You are on page 1of 4

1

Laboratrio de Qumica Aula 10 Determinao da Acidez do Vinagre 1. Objetivo Determinar a porcentagem (teor) de cido actico no vinagre, realizando a titulao de um cido fraco com uma base forte. 2. Introduo O vinagre o produto resultante da fermentao de certas bebidas alcolicas, particularmente do vinho. Na fermentao do vinho, microorganismos da espcie Mycoderma aceti transformam o lcool etlico em cido actico. Aps a fermentao, o vinho fica com cerca de 4 a 5 % de cido actico, recebendo ento o nome de vinagre (vinho azedo). O teor de CH 3COOH (cido actico) no vinagre determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma soluo padro de hidrxido de sdio. Usa-se uma soluo de fenolftalena como indicador, a fim de se ver o fim da reao. 3. Material Necessrio - 1 pipeta volumtrica de 10 mL - 1 pipeta volumtrica de 20 mL - 1 balo volumtrico de 100 mL - 1 erlenmeyer de 125 mL - 1 suporte universal - 1 garra para bureta - 1 bureta de 25 mL 4. Procedimento Experimental 4.1. Pipete, com a tcnica adequada, 10 mL de vinagre para um balo volumtrico de 100 mL. 4.2. Complete o volume de 100 mL do balo volumtrico, com gua destilada (use a pisseta, ela j contm gua destilada). Agite. 4.3. Pipete 20 ml dessa soluo para um erlenmeyer de 125 mL. Em seguida adicione 2 ou 3 gotas de fenolftalena. 4.4. Carregue corretamente uma bureta de 25 mL com a soluo de NaOH.

- fenolftalena - soluo padro de NaOH - soluo comercial de vinagre - 1 pisseta com gua destilada

4.5. Gota a gota, acrescente essa soluo de NaOH da bureta ao erlenmeyer, agitando-o constantemente, e feche a torneira da bureta logo que ocorrer a viragem do indicador. Anote o volume da soluo de NaOH que foi gasto.

4.6. Repita essa operao (passos 2, 3, 4 e 5) e anote a medio do volume da soluo de NaOH. Observao: No pode haver muita diferena entre V1 e V2. Se houver, faa uma terceira titulao e despreze o valor discrepante. 4.7. Calcule o volume mdio de V1 e V2.

3 5. Clculo do Teor Porcentual de Acidez no Vinagre Os clculos para a obteno do teor de acidez do vinagre (% em massa do cido actico no vinagre) so fundamentados no fato de que, quando as substncias reagem, o nmero de mols de cada reagente estequiometricamente compatvel ao nmero de mols do outro participante da reao. A equao da reao que ocorre entre o NaOH da soluo da base e o cido actico da soluo de vinagre : NaOH(aq) + CH3COOH(aq) CH3COONa(aq) + H2O Podemos verificar pela equao que se reagirem x mol de NaOH, tambm reagiu x mol de CH3COOH: nmero de mols de NaOH = nmero de mols de CH3COOH Clculos: 5.1. Calcule o nmero de mols de NaOH consumido e ter o nmero de mols de cido actico nos 20 mL que foram adicionados no erlenmeyer. 5.2. Calcule agora, o nmero de mols de cido actico presente nos 100 mL da soluo do balo volumtrico. Lembre-se que este nmero de mols o mesmo que est presente nos 10 mL de vinagre que foram colocados no balo (s houve uma diluio!!) 5.3. Calcule a concentrao da soluo de vinagre em mol/L (no item anterior, voc havia calculado o nmero de mols de cido actico em 10 mL, basta agora corrigir este dado para 1L). 5.4. Calcule a massa de cido actico em gramas por litro de vinagre, ou seja, a concentrao de cido actico em g/L. Dada a massa molar do cido actico (CH3COOH ) = 60 g/mol. (Para isso, voc s tem que transformar quantidade de matria, ou seja, nmero de mols, em massa). 5.5. Obtenha a porcentagem em massa de cido actico no vinagre, para isso, considere a densidade do vinagre = 1,1 g/mL. 5.6. Compare o resultado que voc obteve, com o do rtulo do vinagre que voc utilizou, e determine o erro de sua determinao em porcentagem.

Laboratrio de Qumica Relatrio Determinao da Acidez do Vinagre Nome dos participantes do grupo .............................................................................. .............................................................................. .............................................................................. .............................................................................. Turma ............. Data...............

Volumes de NaOH obtidos na titulao:

V1 = ..................mL V2 = .................. mL Vm = ...................... mL

Concentrao da soluo padro de NaOH = .......................... mol/L

Clculos (5.1 ao 5.6)

You might also like