You are on page 1of 25

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Geografia A


11./12. Anos de Escolaridade Prova 719/1. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
16 Pginas

2009

VERSO 1
Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens dos Grupos I, II, III e IV.

Prova 719.V1 Pgina 1/ 16

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. Pode utilizar rgua e mquina de calcular do tipo no alfanumrico no programvel. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar.

Prova 719.V1 Pgina 2/ 16

Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica alternativa correcta. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 719.V1 Pgina 3/ 16

Nas respostas aos grupos I, II, III e IV, seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta.

I
A figura 1 mostra as alteraes que se verificaram na estrutura da populao activa portuguesa, entre 1960 e 2001.

Fonte: INE. 30 anos de 25 de Abril. Um Retrato Estatstico. 2004

Figura 1 Estrutura da populao activa portuguesa entre 1960 e 2001 1. A populao activa de um pas ou de uma regio corresponde ao conjunto de pessoas que tm... (A) entre 15 e 64 anos de idade e exercem uma actividade por conta de outrem. (B) no mnimo 15 anos de idade e esto disponveis para exercer uma actividade. (C) uma actividade remunerada contnua, qualquer que seja a sua idade. (D) entre 15 e 64 anos de idade e exercem uma actividade por conta prpria. 2. A comparao dos valores percentuais dos diferentes sectores de actividade, patentes na figura 1, permite-nos concluir que... (A) depois de 1981, a actividade que registou maior crescimento percentual positivo foi a indstria. (B) o sector primrio foi o que, percentualmente, perdeu menos populao. (C) em 2001, mais de metade da populao activa trabalhava no sector tercirio. (D) os trs sectores de actividade registaram um aumento percentual semelhante.
Prova 719.V1 Pgina 4/ 16

3. No perodo entre 1960 e 2001, alm da alterao na estrutura da populao activa portuguesa, evidenciada na figura 1, houve um aumento do nmero de activos. Esta afirmao ... (A) verdadeira, devido ao rejuvenescimento da mo-de-obra nos diferentes sectores. (B) falsa, devido forte emigrao para os pases da Europa Ocidental. (C) verdadeira, devido entrada, generalizada, da mulher no mundo do trabalho. (D) falsa, devido modernizao da agricultura, especialmente a partir da dcada de 70. 4. As alteraes registadas na estrutura da populao activa portuguesa, no perodo considerado na figura 1, foram acompanhadas por uma... (A) forte concentrao de populao no litoral e por um despovoamento das regies do interior. (B) reduo das assimetrias na distribuio da populao entre o norte e o sul do pas. (C) quebra do nvel de instruo e por um dfice da qualificao profissional da populao portuguesa. (D) modernizao do sector agro-florestal e pela consequente diminuio das exportaes deste sector. 5. A qualificao da populao activa constitui um dos objectivos estratgicos dos quadros comunitrios de apoio, nomeadamente, do QREN (Quadro de Referncia Estratgico Nacional) para o perodo de 2007-2013. Esta aposta tem como principal objectivo... (A) melhorar a posio de Portugal nas estatsticas internacionais referentes natalidade. (B) equiparar os salrios dos trabalhadores portugueses aos praticados nos pases asiticos. (C) aumentar a competitividade da economia portuguesa na Europa e no Mundo. (D) criar mais empregos nas diferentes actividades ligadas agro-pecuria.

Prova 719.V1 Pgina 5/ 16

II

O mapa da figura 2 mostra a localizao das principais minas e jazidas minerais, em Portugal Continental.

Fonte: Jornal Expresso. O regresso s minas. (16/02/08). (Adaptado)

Figura 2 Principais minas e jazidas minerais, em Portugal Continental 1. Os minrios existentes nas minas e nas jazidas assinaladas no mapa da figura 2 classificam-se como... (A) recursos energticos e minerais no metlicos. (B) rochas ornamentais e minerais no metlicos. (C) rochas ornamentais e minerais metlicos. (D) recursos energticos e minerais metlicos.
Prova 719.V1 Pgina 6/ 16

2. O investimento que, nos ltimos anos, se realizou no sector mineiro em Portugal deveu-se, sobretudo, ... (A) valorizao dos minrios nos mercados internacionais. (B) descoberta de novos minrios e de novas jazidas de grande dimenso. (C) melhoria das condies de trabalho oferecidas aos trabalhadores do sector mineiro. (D) criao de novas indstrias nacionais que utilizam os minrios explorados. 3. A dinmica registada, nos ltimos anos, no sector mineiro contribui para o desenvolvimento das regies onde se localizam as minas, porque... (A) resolve, a mdio prazo, os problemas ambientais associados s minas abandonadas. (B) reduz a dependncia energtica do pas, relativamente aos combustveis fsseis. (C) valoriza, significativamente, as paisagens agrcolas tradicionais consideradas patrimnio nacional. (D) favorece o aparecimento de actividades relacionadas com a explorao das minas. 4. Para atenuar os impactos ambientais resultantes da actividade mineira, deve-se... (A) investir na qualificao profissional dos mineiros. (B) executar correctamente os planos de recuperao. (C) depositar os resduos perigosos nas pedreiras desactivadas. (D) melhorar a acessibilidade nas reas envolventes. 5. Algumas minas portuguesas cuja actividade foi encerrada por falta de viabilidade econmica tm sido alvo de interveno, com o objectivo de minimizar o impacto ambiental, e ainda de... (A) assegurar as condies de explorao das jazidas, melhorando a qualidade de vida da populao. (B) aumentar a profundidade das perfuraes com recurso a novas tecnologias, viabilizando a actividade mineira. (C) contribuir para que haja a reposio dos recursos do subsolo, garantindo a sua utilizao futura. (D) melhorar as condies de vida da populao, atravs da reconverso das minas para o turismo.

Prova 719.V1 Pgina 7/ 16

III

Na figura 3 est representada a evoluo do grau de auto-suficincia em cereais, acar, manteiga e carne de bovino, na UE, entre 1973 e 2004.

Fonte: Comisso Europeia, Agricultura e Desenvolvimento Rural. A Poltica Agrcola Comum Explicada. 2007. (Adaptado)

Figura 3 Grau de auto-suficincia em cereais, acar, manteiga e carne de bovino, na UE, entre 1973 e 2004

1. O grau de auto-suficincia resulta da relao, traduzida em percentagem, entre a quantidade... (A) importada por um pas/uma regio e a quantidade exportada por esse pas/essa regio. (B) produzida por um pas/uma regio e a quantidade utilizada internamente nesse pas/nessa regio. (C) produzida por um pas/uma regio e a quantidade importada por esse pas/essa regio. (D) importada por um pas/uma regio e a quantidade utilizada internamente nesse pas/nessa regio. 2. A Unio Europeia, de acordo com os dados representados no grfico da figura 3, no foi auto-suficiente em... (A) cereais entre 1983 e 1985, em acar a partir de 2002 e em carne de bovino em 2000. (B) manteiga em 1974 e 1975, em carne de bovino em 2003 e 2004 e em cereais em 2003. (C) carne de bovino entre 1981 e 1983, em acar entre 2001 e 2003 e em manteiga em 1985. (D) manteiga em 1988 e 1989, em cereais entre 1983 e 1985 e em acar em 1982.
Prova 719.V1 Pgina 8/ 16

3. Os excedentes produzidos pela agricultura europeia, evidenciados no grfico da figura 3, resultaram, numa primeira fase da PAC, da atribuio de subsdios em funo do... (A) quantitativo produzido por agricultor. (B) nmero de hectares por explorao. (C) rendimento por hectare cultivado. (D) nmero de horas de trabalho por agricultor. 4. Nos anos 80 e no incio da dcada de 90 foram implementadas, na UE, medidas destinadas a reduzir os excedentes de produtos como o leite ou a manteiga, tais como a... (A) definio de quotas leiteiras a atribuir a cada Estado-membro e a diminuio dos preos agrcolas garantidos. (B) proteco aduaneira para os produtos lcteos importados e o aumento dos subsdios s grandes exploraes agrcolas. (C) definio de quotas leiteiras a atribuir a cada Estado-membro e a proteco aduaneira para os produtos lcteos importados. (D) melhoria da comercializao dos produtos e o aumento dos subsdios s grandes exploraes agrcolas. 5. A valorizao das regies incentivada pela Unio Europeia atravs da comercializao de produtos rotulados com as designaes de Denominao de Origem Protegida (DOP), de Indicao Geogrfica Protegida (IGP) ou de Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Esta qualificao garante... (A) o preo final dos produtos e a estabilizao da produo. (B) o preo final dos produtos e a origem desses produtos. (C) os mtodos de produo utilizados e a estabilizao da produo. (D) os mtodos de produo utilizados e a origem dos produtos.

Prova 719.V1 Pgina 9/ 16

IV

A figura 4 mostra a rede do metropolitano do Porto e os concelhos que constituem a AMP.

estao de juno/separao de linhas


Fonte: www.metrodoporto.pt (20/01/09). (Adaptado)

Figura 4 Rede do metropolitano do Porto e concelhos da AMP

Prova 719.V1 Pgina 10/ 16

1. Nos percursos urbanos/suburbanos, o metropolitano apresenta vantagens relativamente ao modo de transporte rodovirio, tais como... (A) maior rapidez nas deslocaes, maior capacidade de transporte de passageiros e diminuio do nmero de utentes nas reas centrais. (B) maior consumo de energia por passageiro, diminuio do nmero de utentes nas reas centrais e maior facilidade no transporte porta-a-porta. (C) maior rapidez nas deslocaes, maior capacidade de transporte de passageiros e possibilidade de adequar o nmero de carruagens ao fluxo de passageiros. (D) maior consumo de energia por passageiro, maior facilidade no transporte porta-a-porta e possibilidade de adequar o nmero de carruagens ao fluxo de passageiros. 2. Na rede do metropolitano do Porto, de acordo com a figura 4, a estao que apresenta maior acessibilidade a... (A) da Trindade. (B) do Estdio do Drago. (C) da Fonte do Cuco. (D) da Senhora da Hora. 3. A construo de interfaces como, por exemplo, a do Aeroporto e a da Campanh, no caso do Porto, visa, sobretudo,... (A) dotar as estaes de espaos de comrcio e de servios que contribuam para minorar os tempos de espera. (B) eliminar o transporte rodovirio, pblico e privado, no interior do espao urbano, melhorando a qualidade do ar. (C) aumentar a rapidez das deslocaes, atravs da articulao dos vrios modos de transporte. (D) valorizar os terrenos que envolvem as estaes, fomentando a construo de condomnios privados. 4. O prolongamento do metropolitano para os concelhos do norte da AMP tem implicaes na organizao espacial dessas reas, pois contribui para... (A) limitar o aparecimento de bairros sociais. (B) aumentar a presso urbanstica. (C) reduzir a amplitude dos movimentos pendulares. (D) atenuar o despovoamento do centro do Porto. 5. Verifica-se, atravs da anlise da figura 4, que o metropolitano permite chegar a qualquer lugar da AMP. Esta afirmao ... (A) falsa, pois a maioria dos lugares da AMP est a igual distncia das estaes do metropolitano. (B) falsa, pois necessrio outro modo de transporte para chegar a muitos concelhos da AMP. (C) verdadeira, pois qualquer lugar da AMP est a menos de 10 minutos de uma estao do metropolitano. (D) verdadeira, pois a rede do metropolitano tem uma distribuio espacial equilibrada.

Prova 719.V1 Pgina 11/ 16

A figura 5A representa, esquematicamente, o balano energtico do sistema Terra Atmosfera. A figura 5B pretende chamar a ateno para o papel da nebulosidade no balano energtico do sistema Terra Atmosfera.

Fonte: Marsh, W. e Dozier, J. Landscape, an Introduction to Physical Geography. 1980. (Adaptado)

Figura 5A Balano energtico do sistema Terra Atmosfera

Figura 5B A nebulosidade interfere no balano energtico do sistema Terra Atmosfera


Prova 719.V1 Pgina 12/ 16

1. Refira dois efeitos dos processos de reflexo e de absoro atmosfricos que as figuras 5A e 5B pem em evidncia. 2. Mencione duas razes que expliquem a variao, em latitude, da quantidade de energia recebida por unidade de superfcie. 3. Apresente a principal explicao para as diferenas de absoro da radiao solar entre as reas florestais e as reas cobertas de neve. 4. Exponha, recorrendo a um exemplo concreto, de que forma o aquecimento global vai alterar o traado do litoral nas reas de costa baixa, em Portugal Continental.

Prova 719.V1 Pgina 13/ 16

VI
Na figura 6 esto representadas algumas unidades funcionais que se localizam na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Encontram-se ainda no texto informaes sobre a posio hierrquica de Lisboa e do Porto, no contexto mundial, em termos de preos praticados pelo comrcio.

Estudo diz que a Avenida da Liberdade est entre as mais caras do mundo. A Avenida da Liberdade a 35. rua de comrcio mais cara do mundo, entre as 47 apresentadas num estudo anual. a localizao mais cara do pas, seguindo-se a Baixa alfacinha, a Rua de Santa Catarina, no Porto, e o eixo Avenida de Roma/Guerra Junqueiro, na capital.
Fonte: Jornal Sol. Bolsa de Imobilirio. (04/11/06). (Adaptado)

Fonte: Jornal Sol. Bolsa de Imobilirio. (04/11/06). (Adaptado)

Figura 6 Localizao de unidades funcionais na Avenida da Liberdade (2006)

Prova 719.V1 Pgina 14/ 16

1. Identifique, de acordo com a figura 6, dois tipos de funes urbanas localizadas na Avenida da Liberdade. 2. Apresente duas razes que justifiquem o elevado preo do solo por m2, em avenidas com caractersticas semelhantes s da Avenida da Liberdade. 3. Refira duas caractersticas da habitao localizada no CBD de cidades como a de Lisboa. 4. Explique de que forma o crescimento de cidades como a de Lisboa condicionou a localizao industrial, considerando: a fixao de indstrias na periferia da cidade; a permanncia de indstrias no interior da cidade.

FIM

Prova 719.V1 Pgina 15/ 16

COTAES GRUPO I 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO II 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO III 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO IV 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO V 1. 2. 3. 4. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 10 10 10 20 pontos pontos pontos pontos 50 pontos GRUPO VI 1. 2. 3. 4. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 10 10 10 20 pontos pontos pontos pontos 50 pontos

TOTAL .....................................................
Prova 719.V1 Pgina 16/ 16

200 pontos

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO


Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Geografia A


11./12. Anos de Escolaridade Prova 719/1. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
9 Pginas

2009
COTAES GRUPO I 1. 2. 3. 4. 5. ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO II 1. 2. 3. 4. 5. ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO III 1. 2. 3. 4. 5. ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO IV 1. 2. 3. 4. 5. ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ ............................................................................................................ 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos A transportar ........................................... 100 pontos
Prova 719 Pgina C/1/ 9

Transporte ..................................................

100 pontos

GRUPO V 1. 2. 3. 4. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 10 10 10 20 pontos pontos pontos pontos 50 pontos GRUPO VI 1. 2. 3. 4. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 10 10 10 20 pontos pontos pontos pontos 50 pontos

TOTAL .....................................................

200 pontos

Prova 719 Pgina C/2/ 9

A classificao da prova deve respeitar integralmente os critrios gerais e especficos a seguir apresentados

CRITRIOS GERAIS DE CLASSIFICAO A classificao a atribuir a cada item obrigatoriamente: um nmero inteiro; um dos valores resultantes da aplicao dos critrios gerais e especficos de classificao e previstos na respectiva grelha de classificao. As respostas que se revelem ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. No entanto, em caso de omisso ou de engano na identificao de um item, o mesmo pode ser classificado se, pela resposta apresentada, for possvel identific-lo inequivocamente. Se o examinando responder a um mesmo item mais do que uma vez, no eliminando inequivocamente a(s) resposta(s) que no deseja que seja(m) classificada(s), deve ser apenas considerada a resposta que surgir em primeiro lugar. A ausncia de indicao inequvoca da verso da prova (Verso 1 ou Verso 2) implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens dos Grupos I, II, III e IV. Em cada item de escolha mltipla (Grupos I, II, III e IV), se o examinando apresentar mais do que uma opo, ou se o nmero do item e/ou a letra da alternativa escolhida forem ilegveis, a classificao da resposta zero pontos. Nos itens de resposta curta (Grupos V e VI), caso a resposta contenha elementos que excedam o solicitado, s so considerados para efeito de classificao os elementos que satisfaam o que pedido, segundo a ordem pela qual so apresentados na resposta. Porm, se os elementos referidos revelarem uma contradio entre si, a classificao a atribuir de zero pontos. As respostas aos itens abertos (Grupos V e VI), que apresentem pontos de vista diferentes dos mencionados nos critrios especficos de classificao, devem ser classificadas se o seu contedo for considerado cientificamente vlido e estiver adequado ao solicitado. Nestes casos, os elementos cientificamente vlidos devem ser classificados, seguindo os mesmos procedimentos previstos nos descritores apresentados. Nos itens que apresentam critrios especficos de classificao organizados por nveis de desempenho atribuda, a cada um desses nveis, uma nica pontuao. No caso de, ponderados todos os dados contidos nos descritores, permanecerem dvidas quanto ao nvel a atribuir, deve optar-se pelo nvel mais elevado de entre os dois tidos em considerao. classificada com zero pontos qualquer resposta que no atinja o nvel 1 de desempenho no domnio especfico da disciplina.

Prova 719 Pgina C/3/ 9

Nos itens de resposta aberta com cotao igual a 20 pontos que impliquem a produo de um texto, a classificao a atribuir traduz a avaliao simultnea das competncias especficas da disciplina e das competncias de comunicao em lngua portuguesa. A avaliao das competncias de comunicao escrita em lngua portuguesa contribui para valorizar a classificao atribuda ao desempenho no domnio das competncias especficas da disciplina. Esta valorizao cerca de 10% da cotao do item e faz-se de acordo com os nveis de desempenho descritos no quadro seguinte.

Nvel

Descritor Composio bem estruturada, sem erros de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, ou com erros espordicos, cuja gravidade no implique perda de inteligibilidade e/ou de sentido. Composio razoavelmente estruturada, com alguns erros de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, cuja gravidade no implique perda de inteligibilidade e/ou de sentido. Composio sem estruturao aparente, com erros graves de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, cuja gravidade implique perda frequente de inteligibilidade e/ou de sentido.

No caso de a resposta no atingir o nvel 1 de desempenho no domnio especfico da disciplina, no classificado o desempenho na comunicao escrita em lngua portuguesa.

Prova 719 Pgina C/4/ 9

CRITRIOS ESPECFICOS DE CLASSIFICAO

So consideradas correctas as seguintes alternativas.

VERSO 1 GRUPO I 1. 2. 3. 4. 5. B. C. C. A. C. GRUPO II 1. 2. 3. 4. 5. D. A. D. B. D. GRUPO III 1. 2. 3. 4. 5. B. B. A. A. D. GRUPO IV 1. 2. 3. 4. 5. C. A. C. B. B.

VERSO 2

1. 2. 3. 4. 5.

D. A. C. A. B.

1. 2. 3. 4. 5.

B. C. C. A. C.

1. 2. 3. 4. 5.

B. B. C. B. B.

1. 2. 3. 4. 5.

D. A. D. D. D.

Prova 719 Pgina C/5/ 9

V
1. ...................................................................................................................................................... 10 pontos

A resposta deve referir dois dos seguintes efeitos dos processos de reflexo e de absoro atmosfricos, ou outros considerados relevantes: reduo da quantidade de radiao solar que atinge a superfcie terrestre; manuteno do equilbrio trmico da Terra; reduo da radiao ultravioleta; aumento/diminuio da amplitude trmica diurna. Situao de resposta Refere dois efeitos correctos. Refere um efeito correcto e outro incorrecto, mas que no contradiz o correcto. ou Refere um efeito correcto. Refere um efeito correcto e outro incorrecto que contradiz o correcto. ou Refere um ou dois efeitos incorrectos. 0 5 Classificao (em pontos) 10

2. ......................................................................................................................................................

10 pontos

A resposta deve mencionar duas das seguintes razes que explicam a variao, em latitude, da quantidade de energia recebida por unidade de superfcie, ou outras consideradas relevantes: variao da altura meridiana do sol; desigualdade da durao do dia e da noite; variao da massa atmosfrica atravessada pelos raios solares; variao da intensidade da radiao solar incidente por unidade de superfcie. Situao de resposta Menciona duas razes correctas. Menciona uma razo correcta e outra incorrecta, mas que no contradiz a correcta. ou Menciona uma razo correcta. Menciona uma razo correcta e outra incorrecta que contradiz a correcta. ou Menciona uma ou duas razes incorrectas. 0 5 Classificao (em pontos) 10

3. ......................................................................................................................................................

10 pontos

A resposta deve apresentar explicitamente o conceito de albedo ou, ento, deve apresent-lo de forma indirecta, salientando que a maior capacidade de absoro da radiao das reas florestais relativamente s reas cobertas de neve se deve ao facto de as primeiras, por serem mais escuras, absorverem maior quantidade de radiao solar incidente do que as segundas, que, por apresentarem cor mais clara, reflectem a maior parte da energia incidente. Situao de resposta Apresenta a explicao correcta. Apresenta a explicao de forma incompleta, referindo apenas a maior ou a menor absoro/reflexo de cada uma das superfcies ou referindo apenas a diferena de cor. Apresenta uma explicao incorrecta. Classificao (em pontos) 10 5 0

Prova 719 Pgina C/6/ 9

4. ......................................................................................................................................................

20 pontos

A resposta deve expor que, devido ao aquecimento global, se d a dilatao trmica do oceano e a fuso das grandes massas de gelo existentes, sobretudo, nas latitudes mais elevadas, ocorrendo, por isso, uma subida do nvel mdio das guas do mar. Esta subida ir provocar a submerso das reas costeiras muito baixas e, por isso, alterar o traado da costa. Assim, no caso de Portugal Continental, os exemplos a dar tm de ter implcito a ideia da formao de costas de submerso, podendo referir-se: costa do noroeste portugus, originando uma costa mais recortada, do tipo das rias espanholas; a costas do tipo da ria de Aveiro, transformando o falso delta em golfo, ou da ria Formosa com o desaparecimento das ilhas e das dunas; a esturios, como, por exemplo, o esturio do rio Tejo ou o do rio Sado, criando golfos; a praias, como, por exemplo, a da Costa da Caparica, onde o mar poder avanar at arriba fssil.

Descritores do nvel de desempenho no domnio da comunicao escrita em lngua portuguesa Descritores do nvel de desempenho no domnio especfico da disciplina 5 4 Expe os efeitos do aquecimento global e recorre a um exemplo representativo, de forma completa. Expe os efeitos do aquecimento global e recorre a um exemplo representativo, de forma menos completa em termos de contedo. Expe os efeitos do aquecimento global de forma completa. ou Expe um exemplo representativo de forma completa. Expe os efeitos do aquecimento global de forma menos completa. ou Expe um exemplo representativo de forma menos completa. ou Refere efeitos do aquecimento global e refere um exemplo representativo. Refere apenas o efeito do aquecimento global ou um exemplo representativo. 1 18 14

Nveis* 2 19 15 3 20 16

3
Nveis**

10

11

12

* Descritores apresentados nos critrios gerais. ** No caso de, ponderados todos os dados contidos nos descritores, permanecerem dvidas quanto ao nvel a atribuir, deve optar-se pelo mais elevado dos dois em causa.

Prova 719 Pgina C/7/ 9

VI

1. ......................................................................................................................................................

10 pontos

A resposta deve identificar dois dos seguintes tipos de funes urbanas, localizadas na Avenida da Liberdade, ou outros considerados relevantes: comercial (de luxo); hoteleira; financeira (topo da administrao); de restaurao. Situao de resposta Identifica dois tipos de funes correctos. Identifica um tipo de funo correcto e outro incorrecto, mas que no contradiz o correcto. ou Identifica um tipo de funo correcto. Identifica um tipo de funo correcto e outro incorrecto que contradiz o correcto. ou Identifica um ou dois tipos de funes incorrectos. 0 Classificao (em pontos) 10

2. .....................................................................................................................................................

10 pontos

A resposta deve apresentar duas das seguintes razes, que justificam o elevado preo do solo por m2, ou outras consideradas relevantes: boa acessibilidade; localizao na rea de expanso do CBD; forte interdependncia locativa; grande prestgio da rea. Situao de resposta Apresenta duas razes correctas. Apresenta uma razo correcta e outra incorrecta, mas que no contradiz a correcta. ou Apresenta uma razo correcta. Apresenta uma razo correcta e outra incorrecta que contradiz a correcta. ou Apresenta uma ou duas razes incorrectas. 0 5 Classificao (em pontos) 10

Prova 719 Pgina C/8/ 9

3. ......................................................................................................................................................

10 pontos

A resposta deve referir duas das seguintes caractersticas da habitao localizada no CBD, ou outras consideradas relevantes: remanescncia da funo habitacional, apenas, nos pisos superiores; ausncia de infra-estruturas bsicas (WC); existncia, ocasional, de habitao recuperada; ausncia de elevador. Situao de resposta Refere duas caractersticas correctas. Refere uma caracterstica correcta e outra incorrecta, mas que no contradiz a correcta. ou Refere uma caracterstica correcta. Refere uma caracterstica correcta e outra incorrecta que contradiz a correcta. ou Refere uma ou duas caractersticas incorrectas. Classificao (em pontos) 10 5

4. ......................................................................................................................................................

20 pontos

A resposta deve explicar que o crescimento de cidades, como a de Lisboa, modificou o padro de localizao da maioria das indstrias, levando: fixao, na periferia da cidade, de indstrias que, devido s suas caractersticas, necessitam de grande rea de implantao e escolhem, por isso, terrenos a preos mais baixos. A periferia garante boa acessibilidade e disponibilidade de mo-de-obra com diferentes nveis de qualificao. As restries legislativas, ao limitarem a fixao de indstrias poluentes do ar atmosfrico, geradoras de rudo, geradoras de efluentes perigosos e/ou de indstrias promotoras da circulao de veculos pesados no interior dos espaos urbanos, esto, tambm, na origem da deslocalizao dessas indstrias para a periferia. permanncia, no interior da cidade, de indstrias que, devido s caractersticas dos seus produtos (joalharia e alta costura) e dos seus clientes (alto poder econmico), tm de se localizar em reas centrais com prestgio, como, por exemplo, a Baixa-Chiado, em Lisboa. As indstrias fornecedoras de produtos de consumo dirio, como as panificadoras ou oficinas de reparao, tambm permanecem no interior das cidades. Descritores do nvel de desempenho no domnio da comunicao escrita em lngua portuguesa Descritores do nvel de desempenho no domnio especfico da disciplina 5 Explica como o crescimento de cidades como Lisboa condiciona a localizao das indstrias, recorrendo aos dois pontos considerados, de forma completa. Explica como o crescimento de cidades como Lisboa condiciona a localizao das indstrias, recorrendo aos dois pontos considerados de forma menos completa em termos de contedo. ou Explica como o crescimento de cidades como Lisboa condiciona a localizao das indstrias, recorrendo a um dos pontos considerados de forma completa e referindo o outro. Explica como o crescimento de cidades como Lisboa condiciona a localizao das indstrias, recorrendo a um dos pontos considerados de forma completa. Explica como o crescimento de cidades como Lisboa condiciona a localizao das indstrias, recorrendo a um dos pontos considerados de forma menos completa em termos de contedo. ou Refere aspectos de cada um dos dois pontos considerados. Refere aspectos de um dos pontos considerados. 1 18

Nveis* 2 19 3 20

14

15

16

Nveis**

10

11

12

* Descritores apresentados nos critrios gerais. ** No caso de, ponderados todos os dados contidos nos descritores, permanecerem dvidas quanto ao nvel a atribuir, deve optar-se pelo mais elevado dos dois em causa.** Prova 719 Pgina C/9/ 9

You might also like