You are on page 1of 3

Recrutamento e Seleco Conceito

O recrutamento consiste na procura e atraco de candidatos, os autores divergem quanto s fronteiras do conceito. A discordncia diz respeito incluso, ou no da triagem de candidaturas. Iremos adoptar aqui o conceito de recrutamento que aponta para a incluso da triagem de candidaturas no processo de recrutamento: O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a deciso de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da funo e renem condies para ingressar na empresa

Objectivos

O objectivo do recrutamento consiste em atrair candidatos e, para que seja eficaz, dever faz-lo em nmero suficiente para fornecer o processo de seleco e assim permitir que este funcione. Trata -se pois de um sistema de informao que visa a divulgao de oferta de oportunidades de emprego ao mercado de recursos humanos. Mas, antes da divulgao e antes do recurso ao mercado de trabalho, ou seja, antes de proceder ao recrutamento propriamente dito, necessrio efectuar um planeamento.

Mtodos

Os assessment centers so um mtodo essencialmente estruturado para reduzir os erros na avaliao, utilizando -se diversas tcnicas que visam a avaliao da performance dos candidatos em determinadas tarefas. Este mtodo est orientado para o comportamento recorrendo a mtodos de julgamento para combinar e integrar informao relevante para a performance do candidato. No decorrer da aplicao do assessment center os candidatos participam em exerccios como in box exercise, discusso de casos, exerccios ou provas de grupo, os exerccios in box so uma simulao de tarefas onde o candidato tem de despachar em tempo limitado determinada documentao como cartas, memorandos, relatrios, etc. O candidato vai responder como se estivesse a executar uma funo, sendo que este exerccio permite avaliar a sua capacidade de tomada de deciso, de organizao e de planeamento. Atravs do assessment center os avaliadores podem registar o comportamento do candidato durante o exerccio.

Critrios

Os critrios do recrutamento e seleco so escolaridade, idade, experincia, pretenses salariais.


Avaliao de desempenho

Conceito

A avaliao de desempenho pode ser definida como a identificao e mensurao das aces que os colaboradores de uma organizao realizaram durante determinado perodo. A avaliao de desempenho tem como objectivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionrios, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Alm disso, fornece Administrao de recursos humanos informaes para tomadas de decises acerca de salrios, bonificaes, promoes, demisses, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada.

Objectivos

A avaliao de desempenho por objectivos , hoje em dia, o instrumento de avaliao de desempenho mais utilizado na maioria das organizaes, pois aquele que permite um maior envolvimento das pessoas na gesto estratgica e, consequentemente, na vida das organizaes. De facto, a avaliao de desempenho por objectivos parte de um processo de definio de objectivos em cascata, que exige a participao de todos os membros para ser implementado. Essa caracterstica de exigir o envolvimento de todos explica o sucesso que tem tido nas organizaes. Dado que a avaliao de desempenho por objectivos assenta na gesto estratgica, fundamental analisar, de um modo sumrio, os princpios bsicos da gesto estratgica que tm mais consequncias sobre a avaliao de desempenho por objectivos.

Mtodos

A avaliao de desempenho, muitas vezes, pode servir de base s polticas de promoo das organizaes. O processo efectuado periodicamente, normalmente com carcter anual, e consiste na anlise objectiva do comportamento do avaliado no seu trabalho, e posterior na comunicao dos resultados. Tradicionalmente compete aos superiores avaliarem os seus subordinados, estando a avaliao sujeita a correces posteriores para que os resultados finais sejam compatveis com a poltica de promoes. A seguir apresentamos alguns dos mtodos tradicionalmente utilizados para avaliar desempenho. Mtodos da Escala Grfica (o mais utilizado), Mtodo da Escolha Forada, Mtodo de Pesquisa de Campo, Mtodos dos Incidentes Crticos.

Critrios

Bons critrios para uma avaliao de desempenho so aqueles que traduzem em termos individuais os objectivos organizacionais, ou seja, tudo aquilo que a empresa busca no mercado, as exigncias de seus clientes ou as mudanas de direco de um planejamento estratgico, deve se tornar parmetro para mensurar a performance individual.

You might also like