You are on page 1of 17

Resumos de Portugus

Fernando Pessoa
 Fernando Pessoa ortnimo

Em Fernando Pessoa, h uma personalidade potica activa, designada de ortnimo, que conserva o nome do seu criador e uma pequena humanidade, formada por heternimos, que correspondem a personalidades diferentes. No ortnimo coexistem duas vertentes: a tradicional, na continuidade do lirismo portugus, e a modernista, que se manifesta como processo de ruptura, a partir, por exemplo, dos heternimos.


Na vertente tradicional: existem poema de mtrica curta, abundam aliteraes e rimas internas, numa linguagem sbria e intimista, mas de suavidade musical e rtmica. Na vertente modernista: h uma ruptura que lhe permite inovaes como a do paulismo , caracterizado pelo vago, pelo subtil e pelo sonho, com refinamento de processos simbolistas, ou o interseccionismo, quer mistura diversas sensaes numa s, que incorpora a sensao de realidades observveis e sentidas com a sensao de realidades desejveis e idealizadas.

AS GRANDES LINHAS TEMTICAS DE FERNANDO PESSOA Constantemente amargurado por problemas metafsicos e existenciais que se prendem com a unidade/fragmentao do eu , e com a explicao do mistrio do ser, Fernando Pessoa, viajando dentro de si, tenta encontrar respostas para as suas inquietaes. Ele um ser solitrio, em eterna demanda, que no consegue encontrar solues absolutas, e que confessa odiar o definitivo, o concreto. Sempre lcido e racional, condenado ao vcio de pensar, que o impede de ser feliz, embora toda a vida tenha perseguido a felicidade, a sua obra espelha essa angstia existencial e, por isso, o poeta refugia-se no mundo onrico e no tempo da infncia, o seu paraso perdido, o tempo em que, mesmo inconscientemente era feliz.


Fingimento potico: para Pessoa, um poema um produto intelectual e, por isso, no acontece no momento da emoo, mas resulta da sua recordao. A emoo tem que existir intelectualmente, o que s na recordao possvel. Assim, h uma necessidade de intelectualizao do sentimento para exprimir a arte. O poeta considera que a criao artstica implica a concepo de novas relaes significativas, graas distanciao que faz do real, o que pode ser entendido como acto de fingimento ou de mentira. O poeta recorre ironia para pr tudo em causa, inclusive a prpria sinceridade que, com o fingimento, possibilita a construo da arte. Fingir inventar, elaborar mentalmente conceitos que exprimem as emoes ou o que quer comunicar. Os poemas Autopsicografia e Isto pode-se dizer que funcionam como textos que

Resumos de Portugus

definem e esclarecem o conceito de arte para o ortnimo o acto criador um acto iminentemente racional, que exclui a verdade emocional. Dor de pensar: Pessoa est condenado a ser lcido, a ter de pensar. Gostava, muitas vezes, de ter a inconscincia das coisas ou de seres comuns que agem, como uma pobre ceifeira, ou que cumprem as leis do instinto, como o gato que brinca na rua. O poeta tanto aceita a conscincia como sente uma verdadeira dor de pensar, que traduz insatisfao e dvida sobre a utilidade do pensamento. Impedido de ser feliz, devido lucidez, procura a realizao do paradoxo de ter uma conscincia inconsciente. Mas ao pensar sobre o pensamento, percebe o vazio que no permite conciliar a conscincia e a inconscincia. Nostalgia da infncia: pessoa sente nostalgia do tempo perdido da infncia. Ele, que em criana foi feliz e que em adolescente aspirou a tudo, experimenta agora a desagregao do tempo e de tudo. Um profundo desencanto e a angstia acompanham o sentido da brevidade da vida e da passagem dos dias. Ao mesmo tempo que gostava de ter a infncia das crianas que brincam, sente saudade de uma ternura que lhe passou ao lado. Procura mltiplas emoes e abraa sonhos impossveis, mas acaba por nunca conseguir ser feliz. Tenta manter vivo o enigma e a viso do que foi, restando-lhe a inquietao, a solido e a ansiedade. Fragmentao do eu : como resultado das constantes dvidas que o assaltam, dos paradoxos que o invadem e atormentam Fernando Pessoa , debate-se com a incapacidade de se definir e de solucionar o enigma da existncia humana. Com a sua inquestionvel capacidade de criar (ou recriar) outras personagens com personalidade prpria, est aberta a porta para a heteronmia.

 Fernando Pessoa heternimo

Fernando Pessoa, ao sentir-se variamente outro, cria amigos que exprimem estados de alma e conscincia distintos dos seus e, por vezes, opostos. O eu do artista despersonaliza se, desdobra a prpria individualidade, torna-se essncia de outros para si, para melhor exprimir a apreenso da vida, do ser e do mundo. O fenmeno da heteronmia vem desde os cinco ou seis anos com a necessidade de descobrir a sua conscincia e a personalidade. Diz-se que a pequena humanidade do poeta como um palco onde desfilam pelo menos quatro personagens diferentes: Alberto Caeiro, lvaro de Campos, Ricardo Reis e o prprio Fernando Pessoa. Alberto Caeiro:
 

Recusa o pensamento, sobretudo o pensamento metafsico, afirmando que pensar estar doente dos olhos . o poeta do olhar, procura ver as coisas como elas so, sem lhes atribuir significado ou sentimentos humanos; considera que as coisas so como so.

Resumos de Portugus

 

    

Constri uma poesia de sensaes, apreciando-as como boas por serem naturais; para ele o pensamento falsifica as coisas. O mundo de Caeiro aquele que se percebe pelos sentidos, que se aprende por ter existncia, forma e cor. O mundo existe e, por isso, basta senti-lo, basta experimentlo atravs dos sentidos, nomeadamente, atravs do ver. Ver compreender. Tentar compreender pelo pensamento, pela razo, no saber ver. Caeiro v com os olhos, mas no com a mente. No entanto, necessrio estar atento eterna novidade no mundo . Condena o excesso das sensaes, pois a partir de certo grau, as sensaes passam de alegres a tristes. A poesia das sensaes , tambm, a poesia da natureza. O poeta ensina a simplicidade, o que mais primitivo e natural. Optando pela vida no campo, acredita na Natureza, defendendo a necessidade de estar de acordo com ela, de fazer parte dela. Pela crena na natureza, o Mestre sabe ver o mundo dos sentidos, sabe ver o mundo sensvel onde se revela o divino, em que no precisa de pensar. Como procura ver as coisas como elas so, sublima o real, numa atitude pantesta de divinizao das coisas da natureza e, nesta atitude, desvaloriza a categoria conceptual do tempo . O poeta no tem ambies nem desejos . Ser poeta a sua maneira de estar sozinho .

lvaro de Campos:
 

  

 

Reflecte a insubmisso e a rebeldia dos movimentos vanguardistas da segunda dcada do sculo XX, olha o mundo contemporneo e canta o futuro. o poeta que, numa linguagem impetuosa, excessiva, canta o mundo contemporneo, celebra o triunfo da mquina, da fora mecnica e da velocidade. Exalta a sociedade e a civilizao modernas com os seus valores e a sua embriaguez Ode Triunfal. Ao contrrio de Reis e Caeiro, Campos procura a totalizao das sensaes, conforme as sente ou pensa, o que lhe causa tenses profundas. Como sensacionista, o poeta que melhor expressa as sensaes da energia e do movimento. Para ele a nica realidade a sensao. H a vontade de ultrapassar os limites das prprias sensaes, numa vertigem insacivel, que o leva a queres ser toda a gente e toda a parte . Procura unir em si, numa atitude unanimista, toda a complexidade das sensaes. Passada a fase eufrica, o desassossego de Campos leva-o a revelar uma face disfrica, e ponto de desejar a prpria destruio. H a a experincia do tdio, a decepo, o caminho do absurdo. Incorporando todas as possibilidades sensoriais e emotivas, apresenta entre o -se paroxismo da dinmica em fria e o abatimento sincero, quase absurdo. Depois de exaltar a beleza da fora da mquina por oposio beleza tradicionalmente concebida, a poesia de Campos revela um pessimismo agnico, a dissoluo do eu , a angstia existencial e uma nostalgia da infncia irremediavelmente perdida.

Resumos de Portugus

 

Na fase intimista de abulia, observa-se a disforia do eu , vencido e dividido entre o real objectivo e o real subjectivo que o leva sensao do sonho e da perplexidade. lvaro de campos evolui ao longo de trs fases: a de influncia decadentista a que pertence o Opirio; a futurista e sensacionista, de inspirao whitmaniana, onde encontramos, por exemplo, a Ode Triunfal e a Ode Martima; e a intimista ou independente, marcada pela abulia e o tdio, pela angstia e o cansao como, por exemplo, o poema Lisbon Revisited. Na primeira fase, encontra-se o tdio de viver, a morbidez, o decadentismo, a sonolncia; na segunda fase, h um excesso de sensaes, a tentativa de totalizao de todas as possibilidades sensoriais e afectivas (unanimismo), a inquietude, a exaltao da energia; na terceira fase, perante a incapacidade das realizaes, volta o abatimento, a revolta e o inconformismo.

Ricardo Reis:
 

 

 

 

Nesta poesia, h um sentimento da fugacidade da vida, mas ao mesmo tempo uma grande serenidade na aceitao da relatividade das coisas e da misria da vida. A vida efmera e o futuro imprevisvel. O poeta afirma que o amanh no existe . Estas certezas levam-no a estabelecer uma filosofia de vida, de inspirao epicurista, capaz de conduzir o homem numa existncia sem inquietaes nem angstias. Reconhecendo a fraqueza humana e a inevitabilidade da morte, Reis procura uma forma de viver com o mnimo de sofrimento. Por isso, defende um esforo lcido e disciplinado para obter uma calma qualquer. Reis considera importante o Carpe diem , aproveitar o momento, o prazer de cada instante. Sendo um epicurista, advoga a procura do prazer sabiamente gerido, com moderao e afastado da dor. O ser humano deve ordenar a sua conduta de forma a viver feliz, procurando o que lhe agrada. A obra de Ricardo Reis apresenta um epicurismo triste, uma vez que busca o prazer relativo, uma verdadeira iluso da felicidade por saber que tudo transitrio. A apatia, ou seja, a indiferena, constitui o ideal tico, pois, de acordo com o poeta, h necessidade de saber viver com calma e tranquilidade, abstendo-se de esforos inteis para obter um glria ou virtude, que nada acrescentam vida. Discpulo de Caeiro, Reis procura alcanar a quietude e a perfeio dos deuses, desenhando um novo mundo sua medida, que se encontra por detrs das aparncias. Afirma uma crena nos deuses e nas presenas quase-divinas que habitam todas as coisas. Na sua poesia h uma actualizao de estoicismo e epicurismo, juntamente com uma postura tica e um constante dilogo entre o passado e o presente.

Resumos de Portugus

Quadro-Sntese

Motivos Poticos
- Expresso musical do frio, do tdio e dos anseios da alma - Nostalgia de um bem perdido - Resignao dorida de quem sofre a vida senda incapaz de a viver - Egotismo exacerbado - Cepticismo - Tdio - Nusea - Gosto pelo que popular

Caractersticas do Poeta

Estilo

Fernando Pessoa Ortnimo

- no inculca norma de comportamento - inteligncia extremamente sensvel - vive pela inteligncia intuitiva e pela imaginao

- eufonia nos versos - linguagem fina - associaes inesperadas (interseccionismo)

Alberto Caeiro

- variedade da Natureza - pantesmo sensual - aceitao calma do Mundo tal como ele - ateno maravilhosa ao mundo exterior sempre mltiplo - deambulismo

- vive de impresses, sobretudo visuais (sensacionismo) - goza em cada impresso o seu contedo original (epicurismo) - homem ingnuo - poeta do real objectivo - moralista - esprito grave, ansioso de perfeio - autodisciplinado - entristece-se com a tristeza de saber o que - sente-se estrangeiro no mundo e recolhe-se - epicurista - poeta sensacionalista por vezes escandaloso - poeta intelectual embora mais evolutivo que qualquer dos heternimos ( trs fases)

- expresses familiares - imagens e comparaes bem conseguidas - pobreza lexical - verso livre

Ricardo Reis

- paganismo - misria da nossa misria estrutural - busca dum prazer relativo - aceitao calma da ordem das coisas

- constri laboriosamente o seu estilo - revela formao clssica - poesia de 2 pessoa

lvaro de Campos

- amor vida - masoquismo - triunfalismo modernista - abulia, tdio, cansao e nusea - civilizao

- verso livre - longos versos de 2 ou 3 linhas - estilo exclamativo - apstrofes repetidas - oximoros - onomatopeias

Os Lusadas, de Lus de Cames


A epopeia Os Lusadas celebra a aco grandiosa e herica dos Portugueses que deram incio ao grande imprio que se estendeu pelos diversos continentes. Ao relatar a viagem ndia, entrecortando-a com episdios do passado e profecias do futuro, mostra a histria do povo que teve a ousadia da aventura martima, dando novos mundos ao mundo . Cames d-nos conta do herosmo que permitiu a construo do imprio portugus.

Resumos de Portugus

Os Lusadas so, ento, um poema pico que concilia a realidade e o mito: episdios notveis da histria de Portugal convivem com episdios lendrios, que transpem a fronteira do humano pelo herosmo que encerram. Assim, Os Lusadas obedecem a algumas regras:


   

A aco pica deve ter grandeza e solenidade e ser expresso do herosmo a aventura das descobertas que se destaca a viagem de Vasco da Gama at ndia, constitui a aco central, alm da narrao doutros feitos hericos levados a cabo pelos portugueses. O protagonista, alm da sua estirpe social, deve revelar grande valor moral aqui, o heri colectivo o povo portugus enquanto o heri individual Vasco da Gama; A epopeia deve ter unidade de aco a aco central a viagem de Vasco da Gama, que surge articulada com episdios da mitologia. Os episdios mitolgicos e histricos no s do variedade e extenso como enriquecem a epopeia sem, contudo, quebrar a unidade da aco. O maravilhoso deve intervir na aco epopeia presena de deuses da mitologia pag e do deus cristo; A epopeia utiliza o modo narrativo: o poeta narra em seu p rprio nome ou assumindo personalidades diversas n Os Lusadas o narrador assume a voz de Vasco da Gama, Paulo da Gama e Ferno Veloso; As intervenes do poeta, tecendo consideraes em seu prprio nome, devem ser reduzidas nesta obra h um afastamento e existem vrios momentos de ndole reflexiva; A epopeia inicia-se com um breve prembulo proposio e invocao a que se segue de imediato a terceira parte narrao numa fase j adiantada da da aco; a dedicatria facultativa n Os Lusadas, o poeta dedica a epopeia a D. Sebastio; Dada a importncia atribuda unidade de aco, as analepses e prolepses surgem frequentemente nas epopeias para contar, respectivamente, factos passados e futuros em relao aco central.

Curiosamente, ao longo de toda a obra, Cames utiliza a palavra Lusadas uma nica vez, no ttulo, optando por expresses sinnimas como lusitanos , portugueses e filhos de Luso . O ttulo para a epopeia de Lusadas escolhido para mostrar que:
 

A identificao dos portugueses com os lusadas confere-lhes dignidade pica; Os lusadas , descendentes de Luso (deus do vinho), adquirem grandeza mtica.

Estrutura externa O poema est dividido em 10 cantos constitudos oitavas (estrofes com 8 versos) de versos decassilbicos e com o seguinte esquema rimtico: abababcc.

Resumos de Portugus

Estrutura interna A obra de Os Lusadas obedece s regras das epopeias clssicas, apresentando quatro partes constituintes:
   

Proposio: sumrio do poema em que o poeta enuncia o objectivo do poema e quem vai cantar: Invocao: pedido de ajuda s musas/tgides, divindades do Tejo; Dedicatria: o poeta dedica o poema a D. Sebastio, monarca do seu tempo; Narrao: a narrao da viagem de Vasco da Gama at ndia comea a ser feita, quando os portugueses j percorreram metade do caminho, encontrando-se no Oceano ndico. A parte inicial narrada posteriormente, num processo de retrospectiva pelo prprio Vasco da Gama. A narrao d Os Lusadas constri-se da articulao de quatro planos estruturais:  Plano da Viagem de Vasco da Gama constitui a aco central do poema. A sua funo conferir unidade ao poema, sendo, por isso, uma espcie de esqueleto do mesmo (cantos I, II, V, VI, VII, VII, IX e X) ;  Plano da intriga dos Deuses ou da Mitologia surge continuamente articulado com o da Viagem e paralelo a este. A sua funo conferir beleza, aco e diversidade ao poema e ajudar no processo de divinizao dos portugueses (cantos I, II, V, VI, VII, VIII, IX e X);  Plano da Histria de Portugal surge encaixado no plano da Viagem. A sua funo relatar e enaltecer a Histria de Portugal (cantos II, III, IV, VIII e X);  Plano das Reflexes do Poeta, das suas consideraes ou da subjectividade, normalmente nos finais de canto, constitudo por reflexes, crticas, lamentos, exortaes. A sua funo transmitir as posies ao poeta face ao mundo, aos outros e a si mesmo (cantos I, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX e X).

Mitificao do heri Influenciada pela ideologia humanista do Renascimento, a epopeia de Cames coloca o homem portugus no centro do mundo, ao atribuir-lhe caractersticas humanas e sobrehumanas. Ao longo do poema, o homem portugus protagonista de vrios acontecimentos, quer da Histria de Portugal, quer da Viagem ndia, que, assinalados pela sua dificuldade de realizao e grandeza, o elevam a uma dimenso superior, sobrenatural. Paralelamente, a introduo do plano mitolgico, com a intriga dos deuses, sublinha ainda mais a superioridade do homem, contribuindo para a progressiva construo de um conceito de heri que ultrapassa os limites do humano e ascende a uma dimenso divina. No plano da Histria de Portugal, so vrios episdios e vrios os protagonistas que ilustram o processo de mitificao do heri: Viriato, Egas Moniz, Batalha de Ourique e Batalha de Aljubarrota.

Resumos de Portugus

No plano da Viagem, destacam-se outros episdios e figuras que realam esta mesma viso mtica do heri: As Cousas do Mar , o episdio do Adamastor , os limites da condio humana (o escorbuto) e a Ilha dos Amores.

Mensagem, de Fernando Pessoa


Este poema pico-lrico canta o imprio territorial, retratando o Portugal que se encontra em declnio a necessitar de uma nova fora anmica. Depois de relembrar um passado de herosmo e de grandezas, ousa profetizar, numa perspectiva messinica, um futuro que cumpra Portugal, um novo imprio civilizacional, que identifica como o Quinto Imprio. Assim, apesar de lrico e pico serem definidos como tipologias textuais antitticas, a Mensagem provou que possvel criar uma obra que concilie os dois modos literrios, sabendo harmonizar a matria pica de exaltao de um passado herico com a expresso lrica da atitude intencionalmente introspectiva. Pessoa serviu-se de um referente histrico preciso as descobertas martimas portuguesas para dar voz conscincia potica do seu eu lrico. A imagem de um Portugal decadente, empobrecido, fragmentado pelas sucessivas tentativas de se assumir como uma jovem repblica, oferece ao poeta estmulo para cumprir, poeticamente, a sua misso de suspender o processo de decadncia da nao. A voz lrica sobrepe-se constantemente narrativa herica, pica, dando a Portugal um domnio imperial no mais poltico, mas potico, cultural. Ttulo: A Mensagem teve como ttulo inicial Portugal. Pessoa justifica a alterao do ttulo, dizendo que cedeu aos argumentos de um amigo que lhe demonstrou que o nome da ptria estava de tal modo prostitudo que no seria o mais adequado para a sua obra. Estrutura e simbologia O conjunto de poemas de Mensagem est dividido em trs partes, num total de 44 poemas, todos eles curtos, mas todos evidenciando a aco de heris, movidos pela febre de se perderem na grandeza do seu projecto. Para Pessoa, Portugal um organismo vivo e, como tal, sujeito a nascimento e morte:
 

Braso trata da formao de Portugal e do seu crescimento; Mar Portugus trata da expanso plena de Portugal, da sua misso e aco no mundo, cujo apogeu foram os descobrimentos, para terminar na estagnao e morte; O Encoberto trata do ocultismo resultante da estagnao da ptria e tambm da sua proftica ressurreio: o poeta antev, de forma visionria, o ressurgimento da grandeza cultural da nao.

Concluindo, a estrutura tridica da Mensagem no se confina a uma preocupao meramente organizacional, procurando, sim, espelhar o valor simblico de uma obra que se quer, desde logo, afirmar como messinica.

Resumos de Portugus

Mitos


Heri: o poema pessoano apresenta um conceito de heri que se aproxima e, ao mesmo tempo, se distancia do conceito de heri de Os Lusadas. O heris distancia-se do homem comum porque ultrapassa a provao da dor. O trao fundamental do heri pessoano a insatisfao que o faz continuar sempre em busca de o porto sempre por achar . Sebastianismo: um movimento profundamente nacional, com a fora de uma possvel religio, construdo em volta da figura mtica de D. Sebastio. Este rei simbolicamente Portugal que ter perdido a sua grandeza co o m desaparecimento desse monarca. Com o evoluir dos tempos, assiste ao -se evoluir do mito, que deixa de estar unicamente ligado figura de D. Sebastio para se transformar num mito messinico, que se funda na ideia de um Salvador, de um Messias que vir acordar Portugal da situao em que se encontra. Assim, o mito sebstico transforma-se num mito verdadeiramente nacional, sempre convocado em momentos de crise, e o D. Sebastio mtico ter mltiplas faces, de acordo com a poca. Pessoa, que considera que o sebastianismo um movimento religioso, feito em volta duma figura nacional, no sentido dum mito , transforma-o no motivo central que domina toda a terceira parte da Mensagem. O sebastianismo pessoano constituiu-se como uma mola impulsionadora e vital da construo do Quinto Imprio. Quinto Imprio: o conceito de quinto imprio no uma inveno pessoana na cultura portuguesa. Pessoa acredita que a ideia que a Mensagem transmite que o quinto Imprio, pela fora do sonho e da poesia, partir da lngua e da cultura portuguesas e estender-se- a todo o mundo. O lder desse imprio no poder ser outro que no um poeta, aquele que Pessoa designa como Supra-Cames (o prprio Pessoa?) e cuja vinda profetiza para breve.

Quadro-Sntese

Os Lusadas (1572)
Poema pico Estrutura externa 10 cantos poca da escrita meados do sculo XVI poca de desencanto e decadncia (declnio do apogeu expansionista) Carcter narrativo e descritivo; dimenso real e concreta Fundo histrico a viagem de Vasco da Gama ndia D. Sebastio a figura do rei o garante e a esperana do regresso de tempos grandiosos (sebastianismo tradicional)

Mensagem (1934)
Poema pico-lrico Estrutura tridica: Braso, Mar Portugus, O Encoberto poca da escrita de 1913 a 1934 poca de desencanto e decadncia (1 Repblica e Estado Novo) Carcter abstracto e interpretativo; dimenso simblica, emblemtica, doutrinria Fundo histrico a busca de uma ndia que no h

D. Sebastio a figura do rei est na base do sebastianismo pessoano, que, no negando o passado, aponta para a construo de um futuro promissor e diferente

Resumos de Portugus

Conceito tradicional de heri: heri pico, o que o move a guerra contra os infiis, a expanso territorial e a conquista do mar Os obstculos que o heri enfrenta levam-no mitificao e construo de um Imprio terreno - nacionalismo Valorizao do passado como incentivo construo de um futuro feito imagem e semelhana desse passado A voz do poeta revela desencanto relativamente ao presente A poesia o meio de registo e de glorificao do passado glorioso

Conceito de heri mtico: heri aquele que escolhido por Deus para cumprir uma misso; o que move o heri a febre ( ) do Alm Os obstculos que o heri enfrenta, o sofrimento, levam-no comunho com o transcendente e construo de um Imprio espiritual, o da lngua e da cultura portuguesas: o Quinto Imprio, universal e eterno nacionalismo universalista Valorizao do passado como incentivo construo de um futuro grandioso, mas de cariz diferente do passado A voz do poeta revela desencanto pelo presente e apela construo de um futuro de dimenso cultural e espiritual a Hora! A poesia, o sonho, o misticismo so as foras que levaro construo do Quinto Imprio

Gramtica
Determinantes: acompanha um nome precedendo-o na frase e com o qual concorda em gnero e em nmero .

Artigo Definido e indefinido

o, a, os, as / um, uma, uns, umas Este, esta, estes, estas / Esse, essa, esses, essas / Aquele, aquela, aqueles, aquelas / O outro, a outra, os outros, as outras / (O) tal, (a) tal, (os) tais, (as) tais / O mesmo, a mesma, os mesmos, as mesmas Meu, minha, meus, minhas / Teu, tua, teus, tuas / Seu, sua, seus, suas / Nosso, nossa, nossos, nossas / Vosso, vossa, vossos, vossas / Seu, sua, seus, suas Certo, certa, certos, certas / Outro, outra, outros, outras Qual, quais / que (invarivel) Cujo, cuja, cujos, cujas

Demonstrativo

Possessivo

Indefinido Interrogativo Relativo

Pronomes: o pronome no pode preceder um nome (a menos que sejam separados por uma pausa)
e que distribucionalmente equivalente a um grupo nominal.

Pronomes pessoais 1 pessoa singular 2 pessoa do singular 3 pessoa do singular Eu Tu Ele/ela Me, mim, comigo. Te, ti, contigo. O, a, lhe, se, si, consigo.

10

Resumos de Portugus

1 pessoa do plural 2 pessoa do plural 3 pessoa do plural

Ns Nos, connosco. Vs Vos, convosco. Eles/elas Os, as, lhes, se, si, consigo.

Pronomes relativos Variveis Invariveis O qual, os quais, a qual, as quais / quanto, quantas, quantos que / quem / onde

Pronomes possessivos 1 pessoa singular Meu, minha, meus, minhas. 2 pessoa singular Teu, tua, teus, tuas. 3 pessoa singular Seu, sua, seus, suas. 1 pessoa plural Nosso, nossa, nossos, nossas. 2 pessoa plural Vosso, vossa, vossos, vossas. 3 pessoa plural Seu, sua, suas, suas.

Pronomes Interrogativos: o que, o qu / quem / que / porque, porqu / como / onde Pronomes Indefinidos: algo, algum, quaisquer, nenhum Pronomes Demonstrativos Variveis Invariveis Este, esta, estes, estas. Isto Esse, essa, esses, essas. Isso Aquele, aquela, aqueles, aquelas. Aquilo

 

Quantificador: uma palavra ou locuo que especifica o nome que se refere, dando informaes
relativamente ao nmero, quantidade ou parte da entidade referida.

Universal Existencial Numeral Relativo Interrogativo

todo(s), toda(s) / nenhum(ns), nenhuma(s) / qualquer, quaisquer / ambos(as) / cada (invarivel). algum(ns), alguma(s) / muito(s), muita(s) / pouco(s), pouca(s) / tanto(s), tanta(s) / vrios, vrias / bastante, bastantes Expressa uma quantidade numrica: um, dois / o dobro de, metade de Introduz oraes relativas: quanto(s), quanta(s) Numa construo interrogativa, identifica o constituinte interrogado, sendo substitudo na resposta por um quantificador (ex. Quantas pginas leste hoje? Quatro.)
11

Resumos de Portugus

Advrbio: palavra invarivel em gnero e nmero. o ncleo do grupo adverbial. Negao Afirmao Grau e Quantidade Incluso No (Coloca-se esquerda da forma verbal e exerce a
funo de modificador do grupo verbal)

Sim (usado em repostas afirmativas e interrogativas


totais, e exerce a funo de modificador)

muito, pouco, tanto, to, bastante, excessivamente, mais, demais, menos, demasiado at, inclusivamente, mesmo, tambm (Este advrbio
pode desempenhar a funo de modificador do grupo verbal, modificador de grupo nominal, adjectival, preposicional e adverbial)

Excluso

s, apenas, somente, unicamente, exclusivamente, excepto, salvo, seno (Este advrbio modificador do
grupo nominal, do grupo verbal, adjectival, adverbial e preposicional) como (modo) onde, aonde, donde (lugar) porque, porqu (causa) onde, como (introduzem uma orao subordinada relativa e ao mesmo tempo permitem identificar uma relao estabelecida com o nome antecedente)

Interrogativo Relativo

Conectivo

Assim, contrariamente, consequentemente, depois, especificamente, finalmente, nomeadamente, primeiramente, primeiro, seguidamente, porm, todavia, contudo, portanto (estabelece nexos entre
frases ou constituintes de frases)

Predicado

Hoje, ontem, amanh, agora (tempo) Aqui, a, l, dentro, perto (lugar) Bem, mal, devagar, depressa
(modo) - pertence ao predicado e desempenha uma funo sintctica interna ao predicado ou grupo verbal

Frase

exprimem uma ideia de afirmao, dvida, probabilidade (desempenha a funo sintctica de


modificador de frase e, por isso, no pertence ao predicado)

Funes sintcticas


Sujeito: encontra-se, em geral, esquerda do verbo. Designa quem pratica a aco ou designa a entidade acerca da qual se faz uma afirmao. O sujeito pode ser simples (ex. O co um animal domstico) , composto (ex. O co e o gato so animais domsticos) ou nulo, sendo que, este pode ser subentendido, expletivo ou indeterminado. Predicado: O predicado a funo sintctica desempenhada pelo grupo verbal (verbo e complementos) e pelos seus modificadores. Predicativo do sujeito: aparece sempre precedido por um verbo copulativo. Alguns verbos copulativos so: ser, estar, aparecer, continuar, ficar, parecer, permanecer, sair.

 

12

Resumos de Portugus

 

Complemento directo: palavra ou palavras que designam o objecto sobre que directa ou indirectamente recai a aco (o qu?). Predicativo do complemento directo: alguns verbos (julgar, nomear, considerar, supor, achar, declarar, eleger) pedem, alm do complemento directo, uma palavra ou expresso equivalente que, completando a sua significao, qualifica aquele complemento.

 

Complemento indirecto: palavra ou expresso que designa a pessoa ou coisa sobre que indirectamente recai a aco expressa pelo verbo (a quem?). Agente da passiva: uma orao na voz activa muda-se para a passiva do modo seguinte: o O sujeito da activa passa para agente da passiva o O complemento directo muda para sujeito o O verbo conserva, na voz passiva, o mesmo tempo e modo, concordando, porm, pelo sujeito. Modificador de nome apositivo (aposto): substantivo que se junta a outro substantivo ou a um pronome com funo de explicao, descrio ou acrescentamento de informao. sempre separado por vrgulas. Vocativo: corresponde a uma invocao, chamamento ou a uma forma de tratamento, muitas vezes acompanhada de uma entoao exclamativa ou apelativa. separado por vrgula dos restantes constituintes da frase. Atributo: adjectivo que se junta imediatamente ao substantivo para o qualificar. Complemento adverbial e preposicional: so indispensveis frase e vm sempre acompanhados, respectivamente, por um advrbio ou por uma preposio. Modificador preposicional e adverbial: so dispensveis frase e vm acompanhados, respectivamente, por uma preposio ou por um advrbio.

  

Verbos
   

Modo: indicativo, conjuntivo, infinitivo, condicional, imperativo. Tempo: presente, pretrito perfeito, pretrito imperfeito, pretrito mais-que-perfeito, futuro. Voz: activa ou passiva. Aspecto:
Imperfectivo (no concludo) Ele est a falar. Durativo (a aco prolonga-se) As crianas passavam frias na praia no Vero. Habitual Joo joga futebol aos domingos.

Perfectivo (realizado) Ele j falou. Pontual (instantneo, ocorre uma vez) Parti o vidro. Genrico (aco atemporal) O homem mortal. Iterativo (refere uma situao que se repete regularmente durante um determinado perodo de tempo) Joo tem ido escola todos os dias. Inceptivo/incoativo (incio de uma situao) Comecei a estudar.

Cessativo/conclusivo (fim de uma situao) Acabei de estudar.

13

Resumos de Portugus

Conjugao pronominal: o verbo sempre acompanhado por um dos pronomes o a, os, as. Ex. Vejo-o. Conjugao perifrstica: verbo auxiliar
(gerndio). Ex. Fiquei de (tempo em que se quer conjugar)

+ verbo principal

Conjugao pronominal reflexa: o verbo acompanhado por um pronome pessoal me, te, se, nos, vos, se. Ex. Levantou-se. Conjugao pronominal recproca: verbos que exprimem reciprocidade com o verbo acompanhado apenas por nos, vos, se. Ex. Abraaram-se. Quadro-exemplo

Infinitivo Presente Pretrito imperfeito Futuro simples Pretrito Perfeito Pretrito mais-que-perfeito Futuro composto Amei Amara Terei amado Tenho Tinha Terei Tenha amado Tinha amado Terei amado

Conjuntivo Que eu tenha Que eu tivesse Se eu tiver Tenha amado Tivesse amado Tiver amado

Frases complexas


Oraes coordenadas: Copulativas


(indicam uma adio)

Adversativas
(indicam oposio)

E, tambm, nem, no s mas tambm, no s como tambm, tanto como Mas, porm, todavia, contudo, entretanto, no obstante, no entanto, apesar disso, ainda assim, mesmo assim, de outra sorte, ao passo que Ou, ora... ora, ou... ou, quer quer, seja... seja, nem nem, j j, seja... ou Pois, porquanto Logo, portanto, pois, por conseguinte, por consequncia, pelo que

Disjuntivas (indicam
distino ou alternativa)

Explicativas
(exprimem uma explicao)

Conclusivas
(exprimem uma concluso)

14

Resumos de Portugus

Oraes subordinadas: Completivas (Completam


o sentido da frase)

Substantivas

Que, se, para Que

Relativas restritivas
(indispensveis no sentido da frase; no se separa por vrgulas)

Adjectivas

Relativas explicativas
(Podem ser suprimidas; separam-se obrigatoriamente por vrgula)

Que
Quando, enquanto, apenas, mal, agora

Temporais (Funcionam
como modificadores)

Causais (So o motivo ou


a causa)

Finais (Finalidade ou
procedimento)

que, medida que, depois que, desde que, at que, antes que, logo que, assim que, primeiro que, sempre que, todas as vezes que, cada vez que. Porque, como, visto que, pois que, j que, uma vez que, dado que. Que, para que, a fim de que, de modo a que, de maneira que. Se, caso, salvo se, contando que, a no ser que, a menos que. Embora, conquanto, que, se bem que, ainda que, mesmo que, mesmo se, posto que, nem que, por mais que, por menos que. Que, de tal modo que, to que, de tal maneira que, tanto que

Subordinadas

Condicionais (So a
condio para que se realize uma aco)

Concessivas (Exprimem
uma concesso)

Consecutivas (Exprimem
um facto que consequncia de outro)

Figuras de estilo  Aliterao: repetio intencional de sons consonnticos dentro da mesma palavra ou em vrias palavras seguidas (ex. olha a bolha d gua no galho!)  Assonncia: repetio intencional dos mesmos sons voclicos  Repetio: repetio de palavras para intensificar/reforar uma ideia, ou exprimir a durao de alguma coisa (ex. muita aflio, muita dor, muitas lgrimas )  Anfora: repetio, no inicio de frases ou de versos sucessivos, de uma palavra ou grupo de palavras.  Paralelismo: repetio da estrutura frsica  Enumerao: a apresentao sucessiva de vrios elementos da mesma classe gramatical (ex. no ar, na cal, no vidro )  Elipse: omisso de uma palavra ou palavras que se submetem facilmente.  Hiprbato: consiste na inverso da ordem directa das palavras na orao, ou da ordem das oraes no perodo (ex. gato escaldado de gua fria tem medo em vez de tem medo de gua fria)
15

Resumos de Portugus

    

   

         

Assndeto: consiste na omisso das conjunes entre palavras ou frases sucessivas. Polissndeto: o contrrio do assndeto, ou seja, a repetio intencional de conjunes. Interrogao retrica: no a verdadeira pergunta para a qual se espere resposta. O seu objectivo dar vivacidade ao discurso, criar expectativa. Quiasmo: consiste na existncia de quatro elementos dispostos dois a dois, segundo uma estrutura cruzada (ex. menina loura/ loura menina) Comparao: consiste em estabelecer ema relao de semelhana por meio da conjuno como ou de outra expresso equivalente (ex. os seus olhos eram azuis como o cu e o mar) Metfora: um processo de identificao que resulta de uma comparao abreviada, pois omitida a palavra ou expresso comparativa (ex. as tuas mos so passarinhos brancos) Sinestesia: consiste na mistura de sensaes que pertencem a sentidos diferentes Anttese: apresentao de um contraste ou oposio entre duas ideias ou duas coisas. Oximoro: ligao de dois termos que se excluem, mutuamente (ex. amor fogo que arde sem se ver) Perfrase: designa algo ou algum de um modo mais descritivo, alongado e enftico e no pelos termos habituais, ou seja, diz por muitas palavras o que poderia ser dito por poucas. Eufemismo: consiste em expressar uma ideia ou uma realidade desagradvel de uma forma atenuada, mais suave. Pleonasmo: consiste em reforar uma ideia pela repetio de palavras com significado idntico (ex. tristeza mais triste) Personificao: atribuio de propriedades humanas a animais, coisas ou ideias (ex. o vento solua e geme) Apstrofe: chamamento ou interpelao de pessoas ou de alguma coisa personificada. Hiprbole: emprego de termos exagerados, a fim de pr em destaque determinada realidade. Ironia: consiste em exprimir uma ideia dizendo precisamente o contrrio. Metonmia: substituio de um termo por outro com que est em ntima ligao. Sindoque: consiste em tomar a parte pelo todo ou vice-versa, o singular pelo plural ou vice-versa. Hiplage: uma inverso de sentido em que se transfere para uma palavra uma caracterstica que, na realidade, pertence a outra. Alegoria: srie de metforas, comparaes, imagens, utilizadas para concretizar um pensamento ou uma realidade abstracta.

16

Resumos de Portugus

Actos ilocutrios (ou actos de fala)


Acto de fala que o locutor realiza pela enunciao de uma proposio, com cujo valor de verdade se compromete em maior ou menos grau. Verbos performativos assertivos: admitir, negar, achar, crer, acreditar, afirmar concordar, discordar, confessar, informar, responder. Actos que tm em comum a inteno do locutor de levar o interlocutor a fazer ou a dizer alguma coisa. Verbos performativos directivos: exigir, convidar, ordenar, avisar, acolher, pedir, querer, proibir, suplicar, implorar, mandar, obrigar, questionar, perguntar, inquirir, interrogar. Acto de fala que d expresso a uma inteno do locutor, vinculando-o realizao de uma aco futura que poder afectar o interlocutor de um modo positivo ou negativo. Verbos performativos directivos: prometer, jurar, comprometer, tencionar, pretender. Acto de fala que pretende exprimir um estado psicolgico relativo ao estado de coisas contido no contedo proposicional da frase. Verbos performativos directivos: agradecer, gostar, detestar, odiar, amar, congratular-se, lamentar, sentir, divertir-se, zangar-se, aborrecer-se. Acto de fala que cria um estado de coisas novo pela simples declarao de que elas existem, caso em que dizer fazer (criar a prpria realidade). Verbos performativos directivos: declarar, nomear, considerar, julgar Renem os objectivos dos declarativos e dos assertivos

Assertivos

Directivos

Compromissivos

Expressivos

Declarativo Declarativos assertivos

17

You might also like