You are on page 1of 5

SINDICATO DOS SERVIDORES DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS SINDPOL/MG

CNPJ 25.577.370.00001-17 Reg. No Ministrio do Trabalho e Emprego 24000.000807/92-10

CARTILHA DE GREVE DA POLCIA CIVIL DE MINAS GERAIS MOVIMENTO PAREDISTA 05/2011

SINDPOL/MG Sindicato dos Servidores da Polcia Civil do Estado de Minas Gerais

Combativos Policiais Civis do Estado de Minas Gerais, chegada a hora de exigirmos do Governo do Estado a merecida dignidade e reconhecimento de nossa carreira, que est hoje em completo sucateamento logstico e humano (quadro funcional menor do que havia na dcada de 80), e o PIOR SALRIO DO BRASIL. Em contrapartida, cedio que somos uma das melhores polcias do Brasil, bem como de que cumprimos nos ltimos anos, muito acima do exigido, todas as metas estabelecidas pelo Governo. Para sermos valorizados, temos que estar unidos e engajados na GREVE que ficou deliberada na Assemblia Geral do dia 29/04/2010 atendendo na ntegra a todos os comandos informados nessa cartilha, sendo que os casos omissos devem ser deliberados pela prpria equipe no uso do bom senso, mas de forma a demonstrar ao cidado a importncia de nosso movimento, bem como o completo respeito a todos. Devemos ser gentis e receptivos com todos os cidados que procurarem as Unidades Policiais para que possamos ter o apoio da sociedade. Por isso, nosso movimento deve ser de TOTAL respeito a todos.

MEDIDAS A SEREM ADOTADAS NAS UNIDADES POLICIAIS:

DELEGACIAS DE POLCIA DO EXPEDIENTE E PLANTO:

Ser feito a confeco do REDS apenas em 50% do total que normalmente feito na Unidade Policial. Para isso os policiais podem utilizar os critrios que acharem mais adequados. Sugerimos que faam o atendimento apenas na parte da manh, no caso do expediente, e nos horrios compreendidos entre as 18:30 horas e 21:00 horas, no caso dos plantes. Os Plantes de finais de semana devero seguir o horrio estabelecido durante a semana. Somente sero formalizados os procedimentos de APFD, TCOs. AAFAI e BOCs (todos os procedimentos que envolvam conduzidos sero realizados na ntegra), sendo que os Delegados de Polcia devero acompanhar na ntegra, todos os atos,

Rua Diamantina, n 214 - Lagoinha Belo Horizonte - CEP 31.110.320 - MG Telefone: (31)2138-9898

SINDICATO DOS SERVIDORES DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS SINDPOL/MG


CNPJ 25.577.370.00001-17 Reg. No Ministrio do Trabalho e Emprego 24000.000807/92-10

dentre eles a oitivas de condutores, testemunhas e conduzidos. Caso haja mais de um flagrante e TCO, dever ser realizado apenas um de cada vez.

Durante a greve no sero instaurados Inquritos Policiais por Portaria, Diligncias Preliminares e nem sero despachadas ocorrncias policiais. Evitar, ao mximo, usar qualquer diligncia no PCNET. No sero feitas intimaes, oitivas, acareaes, reconhecimentos e nem investigaes (sero realizados esses atos apenas em Inquritos de Flagrante e de que envolvam Ru preso, bem como naqueles em que tais medidas sejam essenciais e inadiveis). Sero cumpridas Ordens de Servio apenas em casos de APFD, rus presos ou em que as diligncias sejam inadiveis. Os rdios permanecero ligados, porm no se far utilizao deste equipamento. Qualquer contato ser feito via telefone. No dever utilizar as viaturas caracterizadas, apenas em casos de extrema necessidade. Sero relatados apenas APFDs e IPs que tenham indiciados presos ou que sejam inadiveis. As metas exigidas pelo Governo devero ser reduzidas em 50%. Caso os IPs de APFD e indiciados presos no perfazem esse nmero, devero ser relatados casos antigos para serem arquivados. No sero realizadas operaes policiais para cumprimento de mandados de priso e de busca e apreenso domiciliar, somente em casos inadiveis ou em que coloque em risco a vida de pessoas. No devero comparecer nas reunies preparatrias do IGESP, nas reunies do IGESP e nas reunies de interveno estratgicas. Alvars de soltura e cumprimento de mandados de priso devero ser formalizados normalmente. No realizar qualquer atividade cartorria, a exceo daqueles relacionados com as ocorrncias de flagrante e que envolvam Ru preso e inadiveis, conforme item anterior;

DELEGACIAS ESPECIALIZADAS

Rua Diamantina, n 214 - Lagoinha Belo Horizonte - CEP 31.110.320 - MG Telefone: (31)2138-9898

SINDICATO DOS SERVIDORES DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS SINDPOL/MG


CNPJ 25.577.370.00001-17 Reg. No Ministrio do Trabalho e Emprego 24000.000807/92-10

Seguir no que couber as mesmas orientaes das Delegacias Distritais; No caso de homicdios, sendo possvel, a Autoridade Policial e sua equipe comparecero ao local do crime, mas no devero proceder a diligncias investigativas, somente se houver estado de flagrncia. As delegacias de mulheres devem proceder normalmente nos casos urgentes em que se requerem medidas protetivas, em casos de violncia domstica.

GOE

Apoiar, quando solicitado, as Unidades Policiais e os policiais civis e servidores administrativos que solicitarem apoio;

CEPOLC

No atender ao rdio, a no ser nos casos de flagrantes de crimes, remoo de cadver em residncias e vias pblicas e para dar apoio s Delegacias e policiais quando necessrio. Os atendimentos solicitados pelas DPs sero preferencialmente feitos por telefone.

INSTITUTO DE CRIMINALSTICA (inclui os setores de percia do interior)

Somente realizar as percias e exames necessrios aos casos de flagrantes de crimes e ocorrncias envolvendo vtima fatal no local; No sero realizadas percias de trnsito nas ocorrncias em que no tenham vtimas.

INSTITUTO DE IDENTIFICAO (inclui os postos do interior do Estado)

Dever reduzir o atendimento em 50%, sugerindo-se como critrio de seleo, que os atendimentos sejam concentrados apenas no turno da manh.

INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL


Efetuar remoes somente em via pblica e residncias; No realizar percia em vivo, com exceo dos casos envolvidos em ocorrncia de flagrante, bem como em casos em que a sua realizao seja inadivel.

Rua Diamantina, n 214 - Lagoinha Belo Horizonte - CEP 31.110.320 - MG Telefone: (31)2138-9898

SINDICATO DOS SERVIDORES DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS SINDPOL/MG


CNPJ 25.577.370.00001-17 Reg. No Ministrio do Trabalho e Emprego 24000.000807/92-10

DETRAN

Realizar vistorias e emplacamentos veiculares apenas em 50% do total do nmero de veculos que normalmente fazem. Sugerimos, se possvel, que os atendimentos sejam realizados na parte da manh. A banca examinadora dever realizar 50% dos exames marcados, ou seja, 50% dos exames da manh, 50% da tarde e 50% da noite. Caso haja algum prejuzo maior ao candidato (ex: o ltimo exame que ele tem direito de fazer), os examinadores devero atender. Os documentos de veculo devem ser assinados preferencialmente s segundas feiras.

PROCEDIMENTOS GERAIS DE TODOS OS POLICIAIS CIVIS EM GREVE

Todos os policiais devem comparecer normalmente ao local de seu trabalho e assinar o ponto diariamente; Os policiais devero afixar nas Unidades em que laboram, cartazes e faixas que sero disponibilizadas pelo SINDIPOL/MG. Dever ser formada uma comisso entre os Delegados, investigadores, escrives, peritos, mdicos legistas e servidores administrativos para que visitem a OAB, Promotoria e Juzes Criminais, informando sobre a nossa greve. A utilizao de viaturas caracterizadas dever restringir-se s diligncias relacionadas aos flagrantes de crimes, ficando todas recolhidas ao ptio da unidade; Usar a camiseta do SINDPOL da valorizao ou a camisa da polcia civil durante a greve, inclusive nas assemblias. Todos os policiais, das respectivas Unidades Policiais, devero informar ao pblico o motivo pelo qual no haver o seu atendimento; Qualquer ato de superior tentando boicotar a greve deve ser informado pelo policiai ao SINDPOL/MG, para que possamos tomar as medidas necessrias e ajuizar ao de assdio moral, conforme o caso. Evitar entrevistas sobre quaisquer assuntos, informando aos reprteres que estamos em greve. Caso seja um caso de repercusso em que seja necessrio dar entrevista, exija que seja em local em que seja visualizado ao fundo da imagem, os cartazes do Sindicato que informam que estamos em greve. Todas as atividades policiais devero seguir rigorosamente as orientaes desta CARTILHA e decidas de acordo com o bom senso, caso a caso, de forma a tentar minimizar ao mximo o transtorno aos cidados;

Rua Diamantina, n 214 - Lagoinha Belo Horizonte - CEP 31.110.320 - MG Telefone: (31)2138-9898

SINDICATO DOS SERVIDORES DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS SINDPOL/MG


CNPJ 25.577.370.00001-17 Reg. No Ministrio do Trabalho e Emprego 24000.000807/92-10

Desconsiderar qualquer ordem advinda da Direo e/ou administrao que faa o policial ferir o estabelecido nesta CARTILHA. O cumprimento de qualquer ordem dever ser previamente autorizado pelo comando de greve do SINPOL.

PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS PELA DIRETORIA DO SINDPOL/MG


Concluir a indicao e a nomeao dos Diretores Regionais A direo do SINDPOL constituir comisso composta de advogados para resolver quaisquer problemas que ocorram durante a greve ou atos de tentar boicotar o nosso movimento; Dar continuidade e intensificar as aes para denncia e divulgao dos absurdos e distores na poltica de Defesa Social. Os diretores Regionais devero acompanhar e atender as demandas de cada regio, de acordo com as suas circunscries, mantendo um contato dirio com a Diretoria Executiva da Capital. Catalogar os REDS em que a tipificao tendenciosa reduo de crimes violentos, apresentando imprensa e ao site do Sindicato, exigindo a aplicao do pacto da legalidade e qualidade da ao policial. Monitoramento da agenda oficial do Governador do Estado, colocando faixas e panfletando no local das cidades em que ele estiver, demonstrando a ele nossa mobilizao e unio em todo o Estado. Intensificar a ao do servio Fale Conosco do SINDPOL/MG. Reunir com as bancadas da ALMG e com os representantes do Governo. Confeccionar cartilhas, cartazes e panfletos sobre o nosso movimento, encaminhando-os s Unidades Policiais Regionais de todo o Estado Manter planto de atendimento. Estabelecer contato com a Federao e Confederao dos policiais civis, Congresso e Governo Federal, para nacionalizar o movimento de valorizao. Buscar espao permanente na imprensa local, Estadual e nacional.

OBS: A SUA ADESO DE FUNDAMENTAL IMPORTNCIA PARA O SUCESSO DO NOSSO MOVIMENTO, E DEVER SER SEGUIDA NA NTEGRA A PARTIR DO DIA 10 DE MAIO DE 2011.

Rua Diamantina, n 214 - Lagoinha Belo Horizonte - CEP 31.110.320 - MG Telefone: (31)2138-9898

You might also like