You are on page 1of 8

PROJETO DE NOVO ESTATUTO PARA O DAFIL Artigos aprovados em Assemblia-> em Preto. Artigos em Dissenso -> em vermelho.

Trechos problemticos -> sublinhados Problemas, propostas ou sugestes -> em azul. ______________________________________________________________________ Estatuto do DAFil UFPE. O presente estatuto est subordinado Constituio Federal e s demais leis brasileiras. Captulo I Da entidade Art. 1. O Diretrio Acadmico do curso de Filosofia (DAFil), sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidria, com sede e foro na cidade de Recife, PE, o rgo de representao estudantil do curso de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Art. 2. Toda ao efetuada em nome deste Estatuto e de conformidade com suas clusulas provm do poder delegado pelos estudantes e em seu nome ser exercido. Art. 3. O DAFil tem por objetivos:
I.

Representar e organizar os associados na defesa de seus interesses para uma melhor qualidade da vida acadmica.

II.

Lutar pela manuteno, melhoria e ampliao do curso de Filosofia da UFPE.

III.

Garantir a participao e a representao dos estudantes de Filosofia nas instncias deliberativas no s do Departamento de Filosofia da UFPE, como tambm nos rgos de representao estudantil desta Universidade, desde que no implique em compromissos partidrios.

Captulo II Dos elementos da entidade Art. 4. So elementos do DAFIL: I - Seus patrimnios II - Seus scios Seo I - Do Patrimnio

Art. 5. O patrimnio da entidade constitudo pelos bens que possui e por outros que venha a adquirir, cujos rendimentos sero aplicados na satisfao dos seus encargos. Art. 6. A receita da entidade constituda por: I. II. III. Auxlios e subvenes Doaes e legados Renda auferida em seus empreendimentos

Art. 7. A gesto do patrimnio do DAFIL da competncia da Direo. Pargrafo nico: Caso o montante envolvido seja superior a meio salrio mnimo a gesto dever convocar uma Assemblia Geral com pelo menos dois dias teis de antecedncia para deliberar sobre a necessidade e aplicabilidade de tal projeto. Seo II Dos associados Art. 8. So scios do DAFIL todos os alunos regularmente matriculados na graduao de Filosofia da UFPE, e cursando pelo menos 1 disciplina na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pargrafo nico: A cada inicio de perodo o DAFIL deve estar munido da lista dos alunos ligados ao Departamento de Filosofia da UFPE que preenchem a condio de scio. Art. 9. So direitos dos associados:
I.

Votar e ser votado, conforme s disposies do presente estatuto. Participar de todas as atividades promovidas pelo DAFil. Reunir-se, associar-se e manifestar-se verbalmente nas dependncias do DAFil, bem como utilizar-se seu patrimnio para realizar e desenvolver qualquer atividade de livre iniciativa dos associados, que no contrarie o presente estatuto.

II.
III.

IV.

Ter acesso aos livros e documentos do DAFil.

V.

Participar das reunies ordinrias da Diretoria do DAFil, porm sem direito a voto nas decises.

Art. 10. So deveres dos associados: I. Cumprir e fazer cumprir o estabelecimento no presente estatuto, bem como as deliberaes das instncias do DAFIL.
II.

Velar pelo patrimnio da entidade.

Art. 11. Penalidades dos associados: Os associados que desrespeitarem o disposto no artigo 10 (dcimo) podero perder a condio de associado quando a acusao feita por outros associados diretoria for decidida pela assemblia geral com pleno exerccio de defesa por parte do scio. - Dissenso quanto necessidade, validade e constitucionalidade deste artigo. Proposta de supresso.

Captulo III Da organizao e do funcionamento da entidade Art. 12. So instncias do DAFIL: I Assemblia Geral II Diretoria.

Seo I Da Assemblia Geral Art. 13. A Assemblia Geral a instncia mxima de deliberao da entidade. Art. 14. A Assemblia Geral realiza-se:
a. Por iniciativa de, no mnimo, 5% dos alunos associados a entidade, na forma de

abaixo-assinado. b. Por requerimento dos scios da Diretoria, que deve proceder imediatamente a convocao.

1. Toda Assemblia Geral convocada atravs de Edital afixado na sede do DAFIL, o qual mencionar data, horrio, local e pauta. 2. A divulgao da Assemblia nas salas de aula deve ficar a cargo dos estudantes que solicitaram a Assemblia ou a cargo da Diretoria, dependendo de quem tomou a iniciativa. 3. A Assemblia Geral realizada no prazo mnimo de 2 (dois) dias teis de sua convocao. 4. A Assemblia Geral realizada em, no mximo, X chamadas, a primeira efetivada com no mnimo Y% dos associados; a segunda chamada, com o quorum de Z %. Dissenso quanto ao nmero de chamadas da assemblia, e quanto ao valor do quorum a ser estabelecido em cada chamada. PROPOSTA 1:X= 2; Y= 30% e Z= 15%; PROPOSTA 2: X= 3; Y=30%; Z=15% e ltima chamada: todos os presentes; PROPOSTA 3: X= 2; Y= 20% e Z= 10%. Art. 15. So atribuies da Assemblia Geral:
a. Aprovar seu regimento interno.

b. Aprovar a reforma do Estatuto, pelo sistema de maioria simples dos presentes. c. Aprovar e alterar o regulamento eleitoral
d. Aprovar sobre medidas de interesses dos scios

e. Deliberar sobre casos omissos do presente Estatuto Seo II Da Diretoria Art. 16. A Diretoria a instncia responsvel pelo encaminhamento e execuo das atividades cotidianas da entidade. Art. 17. A Diretoria compe-se, a ttulo de formalidade, de, no mnimo, X membros: 2 (dois) Coordenadores Gerais, Secretrio Geral, Secretrio de Comunicao, Secretrio de Eventos, Secretrio de Ensino e Pesquisa e Secretrio de Extenso, no havendo hierarquia entre os membros. (Dissenso: Quanto ao nmero de componentes da Diretoria; Quanto incluso do cargo de Tesoureiro; Quanto mescla dos cargos de Secretrio de Comunicao e Eventos).

Art. 18. Compete Diretoria:


I.

Subordinar-se e encaminhar as decises em assemblia do DAFil UFPE. Reafirmar a cada momento seu mbito inequivocamente democrtico e apartidrio.

II.

III.

Representar os estudantes do curso de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

IV.

Planejar e viabilizar a vida econmica da entidade, assim como, prestar contas. Convocar a Assemblia Geral. Convocar as eleies para a Diretoria do DAFil, formando assim uma comisso eleitoral.

V.
VI.

VII.

Apresentar relatrio de suas atividades e balano ao trmino do mandato. Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto, bem como divulg-lo entre os scios, estudantes e departamento de filosofia da Universidade Federal de Pernambuco UFPE.

VIII.

Art. 19. Compete aos Coordenadores Gerais do DAFil: Representar o D.A., prioritariamente, em qualquer evento externo ao prprio Diretrio (tais com fruns de rea, CEBs e plenos do departamento de Filosofia), bem como junto a reitoria e a diretoria de centro. Como responsabilidade secundria os coordenadores gerais devem trabalhar ao lado do secretrio geral para ajudar a desempenhar as funes deste ltimo (a serem definidas mais abaixo). Art. 20. Compete ao Secretrio Geral: Inventariar os bens do D.A, cuidar da administrao, manuteno e eventual expanso da infra-estrutura fsica do Diretrio, bem como cuidar dos arquivos, correspondncia e documentos deste. Assumir as funes dos coordenadores gerais, caso estejam impossibilitados de exerc-las. Art. 21. Compete ao Secretrio de Comunicao:

Fazer e divulgar, para os estudantes do curso de Filosofia da UFPE, todas as atas das reunies das instncias do DAFil, bem como comunicar a estes estudantes todas as datas das reunies do DAFIL e as aes tomadas pela diretoria. Tambm, tornar os alunos do curso familiarizados com o presente estatuto. Na sua ausncia, a diretoria deve escolher outro dos seus membros para fazer a ata e encaminha - l ao secretrio de comunicao, para que este a divulgue. Art. 22. Compete ao Secretrio de Eventos: Coordenar a organizao e a execuo de eventos dos estudantes de filosofia da UFPE. Tambm, manter os estudantes informados sobre Congressos, Encontros e correlatos, acadmicos e estudantis, sendo o principal responsvel, quando for necessrio, pelos processos de requerimento de transporte e manuteno dos alunos participantes. Art. 23. Compete ao Secretrio de Ensino e Pesquisa Promover junto ao departamento atividades de carter curricular, coordenar a avaliao de professores e trabalhar para a integrao dos corpos docente e discente. Art. 24. Compete ao Secretrio de Extenso: Trabalhar pelo desenvolvimento de atividades de extenso no curso de Filosofia da UFPE. Assim como apoiar e auxiliar a extenses projetos j em andamento, ao lado do Departamento de Filosofia e rgos adjuntos.

Captulo IV Da eleio da Diretoria Art. 25. A Diretoria eleita por maioria simples, atravs do sufrgio universal, direto e secreto, mediante a formao de chapa(s), de no mnimo X pessoas [a ser definido a partir da definio do dissenso do Artigo 17], para mandato de 1 (um) ano; so elegveis os alunos que preencherem os requisitos de associados do DAFil. 1. A eleio deve ser convocada com, no mnimo, 1 (um) ms de antecedncia. 2. O perodo de inscrio de chapas de 15 (quinze) dias corridos, contando-se a partir da convocao.

3. Fica terminantemente proibida a propaganda eleitoral no(s) local(is) de votao. 4. As chapas devem apresentar Comisso Eleitoral, no ato de sua inscrio, os nomes de seus membros acompanhados de cpia de um documento oficial com foto e do comprovante de matrcula. 5. No permitido o voto nominal para cada cargo, tendo em vista que a eleio se d por chapa(s). 6. No obrigatrio que os cargos sejam distribudos no ato da inscrio da chapa. A chapa eleita possui o prazo de 1 (uma) semana a contar a partir da divulgao do resultado para a distribuio e divulgao dos cargos.

Art. 26. A Comisso eleitoral deve ser escolhida em at dois dias (teis) aps a convocao da eleio, mediante Assemblia Geral, entre os membros presentes. Art. 27. A comisso eleitoral deve ser composta de 3 (trs) membros que no pertenam Diretoria. 1. Fica terminantemente proibida a participao de um dos membros da Comisso Eleitoral na composio das chapas concorrentes. 2. Cada chapa inscrita tem direito a 1 (um) representante que acompanhe o processo eleitoral.

Art. 28. Cabe comisso eleitoral: I. II. III. IV. V. Fiscalizar e dirigir o processo eleitoral. Apurar os votos. Divulgar o resultado final no prazo de 2 (dois) dias teis depois das eleies. Dar posse chapa eleita. Deliberar sobre casos omissos do presente Estatuto, no que diz respeito ao processo eleitoral.

Art. 29. A chapa vencedora toma posse 1 (uma) semana aps a apurao dos votos. Ao tomar posse a distribuio dos cargos da Direo deve ser divulgada. No ato da posse, a Comisso eleitoral automaticamente dissolvida.

Captulo V Das disposies gerais e transitrias Art. 30. Este Estatuto somente pode ser reformado, total ou parcialmente, mediante aprovao de uma Assemblia Geral, se assim for requerido e amplamente comunicado aos membros da diretoria e ao alunado sua data, hora e local, com no mnimo 2 (duas) semanas de antecedncia. Art. 31. A reforma total ou parcial do Estatuto deve ser aprovada em Assemblia Geral, convocada especificamente para este fim. Art. 32. Os scios no respondem, nem individualmente, nem solidariamente, pelas obrigaes contradas em nome do DAFIL. Art. 33 - Os diretores no so pessoalmente responsveis pelas obrigaes contradas em nome do DAFIL, em virtude de ato regular de gesto. Art. 34 - No admitido o voto por procurao. Art. 35. vedado ao DAFil, enquanto instituio, qualquer atividade de carter poltico-partidrio. Art. 36. Nenhum cargo do DAFil ser remunerado. Art. 37. O presente Estatuto entra em vigor na data de sua aprovao pela Assemblia Geral, revogando-se toda e qualquer disposio em contrrio.

Recife, 19 de maio de 2010. Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco.

You might also like