You are on page 1of 14

So Paulo , 10 de Junho de 2011 Professor Oswaldo Eletricidade Bsica

FUSVEIS

Betina Samara dos Santos Loureno de Barros Nmero : 05 Turma : 210 Pronturio : 1050869

Introduo
Fusveis so dispositivos conectados ao circuito eltrico que tem como funo principal a proteo do circuito contra as sobrecargas da corrente eltrica, evitando possveis danos ao sistema eltrico, tais como a queima do circuito, exploses e eletrocutamento. O funcionamento de um fusvel baseado no princpio segundo o qual a corrente que passa por um condutor gera calor que proporcional ao quadrado da intensidade da corrente. Quando a corrente atinge um determinado valor mximo, o condutor se aquece, porm no dissipa esse calor rapidamente, fazendo com que um componente derreta e abra o circuito, impedindo que a corrente passe.

Fusveis
Basicamente um fusvel funciona como o elo mais fraco de uma corrente arrebentando quando a corrente eltrica no circuito ultrapassa certo limite. A principal funo de um fusvel proteger a fiao. Os fusveis devem ter caractersticas e localizao adequada para proteger o fio em que eles esto conectados. Caso um dispositivo, como o rdio do seu carro, drene uma corrente excessiva e queime o fusvel, o rdio provavelmente j est danificado. O fusvel est ali para proteger o fio, que seria muito mais difcil de repor do que o rdio. Os fusveis comuns usados em eletricidade e eletrnica constam ento de um pedao de fio mais fino ou de menor ponto de fuso que o restante do circuito sendo ligados em srie com o mesmo . Quando a corrente no circuito ultrapassa certo valor, determinado pelas caractersticas do fusvel, o fio rompe-se interrompendo sua circulao e evitando assim que danos possam ocorrer. Os fusveis devem portanto ser ligados em srie com os circuitos que protegem.

Tipos de fusveis Existem vrios tipos de fusveis, que variam de acordo com o tipo de aplicao. Podem ser de diferentes tamanhos, caractersticas de funcionamento, corrente suportvel e tenso.

Fusveis NH

NH so as iniciais de Niederspannungs Hochleitungs, que em lngua alem significa Baixa tenso Alta Capacidade de Interrupo. Atendendo s normas IEC 60 269-1 e IEC 60 2692-1, foram testados e aprovados pela UL nos Estados Unidos.Os fusveis so aprovados para a capacidade de interrupo de 120kA para os tamanhos 000, 00 e 0. J os fusveis de tamanho 1, 2 e 3 foram testados com 200kA de capacidade de interrupo o que significa uma segurana a mais em sistemas onde a potncia de curto circuito elevada. Tambm especificados como HRC (High Rupturing Capacity) ou HBC (High Breaking Capacity) para denominar que o fusvel possui alta capacidade de interrupo.A tenso nominal dos fusveis de 500V , porm os testes de capacidade de interrupo, obedecendo s normas IEC, foram realizados com tenso dez por cento maior (550V).Os fusveis so montados com ligas de cobre de condutibilidade eltrica elevada e com tratamento superficial das partes condutivas em estanho para fusveis tamanhos 000, 00 e 0 e em prata para tamanhos 1, 2 e 3.O corpo cermico de um material denominado Esteatite, que atende a uma srie de requisitos de solicitaes dos esforos mecnicos e trmicos que ocorrem durante as sobrecorrentes.Os fusveis so preenchidos por areia de quartzo de alta pureza qumica e de distribuio granulomtrica controlada. Este material conduz parte do calor do elemento para o corpo e desempenha papel fundamental no processo de extino do arco.Os fusveis NH so aplicados na proteo de subcorrentes de curto-circuito e sobrecarga em instalaes eltricas industriais.

Categoria de utilizao: Tenso Nominal: Capacidade de Interrupo nominal Normas

gC (para aplicao geral e com capacidade de interrupo em toda zona tempo-corrente) 500 VCA / 250 VCC 120 kA at 500 VCA 100 kA at 250 VCC IEC 269-2-1, NBR 11841 e VDE 0636

Fusveis DIAZED

Os fusveis DIAZED so utilizados na proteo de curtocircuito em instalaes eltricas residenciais, comerciais e industriais e que quando normalmente instalados, permitem o seu manuseio sem riscos de toque acidental. Possuem categoria de utilizao gL/gG, em trs tamanhos (DI, DII e DIII) atendem as correntes nominais de 2 a 100. Atravs de parafusos de ajuste, impedem a mudana para valores superiores, preservando as especificaes do projeto. Permitem fixao por engate rpido sobre trilho ou parafusos.

Fusveis NEOZED

Os fusveis NEOZED possuem tamanho reduzido e so aplicados na proteo de curto-circuito em instalaes tpicas residenciais, comerciais e industriais.Possui categoria de utilizao gL/gG, em dois tamanhos (D01 e D02) atendendo as correntes nominais de 2 a 63A. Limitadores de corrente, so aplicados para at 50kA em 400VCA. A sua forma construtiva garante total proteo de toque acidental quando da montagem ou substituio dos fusveis. Possui anis de ajuste evitam alterao dos fusveis para valores superiores, mantendo a adequada qualidade de proteo da instalao.A fixao pode ser rpida por engate sobre trilho ou por parafusos.

Fusvel SILIZED
Os fusveis ultra-rpidos SILIZED so utilizados na proteo de curto-circuito de semi-condutores e esto adaptados s curvas de carga dos tiristores e diodos de potncia, permitindo quando da sua instalao seu manuseio sem riscos de toque acidental. Sua forma de construo semelhante do DIAZED. Possui categoria de utilizao gR, em trs tamanhos atendem as correntes nominais de 16A a 100A. Limitadores de corrente possuem elevada capacidade de interrupo: 50kA em at 500VCA. Atravs de parafusos de ajuste, evitam alteraes dos fusveis, preservando as especificaes do projeto. Permitem a fixao rpida por engate rpido sobre trilho ou parafusos.

Fusveis SITOR

Os fusveis SITOR so fusveis ultra-rpidos apropriados em instalaes industriais para a proteo de semicondutores de potncia, tiristores, GTO's e diodos. Sua construo semelhante aos fusveis NH, sendo necessria a utilizao dos punhos para seu manuseio. Possui Categoria de utilizao gR / aR, atendendo as correntes nominais de 32A a 710 A. Encontrado em dois tamanhos (1e 2), podendo ser usado em AC (at 1000 V) ou DC (at 600 V).

Fusveis MINIZED Compactos, mono, bi e tripolares, com os minifusveis NEOZED so utilizados na manobra e proteo de circuitos

eltricos. Podem ser encontrados em correntes nominais at 63A. A corrente presumida de curtocircuito de 50kA em at 400VCA. Com alavanca de manejo confortvel, possui mecanismo de ao independente do operador, o que garante manobra sob carga. Fornecem total segurana ao toque acidental na montagem ou substituio dos fusveis e nos terminais de ligao. Possui bloqueio mecnico que impede a manobra do seccionador sem fusveis. Alm de possuir uma durabilidade mecnica (em torno de 10.0 manobras), apresenta uma fixao rpida por engate sobre trilho.

Normas Regulamentadoras
Como todo dispositivo os fusveis tambm so regidos por normas regulamentadoras referentes ao uso, aplicao,instalao etc.

Smbolo de fusvel determinado pela IEC

A Comisso Eletrotcnica Internacional (em ingls: International Electrotechnical Commission, IEC) uma organizao internacional de padronizao de tecnologias eltricas, eletrnicas e relacionadas. Alguns dos seus padres so desenvolvidos juntamente com a Organizao Internacional para Padronizao (ISO).A sede da IEC, fundada em 1906, localizada em Genebra, Sua.

NBRIEC60269-1 - Condies exigveis para dispositivosfusveis limitadores de corrente, com capacidade de interrupo no inferior a 6 kA, destinados proteo de circuitos de potncia Ac, cuja tenso nominal no exceda 1 000 V, ou de circuitos Dc, cuja tenso nominal no ultrapasse 1 500 V.

IEC 60269-2:1986 - Dispositivos-fusveis de baixa


tenso Parte 2: Requisitos adicionais para dispositivo-fusvel para uso por pessoas autorizadas (dispositivos-fusveis principalmente para aplicao industrial).

ABNT/EB 1301- Dispositivos fusveis de alta tenso Dispositivos tipo expulso Requisitos e mtodos de ensaio. Esta Norma estabelece os requisitos exigveis para dispositivos fusveis de alta tenso tipo expulso e similares para uso interno ou externo em sistemas de corrente alternada de 60 Hz e tenses nominais acima de 1 000 V. IEC 60269-1:1998- Dispositivos-fusveis de baixa tenso Parte 1: Requisitos gerais. Esta Norma fixa as condies exigveis para dispositivosfusveis limitadores de corrente, com capacidade de interrupo no inferior a 6 kA, destinados proteo de circuitos de potncia c.a., cuja tenso nominal no exceda 1 000 V, ou de circuitos c.c, cuja tenso nominal no ultrapasse 1 500 V. IEC 60269-3:1987-Dispositivo-fusveis de baixa tenso Parte 3: Requisitos suplementares para uso por pessoas no qualificadas (principalmente para aplicaes domsticas e similares). Estes requisitos so aplicveis aos dispositivos-fusveis do tipo "gG", usados por pessoas no qualificadas para aplicaes domsticas e similares com corrente nominal at 100 A inclusive e tenso nominal at 500 Vc.a. inclusive.

ABNT NBR 9125:1985 - Dispositivos fusveis de baixa tenso para uso domstico - Verificao de requisitos Mtodo de ensaio. Esta Norma prescreve o mtodo de ensaio para dispositivos fsveis de baixa tenso para uso domstico. ABNT NBR 6996:1988 - Fusveis cartucho Ensaios. Esta Norma prescreve o mtodo de ensaio

de fusveis cartucho faca e virola, de ao rpida (R) e retardada ( L), de corrente nominal de at 600 A, para circuitos de at 600 V para corrente alternada de freqncia industrial. ABNT NBR 9030:1985 - Sistema de proteo para interligao concessionria - Consumidor a partir de 69 kV Procedimento. Esta Norma fixa as condies exigveis para aplicao efetiva e uniforme de chaves fusveis, rels e seus equipamentos associados de chaveamento localizados no ponto de interligao entre os sistemas da concessionria de energia eltrica e do consumidor, a partir de 69 kV. ABNT NBR 5113:1988 - Fusveis rolha Especificao. Esta Norma fixa as condies exigveis para fusveis rolha no renovveis, de corrente nominal at 30 A, para circuitos at 254 V, 60 Hz, com capacidade de ruptura at 0,2 kA. ABNT NBR 11849:1991 - Dispositivos-fusveis de baixa tenso para uso por pessoas autorizadas - Fusveis com contatos cilndricos Especificao. Esta Norma fixa as condies exigveis para dispostivos para uso por pessoas autorizadas - fusveis com contatos cilndricos.

Fabricantes
Alguns fabricantes de fusveis : Moran Eltrica LTDA. Bussmann Hikari Fusveis Siemens InterFuss Fusveis Industriais Mitsuden do Brasil

Concluso
Depois dessa pesquisa percebemos que por menor que seja um fusvel ele muito importante no conjunto do sistema eltrico de qualquer lugar pois o protetor da instalao, fusveis e outros dispositivos de proteo contra sobrecorrente so uma parte essencial de um sistema de distribuio de energia para prevenir incndios ou danos a outros elementos do circuito.

Bibliografia
http://www.mkeletrica.com.br/fusnh.htm http://www.bussmann.com.br/sistema/produtos.asp?area=85&produto=Fus%C3%ADveis %20gL/gG http://www.presenteparahomem.com.br/fisica-quais-tipos-de-fusiveis-existem/ http://www.brasilescola.com/fisica/fusiveis.htm http://hifusi.com.br/produtos.php http://www.intereng.com.br/produtos/bussmann/fusiveis/fusivel-baixa-voltagem/fusivelindustrial-para-baixa-voltagem-tipo-n-5/ http://www.ebah.com.br/content/ABAAABY_EAE/comandos-eletricos-mt http://pt.wikipedia.org/wiki/Fus%C3%ADvel http://www.olx.com.br/q/fusivel/c-207 http://www.eletricafsg.com.br/produto-86-fusivel_diazed_jng____40a http://www.iec.ch/ http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=2111 http://www.abntcatalogo.com.br/normagrid.aspx

You might also like