You are on page 1of 27

1

INTRODUO:

O presente relatrio tem por objetivo descrever as atividades observadas e desenvolvidas durante o perodo de estagio supervisionado do curso Tcnico em Segurana do Trabalho, bem como mostrar a rotina de trabalho de uma empresa de concreto.

DESENVOLVIMENTO:

O estgio supervisionado teve incio na segunda quinzena de Maro de 2004, onde foi realizado o reconhecimento da empresa em todos os setores, funcionrio por funcionrio, o qual foi realizado nas duas semanas iniciais. Aps o reconhecimento, foi realizado uma anlise de riscos de todos os setores e funcionrios, verificando os riscos a que os mesmos estavam expostos em seu ambiente de trabalho e o que poderia ser feito para que o ambiente de trabalho se tornasse menos perigoso. Este trabalho foi realizado em um perodo de trs semanas. Na ltima semana de Abril organizei as fichas de controle de EPIs de todos os funcionrios, realizando trocas e entregando aos mesmos EPIs em perfeitas condies de trabalho. Maio iniciou com a semana do dia do trabalho, onde foi feita a distribuio de cartazes falando sobre: ROTINA DE SADE... ...UM JEITO SAUDVEL DE TRABALHAR. Nestes cartazes, cada figura mostrava momentos de um dia de trabalho saudvel desde o caf da manh em casa e tranqilo at o trmino do expediente com exerccios fsicos e frisando sempre que alimentao apropriada e exerccios ao longo do dia garantem mais disposio para a realizao das tarefas. Esses cartazes foram espalhados nos setores de maior fluxo de empresas (Administrao, Oficina, Usina).

Na segunda quinzena de Maio iniciei o projeto de Incentivo e Divulgao do Uso de EPIs do qual falei da importncia do trabalho seguro com o uso de EPIs, das circunstncias que os mesmos devem ser usados, dos tipos de proteo existentes para todos as partes do corpo e da metodologia de incentivo de seu uso: Memria Visual, atravs de cartazes com figuras para estimular o uso, com respeito e a qualidade do trabalho em todos os setores da empresa, mostrando que atravs da divulgao e do treinamento que a semente da responsabilidade, do respeito s normas e a conscientizao para os riscos presentes nos ambientes de trabalho sero plantadas. Durante duas semanas foi montado este projeto com a ajuda da supervisora de estgio, aps aprovado por ambas , foi entregue ao responsvel na empresa REITEX , o Gerente de RH, no dia 02 de junho de 2004. Observando a Usina, um dos setores da empresa REITEX, onde passo a maior parte do meu estgio, verifiquei que os funcionrios deste setor trabalhavam sem muita conscincia dos riscos a que estavam expostos no seu ambiente de trabalho, passei ento a pensar em uma maneira de passar alguns conhecimentos para os mesmos. Foi ento que comecei a montar na segunda semana de junho um treinamento sobre Proteo Auditiva para todos os colaboradores do setor Usina. Este treinamento de proteo auditiva foi montado com objetivo de mostrar os riscos mais graves a que estavam expostos (explicando para todos o qu rudo?, Os efeitos do rudo?, O qu fazer para se proteger do rudo?, O qu o protetor auricular e como higiniza-los?, sempre conscientizando da importncia do EPI).

Durante duas semanas foi montado um treinamento com a ajuda de colegas e professores e aps aprovao da supervisora de estgio foi entregue nas mos do gerente de RH que tambm aprovou me deixando vontade para marcar a data junto dos responsveis pelo setor Usina. O treinamento foi marcado para o dia 14 de junho e foi um grande sucesso com os colaboradores que a partir da data passaram a usar a proteo auditiva juntamente com todos os outros equipamentos utilizados em seus servios. Por fim, no ltimo ms de estgio realizei a fiscalizao do uso de EPIs pelos funcionrios dentro e fora da empresa, chamando a ateno quando necessrio do uso correto, sempre mostrando a importncia da segurana.

RELAO FUNO X NMERO DE FUNCIONRIOS.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO AUXILIAR CARGA DESGARGA AUXILIAR CAMINHO BOMBA AUXILIAR DEPSITO AUXILIAR ESCRITRIO AUXILIAR PISO INDUSTRIAL AUXILIAR USINA COBRADOR ENGENHEIRO CIVIL GERENTE ADMINISTRATIVO GERENTE FINANCEIRO GERENTE RH LUBRIFICADOR MECNICO MOLDADOR MOTORISTA COLETA ENTREGA MOTORISTA BETONEIRA MOTORISTA CAAMBA MOTORISTA CARRETA MOTORISTA CAMINHO BOMBA OPERADOR CARREGADEIRA OPERADOR DRAGA OPERADOR USINA PENEIRADOR PREPARADOR MASSA FINA SUPERVISOR DE FROTA SUPERVISOR DE PRODUO SUPERVISOR USINA SUPERVISOR VENDAS VENDEDOR

3 1 3 3 1 6 1 1 3 1 2 1 1 1 1 5 12 6 4 2 5 2 1 1 1 2 1 1 1 2

ALALIAO DE RISCOS DE CADA SETOR.

USINA: Local onde efetuado o carregamento dos caminhes para efetuar a entrega do produto nas obras, piso de concreto, rea aberta

sem cobertura, possui uma sala de onde controlada a carga atravs de computadores, no local tambm existe balana para pesar o produto (balana de agregados), dois silos para armazenamento de cimento e de cinza usados junto com areia, brita e gua para a confeco de concreto. Funes: AUXILIAR CAMINHO BOMBA AUXILIR USINA ENGENHEIRO CIVIL MOLDADOR MOTORISTA BETONEIRA MATORISTA CAMINHO BOMBA OPERADOR USINA SUPERVISOR USINA

- Auxiliar de caminho bomba - Motorista caminho bomba O auxiliar do caminho bomba auxilia nas atividades referentes ao caminho bomba assessorando o motorista, que por sua vez, dirige veculos pesados como caminhes e carretas, manipulando os comandos de marcha e direo e conduzindo o veculo no trajeto indicado. Vistoria o caminho, verificando o estado dos pneus, o nvel de combusto, gua e leo do Carter e testa freios e parte eltrica. RISCOS ERGONMICOS - (NR 17) POSTURA INADEQUADA. A postura inadequada d-se em funo das atividades serem realizadas por muito tempo na posio sentado e curvado, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos,

adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada, adotando posio contrria de trabalho. RISCOS FSICOS (NR 15) RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE. Os nveis de rudo encontrados apresentam-se dentro do limite de tolerncia estabelecido por norma. EPIs: Capacete, Protetor Auricular, Luvas Raspa de couro e Botinas.

- Auxiliar de Usina - Operador de Usina - Supervisor de Usina Auxiliar de usina auxilia o operador de usina que tem por funo operar o maquinrio que efetua a mistura para a confeco do concreto, tambm efetua o carregamento dos caminhes betoneiras com o auxilio do motorista. O Supervisor de usina organiza e supervisiona os servios de produo em uma central de concreto, controlando e distribuindo os trabalhos a serem executados, elaborando plano de atividades para atenderem aos pedidos. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA. A postura inadequada d-se em funo das atividades serem realizadas por muito tempo na posio sentado ou em p, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada, adotando posio contraria de trabalho.

RISCOS FSICOS (NR 15) RUDO CONTINUO OU INTERMITENTE. Os nveis de rudos encontrados apresentam-se acima do limite de tolerncia estabelecido por norma. O rudo proveniente do vibrador da usina e do caminho betoneira. EPIs: Protetor auricular, luvas e capacete. - Engenheiro Civil - Moldador O engenheiro civil o encarregado da parte tcnica, faz o controle da qualidade do concreto e visita as obras. O moldador molda os corpos de provas em uma central de concreto, utilizando frmas deslizantes de ao para possibilitar uma verificao em laboratrio. RISCO ERGONMICO (NR - 17) POSTURA INADEQUADA. A postura inadequada d-se em funo das atividades serem realizadas por muito tempo na posio em p ou sentado, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. EPIs No se faz necessrio. - Motoristas de betoneiras

10

Conduzem um caminho betoneira providos de um dispositivos de carga e descarga e limpeza por jato dgua, acionando seus comandos de marcha e de direo afim de transportar concreto fresco de uma central de concreto para obras diversas. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURAS INADEQUADAS A postura inadequada d-se em funo das atividades serem realizadas por muito tempo na posio sentada e curvada, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. RISCOS FSICOS (NR 15) RUDO CONTINUO OU INTERMITENTE. Os nveis de rudos encontrados apresentam-se acima do limite de tolerncia estabelecido por norma. EPIs Capacete, Protetor auricular, luvas de raspa de couro e botinas.

DEPOSITO DE CIMENTO / MASSA FINA / ARGAMASSA / AREIA EM SACO / MALHA DE FERRO: Local onde ficam armazenados sacos de cimento, massa fina, argamassa, areia e as malhas de ferro para serem carregadas nos caminhes e leva das as obras Funes:

11

AUXILIAR CARGA/DESCARGA AUXILIAR DEPSITO AUXILIAR PISO INDUSTRIAL MOTORISTA COLETA/ENTRGA MOTORISTA CAAMBA MOTORISTA CARRETA

- Auxiliar de depsito O auxiliar de deposito auxilia na realizao de tarefas de manuteno de maquinas e veculos automotivos, veculos estes destinados realizao de tarefas dentro da empresa RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades a serem realizadas por muito tempo na posio em p e pelo carregamento de cargas, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. RISCOS FSICOS (NR 15) RUDO CONTINUO OU INTERMITENTE. Os nveis de rudos encontrados apresentam-se acima do limite de tolerncia estabelecido por norma. O Rudo da empilhadeira quando esta em funcionamento. EPIs Protetor auricular, botinas e luvas raspa de couro. - Auxiliar de piso industrial:

12

Executa tarefas auxiliares na parte de pisos industriais, tais como escavar valas, transportar e/ou misturar materiais, arrumar e limpar obras, montar e desmontar armaes valendo-se do espao fsico e observando ordens. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades a serem realizadas por muito tempo na posio em p e curvado, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. RISCOS FSICOS (NR 15) RUDO CONTINUO OU INTERMITENTE. Os nveis de rudos encontrados apresentam-se acima do limite de tolerncia estabelecido por norma. Vibraes devido a utilizao de equipamento de forca motriz que na execuo de suas funes so agentes geradores de vibrao. EPIs Botinas, capacete e luvas de raspa de couro.

-Auxiliar carga /descarga -Motorista coleta / entrega -Motorista caamba -Motorista carreta Auxiliar carga e descarga, auxilia na ao de carga, descarga e arrumao das mercadorias conduzidas por caminhes e outros veculos terrestres.

13

Os motoristas dirigem veculos automotores, em geral acionando os comandos de marcha e direo. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades a serem realizadas por muito tempo na posio em p e sentado, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. RISCOS FSICOS (NR 15) RUDO CONTINUO OU INTERMITENTE. Os nveis de rudos encontrados apresentam-se dentro do limite de tolerncia estabelecido por norma. EPIs Capacete e botinas.

PRODUO DE MASSA FINA Pavilho todo em alvenaria coberto por estrutura metlicas, com iluminao natural e eltrica, possui mquina de mistura dos produtos, exaustor e piso de concreto. Funo.

14

PREPERADOR MASSA FINA

-Preparador de massa fina Executa a preparao da massa fina que vais ser acrescentada ao concreto na execuo da obra. RISCO FSICO (NR 15) RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE Os nveis encontrados apresentam-se acima do limite de tolerncia estabelecido por norma. RISCO QUMICO (NR 15) POEIRAS Na fabricao da massa fina produzida poeira que pode der inalada pelo trabalhador podendo causar doenas das vias respiratrias.

EPIs: Protetor auricular, mscara contra poeiras, capacete, luvas de PVC ou de borracha, culos e botinas.

DEPSITO ARGAMASSA / CAMINHES Local onde efetuado a argamassa feita na usina e onde so guardados os caminhes. Pavilho todo em alvenaria, coberto por estruturas metlicas, piso de concreto. Funes:

15

OPERADOR DE CARREGADEIRA OPERADOR DRAGA SUPERVISOR FROTA - Operador de carregadeira - Operador draga O operador de carregadeira efetua a operao da mquina de carregar materiais na balana de concreto, bem como nos caminhes. O operador de draga opera os equipamentos de uma draga como caambas basculantes ou tubos de suco, regulando e operando motores e comandos, para extrair areia, cascalho e limo de solos, especialmente dos subaquticos. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades a serem realizadas por muito tempo na posio incorreta, sentado e curvado, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. RISCO FSICO (NR 15) RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE Os nveis encontrados apresentam-se acima do limite de tolerncia estabelecido por norma. EPIs: Protetor auricular, capacete, botinas, luvas. - Supervisor de frota. O supervisor de frota efetua o controle e manuteno da frota de veculos, efetua a compra de peas e socorro de equipamentos avariados fora da rea da empresa. Tambm efetua o controle de funcionrios bem como de suas tarefas.

16

RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades a serem realizadas por muito tempo na posio em p, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. EPIs: Capacete, luvas.

OFICINA Local onde efetuado o reparo nas mquinas e caminhes da empresa. Pavilho de alvenaria, coberto por estruturas metlicas, possui bancada para perfuratriz (furadeira fixa), Aparelho de solda eltrica, e solda oxignio, esmerilhadeira, lixadeira, rea em torno de 250 m quadrados de fcil acesso, possui iluminao artificial suficiente e tambm eltrica em toda sua rea. Funes: LUBRIFICADOR MECNICO

17

- Lubrificador Lubrifica veculos automotores, completando, injetando ou trocando leos ou gtaxas lubrificantes, utilizando engraxadeiras, altomolias e outros equipamentos para evitar desgastes anormais e prolongar o funcionamento destes veculos. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades a serem realizadas por muito tempo na posio curvado, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. RISCOS QUMICOS (NR 15) ANEXO 13 - LEOS, GRAXAS, (HIDROCARBONETOS E OUTROS COMPOSTOS DE CARBONO). Nas atividades de troca de leo, h o contato dos produtos utilizados com a pele e as vias respiratrias. necessrio o uso de EPIs, evitando o contato destes produtos com a pele e possvel penetrao por via sangunea, que podem causar alm das reaes irritantes e alrgicas, leses cancergenas na pele humana. Deve-se ter ainda o cuidado para que o local de trabalho esteja sempre bem ventilado. EPIs: Luva de ltex, cremes dermatolgicos e botinas. - Mecnico Realiza a manuteno, montagem e instalaes de mquinas e equipamentos automotores, baseando-se em desenhos, normas e especificaes tcnicas. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA

18

A postura inadequada d-se em funo das atividades a serem realizadas por muito tempo na posio curvado, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. RISCO FSICO (NR 15) RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE Os nveis encontrados apresentam-se acima do limite de tolerncia estabelecido por norma, o que poder acarretar stress psquico, dores de cabea e ao longo da vida laboral a PAIR (perda auditiva induzida pelo rudo). RADIAES NO IONIZANTES (NR 15) ANEXO 7. Este risco d-se devido s atividades de solda. A exposio prolongada a essas radiaes sem a devida proteo pode ocasionar queimadura de retina, cncer de pele, esterilidade. Recomenda-se manter o uso de mscaras de solda, luvas, avental e perneira de raspa de couro. Recomenda-se tambm que sejam colocados biombos quando forem realizadas em locais que exponham outros colaboradores. EPIs: Protetor auricular, mscara de solda, luvas, avental e perneira de raspa de couro, mscara para fumos de solda e botinas.

PENEIRA. Local onde retirado as impurezas da areia para transform-la em areia peneirada. Funo: PENEIRADOR

19

- PENEIRADOR Trabalha no comando da peneirao e preparao da areia para a execuo do concreto. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades a serem realizadas por muito tempo na posio em p, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. RISCO FSICO (NR 15) RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE Os nveis encontrados apresentam-se dentro do limite de tolerncia estabelecido por norma. EPIs: Protetor auricular, luvas, botinas. ADMINISTRAO / VENDAS Composto da rea administrativa, gerncia, setor de vendas. Possui 2 banheiros, 1 cozinha, 1 bebedouro, parte superior composta de salas que esto sendo usadas. Piso coberto de cermica, as janelas so de estrutura de alumnio envidraadas, paredes pintadas com tinta lavvel. Funes: AUXILIAR ADMINISTRATIVO AUXILIAR ESCRITRIO COBRADOR GERENTE ADMINISTRATIVO GERENTE FINANCEIRO GERENTE RH SUPERVISOR VENDAS

20

VENDEDOR SUPERVISOR DE PRODUO

- Auxiliar Administrativo - Auxiliar Escritrio Executam os servios gerais de escritrio, tais como a separao e classificao de documentos e correspondncia, transcrio de dados, lanamentos, prestao de informao, participao na organizao de arquivos e fichrios e digitao de cartas, minutas e outros textos, seguindo processos e rotinas estabelecidas pela empresa. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades serem realizadas por muito tempo na posio sentado, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares, alm do surgimento da DORT (doenas osteomusculares relacionadas ao trabalho) nos trabalhos de movimentos repetitivos. Recomenda-se que os funcionrios permaneam na postura correta nos trabalhos sentado e de computador, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. EPIs: No se faz necessrio. - Gerente administrativo - Gerente financeiro - Gerente RH Gerente administrativo exerce a gerncia dos servios administrativos de uma empresa industrial, comercial, agrcola ou financeira, como os relacionados informao, comunicao, planejamento, organizando e controlando programas e sua execuo e avaliando resultados. Gerente financeiro executa tarefas relativas a anotaes, tredao, datilografia e

21

organizao de documentos e outros servios de escritrio. Gerente de RH executa atividades na rea de RH, como relacionado contratao, formao profissional, salrio e outros. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades serem realizadas por muito tempo na posio sentado, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares, alm do surgimento da DORT (doenas osteomusculares relacionadas ao trabalho) nos trabalhos de movimentos repetitivos. Recomenda-se que os funcionrios permaneam na postura correta nos trabalhos sentado e de computador, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. EPIs: No se faz necessrio - Supervisor de Vendas -Vendedor O supervisor de vendas supervisiona as atividades de uma empresa, orientando e controlando a execuo das mesmas, para assegurar a realizao dessas atividades de acordo com a poltica estabelecida. O vendedor tem como funo principal a execuo das vendas e apresentao dos produtos da empresa. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades a serem realizadas por muito tempo na posio em p, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. EPIs: No se faz necessrio.

22

- Supervisor de produo Exerce a gerncia das operaes referentes a produo de empresa ou estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, como as relacionadas utilizao eficaz do equipamento, material e pessoal, planejamento, organizao e controlando os programas e sua execuo de acordo com a poltica fixada. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades a serem realizadas por muito tempo na posio sentado, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. EPIs: No se faz necessrio.

- Cobrador Efetua cobrana de valores devido empresa ou instituio, visitando clientes para recolher o pagamento relativo a produtos e servios adquiridos ou contribuies. RISCOS ERGONMICOS (NR 17) POSTURA INADEQUADA A postura inadequada d-se em funo das atividades a serem realizadas por muito tempo na posio sentado e em p, o que pode acarretar problemas de coluna e dores lombares. Recomenda-se que os colaboradores permaneam na postura correta nestes trabalhos, adotando pequenos intervalos de tempo durante a jornada. EPIs: No se faz necessrio.

23

DIFICULDADES ENCONTRADAS

Durante o inicio de observao do estgio dentro da empresa REITEX, encontrei algumas dificuldades com raros colaboradores que no aceitavam sugestes de melhoras em seu servio, mas que ao longo do perodo passaram a aceitar e entender os motivos de eu estar ali junto a eles. Acredito que a resistncia que esses funcionrios tinham era devido a falta de informao, e no momento que eles passaram a ter mais conhecimentos dos riscos existentes nos ambientes de trabalho essa resistncia acabou. No tive nenhuma dificuldade de relacionamento, todos sempre estiveram dispostos a ajudar e colaborar durante o perodo de meu estgio.

24

CONCLUSO:

Conclumos que a empresa REITEX por no ter uma pessoa responsvel apenas pela rea da segurana do trabalho, ainda tem muitas falhas nesta rea, porm uma empresa disposta a aprender sempre o que importante no que se refere a segurana e com isto tende a melhorar cada vez mais por ser uma empresa ciente de seus problemas e disposta a melhorar.

25

BIBLIOGRAFIA:

PPRA da empresa REITEX; Revista Proteo; Segurana e Medicina do Trabalho, 52 edio.

26

A N E X

27

O S

You might also like