You are on page 1of 5

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA DE MOSSOR DEPARTAMENTO DE SOLOS E GEOLOGIA LABORATRIO DE ANLISE DE GUA E FERTILIDADE DO SOLO

PROCEDIMENTOS PARA COLETA DE AMOSTRAS DE GUA


Gustavo Pereira Duda1 Alessandra Monteiro Salviano2

COLETA DE AMOSTRAS DE GUA Para que haja um adequado e eficiente programa de monitoramento da qualidade da gua, um dos passos mais importantes a coleta de amostras de gua. A confiabilidade dos resultados e a interpretao adequada dos resultados analticos, depende da correta execuo dos procedimentos. O simples fato de abstrair uma amostra do seu local de origem e coloc-la em contato com as paredes de recipientes e, portanto, sujeitando-a a um novo ambiente fsico, pode ser suficiente para romper esse equilbrio natural e conferir mudanas na sua composio. O intervalo de tempo entre a coleta das amostras e a realizao das anlises tambm pode comprometer sobremaneira sua composio inicial, especialmente quando no caso de substncias que encontram-se em pequenas concentraes. As mudanas nas condies fsico-qumicas da amostra podem resultar em grandes alteraes na sua composio inicial atravs da precipitao de metais dissolvidos ou formao de complexos com outros constituintes, mudana no estado de oxidao de ctions e nions, dissoluo ou volatilizao com o tempo, possibilidade de adsoro de ons pelas paredes dos frascos ou perda atravs de mecanismos de troca inica. Por isso, de fundamental importncia que seja realizada a refrigerao das amostras Os tipos de frascos mais utilizados no armazenamento de amostras so os de plstico, vidro borossilicato e do tipo descartvel; sendo estes ltimos empregados quando o custo da limpeza torna-se muito oneroso. O tipo de frasco a ser utilizado depende da natureza da amostra a ser coletada e dos parmetros a serem investigados. No existe uma soluo universal, havendo a necessidade de escolher o material de acordo com sua estabilidade, facilidade de transporte, custo, resistncia esterilizao, etc. A escolha dos frascos geralmente feita de acordo com o conjunto de determinaes a serem realizadas na amostra coletada, por exemplo, frascos para coleta de amostras destinadas anlise biolgica, microbiolgica, fsico-qumica, biocidas, etc. Desta forma, existem normas que discriminam o tipo de frasco a ser utilizado de acordo com o parmetro a ser analisado.
1 Professor Adjunto da ESAM, Doutor em Agronomia e Cincia do Solo; 2 Pesquisadora do CNPq, Doutora em Solos e Nutrio de Plantas

A limpeza de frascos e tampas de suma importncia para impedir a introduo de contaminantes nas amostras. So necessrios cuidados especiais para evitar a utilizao de materiais de limpeza cuja frmula contenha as substncias que se quer determinar na amostra de gua. O exemplo mais comum desse tipo de interferncia o uso de sabes com fosfato, quando se quer determinar esse constituinte; descontaminar utilizando soluo de cido ntrico quando se deseja analisar ons nitrato, etc. O uso de frascos descartveis inertes previne tal tipo de contaminao. No caso de requerer-se anlise de macronutrientes, como os sais dissolvidos de nitrognio e fsforo, a descontaminao dos frascos de coleta com uma soluo de cido clordrico a 5% pode ser suficiente. Tabela1 - Comparao entre frascos de vidro e plstico (polietileno) Condies operacionais Vidro (Borossilicato) Plstico (Polietileno) Interferncia com a amostra Inerte a todos os constituintes, Inerte a todos os constituintes, exceto a forte alcalinidade exceto pesticidas, leos e graxas Peso Pesado Leve Resistncia a ruptura Fcil Alguma dificuldade na remoo de componentes absorvveis Esterilizao vapor Sim Apenas os de alta densidade CUIDADOS GERAIS 1 - As amostras no devem incluir partculas grandes, detritos, folhas ou outro tipo de material acidental; 2 - Para minimizar a contaminao da amostra convm recolh-la com a boca do frasco de coleta contra a corrente; 3 - Coletar volume suficiente de amostra para eventual necessidade de repetir alguma anlise de laboratrio (de 1,5 a 2 L); 4 - A parte interna dos frascos e do material de coleta, assim como tampas, no podem ser tocadas com a mo ou ficar expostos ao p, fumaa e outras impurezas (gasolina, leo, e fumaa de exausto de veculos podem ser grandes fontes de contaminao de amostra). Recomenda-se, portanto, que os coletores mantenham as mos limpas ou usem luvas plsticas (cirrgicas e no coloridas) e no fumem durante a coleta das amostras; 5 - Imediatamente aps a coleta, as amostras devem ser colocadas ao abrigo de luz solar; 6 - As amostras devem ser acondicionadas em caixa de isopor com gelo; 7 - Registrar todas as informaes de campo como: identificao do ponto de amostragem e sua localizao (profundidade); data e hora de coleta;

tipo de amostragem (efluente industrial, gua de rio, potvel, poo, etc.); condies meteorolgicas nas ltimas 24 horas, como chuvas; nome do responsvel pela coleta, endereo e telefone.

PROCEDIMENTOS DE COLETA PARA CASOS ESPECFICOS

Sistemas de Distribuio de gua Para Consumo Humano 1 - Verificar se o ponto de coleta recebe gua diretamente do sistema de distribuio e no de caixas, reservatrios ou cisternas; 2 - A torneira no dever ter aeradores ou filtros, nem apresentar vazamentos de gua; 3 - Inicialmente abrir a torneira e deixar escoar a gua por 2 a 3 minutos, ou o tempo suficiente para eliminar impurezas e gua acumulada na canalizao; 4 - Caso seja necessrio, utilizar uma soluo de hipoclorito para eliminar qualquer tipo de contaminao externa; 5 - Remover completamente o hipoclorito antes da coleta; 6 - Abrir a torneira a meia seco (fluxo pequeno e sem respingos) por 2 minutos; 7 - Remover a tampa do frasco conjuntamente com o papel protetor, com todos os cuidados de assepsia, evitando contaminao da amostra pelos dedos, luvas ou outro material; 8 - Segurar o frasco verticalmente, prximo base e efetuar o enchimento, deixando um espao vazio de aproximadamente 2,5 a 5,0 centmetros do topo, possibilitando a homogeneizao; 9 - Fechar o frasco imediatamente aps a coleta, fixando bem o papel protetor ao redor do gargalo e trazer ao laboratrio sob refrigerao.

Poos Freticos 1 - Em poos equipados com bombas manuais ou mecnicas, bombear a gua durante aproximadamente 5 minutos; 2 - Realizar desinfeco da sada da bomba com hipoclorito; 3 - Deixar a gua escorrer novamente antes da coleta de amostra; 4 - Remover a tampa do frasco conjuntamente com o papel protetor, com todos os cuidados de assepsia, evitando contaminao da amostra pelos dedos, luvas ou outro material; 5 - Segurar o frasco verticalmente, prximo base e efetuar o enchimento, deixando um espao vazio de aproximadamente 2,5 a 5,0 centmetros do topo, possibilitando a homogeneizao; 6 - Fechar o frasco imediatamente aps a coleta, fixando bem o papel protetor ao redor do gargalo e trazer ao laboratrio sob refrigerao. 7 - Em poos sem bomba, a amostragem deixa de ser feita diretamente no poo, utilizando um recipiente esterilizado (passar lcool em baldes); 8 - No retirar amostras da camada superficial da gua, evitando a contaminao com espuma ou com outro material das paredes do poo.

guas Superficiais Amostras coletadas diretamente de um corpo receptor: 1 - Procurar evitar a coleta de amostras em reas estagnadas ou em locais prximos s margens; 2 - Com todos os cuidados de assepsia, remover a tampa do frasco juntamente com o papel protetor; 3 - Com uma das mos, segurar o frasco pela base, mergulhar rapidamente o frasco com a boca para baixo, de 15 a 30 centmetros abaixo da superfcie da gua, para evitar a introduo de contaminantes superficiais; 4 - Direcionar o frasco de modo que a boca fique em sentido contrrio correnteza; 5 - Se o corpo de gua for esttico, dever ser criada uma corrente superficial, atravs da movimentao do frasco na direo horizontal (sempre para frente); 6 - Inclinar o frasco lentamente para cima, a fim de permitir a sada de ar e subseqente enchimento do mesmo;

7 - Retirar o frasco do corpo d'gua, desprezar uma pequena poro da amostra, deixando um espao vazio suficiente que permita a homogeneizao da amostra para anlise; 8 - Fechar o frasco imediatamente, fixando o papel protetor ao redor do gargalo e trazer ao laboratrio sob refrigerao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CETESB, 1987. Guia de coleta e preservao de amostras de gua. 1 ed. So Paulo, 155p. COGERH, 2001. Recomendaes e cuidados na coleta de amostras de gua. Informe tcnico n0.02, 1 ed. Fortaleza, 20p.

You might also like