You are on page 1of 6

BIOMEDICINA DADOS DO CURSO Centro: CB Centro de Biocincias (Natal) Curso: Biomedicina Modalidade: Bacharelado Turnos: Manh e Tarde Noite

e Durao mdia: 09 semestres (4 anos e meio) - turno manh e tarde 11 semestres (5 anos e meio) - turno noite N de Vagas: 40 (2 semestre) - manh e tarde 30 (2 semestre) - noite DEMANDA nmero de candidatos por vaga concorrendo ao vestibular TURNOS MANH/TARDE NOITE MANH/TARDE/NOITE O CURSO: O Curso de Biomedicina tem duas entradas por ano, sendo uma no turno vespertino (40 vagas no vestibular) e outra no turno noturno (30 vagas no vestibular). Recentemente o Curso teve sua Estrutura Curricular reformulada e agora possui uma carga horria de 3.990 horas, sendo 1.815 horas de aulas tericas, 795 horas de aulas prticas, 120 horas de disciplinas complementares (aquelas que o aluno escolhe fazer dentre o elenco que o curso oferece), 180 horas de atividades de formao acadmica complementar (AFAC) que corresponde a participao do aluno em atividades de iniciao cientfica, 2007 6,27 2008 6,70 2009 3,88 1,70 2010 5,63 9,63 -

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

monitorias, atividades de extenso, cursos e mini-cursos, estgios e outras atividades realizadas no decorrer do curso. Alm disso, possui 1.080 horas de estgio supervisionado. Para o ingresso no estgio curricular obrigatrio, o aluno do turno vespertino dever ter concludo todas as disciplinas de carter obrigatrio e complementar e o aluno do turno noturno dever ter completado todas as disciplinas de carter obrigatrio. Os estgios Supervisionados em Biomedicina I e II ocorrero, respectivamente, nos dois ltimos semestres do curso e podero ser realizados na rea Biomdica em laboratrios do Centro de Biocincias, outros da UFRN que prestem atividades de ateno sade ou em instituies conveniadas quando referendadas pelo colegiado do curso. Cada estgio constar de 540 horas. Para a realizao dos Estgios Supervisionados em Biomedicina I o aluno dever: a) Desenvolver atividade tcnico-laboratorial profissionalizante nas instituies conveniadas onde ficar sob a superviso de um professor da UFRN e do acompanhamento de um preceptor de estgio devidamente aprovado pelo colegiado de curso; Para a realizao dos Estgios Supervisionados em Biomedicina II o aluno poder optar em: a) Desenvolver, com a orientao de um Professor, as diversas etapas do processo de uma pesquisa cientfica: planejamento, levantamento bibliogrfico, realizao de experimentos ou coleta de dados, anlises dos resultados, redao do relatrio final, apresentao do relatrio e defesa para uma banca de professores, o que corresponder ao seu trabalho de concluso de curso (TCC); b) Realizar um trabalho de reviso bibliogrfica ou utilizar dados coletados em estgio anteriormente realizado (no Estgio Supervisionado I), desde que seu Orientador concorde, para ser utilizado na sua monografia de trabalho de concluso de curso (TCC).

ATUAO PROFISSIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

As reas de atuao do profissional Biomdico esto devidamente regulamentadas nas Resolues ns 78 e 83, de 29/4/02, n 135, de 3/4/07, n 140, de 4/4/07 e n 145, de 30/8/07, do Conselho Federal de Biomedicina, que dispem sobre o Ato Profissional Biomdico. A Biomedicina, como outras profisses da rea de sade, divide-se em vrias especialidades ou habilitaes:

Anlises Clnicas: realizar exames de Anlises Clnicas; assumir a responsabilidade tcnica e firmar os respectivos laudos; assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames prtransfussionais; assumir chefias tcnicas, assessorias e direo destas atividades; Anlises Ambientais: realizar anlises fsico-qumicas e microbiolgicas para o saneamento do meio ambiente. Indstrias: atuar em indstrias qumicas e biolgicas na elaborao de soros, vacinas e reagentes. Anlises Bromatolgicas: realizar anlises para aferio de qualidade dos alimentos. Biologia Molecular: realizar coleta de materiais, anlise, interpretao, emisso e assinatura de laudos e de pareceres tcnicos. Gentica: participar de pesquisas em todas as reas da gentica, como coordenador ou membro da equipe; realizar exames de Citogentica Humana e Gentica Humana Molecular (DNA), realizando as culturas, preparaes citolgicas e anlises; assumir a responsabilidade tcnica, elaborando e firmando os respectivos laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador gentico. Reproduo Humana: atuar em Identificao e Classificao oocitria; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservao Seminal; Classificao embrionria; Criopreservao Embrionria; Bipsia Embrionria e Hatching; atuar em Embriologia. Realizar a manipulao de gametas (ocitos e espermatozides) e pr-embries. Citologia Onctica: realizar colheita de material crvico vaginal e leitura da respectiva lmina, exceto a colheita de material atravs da tcnica de Puno Bipsia Aspirativa por Agulha Fina (PAAF); realizar a leitura de citologia de raspados e aspirados de leses e cavidades corpreas, atravs da metodologia de Papanicolaou; atuar no setor de imunohistoqumica e imunocitoqumica, referente ao diagnstico citolgico; assumir responsabilidade tcnica, firmando os respectivos laudos. Banco de Sangue: executar o processamento de sangue e suas sorologia; realizar exames pr e ps transfusionais; assumir chefias tcnicas, assessorias e direo de unidades; manusear equipamentos de

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

auto-transfuso; o profissional legalmente habilitado nesta rea poder exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceo do ato transfusional. A responsabilidade tcnica deve ficar a cargo de um mdico especialista em Hemoterapia e / ou Hematologia. Acupuntura: realizar atendimento em consultrio voltado atividade e procedimentos de Acupuntura; aplicar o diagnstico energtico (complementar ao diagnstico clnico nosolgico); aplicar procedimentos tcnicos para promoo do equilbrio energtico - orgnico; exercer atividades ligadas docncia e pesquisa. Imagenologia: atuar em Tomografia computadorizada (TC), Ressonncia Magntica (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT), ultrasonografia (USG) e radiologia mdica, excluda a interpretao de laudos (s o mdico pode emitir o laudo). No que se refere Tomografia Computadorizada e Ressonncia Magntica, as reas mais significativas so: Operao de equipamentos; Desenvolvimento de protocolos de estudo e examinao; Desenvolvimento de novas tcnicas Coordenao de grupos de colaboradores, administrao e gesto de contedo e contingente dos setores. - atuar em exame de ultra-sonografia. Por ser um exame praticamente mdico dependente (o laudo ser elaborado pelo executante do exame) tem poucos Biomdicos atuando neste seguimento quando comparado a TC e RM; - atuar no campo da Informtica Mdica, exercendo atividades no produto final dos exames, seja o contedo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas. Os sistemas HIS (Hospital Information System), RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving in Communication System) esto sendo implantados nos centros de diagnsticos e necessitam de profissionais Biomdicos para atuar neste seguimento.

Coleta de materiais: realizar toda e qualquer coleta de amostras biolgicas para realizao dos mais diversos exames, como tambm supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biolgicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine. Excetuam-se as bipsias, coleta de lquido, cefalorraquidiano (liquor) e puno para obteno de lquidos cavitrios em qualquer situao. ** No exerccio das atribuies acima indicadas, poder o Biomdico assumir a responsabilidade tcnica, quer de Laboratrios, quer de indstrias, firmando os respectivos laudos ou pareceres. ** Para a realizao dessas atividades o biomdico dever ter o reconhecimento de habilitao na rea especfica.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

** Para o exerccio de quaisquer das atividades referidas, torna-se indispensvel a prvia inscrio do Biomdico neste Conselho.

BASE LEGAL A profisso de Biomdico se encontra regulamentada pela Lei Federal n 6.684, de 3 de setembro de 1979 e Decreto Federal n. 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBMs), com o objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exerccio da profisso de Biomdico. As atividades dos Biomdicos esto regulamentadas nas Resolues n 78 e n 83, de 29/4/02, n 135, de 3/4/07, n 140, de 4/4/07 e n 145, de 30/8/07, do CFBM, que dispem sobre o Ato Profissional Biomdico, fixam o campo de atividades e criam normas de responsabilidade tcnica. O Biomdico oficialmente reconhecido como profissional da rea da sade, conforme Resoluo n 287, de 8/10/98, do Conselho Nacional de Sade/CNS e integra a CBO do Ministrio do Trabalho, grupo 2212-05. MERCADO DE TRABALHO A Biomedicina uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado: tem atualmente 33 reas de atuao autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), est em ampliao constante, sendo que as duas principais so docncia/pesquisa e os laboratrios de Anlises Clnicas que concentram cerca de 63% dos profissionais formados. Outras reas de atuao so: bancos de sangue, onde o Biomdico realiza todas as tarefas, com exceo da transfuso; anlises ambientais, onde ele faz anlises fsicoqumicas e microbiolgicas para o saneamento do meio ambiente; indstrias, para trabalhar com soros, vacinas e reagentes; imagenologia, onde o profissional atua na rea de raio-X, ultrassonografia, tomografia, ressonncia magntica; DNA, na qual realiza exames laboratoriais, assumindo a responsabilidade tcnica.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

IMPORTNCIA NO CONTEXTO SCIO-ECONMICO O Biomdico um profissional da rea da sade, com formao generalista, humanista, crtica e reflexiva, tem condies de atuar em todos os nveis do setor, utilizando como base rigor cientfico e intelectual. O Biomdico est preparado para o exerccio de inmeras atividades atinentes rea: j h mais de trs dezenas de habilitaes devidamente estabelecidas e regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina, garantindo essa atuao. A conduta do profissional Biomdico deve ser pautada por princpios ticos e pela compreenso da realidade social, cultural e econmica de seu meio, orientando sua interveno para a transformao da realidade em benefcio da coletividade. O Biomdico capaz de se integrar com os demais profissionais da rea, com competncia para a promoo de sade e preveno de doenas, para execuo tcnica dos ensaios, interpretao, anlise crtica dos resultados e gesto do servio laboratorial, sempre orientado pela conduta tica e pelos interesses da sociedade brasileira.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

You might also like