You are on page 1of 22

1

Carcinoma in situ e outras formas apresentveis de leso neoplsica.


Pesquisa realizada para interpretao sobre o cncer de colo uterino foram informaes pesquisadas em livros e sites. Foi redigido pelos alunos do curso de Biomedicina Paulo Henrique C. Almeida & Felipe M.

1. INTRODUO

O cncer de colo de tero uma doena totalmente evitvel em vrios casos, sendo a nica neoplasia maligna para a qual se dispe de mtodos par a preveno, deteco precoce para um tratamento. Geralmente so curveis quando o diagnstico feito precocemente (colpocitologia e Papanicolaou) detecta as leses pr-invasivas (intra-epiteliais). Esta neoplasia maligna apresenta evoluo lenta, passando da fase precursora , para doena invasiva no perodomedio de aproximadamente 10 anos. Aps a invaso do carcinoma in situ, a morte pode ocorrer em cerca de trs a 5 anos para as pacientes no tratadas e para aquelas no responsivas teraputica. Quanto mais precoce for interveno e identificao dos males para o colo de tero, maiorsera a probabilidade de sobrevivncia. No Brasil, em pesquisa recente realizada pelo IBGE - INCA (2006), cerca de 30 % das mulheres na regio sudeste nunca se submeteram a exames de citologia cervical. Este nmero na regio nordeste alcana em media de 38% das mulheres. Nmeros assustadores como esses que colocam o Brasil entre os pases com maior incidncia do cncer de colo do tero. Estatsticas recentes demonstram que o cncer de colo a neoplasia maligna que mais incide no sexo feminino. Apesar da incidncia elevada de neoplasia maligna cervical, a mortalidade feminina por cncer maior para os tumores mamrios, respir atrios e do aparelho digestivo vindo o tumor do colo uterino em 5 lugar. Podemos explicar essa diferena pelo menor potencial de agresso e maiorfacilidade de tratamento desta neoplasia em relao s demais. A idade mdia de aparecimento da doena de 52 anos, com u ma distribuio de casos bimodais, com alges entre os 35 e os 39 anos e entre os 60 e aos64 anos.Os fatores de risco para o cncer do colo uterino so aqueles os quais provocam agresses continuas s clulas cervicais ou que induzem a transformaes diversas de neoplasias dessas clulas. Quanto mais tempo o fator atuar sobre o epitlio cervical, maior a chance de desenvolvimento um possvel processo neoplasico. H uma clara e inquestionvel relao da doena com a atividade sexual devido leso causada durante a penetrao e transmisso do HPV,que um dos principais, mas no o nico fator de risco para o desenvolvimento do cncer do colo do tero.

2. CAUSAS DA PATOLOGIA ENVOLVIDA

O cncer de colo do tero comea com alteraes anormais no tecido do colo do tero. O risco de desenvolver estas alteraes anormais tem sido associado a alguns fatores, inclusive anterior a infeco com o vrus do papiloma humano (HPV), contato sexual precoce, mltiplos parceiros sexuais, tabagismo e uso de contraceptivo oral. Formas de HPV, um vrus cujo tipo de pele poder causar verrugas , verrugas genitais, e outros distrbios da superfcie do corpo, tm sido mostrado para levarem muitas das alteraes nas clulas cervicais que podem levar ao cncer. No somente o papilomavirus humano que levar uma mulher a ter um cncer de colo de tero, HPV uma das formas de se adquirir o cncer, e no a nica. - Material gentico que vem de certos tipos de HPV foi encontrado em tecidos do colo do tero que mostram as mudanas pr -cancerosas ou cancerosas. - Alm disso, as mulheres que foram diagnosticadas com HPV so mais propensas a desenvolver cncer cervical, que tem material demonstram uma forte ligao entre o vrus e o cncer cervical. - Como o HPV pode ser transmitido pelo contato sexual, feito precocemente e ter mltiplos parceiros sexuais foram identificados como fatores de risco forte para o desenvolvimento de leses cervicais que podem evoluir para cncer. O tabagismo outro fator de risco para o desenvolvimento do cncer cervical. Os produtos qumicos na fumaa do cigarro interagem com as clulas gentico correspondente a cepa do vrus que causou a infeco. Estes resultados

do colo do tero, provocando alteraes pr -cancerosas que podem com o tempo de evoluo para o cncer de colo uterino. Os contraceptivos orais ("plula") podem aumentar o risco de cncer cervical, especialmente em mulheres que usam contraceptivos orais por mais de cinco anos.

3. ALTERAES HISTOLGICAS EVIDENCIADAS

O grau histolgico identificado um indicadorotimo da agressividade do tumoral em relao invaso do miomtrio, metstases e a respostas terapias, tanto em pacientes com a doena em estdios iniciais, quanto em pacientes de estdios avanados. O teste de Papanicolaou no totalmente confiavel para o rastreio do cncer de endomtrio, porem identifica boa parte das pacientes com neoplasia por este exame. A pesquisa de cncer por avaliao histolgica est indicada em algumas circunstncias previas so elas: (1)Pr-menopausa: Obesidade extrema, anovulao crnica, sa ngramento anormal no climatrio;(2)Ps-menopausa: Obesidade extrema, qualquer sangramento uterino, piomtrio, presena de clulas end ometriais na citologia vaginal mesmo que de aspecto benigno. A NIC possui algumas caractersticas histolgicas que asdiferenciam dos epitlios normais(metaplsicos) alguns criterios so considerados como diagnsticos desta alterao sendo Imaturidade celular, Desorganizao celular ,Anormalidades nucleares e Aumento da ativi dade mittica. A extenso da atividade mittica, da proliferao celular imatura e da disfuno nuclear, identificam o grau de neoplasia. Se houver m itoses e clulas imaturas no tero inferior do epitlio, podemos dizer que temos NIC I (displasia leve) se o acometimento alcanar partes da poro do tero mdio, NIC II (displasia moderada), e se envolve r todo o epitlio, apresenta um quadro de NIC III (displasia acentuada). Em 1990, Richart reclassificou as NIC como de baixo grau (NIC I e condiloma plano) e alto grau (NIC I e II). Devido a dificuldade na diferenciao entre displasia acentuada e carcinoma in situ e tendo os dois o mesmo prognstico, ambos so considerados conjuntamente como NIC III. Embora as leses iniciais tenham tendncia a regredir, todas tm potencial de progresso para carcinoma invasor . ADENOCARCINOMA ENDOMETRIIDE

E t ti l i l if i lt A i t A . I I t i t

t i l i t l li t , t A it U I l ti A SE S S % ti

i ti .A i t t t ,

t l l l. A l i t i

% l i . t t il i li l , l

i i l t . %

ti .A l l t i l ti

PAPILA t t t P l i i % l i i , lt l i , f i .E t l li f ti li t t i t t ti f t . t t ti .

t i t l l t i l ,f t t i i t i t , t i ti . A E l l t i A f i i I t t t i . i t i t li ti . l ii i t t t l A ES A it if il i i it I l A i i t t i

E LULAS LA AS t .E it i li f ti S , i U EPI E i ti t t i , i fl .S t t t l l t i i I E , i ti i i it l , i P i i t l ti ti , it , l, t t t i i l i t l i ti . % i , t l . l l .P t i

Todas ssas so alt aoes o especificas do epitelio escamoso por ordem temos; erati i aao;disqueratose;paraqueratose;paraqueratose).

alos de maturaao seguidos de alos promovidos por coilocitoses/coelocitose. Provavelmente promovidos pelo virus PV).

iperplasia de celulas de reserva /metaplasia escamosa. Apartir da figura, vemos uma luz no centro presena do epitelio colunar sendo recoberto pelo epitelio de celulas subcolunares. i gl l ( b h)

glandula do epitelio colunar recoberta, formando a glandula de Naboth.

etaplasia escamosa imatura

celulas escamosas metaplasicas imaturas e celulas escamosas metaplasicas maduras.


Polipo endocervical

Polipo endocervical (coloscopico e histologico). Estao ligados a reaoes inflamatorias porem sua degeneraao muitas vezes no gera neoplasias.
Leucoplasia

eucoplasia acentuada com certo grau de queratinizao do epitlio escamoso. Apresenta capa de queratinizao na superfcie com leve camada granulosa.
C lamydiatrac omatis

lamydia so No muito encontrada mais essas transformaes feitas pela leses provocadas na zona de transio fazendo com que possa gerar metaplasias malignas.

Sugestivo de leso tecidual. im l

lulas multinucleadas sugestivo de leso viral. Uma provvel erpes simples. PV il mi

Imagens de colposcopia e istologia de clulas do crvice afetadas pelo vrus PV. SI / I I/ i l i i

LSIL/NI I/ isplasia discreta o que pode indicar leses pr-cancerosas.

HSIL/NIC II/ Displasia moderada

HSI /NIC II/ Displasia moderada h uma grande chance de estabelecimento de uma neoplasia pois as clulas j chegam a superfcie sem conseguir se diferenciar.

HSIL/NIC III/ Displasia acentuada

Celulas escamosas aqui estao apresentando um grau elevado de anormalidades muito evidente, (hipercromasia, grumos e espaos claros no conteudo cromatico, irregularidade da forma nuclear espessamentos da membrana nuclear). As celulas tem uma similaridade com celulas basais e parabasais. Em geral as celulas de HSI tem poucos aspectos de celulas afetadas pelo virus do HPV, mais no dizendo que o virus HPV se encontre ausente no citoplasma celular.

HSIL/NIC III/ Carcinoma in situ

Nessas imagens apresentam um processo de metaplasia escamosa, que evoluiu diretamente com atipias intensas e perda da organizaao do novo epitelio. Sendo o quadro citologico do carcinoma de celulas escamosas "in situ" representado por celulas com aspe cto de profundas, praticamente basais, com atipias nucleares muito intensas e alta RNC, alem disso tambem vemos sincicios formados por blocos de celulas que descamam agrupadas com limites pouco nitidos.

Carcinoma escamoso invasor

Nota-se de imediato a total desorganizao epitelial, com clulas com ncleos muito atpicos, muitas vezes de aspecto aberrante. m detalhe precioso que grandes nuclolos, no raramente adotam aspecto fibroso, alongado, caracterstico da invaso. A invaso quebra o padro citolgico presente nas chamadas leses percussoras, tanto no aspecto epitelial como no da regio do estroma. No so raras as mitoses, mesmo na citologia, por vezes atpicas. Essa variao extrema de forma e tamanho explica -se em geral pela perda da conteno que h entre as clulas no epitlio integro, apos o inicio da invaso.

Adenocarcinoma

Pode-se diferencia-lo do carcinoma de clulas escamosas em geral pela presena extensiva de vacuolizao, pelo citoplasma "espumoso", pelo esboo de acinos, que caracterizam a neoplasia de origem cervical glandular. Tendo nitidamente origem glandular da neoplasia, com formao de elementos

10

glandulares irregulares, anmalos, com arquitetura atpica. Com frequncia bem menor os adenocarcinomas ditos malpighianos o u epidermides ou de clulas escamosas, tambm encontrado a sua contrapartida glandular, os adenocarcinomas. Neste estgio comea a aparecer o tipo de HPV na sua origem, particularmente o 18.

4. SINAIS CLNICOS / SINTO AS

Geralmente no so visveis, podendo acontecer mesmo se a pessoa no apresenta o cncer. Dever haver o cuidado suficiente na observao dos sinais de cncer cervical e seus sintomas. No entanto, existem alguns casos que, infelizmente, os sintomas do cncer do colo do tero no so v isveis o suficiente at que o cncer est em seu estgio avanado, pois o cncer cervical precoce geralmente no d qualquer sintomologia. por conseqncia disto que existe o rastreamento adequado, pois muito importante.
OS PRI EIROS SINTO AIS OU SINAIS DE ALERTA

Muitas vezes a doena permanece assintomtica nos estgios iniciais, com progresso silenciosa, porm, algumas mulheres apresentaro alguns sintomas: O sangramento anormal da vagina Cncer do colo do tero pode se manifestar sob a forma de dis trbios da menstruao ou sangramento anormal, como: - Sangramento aps o coito; - Sangramento inter-menstrual; - Sangramento ao esforo fsico (defecar, por exemplo); - Sangramento aps a menopausa; - Ciclos menstruais irregulares;

11

- Sangramento contnuo; - O sangramento excessivo.

Descarga anormal da vagina O cncer cervical pode tambm se manifestar sob a forma de descarga anormal da vagina, que sob a forma de: - Corrimento branco excessivo; - Corrimento e secrees com presena de sangue; - Quitaes que no produz coceira. Os sintomas acima referidos, so para alertar sobre o cncer do colo do tero, especialmente quando os mesmos esto presente em mulheres com fatores de alto risco para cncer de colo do tero.
SINTO AS E SINAIS DO CANCER AIS AVANADO DO COLO DE TERO

- Existe um sangramento leve durante o perodo menstrual. Aps a relao sexual no uma ocorrncia de sangramento anormal. Pode haver novo sangramento, mesmo que uma mulher esteja em perodo de menopausa; - Dor plvica a qual n o est detectado a partir do ciclo menstrual. Poder aparecer uma dor incmoda que ir durar por algumas horas. Esse sintoma pode ser grave ou leve; - A dor da bexiga ou a dor durante a mico pode ser o sintoma de um cncer de colo de tero avanado; - O sangramento entre perodos menstruais regulares, aps a relao sexual, exame plvico ou douching: durante essas atividades h sangramento da vagina. Isto devido ao colo de tero que fica irritada. H muitas situaes em que pode ocorrer sangramento, com o depois de fazer sexo, o colo do tero que saudvel apresenta uma pequena quantidade de sangramento. Se houver sangramento incomum, isso pode ser um dos sintomas do cncer cervical;

12

- O aumento do corrimento vaginal pode levar a um sintoma de um cncer cervical. O muco nesta circunstancia se apresenta espesso, pegajoso e tem um odor desagradvel.

5.

ECANIS O DE LESO

A pice do interior do canalcervical (endocrvice)revestido superficialmente por epitlio colunar simples, que contm glndulas as quais so responsveis pela secreo mucosa cervical. Formando um epitlio delgado extremamente sensvel a agresses externas. J a superfcie externa do colo uterino (ectocervice) revestida por um epitlio pavimentoso estratificado no queratinizado, sendo assim mais resistente s agresses do meio. A ectocervice possui quatro camadas: basal, parabasal, intermediria e superficial. A juno escamo-colunar (JEC) a unio entre o epitlio cilndrico simples endocervical e o epitlio escamoso ectocervical. Pode haver variaes dependendo da faixa etria, da paridade, dos nveis hormonais, de traumatismos e de infeces.

m exemplo dado na menopausa quando h baixos nveis de estrognio , a JEC costuma estar dentro do canal cervical, no periodo gestacional com altos nveis hormonais frequentemente encontrado a juno fora do limite anatmico do orifcio externo do colo uterino. Em processos inflamatrios cervicais e durante uso de hormnios, evidenciado a JEC exteriorizada da linha anatmica. Subentendendo-se oporque a ectocervice no sinnimo de epitlio escamoso, e aendocrvice de epitlio colunar. O termo ectopia utilizado quando a JEC encontrase alm do limite anatmico(no exterior do canal cervical), na regio ectocervical. Em momentos que o epitlio "ectpico", o epitlio colunar encontra -se alm dos seus limites anatmicos, fato o propcia as leses localizadas,pois clulas da endocerviseresistem pouco s agresses de meios ectocervicais e vaginais. Quando ocorre a ectopia em um organismo o mesmo ir, de forma natural, tentar recompor o epitlio original da regio. Assim existindo dois mecanismos fisiolgicos: - Reestruturaao do epitelio direta: Quando o epitlio escamoso ectocervical retoma sua posio anatmica original. Sendo o processo citolgico mais

13

adequado para a reconstruo natural daectocervice anteriormente tomada pela endocervice. - Metaplasia escamosa:metaplasia transformao de um tipo de epitlio bem diferenciado em outro tipo de epitlio bem diferenciado. Assim sendo, na metaplasia escamosa o epitlio colunar endocervical se transforma em epitlio epitlioescamasoectocervical, essa metaplasia prossegue internamente pela regio da JEC em direo ao ostio externo do colo, formando uma juno nova chamada de escamo-colunar. Este processo estabelece uma nova rea compreendida entre a JEC original (mais proximal, externa) e a nova juno (mais distal, interna) denominada de zona de transformao aonde as leses ocorrem. A metaplasia, no considerada uma leso neoplsica, entretanto, durante o processo de transformao dos epitelios, o colo uterino torna-se vulnervel ao de interventorespro-oncognicos, fazendo com que a JEC com metaplasia imatura seja mais susceptvel transformao neoplsica. Porem, depois da metaplasia estar completa, algumas glndulas do epitlio cilndrico original permanecer no local, sendo recobertas pelo epitlio escamoso metaplsico novo. Essas normalmente continuam a secretaro do muco. Quando isto acontece, formam-se cistos de reteno por razo do acumulo do muco, pois ele no consegue ser secretado atravs do epitlio escamoso. Estes cistos chamam-se cistos de Naboth. A fase primaria de transformaes da mucosa cervical em leses pr-maligna considerada pela neoplasia intra-epitelial cervical. Esta uma leso invasiva preliminar do colo uterino, sendo principal precursora do cncer invasivo. A NICI se adqua ao termo displasia epitelial,o qual temsignificncia que o epitlio sofreu uma maturao anormal. A displasia compreendida pela OMS como uma leso a qual parte do epitlio substituda por clulas as quais mostram graus variados de diferenciaes atpicas. J o carcinoma in situ ocorre quando uma leso apresenta em totalidade ou na maior parte de seu epitlio, clulas com aspecto de carcino micos. No deve-se confundir , as alteraesdisplsica com metaplasia escamosa do colo uterino, sendo esta ltima uma desordem comum, que noinflui para a evoluo do cncer invasivo.Por outro lado, deve-se entender que o epitlio metaplsico a base para a formao da NIC, uma vez que durante o processo de alterao metaplsica, o epitlio fica mais susceptvel ao de fatores pro-oncognicos. Facilitando observar que a NIC geralmente se origina em algum foco da zona de transformao (epitlio metaplsico). Dentre os fatores oncognicos, os quais so grandes responsveis pela transformao neoplsica de um epitlio metaplasico, o HPV sem dvida o mais importante nesse fator. A combinao de infeco pelo HPV e metaplasia escamosa pode vir a levar ao surgimento da NIC, a qual eventualmente, podeevoluir para carcinoma invasivo. O HPV est to relacionado com os casos de neoplasias porque cerca de 90% das NIC so causadas pela sua presena.

14

A infeco pelo HPV provoca no colo uterino alteraes celulares chamadas de coilocitose. Inicialmente, o HPV invade as clulas basais e parabasais que na interferncia nuclear causada pelo vrus exerce um potencial prooncognico nas celulas, e tambm por fatores predisponentes da mulher, a doena pode desenvolver-se de vrias formas diferentes. Na maioria dos casos, a infeco genital suprimida ou eliminada mesmo antes de haver qualquer manifestao clnica. Em uma minoria dos casos encontrados, h incorporao do genoma viral clula. m mecanismo conhecido como imortalizao, que faz com que as clulas se dividam encontrolavelmente e tornem-se incapazes de se diferenciar. Com isso o surgimento do fenmeno de imortalizao um dos principais fatores necessria a expresso descontrolada d os genes E6 e E7 do genoma viral. A oncoprotena E6 tem propriedade de aumentar a degradao da protena supressora tumoral p-53. A oncoprotena E7 liga-se a uma outra protena supressora tumoral, a pRb, interferindo em sua funo supressora. AoncoprotenaE7 aparentemente diminui a expresso de antgenos de histocompatibilidade nas clulas tumorais, o que dificulta a resposta i mune do hospedeiro contra clulas diferenciadas. O processo de carcinognese do cncer de endomtrio, embora ainda no seja totalmente compreendido, provavelmente envolve mutaes no gene supressor tumoral p53, levando alterao funcional e estimulo proliferao celular As duas formas de progresso do cncer do colo uterino so a exoftica, quando o carcinoma cresce para fora do colo e a endoftica quando o crescimento para o interior do colo . O tumor propaga-se mais frequentemente por contiguidade com os tecidos vizinhos, envolvendo os frnices vaginais, inicialmente, e, posteriormente, o restante da vagina. A propagao para os paramtrios em direo parede ssea da bacia pode obstruir os ureteres, levando a uropatia obstrutiva e hidronefrose. Em fases avanadas, a bexiga e o reto so envolvidos. A propagao por via linftica compromete os linfonodos paracervcais, obturadores, ilacos e paraar - ticos, fenmeno que explica o edema de membros inferiores. O comprometimento linfonodal fator de mau prognstico que reduz pela metade a sobrevida de pacientes. A disseminao tambm pode ocorrer por via hematognica, embora esta seja pouco comum (5%) e tardia. Os rgos mais acometidos so: fga do, pulmo, corao, pele e crebro.
6. TRATA ENTO E PREVENO

H quatro tratamentos comuns para colo cervical. Trata-se de cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia alternativa. No entanto, antes de quaisquer opes de tratamento, muitos fatores devem ser colocados em prtica, incluindo o tipo e estgio do cncer cervical, condio de sade, idade e estado civil do paciente.

15

Cirur ia este processo envolve a remoo cirrgica dos linfonodos, colo do

tero e seu tecido circundante, ou a remoo do tero, colo e uma parte da vagina. Em alguns casos, porm, ovrios e trompas tambm so removidos. Este tratamento adequado para mulheres que j passaram da idade de ter uma criana ou aquelas que j tomaram a deciso de no ter mais filhos. O efeito colateral que muitas mulheres acham difcil psicologicamente para lidar com os avanos sexuais de seu marido aps esta cirurgia por causa de mudanas hormonais e corporais.
Quimioterapia Trata-se do tratamento de clulas cancerosas com as drogas.

Essas drogas so feitas para matar as clulas cancerosas, mas na maioria das vezes eles tambm destroem as clulas boas no corpo, resultando em mais mal do que bem.
Radioterapia Este um processo pelo qual se usa raios-X ou outros tipos de

radiao para reduzir

o tamanho do tumor ou para matar clulas

cancerosas. No entanto, os efeitos colaterais desta situao so exatamente igual a dos tratamentos de quimioterapia, como os raios destroem clulas cancerosas, tambm podem destruir acidentalmente as clulas boas n o corpo, causando grande destruio a todo o sistema no longo prazo.
Terapia alternativa Trata-se do tratamento do cncer de colo do tero atravs

de ervas. Este mtodo tem provado ser o mtodo mais seguro e eficaz de luta contra esta doena mortal. A razo simples, enquanto as tentativas de outros mtodos, quer cortar as clulas, ou a parte do corpo j infectados, ou ao uso de drogas em uma tentativa de destruir as clulas; terapia alternativa faz algo estranhamente diferente e eficaz. A cincia mdica tem sido capaz de encontrar duas abordagens para o tratamento de cncer. O primeiro para destruir a fonte da doena, cortando parte ou a totalidade do rgo afetado, e a segunda abordagem aumentar a capacidade do corpo para combater a doena. A ironia do fato que quando o medicamento usado para matar as clulas cancerosas, as clulas boas so destrudas primeiro. Quando os suplementos

16

alimentares so utilizados para alimentar o corpo a aumentar a imunidade, as clulas cancerosas tambm so nutridas e eles se tornam mais fortes. Ambas as formas, as vitrias as clulas cancerosas e, assim, resultar na morte de suas vtimas. Qual ento a sada? Estudos recentes tm demonstrado que clulas de cncer prosperam em ambientes puramente cidas. Cerca de 85% dos pacientes com cncer so cidas no seu sistema sanguneo. A condio corporal saudvel deve ter um pH de cerca de 7,35 - 7,45. Clulas cancerosas no conseguem sobreviver em um ambiente puramente alcalino. Isso explica porque os bebs no tm cnce r, seu pH conhecido por ser puramente alcalino. Como as pessoas crescem na idade adulta, o que comem e o estilo de vida que vivem afeta gradualmente seu pH do corpo tornando-o cida. Isso ajuda clulas cancerosas a crescerem. m renomado professor americano nutricionista Ragnar Berg disse que a alimentao diria deve consistir de 20% cida e 80% alimentos alcalinos para manter um corpo saudvel. Alimentos cidos so carnes, frutos do mar, arroz, acar, queijo, alimentos enlatados. Estes formam a maior parte de cada dieta diria do adulto, mesmo que supostamente so apenas 20% da dieta diria. Os alimentos alcalinos so legumes, frutas e tubrculos. Estes suposto fazer cerca de 80% da dieta diria para ter um corpo saudvel. A comida de um adulto mdio neste mundo contemporneo contm cido 100% e no alcalino. Este um terreno frtil bom para o cncer. A terapia alternativa utiliza um mtodo comprovado de transformar a natureza cida do corpo para a alcalinidade. Isso ajuda a enfraquecer as clulas cancerosas e restaurar a boa sade do corpo.
PREVENO

A chave para a preveno do cncer cervical invasivo detectar em qualquer clula algumas de fazer a preveno. alteraes precoces, antes de se tornar em cancerosas. Fazer exames plvicos e Papanicolaouso as melhores maneiras

17

O numero de vezes no qual a mulher dever fazer um exame plvico e/ou Papanicolaou depende de sua situao individual. - Mulher dever ter o seu primeiro esfregao de Papanicolaou quando se tornam sexualmente ativos, no importando a idade. No sendo sexualmente ativa, o primeiro esfregao Papanicolaou dever ser feito com 18 anos de idade ou mais cedo. - Em ambos os casos, dever ser feito um exame de Papanicolau a cada ano, por pelo menos trs anos recomendado pelo guia dos E A para Clnica de Servios Preventivos. - Se este Papanicolaou no revelar clulas anormais que a pessoa tem poucos fatores de risco para o cncer cervical. - Como os fatores de risco de uma mulher podem mudar com o seu estilo de vida, muitos mdicos preferem que cada mulher tenha um exame de Papanicolaou anual at a idade de 65 anos ou mais, independentemente do nmero de testes negativos que voc teve no passado. - Se a mulher j havia apresentado mudanas pr -cancerosas ou cncer do colo do tero, o ginecologista ir recomendar um programa de exames de acompanhamento e testes. A preveno de infeco pelo papilomavrus humano (HPV) est se tornando cada vez mais importante na preveno de alteraes pr -cancerosas e cancerosas do colo do tero. Obs. Vale lembra que o HPV no a nica forma de se adquirir o cnce r do colo de tero. - idade precoce na primeira relao sexual est associada a um risco aumentado. Abstinncia recomendado como uma forma de prevenir a transmisso do HPV. - Da mesma forma, a proteo de barreira, como o uso do preservativo, pode impedir a infeco pelo HPV, embora este ainda no foi completamente estudado.

18

ma vacina para proteger as mulheres contra o cncer de colo do tero pode

estar disponvel em cinco anos. Testes preliminares encontraram uma vacina experimental para ser eficaz contra o vrus responsvel por metade dos casos de cncer cervical. A vacina tem como alvo uma estirpe de HPV. A vacina no seria eficaz para mulheres que j tm HPV. O tabagismo outro fator de risco para o cncer cervical, que pode ser prevenida. Parar de fumar pode diminuir as desenvolvimento do cncer de colo de tero. chances de haver o

7.

DIAGNSTICO

PRINCIPAL

EXA E

EXA ES

CO PLE ENTARES Detec o e dia nstico

Mdicos recomendam que as mulheres ajudem a reduzir o risco de cncer cervical fazendo testes de Papanicolaou com regularidade. O exame de Papanicolaou um teste simples usado para examinar as clulas do colo do tero ou clulas anormais que podem levar a o cncer cervical. Encontrar e tratar clulas anormais pode prevenir o cncer cervical. Alm disso, o teste de Papanicolaou pode ajudar a descobrir o cncer precocemente, e quando isso ocorre, o tratamento provavelmente ser mais eficaz. Para a maioria das mulheres, o exame de Papanicolaou no doloroso. feito em um consultrio mdico ou clnica durante um exame plvico. Consiste basicamente na colheita de material do colo uterino com uma esptula especial, sendo este material colocado em uma lmina e analisado posteriormente em um laboratrio no qual se verifica as alteraes celulares sob um microscpio. Na maioria das vezes, as clulas anormais encontradas por um exame de Papanicolaou no so cancerosos. A mesma amostra de clulas podem ser testados para infeco pelo HPV. Resultados do Exame Preventivo (Papanicolaou):

19

Negativo para cncer clulas malignas): se o primeiro resultado negativo, a mul er dever fazer novo exame preventivo em um ano. Se tiver um resultado negativo no ano anterior, o exame dever ser repetido em anos.

Alterao tipo NI I: repetir o exame em Alteraes tipo NI II e NI

meses;

III: o mdico dever decidir a mel or conduta.

Novos exames, como a colposcopia, devero ser realizadas; Infeco pelo PV: o exame dever ser repetido em meses;

AS US e AS US alterao atpica com significado incerto): o mdico deve indicar a conduta a seguir conforme cada caso. Pode ser a repetio do exame em meses ou tratamento de infeco ou fazer uma colposcopia exame em vezes ou mais). que se visualiza o colo do tero com lente de aumento de

Amostra insatisfat ria: a quantidade de material no foi suficiente para fazer o exame. exame deve ser repetido logo que for possvel.

Independente desses resultados, voc pode ter alguma outra infeco que se r tratada. Siga o tratamento corretamente. parceiro tambm receba tratamento. uitas vezes, necessrio que o seu

Se o exame Papanicolaou de alguma mul er der alterado ou anormal ou o resultado anormal do teste de PV, o mdico ir sugerir testes complementares para se fazer um diagnstico mais detal ado. - Col oscopi : mdico utiliza um colposcpio para analisar o colo do tero. colposcpio no inserido na vagina. A colposcopia

colposcpio combina uma luz bril ante com uma lupa para fazer a mel or visualizao do tecido. geralmente feito no consultrio ou na clnica. - Bi psi : Bipsia de colo do tero a retirada de um fragmento que ser

enviado para exame. Pode ser feita no consultrio e um procedimento

20

praticamente

indolor.

material

coletado

enviado

para

estudo

anatomopatolgico no qual ir fazer a observaes de celul ar anormais. - Pun o ipsia : o mdico usa um instrumento afiado para beliscar pequenas amostras de tecido do colo do tero para a analise. - CAF : o mdico usa um lao de fio eltrico para cortar um pedao redondo e fino de tecido do colo do tero para a analise. - Raspa emendocervical : O mdico utiliza uma cureta (colher, em forma de pequeno instrumento) para raspar uma pequena amostra de tecido do colo do tero. Alguns mdicos podem usar uma escova fina (citobrush) e macia ao invs de uma cureta. - Coniza o : o mdico remove uma amostra em forma de cone de tecido. A conizao ou bipsia em cone, permite que o patologista possa ver se as clulas anormais so no tecido abaixo da superfcie do colo do tero. O mdico pode fazer este teste no hospital sob anestesia geral. A remoo de tecido do colo do tero pode causar algum sangramento ou outras secrees. A rea normalmente cicatriza rapidamente. Algumas mulheres tambm sentem algumas dores semelhantes s clicas menstruais.

21

I LIOGRAFIAS 1. Coelho, FRG. Cncer

- manual de orientaes para pacientes e

interessados. Robe editorial, So Paulo, 1995.


2. Janeway, CH; Travers, P; Walport, M; Shlomchik, M. Imunobiologia. Artmed

Editora tda, 5 edio, 2001.


3. Netter, FH. Atlas da Anatomia Humana. Artmed Editora

tda, 2 edio,

2000.
4. Material do curso "Avanos teraputicos na abordagem do HPV" -

NIFESP.

Outubro/2003, Dr. Maurcio, Dep artamento de Dermatologia. 5.Runowicz, D. Carolina, MD, A. Petrek Jeanne, MD, e Ted Gansler S., MD Mulher e Cncer: Um minucioso e Compassivo de Recursos para Doentes e Suas Famlias:. New York Villard Books, 1999.
1. ttp //www.a cdasaude.com. r/arti o.p p?688 2. ttp //www.inca. ov. r 3. ttp //www. ineco.com. r 4. andre.sasse.com 5. www.a cdasaude.com. r/arti o.p p?56

22

6. eocities.ya oo.com. r/onco in rasil 7. www.prevencaodecancer.com. r/003_a. tm 8. www.iradioterapia.com/pacientes/cancer/estatisticas. tm 9. www.endo in.com. r 10. ttp //www. ineco.com. r/exames consultorio/ iopsia colo utero. tml 11. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_cancer_colo_utero_mama.pdf

You might also like