You are on page 1of 4

ESTUDO DIRIGIDO HORMNIOS VEGETAIS (Prof. Francis Julio) 1. Quais so os cinco principais hormnios vegetais?

Quais so as funes fisiolgicas mais importantes atribudas a cada um deles? 2. Como se chamam e onde se localizam os receptores de cada um dos hormnios citados anteriormente? 3. Como a ao de um hormnio vegetal pode ser modulada? 4. O que so conjugados de hormnios? Porque o processo de conjugao to importante no controle do desenvolvimento da planta? 5. Cite trs vantagens acerca da utilizao de hormnios sintticos ao invs dos naturais. 6. Complete com o nome dos principais hormnios envolvidos nestes processos: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) n) o) p) q) r) s) t) u) v) Promove rejuvenescimento de rgos senescentes Retarda absciso foliar Promove diferenciao de plastdeos em cloroplastos no escuro Promove expanso celular no sentido lateral via reorganizao de microfibrilas de celulose Promove expanso celular no sentido longitudinal via reorganizao de microfibrilas de celulose Promove expanso celular via afrouxamento das ligaes cruzadas entre celulose e hemicelulose Promove reduo do alongamento de clulas do caule e das razes Mantm a dormncia do embrio. Quebra a dormncia de sementes. Promove acmulo de reservas na semente e induz sntese de protenas LEA. Participa de respostas fototrpicas, gravitrpicas e tigmotrpicas Induz a senescncia de rgos vegetais Hormnio gasoso causador da epinastia Promove a florao em abacaxis Participa do processo de enrolamento das gavinhas. Hormnio produzido em resposta a ferimentos mecnicos e infestaes por fitopatgenos. Promove a transio da fase juvenil para a fase adulta em muitas espcies Reduz o nmero de divises celulares por aumentar a durao das fases G1, S e G2. Regula a abertura e o fechamento estomtico, regulando a perda de gua por transpirao. Induz formao de frutos partenocrpicos (sem sementes) em algumas espcies Inibidor da tuberizao em batata Dispensa o fotoperodo em plantas cuja florao depende do comprimento do dia

AUXINAS 1. Quais so os principais efeitos fisiolgicos atribudos s auxinas? 2. O que dominncia apical? Quais so os principais hormnios envolvidos neste processo? 3. Explique com o maior nvel de detalhes como ocorre o transporte polar da auxina 4. De que forma o transporte polar de auxinas est relacionado ao fenmeno de fototropismo? 5. Com base em uma evidncia experimental j comprovada, explique porque o transporte polar da auxina importante para a diferenciao de rgos laterais no caule. 6. Explique com detalhes o crescimento cido mediado pela auxina. 7. De que forma o mecanismo de expanso celular mediada pela auxina difere da expanso celular mediada por etileno e giberelina? 8. Explique em nvel molecular porque o excesso de auxina pode inibir o crescimento cido. Sua resposta precisa considerar a participao da protena ABP1. 9. De que forma a auxina e a giberelina atuam promovendo a expanso celular? 10. Qual a relao entre auxina, etileno e absciso foliar? 11. Quais as possveis explicaes para o efeito herbicida seletivo do 2,4-D sobre dicotiledneas e monocotiledneas? 12. De que forma o ABA (sntese de induzido por etileno) exerce seu papel herbicida?

CITOCININAS 13. Quais so os principais efeitos fisiolgicos atribudos s citocininas? 14. De que forma os estudos com o plasmdeo Ti de Agrobacterium tumefasciens contriburam para a elucidao do papel dos fito-hormnios na cultura de tecidos vegetais? 15. Qual o papel da citocinina na regulao da razo Raiz/parte area? Cite uma evidncia experimental para esse papel da citocinina. Evidncias experimentais existem utilizando tanto plantas transgncias para o gene IPT (sntese de citocinina) quanto plantas transgnicas para o gene da citocinina oxidase (degradao da citocinina). 16. Apesar da auxina e da citocinina atuarem sinergisticamente na diviso celular, esses hormnios atuam de forma antagnica na iniciao de ramos e razes em cultura de tecidos. Como a relao auxina/citocinina regula a diferenciao dessas estruturas a partir de calos em cultura de tecidos? 17. Qual a relao entre ciclo celular, ciclina D3 (CYCD3) e citocinina? 18. Plantas com uma boa adubao nitrogenada desenvolvem folhas mais verdes e maiores, efeitos correlacionados com a presena de citocininas, que estimulam a citocinese e a multiplicao dos cloroplastos. De que forma o nitrato estimularia a sntese da citocinina? 19. O que so as ilhas-verdes?

ETILENO

1. Quais so as duas enzimas chaves na produo do etileno e quais os fatores influenciam sua sntese/atividade? 2. Qual a importncia do etileno para a agricultura? 3. O que Etephon (ou ethrel)? Qual a sua utilizao? 4. Como ocorre o transporte do etileno nos tecidos vegetais? 5. O que a resposta trplice ao etileno e qual a sua importncia em termos de seleo de mutantes para as vias de resposta ao etileno? 6. Porque alguns frutos climatricos so armazenados em cmaras enriquecidas com CO2? 7. Porque o alagamento pode induzir epinastia e senescncia de folhas de plantas no aquticas? 8. O que vem a ser epinastia? 9. Descreva o papel da auxina e do etileno na formao de razes adventcias. 10. De que forma o etileno promove a formao de aernquimas em razes submersas?

CIDO ABSCSICO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Quais so os principais efeitos fisiolgicos atribudos ao cido abscsico? O que so respostas de curta durao e de longa durao ao ABA? Qual a relao entre ABA, estresse hdrico e relao raiz/parte area? Explique o mecanismo proposto para a regulao do fechamento estomtico a partir do ABA proveniente da raiz em situao de dficit hdrico. Quais so os papis do ABA durante a formao da semente? O que so protenas LEA e para que servem? Qual a relao entre ABA, viviparidade e ciclo celular? Por que o emprego do ABA sinttico com fins comerciais ainda limitado? Com base no esquema abaixo, explique a seguinte afirmativa: O estresse abitico predispe s doenas.

GIBERELINAS 1. Quais so os principais efeitos fisiolgicos atribudos s giberelinas? 2. Porque as giberelinas podem ser usadas no processo de maltagem de cereais e na promoo do crescimento de uvas? 3. Auxinas e giberelinas atuam sinergisticamente na promoo do crescimento, explique como isso ocorre. 4. Como os inibidores da biossntese de giberelina podem ser utilizados para fins comerciais? 5. Como o melhoramento gentico para a reduo dos nveis de giberelina pode contribuir para o aumento da produtividade agrcola em algumas espcies de interesse agronmico? 6. Explique como as giberelinas promovem a quebra da dormncia de gros de cereais.

You might also like