You are on page 1of 2

Fatores geogrficos do clima

A latitude implica em efeito sobre a temperatura do ar, a qual diminui a partir do Equador medida em que aumenta a latitude em direo aos Plos.
Temperatura: A temperatura tida como um dos mais importantes elementos climticos. Tem como definio: estado trmico da atmosfera, referindo-se a sensao de frio e calor. Ela medida pelo aparelho termmetro, sendo utilizadas duas escalas: Celsius, a mais comum e Fahrenheit. Elas podem ser convertidas, por exemplo de Celsius para Fahrenheit e viceversa, tendo em vista que 0C = 32F Umidade: Elemento o qual influencia diretamente na vida humana, a umidade pode ser definida como o contedo de vapor dgua que impregna os corpos e que se encontra presente na troposfera (zona inferior da atmosfera). tida como um dos fatores que mais influencia o clima, pois regula a temperatura do ar, sendo decisiva na ocorrncia de tempestades e precipitaes, em geral, como a chuva. Por exemplo, os climas quentes so divididos em equatoriais e tropicais, os primeiros apresentando chuvas constantes e abundantes, e os segundos, chuva alternada com estao seca. Presso Atmosfrica: Dependendo da gravidade do local e de como essa determinada pela latitude, a presso atmosfrica insere-se como a fora exercida pela atmosfera sobre a superfcie da Terra, equivalente a uma coluna de mercrio de 1 centmetro de dimetro e 36 centmetros de altura. Por ser fluido, o ar tende a acumular-se nas camadas mais baixas e, devido ao peso das camadas superiores, comprime-se e torna-se mais denso e pesado. Em altitudes elevadas, porm, o ar mais rarefeito, dilatado e posteriormente leve, resultando em menor presso atmosfrica se comparado superfcie. Alm disso, esse fenmeno varia ainda em funo da temperatura; quando aquecido, e ar torna-se menos carregado e, quando resfriado, mais denso. O aparelho que mede a presso atmosfrica denomina-se barmetro, cuja unidade de medida o milibar, correspondente a 1.000 dinas por centmetro quadrado. Ao nvel do mar, a presso atmosfrica de cerca de 1,014 milibares. Radiao Solar: O Sol emite energia constantemente, a energia solar absorvida pela atmosfera, oceanos e pela terra, em quantidade relativamente grande: 64%, porm cerca de 36% refletida, sendo devolvida ao espao. Essa dinmica permite que o planeta se aquea e que a vida seja possibilitada.Essa energia a protagonista do funcionamento do sistema Terra-atmosfera, sendo a responsvel pela evaporao da gua do planeta, pelo aquecimento e pela movimentao da atmosfera, de forma que todo o clima por ele influenciado.
Fatores do clima Os fatores climticos so os responsveis pelas caractersticas ou modificaes dos elementos do clima e devem ser analisados em conjunto: uma localidade, por exemplo, pode estar perto do mar e ser seca, ou pode estar prxima a linha do equador e ser fria. Os principais fatores so a latitude, a altitude, a maritimidade (a distncia de uma localidade em relao ao mar), as correntes martimas e as massas de ar, alm daqueles relacionados s atividades humanas. As regies de baixa latitude possuem temperaturas mais elevadas, pois recebem maior incidncia de radiao solar. o caso da zona tropical da Terra, situada entre os trpicos de Cncer e Capricrnio. Nas reas de baixa altitude, a atmosfera mais densa retm e conserva o calor por mais tempo. Nas reas de altitude elevada, o ar mais rarefeito tem menor capacidade de conservar o calor proveniente da energia do Sol. Alm disso, ar aquecido por irradiao. A radiao solar atinge a superfcie, mas a parte mais baixa da atmosfera no absorve a sua energia, no a transforma em calor. As rochas, o solo, a gua e a vegetao absorvem parte desta energia e refletem outra parte. Essa reflexo chamada de irradiao. Apenas a energia irradiada absorvida pela atmosfera mais prxima superfcie e, desta forma, transformada em calor. Escalas de estudo em Climatologia A escala de estudo de qualquer objeto, delimita sua dimenso. A definio de escala do clima impe-se a todo estudo ligado a esse ramo do conhecimento, uma vez que ele se manifesta em todos os lugares do Planeta. A delimitao da rea (tridimensional) de estudo constitui um dos primeiros passos do trabalho em Climatologia.

A escala climtica diz respeito dimenso, ou ordem de grandeza, espacial (extenso) e temporal (durao), segundo a qual os fenmenos climticos so estudados. H mecanismos atmosfricos que determinam os climas de toda uma zona planetria, como o caso da intensa radiao solar (insolao) nas baixas latitudes da zona intertropical. O clima pode ser estudado por meio de duas dimenses: espacial e temporal, ambas sendo empregadas, de modo geral, nos mais variados estudos. As escalas espaciais ganham maior destaque na abordagem geogrfica do clima, sendo as mais conhecidas: macroclimtica, mesoclimtica e microclimtica; as escalas temporais mais utilizadas so: geolgica, histrica e contempornea. O microclima est inserido no mesoclima, que, por sua vez, est inserido no macroclima; este somente existe com base mas grandezas inferiores. A escala contempornea est sobreposta na histrica, que est sobreposta na geolgica e vice-versa.

Escalas espaciais do clima Macroclima, ou clima regional, que corresponde ao clima mdio ocorrente num territrio relativamente vasto, exigindo, para sua caracterizao, dados de um conjunto de postos meteorolgicos; em zonas com relevo acentuado os dados macroclimticos possuem um valor apenas relativo, especialmente sob o aspecto agrcola. Inversamente, um mesmo macroclima poder englobar reas de plancie muito extensas. Mesoclima: unidade intermediaria entre a grandeza superior e inferior do clima. Florestas, extensos desertos ou pradarias etc. so exemplos dessa subunidade. A extenso do mesoclima bastante varivel, sendo mais definidas as subunidades clima local e topoclima, que se enquadram de km a dezenas de km, enquanto clima regional se situa em dimenses superiores a esta. Microclima: a menor e mais imprecisa unidade escalar climtica, sua extenso pode ir de alguns cm a at algumas dezenas de m. Os fatores que definem essa unidade dizem respeito ao movimento turbulento do ar na superfcie (circulao terciaria), a determinados obstculos circulao do ar, a detalhes de uso e da ocupao do solo, entre outros. Construes (uma sala de aula, um apartamento), o clima da rua, a beira de um lago, etc. Escalas temporais do clima Escala geolgica: neste tipo de escala se estudam os fenmenos climticos que ocorreram no Planeta desde a sua formao. So desenvolvidos os estudos ligados Paleoclimatologia, ou seja, estudos dos climas do passado. Essa escala permite a identificao dos ambientes terrestre anteriores ao aparecimento do homem, e dentro dessa escala que se identifica a variao do clima em centenas de milhes de anos atrs. Escala histrica: estuda o clima do passado, porm somente do perodo da histria registrada pelo homem. Viagens, descries, desenhos nas cavernas, auxiliam no estudo do clima em escala histrica. Escala contempornea: escala em que a maioria dos climatlogos trabalha atualmente. Estaes meteorolgicas contribuem com seus dados para o estudo em escala contempornea. S os pases contam com dados precisos, de longo tempo e confiveis, pois no Brasil a chegada dessas estaes s ocorreu em 1950. As escalas geolgicas e histricas so importantes no estudo do clima, elas so complementares, porm um dos fatores mais relevantes para o bom desenvolvimento dos trabalhos.

You might also like