You are on page 1of 25

Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana: Contribuies para o trabalho em Geografia

Joo Stresser Cardoso RESUMO Desde a promulgao da Lei N 10.639 os professores tem a incumbncia de tratar em suas aulas a temtica africana e afrodescendente. Este trabalho procurou criar um conjunto de materiais didticos que podem servir para os professores de geografia subsidiar as suas aulas dentro da temtica africana e afrodescendente, onde se nota a ausncia destes. Para tanto se procurou por meio de uma ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Educao do Estado do Paran, conhecido como OAC (Objeto de Aprendizagem Colaborativo) organizar essa coletnea, tanto na organizao de todos os materiais necessrios, quanto na anlise e experimentao deste OAC. Utilizou-se um curso on line chamado de GTR Grupo de Trabalho em Rede o qual foi muito importante para avaliar a necessidade desta temtica, bem como a organizao de materiais. Palavras chaves: Educao. Responsabilidade social. Relaes intertnicas. ABSTRACT Since the promulgation of the Law number 10,639 professors have had the incumbency to deal in their lessons the thematic African and Afrodescendente. This way developed this work, which looked for creating a set of didactic materials that served for the geography professors to subsidize in their lessons of the thematic African and afrodescendente, where it has been noticed the absence of these, threfore it looked for through a tool available by Secretariat of Education of State of Parana known as OAC - Object of Collaboration Learning - to organize this collection , as much in the organization as in the analysis and experimentation of this OAC, a course was used on line called - GTR - Work group in Net - that it was very important to evaluate the necessity of this thematic and the organization of materials. Keys words: Education. Social Responsability. Interetnics relacions.

INTRODUO Durante muito tempo a cultura Africana e Afro-Brasileira ficou um tanto oculta dos nossos contedos disciplinares, colocando de forma secundria as contribuies dadas por esses grupos tnicos para a formao cultural do nosso pas. Como forma de reparar esse grave erro histrico, a lei federal nmero 10.639, previu a obrigatoriedade dessa temtica em todas as disciplinas. Logo em seguida no ano de 2008, uma nova lei federal de nmero 11.645/08 resolveu incorporar a temtica indgena mesma condio legal que a africana e afrodescendente. A partir deste momento os professores de Geografia vem-se em um problema de como e de onde encontrar materiais para subsidiar suas as aulas. Vendo essa situao o presente trabalho prope-se a contribuir com a rea da Geografia para tentar organizar materiais que possam auxiliar os professores neste tema. Por que agora sabemos o quanto a geografia pode contribuir nesse campo, um interessante trabalho est sendo realizado pelo professor Rafael Sanzio Arajo dos Anjos (2006, p. 53), que aponta a nossa disciplina como de fundamental importncia no entendimento destas questes:
A geografia a cincia do territrio e este componente fundamental, a terra, ou o terreiro num sentido mais amplo, continua sendo o melhor instrumento de observao do que aconteceu, porque apresenta as marcas da historicidade espacial; do que est acontecendo, isto , tem registrado os agentes que atuam na configurao geogrfica atual e o que pode acontecer, ou seja, possvel capturar as linhas de foras da dinmica territorial e apontar as possibilidades da estrutura do espao no futuro prximo. No podemos perder de vista que a geografia que tem o compromisso de tornar o mundo e suas dinmicas compreensveis para a sociedade, de dar explicaes para as transformaes territoriais e apontar solues para uma melhor organizao do espao. A geografia , portanto, uma disciplina fundamental na formao da cidadania do povo brasileiro, que apresenta uma heterogeneidade singular na sua composio tnica, socioeconmica e na distribuio espacial. O territrio na sua essncia um ato fsico, poltico, social, categorizvel, possvel de dimensionamento, onde geralmente o Estado est presente e esto gravadas as referencias culturais e simblicas da populao. Dessa forma o territrio tnico seria o espao construdo, materializado a partir das referncias de identidade e pertencimento territorial e, geralmente, a sua populao tem um trao de origem comum. As demandas histricas e os conflitos com o sistema dominante tm imprimido a esse tipo de estrutura espacial exigncias de organizao e a instituio de uma auto-afirmao poltica, social, econmica e territorial.

So vrias as questes estruturais relacionadas cultura africana que continuam merecendo investigao, conhecimento e interveno. Um dos pontos bsicos est relacionado desmistificao do continente africano, sobretudo nos seus aspectos geogrficos e suas relaes com a formao do territrio brasileiro, que assume uma posio de destaque na conjuntura atual, quando demandas significativas da sociedade, principalmente educacionais e empresariais, solicitam esse conhecimento. Nessa direo, configura-se uma necessidade de recuperao e construo de um perfil do continente africano de forma mais adequada. Um primeiro ponto de partida o estabelecimento e reconhecimento d outras perspectivas para a compreenso do trfico, da escravido, da dispora e da tecnologia africana como elementos formadores e estruturadores da configurao do mundo contemporneo. (2006, p. 53-54)

Em sala de aula a questo da cultura Africana e Afro-Brasileira no muito discutida, pois existe uma resistncia a esse tema por parte dos professores, poderamos dizer que h um pr-conceito com o assunto, ou seja, mexer com este assunto difcil para alguns professores que inculcaram idias de inferioridade racial em relao aos negros. No raro, no meio discente, ouvirmos colocaes que transmitem aspectos racistas. Debates acalorados ainda so comuns quando se discute, por exemplo, o sistema de cotas nas universidades para afrodescendentes. Discute-se ainda a idia de que o problema a falta de disposio dos negros para o estudo. Imaginem estas colocaes em uma sala de aula, onde fcil falar sobre as contribuies dos imigrantes europeus ou asiticos, e de fazer rvores genealgicas dos seus descendentes. Neste caso surge a pergunta: e os africanos? Durante todo esse tempo as citaes sempre foram negativistas, repousando nos textos sobre a escravido. Sendo assim, e como contraponto pretendemos trabalhar de forma a incluir este assunto, importante ultrapassar os aspectos negativos da escravido e os quais devem ser e retirados do oculto e discutidos no sentido de mostrar suas contribuies polticas para a cultura brasileira. Existe em nosso pas um mito de igualdade racial. Diz-se que um lugar no mundo onde no encontramos conflitos como encontramos nos EUA ou na frica do Sul. Pensamos que aqui seria um lugar onde os negros teriam total liberdade, no entanto isto naufraga quando nos deparamos com as estatsticas que relatam proporcionalmente a distribuio da renda e participao em cursos superiores, comparando brancos e negros, onde vemos uma participao muito menor dos negros.

Neste ponto gostaria de salientar a importncia do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional - que oportunizou aos professores da rede pblica estadual do Paran a liberao das suas aulas para retornar ao ambiente universitrio com o intuito de aprofundar os seus conhecimentos na sua rea especfica. Esta proposta inovadora, pois em seu documentosntese explicita como pressupostos do PDE:
a. Reconhecimento dos professores como produtores de conhecimento sobre o processo ensino-aprendizagem; b. organizao de um programa de formao continuada atento as reais necessidades de enfrentamento de problemas ainda presentes na educao bsica; c. superao do modelo de formao continuada concebido de forma homognea e descontnua; d. organizao de um programa de formao continuada integrado com as instituies de ensino superior; e. criao de condies efetivas, no interior da escola, para o debate e promoo de espaos para a construo coletiva do saber. (SEED, 2006, p. 12 e 13)

Foram abertas 1200 vagas para os professores da rede estadual de ensino desenvolverem projetos que dessem respostas s questes do dia-a-dia do trabalho nas escolas. Um destes foi com certeza a insero de temas relacionados histria e cultura Afro-Brasileira e Africana. A partir da necessidade de se discutir temas que incluam a temtica afrodescendente e africana no mbito escolar promulgou-se a lei federal nmero 10.639, atualmente alterada pela Lei federal n 11.645/08. Como est descrito na Lei, trata-se de uma tarefa de todo o currculo escolar. No que concerne Geografia, o caderno temtico - Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana redigido pela SEED instrui que:
Sendo a Geografia a cincia cujo objeto o espao geogrfico e suas inter-relaes, caber ao professor desta disciplina tratar dos seguintes contextos: A populao brasileira: miscigenao de povos. A distribuio espacial da populao afrodescendente no Brasil; A contribuio do negro na construo da nao brasileira; O movimento do povo africano no tempo e no espao; Questes relativas ao trabalho e a renda; A colonizao da frica pelos europeus; A origem dos grupos tnicos que foram trazidos para o Brasil (a rota da escravido); A poltica de imigrao e a teoria do embranquecimento no mundo; Localizao no mapa e pesquisar sobre a atualidade de alguns pases (como vivem, populao, idioma, economia, cultura, histria, msica, religio); Estudo da organizao espacial das aldeias africanas (questes urbansticas); Estudo de como o continente africano se configurou espacialmente: as (re)divises territoriais; Anlise de dados do IBGE sobre a composio da populao brasileira por cor, renda e escolaridade no pas e no municpio em uma perspectiva geogrfica; Discusses a respeito de prticas de segregao racial, como as acontecidas, por exemplo, na frica do Sul, e nos Estados Unidos da Amrica. (SEED, 2005, p. 38).

Para desenvolver este projeto livros e cadernos temticos foram consultados. importante ressaltar que esses cadernos so publicaes da SEED, e, procuram desenvolver determinados temas, por isso temticos, onde vrios autores e instituies contribuem com suas observaes procurando deixar claro estes mesmos temas, pois a partir da lei federal 10.639, muitos livros e cadernos temticos comearam a ser construdos. Mesmo assim os professores de Geografia passam por dificuldades para pesquisarem os temas e ento inserir em seus planejamentos de aulas. Tivemos como objetivo geral elaborar um conjunto de materiais pedaggicos no formato de OAC Objeto de Aprendizagem Colaborativo onde textos e mapas, sites e outros estaro presentes para que possam auxiliar na construo de atividades dentro das aulas de geografia que procurem contemplar a temtica da histria e cultura afro-brasileira e africana. Como objetivos mais especficos temos: Reconhecer a importncia do legado histrico-cultural africano para a

humanidade em geral e para o Brasil particularmente; Analisar aspectos demogrficos da afrodescendncia no Brasil; Discutir o preconceito nem sempre claro nas relaes sociais,

principalmente de trabalho; Discutir a hecatombe da escravido e as conseqncias funestas da

partilha da frica e das fronteiras artificiais; Analisar em escalas local, regional e nacional, dados estatsticos

relacionados ao tema histria e cultura afro-brasileira e africana.

RESULTADOS E DISCUSSES Partindo de alguns dados estatsticos vemos que no to difcil desmontar o mito de democracia racial que se criou em nosso pas. No seu livro de 6 srie o professor Elian Alabi Lucci, que possui larga experincia na construo de livros didticos, nos alerta:
Muita coisa no mudou nesses mais de 100 anos aps a abolio. Os 300 anos em que a escravido foi oficialmente praticada deixaram uma herana difcil de ser destruda.

Efetivamente a populao negra continua sendo a mais pobre: cerca de 70% dos negros, segundo o IBGE, recebem at trs salrios mnimos, enquanto cerca de 50% dos brancos esto nessa situao. Conforme dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada), no inicio do sculo XXI a porcentagem de crianas brancas pobres na faixa de 0 a 6 anos era de 38%, enquanto a de negras atingia 66%.(LUCCI, 2005, p. 90).

Nos livros de 5 srie da mesma coleo mesmo autor complementa que conforme Figura 1, de cada 100 pessoas brancas que realizam atividades remuneradas (trabalham e recebem um salrio), cerca de 9 no tinham trabalho em salvador; de cada 100 pessoas negras e pardas, nessa mesma cidade, cerca de 18 no tinham emprego. No caso de So Paulo, de cada 100 brancos, cerca de 13 no tinham trabalho, e de 100 negros e pardos, cerca de 18 no tinham emprego.

A Figura 1 e Tabela 1 mostram a situao de desocupao (desemprego) e o nvel salarial dos negros ou pardos (homens e mulheres) em comparao com a situao dos brancos ou no-negros nas cidades de Salvador e So Paulo. Na Figura 1, percebemos que o nmero de desocupados maior entre as pessoas negras ou pardas do que entre os brancos. Na Tabela 1, vemos que o nvel salarial dos no-negros superior ao dos negros, assim como o das mulheres inferior ao dos homens.

Figura 1 - Taxa de desocupao (%) dos trabalhadores, segundo a cor da pele em maro de 2004
18,4 So Paulo 13,1 So Paulo Salvador 9,3 Salvador 0 brancos

18,3 10 15 20

negros/pardos

Fonte: IBGE. Pesquisa mensal de emprego, maro de 2004.

Os dados apresentados retratam as desigualdades e a discriminao presentes em nossa sociedade. Passados mais de 100 anos da abolio da escravatura, os negros ainda enfrentam discriminao no pas.

Tabela 1 - Rendimento mdio mensal (R$) conforme o sexo e a cor da pele em janeiro de 2003 Salvador (BA) So Paulo (SP) Homem no-negro Mulher no-negra Homem negro Mulher negra 1405 933 668 435 1379 896 756 494

Fonte: Dieese. Boletim especial, novembro de 2003, p.31

Como podemos perceber nos dados apresentados muito tem para ser feito. Para que esta mudana acontea o nosso pas deve passar por uma profunda transformao na estrutura socioeconmica, e, juntamente com os professores, tem um papel fundamental nesse processo. No entanto para que isto acontea precisamos primeiro acreditar que essa mudana possvel, ento procurar os meios para isso. Ser que as nossas formaes nas universidades nos encaminham para termos uma postura mais corajosa frente aos desafios contemporneos, como a temtica afro, nos legando um arcabouo terico, que nos intrumentalize para que com mais segurana possamos realizar o nosso trabalho. Na escola encontramos materiais para realizar esse trabalho? Em um interessante trabalho realizado pelo professor Anderson Ribeiro Oliva intitulado: A Histria africana nas escolas: entre abordagens e perspectivas, ele nos traz muitas informaes sobre essa temtica, e como ela tratada nos cursos de formao de professores nas universidades, nos cursos de graduao e ps-graduao. Mesmo o curso de Histria dos quais ele apresentou dados disponibilizados pelo Intitulo Nacional de Estudos e Pesquisas Ansio Teixeira (Inep), onde participaram do Exame Nacional de Cursos em 2003 dos 211 cursos de histria, 68% no possuam a disciplina de Histria da frica (2003). Ainda, o mesmo autor aponta que os cursos de histria que possuem a disciplina a mesma ofertada como optativa, o qual tambm foi constatado por mim na UFPR. Em suma, a frica no recebe ateno no Ensino Superior. Em outro tpico o mesmo autor questiona a frica nos livros didticos da disciplina de Histria, conforme citao:

No que diz respeito ao trabalho cotidiano dos professores, uma das maiores preocupaes est associada reviso dos livros didticos de histria. Partindo do princpio de que o material concebido para auxiliar a atividade docente e servir como fonte de leitura para os alunos, reformular suas abordagens acerca da frica medida de carter urgente. Das quarenta colees de histria utilizadas no ensino fundamental, de 5 a 8 srie, entre 1995 e 2005, apenas onze possuam entre seus volumes captulos especficos que tratavam a histria africana. Para voc entender melhor, a anlise do contedo dos manuais escolares levou em considerao a histria da frica anterior ao processo de ocupao europia, que se estendeu dos meados do sculo XIX aos anos de 1970. Ele abrange, portanto, o longo perodo que se estende desde o processo de humanizao, passando pelo aparecimento das primeiras civilizaes e atingindo os ltimos seis milnios de histria. necessrio lembrar que se compararmos a atual configurao dos manuais com o quadro encontrado h dez anos houve uma mudana importante. At 1996, a frica aparecia apenas como um apndice da histria europia ou do Brasil. A incluso de captulos que versam sobre a histria africana, mesmo com limitao, pode ser entendida com um avano chave. (Brasil, 2006, p.90 - 91).

Algumas dessas limitaes que o professor Oliva nos traz so: pouco espao dedicado histria africana, variando entre seis ou sete pginas, enquanto outros temas possuem sempre mais que quinze. Outra limitao a escolha por abordagens nos grandes reinos e imprios africanos, que uma forma eurocntrica de tratar a histria. Os pequenos grupos no merecem ser estudados? Professor Oliva (2006) nos indica que podemos trabalhar de forma variada e estimulante, tratando de questes como gnero, migraes, elaborao de padres de organizao poltica, econmica e social, valores estticos, filosficos e culturais, conforme ser mostrado mais adiante, essa foi a proposta deste trabalho no GTR Grupo de Trabalho em Rede. No que e diz respeito ao tratamento da escravido tradicional africana, a maioria dos livros a trata como uma inveno de rabes ou europeus nas suas aventuras na frica, desconsiderando as pesquisas realizadas nesse campo, que revelam as complexas dinmicas internas e externas que envolveram a escravido na frica. Se esta questo fosse posta poderia levar os educandos a imaginar o trfico de escravos como influncia exclusiva dos comerciantes

rabes, europeus e americanos, ignorando a participao de africanos no processo. Outra constatao feita pelo professor Oliva (2006), que muitas vezes podemos observar o uso inadequado do termo tribo para se referir s organizaes no estatais da frica. Isto claramente mostra uma europeizao da nossa formao conceitual, pois este tipo de uso para o termo foi forjado no sculo XIX, no perodo da colonizao africana pelos europeus, para classificla como primitiva, selvagem enfim tribal, o que com certeza no cabe mais em nossos tempos, sendo necessrio essa desconstruo de conceitos na sala de aula, mudando para algo que seja menos marcado deste tipo de racismo, nesse caso em especfico trocando de tribo para uma sociedade sem Estado como ns conhecemos. importante salientar que essa anlise foi feita em livros de histria. Portanto devemos pensar que para a nossa disciplina geografia a realidade deve ser muito mais dura, a qual foi constatada pela nossa prpria experincia e dos colegas que auxiliaram neste trabalho. Isso ficou bem claro quando realizamos o GTR Grupo de Trabalho em Rede, que foi parte do Projeto PDE. Esse Grupo foi muito mais que apenas um curso on line, foi um extenso frum de debates que organizamos entre o segundo semestre de 2007 e o primeiro de 2008, onde formamos um grupo de mais de 20 professores de geografia em todo o estado do Paran. O trabalho foi dividido em seis mdulos, sendo a temtica africana e afro-brasileira no mbito da nossa disciplina foi a principal preocupao. A partir deste ponto passo a analisar algumas participaes de colegas de geografia no GTR. Como sempre demonstrei tinha uma grande preocupao em relao a materiais que pudessem dar subsdios s aulas de geografia e que procurassem tratar da temtica africana e afrodescendente. Pelo que vi no estava sozinho nesta busca, pois ao mostrar o meu plano de trabalho que versava sobre essa situao obtive algumas colocaes bem prximas s minhas, como demonstram os relatos abaixo:
Acho muito interessante trabalharmos o assunto Cultura Afro-brasileira. No entanto necessito de material concreto para trabalhar com meus alunos, pois acho tudo muito vago. Gostaria de encontrar mapas detalhados sobre o assunto. Tenho procurado muito, mas nada me agradou. Na escola que trabalho, estamos desenvolvendo uma

exposio sobre o assunto, precisamos de material interessante para envolver os alunos e no ficar apenas em discursos. Este assunto procura oferecer uma resposta, entre outras, na rea de educao, a demanda da populao afrodescendente no sentido de polticas de aes afirmativas, isto , de poltica de reparaes, e de reconhecimento e valorizao de sua histria, cultura e identidade. Para isso temos que ter professores qualificados para o ensino de diferentes reas de conhecimento, com formao para lidar com as tensas relaes produzidas pelo racismo e discriminaes, sensveis e capazes de conduzir a reeducao das relaes entre diferentes grupos tnico-raciais. Este assunto sobre cultura afro-brasileira sempre me chamou a ateno, e principalmente em sala de aula a discriminao s vezes bem visvel quando um grupo de alunos colocam apelido em um ou outro aluno negro, ridicularizando-o frente a sala de aula. um ato que causa grande constrangimento e como professora sempre tento acalmar e explicar o que correto, mais nem sempre possvel. Neste caso a diferena no est na cor e sim no carter das pessoas. Discriminao crime. Somos todos iguais. Muito se fala do resgate e valorizao da cultura dos povos que formaram a nao brasileira, porm no cotidiano percebe-se que o preconceito ainda est enraizado e escondido em piadas, apelidos, personagens de televiso, msicas, etc.

As diversidades regionais do Brasil so marcadas pelas desigualdades histricas e geogrficas, reforando a valorizao desigual entre as culturas, que muitas vezes sobreviveram de forma clandestina e precria.

O papel arcaico de reprodutor de mecanismos de dominao e excluso, atribudo escola, perde o sentido quando se objetiva a formao de um cidado crtico e atuante sobre sua realidade. Cabe lembrar, que a situao dos afrodescendentes, marcada a ferro pela histria, conseqncia do perodo de escravizao pelos quais esses povos passaram. Muitos acham que compens-los com sistemas de cotas nas universidades j paga parte da dvida que temos com o afro-descendente. Debates feitos com meus alunos de Ensino Mdio dizem que no, que essa mais uma maneira de discriminar e marcar, pelas caractersticas fsicas capazes e incapazes. Ser que o sistema de cotas pode realmente contribuir para mudar a realidade socioeconmica dos afrodescendentes? Como fica o aspecto psicolgico do acadmico ao ser visto dentro da universidade como um favorecido e no como uma pessoa realmente capaz de estar l?.

Todos sabemos que o Brasil resultou de um encontro de raas. Somos um pas mestio, ou pluritnico. Deste encontro, somos quase todos, de uma maneira ou de outra, afrodescendentes ou afro-brasileiros. Apesar disso, a autoconscincia do pas em relao a seu passado est por fazer. Isso diz respeito a ns educadores formadores de cidados. Quanto angstia que a professora sente em discutir com os alunos sobre esse tema, tambm sinto dificuldades, pois existem aqueles alunos que se escondem e outros que conversam , abrindo discusso, por esse motivo quanto maior esclarecimento sobre o assunto vai ser melhor para ns.

Quantas dvidas e quantas angstias neste campo. Pelo que vimos nos relatos existe espalhada pelas diversas regies do nosso pas professores que se encontram em situaes que os incomodam, que, antes de se esconder do problema querem enfrent-lo, mas s vezes faltam materiais que lhes d suporte, vontade existe, e at procuramos alguns meios. E o curso do GTR, que intitulei Geofrica, talvez possa ajudar neste caminho como declarado a seguir pelos colegas:
A cultura afro est presente em nossa sociedade de forma marcante. A escola precisa assumir de forma mais ativa a discusso a respeito de questes que muitas vezes so reconhecidas como polmicas. Devemos retratar a nossa histria de forma mais verdica, deixando claro o papel da populao negra nesse pas, ou seja, sua histria e sua participao na formao de nossa sociedade. No basta discutir um captulo de livro didtico sobre a escravido do negro no Brasil. preciso dar maior nfase ao tema. De acordo com a estrutura desse curso, a qual achei que pode ser bastante til para inserir essa discusso no contedo escolar. inegvel que o processo de formao do povo brasileiro, se fez pelo encontro de seus contingentes ndios, negros e brancos, e que hoje, a convivncia aparentemente particularidades. amistosa entre os diferentes grupos demarca as suas

Os grupos no recebem o mesmo tratamento em nossa sociedade, enfrentando


barreiras, conflitos que avassalam o carter do respeito, cumprindo metas econmicas socialmente cruis, buscando a superao para redefinio da prpria identidade.

possvel que nossa contribuio para a busca do reconhecimento, valorizao e contribuio da cultura afro-brasileira em nossas escolas, tambm passe por processos conflitantes na busca / utilizao de materiais para dar plena eficcia ao

assunto, quanto na forma positiva de disponibilidade para o trabalho. Apoiar e promover projetos temticos culturais afro-brasileiros, visando o aumento da produo cultural, bem como a sua difuso inclusiva no Brasil sem dvidas uma forma de estarmos participando e atuando para a descoberta do nosso pas.

E quanto a necessidade de voltarmos frica, buscarmos avivar a mente de nossos educandos para refletir sobre o continente bero de nossa civilizao:
A frica, lugar de origem da espcie humana sob a forma do Homo Sapiens, tambm, no entanto, matriz e raiz de culturas que se disseminam na Amrica no rastro da escravido desde o sculo XVI. No Brasil encontram se elementos que mostram a imensa diversidade das culturas africanas e da arte por elas produzidas. Gravuras e fotografias retratam poderosas figuras de reinos africanos do passado, bem como situaes cotidianas, mostrando a diversidade tnica dos povos da frica depois reduzidos escravido no Brasil. O assunto abordado cultura afro-brasileira vem de encontro as nossas necessidades, pois muitas vezes ns professores sentimos dificuldades em trabalhar temas que geram polemica tnica e cultural. Nas escolas e nos livros, costumamos estudar apenas a histria de um povo africano: os egpcios. Porm, na mesma poca em que o povo egpcio desenvolvia sua civilizao, outros povos africanos faziam sua histria em outras regies do mundo.

Acredito que neste momento que ns educadores devemos mostrar aos alunos a
importncia da raa negra e suas contribuies que fizeram do Brasil um pais conhecido pela sua diversidade de raas e culturas, as quais valorizam a nossa historia. Assim fica fcil quebrarmos tambm o nosso preconceito.

Confesso ter me surpreendido com a recepo temtica encontrada, e a existncia de tantas pessoas preocupadas em fazer o certo, ainda que com temores por se tratar de uma temtica nova para ns professores de geografia.
Eu tenho um pouco de receio em falar sobre cultura afro, pois tenho medo de passar para os alunos algo como preconceito, racismo. Gostei muito deste tema, pois nos d mais suporte pra nossa prtica em sala de aula, estes textos e debates so muito importantes, levando-nos a refletir nossas prticas pedaggicas, diante de um tema polmico, mas, que muitos de ns herdamos muitas coisas, principalmente a alimentao e cultura.

Mas mesmo assim precisamos ir em frente, alm dos educandos e, talvez

atingindo tambm as famlias, com uma maior possibilidade de sucesso.


Trabalhar a cultura afro-brasileira nas salas de aula necessrio e desafiador, j que o que est presente na nossa sociedade infelizmente um preconceito que passado de gerao em gerao. Ns professores mostramos a igualdade que existem entre os seres humanos, podemos mudar a forma de agir de nossos alunos, mas mudar a forma de pensar de muitos, difcil. Portanto ao trabalharmos cultura afro nas salas de aula devemos levar em considerao de que forma foram educados nossos alunos, porque educao vem de bero, preconceito aprende-se tambm no bero; a famlia pea fundamental na valorizao da cultura afro. Entendo que a sociedade como um todo deve estar engajada numa forma de pensar onde todos possamos ter os mesmos direitos, no simplesmente leis belssimas em um papel que aceita tudo. Escola e famlia tem que falar a mesma lngua e ter o mesmo discurso. E sempre aparecia a necessidade de nos aprimorarmos atravs da leitura sobre a temtica, e como a nossa disciplina era importante na discusso.

de fundamental importncia lermos e analisarmos textos referente a Cultura Afrobrasileira e Africana, para nosso conhecimento e aprofundamento terico, pois s conseguimos fazer um bom trabalho com algo conhecido, pelas informaes e as leituras que tenho feito percebo que o tema ainda pouco debatido e conhecido mesmo por ns professores imaginemos pelo restante das pessoas. Concordo com voc professor, que o assunto no discutido em sala de aula e que o preconceito est muito enraizado dentro da prpria escola. Pois eu mesma j ouvi professores dizendo que seus filhos teriam sido prejudicados no vestibular por que agora tem cota para negros, que isso o cmulo, pois sendo que seus filhos estudaram tanto, mas no conseguiram vaga na universidade. Vejo na geografia a possibilidade de se fazer um trabalho de desmistificar a Cultura Afro-brasileira e Africana e mostrar aos nossos alunos a importncia que os negros tm na construo e formao econmica do nosso pas. Percebo que tenho que ser ousada para discutir e levar o meu aluno a se tornar sujeito da histria e no se sentir como objeto menos importante no contexto social onde est inserido. Consigo visualizar a geografia como arma na busca de mostrar o espao e sua materializao durante o processo de colonizao, explorao e no perodo de escravido em nosso pas, sabendo que todas as nossas mazelas, so frutos de um processo de explorao e um sistema poltico pelo qual nosso pas j passou e est passando, entendo que no capitalismo tudo passa ter valor quando mercadoria, ou quando deixa de ser objeto da histria e passa ser sujeito ativo com papel determinado e valorizado pela sociedade.

OAC em debate Neste ponto do curso pedi para que os colegas analisassem o meu OAC Objeto de Aprendizagem Colaborativo Que na realidade o material didtico que havia me proposto a criar, dividido em partes ele estar disponvel no site da Secretaria de Educao do Estado do Paran, no link OAC. Nele encontramos sugestes de sites, msicas, livros, curiosidades, enfim uma srie de informaes teis para o professor de geografia poder realizar as suas aulas, e ainda poder contribuir com o material dando sugestes. Pedi para que os colegas utilizassem o recurso em suas aulas, e em seguida me enviassem os seus relatrios, os quais alguns transcrevo aqui, para as discusses a seguir:
O grupo de trabalho em rede nos proporcionou um crescimento didtico metodolgico aos temas abordados nesta fase, sendo possvel desenvolver em sala de aula a base terica para a prtica com nossos alunos.

Neste sentido realizamos diversificados trabalhos sobre a Cultura Afro Brasileira, como: - Filme para os alunos do ensino-mdio Ttulo- Quase Deuses Objetivo: levar o aluno a compreender a importncia de lutar pelos seus sonhos. Realizamos debate para troca de experincia sobre a idia central abordada dentro de um contexto histrico do filme Com os alunos do ensino fundamental trabalhamos a importncia da Cultura AfroBrasileira para o nosso pas atravs de textos e reportagens de jornais e revistas. Objetivo: levar o aluno a compreender que, todos somos iguais em deveres e direitos exercendo a nossa cidadania em sociedade Realizamos apresentaes das equipes com os cartazes e comentrios das pesquisas. Assim, conclumos que devemos estar sempre abordando esta temtica

evidenciando que os negros so responsveis pelo desenvolvimento do Brasil e que todo cidado deve lutar para alcanar seus sonhos e se realizar como pessoa.

Interessante relatar o trabalho realizado por uma colega que desenvolveu atividades sobre a frica, conforme segue:
Ol prof. e colegas enviei na tarefa 05 a msica ornamentada de Clara Nunes, foi esta atividade que desenvolvi com meus alunos nas turmas de oitava srie, percebi que foi muito proveitosa os alunos demonstraram bastante interesse em conhecer mais sobre o continente, alguns comentrios como: "nossa prof. como tem lugar

bonito na frica" "tem florestas e rios parecidos com o Brasil" "Quantos animais diferentes tem l, por que aqui no tem? Esses comentrios entre outros foram produzidos nas aulas sobre o continente africano, os quais superaram minhas expectativas. Alm da msica elaborei atividades com mapa da frica para trabalhar a localizao. Levei os alunos no laboratrio de informtica para pesquisa de imagens sobre a natureza e a culinria, tambm relataram oralmente para a turma os pratos (comidas) feitos com herana afro. A prof. de Sociologia aproveitou a apresentao da msica para trabalhar o tema no Ensino Mdio, e elogiou muito o interesse e a participao dos alunos . Aproveito para relatar que foi a participao neste curso que me levou a criar este trabalho diferenciado para este continente, o que talvez no teria ocorrido sem o curso. Espero tambm ter contribudo para o trabalho dos colegas. Obrigado a todos. Achei o resultado positivo porque despertou o interesse dos alunos em conhecer mais sobre a frica. Gostei muito pelos comentrios que ouvi dizer que "at que enfim algum mostrou coisas bonitas sobre a frica".

Em muitos relatos percebemos como o curso e a temtica fizeram a diferena na vida dos colegas, que comearam a ver o assunto com outros olhos, dando a real importncia, e mais, tomando gosto pelo assunto.
Quando fiz a inscrio para o PDE e vi que o assunto era Geo frica-Histria e Cultura Afro- Brasileira fiquei com uma grande expectativa. Todos os mdulos trabalhados enriqueceram de uma maneira ou de outra o nosso pensar e fazer pedaggico. Uma colega da rea de Histria tambm trabalha esta temtica no PDE e durante todo o curso trocamos idias e experincias. Em todas as turmas que foi trabalhado, de Ensino Fundamental e Mdio esta temtica despertou um grande interesse e comprometimento em nossos educandos. Buscou-se despertar e valorizar o respeito s pessoas negras e sua descendncia africana, buscando compreender seus valores e lutas; serem sensveis ao sofrimento causado pelas tantas formas de preconceito e prticas discriminatrias. Explorou-se as diversidades tnico-raciais que esto postas tanto na sala de aula como na sociedade, oportunizando durante as aulas a reflexo crtica, o pensar do aluno, suas experincias, propondo a formao de atitudes, posturas e valores percebendo as diversidades raciais, culturais, sociais e econmicas do Brasil. Foram utilizadas varias metodologias como: textos, leituras e reflexes, pesquisas bibliogrficas, anlise de grficos, tabelas e mapas, confeco de painis, debates e seminrios, projeo de filmes, documentrios e msicas( muitas dessas atividades sugeridas

pelos demais colegas do GTR ). Acredito que teremos ainda muitos desafios pela frente, pois essencial um processo de formao permanente e continuada para ns professores. O professor foi muito feliz em abordar esta temtica no PDE pois certamente foi uma grande oportunidade de ampliarmos os nossos conhecimentos, e esta , com certeza uma bandeira em defesa da igualdade e contra a discriminao que impera na sociedade. Entender e combater o racismo buscar o resgate de nossa cidadania. Foi muito bom estarmos interagindo neste perodo. Obrigada!

Em alguns relatos podemos ver que o assunto ensejou a interdisciplinaridade, que se encaixou perfeitamente a temtica, o prximo relato de um trabalho deste tipo.
No Ensino Mdio foi apresentado o filme Amistad e posterior discusso sobre a escravizao dos povos africanos pelo continente americano, bem como a luta desses povos pelo direito a liberdade e inclusive a vida. Nas 8 sries eu iniciei o trabalho e precisei contar com a colaborao do professor de Artes Christhian Ratier (ex-aluno), que muito me orgulha por hoje ser colega de trabalho e que enriqueceu muito a ao. Os alunos analisaram a cano A mo da limpeza de Gilberto Gil cuja letra eu j havia enviado. A anlise se deu da seguinte forma: - Leitura detalhada da letra e logo aps um breve debate sobre a trajetria histrica dos povos afro-descendentes no Brasil. O assunto encaminhou-se para o preconceito de uma forma geral (relatos de discriminao vivenciados pelos alunos). Tambm foram observados os elementos sonoros (ritmo, harmonia, tempo e estilo em que a msica est inserida, devido sua poca). - O professor de arte fez anlise com os alunos da obra SCRATES (colagem sobre fotografia) da srie Aftermath (1998) de Vik Muniz. A obra uma fotografia de um menino negro, catador de papel. Foi adornada (com tcnicas de colagem e assemblagem) com lixo coletado na manh seguinte ao carnaval e re-fotografado. O artista coloca em um mesmo grau de valor um ser humano e objetos, sendo ambos desprezados pela sociedade. O professor relata que h discusso da arte contempornea entre o objeto da arte e o objeto artstico. Tambm h possibilidade de trabalhar os signos teorizados pela semitica e que facilmente se relacionam com a cano analisada. Foi proposto aos alunos que produzissem textos relatando algum fato onde ficassem evidentes casos de preconceito e discriminao de modo geral e no apenas racial. Tambm foi proposto que eles escolhessem entre suas predilees, a coisa que julgassem ser mais importante de suas vidas (me, time, namorado, dolos, etc). Utilizando-se de signos (no da imagem explcita, mas de algo que a signifique) que produzissem desenhos coloridos e adornassem a obra com lixo, no apenas no sentido

da obra de Vik Muniz (que d o mesmo grau de importncia ao menino e aos objetos), mas coisas de maiores e menores importncias dividindo o espao da mesma obra. Aps contemplao das obras entregues, os alunos realizaram uma instalao artstica e atos performticos. Os textos (referentes ao preconceito) foram espalhados pelo cho. Os trabalhos de colagem foram expostos no fundo da sala suspensos, pendurados por barbantes colados no teto. Os atos performticos esto registrados nas fotos e so: confraternizao com abraos coletivos, mos dadas, barbantes amarrando os pulsos e cortando em seguida como ato libertrio. Sempre realizamos atividades temticas, mas aprofundar isso e poder compartilhar nossas idias e prticas maravilhoso. Isso foi possvel aqui.

Que trabalho realmente maravilhoso, muitos outros trabalhos foram menores em tamanho, mas no em importncia ou compromisso com a temtica.
Ol professor e colegas! A atividade realizada foi muito simples, por isso no me preocupei em registrar atravs de fotos. A 7 srie fez histrias em quadrinhos, depois da explicao dos contedos sobre a colonizao, o pas de origem dos negros africanos que vieram para o Brasil, a contribuio deles na formao do povo brasileiro. Destacando a suas contribuies, seja ela na lngua, na cultura, na comida entre outras. O objetivo era que os alunos criassem suas prprias histrias e seus prprios personagens para ilustrar, dando destaque a sua criatividade e as descobertas realizadas por eles. Em seguida cada aluno apresentou sua histria para a turma, foi muito interessante, pois cada aluno criou sua histria de acordo a sua viso e seu cotidiano ( o que realmente eles achavam ). Professor, isso e o que realizei at agora, pretendo fazer outras atividades que foram elaboradas pelos colegas de curso. Foi muito bom o nosso curso. Obrigada!

Outros por outro lado foram realmente extensos, demonstrando conhecimento, e a sempre necessria procura por novas linguagens pedaggicas que podem enriquecer o nosso contedo. E a dana foi uma delas.
Bom eu trabalhei com projeto que aborda a cultura Afro-brasileira atravs de aulas de Capoeira, Dana Afro-brasileira, filmes, textos, canes populares e reportagens. Nesse sentido, pretende-se promover a preservao dos valores culturais e sociais decorrentes da influncia negra na formao da sociedade brasileira, potencializar a participao da populao afro-descendentes do municpio no processo de desenvolvimento social, poltico e econmico da sociedade tornando-os capazes de identificar, compreender e assumir suas origens, para a partir delas afirmar sua identidade e sua cidadania. A Dana Afro-brasileira e a capoeira so trabalhados atravs de aulas prticas realizadas 5 vezes por semana, com durao de 60 minutos cada aula, que acontecem no ginsio de esporte. As aulas de Dana Afro-brasileira so planejadas e ministradas com pessoas voluntrias do curso de educao fsica. As atividades de

Dana Afro-brasileira e de capoeira envolvem alunos do sexo feminino e masculino de 5 srie a 3 srie do ensino mdio. Foram formadas duas turmas de Dana e uma de capoeira, de acordo com horrio escolar e a idade dos participantes do projeto. Cada turma composta em mdia por 15 alunos. Os alunos que estudam no perodo da manha freqentam as aulas de dana e capoeira nas teras e quinta as 15:00 e de capoeira nas segunda e sexta feira, aqueles que estudam no perodo da tarde participam das aulas de dana nas quartas e sexta das 8:00 as 10:30. As aulas de Dana Afro-brasileira so realizadas com apoio sonoro de um CD e msicas de ritmos afro-brasileiros.

Encontrados situaes-problema na nossa escola os nossos professores se mostraram eficientes ao propor solues.
Dentro do contedo estruturante: A Dimenso Cultural e Demogrfica do Espao Geogrfico. Trabalhei com a 6 serie C, do ensino fundamental, do Colgio Estadual Antnio e Marcos Cavanis, A populao brasileira, Miscigenao de povos e a Pluralidade Cultural do Povo Brasileiro. Iniciei o trabalho com uma problematizaco, levei vrias gravuras com pessoas loiras, morenas, negras. Perguntei para os alunos se esses grupos tnicos formam a populao brasileira? De que maneira percebemos que o Brasil apresenta uma miscigenao? Fiz um levantamento na sala de aula dos alunos descendentes de Africanos, Europeus e Asiticos. A turma bem Heterogenia tendo 5 alunos que so descendentes de negros e os demais so descendentes de europeus ,asiticos e ndios. Nesse momento comecei atividades de pluralidade cultural, verificando a contribuio dos diferentes grupos tnicos para nossa rica cultura. Contextualizei com os alunos, fazendo cada um falar, sobre suas origens e como chegaram at a cidade de Castro. Junto com a professora de histria montamos um painel com descrio das experincias dos alunos sobre a origem de suas famlias e com fotos antigas de suas famlias ao lado de fotos recentes, assim puderam perceber as mudanas do nmero de filhos que tiveram seus avs e o nmero que tem hoje seus pais. Todos analisaram como eram as moradias e as famlias antigamente, e como hoje a organizao das moradias no espao geogrfico. Todos conseguiram comparar que antes as famlias eram numerosas e hoje so menores, a maioria pai, me e um ou dois filhos. Com esse trabalho conseguiram perceber essa mudana que ocorreu nas famlias brasileiras.

Realizamos uma visita na casa da Cultura e no Museu do Tropeiro para que os alunos percebessem a contribuio dos afro-brasileiros na organizao do nosso espao geogrfico, sabendo que nossa cidade teve fazendas de escravos como a Fazenda Capo Alto. E que tambm apresenta reas de quilombo na Serra do Apon, Distrito do Socavo no municpio de Castro e tudo isso os alunos conseguiram ver fotos, documentos e alm de instrumentos utilizados por senhores de escravos nas fazendas tambm ficamos sabendo que existia uma igreja para os negros que era localizada na ento Vila Santa Cruz hoje, e a igreja smbolo da Histria da cidade de Castro igreja Matriz de Santana era para os senhores donos das fazendas. Assim os alunos relataram que a discriminao que sofrem hoje a sociedade afro-brasileira resultado do perodo da escravido no Brasil. Os alunos conseguiram entender que aquele que aprende, guarda na memria o que viu e ouviu. Exemplos e s lies de vida so ensinadas atravs da histria dos parentes, avs, pais que vo passando de gerao em gerao, assim ao retornarmos para sala de aula eles escreveram um texto no caderno sobre o que viram na visita. Levei um material didtico para a sala de aula (Tabela 2) para analisarmos junto com os alunos. Perguntei aos alunos o que eles perceberam olhando a tabela? Eles responderam que os de cor branca tm uma vida melhor, que os outros grupos. Ento continuei o trabalho com vrias indagaes. Por que eles tm uma vida melhor? Novamente a maioria escreveu que eles estudam mais, tem emprego melhor e com essas respostas continuei o trabalho. Na opinio de vocs por que eles tm mais oportunidades? Os alunos responderam que eles no foram escravos e que no so discriminados iguais a outros grupos como negros, pardos, ndios, amarelos e alguns alunos citaram que os descentes de escravos sofrem preconceito at hoje na sociedade.

Tabela 2 - Percentagens da Populao Brasileira e dos Concluintes do ensino superior por cor Cor Populao Brasileira Concluintes do Ensino Superior
Fonte: IBGE, 1999/ INEP, 2001.

Branca 54,0

Preta 5,4

Parda 39,9

Amarela 0,5

Indgena 0,2

77,8

2,7

16,4

2,4

1,1

Entretanto, no podemos ignorar as categorias criadas no cotidiano social, e, sobretudo, vale ressaltar que eles tambm nos revelam desconforto da

autoclassificao, quando o lugar no qual eu me reconhea o lugar da desigualdade. Estudos recentes tm revelado um gradiente maior de cores autoatribudas quando existe uma presena marcada de traos do fentipo negro e, ao contrrio, quando a predominncia do fentipo branco, as dvidas de autoatribuio so bem menores e o gradiente de cores, tambm. (SANSONE, 2004). Para fazer uma analise mais precisa sobre as situaes que presenciei durante as aulas anteriores, busquei trabalhar com o texto: Paulo Moreira Leite. A epopia do retorno. In: veja 7/7/1999. Distribui um texto para cada aluno e pedi que fizessem uma leitura do texto, aps todos lerem comecei fazer as perguntas como: O que entenderam? O que mais chamou ateno no texto? Qual a contribuio do Brasil com a frica e vice-versa? Foram vrios comentrios, como sobre as profisses, a riqueza que os ex-escravos conseguiram quando voltaram para frica. Falaram muito na contribuio para o Brasil na cultura arquitetura na religio na comida. No final do trabalho percebi que aqueles alunos que so afro-brasileiros estavam bem vontade para falar de suas origens. Um menino que no comentava nada comeou falar que ele era tataraneto de escravo, que sua av contava sobre a vida difcil que seu av levara quando escravo em uma fazenda em Tibagi, que seus avs vieram para Castro quando crianas. Com esse texto os alunos perceberam que se por um lado os africanos que vieram ao Brasil contriburam de forma significativa para nossa formao tnica e cultural, por outro, os negros brasileiros, ex: escravos que voltaram para a frica levaram consigo um pouco de Brasil, por isso, em alguns aspectos, principalmente culturais, vrios pases africanos esto estreitamente ligados ao nosso pas.

Trata-se de uma temtica mais ampla do que poderamos imaginar, necessrio trabalhar com o assunto desde as sries iniciais, como mostra esse belssimo relato.
Como j havia comentado, direcionei meu foco a crianas menores, com as quais trabalho nas sries iniciais do Ensino Fundamental e tive a preocupao em conscientizar-me da importncia desses momentos formais sobre a Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana para crianas pequenas, tornando os momentos bem prazerosos, fundamentando esse grupo para futuras aes, por isso procurei evidenciar os contextos e condies especficas de insero da Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana no processo de formao do povo brasileiro, sem restringirme ao tema escravido, enfocar diferentes formas de trabalho, as maneiras com que recriaram a cultura brasileira, os aspectos culturais e econmico-sociais, enfatizando a riqueza cultural sob o eixo das produes artsticas, festas populares, religiosidade, danas, msicas e culinria. Organizei o trabalho inicialmente propondo um levantamento dos conhecimentos prvios que o grupo tinha sobre o tema. Foi surpreendente a riqueza de informaes oferecidas por eles, pois quando perceberam que podiam participar das aulas com aqueles conhecimentos trazidos e / ou vividos, eles oportunizaram conversas bem produtivas. Era momento de sistematizao das informaes apresentadas, ento organizei uma srie de atividades que possibilitaram esse trabalho, como por exemplo: Observao do globo terrestre e mapa-mndi; Conhecimento dos aspectos fsicos sobre o continente africano (vale ressaltar que aqui, foram informaes bem superficiais, dada a idade do grupo trabalhado); Msica (que aproveitei as idias das msicas, oferecida pelos colegas); Receitas culinrias (tivemos muitos exemplos oferecidos pelas famlias e colegas da Escola); Textos (vrios e vrios); Falamos muito sobre a capoeira (o tema chamou muito a ateno das crianas); Finalizamos o trabalho com a proposta de reflexo sobre a situao dos afrodescendentes na sociedade brasileira atualmente e aqui fizemos uso do texto do livro: Programa do Agrinho: Alguns Fios para Entretecer o Pensar e o Agir / Patrcia Lupion Torres [org.]. Curitiba: SENAR PR, 2007 chamado: O valor da igualdade e da individualidade: pensando uma tica global, de Paulo Eduardo Oliveira, explicitando questes sobre desigualdade social e das manifestaes, muitas vezes camufladas de discriminao. Essa discusso sempre polmica e extremamente complexa, o que por um lado, nos assusta, e de outro lado, nos desafia. Isso mesmo nos desafia!!!!!!

Quero deixar claro que esses so apenas alguns dos diversos relatos que o nosso GTR, produziu, com atividades muitos diversas, que infelizmente o espao no permite um detalhadamento mais profundo.

CONSIDERAES FINAIS

Com este trabalho tive a oportunidade de perceber e que existe em nosso estado um grupo de professores de geografia realmente preocupados com esta temtica, no s no sentido de cumprir com os compromissos legais, mas de sentir realmente a necessidade urgente de valorizar essa etnia, esse povo, esse continente, enfim a nossa prpria humanidade. Sou muito grato por poder ver isso, talvez a ponta de um imenso iceberg, mas com certeza j percebido e acompanhado. Para demonstrar realmente a importncia de se realizar trabalhos como esse gostaria de usar mais um relato de um colega do GTR:
Gostaria muito de evidenciar a minha grande satisfao em compartilhar momentos to frutferos com todos os participantes do GTR Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana e especialmente ao professor Joo Stresser Cardoso. Obrigada por tambm compartilhar conosco suas descoberta e estudos, auxiliando nosso trabalho na Escola e nos direcionando. Enquanto educadores, tambm somos responsveis pelo processo de formao humana, no podendo deixar de lado a discusso afro-brasileira e africana, cuja necessidade de enfrentamento urgente e essencial a qualquer perspectiva de uma sociedade democrtica. Posso afirmar que o trabalho foi muito proveitoso! Mais uma vez obrigada.

E quanto a mim devo apenas reiterar a quanto me foi proveitoso realizar esse conjunto de atividade, e enaltecer o PDE Projeto de Desenvolvimento Educacional, do Estado do Paran, que numa ao inovadora e ousada, proporcionou a 1200 professores, poder retornar s universidades, em um dilogo com os colegas, procurando solues para os problemas que encontramos em nossas salas de aula. importante salientar que essa temtica muito ampla para se encerrar com esse pequeno trabalho. A busca por uma sociedade mais igualitria deve ser constante.

REFERNCIAS E INDICAES DE LEITURA PARA OS PROFESORES DE GEOGRAFIA

ANJOS, R. S. A utilizao dos recursos da cartografia conduzida para uma frica desmistificada. In: Revista Human. Braslia: UNB, 1989. ____________Territrios das comunidades quilombolas do Brasil:

segunda configurao espacial.. Braslia: Mapas Editora & Consultoria, 2005. ____________A geografia, a frica e os negros Brasileiros. In: MANUNGA, K. (org). Superando o racismo na escola.. Braslia: MEC - Secretaria de Educao Fundamental, 2005. ____________Geografia, teritrio tnico e quilombos. In: GOMES, N.L. (org) Tempos de lutas: as aes afirmativas. Braslia: MEC _ Secad, 2006. _____________A frica, a Educao Brasileira e a Geografia. In: Educao anti-racista: Caminhos abertos pela Lei. Braslia: MEC/SECAD, 2005. BASTIDE, R. As Amricas negras: civilizaes africanas no novo mundo. So Paulo: Difel, 1974. BENTO, M. A. S. Cidadania em preto e branco: Discutindo relaes sociais. 3. ed. So Paulo: tica, 2005. BOLIGIAN, Levon...[et.al]. O Espao Geogrfico Mundial: o mundo subdesenvolvido, 7 srie, 1. ed. So Paulo: Atual, 2001. 192 p. BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Centro de Educao distncia. Educao Africanidades Brasil. Braslia: Ed. UNB, 2006. FARIAS, J. O Apartheid visto do Brasil. Carta na Escola, n.18, p.36 - 39, set. 2007. CARRASCO, W. Irmo Negro. 12. ed. So Paulo: Moderna, 1995. CAVALHEIRO, E. Racismo e anti-racismo na educao: Repensando nossa escola. So Paulo: Summus, 2001. COMITINI, C. frica Arde - Luta dos povos africanos pela liberdade. Rio de Janeiro: Codecri. DEL PRIORE, M.; VENNCIO, R. P. Ancestrais: Uma Introduo Histria da frica Atlntica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. FREYRE, G. Casa-grande & senzala; formao da famlia brasileira sob o regime da economia patriarcal. 10. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1961.

HERNANDEZ, L. L. A inveno da frica. Histria Viva. Temas Brasileiros, n.3, p.06 - 11. IBAZEBO, I. Explorando a frica. 1. ed. So Paulo: tica, 2003. JESSEN, M.; ARAJO, M. Geografia fsica da frica - Pequena monografia. Maputo: Livraria Universitria, 1998. KI-ZERBO, J. Histria Geral da frica I: metodologia e pr-histria da frica. So Paulo: tica/Unesco, 1972. LEITE, I. B. Negros no sul do Brasil: Invisibilidade e territorialidade. Florianpolis: Letras Contemporneas, 1996. LEMOS, A. Educao dia-a-dia melhor, Curitiba, n.50, jul. 2007. LIMA, H. P. Orgulho das raas. Rio de Janeiro: Memrias Futuras, 1995. LUCCI, Elian Alabi e BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia Homem & Espao. So Paulo: Saraiva, 2005. MOURA, C. Quilombos e rebelio negra. So Paulo: Brasiliense, 1987. PARAN. Secretaria de Estado da Educao. Superintendncia da Educao. Diretrizes Curriculares de Geografia Para a Educao Bsica. Curitiba, 2006. SEED. Diretrizes Curriculares de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Mdio: Curitiba. 2008. PARAN. Secretaria de Estado da Educao. Superintendncia da Educao. Departamento de Ensino Fundamental. Cadernos Temticos: insero dos contedos de histria afro-brasileira e africana nos currculos escolares. Curitiba, 2005. PINGUILLY, Y. Contos e Lendas da frica. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. PIRES, Valquria; BELLUCCI, Beluce. Construindo Conscincias: geografia, 6 srie, 1. ed. So Paulo: Scipione, 2006. 223 p. RICARDO, C. Histria para crianas. In: O Mundo da Criana. Rio de Janeiro: Delta, 1975. RODNEY, W. Como o europeu subdesenvolveu a frica. Lisboa: Seara Nova, 1975. SANSONE, Livio. Negritude sem Etnicidade. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2004. SANTCOSTA, R. da. A Expanso rabe na frica e os imprios negros de Gana, Mali e Songai. Disponvel em:

<http://www.ricardocosta.com/pub/imperiosnegros2.htm>. out. 2007.OS, M. A natureza do Espao. So Paulo: Hucitec, 1996.

SILVA, A. da C. E. A Manilha e o Libambo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. SILVA, Eliane de S. A. O. da. Quadrinhos e cartuns na memria afrobrasileira: o negro pelo negro. Relatrio do 1 encontro nacional da rede Alfredo de Carvalho, 2004. SOUZA, M. de M. E. frica e Brasil africano. tica. A histria africana na formao dos educadores. In: Cadernos de apoio ao Ensino n 06. abr. 1999. TORRES (ORG), P. L.; OLIVEIRA, P. E. de. Valor da Igualdade e da Individualidade: pensando uma tica global. In:Programa Agrinho: Alguns Fio. Curitiba: SENAR- PR, 2007.

You might also like