You are on page 1of 19

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Cincias Agrrias e Tecnolgicas Departamento de Zootecnia

Reino Mollusca

Ariadne Nunes Juliana Loretti

Mato Grosso, maio de 2011.

Introduo

Mollusca a segundo maior filo animal, com mais de 100.000 espcies descritas, sendo suplantado apenas pelos artrpodes. Os moluscos tm uma composio frgil, so animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra. H tambm os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que no tm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos. A concha importante para proteger esses animais e evitar a perda de gua. Ela produzida por glndulas localizadas sob a pele, uma regio chamada de manto. Ela no uma parte viva do corpo do molusco; conforme o animal aumenta de tamanho, novo material acrescentado concha, que pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peas. Provas do contato do homem com os moluscos remontam a pocas pr-histricas. Conchas de moluscos fazem parte de jazigos arqueolgicos, incluindo, aqui no Brasil, os "sambaquis".Os moluscos serviam de alimento e suas conchas eram utilizadas como ornamento e para a confeco de utenslios de corte, abraso etc. H relatos de muitas culturas em que conchas eram usadas como moedas ou mesmo ostentao de poder e sabedoria. Ainda hoje os moluscos so extremamente importantes na economia de muitos pases, como fonte de alimento rico em protenas, sendo coletados diretamente da natureza ou mesmo cultivados. Em muitos pases, possibilitam at a existncia de uma indstria de prolas e de adornos de madreprola. Apresentam interesse mdico-sanitrio, pois muitas espcies so vetores de doenas, enquanto outras, aparentemente, podem ser usadas no controle destas. Muitos so utulizados como alimento (ostras , mexiles, mariscos, polvos, lulas e at mesmo algusn caramujos); as conchas podem ser trituradas e incorporadas ao solo como corretivo de acidez; fornecem as prolas, que podem ser utilizadas na indstria de botes, colares e adornos.

Apesar da enorme variedade de formas, os moluscos possuem um conjunto de caractersticas bsicas comuns:

Simetria bilateral em alguns casos a simetria alterada durante o Corpo mole geralmente coberto por uma concha calcria, produzida P rgo musculoso utilizado na locomoo, captura de presas, Manto prega de tecido da parede dorsal do corpo que recobre a

desenvolvimento embrionrio, por fenmenos de toro;

pelo manto. O corpo pode ser dividido nas seguintes partes:

natao, etc., pelo que pode ser extremamente modificado;

massa visceral e contm glndulas que segregam a concha. O manto delimita uma cavidade, do manto ou paleal, onde se localizam os rgos respiratrios;

Sistema digestivo completo, com boca e nus, e com rgos (faringe, esfago, estmago, intestino e glndulas digestivas

diferenciados anexas);

Sistema circulatrio exceto nos cefalpodes, o sistema circulatrio

aberto, ou seja, parte do trajeto do sangue feito fora de vasos sanguneos, em espaos designados lagunas, o que para animais de movimento lento ser suficiente. O corao localiza-se dorsalmente;

Os moluscos tm corpo mole, a sua pele produz uma secreo viscosa, tambm conhecida por muco, que facilita principalmente a sua locomoo sobre troncos de rvores e pedras speras, sem machucar o corpo. O corpo desse tipo de animal composto por: cabea, ps e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestrio e reprodutor. Os moluscos so animais triblsticos, celomados e protostmios. Apresentam o corpo mole, no segmentado, e com simetria bilateral. A cabea ocupa posio anterior, onde abre-se a boca, entrada do tubo digestivo. Muitas estruturas sensoriais tambm localizam-se na cabea, como os olhos. Sensores qumicos tambm esto presentes nos moluscos e permitem pressentir a aproximao de inimigos naturais, quando o molusco rapidamente fecha sua concha, colocando-se protegido. O p a estrutura muscular mais desenvolvida dos moluscos. Com ele, podem se deslocar, cavar, nadar ou capturar suas presas. O restante dos rgos est na massa visceral. Nela, esto os sistemas digestivo, excretor, nervoso e reprodutor. Ao redor da massa visceral, est o manto, responsvel pela produo da concha.

Organizao de um bivalve, notamos a presena do sifo inalante e exalante.

Entre a massa visceral e o manto, h uma cmara chamada cavidade do manto. Nos moluscos aquticos, essa cavidade ocupada pela gua que banha as brnquias; nos terrestres, cheia de ar e ricamente vascularizada, funcionando como rgo de trocas gasosas, anloga a um pulmo.

Classificao dos moluscos

A forma e o tipo da concha so alguns dos critrios usados na classificao dos moluscos. Atualmente, esses animais esto divididos em trs classes: os gastrpodes, os bivalves e os cefalpodes.

Classe Gastropoda ("estmago nos ps") Exemplo: Helix sp, Arion, Lymnaea e Australorbis sp. A concha nica, em espiral, caracterstica tpica do grupo dos gastrpodes. Por essa razo, so chamados univalves (uni significa "nica", e valve, "pea"). Entre os gastrpodes, esto o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de no apresentar conchas ou apresent-la muito reduzida, tambm est includa nesse grupo. Os gastrpodes so animais aquticos ou terrestres de ambiente mido. Os aquticos respiram por meios de brnquias, enquanto os terrestres apresentam pulmes.

A cabea da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentculos, semelhantes na aparncia a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentculos mais longos. Na boca, existe a rdula, um tipo de "lngua raspadora" que facilita a alimentao desses animais. Os moluscos so enterozorios (que tm cavidade digestiva) completos. Atravs da rdula podem raspar pedaos de alimentos, fragmentando-os em pequenas pores. A digesto dos alimentos se processa quase totalmente no interior do tubo digestivo (digesto extracelular). Algumas macromolculas s completam a sua fragmentao no interior das clulas de revestimento do intestino (digesto intracelular). A maioria dos moluscos apresentam sistema circulatrio aberto ou lacunar, no qual o sangue impulsionado pelo corao, passa pelo interior de alguns vasos e depois alcana lacunas dispostas entre os vrios tecidos, nas quais circula lentamente, sob baixa presso, deixando nutrientes e oxignio, e recolhendo gs carbnico e outros resduos metablicos. Na cavidade celomtica abrem-se os nefrdios, as estruturas excretoras. Pela abertura interna dos nefrdios (o nefrstoma), penetram substncias presentes no sangue e no lquido celomtico. Em alguns moluscos, como nos cefalpodos, os nefrdios encontram-se bastante agrupados, formando um "rim" primitivo. Em quase todos os moluscos, a membrana do manto vascularizada e permite a ocorrncia de trocas gasosas entre o sangue e a gua. Nos moluscos terrestres, como o caramujo-de-jardim (Helix sp.), a cavidade do manto cheia de ar e comporta-se como um pulmo. Trata-se, portanto, de uma forma particular de respirao pulmonar. Nos moluscos aquticos, existem lminas ricamente irrigadas por vasos sanguneos, no manto, e que formam as brnquias desses animais. Portanto, entre os moluscos podemos encontrar respirao pulmonar e respirao branquial. O sistema nervoso dos moluscos ganglionar, com trs partes de gnglios nervosos de onde partem nervos para as diversas partes do corpo. Os cefalpodos possuem um grande gnglio cerebride, semelhante ao encfalo dos vertebrados o que permite a execuo de atividades altamente elaboradas. A locomoo da maioria dos representantes lenta devida ao p musculoso. Os que so rpidos, como as lulas e os polvos, locomovem-se graas expulso de jatos de gua

que saem atravs de um sifo. Muitos, porm, so fixos ao substrato, como as ostras e os mariscos na fase adulta. Durante o desenvolvimento embrionrio a massa visceral sofre uma toro de 180 no sentido oposto ao dos ponteiros do relgio, pelo que a abertura da cavidade paleal e o nus se localizam sobre a cabea (ou apontando para o lado direito, em algumas espcies) no animal adulto, um dos poucos aspectos comuns a estes animais to diversificados. A maioria dos gastrpodes apresenta os sexos separados, mas existem formas hermafroditas (caracis, por exemplo) e, em outros casos, os animais podem mudar de sexo ao longo da vida. Os gastrpodes marinhos respiram por brnquias localizadas na cavidade paleal, enquanto os terrestres no as apresentam. Neste caso, as trocas gasosas so realizadas pelo manto, que se encontra muito vascularizado na cavidade paleal, que funciona como um pulmo.

Classe Bivalvia (duas metades de concha)

Tambm so encontrados em gua doce ou salgada, sua concha possui duas partes que encerram completamente o corpo do animal. Os exemplos mais familiares so as ostras, os mexilhes e os mariscos. Apresentam as brnquias recobertas por uma camada de muco; ao passar pelas brnquias, partculas alimentares ficam aderidas ao muco e so levadas para a boca. So representantes desta classe as ostras, mexilhes e mariscos. Sua concha dotada de duas valvas. Possuem uma cabea atrofiada e um p em forma de martelo. No possuem rdula. Os ps secretam filamentos para fixao, chamado bisso. A respirao branquial. Algumas partculas de alimento podem ficar retidos nas brnquias, e pela atividade dos clios, so levadas at a boca. So exclusivamente aquticos, com representantes de gua doce e marinhos. Possuem grande importncia econmica.

Podem ser utilizados na alimentao e algumas espcies produzem prolas. Quando algum corpo estranho entra na concha de uma ostra ela produz vrias camadas de substncia chamada ncar. Sucessivas deposies desta substncia formam a prola. Desta forma a prola uma estrutura de defesa. Os bivalos so os responsveis pela produo das prolas de valor comercial, embora qualquer molusco dotado de concha possa fabric-las. As prolas so formadas pela deposio de ncar ao redor de uma partcula estranha que penetra entre o manto e a concha.

Classe Cephalopoda ("ps na cabea") Exemplo: Nautilus, Loligo; Argonauta, Octopus ; Sepia e Calamares. Cefalpode uma palavra de origem grega; vem de Kephale, que significa "cabea", e de pode, "p". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula. A concha pode no existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no nutilo). Os cefalpodes apresentam cabea grande, olhos bem desenvolvidos e rdula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentculos, que so "braos" alongados. Esses animais tm a circulao fechada - isto , o sangue s circula no interior dos vasos, diferente dos outros moluscos. A respirao branquial. Eles tm um sistema nervoso bastante desenvolvido se comparado ao de outros invertebrados. Alm da viso, o olfato bem apurado. Esses moluscos, em geral, tm sexos separados e a fecundao interna. H pesquisas que indicam que algumas espcies de polvo cuidam dos filhotes, protegendo-os dos predadores. Os seres que compem a classe Cephalopoda so simtricos, vivem no mar e so bem desenvolvidos. So diicos, com desenvolvimento direto. O p os braos transforma-

se em enormes tentculos que servem para a sua locomoo. A massa visceral alongada e volumosa em sentido dorsoventral. Sua concha univalve, geralmente interna e reduzida. A cavidade paleal encontrada na regio caudal. Seus olhos assemelham-se aos dos vertebrados, grandes e capazes de diferenciar cores. So providos de uma glndula, encontrada no intestino, que produz uma tinta escura denominada spia. Como recurso de defesa, alguns moluscos contam com a camuflagem. Ao mudarem de cor so confundidos com o ambiente. A lula e o polvo, por exemplo, expelem uma substncia escura na gua. Isto confunde os predadores desses moluscos, permitindo a sua fuga. So o polvo, a lula, o nutilo e o calamar, animais exclusivamente marinhos. O p dos cefalpodes dividido em tentculos. Na lula, existem 10 tentculos e dois deles so mais desenvolvidos que os demais. No polvo, os tentculos so oito e todos iguais. Em cada tentculo existe ventosas que aderem ao substrato, o que favorece a locomoo do polvo sobre rochas. As ventosas tambm so teis na apreenso do alimento que, depois, conduzido boca pelos tentculos.

Classe Polyplacophora ("muitas placas")

A superfcie dorsal desses moluscos apresenta uma armadura calcria composta por placas parcialmente sobrepostas. apresentam simetria bilateral, corpo elptico e delgado e respirao branquial. A cabea reduzida e no possui olhos nem tentculos. Possuem uma concha constituda por oito placas calcria articuladas, dispostas dorsalmente. Um representante o quton. So todos marinhos.

As valvas so classificadas de trs formas bsicas: Valva Ceflica (VC), Valvas Medianas (VM) e Valva Retal (VA). A exposio das valvas tambm um fator de classificao dos animais de acordo com a quantidade da valva exposta, sendo dividida de forma a ter todas as valvas recobertas pelo manto como o caso do Gnero Cryptochiton, ter as valvas semi-recobertas como o caso do Gnero Khatarina, ou totalmente expostas como o Gnero Ischinochiton. Os quitons apresentam um cinturo que pode ser ornamentado por espculas, espinhos ou plos na sua extremidade ou em sua extenso, este fator tambm pode ser utilizado para classificao do animal de acordo com Famlia, Gnero e Espcie. No Brasil so conhecidas trs famlias e oito Gneros, sabendo que pelo fato da classe ser pouco estudada ou ter a devida importncia este nmero esta sujeito alterao. Os polyplacophoros esto basicamente restritos substratos consolidados como conchas de outros moluscos ou mesmo costo rochoso. Tem hbito alimentar micrfago, ou seja, alimenta-se de algas e microrganismos incrustados no substrato. Sua ocorrncia em profundidade variada, podendo ocorrer espcies a profundidades de at 100m. Sua reproduo externa havendo fecundao atravs da liberao dos gametas na gua. O desenvolvimento do ovo feito na cavidade do manto de um dos indivduos, apresentando assim cuidado parental, pode haver a colocao dos ovos em um invlucro e preso ao substrato ou mesmo aps a fase planctnica da larva, esta tende a ir para o fundo e no substrato continuar seu desenvolvimento. Pode haver fecundao e ecloso dos ovos na cavidade do manto. No Chile h ocorrncia do maior polyplacophora existente, Cryptochiton stelery, este apresenta todas as valvas recobertas pelo manto. Pelo animal apresentar o maior tamanho j conhecido da classe este utilizado como iguaria para os nativos locais. A iguaria baseia-se na retirada do p e utilizao como alimento. Diferentemente dos componentes das outras classes que apresentam concha, as valvas dos quitons no so utilizadas como adornos (pulseiras, colares, etc.).

Classe Scaphopoda ("p em forma de canoa") Exemplo: Dentalium sp SCAPHOPODA (do grego skaphe, p + pous, podos, p em referncia ao p, que o molusco utiliza para escavar e se enterrar no substrato). a menor classe dentre os moluscos com algo em torno de 550 espcies em todo o mundo. No Brasil so conhecidas aproximadamente 30 espcies. Os escafpodes so moluscos marinhos caracterizados por possuirem uma concha tubular e aberta nas duas extremidades. Em muitas espcies, como por exemplo nos Dentaliidae, as conchas so cnicas, muito alongadas e levemente recurvadas, semelhantes a diminutas presas de elefantes: da a denominao inglesa tusk-shells. As partes moles ficam confinadas no interior da concha. O comprimento da concha varia de 3 a cerca de 150 mm. As conchas de muitas espcies so transparentes ou brancas, mas existem espcies com conchas esverdeadas, amareladas, castanhas, rseas ou avermelhadas. Podem ser lisas, reticuladas, ou com estrias ou carenas longitudinais ou transversais. A posio filogentica do grupo bastante controversa. Por exemplo, Brusca & Brusca (2003) e Simone (2009) consideram os bivalves mais relacionados filogeneticamente com os escafpodes do que com os demais moluscos. J Giribet et al. (2006), com base exclusivamente em dados moleculares, considera os escafpodes mais relacionados com os solenogastres (moluscos desprovidos de conchas) e com os cefalpodes. Os escafpodes so bentnicos e vivem com a extremidade mais larga da concha, onde se situam o p e a cabea rudimentar, enterrada no sedimento, enquanto que a poro mais afilada da concha se projeta para fora do substrato. Os escafpodes utilizam o p, desprovido de olhos, cilndrico e ponteagudo, para escavar. A cabea possui projees em forma de tentculos retrteis, denominados captculos. Os captculos so ciliados e atuam como orgo tcteis e adesivos para apreenso do alimento, o qual pode ser constitudo de detritos existentes no sedimento ou de pequenos organismos, como foraminferos ou pequenos bivalves. Possuem rdula bem desenvolvida, responsvel por moer o alimento capturado. Pelo orifcio da poro afilada da concha, circulam as correntes de gua responsveis pela respirao e pela eliminao de resduos do metabolismo.

Os adultos possuem sexos separados. As fmeas liberam os ovos um por vez. O desenvolvimento semelhante ao de vrios outros moluscos. Do ovo eclode uma larva trocfora, que se transforma em um vliger. Aps algum tempo nadando no plncton, o vliger se dirige ao fundo, onde se transforma no adulto. Os adultos podem ser encontrados em fundos inconsolidados, lodo e areia, desde regies de guas rasas at 4.755m de profundidade.

Classe Aplacfora ("que no possui concha") Exemplos: Neomenia herwigi, Falcidens sp., Scutopus cf. megaradulatus e Limifossor sp. Aplaco-phora, que significa "que no possui concha", so raramente coletados sem grande esforo e gastos. Por no possurem uma concha, no so integrantes de colees particulares. Estes animais so mais parecidos com vermes, com uma cobertura brilhante composta de inmeros espinhos ou escamas formados de carbonato de clcio, tambm conhecidos como escleritos. Cada espinho espelido de maneira extra celular como nos poliplacfora. O processo se inicia com o encapsulamento de uma clula individual que cresce atravs da cutcula. Estes espinhos so compostos de aragonita, com excesso das espcies de Notomenia, que no possuem Carbonato de Clcio. Abaixo desta capa est o que literalmente o identifica como um molusco, uma rdula (embora algumas espcies no possuam). A rdula no parece ter a mesma funo de raspador, com excesso das espcies da famlia Prochaetodermatidae. Existe uma boca anterior e posteriormente uma pequena cavidade do manto. Informaes sobre crescimento e maturidade sexual so escassas. Sabe-se que espcies de Prochaetoderma youngei atingem o tamanho adulto e torno dos 2 meses e sua maturidade sexual em 1 ano. Estas so informaes de animais mantidos em tanques, j que a espcie vive em profundidades em torno de 2000 metros.

A classe est dividida em dois grupos: Solenogastres (Neomeniomorpha) Possuem uma abertura ventral estreita onde est o p, que no passa de uma protuberncia ciliada sem msculos por onde se arrasta. So hermafroditas. Caudofovetas (Chaetodermomorpha) Diferentemente dos Solenogastres estes no possuem um p ou abertura ventral. So diicos (sexos separados). A cabea geralmente separada do corpo por uma pequena constrio. Esses animais podem ser encontrados desde a zona de mars at profundidades em torno de 9000 metros. Parecem ser bastante abundantes, embora sejam pouco estudados por viverem em guas profundas. Algumas espcies ocorrem em todo o mundo e algumas espcies at dominam a macro fauna local. Ocorrem desde o rtico at a Antrtida. Vivem em fundos lodosos, sobre hidrides ou octocorais. So animais que variam de 1mm at 30 cm. Seus corpos variam do quase esfrico, alongado, achatado e estreito. So animais carnvoros e/ou ornvoros que se alimentam de foraminferos, detritos e cnidrios.

Classe Monoplacfora Em latin monoplacophora significa 'que possue apenas uma placa'.

Acreditavasse que estivessem extintos a pelo menos 400 millhes de anos, quando foram encontrados animais vivos em 1952 de Neopilina galatheae Lemche, 1957 - na costa do mxico a mais de 3500 metros de profundidade. Foi como encontrar um elo perdido entre os moluscos e os aneldios. Existem apenas 6 (seis) espcie conhecidas ainda viventes. So uma importante fonte de estudos evolucionrios j que possuem um corpo que base para a evoluo de todos as outras classes de moluscos. Embora tenham sido muito comuns no perodo Paleozico em guas rasas, hoje no podem mais ser encontrados nestas reas. O descobrimento de espcies de animais considerados extintos, nos leva a rever estas consideraes. As guas rasas so

fisicamente mais variveis do que as guas profundas onde salinidades, presso e temperatura so mais estveis Considerados nada comuns em colees particulares, devido as profundidades algumas profundidades de Veleropilina onde vivem, em espcies vivem

relativamente podem ser

rasas. Na costa da Itlia, espcies encontradas em profundidades de 180 metros. Mas a grande maioria ainda vive em profundidades abissais. Estas profundidades no permitem que animais vivos sejam observados, ento pouco se sobre a sua ecologia. Observando-se a concha, baixa, que produz pouca resistncia e o formato do p, pode-se concluir que so animais adaptados para viver em guas rasas e de forte movimento. Talves este seja um legado dos tempos em que estes animais viviam em guas costeiras. Vrias espcies tm sido encontradas em reas com ndulos de ferro e mangnes, cascalho de coral, basalto e fundos lodosos ou rochosos. So animais pequenos, que variam de 3 at 35 mm. Sua concha em forma de colher composta de 3 camadas: peristraco, uma camada prismtica e uma nacarada. Acredita-se que os Monoplacforos alimentem-se de esplios. H informaes de vrios tipos de alimentos como: protozorios, diatomcias, foraminferos e esponjas.

Estrutura interna

Sistema Tegumentrio O corpo dos moluscos revestido por um epitlio simples , geralmente com , geralmente com clios e glndulas mucosas. Possuem tambm o manto ou plio, uma dobra sobre a pele, que envolve a massa visceral e secreta a concha para a proteo do corpo mole desses animais. Entre o manto e a massa visceral, h um espao chamado cavidade do manto ou cavidade palial, na qual se abrem os sistemas digesttio, excretor e reprodutor e com a qual os orgos respiratorios mantm contato com o meio ambiente. Alm disso, o manto responsavel pela formao das prolas e ainda participa da respirao, pois envolve o ''pulmo'' dos caracis terrestre. As conchas, nem sempre presentes, correspondem ao esqueeto dos moluscos e podem ser formadas por uma, duas ou oito partes chamadas valvas. A estrutura da concha compreende, de fora para dentro, as seguintes camadas: 1. Peristraco ou cutcula: a camada mais externa, formada por conchionila( substncia crnes, responsavel pela colorao). 2. Camada prismatica ou straco ou testa : formada por cristais de aragonita, que um carbonato de clcio organizado em pequeno cistais. 3. Madreprola, camada nacarada, lamelar ou hipstraco: a camada mais interna, formada por conchionila e aragonita, alternadamente. Certas espcies de moluscos, principalmente os da classe pelecipoda, podem produzir prolas. A prola, na verdade , uma forma de defesa do animal, surge quando um parasita ou um gro de areia se introduz entre o manto e a concha e vai sendo envolvido por sucessivas camadas nacaradas. O formato da prola est diretamente ligado forma do sorpo estranho.

Sistema Digestrio do tipo completo, ou seja, possuem boca e nus. Predominante extracelular. na boca da mairia das classes, aparece uma espcie de lngua denteada porttil (que pode ser alongada) chamada rdula, , que formada por vrios dentes de quitina, utilizada para raspar e fragmentar os alimentos que depois sero encaminhados ao estmago.

Os pelecpodes (ostras, mariscos, mexiles, etc) no possuem a rdula, para poderem se alimentarem , aspiram a gua do ambiente, filtrando-a com suas brnquias A digesto inicialmente extracelular, no estmago, nas glndulas digestrias extracelular. Os bivalves possuem um estilete cristalino, estrutura localizada entre o estmago e o intestino, numa bolsa chamada ceco gstrico e serve para facilitar a digesto liberando enzimas.

Sistema Respiratrio A respirao dos moluscos pode ser cutnea, pulmonar e branquial (moluscos aquaticos). As brnquias ficam na cavidade do manto e possuem clios que participam na movimentao da gua promovendo as trocas gasosas.

Sistema Circulatrio do tipo aberto ou lacunar, formado por um corao dorsal ( com uma ou duas aurculas e um ventrculo) envolvido por uma cmara percrdica (celoma), pois o sangue que so do corao cai em cavidades ou lacunas que vo banhar as clulas. Como exceo, nos cefalpodes (polvos, por exemplo), o sistema fechado. Geralmente possuem a hemocianina como pigmento respiratrio. Nos cefalpodes, o pigmento respiratrio a hemoglobina e assim o sangue vermelho.

Sistema Excretor A excreo reaizada por 1, 2, 4 ou 12 '' rins'' denominados nefrdios ou orgos de bojanus. Estes rgos esto ligados cmara pericdica (celoma ) e terminam na cavidade de manto. Os rins filtram o sangue e os liquidos celomticos, eliminando os resduos por meio de um poro excretor na surpefcie do corpo.

Sistema Nervoso do tipo ganglionar descentralizado - vrios gnglios para a coordenao das diversas partes do corpo. Os cefalpodes (polvos, lulas) apresentam um sistema nervoso centralizado na cabea (''cerebro'') e rgos dos sentidos bem desenvolvidos.

Os gnglios cerebrides ficam na cabea e inervam principais estruturas cerebrais, os gnglios pediosos inervam os ps e so responsveis pela locomoo e os gnglios viscerais inervam as vsceras.

Reproduo Os moluscos podem apresentar diversas formas de reproduo. Alguns podem ser monicos, como alguns gatrpodes, mas podem ser monicos, como alguns gastrpodes, mas a mairia diica. O desenvolviemento pode ser direto ou indireto (larvas trocfora, vliger e gloqudia). Os cefalpodes tm os sexos separados, a fecundao interna e formam ovos ricos em vitelo, dos quais emergem jovens por desenvolvimento directo. O acasalamento procedido de rituais complexos, geralmente envolvendo brilhantes demonstraes de cor e luz (algumas espcies so bioluminescentes). Os machos apresentam um brao especializado - hectoctilo - na transferncia de um saco de esperma - espermatforo - para o corpo da fmea. O hectoctilo facilmente identificado pois no tem ventosas na extremidade. Aps a transferncia de esperma o casal separa-se e a fmea ir, ento, fecundar os seus vulos quando mais lhe convier. Em polvos a fmea pode armazenar o espermatforo no interior da cavidade paleal durante dois meses, at encontrar um local adequado para depositar os ovos. Geralmente existe algum grau de cuidados parentais, especialmente entre os polvos. As fmeas colocam os ovos numa pequena cova, que guardam durante desde algumas semanas at 8 meses, dependendo da temperatura da gua. No se alimentam durante esse perodo, morrendo pouco depois que os jovens nascem. Em lulas igualmente frequente os progenitores morrerem imediatamente aps o acasalamento, deixando os ovos envoltos em finas membranas ancorados no fundo arenosos do oceano.

Referncia Bibliogrfica
BARROS, Carlos. Os seres vivos: Ecologia. 31. ed. So Paulo: tica, 1995. 175p. LOGEN, Adilson. Diversidade: Positivo - Ensino Mdio. 4. vol. Curitiba: Posigraf, 2004.

Referncia Eletrnica
Biologia para estudantes. Disponvel em:

<http://biologiaparaestudantes.blogspot.com/2011/04/classe-polyplacophora.html> Acesso em: 20/05/2011. Colgio WEB. Disponvel em: <http://www.colegioweb.com.br/biologia/> Acesso em: 21/05/2011. Disponvel Acesso em: em:

Conquiologistas 22/05/2011.

do

Brasil.

<http://www.conchasbrasil.org.br/materias/scaphopoda/default.asp>

Filo Mollusca. Disponvel em: <http://curlygirl.no.sapo.pt/moluscos.htm> Acesso em: 22/05/2011. Disponvel em:

Mosluscos

(Molluscas).

<http://www.infoescola.com/biologia/moluscos-mollusca/> Acesso em: 22/05/2011. Disponvel em:

Reino

Animalia

IV:

Moluscos

Equinodermos.

<http://netopedia.tripod.com/biolog/AnimaliaIV.htm> Acesso em: 22/05/2011. Disponvel Acesso em: em

S 20/05/2011.

Biologia.

<http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/moluscos.php>

You might also like