You are on page 1of 2

Ficha de Trabalho Felizmente H Luar 12 Ano

Ao abrir o pano, a cena est s escuras, encontrando-se uma nica personagem intensamente iluminada, ao centro e frente do palco. Esta personagem est andrajosamente vestida. MANUEL
A pergunta acompanhada dum gesto que revela a impotncia da personagem perante o problema em causa. Este gesto francamente representado. O pblico tem de entender, logo de entrada, que tudo o que se vai passar no palco tem um significado preciso. Mais: que os gestos, as palavras e o cenrio so apenas elementos duma linguagem a que tem de adaptar-se. Ao dizer isto, a personagem est quase de costas para os espectadores. Esta posio deliberada. Pretende-se criar desde j, no pblico, a conscincia de que ningum, no decorrer desta pea. vai esboar um gesto para o cativar ou para acamaradar com ele. (O ru no se senta ao lado dos juzes.) Muda de tom voz. Est a imitar, com sarcasmo, algum que se no sabe quem seja. Entende-se, todavia, que a personagem se refere ao ambiente poltico da poca. Volta ao seu tom de voz habitual.

Que posso eu fazer? Sim: que posso eu fazer?

(D dois passos em direco ao fundo do palco, detm-se, e continua)

V-se a gente livre dos Franceses, e zs!, cai na mo dos Ingleses! E agora? Se acabamos com os Ingleses, ficamos na mo dos reis do Rossio... Entre os trs o diabo que escolha...

(Pausa) Deus todo-poderoso para a frente... Deus todo-poderoso para trs... Sua Majestade para a esquerda... Sua Majestade para a direita... (Pausa) E enquanto eles andam para trs e para a frente, para a esquerda e para a direita, ns no passamos do mesmo stio! Ilumina-se, subitamente, o fundo do palco. De p e sentadas vrias figuras populares conversam. Algumas dormem estendidas no cho. Uma velha, sentada num caixote, cata piolhos a uma rapariga nova.

A pergunta no dirigida a ningum.

(Avana e detm-se junto duma mulher ainda nova, que dorme, no cho, coberta por uma saca) A Rita dorme. A que horas chegou ela?

O gesto lento, deliberadamente sarcstico.

1 POPULAR (Levantando-se dum salto e macaqueando as maneiras dum fidalgo, finge tirar um relgio do bolso dum colete inexistente)

Saiba, meu senhor, que a Senhora D. Rita chegou tarde. Eram quase cinco horas pelo meu relgio de ouro. (Finge levantar o relgio para o ver melhor Desfaz o gesto com violncia e continua em tom raivoso) Algum aqui tem relgio?
O tom irnico.

(Como ningum responde, volta a dirigir-se a Manuel) Esqueceram-se dos relgios em casa... MANUEL
O primeiro popular volta a sentar-se. Comea a ouvir-se, ao longe, o rudo dos tambores.

Est bem. Est bem. (D um safano na rapariga, que se levanta com lentido) So horas de nos irmos indo, mulher.

Algumas personagens mostram certa agitao.

RITA J? MANUEL Lembra-te do que temos de andar. (Ouve o som dos tambores) Que isto? (Todos se levantam e escutam a medo. Alguns pegam nos seus objectos pessoais cestos, mantas esfarrapadas, uma abbora, etc. e preparam-se para fugir. Outros, parados esperam que o som dos tambores indique a direco da marcha das tropas. O rudo afasta-se. Ficam todos calados, indecisos) 1 POPULAR No vm para c.

Questionrio
1. Indique o artifcio tcnico utilizado pelo autor para separar os dois momentos no texto: um primeiro momento em que a personagem Manuel monologa (1 cena) e um segundo momento em que entram outras personagens (2 cena). 2. Explique a funcionalidade das notas margem do texto utilizadas pelo autor. 3. Refira o contexto social e poltico em que se situa a obra Felizmente H Luar! 4. Indique qual o movimento que se pretendia implantar em Portugal. 5. Aponte a figura em torno da qual a pea se constri. 6. Explique o que aconteceu personagem Gomes Freire de Andrade. 7. Indique a simbologia das palavras proferidas pela personagem Manuel. 8. Indique o espao onde se representam estas primeiras cenas da obra. 9. Refira os elementos que evidenciam a situao de misria em que se encontram os populares. 10. Explique o comportamento do 1 Popular para vincar bem a ideia dominante da desigualdade social.

You might also like