You are on page 1of 9

O que a clula

a menor unidade estrutural bsica do ser vivo. descoberta em 1667 pelo ingls

Robert Hooke , que observa uma clula de cortia (tecido vegetal morto) usando o
microscpio. A partir da, as tcnicas de observao microscpicas avanam em funo de novas tcnicas e aparelhos mais possantes. O uso de corantes, por exemplo, permitem a identificao do ncleo celular e dos cromossomos, suportes materiais do gene (unidade gentica que determina as caractersticas de um indivduo). Pouco depo is, comprova-se que todas as clulas de um mesmo organismo tm o mesmo nmero de cromossomos. Este nmero caracterstico de cada espcie animal ou vegetal e responsvel pela transmisso dos caracteres hereditrios. O corpo humano tem cerca de 100 trilhe s de clulas. Segundo a cincia as clulas so as menores partculas vivas de nosso corpo, so elas que formam todo do nosso corpo que formado por tecidos e rgo formado assim o nosso sistemas que por sua vez forma o nosso corpo humano, existem dois tip os de clulas, as eucariontes e as procariontes e neste artigo vamos falar um pouco das duas para assim saber quais so as diferenas entre elas. A diferena maior que existe entre as clulas eucariontes e procariontes que as clulas procariontes no po ssuem a carioteca que uma membrana que separa o citoplasma do material gentico da clula, diferente da clula eucarionte, que j possuem a carioteca deixando assim o material gentico separado do citoplasma. Essa uma das diferenas dessas clulas euca riontes e procariontes que so encontradas no nosso corpo, nos dois tipos de clula existe sim a presena do m aterial gentico mais na clula procarionte o material gentico esta dentro do citoplasma como se estivesse boiando sem um lugar correto dentro da clula, mas a clula eucarionte j mais organizada, pois o material gentico fica dentro do ncleo sendo separada assim pela carioteca. Os organismos que contem apenas as clulas procariontes so as bactrias e as algas, e os organismos que tem as clula s eucariontes so os fungos, as plantas e os animais incluindo assim os humanos. Essas so mais algumas informaes dessas clulas essenciais nas plantas, animais, fungos e at mesmo nos seres humanos.

Tipos de clulas

Formao das clulas


Clula animal

Membrana: Formada por uma dupla camada de fosfolipdios, bem como por protenas espaadas e que podem atravessar de um lado a outro da membrana. Algumas protenas esto associadas a glicdios, formando as glicoprotenas. Controla a entrada e a sada de substncias .

Fosfolipdios: Fosfato (PO4-3) associado a lipdios (gorduras). So os principais componentes das membranas celulares. A regio do fosfato ("cabea") se encontra eletricamente carregada (regio polar) enquanto que as duas cadeias de cidos graxos (pertencentes ao lipdio)no apresentam carga eltrica (regio apolar).

Glicoprotenas Associao de protenas com glicdios (acares) presentes nas clulas animais em geral. Os glicdios recobrem as clulas como "plos" pr otegendo-as contra agresses do meio ambiente e retendo substncias, como nutrientes e enzimas, constituindo o glicoclix . Retculo endoplasmtico (RE): Atua como transportador de substncias. H duas formas: O R.E. liso, onde h a produo de lipdios, e o R.E. rugoso, onde se encontram aderidos a sua superfcie externa os ribossomos, sendo local de produo de protenas, as quais sero transportadas internamente para o Complexo de Golgi

. Mitocndria: Organela formada por duas membranas lipoprot icas. Dentro delas se realiza o processo de extrao de energia dos alimentos que ser armazenada em molculas de ATP (adenosina trifosfato). o ATP que fornece energia necessria para as reaes qumicas celulares.

Lisossomo: Estrutura que apresenta enzimas digestivas capazes de digerir um grande nmero de produtos orgnicos. Realiza a digesto intracelular. importante nos glbulos brancos e de modo geral para a clula j que digere as partes desta (autofagia) que sero substitudas por outras mais novas, o que ocorre com freqncia em nossas clulas.

Complexo de Golgi: So bolsas membranosas e achatadas, que podem armazenar e transformar substncias que chegam via retculo endoplasmtico; podem tambm eliminar substncias produzidas pela clula, m as que iro atuar fora dela (enzimas por exemplo). Produzem ainda os lisossomos.

Centrolos: So estruturas cilndricas, geralmente encontradas aos pares. Do origem a clios e flagelos (menos os das bactrias), estando tambm relacionados com a forma o do fuso acromtico.

Clula vegetal

Cloroplasto: Organela formada por duas membranas e por estruturas discoidais internas. a sede da fotossntese, pois contm molculas de clorofila que capturam a energia solar e produzem molculas como gli cose que poder ser utilizada pelas mitocndrias para a gerao de ATP.

Parede celulsica: Constituda por celulose (polissacardeos) e tambm por glicoprotenas (acar + protena), hemicelulos e (unio de certos acares com cimento; juntas formam uma estrutura muito resistente. 5 carbonos) e pectina (polissacardeo). A celulose forma fibras, enquanto as outras constituem uma espcie de

Vacolo: Estrutura derivada do retculo endoplasmtico que pode conter lquido e pigmentos, alm de diversas outras s ubstncias.

Ncleo celular
Uma das principais caractersticas da clula eucarionte a presena de um ncleo de forma varivel, porm bem individualizado e separado do restante da clula Ao microscpio ptico o ncleo tem contorno ntido, sendo o se u interior preenchido por elementos figurados. Dentre os elementos distingem -se o nuclolo e a cromatina. Quando uma clula se divide, seu material nuclear (cromatina) perde a aparncia relativamente homognea tpica das clulas que no esto em diviso e condensa-se numa serie de organelas em forma de basto, denominadas cromossomos. Nas clulas somticas humanas so encontrados 46 cromossomos. H dois tipos de diviso celular mitose e meiose. A mitose a diviso habitual das clulas somticas, pela qua l o corpo cresce se diferencia e realiza reparos. A diviso mittica resulta normalmente em duas clulas -filhas, cada uma com cromossomos e genes idnticos aos da clula -me. A meiose ocorre somente nas clulas da linhagem germinativa e apenas uma vez numa gerao. Resulta na formao de clulas reprodutivas (gametas), cada uma das quais tem apenas 23 cromossomos.

Os cromossomos Humanos Nas clulas somticas humanas so encontrados 23 pares de cromossomos. Destes, 22 pares so semelhant es em ambos os sexos e so denominados autossomos. O par restante compreende os cromossomos sexuais, de morfologia diferente entre si, que recebem o nome de X e Y. No sexo feminino existem dois cromossomos X e no masculino existem um cromossomo X e um Y. Cada espcie possui um conjunto cromossmico tpico (caritipo) em termos do nmero e da morfologia dos cromossomos. O nmero de cromossomos das diversas espcies biolgicas muito varivel. A figura abaixo ilustra o c aritipo feminino humano normal

O estudo morfolgico dos cromossomos mostrou que h dois exemplares idnticos de cada em cada clula diplide. Portanto, nos ncleos existem pares de cromossomos homlogos. Denominamos n o nmero bsico de cromossomos de uma espcie, portanto as clulas diplides apresentaro em seu ncleo dois n cromossomos e as haplides n cromossomos. Cada cromossomo mittico apresenta uma regio Estrangulada denominada centrmero ou constrio primria que um ponto de referncia citolgico bsico dividindo os cromoss omos em dois braos: p (de petti) para o brao curto e q para o longo. Os braos so indicados pelo nmero do cromossomo seguido de p ou q; por exemplo, 11p o brao curto do cromossomo 11.

Alm da constrio primria descrita como centrmero, certos cro mossomos apresentam estreitamentos que aparecem sempre no mesmo lugar: So as constries secundrias.

De acordo com a posio do centrmero, distinguem -se alguns tipos gerais de cromossomos: Metacntrico: Apresenta um centrmero mais ou menos central e braos de comprimentos aproximadamente iguais.

Submetacntrico: O centrmero excntrico e apresenta braos de comprimento nitidamente diferentes.

Acrocntrico: Apresenta centrmero prximo a uma extremidade. Os cromossomos acrocntricos humanos (13, 14, 15, 21, 22) tm pequenas massas de cromatina conhecidas como satlites fixados aos seus braos curtos por pedculos estreitos ou constries secundrias.

You might also like