You are on page 1of 12

89

EM TORNO DO CONCEITO DE REGIO


Antonio Angelo Martins da Fonseca Prof. Assistente do Dep. de Cincias Humanas e Filosofia Mestre em Arquitetura e Urbanismo - UFBA E-mail: angelo@uefs.br
RESUMO O objetivo deste artigo o de retomar a discusso sobre o conceito de regio na Geografia, num contexto onde, ao mesmo tempo em que ocorre o fortalecimento de decises em escala planetria, paradoxalmente percebe-se o retorno s decises e estratgias locais e regionais, particularmente na Bahia. PALAVRAS-CHAVE: Geografia; regio; estratgia regional de desenvolvimento. ABSTRACT The objective of this article is to return to the debate on the concept of region in Geography, in a context where at the same time that there is a strongthening of decisions on a planetary scale, paradoxically there is perceived to be a return to local and regional decisions and strategies, particularly in Bahia. KEY WORDS: Geography; region; regional strategy of development.

1 INTRODUO E OBJETIVOS
Atualmente com o crescente processo de planetarizao das relaes econmicas, polticas, de finanas e de poder, tradicionais concepes de anlise geogrfica esto sendo revistas, dentre as quais a de regio. Algumas posturas defendem que a anlise regional, como via de entendimento da realidade, deve ser adaptada a este novo momento, caracterizado por intensos fluxos de diversas naturezas, capazes de deixarem os lugares mais prximos uns dos outros. Nesse sentido, as tradicionais concepes de regio baseadas na individualidade/singularidade devem ceder espao para as regies particulares, articuladas a espaos mais abrangentes de carter estadual, nacional e internacional.
Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

90

Outras posturas vo mais alm e afirmam que o ponto se sobreps ao plano. Para tanto, propem a substituio do conceito de regio pelo de rede, vista como mais adaptada globalizao, pois as redes pressupem articulaes funcionais atravs de pontos de confluncia de informao, capital, idias, pessoas e mercadorias, oriundas de espaos prximos e longnquos. Diante dessa discusso, prefiro assumir aqui um posicionamento mais cauteloso, tendo em vista a complexidade que a regio assumiu ultimamente. A questo que, apesar do crescente processo de globalizao, observa-se tambm, hoje, o recrudescimento dos fenmenos e decises nas escalas regionais e locais, tanto em pases desenvolvidos como nos subdesenvolvidos, inclusive no Estado da Bahia. Portanto, o objetivo deste artigo o de retomar a discusso sobre o conceito de regio no bojo do debate envolvendo escala global versus escalas local e regional. No contexto do pensamento geogrfico, entendo que cinco concepes de regio prevaleceram: regio singular, regio como classe de reas, regio de vivncia, regio do capital e regio de poder. Mesmo correndo o risco de fazer uma abordagem linear e, conseqentemente, sem enfatizar todos os nomes que estudaram a referida temtica, valorizei aqui uma abordagem evolutiva do conceito de regio, que comea no sculo XIX, atravs da concepo de regio singular, at as novas realidades regionais que esto se configurando no fim deste sculo.

2 REGIO SINGULAR
A fora dos estudos regionais no mbito da Geografia inicia-se a partir do final do sculo XlX, principalmente na Frana e Alemanha. Desde ento, o tema passa a interessar tambm a outros pases como Inglaterra e Estados Unidos, e os enfoques vo se diversificando cada dia mais. Na Alemanha, o conceito de destaque, neste perodo, foi o de regio natural , divulgado por Ratzel. Nessa concepo, a existncia das diferenciaes regionais estava vinculada ao poder que a natureza
Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

91

exercia sobre o homem, chegando ao ponto de determinar o seu comportamento. Era uma explicao ambientalista da realidade regional. Em virtude de estar vinculada concepo determinista, foi alvo de muitas crticas por parte da corrente possibilista francesa encabeada por Vidal de La Blache. Este partia do princpio de que a natureza oferece possibilidades para que o homem, atravs de sua cultura e tcnicas, interfira na natureza, elaborando uma regio geogrfica singular ( CORRA, 1986). Apesar das crticas, no ocorreram avanos significativos em termos tericos e conceituais por parte da geografia Lablachiana. Inclusive muitas posturas eram comuns s duas, como a base empirista, positivista e indutiva. Nesse contexto, que surgem as concepes de regio geogrfica, ou regio paisagem na bibliografia alem e anglo-saxnica ( GOMES, 1995), onde o papel do Gegrafo, assim como nas anteriores, era o de reconhecimento, descrio e explicao de fenmenos naturais e humanos, que se combinam e do singularidade regio. Alm dos nomes j citados, vale ressaltar, tambm, as contribuies de Alfred Hettner, Carl Sauer e Hartshorne. O primeiro, considerado o maior expoente da Geografia alem do incio deste sculo (CLAVAL, 1981), valorizou muito a reflexo metodolgica e via a regio-paisagem como sntese da Geografia e como seu objeto. No entanto, entendia que a Geografia deveria ir alm da descrio de fenmenos, buscando tambm explicar as formas regionais dentro de uma perspectiva dinmica (GOMES, 1995); Carl Sauer, por outro lado, desenvolveu suas anlises nos Estados Unidos, valorizando a dimenso cultural das regies-paisagens, ou seja, realizou estudos comparativos de regies culturais desenvolvidas ao longo do tempo; Hartshorne, tambm nos Estados Unidos, tomava como base para suas anlises, inclusive os trabalhos de Hettner. Para Hartshorne, o fundamental no era o objeto da Geografia, e sim o seu mtodo. Nesse caso, o mtodo da Geografia seria o regional, que buscava a sntese atravs da integrao de fenmenos heterogneos.

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

92

3 REGIO COMO CLASSE DE REAS


A partir da dcada de 50, os estudos regionais sofrem mudanas considerveis, devido revoluo teortico-quantitativa. A nova concepo que emerge apia-se no positivismo lgico e na deduo. A regio deixa de ser um objeto concreto de anlise para se transformar numa criao intelectual, definida a partir de procedimentos classificatrios, originrios das cincias naturais. A regio uma classe de rea , definida estatisticamente como sendo um conjunto de lugares onde as diferenas internas entre esses lugares so menores que as existentes entre eles e qualquer elemento de outro conjunto de lugares (CORRA, 1986, p.32). Ao contrrio das anteriores, supera a postura excepcionalista e d destaque explicao de padres espaciais, via teorias de localizao e de desenvolvimento regional, como a Teoria Centro-Periferia de J. FRIEDMAN (1969), Teoria dos Plos de Crescimento, elaborada por FRANOIS PERROUX (1950), Teoria da Propagao das Ondas de Inovao, de HAGERSTRAND (1953), alm de outras elaboradas em perodos precedentes que tambm foram muito utilizadas, como a Teoria do Estado Isolado proposta por VON THNEN (1826), Localizao Industrial de ALFRED WEBER (1909), e a Teoria das Localidades Centrais de Walter Christaller (1933). Todas essas teorias foram utilizadas pela Geografia. Hoje, no entanto, parece estar havendo um decrscimo de publicaes por esta via analtica. O motivo pode estar vinculado ao desprestgio pelo qual vem passando o planejamento regional no Brasil, em particular. A Geografia que emergiu a partir de 1970 redirecionou as bases tericas e conceituais referentes questo regional. O ponto de partida foi a ferrenha crtica s posturas anteriores, em virtude da fora empirista e do positivismo. As novas perspectivas de anlise regional so fundamentadas no materialismo histrico e dialtico, como tambm nas Geografias humanista e cultural (CORRA, 1994, p.216), passando a interessar tambm a profissionais de outras reas que enriqueceram ainda mais a discusso em torno do tema. Com base em Anne Gilbert, citada por CORRA (1994), trs abrangentes conceitos

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

93

de regio prevalecem nos ltimos anos: regio como referncia de identificao psicolgica, tomando como base as teorias behavioristas. a regio de vivncia , regio como resultante de articulaes e embates entre atores sociais, na busca de poder e dominao. o que chamo de regio do poder ; regio como resultante da dinmica acumulao capitalista, desigual e combinada. Denomino de regio do capital. Alm desses,destaco, tambm, a regio como base de reivindicaes de especficas classes sociais. So as novas realidades regionais.

4 REGIO DE VIVNCIA
uma via alternativa para o entendimento da questo regional em que se busca a identificao do indivduo/classe/ lugar atravs da dimenso psicolgica alicerada nas teorias bahavioristas. O importante, desta feita, a valorizao subjetiva da regio, uma vez que o homem a vivencia e percebe distintamente de outros, devido a sua percepo. A conscincia, valores e atitudes frente ao seu espao circundante expressam representaes absorvidas no cotidiano, chegando a criar um elo de afetividade entre o homem e o lugar ( TUAN, 1980). Portanto, a regio onde o homem est integrado, ambientado. onde expressa seus desejos, aspiraes e afeies, e emite juzos. o universo do indivduo, visto enquanto espao de vivncia (FREMONT, 1980; TUAN, 1980, 1983). Mesmo assim, para FREMONT (1980, p.17) este espao vivido, em toda sua espessura e complexidade, aparece assim como revelador das realidades regionais; essas tm, certamente, componentes administrativos, histricos, ecolgicos, econmicos, mas tambm, e mais profundamente, psicolgicos. A regio seria, dessa forma, resultante de mltiplos processos, nos quais a dimenso psicolgica tem um papel relevante. Apesar da importncia dessas posturas, muitas polmicas surgiram em torno da diversidade de concepes subjetivas que envolvem a percepo espacial. Mais pesquisas devem ser estimuladas sobre o assunto visando contribuir com a temtica regional.

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

94

5 REGIO DO CAPITAL
Ancorada num rgido edifcio terico-metodolgico de base materialista dialtica, a regio passa a ser analisada no contexto da totalidade. Distintamente das anteriores, a regio entendida como clivagens socioeconmicas materializadas, devido dinmica da acumulao capitalista desigual e combinada. Isso no significa consenso interno em torno do tema. As divergncias envolvem autores nacionais e estrangeiros de variadas disciplinas acadmicas. Para LIPIETZ (1988), a regio resultante da articulao de modos de produo diferentes, que faz gerar espaos desiguais. J OLIVEIRA (1981) na sua anlise sobre a realidade nordestina, v a regio como fruto das diferentes formas pelas quais o capitalismo se reproduz. Alm disso, enfatiza tambm o papel da poltica como aspecto importante na anlise regional, apesar de afirmar que o dinmico desenvolvimento capitalista provocaria a homogeneizao do espao e, conseqentemente, o desaparecimento da regio. Dessa forma, a regio estaria com os seus dias contados, deixando de ser objeto de anlise relevante. Hoje, no entanto, diante de uma economia globalizada, percebe-se a persistncia das clivagens espaciais, forando-nos a decodificar as noes pr-concebidas de homogeneizao do espao. A regio entendida tambm como resultado da lei do desenvolvimento desigual e combinado, caracterizada pela sua insero na diviso nacional e internacional do trabalho e pela associao de relaes de produo distintas ( CORRA, 1986, p.45). No contexto dessa regio, so travados embates entre as elites regionais e o capital externo, podendo gerar a desintegrao regional. Em outras palavras, a regio seria uma totalidade menor em que se combinam o geral o modo dominante de produo, o capitalismo, elemento uniformizador e o particular as determinaes j efetivadas, elementos de diferenciao (CORRA, 1986). Por outro lado, a regio pode ser vista como uma totalidade social (DUARTE, 1980). Para tanto, o autor avana alm das abordagens puramente econmicas, centra-se nas dimenses superestruturais, buscando a interao entre os dois

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

95

nveis. A regio seria uma dimenso espacial das especificidades sociais em uma totalidade espao-social ( DUARTE, 1980, p.25). Outro autor que pode ser inserido nesta linha COSTA (1988) que, a partir das contribuies anteriores, inclusive as de DUARTE (1980), busca explicar a identidade regional do Rio Grande do Sul atravs do latifndio. As trs dimenses da sociedade ideolgica, poltica e econmica esto presentes no trabalho do autor, evidentes a partir do seu conceito de regio como um espao (no institucionalizado como Estadonao) de identidade ideolgico-cultural e representatividade poltica, articuladas em funo de interesses especficos, geralmente econmicos, por uma frao ou bloco 'regional' de classe que nele reconhece sua base territorial de reproduo (COSTA, 1988, p.25). tambm um trabalho relevante para quem se debrua para explicar a complexidade regional. Sem querer negar essas contribuies, ressalta-se que muitas vezes o apego demasiado explicao econmica, dentro de uma perspectiva de totalidade acabou por aprisionar a escala regional e tambm as dimenses polticas e culturais. Quer dizer, a anlise regional deixou o determinismo ambiental, de carter empirista, indutivo, positivista, endgeno e singular, para ser analisada pelo determinismo econmico, de carter materialista e dialtico, exgeno e global. Se no primeiro momento a escala tima de anlise era a regional, no segundo momento, a escala tima a planetria. Seja como for, no devemos esquecer que a regio resultante de mltiplos processos (polticos, econmicos, ambientais, culturais etc.) de carter endgeno e exgeno.

6 REGIO DO PODER
Dessa feita, o privilgio para a postura poltica, vista como uma dimenso omitida pelas anlises regionais, mas que representa relevante papel na dinmica das regies. Dentro dessa perspectiva, inclusive adotando a viso sistmica para analisar a interao entre foras polticas e espao regional, destaca-se o nome de BRITO, (1986, p.33). Segundo o referido
Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

96

autor, essas foras polticas, expressas a partir de agentes individuais e coletivos, constituem, ao mesmo tempo, as fontes e os agentes da dinmica do poder. E nesse jogo de interaes, proporo que as foras polticas influenciam na regio, tambm so influenciadas por ela. Mesmo apresentando uma viso mais genrica, o trabalho de CLAVAL (1979) indispensvel para quem se interessa pelo tema da anlise poltica da regio. O autor estuda, historicamente, as razes e dimenses do poder puro e complexo, desde as sociedades arcaicas at os dias atuais, na tentativa de melhor compreender a arquitetura espacial das sociedades. Mesmo assim, tudo indica que as maiores contribuies recentes sobre o tema foram elaboradas por Claude Raffestin e Yves Lacoste. O poder, para esses autores, no inerente somente ao Estado, mas tambm a grupos individuais e coletivos. O poder multifacetado e multivariado. Inclusive Raffestin prope chamar, ao invs de Geografia Poltica, Geografia do Poder ou dos Poderes, uma vez que o importante apreender as formas de manifestao de poder inerentes aos atores sociais e suas intervenes nas variadas dimenses espaciais. Para RAFFESTIN (1993), os atores interferem no espao atravs de representaes simblicas que, projetadas no espao, expressam suas relaes de poder. Dessa forma, a anlise do poder dentro de uma problemtica relacional explicaria as diferenas regionais. Tambm Yves Lacoste que busca o entendimento da dinmica interna das formaes territoriais, a partir do fato poltico. o que ele chama de Geopoltica Interna. A proposta explicar as relaes de poder entre os atores sociais (individuais e coletivos) existentes no lugar e na regio, suas contradies, como se articulam entre os diversos nveis territoriais (local, regional e nacional) e quais os mosaicos territoriais expressos a partir dessas relaes. Em outros termos, no momento em que o autor se utiliza da Geopoltica Interna, est destacando o valor estratgico da regio no contexto do Estado-nao. Essas so, de maneira abrangente, as principais matrizes interpretativas do conceito de regio utilizadas pelos gegrafos desde o sculo XIX. Hoje, no entanto, percebe-se a ampliao

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

97

da polissemia que ronda o referido conceito devido s ocorrncias de decises e estratgias nas escalas locais e regionais, inclusive no Brasil, fazendo com que tradicionais concepes de anlise geogrfica sejam revistas, dentre as quais a de regio. Algumas dessas estratgias sero enfatizadas logo a seguir.

AS NOVAS ESTRATGIAS REGIONAIS

Mesmo apresentando pouca visibilidade para anlise, nota-se no contexto das novas estratgias regionais, referidas anteriormente, o envolvimento de vrios segmentos sociais, de base local e regional. Essas estratgias podem ser definidas como sendo aes socialmente articuladas em torno de interesses especficos geralmente da classe dominante de carter poltico e reivindicatrio, atuando sobre um determinado recorte espacial. PACHECO (1992) quem analisa uma forma de estratgia regional no Estado de So Paulo, onde representantes de vrios segmentos sociais se articularam a nvel local/regional, objetivando formular e suplementar propostas vinculadas ao desenvolvimento socioeconmico da regio do ABC paulista. Na Bahia, esto ocorrendo seminrios, frum de debates, encontros, reunies etc, de carter regional, sempre organizados com os objetivos de pressionar o estado, como tambm de elaborar propostas visando o desenvolvimento regional. Os exemplos foram os encontros organizados pelos prefeitos da regio sisaleira; os seminrios ocorridos no Sul do Estado; e os frum de debates ocorridos no Extremo Sul. Alm desses, consrcios e parcerias intermunicipais esto sendo criados com o intuito de resolver problemas especficos da regio, como o caso do consrcio intermunicipal do vale do Jequiri/ Bahia, TEIXEIRA (1994). Uma dessas estratgias foi analisada por FONSECA (1995). Foi o Seminrio de Desenvolvimento Socioeconmico de Jacobina e regio, realizado na cidade de Jacobina, em 1991. Organizado pelos empresrios da regio, teve a participao de vrios atores sociais, individuais e coletivos, velhos e novos,
Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

98

e objetivou discutir e elaborar propostas alternativas de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, aumentar a coeso interna entre os atores sociais da cidade e da regio de Jacobina. O resultado desse seminrio foi uma carta aberta dirigida ao governo estadual, explicitando os maiores problemas e as principais reivindicaes das lideranas regionais. Dessa forma, entendo que esses so exemplos concretos e atuais, que expressam a dinmica pela qual vm passando as regies num mundo cada vez mais globalizado.

CONCLUSO
Diante do exposto, entendo que a regio assume, atualmente, uma maior complexidade, pois, apesar dessas novas estratgias regionais no serem suficientemente explicadas atravs das tradicionais concepes baseadas na individualidade/singularidade, apresentam especificidades que tambm no devem ser explicadas unicamente pela dimenso planetria. Para tanto, pesquisas devem ser estimuladas nesse sentido visando ampliar as explicaes sobre as novas realidades regionais e, conseqentemente, sobre o conceito de regio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRITTO, L. N. Poltica e espao regional . So Paulo: Nobel, 1986. CAPEL, H . Filosofia y ciencia en la Geografa Contempornea . Barcelona: Barcanova, 1981. CASTRO, I. E O mito da necessidade . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992. ____. Problemas e alternativas metodolgicas para a regio e para o lugar. In: SOUZA, M. A. et al. (org.). Natureza e sociedade de hoje: uma leitura geogrfica . So Paulo: HUCITEC / ANPUR, 1993. p. 56-65. ____. Visibilidade da regio e do regionalismo: a escala brasileira em questo. In: LAVINAS, L. et al. (org.). Integrao, regio e regionalismo . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994. p. 155-170 CLAVAL, P. Espao e poder . Rio de Janeiro: Zahar, 1979. ____. Evolucin de la Geografia Humana . Barcelona: Oiko-Tau, 1981.

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

99

CORRA, R. L. Regio: globalizao, pluralidade e persistncia conceitual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEGRAFOS, 5., 1994, Curitiba. Anais ... Curitiba: Associao de Gegrafos Brasileiros, 1994, 614p., p.215-226. ____. Regio e organizao espacial . So Paulo: tica, 1986. ____. Trajetrias geogrficas . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1977. COSTA, R. H. RS: latifndio e identidade regional . So Paulo: Mercado Aberto, 1988. COSTA, W. M. Geografia Poltica e Geopoltica . So Paulo: HUCITEC/EDUSP, 1992. DANIEL, C. Poder local no Brasil urbano. Espao & Debates , So Paulo, Cortez, v. 8, n. 24, p. 26-39, 1988. DUARTE, A. C. Regionalizao - consideraes metodolgicas. Boletim de Geografia Teortica, Rio Claro, v. 10, n. 20, p. 5-32, 1980. FONSECA, A. A. M.; SILVA, S. C. B. M. Jacobina: alguns dados sobre a cidade e sua regio. In: BRANDO, M. A., CARDOSO, S. A. M. (Orgs.). Jacobina: passado e futuro . Jacobina: ACIJA, 1993. p. 45-58. ____. Poder, crise regional e novas estratgias de desenvolvimento: o caso de Jacobina/Bahia . Salvador: UFBA, 1995. (Dissertao de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). FREMONT, A. A regio, espao vivido . Coimbra: Livraria Almedina, 1980. GOMES, P. C. C. O conceito de regio e sua discusso. In: CASTRO, I. E. et al. (org.). Geografia: conceitos e temas . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. LIPIETZ, A. O capital e seu espao . So Paulo: Nobel, 1988. MARTIN, A. R. Novas regies, velhos regionalismos? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEGRAFOS, 5., 1994, Curitiba. Anais ... Curitiba: Associao dos Gegrafos Brasileiros, 1994, 614p. p. 227-232. OLIVEIRA, F. Elegia para uma re(li)gio . 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. PACHECO, R. S. Iniciativa econmica local: a experincia do ABC. In: LODOVIC, E. S.; BERNAREGGI, G. R. (org). Parceria pblicoprivado: cooperao financeira e organizacional entre o setor privado e as administraes pblicas locais . So Paulo: Simmus, 1992. p. 221-236. RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do poder . So Paulo: tica, 1993.

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

100

SANTOS, M. Metamorfoses do espao habitado . So Paulo: HUCITEC, 1988. ____. O retorno do territrio. In: SANTOS, M. et al. (org.). Territrio: globalizao e fragmentao . So Paulo: HUCITEC / ANPUR, 1994. p.15-20. SILVA, S. C. B. M. Teorias de localizao e de desenvolvimento regional. Geografia, Rio Claro, v.1, n.2, p.1-23, out., 1976. TEIXEIRA, E. Aes coletivas e poder local: um mapeamento. Cadernos do CEAS, Salvador, n. 154, p.22-43, set./dez. 1994. TUAN, YI-FU. Espao & lugar . So Paulo: Difel, 1983. ____. Topofilia . So Paulo: Difel, 1980. VAINER, C. B. Regionalismo e projeto nacional: uma reflexo sobre regionalismos velhos e novos. Cadernos IPPUT/UERJ, Rio de Janeiro, v.7, n.2, p.21-34, 1993.

Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.89-100, jul./dez. 1999

You might also like