You are on page 1of 3

CALORIMETRIA CALOR (Q)

Introduo
Quando dois corpos, em temperaturas diferentes, so postos em contato, observase que a temperatura do corpo mais quente diminui, enquanto que a temperatura do corpo mais frio aumenta. Essas variaes de temperatura cessam quando as temperaturas de ambos se igualam (equilbrio trmico). Portanto, durante esse processo, o nvel energtico (grau de agitao molecular) do corpo mais quente diminui, enquanto que o do corpo mais frio aumenta. Como a energia trmica de um corpo depende, alm da sua massa e da substncia que a constitui, da sua temperatura, conclui-se que as variaes de temperatura esto associadas s variaes de energia trmica. Concluindo, a diferena de temperatura entre dois corpos provoca uma transferncia espontnea de energia trmica do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Essa quantidade de energia trmica que se transferiu chamada de calor.

Calor energia trmica em trnsito entre corpos a diferentes temperaturas.

Unidades
No S.I. o calor medido em J (joule). Usualmente utiliza-se a cal (caloria), tal que:

1 cal = 4,186 J
Sinal do Calor
O calor (quantidade de energia trmica) positivo (Q > 0) quando um corpo recebe energia trmica e negativo (Q < 0) quando perde. Calor "perdido": Q < 0 Calor "recebido": Q > 0 Formas de Calor A quantidade de energia trmica recebida ou perdida por um corpo pode provocar uma variao de temperatura ou uma mudana de fase (estado de agregao molecular). Se ocorrer variao de temperatura, o calor responsvel por isso chamar-se- calor sensvel. Se ocorrer mudana de fase, o calor chamar-se- calor latente.

CLCULO DO CALOR
Calor Sensvel
Verifica-se experimentalmente que o valor do calor sensvel depende da substncia utilizada, e da variao de temperatura sofrida por ela. Esse valor obtido pela relao abaixo
,

onde c um coeficiente de proporcionalidade chamado calor especfico sensvel de uma substncia. Esse coeficiente depende da natureza da substncia, da sua temperatura e da fase em que se encontra. A influncia da temperatura no ser considerada, pois utiliza-se um valor mdio para o calor especfico sensvel. Observaes: 1 - A unidade de c no S.I. dada por J/kg .K, mas usualmente utiliza-se cal/g oC, pois:

C= 2 - O produto (m . c) chamado capacidade trmica C de um corpo, ou seja:

Desta relao conclui-se que a capacidade trmica medida em J/K no S.I. e em cal/ C no sistema usual. 3 - Das relaes anteriormente definidas, concluiu-se que, tanto a capacidade trmica como o calor especfico sensvel, so grandezas positivas, pois:

Calor Latente
Verifica-se experimentalmente que o valor do calor latente depende apenas da substncia utilizada e obtido pela relao a seguir:

Q = m. L,
onde L um coeficiente de proporcionalidade chamado calor especfico latente de uma substncia.

Esse coeficiente depende da natureza da substncia e da fase em que a mesma se encontra. Observaes 1 - A unidade de L dada no S.I. por J/kg, mas usualmente utiliza-se cal/g, pois:

2 - Desta ltima relao conclui-se que o valor do calor especfico latente pode ser positivo ou negativo, pois:

Durante a mudana de fase de uma substncia pura, submetida uma presso constante, a temperatura no varia. Por esse motivo, o calor latente no depende da temperatura.

You might also like