curava. Agora, no pedisse pra fazer o m.

Alm da coragem nos combates, outros fatores que servem para definir melhor a figura de Lampio e formam um verdadeiro captulo parte: trata-se das formas de organizao do bando, das tticas de guerrilhas, dos armamentos e munio, dos truques, da farmacopia, das crendices, sonhos e hbitos, da religiosidade, da alimentao, da higiene, das danas e cantigas, dos castigos, do amor, do sexo e das traies. No aspecto da organizao, Lampio dividia seu grupo em vrios subgrupos, os quais eram distribudos por vrios locais, dando a entender que estava em todo o canto ao mesmo tempo (DUNGA, 2006, p. 15). Suas tticas de guerrilhas surpreendiam at os mais experientes comandantes de volante. No despistamento, quando tinha que se retirar, usavam alpercatas confeccionadas com o solado ao contrrio para dar a impresso de que, quando estava indo, parecessem estar voltando; No contra-ataque, um grupo principal sustentava o tiroteio na linha de frente enquanto a outra parte rodeava em circunferncia o palco da luta para cercar a volante por trs. Na ttica do terror,

Lampio fazia questo de se vingar dos inimigos sempre da forma mais cruel possvel e, isso, fazia com que a simples meno do seu nome provocasse correrias e gritos em todo lugar (DUNGA, 2006, p. 15). No tocante s armas e munies, Lampio as conseguia comprando de coiteiros e, como pagava por estas um preo acima do praticado no mercado, muitas vezes comprava dos prprios oficiais das volantes policiais. As suas armas mais usadas era o rifle papo amarelo, a Winchester 44 e a pistola comblain (DUNGA, 2006, p. 16). Lampio tinha truques que conseguiam enganar as volantes. Conhecedor da caatinga, quando estava em desvantagem, fazia uma retirada estratgica para depois retornar ao palco de luta. Um silvo de apito, um tiro seco de pistola ou at mesmo um simples olhar do chefe era o sinal para uma debandada estratgica, obrigando os policiais a ficarem atirando a esmo por horas a fio (DUNGA, 2006, p. 16-17). Os sonhos sempre estiveram presentes na saga de Lampio. Acreditava em premonies, era supersticioso e procurava interpretar seus sonhos bem como os dos companheiros. Tinha um sexto sentido aguado e comenta-se que, s vezes, na casa de algum coiteiro, quando ia sentar-se mesa para almoar, levantava-se subitamente e saa com todo o grupo do local; minutos depois chegava uma volante policial em seu encalo (DUNGA, 2006, p. 17-18). A religiosidade e as crendices foram outras marcas na vida de Lampio. As sextas-feiras jejuava e fazia oraes com o grupo. Ao meio ou meia noite, horas consideradas sagradas pelo sertanejo, s vezes parava de atirar no meio de um tiroteio para rezar. De joelhos, pedia a Nossa Senhora que lhe desse pontaria certeira, benzia-se na hora exata de cada assassinato e encomendava a Deus a alma do morto (DUNGA, 2006, p. 18). Na ausncia de medicamentos feitos em laboratrio sob os auspcios da cincia moderna, o grupo de Lampio desenvolveu uma verdadeira farmacopia alternativa: para espinha no rosto, esterco de galinha choca; para amidalite, ch de formiga, umbu azedo cozido no leite; para asma, lambedor de cebola xexu; para boqueira, espuma de pau; para verrugas, leite de avelz e sangue de menstruao (sem que o doente saiba); para clicas, gua serenada; para queda, purgante de cabacinha; para ferimento bala, mata pasto pisado com gua e pimenta e para mau hlito, mastigar olhos de goiabeira branca (DUNGA, 2006, p. 18).

Lampio e seu bando gostavam de festas e danavam o xaxado. Andavam a cavalo, usavam culos, vrios anis num s dedo e chamavam os mais ntimos de compadre (DUNGA, 2006, p. 19). Os castigos que aplicava aos inimigos eram horrorosos. O traidor que casse em suas mos estava desgraado: enforcava, apunhalava e cortava-lhe a lngua. Ferrava as mulheres dos inimigos que usassem maquiagem ou cabelo curto (DUNGA, 2006, p. 20). O sexo era praticado ali mesmo no mato, embaixo dos lenis, aos sussurros e gemidos e perto do restante do grupo. Os demais, se comportando respeitosamente, procuravam se entreter com outras coisas e sequer olhavam para o que estava acontecendo (DUNGA, 2006, p. 20-21). Apesar de haver respeito para com a mulher do companheiro, no bando de Lampio houve um relato de traio. Odlia, a mulher de Z Baiano, o traiu com outro cangaceiro chamado Besouro. Descoberto o caso, o bandoleiro conseguiu fugir ileso para um destino ignorado, ao passo que a mulher foi morta a pauladas pelo marido na frente de todo o grupo e s vistas de Lampio, que nada fez para evitar (DUNGA, 2006, p. 21).

4 A LITERATURA DE CORDEL

A definio mais compacta do que vem a ser Literatura de Cordel, segundo o Professor Raymond Cantel, da Sorbonne, em palestra proferida na Universidade Federal do Cear, seria apenas a de que se trata de uma poesia narrativa, impressa e popular (CARVALHO, 2000, p. 3). Estudiosos afirmam que s h uma forma de identificar o cordel literrio: atravs da anlise da ideologia que ele reflete. O poeta popular nordestino conservador por excelncia, geralmente catlico, amigo do vigrio e sempre a favor do governo. Geralmente ironiza as invocaes tecnolgicas, sendo o cearense Patativa do Assar uma exceo a essa regra (MARINHO, 2006, p. 1). Luiz da Cmara Cascudo, ilustre folclorista brasileiro, mostra em sua obra Vaqueiros e Cantadores a vinculao entre os folhetos de feira, a partir do sculo XVIII, com as folhas volantes ou folhas soltas, em Portugal, cuja venda era feita exclusivamente por cegos.

10

Na Espanha, esse gnero de literatura popular era chamada de pliegos suleto, denominao tambm dada na Amrica Latina de lngua espanhola. De acordo com a folclorista Argentina Olga Fernandes, estas hoje ou pliegos suletos, envolvem narrativas como ocorre na literatura de cordel do nordeste brasileiro (MARINHO, 2006, p. 2). Na Frana, fenmeno semelhante equivale litteratue de colportage, uma literatura dirigida ao pblico rural, por meio dos occasionels, ao passo que nas cidades prevalecia o carnard. Na Inglaterra, folhetos idnticos aos nossos eram chamados crocks ou catchpnnies, contando romances, enquanto os broadsiddes tratavam de fatos histricos (MARINHO, 2006, p. 2). Essas consideraes mostram que, embora tenhamos recebido literatura de cordel de Portugal e Espanha, as fontes mais remotas desse fenmeno esto bem recuadas no tempo e no espao. Esto na Alemanha nos XV e XVI, bem como na Holanda, Frana e Inglaterra no sculo XVII. De acordo com tila de Almeida, em seu Dicionrio Biobibliogrfico de Repentistas e Poetas de Bancadas (1978, p. 58), o ano de 1830 considerado historicamente o ponto de partida da poesia popular nordestina. Foi a que nasceu Uglino de Sabugi, o primeiro cantador de que se tem notcia, e seu irmo Nicandro, ambos filhos de Agostinho Nunes da Costa, o pai da poesia popular. O movimento editorial de cordel comea por volta do ano de 1900, sendo iniciado por Leandro Gomes de Barros, Chagas Batista e Piaru. At 1920, o cordel se tornou um verdadeiro sucesso editorial e s nesse perodo foi registrado cerca de dois mil e quinhentos poetas populares (ALMEIDA, 1978, p. 61). Por volta de 1945, em conseqncia das inovaes tecnolgicas fazendo surgir o rdio e o cinema, bem como em funo das transformaes sociais que se operavam no Pas, tais como a industrializao e o incremento dos meios de transporte, tila de Almeida (1978, p. 70) identificou o que chamou de germe destruidor do comrcio de folhetos, iniciando-se uma fase de decadncia da literatura de cordel. O cordel, por muito tempo, tambm exerceu uma funo de carter jornalstico. As aventuras de Lampio e do Padre Ccero, os desastres, as inundaes, as secas, os crimes e as reviravoltas polticas alimentaram o aspecto jornalstico dessas produes. Quando Getlio Vargas morreu, mal se ouviu a notcia pelo rdio e um poeta de cordel comeou a escrever um romance: A

11

lamentvel morte de Getlio Vargas. Entregou os originais ao meio dia e a tarde recebeu os primeiros exemplares, tendo vendido 70.000 em 48 horas (MARINHO, 2006, p. 3). O cordel terminou resistindo ao rdio e televiso. Esse jornal do serto tem presena marcante at no so Paulo cosmopolita. Sua importncia tal que chega a influenciar a obra de consagrados escritores, como Ariano Suassuna e Guimares Rosa. A literatura de cordel, tanto pela sua potica, como pela arte da xilogravura, constitui uma das linhas mais interessantes pginas da cultura brasileira.

5 A FIGURA DE LAMPIO NA LITERATURA DE CORDEL

Como testemunha viva da cena nordestina, a literatura de cordel no deixou de dar ampla cobertura ao fenmeno do cangao e, especialmente, narrando as aventuras do maior de todos os cangaceiros: Lampio. Por incrvel coincidncia, Lampio aterrorizou os sertes do Nordeste exatamente na mesma poca em que a literatura de cordel alcanou seu maior sucesso editorial, ou seja, nas primeiras dcadas do sculo XX. Certamente, esse fato contribuiu para que a saga de Lampio fosse descrita pelos cordelistas ao som dos tiros que escoavam dos combates. A figura de Lampio na literatura de cordel to controvertida quanto sua personalidade foi na histria real; cruel e ao mesmo tempo generoso ou sanguinrio e ao mesmo tempo temente a Deus e devoto de Nossa Senhora, o certo que em qualquer de suas faces, o Rei do Cangao, terminou sempre com a imagem de um mito invencvel e transcendental, capaz de depois de morto, fazer tremer no cu, tocar fogo no inferno e ainda voltar para o serto. Para efeito do presente trabalho, cujo objetivo mostrar a figura de Lampio na literatura de cordel, tomamos como corpus dois clssicos do cordelismo nordestino: A chegada de Lampio no inferno de Jos Pacheco e A chegada no cu de Rodolfo Coelho Cavalcanti. Vemos inicialmente um Lampio valente, arrojado, destemido e com plena conscincia do terror que causa como podemos contatar no fragmento abaixo extrado de A chegada de Lampio no Inferno:

12

Vamos tratar da chegada. Quando Lampio bateu Um moleque ainda moo No porto apareceu Quem voc, cavalheiro? Moleque eu sou cangaceiro Lampio lhe respondeu Moleque, no, sou vigia E no sou seu parceiro E voc aqui no entra Sem dizer quem primeiro. Moleque, abra o porto Saiba que sou Lampio Assombro do mundo inteiro (PACHECO,

2006, p. 1):

Logo a seguir, nos aparece um Lampio vtima da sociedade, procurando, ele mesmo, explicar sua participao no cangao como algo inevitvel frente s injustias que sofreu e as tragdias que vivenciou. o que vemos no trecho abaixo, retirado de cordel A chegada de Lampio no Cu (CAVALCANTI, 2006, p. 3):
Chegando no Gabinete Do glorioso Jesus Lampio foi escoltado. Disse o varo da cruz: Quem s tu filho perdido No ests arrependido Mesmo no reino da luz? Disse o bravo Virgulino. Senhor, no fui culpado. Me tornei um cangaceiro Porque me vi obrigado. Assassinaram meu pai Minha me quase se vai Inclusive eu coitado

Tem-se tambm um Lampio justiceiro dos males terrenos. Ele que entrou no cangao para vingar sua famlia termina sendo um paladino de todos os viventes, ao chegar ao inferno e dar uma surra no co, se vingando deste que, no imaginrio cristo, a causa maior de todos os males. O trecho abaixo de A chegada de Lampio no Inferno expressa bem isso:
Reclamava Lcifer: Horror maior no precisa Os anos ruins de safra Agora mais esta pisa

13

Se no houver bom inverno To cedo aqui no inferno Ningum compra uma camisa

(PACHECO, 2006, p. 3)

Ao lado do sanguinrio cangaceiro, nos aparece tambm um Lampio religioso, temente a Deus e devoto do Padim Cio e da Virgem Maria. o que vemos abaixo, em fragmentos de A chegada de Lampio no Cu:
So Pedro disse est bem. Acho melhor dar um fora Lampio disse: Meu Santo S saio daqui agora Quando ver o meu padrinho Padre Ccero Meu filhinho Esteve aqui mais foi embora Ento eu quero falar Com a santa me das Dores Disse o Santo: Ela no pode Vir aqui ver seus clamores Pois ela est resolvendo Com o filho intercedendo Em favor dos pecadores Ento eu quero falar Com Jesus crucificado Disse So Pedro: Um momento Que eu vou dar seu recado Com pouco o Santo chegou Com doze Santos escoltado.

(CAVALCANTI, 2006, p. 2):

E aparece at um Lampio transcendental, coroando o mito do guerreiro invencvel que, desrespeitando no s a Lei dos homens como tambm as Leis da natureza, termina sendo uma figura onipresente nos dois planos de existncia: o plano material e o plano espiritual. Vejamos como o poeta concluiu seu folheto:
Leitores, vou terminar. Tratando de Lampio Muito embora que no possa Vou dar a explicao No inferno no ficou No cu tambm no entrou Por certo est no serto. (PACHECO,

2006, p. 3):

Convm tambm ressaltar a semelhana que h entre a figura de Lampio retratada pelos poetas na literatura de cordel e a do personagem Joo

14

Grilo, criado por Ariano Suassuna em sua obra O Auto da Compadecida, o que certamente mostra a influncia que esse gnero literrio exerceu na obra do dramaturgo paraibano. Lampio e Joo Grilo enfrentam os poderosos, os dois so sertanejos e vivem fora da lei, ambos enfrentam o diabo depois de mortos e, nos dois casos, h um julgamento no cu com a intercesso de Nossa Senhora, Jesus como magistrado e o Diabo como promotor. Vejamos o trecho abaixo do cordel A chegada de Lampio no cu (CAVALCANTI, 2006, p. 4):
Foi Lampio novamente pelos Santos escoltados Na presena de Jesus foi lampio colocado Acompanhou por detrs O tal co de Ferrabs De lcifer enviado Formou-se logo o jri Ferrabrs o acusado L no santo tribunal Fez papel de promotor Jesus fazendo o jurado Foi a virgem o advogado Pelo seu divino amor...

No importando o palco de operaes em que o rei do Cangao esteja atuando, seja na terra, no cu ou no inferno, a literatura de cordel tambm apresenta a figura de Lampio como protagonista de situaes hilariantes em vrias ocasies. o que vemos nas estrofes abaixo de A chegada no inferno (PACHECO, 2006, p. 1):
Morreram a me Conguinha O pai do Forrobod Cem netos de Parafuso Um co chamado cot Escapuliu Boca Ensoa E uma moleca moa Quase queimava o tot... Lampio pode apanhar Uma caveira de boi Sacudiu na testa Dum Ele s fez dizer oi!... Ainda correu dez braas E caiu enchendo as calas Mas eu no digo o que foi Quem duvida dessa histria Pensar que no foi assim

15

Querer zombar do meu srio No acreditando em mim V comprar papel moderno Escreva para o inferno Mande saber de Caim Nessa voz ouviu-se tiros Que s pipoca no saco Lampio pulava tanto Que parecia um macaco Tinha um nego nesse meio Que durante o tiroteio Brigou tomando tabaco

Esse mesmo tom humorstico pintando a figura de Lampio no cordel, tambm se v em trechos abaixo, extrados de A chegada de Lampio no cu (CAVALCANTI, 2006, p. 1):
So Pedro se estremeceu Quase que perdeu o tino Sabendo que Lampio Era um terrvel assassino Respondeu balbuciando: O Senhor... Est... Falando... Com... So Pedro... Virgulino!... Ferrabrs ouvindo isto No esperou por Miguel Pediu licena e saiu Nisto chegou Gabriel Ferrabrs deu um estouro Se virou num grande touro Foi dar resposta a Lumbel...

Surge tambm a figura de um Lampio que, temperado na vida hostil dos sertes nordestinos das primeiras dcadas do sculo XX, no tem muita conscincia do nvel das atrocidades que cometeu quer por imposio das circunstncias ou por puro banditismo. Veja as estrofes de A chegada de Lampio no cu (CAVALCANTI, 2006, p. 1):
Se voc amou o prximo De todo o seu corao O seu nome est escrito No livro da salvao Porm se foi um tirano Meu amigo no lhe engano Por aqui no entra no Lampio disse estar bem Procure que eu quero ver Se acaso no tem a

16

O meu nome pode crer Quero saber o motivo Pois no sou filho adotivo Pra que fizeram-me nascer? So Pedro criou coragem E falou pra Lampio Tenha calma cavalheiro Seu nome no est aqui no Lampio disse impossvel uma coisa que eu acho incrvel Ter perdido a salvao.

6 CONSIDERAES FINAIS

O presente artigo tem a pretenso de mostrar como a figura de Lampio retratada na literatura de cordel, tendo em vista a narrao de fatos histricos, bem como as indicaes que nos d os cordis, acerca de aspectos psicolgicos, culturais e mitolgicos ligados personalidade do Rei do Cangao. Mostrou-se que para compreender o fenmeno do cangao no Nordeste, preciso muito mais que uma abordagem simplesmente policialesca que veja tal ocorrncia unicamente pelo prisma do banditismo. Viu-se a necessidade de entender que o cangao teve motivao nas injustias sociais que assolavam o nordeste, onde coronis autoritrios e foras policiais truculentas se juntavam a um terrvel quadro de falta total de assistncia social aos desvalidos. A literatura de cordel foi apresentada como uma espcie de poesia narrativa, popular e impressa e que registra os mais relevantes acontecimentos regionais, desde catstrofes naturais, como secas e inundaes at aventuras caudilescas como a saga de Lampio. Finalmente, esse trabalho mostrou que a figura de Lampio na literatura de cordel to controvertida quanto sua personalidade na vida real: ora cruel oura generoso e, no fim das contas, um autntico mito dos sertes nordestinos. Numa ltima anlise, nossa expectativa de que as consideraes aqui expostas possam contribuir para aqueles que, por meio de suas pesquisas, procuram entender os fenmenos sociais do nordeste, o folclore, a literatura de

17

cordel e, em particular, a controvertida figura do mitolgico Virgulino Ferreira da Silva, Lampio Rei do Cangao.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, tila & ALVES SOBRINHO, Jos. Dicionrio bibliogrfico de repentistas e poetas de bancada. 2v. Joo Paulo: Universitria, UFPB, 1978. BORGES, Clerio Jos. O trovismo capixaba. Rio de Janeiro: Codpoe, 1980. CORDEL. Disponvel em: <www.geocities.com.clerioborges/cordel>. Acesso em 01.11.2005. COSTA, Alciro Alves. Lampio alm da verso: mentiras e mistrios de Angicos. Aracaju-SE: Sociedade Editorial de Sergipe, 1996. CASCUDO, Luis da Cmara. Vaqueiros e Cantadores. So Paulo: Global, 2005. CAVALCANTI, Rodolfo Coelho. A chegada de Lampio no cu. Jangada Brasil. Disponvel em: <www.jangadabrasil.com.br>.Acesso em 05.11.2005. CARVALHO, Gilmar de. Cantel por nome Raimundo. Dirio do Nordeste, ano XXI, n. 4367, mar de 2002, p. 3. DUNGA, Paulo. Disponvel em: <www.paulodunga.hpg.ig.com.br/cultura curiosidades. 2006>. Acesso em 10.11.2005. e

INFONET. Lampio. Disponvel em: <www.infonet.com.br/lampio>. Acesso em 15.11.2005. LITERATURA DE CORDEL. Disponvel em: www.terrabrasileira.net/folclore/cordel. Acesso em 20.11.2005. LOPES JUNIOR, Ademar. Disponvel em: <kplus.cosmo.com.br>. Acesso em 25.11.2005. MARINHO, Avaniel. Disponvel em: <www.avanielmarinho.com.br/literaturadecordel Historia.2006>. Acesso em 30.11.2005. PACHECO, Jos. A chegada de Lampio no inferno. Academia brasileira de literatura de cordel. Disponvel em: www.ablc.com.br. Acesso em 12.12.2005. MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do sol. So Paulo: Girafa, 2004. SUA PESQUISA.COM. Disponvel em <www.suapesquisa.com/cordel>. Acesso em 05.12.2005.

You might also like