You are on page 1of 12

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

ATERRO SANITRIO DA EXTREMA - PORTO ALEGRE: CONCEPO DE PROJETO


Geraldo Antnio Reichert(1) Engenheiro Civil pela UFRGS; Especialista em Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental e Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental, IPH/UFRGS; Engenheiro do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), exercendo a Chefia da Equipe de Aterros. Ivan dos Anjos Engenheiro Agrnomo pela UFRGS; Consultor em Meio Ambiente e Resduos Slidos; Diretor da PROJESUL - Consultoria em Agropecuria e Meio Ambiente Ltda. Endereo(1): Av. da Azenha, 631 - Porto Alegre - RS - CEP: 90160-001 - Brasil - Tel: (051) 217-9111 - Fax: (051) 217-9111 - e-mail: reichert@if.ufrgs.br.

RESUMO Neste trabalho so apresentadas as alternativas e a concepo tcnica adotadas na definio do projeto executivo do Aterro Sanitrio da Extrema, localizado na zona sul do municpio de Porto Alegre. O local de implantao do projeto uma antiga cava de saibreira. Assim, alm da adequada destinao dos resduos slidos, este projeto visa tambm a recomposio topogrfica do local. Para conformar a cava possibilitando implantar o aterro, faz-se necessrio a movimentao de 228.000 m3 de material (saibro). A principal preocupao do projeto foi garantir a proteo dos recursos hdricos da regio, principalmente as guas freticas. Para que em qualquer situao se tenha uma distncia mnima de 1,5 m entre o nvel do lenol fretico e os resduos, sob todo o corpo do aterro foi projetado o rebaixamento do lenol fretico. Um duplo sistema de impermeabilizao ser utilizado, composto por uma camada de argila compactada mais a colocao de uma geomembrana de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) de 2 mm de espessura. O lquido percolado ser pr-tratado em filtro anaerbio construdo sob o prprio aterro, sendo aps transportado para tratamento final em uma ETE (Estao de Tratamento de Esgotos), a uma distncia de 3,5 km.

PALAVRAS -CHAVE: Aterro da Extrema, Aterro Sanitrio, Impermeabilizao, Projeto.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1852

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

INTRODUO Os resduos slidos gerados diariamente nos centros urbanos devem ser apropriadamente dispostos enquanto que aes que visem a reduo, a reutilizao e a reciclagem sejam promovidas concomitantemente. O Sistema de Gerenciamento Integrado de Resduos Slid os adotado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre, DMLU, descrito por Reichert et al. (1993) e Dutra e Ballestrin (1997), baseia-se nestes princpios de reduo da quantidade de resduos slidos a serem enviados aos aterros sanitrios. O aterro sanitrio, pelo menos enquanto que novas tecnologias de destino final no surgirem como alternativa vivel, um constituinte essencial de qualquer sistema de manejo de resduos slidos. Em Porto Alegre a disponibilidade de reas para implantao de novos aterros sanitrios est cada vez menor. Primeiro pela grande rigidez na avaliao das reas potenciais visando a proteo ambiental e sanitria; segundo devido a expanso urbana, que diminui a existncia de reas de uso rural ou extensiva nas regies metropolitanas, propcias a tais investimentos, em muitos casos eliminando-as. A rea de implantao do novo aterro, localizada no Morro da Extrema, zona sul do municpio, foi escolhida aps um estudo de localizao de reas que envolveu um total de 11 reas, inclusive algumas delas fora das divisas do municpio. Este processo teve incio ainda no ano de 1992. O Aterro da Extrema o primeiro aterro sanitrio de Porto Alegre em que foi feito Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatrio, EIA/RIMA. O tempo demandado entre o incio dos estudos locacionais at o efetivo incio da disposio dos resduos no aterro foi de 5 anos. O aterro dista 35 km do centro gerador (centro de massa de produo de resduos). Em funo desta distncia, o municpio ser obrigado a implantar uma estao de transferncia de resduos. Neste trabalho apresentamos a concepo e os parmetros de projeto, bem como as medidas mitigadoras propostas, de modo a realmente confinar de maneira segura os resduos slidos no solo.

DESCRIO DAS CONDIES AMBIENTAIS DA REA DO ATERRO Para a descrio das condies ambientais da rea do futuro aterro foram sistematizadas e interpretadas tanto as informaes oriundas de referncias bibliogrficas, as levantadas a campo e entrevistas realizadas junto s comunidades prximas rea, quanto os dados obtidos de ensaios em laboratrio. A figura 1 mostra uma vista area do local do empreendimento. Analisando a direo predominante dos ventos, que interferem na disperso de poeiras e gases gerados no aterro, temos serem leste e sudeste as direes mais freqentes. Nestas direes no h habitaes que pudessem ser afetadas pelo deslocamento de emanaes do aterro.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1853

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

A precipitao mdia anual de 1.347 mm/ano; e a evapotranspirao potencial de 1.057 mm/ano. O balano hdrico para regio mostra a ocorrncia de deficincia hdrica no ms de maro, num total de 14,5 mm. No perodo de abril e maio a precipitao maior que a evapotranspirao, ocorrendo reposio das reservas de gua no solo. De julho a outubro estas reservas atingem a sua capacidade mxima, ocorrendo excedente hdrico de 304,9 mm, proporcionado por escorrimento superficial e percolao profunda. J nos meses de novembro a fevereiro a precipitao menor que a evapotranspirao, ocorrendo consumo das reservas de gua no solo. Figura 1: Vista area da rea de implantao do aterro.

A geologia local constituda basicamente pelo granito Canta Galo, com a presena de quartzo, feldspato e micas. Nas sondagens e trincheiras realizadas no interior da cava, constatou-se que o lenol fretico varia de 1,0 a 2,0 m na parte com cotas mais baixas. Este elevado nvel do lenol fretico devido a grande retirada de material mineral (argila e saibro) do local, resultando em verdadeiro buraco com taludes de at 40 m de altura. Na determinao das caractersticas fsicas e propriedades geotcnicas dos solos foram realizados os seguintes ensaios: granulometria com sedimentao; limites de consistncia; ndices fsicos; compactao cisalhamento direto; permeabilidade natural situ; e permeabilidade in com amostra compactada. A permeabilidade natural, a uma profundidade de 2,0 m, foi de 6,3 x 10 3 cm/s para o horizonte B, e de 5,6 x 10 5 cm/s para o horizonte C. Relativo vegetao, o municpio de Porto Alegre encontra-se em uma condio fitofisiogrfico de ectono, materializada devido a convergncia de formaes florsticas de influncia de outras regies. Por tal razo, ocorre uma grande diversidade de ambientes e formaes vegetais, com estrutura e composio florsticas diferenciadas, inclusive na rea em questo. Num raio de cerca de cinco quilmetros a partir da saibreira encontram-se os seguintes tipos de vegetao: mata higrfila (mata alta); mata psamfila (mata de restinga); banhados e juncais; vegetao campestre; formaes secundrias (capoeiras); e mata mesohigrfila (vegetao

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1854

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

intermediria). No entanto, devido ao fato de a rea j ter sofrido a ao do homem, atravs da retirada do saibro, a vegetao original foi toda removida da cava, restando apenas um cinturo nas cercanias das bordas. Esta vegetao remanescente, juntamente com o plantio de espcies nativas em alguns pequenos clares existentes, formar a cortina vegetal no entorno do aterro.

CONCEPO DE PROJETO O projeto executivo , concludo em junho de 1995, regeu-se pelas normas e legislao ambiental e sanitria em vigor, lastrado pelos levantamentos feitos a campo, e em acordo com as recomendaes e medidas mitigadoras propostas pelo EIA / RIMA. Para a atender o acima exposto, o projeto definiu todos elementos comuns a qualquer outro aterro sanitrio. Foi previsto o cercamento de toda rea do aterro com uma cerca de tela com 2 m de altura, alm da implantao de uma cortina vegetal com espcies nativas. Na realidade, esta cortina vegetal trata-se apenas de um reforo na plantio em algumas reas nas cercanias do aterro, visto que o local j apresenta uma densa vegetao natural em seu entorno. Um porto de entrada para inspeo e controle dos resduos, bem como uma balana eletrnica interligada a um microcomputador para a pesagem e identificao de todos os resduos a serem dispostos, tambm foram previstos. As instalaes de apoio como escritrio, guarita, vestirios, refeitrio e almoxarifado tm uma rea total de 140 m2. A impermeabilizao da base do aterro, o sistema de drenagem e tratamento dos lquidos percolados e as solues adotadas para a proteo das guas subterrneas sero discutidas com maior nfase no item especificaes dos principais elementos de projeto. O sistema de drenagem superficial tem por objetivo impedir que a gua proveniente de escorrimento superficial e das precipitaes pluviomtricas atinjam a rea do depsito de resduos, infiltrando na massa de lixo, e por conseqncia, gerando grandes volumes de lquidos percolados. A localizao do Aterro da Extrema, em cava de extrao de saibro, associado forma final que apresentar, privilegiada quanto drenagem superficial. A topografia do terreno que circunda a cava existente muito favorvel quanto rea de contribuio de gua de escorrimento. Assim, apenas uma pequena frao, localizada a nordeste, contribui para que a gua da chuva escorra para dentro do aterro. Neste local foi previsto um dreno, com declividade de 0,003 m/m, desaguando na mata existente ao sul. Em toda confrontao sul da rea, o sentido de escoamento do aterro para fora, e nas confrontaes ao norte e a oeste, correspondente Estrada do Espigo, a gua da chuva conduzida pela vala de drenagem da prpria estrada. O sistema de drenagem de gs o sistema convencional de tubos de concreto de 60 cm de dimetro, perfurados, colocados verticalmente desde a base do aterro at imediatamente abaixo da camada de cobertura final, distantes uns dos outros de 50 m. Aps a colocao dos tubos, em seu centro ser colocado um tubo de polietileno perfurado de 100 mm de dimetro, sendo o o espao restante preenchido com brita n 4. No final da tubulao de polietileno, j sobre a camada de cobertura final, ser instalado um flare para promover a queima dos gases gerados.
19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1855

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

Os resduos sero dispostos e compactados utilizando a compactao em rampa, com declividade de 3(H):1(V), utilizando-se trator de esteiras de 16 a 18 toneladas. A compactao ser feita com quatro passadas sucessivas do trator. A altura da rampa varia de 3 a 5 m, dependendo da altura de cada patamar. Aps o encerramento da disposio de resduos, diariamente ser colocada uma cobertura de 20 cm de saibro, proveniente do prprio local. Este mesmo material tambm utilizado para a manuteno dos acessos internos, pois trata-se de excelente material para este fim. Para um aporte dirio previsto de 400 t/dia de resduos slidos, a vida til do aterro calculada de aproximadamente 6 anos. Para permitir a instalao das obras de infra-estrutura bsica, como impermeabilizao de base, primeiro necessrio fazer a regularizao do piso, ou fundo, da saibreira. Para fazer esta regularizao do fundo, e da recomposio dos taludes, ser necessria uma movimentao de 228 mil metros cbicos de terra. De modo a maximizar o volume til, e consequentemente a vida til, cerca de 70 mil metros cbicos de saibro podem ser retirados, e utilizados na manuteno das estradas vicinais, sem pavimentao, da regio. O restante do material escavado, ter sua utilizao na regularizao do fundo, na recomposio dos taludes e, principalmente, na cobertura diria dos resduos. Como a cava resultante da extrao de saibro encontra-se em uma meia encosta de morro, apresentando variao irregular na configurao das cotas de fundo, a fim obter o maior volume til possvel e proporcionar condies de operao adequadas, primeiramente o fundo deve ser escavado em forma de patamares, com diferena de cotas de 3 a 5 m, dependendo do patamar. A conformao do fundo na forma de patamares mostrada na figura 2. A diferena de cotas do patamar de cota mais baixa ao de maior cota de 37 m. Cada patamar tem declividade de 0,005 m/m no sentido do patamar de jusante. A cota final mxima, aps a colocao dos resduos ser de 145 m, sendo de 45 m a maior altura de resduos dispostos. Aps o encerramento, uma cobertura final de 70 cm de argila ser colocada sobre o aterro. A declividade final do talude de cada patamar de 2(H):1(V), sendo o recuo entre patamares de 5 m. Sobre esta cobertura final, uma camada de 30 cm de solo orgnico com o plantio de gramneas ser feito, que juntamente com a construo dos drenos de gua pluvial, ter como funo o controle da eroso superficial. Figura 2: Corte longitudinal mostrando a conformao da base aps a regularizao (patamares), e topografia aps o encerramento do aterro.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1856

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

Desta forma, se far a recomposio topogrfica e paisagstica do local onde antes havia uma grande buraco resultante da extrao de saibro, com taludes verticais de at 40 m de altura, sofrendo forte ao da eroso hdrica, o que ocasionava desmoronamentos perigosos, sendo que alguns taludes se encontram a apenas alguns metros da Estrada do Espigo, que faz divisa ao norte com a rea do aterro. Esta recomposio paisagstica, devolver ao morro uma configurao topogrfica prxima a original. Esta prtica, de instalar aterros sanitrios em locais j degradados por extrao de materiais minerais como argila ou saibro, j foi adotada pelo DMLU anteriormente no Aterro Sanitrio Trs Meninas, e por mostrar-se eficiente na recuperao de tais locais, desde que tomadas todas as medidas de proteo ambiental, foi tambm adotada no Aterro da Extrema.

ESPECIFICAO DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS DE PROJETO Cada projeto de aterro sanitrio tem suas prprias especificidades, dependendo do local de sua implantao. No caso do Aterro da Extrema, a principal preocupao do DMLU e dos projetistas foi a preocupao com a proteo dos recursos hdricos da regio. Para tanto um especial cuidado foi tomado quanto aos sistemas de impermeabilizao da base e de drenagem e tratamento de lquidos percolados. Estes elementos passaro a ser descritos a seguir. Uma representao do perfil transversal do aterro pode ser visualizado na figura 3. a) Rebaixamento do lenol fretico: Para garantir o afastamento mnimo de 1,50 m do lenol fretico at a massa dos resduos foi projetado um sistema de rebaixamento do lenol fretico em toda a base do aterro. A metodologia utilizada para o clculo desta rede de drenagem foi a das relaes adimensionais de MecClelland, que relaciona as caractersticas fsicas do fluxo do lenol com as caractersticas fsicas do solo. Partindo do valor de k (coeficiente de permeabilidade), definido pelos ensaios geotcnicos como 5,6 x 10 5 cm/s, conclui-se que com um espaamento de 45 m entre drenos de 1,50 m profundidade, o menor rebaixamento verificado entre os drenos de 0,55m, aps um perodo de 30 dias. Cabe salientar que o rebaixame nto mnimo de 0,55 mais a espessura da camada de impermeabilizao dever somar, no mnimo, 1,50 m, o que j define a espessura desta ltima em 0,95 m, no mnimo. A figura 4 mostra a disposio dos drenos sob a camada impermeabilizante, e a forma final do nvel do lenol fretico. Com estes dados, projetou-se a rede de drenagem subterrnea para o rebaixamento do lenol fretico, lanando-se, primeiramente, uma linha de drenagem contornando as laterais de cada patamar, visando a captao da gua fretica que verte de fora para dentro da cava. Nos patamares de maior rea, onde a distncia entre cada dreno de contorno lanado excedia a 45 m, foram projetados segmentos internos, visando a manuteno do espaamento mximo admissvel.
3 Pela mesma metodologia anterior, a vazo encontrada de 0,0341 m /m/dia (metros cbicos por metro linear de dreno por dia). Os 2.130 m de drenos so constitudos de tubo de concreto perfurado de 0,10 m de dimetro, com declividade de fundo de 0,0001 m/m, sendo a vazo na sada do sistema de 0,84 l/s. Sobre os drenos foi dimensionada uma altura de brita no 01 de

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1857

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

0,30 m, e sobre esta o revestimento com geotextil (filtro) para diminuir a possibilidade de colmatao dos tubos perfurados. Todo sistema de rebaixamento do lenol fretico converge para sada em um nico ponto, sendo que este escoamento natural, isto , por gravidade, sem a utilizao moto-bombas, uma vez que a topografia do local o permite. Figura 3: Corte transversal tpico do Aterro da Extrema.

b) Sistema de impermeabilizao da base do aterro: O sistema de impermeabilizao em aterros sanitrios objetiva impedir a infiltrao no solo do chorume produzido pela decomposio da massa de resduos e dos lquidos percolados provenientes da infiltrao de gua da chuva no corpo do aterro. Para a impermeabilizao da base do aterro duas alternativas tecnicamente viveis foram cotejadas: a impermeabilizao com 1,0 m de argila compactada com coeficiente de permeabilidade igual ou menor a 10 6 cm/s e a colocao de geomembrana sinttica. A rea de 2 fundo do aterro a ser impermeabilizada de 37.140 m , sendo o volume requerido para 3 transporte igual a 55.430 m , considerando o empolamento na escavao da jazida e a reduo de volume na compactao. Figura 4: Sistema de rebaixamento do nvel do lenol fretico sob o aterro.

No caso de uso da argila compactada, se este material for extrado das proximidades do local, como o horizonte B da prpria saibreira, o custo de impermeabilizao da base ser de R$ 131.000,00. Se a argila tiver que ser adquirida de distncias maiores, este custo atingir R$ 310.000,00.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1858

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

Para efetuar a mesma impermeabilizao com geomembrana de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) de 2 mm de espessura, o custo seria de R$ 480.000,00, incluindo-se a os custos da geomembrana, sua colocao, e a disposio de uma camada de proteo de saibro sobre a geomembrana. Na impermeabilizao dos taludes optou-se pela geomembrana de PEAD de 2 mm de espessura devido s caractersticas da rea do aterro. A impermeabilizao com o emprego de camada de argila com espessura adequada, e devidamente compactada, invivel tecnicamente, dada a elevada inclinao dos taludes. A rea total de taludes a serem revestidos, 2 taludes entre patamares e taludes laterais, ser de 20.500 m , o que implicar em um custo de revestimento de R$ 300.000,00. O ancoramento da geomembrana na parte superior dos taludes ser feito em trincheiras de seo quadrada de 30 cm de lado, afastadas cerca de 60 cm da crista do talude. O reaterro destas trincheiras ser realizado com o prprio material retirado quando da escavao da trincheira, devidamente compactado. Assim, em termos de segurana ambiental, apesar da geomembrana ser a melhor alternativa tcnica para impermeabilizao de aterros, sua utilizao, no aterro em questo, implicaria em um acrscimo significativo no custo de implantao, se comparado com a utilizao de argila existente nas proximidades. Por esta razo, na verso original do projeto, optou-se pela utilizao de um sistema de impermeabilizao constitudo por camada de argila compactada de 1,0 m de espessura com coeficiente de permeabilidade k = 10 6 cm/s no fundo de cada patamar do aterro. Para os taludes, pelas razes expostas acima, adotou-se a geomembrana. No entanto, a FEPAM Fundao Estadual de Proteo Ambiental do Rio Grande do Sul, condicionou a emisso da Licena de Instalao (LI) adoo de um sistema duplo de impermeabilizao, exigindo alm da camada de argila de 1,0 m de espessura, a colocao da geomembrana de 2 mm no fundo do aterro, o que efetivamente foi feito pelo DMLU na fase de implantao do aterro. A figura 5 mostra em detalhe a impermeabilizao do aterro. Sobre a geomembrana de PEAD disposta na base do aterro foi dimensionada uma camada de saibro de 15 cm, retirado da prpria cava, protegendo-a contra materiais pontiagudos presentes nos resduos ou dos equipamentos utilizados na operao diria do aterro. Nos taludes, como a fixao de material granular impossvel devido falta de aderncia com a manta de PEAD, um geotextil de 4 mm de espessura ser utilizado.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1859

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

Figura 5: Detalhe da colocao de geomembrana de PEAD no Patamar 93 e compactao da argila no patamar de montante.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1860

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

c) Sistemas de drenagem e de tratamento dos lquidos percolados: O sistema de drenagem dos lquidos percolados objetivar retirar do corpo do aterro o chorume e os lquidos provenientes da infiltrao da gua de chuva, que estaro confinados pela impermeabilizao do sistema, encaminhando-os ao sistema de tratamento, que visar a reduo da carga orgnica do percolado, tornando possvel a emisso para os mananciais hdricos naturais, dentro dos padres estabelecidos pela legislao. Para o Aterro da Extrema, a gerao de percolados ocorrer em duas situaes distintas: a primeira durante a operao do aterro e a segunda, aps seu encerramento. No primeiro caso o fenmeno estar condicionado pela forma de disposio dos resduos, durante a operao, em patamares. A cobertura diria das clulas, com camada de saibro de pequena espessura, sem funo de impermeabilizao, permitir a infiltrao da gua da chuva na massa de resduos. A segunda situao depender da eficincia da camada de cobertura final de resduos. Quanto maior for o grau de impermeabilizao que esta propiciar, menor ser o volume de gua que infiltrar nos resduos. A vazo calculada para a primeira situao, ou seja, a quantidade de gua a infiltrar-se na massa de resduos durante a operao do aterro, foi obtida pela seguinte metodologia: como, durante a operao do ate rro, a maior infiltrao de gua ocorrer no patamar de disposio de maior rea, que englobar 2,77 ha, os clculos foram efetuados para o patamar de cota 115 (cota referente a camada impermeabilizante de argila). Considerando a pior situao, que a ocorrncia de uma chuva crtica sobre o maior patamar sem a cobertura final de argila (isto , durante a fase de operao) haver uma vazo mxima de percolado de 80 l/s. Esta vazo foi tomada para o dimensionamento do sistema de drenagem de percolados, adotando-se ainda uma margem de segurana para compensar a possvel perda da altura da brita que poder penetrar na camada de saibro, e a perda devido colmatao fsica e biolgica da seo til do dreno. Nestas condies, a espessura calculada para o colcho drenante de brita no 4 foi de 20 cm. A vazo de percolado aps a cobertura final foi obtida pelo mtodo do balano hdrico aplicado regio, obtendo-se uma vazo de 0,89 l/s. Os lquidos percolados a serem gerados nos nove patamares do aterro sero conduzidos por gravidade at o patamar 93 (patamar mais baixo, na cota 93). Este patamar, com aproximadamente 1 (um) ha, foi dimensionado para operar tambm como filtro anaerbio, a ser construdo sob a massa de resduos, com o objetivo de garantir a reduo da carga orgnica do percolado a nveis dos padres de emisso. O patamar de cota 93, por estar confinado, transformar-se- em um reservatrio para acmulo do excesso de percolados a serem eventualmente gerados no aterro, permitindo assim, que atravs de registros a serem instalados na estao de bombeamento, seja controlada a vazo do eventual excesso. O confinamento deste patamar ocorrer, em parte pelo talude natural e pelo dique de argila a ser construdo na parte mais a jusante, a oeste do aterro. A cota superior mnima deste sistema a jusante ser 97.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1861

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

A altura do leito de brita do patamar 93, filtro anaerbio, ser de 40 cm. Para a vazo de projeto de 0,89 l/s, o tempo de deteno hidrulica ser de 33 dias. O rendimento na eficincia da reduo da carga orgnica de percolado depender de inmeros fatores de difcil controle em aterros sanitrios. A carga orgnica afluente, a vazo, a temperatura, o pH, entre outros, podero apresentar grande variao ao longo do tempo, tendo influncia direta na eficincia do filtro. Devido ao elevado tempo de deteno, espera-se um rendimento na faixa de 80 % de reduo. Alm do filtro anaerbio, o sistema de tratamento incluir tambm uma estao de bombeamento e um tanque de estabilizao (ou pulmo). A estao d bombeamento, com e capacidade de armazenamento de trs metros cbicos, receber percolado por duas linhas paralelas de PVC hidrulico com dimetro de 100 mm (uma linha seria, do ponto de vista hidrulico, o suficiente, no entanto por motivo de segurana, o DMLU optou por colocar uma segunda linha paralela) que viro da caixa de passagem a ser localizada no fundo do filtro anaerbio. Uma terceira linha proceder do fundo do tanque de estabilizao. Todo o percolado a ser produzido no aterro passar pelo filtro anaerbio e chegar a estao de bombeamento. Desta estao, haver trs caminhos possveis para o percolado: o bombeamento para o tanque de estabilizao; a recirculao para o interior do aterro e o descarte. O tanque de estabilizao projetado ter por objetivo armazenar o lquido percolado proveniente do filtro anaerbio, equalizando suas caractersticas fsico-qumicas, pois uma excessiva variao destas caractersticas indesejvel quando se procede a recirculao do lquido. Com 3 m de profundidade, este tanque ter o funcionamento semelhante ao de uma lagoa anaerbia, contribuindo para a remoo da carga orgnica. Com volume mximo de 1.300 m3, ter capacidade para armazenamento de percolado a ser gerado durante um perodo de 16 dias. A eficincia estimada de reduo da carga no tanque ser de 50 %. O revestimento interno deste tanque tambm dever ser realizado com manta PEAD 2 mm. Duas moto-bombas sero instaladas na estao de bombeamento, devendo ser o destino do recalque definido atravs de um dos trs registros. A deciso para o bombeamento do percolado dever ser tomada em funo de sua DQO (Demando Qumica do Oxignio). Como dificilmente obter-se- condies de emisso do efluente somente com o tratamento anaerbio, seu tratamento final ser feito em conjunto com o esgoto domstico na Estao de Tratamento de Esgotos do Lami, que dista 3,5 km do local do aterro, e consiste de um sistema convencional de lagoas de oxidao (uma anaerbia, uma aerbia, e trs de maturao em srie), operado pelo Departamento Municipal de guas e Esgotos. O plano de monitoramento estabelece rotinas de amostragem de slidos, lquidos e gases para determinao e anlise dos parmetros indicadores de processos bio-fsico-qumicos. O monitoramento dos slidos e dos gases permitir avaliar a eficincia dos processos de decomposio dos resduos slidos dispostos. O monitoramento de lquidos percolados ser realizado atravs de coletas de percolado bruto, junto ao fundo do aterro, no incio do patamar

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1862

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

III - 061

93, atravs de tubulao prpria. O pr-tratado dever ser coletado aps a passagem pelo filtro anaerbio, na estao de bombeamento. O monitoramento das guas superficiais e freticas ser feito atravs de seis piezmetros convenientemente instalados. Alm destes pontos, um outro com importncia estratgica superior, ser o monitoramento as sada da rede de drenagem do rebaixamento do lenol fretico, onde qualquer alterao da qualidade das guas, decorrente de eventual falha no sistema de segurana, ser imediatamente detectada. CONCLUSES O Aterro da Extrema ser o primeiro aterro sanitrio do municpio de Porto Alegre inteiramente planejado, seguindo todas as prerrogativas legais e tcnicas, incluindo estudos locacionais, EIA/RIMA e projeto executivo, com as respectivas licenas ambientais. A concepo do Aterro Sanitrio da Extrema contempla um aspecto fundamental quando buscamos minimizar os impactos negativos que um aterro necessariamente produz. Por que degradar uma nova rea, se podemos localizar futuros aterros em reas j impactadas, como pedreiras, saibreiras ou argileiras? Neste sentido, o projeto do Aterro da Extrema buscar minimizar os impactos negativos, atravs da srie de medidas descritas, aliado a recuperao ambiental de uma rea previamente degradada pela extrao desordenada de saibro. Por ltimo, mas no menos importante, notrio que na maioria das vezes no existem stios que atendam integralmente os critrios estabelecidos para a localizao de reas para aterros. Portanto, as limitaes naturais destas reas devero ser identificadas e medidas mitigadoras dos impactos devero ser propostas (pelo EIA/RIMA). Tais medidas devero ento ser estudadas e detalhadas pelo projeto executivo para posterior integral implantao pelo empreendedor. Se assim no ocorrer, estaremos sendo irresponsveis para com as futuras geraes, que no tero nenhuma razo para perdoar-nos pelas montanhas de resduos resultantes desta civilizao calcada no consumismo. O projeto descrito portador de um compromisso tico com nossos descendentes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. DUTRA, A.L., BALLESTRIN, R.A.C. Gerenciamento integrado de resduos slidos: modelo Porto Alegre. In 26 a Assemblia Nacional da ASSEMAE. Braslia, jun., 1997. 2. Fundao Estadual de Proteo Ambiental do Rio Grande do Sul FEPAM. Licena de Instalao de Aterro Sanitrio localizado na Estrada do Espigo, Porto Alegre. dez., 1995. 3. PROJESUL Consultoria em Agropecuria e Meio Ambiente Ltda.. (1994). Projeto Executivo do Aterro Sanitrio do Lami, Saibreira da Extrema - Bairro Lami. Vol. II-A. DMLU, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS. 181 p. 4. REICHERT, G.A., et al. Gerenciamento integrado de resduos slidos em Porto Alegre. In I Simpsio Latino-Americano de Resduos Slidos. So Paulo, ago., 1993. p. 324-340.
19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1863

You might also like