You are on page 1of 10

Projeto Rumo ao ITA Exerccios estilo IME

EXERCCIOS DE GEOMETRIA PLANA REVISO 1991 PROF. PAULO ROBERTO 01. (IME-64) Uma corda corta o dimetro de um crculo segundo um ngulo de 45. Demonstrar que a soma do quadrado dos segmentos aditivos m e n, com que a corda fica dividida, igual ao dobro do quadrado do raio do crculo. 02. (IME-64) Prolonga-se o raio AO de um crculo, de um comprimento AB = OA ; traa-se uma tangente ao crculo, sobre a qual se levantam as perpendiculares AN e BC . Supondo que o ngulo OC = 126 , qual o valor do ngulo AB ? Resp.: 42. 03. (IME-64) Provar que, em qualquer trapzio, a soma do quadrado das diagonais igual soma do quadrado do lado no paralelo mais o dobro do produto das bases. 04. (IME-65) AB = AC BC . Expressar a diferena AB AM aditivos da base.
2 2

em funo dos segmentos

B
2 2

Resp.: AB AM = BM . MC . 05. (IME-65) Dividida a rea de um crculo de raio R, em n partes equivalentes, por meio de circunferncias concntricas de raios r1, r2, r3, ..., ri, ..., rn 1, estabelecer o valor de ri em funo de R, n e i. Resp.: R i; n . 06. (IME-65) Sobre uma circunferncia tomou-se um ponto qualquer A. A partir desse ponto, traam-se retas secantes, tendo como comprimento o dobro das respectivas cordas. Definir, provando, o lugar geomtrico das extremidades das retas assim construdas. Resp.: Circunferncia. 07. (IME-65) Dado o trapzio de bases b = 20 , B = 30 e lados a = 12 , c = 10 , dividir a rea desse trapzio por uma reta paralela s bases, de modo que as reas resultantes sejam proporcionais a 3 e 7, sendo B a base da rea maior. Calcular a distncia y da reta divisora base menor b. Resp.:

24 ( 22 4) . 5

Projeto Rumo ao ITA www.rumoaoita.com


19 de dezembro de 2009

Projeto Rumo ao ITA Exerccios estilo IME


08. (IME-66) Por um ponto distante 7 cm do centro de uma circunferncia de 5 cm de raio traa-se uma secante de modo que sua parte externa 2/3 da secante total. Calcular o comprimento da secante. Resp.: 6 cm . 09. (IME-66) Em um crculo de 10 2 cm de dimetro temos duas cordas de 2 cm e 10 cm . Achar a corda do arco soma dos arcos das cordas anteriores. Resp.: 8 2 cm . 10. (IME-66) Determinar a bissetriz do ngulo maior de um tringulo cujo permetro 38 m e cujos lados so proporcionais a 4,6 e 9. Resp.: 2 114 / 5 . 11. (IME-67) Na figura abaixo, AB e AC so tangentes ao crculo menor. Determinar, em funo de r, a rea da parte hachurada.

A r B

Resp.: r 2 . 12. (IME-67) Determinar, justificando sucintamente, o nmero de polgonos convexos ou estrelados, regulares, no semelhantes, que se pode construir com 15 lados. Resp.: 4. 13. (IME-67) Um trapzio de vrtices ABCD est inscrito em um crculo, de raio R, sendo AB = R e CD = 2R e sendo BC e AD lados no paralelos. Traam-se as bissetrizes dos ngulos internos do trapzio, de modo que a bissetriz de intercepta a de D no ponto Q, a da

B intercepta a de C no ponto N e a de C intercepta a de D no ponto M. Sabendo que os pontos M, N e Q so interiores ao trapzio ABCD e que o ponto P a interseo das bissetrizes de A e B , determine a relao entre as reas dos polgonos MNPQ e ABCD.
Resp.: 1/9. 14. (IME-67) A figura mostra o octgono regular MNPQRSTU, e um quadrado construdo tendo por base o lado MN.

Projeto Rumo ao ITA www.rumoaoita.com


19 de dezembro de 2009

Projeto Rumo ao ITA Exerccios estilo IME

A M U T O N

S R

Sabendo-se que a distncia entre o centro do crculo inscrito no octgono e o ponto de interseo das diagonais do quadrado a, determinar a rea do quadrado em funo de a. Resp.: 2a 2 (3 2 2 ) . 15. (IME-67) Dois crculos exteriores possuem dimetros de 10 m e 2 m e seu eixo radical dista 5 m do centro de um deles. Pede-se: a) O comprimento da tangente comum externa dos 2 crculos; b) Sendo P o ponto em que o eixo radical corta a tangente comum externa e O e O os centros dos crculos, determinar a rea do tringulo POO. Resp.: a) 8 2 m ; b) 12 2 m 2 . 16. (IME-67) No tringulo abaixo, as distncias do ponto P aos lados AC e BC so respectivamente m e n. Verificar, justificando, se:

CP 2 = (m 2 + n 2 + 2mn cos C) cos ec 2 C

A E m P n B F C

17. (IME-68) Na figura abaixo, sendo AC = BC e BD = BE , expressar = f () .

Projeto Rumo ao ITA www.rumoaoita.com


19 de dezembro de 2009

Projeto Rumo ao ITA Exerccios estilo IME

B E D

Resp.: =

. 3

18. (IME-68) No quadriltero qualquer ABCD, P meio de AD e M meio de BC. Unindo-se P a C e M a A, obtm-se o quadriltero APCM. Sendo a rea de ABCD = 18 m 2 , calcular a rea de APCM. Resp.: 9 m 2 . 19. (IME-68) Os lados dos ngulos MAN e QPR interceptam-se como na figura abaixo.

P M D A B C Q a N R a E

Sendo AD = 3 , AB = 2 , BC = 4 , pede-se: a) o valor de DE. b) dizer, justificadamente, se o quadriltero BDEC inscritvel. Resp.: a) 1; b) sim. 20. (IME-68) Dado um tringulo issceles, cujos lados so nmeros inteiros de metros, sabe-se que os raios dos crculos ex-inscritos tm um produto 16 vezes o raio do crculo inscrito. Determinar os lados do tringulo. Resp.: 3, 3, 2. 21. (IME-76/77) De um ponto exterior E a um crculo (O) qualquer traam-se duas tangentes T e t a esse crculo, sendo os pontos de tangncia P e P. O ngulo PP' mede 140. De P traa-se a corda PA cujo arco mede 10 no sentido do maior arco PP sobre o crculo. De A traa-se a corda AB cujo arco mede 70, no mesmo sentido do arco PA. Pede-se: a) o ngulo EPP' ;

b) o ngulo BP' E ;

Projeto Rumo ao ITA www.rumoaoita.com


19 de dezembro de 2009

Projeto Rumo ao ITA Exerccios estilo IME


c) o nmero de lados do polgono inscrito no crculo (O) cujo lado a corda BP. Resp.: a) 20; b) 40; c) 9. 22. (IME-76/77) Traam-se dois crculos de raio r e centros em O e O (OO' = r ) que se cortam em I e J. Com centro em I e raio 2r traa-se um arco de crculo que tangencia (O) em A e (O) em A. Com centro com 3 e raio 2r, traa-se um arco de crculo que tangencia (O) em B. Em (O) o dimetro do tem a outra extremidade em C; em (O) o dimetro OO tem a outra extremidade em C. Os arcos AA, ACB, BB e BCA formam uma oval com quatro centros. Pede-se a rea desta oval em funo de r. Resp.: r 2 ( 4 3 ) / 2 . 23. (IME-76/77) Seja ABCD um quadriltero convexo. Traam-se as bissetrizes internas dos ngulos A, B, C e D , que se denominam respectivamente TA, TB, TC e TDC que determinam os pontos M = TA TB ; N = TB TC ; P = TC TD ; Q = TA TD . Prova que: 1) O quadriltero MNPQ inscritvel; 2) As retas AB, CD e NQ so concorrentes em um ponto U, bem como as retas AD, BC e NP em um outro ponto V. 24. (IME-85/86) Dados dois pontos fixos A e B ( AB = d) , considere as elipses passando por B, com foco em A e eixo maior de comprimento 2a, tal que 2a > d. 1) Determine o lugar geomtrico do segundo foco F dos elipses; 2) Determine o lugar geomtrico dos centros de gravidade dos tringulos ABF. 25. (IME-85/86) Considere um tringulo ABC qualquer e trs pontos X, Y e Z tais que X BC , Y AC e Z AB . Considere os crculos (C1), (C2) e (C3) que passam respectivamente pelos pontos CXY, AYZ e BXZ. Demonstre que (C1), (C2) e (C3) se encontram em um ponto W. 26. (IME-85/86) 1) Demonstre que a diferena entre os quadrados de dois lados de um tringulo igual ao dobro do produto do terceiro lado pela projeo, sobre ela, da mediana correspondente. 2) Determine o lugar geomtrico dos centros dos crculos que cortam dois crculos exteriores, de centros O1 e O2 e raios respectivamente iguais a R1 e R2, com pontos diametralmente opostos. 27. (IME-85/86) Seja uma parbola de foco F e diretriz d. Por um ponto P d traam-se tangentes parbola que a interceptam em M1 e M2. Demonstre que M3, M2 e F esto em linha reta. 28. (IME-86/87) Seja ABCD um quadriltero circunscritvel. Demonstre que os crculos inscritos nos tringulos ABC e ACD tm, com a diagonal AC, um mesmo ponto em comum. 29. (IME-86/87) Sobre uma reta r marcam-se, nesta ordem, os pontos A, B, C e D. Em um dos semiplanos determinados por r, traam-se ao semi-circunferncias de dimetros AB, CD e AD; no outro semiplano traa-se a semicircunferncia de dimetros BC. Calcule a razo entre a rea delimitada por estas semicircunferncias e a rea do quadriltero cujos vrtices so os pontos mdios das semicircunferncias. Mostre que esta razo independe dos pontos A, B, C e D. Resp.:

. 2

Projeto Rumo ao ITA www.rumoaoita.com


19 de dezembro de 2009

Projeto Rumo ao ITA Exerccios estilo IME


30. (IME-86/87) Seja uma hiprbole equiltera de centro O e focos F e F. Mostre que o segmento determinado por O e por um ponto M qualquer da hiprbole mdia proporcional entre os segmentos MF e MF.

31. (IME-86/87) Dado um tringulo ABC de lados a, b, c opostos dos ngulos A, B C

p sen
respectivamente e de permetro 2p, mostre que a =

B C cos cos 2 2

32. (IME-86/87) Sejam duas circunferncias, no ortogonais, de centros O e O que se interceptam em A e B. Sendo D e D os pontos onde as retas OA e AO interceptam, respectivamente, as circunferncias de centro O e O, demonstre que o pentgono BOFFO inscritvel. 33. (IME-86/87) Sejam A, B, C, D, E os vrtices de um pentgono regular inscrito num crculo e M um ponto qualquer sobre o arco AE. Unindo-se M a cada um dos vrtices do pentgono, mostre que os segmentos MB + MD = MA + MC + ME . 34. (IME-87/88) Dado um crculo de raio R e centro O, constri-se 3 crculos iguais de raios r, tangentes dois a dois, nos pontos E, F, G e tangentes interiores ao crculo dado. Determine, em funo de R, o raio destes crculos e a rea da superfcie EPG, compreendida entre os trs crculos e limitada pelos arcos EG, GF e FE. Resp.: r = R(2 3 3); S = 3(7 4 3 )(2 3 )R 2 / 2 35. (IME-87/88) Calcule o lado c de um tringulo ABC, em funo de sua rea S, do ngulo C e de K, onde K = a + b c . Resp.: c =

2S c K tg 2

K . 2

36. (IME-87/88) Sobre os catetos AB e AC de um tringulo ABC, constroem-se dois quadrados ABDE e ACFG. Mostre que os segmentos CD, BF e a altura AH so concorrentes. 37. (IME-87/88) Seja o semi-crculo de dimetro AB = 2R e r sua tangente em A. Liga-se um ponto P da reta r ao ponto B, interceptando o semi-crculo no ponto C. a) Demonstre que o produto PB . BC constante; b) Determine o lugar geomtrico do ponto mdio de AC, quando P desloca-se sobre a tangente; c) Seja AP = PB / 2 ; calcule a rea da poro do tringulo PAB, situada no exterior do semicrculo. Resp.: c) S = R 2 (5 3 2) / 12 . 38. (IME-88/89) Numa circunferncia de centro O e dimetro AB = 2R , prolonga-se o dimetro AB at um ponto M, tal que BM = R . Traa-se uma secante MNS tal que MN = NS , onde N e S so os pontos de interseo da secante com a circunferncia. Determine a rea do tringulo MOS.

Projeto Rumo ao ITA www.rumoaoita.com


19 de dezembro de 2009

Projeto Rumo ao ITA Exerccios estilo IME


Resp.: R 2 15 / 4 . 39. (IME-88/89) So dados um segmento AB e os pontos C e D, que o dividem interna e externamente numa mesma razo. Mostre que as circunferncias de dimetro AB e CD so ortogonais. 40. (IME-88/89) Sejam ABC e ACD dois tringulos retngulos issceles com o lado AC comum, e os vrtices B e D, situados em semiplanos distintos em relao ao lado AC; nestes tringulos AB = AC = a e AD = CD . a) Calcule a diagonal BD, do quadriltero ABCD; b) Seja E o ponto de interseo de AC com BD. Calcule BE e ED; c) Seja F a interseo da circunferncia de dimetro BC com a diagonal BD. Calcule DF e EF. Resp.: a) a 10 / 2 ; b) a 10 / 3 ; c) a 10 / 10 e a 10 / 15 . 41. (IME-88/89) Seja ABCD um trapzio cuja base maior AB = a fixa e cuja base menor CD tem comprimento constante, igual a b. A soma dos lados no paralelos constante e igual a l . Os prolongamentos dos lados so paralelos se cortam em I. a) Demonstre que o l . g . descrito pelo ponto I, quando a base CD se desloca, uma cnica; b) Determine eixos e distncia focal. Resp.: a) Elipse de focos A e B; b) Eixo maior = al / a b ; eixo menor = a l 2 (a b) 2 / a b
; distncia focal = a.

42. (IME-88/89) Seja um quadrado de lado a e um ponto P, exterior ao quadrado. Chame de ngulo sob o qual o quadrado visto do ponto P o menor ngulo com vrtice em P, que contenha o quadrado. Determine o lugar geomtrico dos pontos P, de onde o quadrado visto sob um ngulo de 45. 43. (IME-89/90) Seja AB um dimetro de um crculo de centro O e raio R. Sobre o
prolongamento de AB escolhemos um ponto P (PB < PA ) . Partindo de P tomamos uma secante que corta o crculo nos pontos M e N (PM < PN) , de modo que PM = AN = R . a) Mostre que a corda MB um lado de um polgono regular inscrito de dezoito lados. b) Encontre uma equao (do 3 grau) que determina a distncia de P ao centro do crculo em funo de R.

Resp.: a) MB = 20 = 360 / 18 ; b) d 3 3R 2 d R 3 = 0 . 44. (IME-89/90) Seja P um ponto no interior de um tringulo ABC, dividindo-o em seis tringulos, quatro dos quais tm reas 40, 35 e 84, como mostra a figura.

84 P B 40 30 35 C

Projeto Rumo ao ITA www.rumoaoita.com


19 de dezembro de 2009

Projeto Rumo ao ITA Exerccios estilo IME


Calcule a rea do tringulo ABC. Resp.: 311. 45. (IME-89/90) Os lados de um tringulo esto em progresso aritmtica e o lado intermedirio mede l . Sabendo-se que o maior ngulo excede o menor em 90, calcule a razo entre os lados. Resp.: l 7 / 7 . 46. (IME-89/90) Prove que as tangentes ao crculo circunscrito a um tringulo, passando nos seus vrtices, interceptam os lados opostos em trs pontos colineares. 47. (IME-89/90) Seja um tringulo ABC cujos lados so tangentes a uma parbola. Prove que o crculo circunscrito ao tringulo passa pelo foco. 48. (IME-90/91) Sejam um crculo, com centro O e raio R, e um ponto P tal que OP = 3R. a) Determine um dimetro MN de modo que o tringulo PMN seja retngulo com ngulo reto em M. b) Calcule, em funo de R, os lados e a rea do tringulo PMN. c) PN intercepta a circunferncia em um segundo ponto K. Calcule PK . d) O dimetro MN gira em torno de O. Qual o lugar geomtrico dos ps das perpendiculares traadas de P sobre MN? e) Determine a posio do dimetro MN para que a rea do tringulo PMN seja mxima. Resp.: b) PM e 2 2 R , MN = 2R , PN = 2 3 R , S = 2 2R 2 ; de dimetro OP (exceto o ponto P); e) MNOP . 49. (IME-90/91) Considere um crculo e uma reta que no se interceptam, ambos contidos num plano. Determine o lugar geomtrico dos centros que so tangentes ao crculo dado (exteriormente) e reta dada. 50. (IME-90/91) Num tringulo ABC traamos a altura AH e do p H dessa altura construmos as perpendiculares HD , HE sobre os lados AB e AC; seja P o ponto de interseo de DE com BC. Construindo as alturas relativas aos vrtices B e C determina-se tambm, de modo anlogo Q e R sobre os lados CA, AB. Demonstre que os pontos P, Q, R so colineares.
A

c) PK = 4 3 R / 3 ; d) crculo

D E B H C P

51. (IME-90/91) No plano, considere um disco de raio R chame este conjunto de A0. Divida um 1 2 raio de A0 em trs segmentos congruentes e retire de A0 a coroa circular de raios R e R, 3 3 1 chame este conjunto de A1. O conjunto A1 contm um disco de raio R1 = R, divida um raio 3 deste disco em trs segmentos congruentes e, mais uma vez, retire de A1 a coroa circular de

Projeto Rumo ao ITA www.rumoaoita.com


19 de dezembro de 2009

Projeto Rumo ao ITA Exerccios estilo IME


1 2 R1 e R1, chame este conjunto de A2. Continue esse processo indefinidamente e seja 3 3 A o conjunto resultante.
A1 A2

raios

a) Calcule a rea do conjunto An obtido aps a n-sima etapa do processo descrito acima. b) Calcule a rea do conjunto resultante A. Resp.: a) S n = R 2 .

5 . 3 2n + 3 8.3
2n

; b) S =

5 R 2 . 8

Projeto Rumo ao ITA www.rumoaoita.com


19 de dezembro de 2009

Projeto Rumo ao ITA Exerccios estilo IME


Material cedido pelo Professor Andr Aguiar Sistema Elite de Ensino Barcarena PA

Projeto Rumo ao ITA www.rumoaoita.com


19 de dezembro de 2009

You might also like