You are on page 1of 16

28

Na extremidade, geralmente mais alargada, denominada receptculo floral esto inseridos os elementos florais. O receptculo um ramo modificado, constitudo de ns e entrens muito curtos, podendo apresentar-se de forma bastante variada, o que pode determinar uma alterao da morfologia externa da flor. Por exemplo, em flores de grupos considerados primitivos, que em geral apresentam um grande nmero de peas florais, o receptculo floral alongado e as peas florais se dispem ao redor dele de modo espiralado. Assim, nestas plantas, embora o eixo floral tambm seja de crescimento determinado, aparentam ter um crescimento indeterminado e tais flores so chamadas de acclicas (fig. 1). Exemplo: flor de magnlia (Magnolia grandiflora - Magnoliaceae). Nas flores especializadas, mais evoludas, ocorre reduo do nmero de peas florais com um encurtamento do eixo floral, constituindo um receptculo floral mais achatado. Nestas flores, as peas florais no se dispem mais de maneira espiralada, apresentando um arranjo cclico ou verticilado, onde as peas de cada verticilo se inserem na mesma altura, e formam vrios crculos concntricos. Tais flores so denominadas cclicas (fig. 2).

FLOR
Introduo As angiospermas apresentam um conjunto de caractersticas reprodutivas reunidas em uma estrutura exclusiva, a flor. A evoluo da flor foi seguramente um dos principais fatores que determinaram o sucesso e a grande diversidade das Angiospermas. Portanto, o estudo da estrutura e evoluo da flor importante na filogenia e classificao deste grupo de plantas. A tpica flor das Angiospermas monclina, com pistilos e estames inseridos no mesmo receptculo e protegidos por apndices estreis, tendo as spalas a funo de proteo e as ptalas de atrao de polinizadores. A partir da flor primitiva, as tendncias evolutivas gerais se deram nos seguintes sentidos: reduo do nmero de elementos, disposio espiralada dos elementos passando disposio cclica; tpalas indiferenciadas passando diferenciao de clice e corola; adnao e fuso dos elementos; mudana de simetria da flor de actinomorfa para zigomorfa; formao de um hipanto que gradualmente se funde ao ovrio com modificao do ovrio spero para ovrio nfero e reunio das flores em inflorescncias. Partes da flor A flor um ramo de crescimento determinado, localizado na poro terminal do caule, de um ramo caulinar ou axilar. No decorrer do processo evolutivo, as folhas, ns e entrens desse ramo, sofreram profundas modificaes, transformando-se em peas florais. Tais peas em conjunto formam quatro verticilos, cada um inserido em um dos ns do ramo, agora reduzido a um receptculo. Cada uma dessas folhas modificadas, de cada verticilo floral, denominada antfilo. Em dois desses verticilos formam-se as clulas sexuais sendo, portanto, chamados de verticilos frteis, os outros dois so apenas de clulas estreis e, portanto, chamadas de verticilos protetores ou verticilos estreis. Uma flor quando completa, consta de um pedicelo que um eixo caulinar que nasce na axila de uma ou mais brcteas. A flor ser pedunculada ou sssil, caso apresente ou no o pedicelo.

Figura 1 Flor acclica

Figura 2 Flor cclica Os apndices florais mais externos so estreis e constituem o perianto, sendo formado pelas spalas e ptalas. As spalas constituem o clice. Internamente

29
esto as ptalas, que constituem a corola. Os apndices florais mais internos so frteis sendo formados pelos estames (o conjunto denominado androceu) e pistilos (o conjunto denominado gineceu). A flor que apresenta os dois verticilos frteis (androceu e gineceu) dita perfeita, sendo tambm denominada hermafrodita ou monclina. J a flor imperfeita apresenta apenas um dos elementos de reproduo. uma flor estaminada se apresenta apenas o androceu ou pistilada se apresenta apenas o gineceu. Tal flor dita unissexuada (masculina ou feminina) e tambm dclina. Uma espcie monica possui flores monclinas ou dclinas situadas no mesmo indivduo, em alturas diferentes ou em posies diferentes numa mesma inflorescncia. Exemplo: chuchu (Sechium edule Curcubitaceae). A espcie diica possui flores dclinas situadas em indivduos diferentes. Exemplo: mamopapaia (Carica papaya - Caricaceae). Se a espcie possui flores hermafroditas e unissexuais no mesmo indivduo (ou no) denominada polgama. A flor denominada completa se possuir os quatro verticilos: clice, corola, androceu e gineceu, e incompleta se faltar algum destes verticilos. Perianto Os verticilos estreis ou acessrios so: o clice e a corola, formados respectivamente pelas spalas e ptalas. As flores so caracterizadas pelo nmero de peas de cada verticilo, pois este nmero costuma ser constante. Nas flores de Monocotyledoneae prevalece o nmero de trs ou seus mltiplos para spalas, ptalas, estames e carpelos. Estas flores so chamadas trmeras (fig. 3). Nos demais grupos de Angiospermae o nmero varia de quatro ou tetrmeras (fig. 4), cinco ou pentmeras ou mais (fig. 5). Figura 6 Flor assimtrica (Canna sp. - Cannaceae) e espcies da famlia Maranthaceae.

Figura 4 Flor tetrmera

Figura 5 Flor pentmera

Com relao ao plano de simetria a flor pode ser classificada em: Actinomorfa ou radiada: ocorre quando mais de dois planos de simetria podem ser traados ao longo do eixo central. Exemplo: quaresmeira (Tibouchina granulosa, Melastomataceae) e abacate (Persea americana - Lauraceae). importante que se observe apenas a disposio das spalas e ptalas, pois se a observao se estender ao androceu e ao gineceu, dificilmente falaramos em flores simtricas (fig. 7). Zigomorfa ou dorsiventral: a flor apresenta apenas um plano de simetria, onde as peas do perianto se dispem irregularmente em relao ao eixo central, mas simetricamente em relao a um plano, assim tanto o clice como a corola podem ser divididos em duas metades iguais. (fig. 8). Exemplo: orqudea (Dendrobium nobile - Orchidaceae) e ervilha (Pisum sp. - Fabaceae).

Figura 3 Flor trmera Numa flor, reconhecem-se um ou mais planos de simetria (flor simtrica) ou nenhum plano de simetria, sendo denominada assimtrica (fig. 6). Exemplo: biri

30
Heteroclamdeas ou periantadas: quando a flor possui spalas e ptalas muito diferentes entre si, na textura, forma, tamanho e colorao, como ocorre na maioria das dicotiledneas (fig. 11). Exemplos: hibisco (Hibiscus sp. - Malvaceae) e roseira (Rosa sp. Rosaceae).

Figura 7 Flor actinomorfa

Figura 10 Flor monoclamdea Figura 8 Flor zigomorfa Quando se analisa o perianto das flores de Angiospermas verifica-se que nem sempre clice e corola esto presentes na flor. Deste modo as flores podem ser classificadas em: Aclamdeas ou nuas: quando desprovidas de perianto, isto , no apresentam clice nem corola (fig. 9). Exemplo: pimenta-do-reino (Piper sp. Piperaceae).

Figura 11 Flor heteroclamdea Homoclamdeas ou perigoniadas: quando no h diferenciao entre clice e corola, ou seja, spalas e ptalas so semelhantes em textura, colorao, forma e tamanho. Neste caso, as ptalas e spalas so denominadas individualmente tpalas. Exemplo: lriode-So-Jorge (Hemerocallis flava - Liliaceae). Clice O clice, constitudo de spalas, o primeiro dos verticilos florais, ou seja, o mais externo. O clice geralmente verde e tem a funo de proteo dos rgos essenciais (estames e pistilos). As spalas so folhas modificadas que apresentam epiderme, nervuras e estmatos. A margem pode apresentar dentes, lobos ou segmentos, fendidos ou partidos. O clice pode ser classificado quanto fuso de suas peas em: Clice dialisspalo: quando as spalas so livres entre si. Exemplos: alamanda-amarela (Allamanda

Figura 9 Flor aclamdea Monoclamdeas: quando apresentam apenas um dos verticilos estreis, ou seja, somente clice ou somente corola (fig.10). Exemplo: mamona (Ricinus communis Euphorbiaceae). Diclamdeas: quando apresentam os dois verticilos estreis, spalas e ptalas. Exemplo: ip-de-jardim (Tecoma stans - Bignoniaceae), e quaresmeira (Tibouchina granulosa - Melastomataceae). Por sua vez as flores diclamdeas so classificadas em:

31
cathartica Apocynaceae) e (Caesalpinia pulcherrima - Fabaceae). flamboyzinho planos de simetria no arranjo das peas florais, podendo ser classificadas em: 1) Dialiptala a) Actinomorfa Crucfera: constituda de quatro ptalas iguais, dispostas em cruz com unhas longas e limbo grande (Fig. 14). Exemplo: couve, mostarda, nabo, couve-flor e repolho (Brassicaceae).

Clice gamosspalo: quando as spalas so unidas entre si. Exemplos: trombeta-de-anjos (Brugmansia suaveolens Solanaceae) e tumbrgia-azul (Thumbergia grandiflora - Acanthaceae). Corola Internamente ao clice encontra-se a corola, que definida como o conjunto de ptalas. Ao contrrio das spalas, as ptalas tm geralmente textura mais delicada e apresentam diferentes cores. Quando no h diferenciao entre as ptalas e as spalas, denominamos o conjunto de tpalas. Os diferentes formatos e cores da corola esto relacionados aos diferentes polinizadores das Angiospermas. Quando as ptalas se apresentam verdes, a corola chamada sepalide. Como as spalas, as ptalas so constitudas de epiderme, nervuras e parnquima. As ptalas apresentam o limbo (poro dilatada) e a unha (parte basal mais estreita). Quando falta a unha, a ptala chamada de sssil. A corola pode ser classificada quanto a fuso em: Corola dialiptala, poliptala ou arquiclamdea: quando as ptalas so livres desde a base (fig. 12). Exemplo: quaresmeira-rasteira (Schizocentron elegans - Melastomataceae).

Figura 13 Corola gamoptala

Figura 14 Corola crucfera Roscea: cinco ptalas dispostas de forma circular, com unha reduzida sendo chamada subsssil (fig. 15), ou at sem unha (sssil). Exemplo: morango (Fragaria sp. - Rosaceae), goiaba (Psidium sp. - Myrtaceae), roseira (Rosa sp., Rosaceae) e pssego (Prunus prsica - Rosaceae).

Figura 12 Corola dialiptala Corola gamoptala, simptala ou metaclamdea: quando as ptalas so soldadas umas s outras, pelo menos na base (fig. 13). Exemplo: dama-da-noite (Ipomoea alba, - Convolvulaceae). Tipos de Corola H diversos tipos de formas da corola, ou de combinaes de caractersticas de soldadura e de Figura 15 Corola roscea Cariofilcea ou Cravinosa: constituda de cinco ptalas de unhas longas e limbo lacinulado (fig. 16).

32
Exemplo: cravina Caryophyllaceae). (Dianthus chinensis irregularidades notveis, tais como tipos e disposio das ptalas (fig. 18). Exemplo: violeta (Viola sp. Violaceae).

Figura 16 Corola cariofilcea b) Zigomorfa trmera Figura 18 Corola anmala Orquidcea: com duas ptalas laterais chamadas asas e uma mediana inferior chamada de labelo (fig. 17). Exemplo: orqudea (Cattleya sp. - Orchidaceae). 2) Gamoptala a) Actinomorfa Tubulosa: apresenta um nmero varivel de ptalas soldadas entre si, formando um tubo relativamente longo e mais ou menos cilndrico (fig. 19a e 19b). Exemplo: flores do disco de girassol (Helianthus sp., Asteraceae) e margarida (Chrysanthemum sp. Asteraceae).

Figura 17 Corola orquidcea c) Zigomorfa pentmera Vexilar: corola com cinco ptalas. Uma ptala superior livre e maior chamada estandarte ou vexilo recobrindo duas laterais, iguais, chamadas asas. As duas inferiores, unidas pelas bordas e mais internas sendo envolvidas pelas asas, constituem a carena ou quilha. Exemplo: espcies da famlia Fabaceae (sub-famlia Papilionoideae). Carenal: corola constituda de cinco ptalas, porm o estandarte ou vexilo est situado internamente e recoberto em parte pelas duas asas e estas pelas duas ptalas da carena ou quilha, que so separadas. Exemplo: espcies da famlia Fabaceae (sub-famlia Caesalpinoideae). Figura 19b Flor do disco Anmala: toda a corola dialiptala que no se enquadra nos tipos j descritos, e que apresenta

Figura 19a Corte longitudinal do captulo de girassol

33
Rotcea ou Rotada: corola com tubo curto e limbo plano, circular, semelhante a uma roda (fig. 20). Exemplo: tomate (Lycopersicum sp. - Solanaceae) e manac (Brunfelsia sp. - Solanaceae).

Figura 22 Corola campanulada

Figura 20 Corola rotcea Infundibuliforme: corola com tubo alongado que se estreita abruptamente para baixo como um funil (fig. 21). Exemplo: enrola-semana (Ipomea cairica Convolvulaceae) e batata-doce (Ipomea batatas Convolvulaceae). Campanulada: o conjunto se assemelha a uma campainha, cujo tubo se alarga rapidamente na base, mantendo depois um dimetro constante (fig. 22). Exemplo: Campanula sp. - Campanulaceae. Urceolada: tubo alarga-se rapidamente na base e estreitando-se para cima (forma de jarra ou urna), (fig. 23). Exemplo: rica (Erica tetralix - Ericaceae). Hipocrateriforme: corola com tubo alongado, alargando-se rapidamente na parte superior, com o limbo plano ou em forma de taa (fig. 24). Exemplo: jasmin (Jasminum sp. - Oleaceae) e vinca (Cotharanthus roseus - Apocynaceae).

Figura 23 Corte longitudinal da flor com corola urceolada

Figura 24 Corola hipocrateriforme b) Zigomorfa Labiada: corola tubulosa com o limbo dividido em dois lbios, o inferior com trs ptalas e o superior com duas ptalas (fig. 25). Exemplo: cardeal (Salvia sp. - Lamiaceae).

Figura 21 Corola infundibuliforme Figura 25 Corola do tipo labiada

34
Personada: corola tubulosa e bilabiada, com o lbio inferior recurvado para cima, cobrindo a fauce (abertura do tubo da corola) tal como na (fig. 26). Exemplo: boca-de-leo (Antirrhinum majus Scrophulariaceae). Preflorao A flor jovem encontra-se no estgio de boto floral. Nesta fase possvel analisar a preflorao do clice e/ou corola. A preflorao a disposio que as spalas ou ptalas assumem no boto floral antes da antese (exposio dos rgos sexuais da flor). Durante a maturao, a flor passa do estgio de boto para a antese, que pode ser definida como o momento de abertura do boto floral. So vrios os tipos de preflorao: Valvar: a preflorao caracterizada pelo simples contato das peas florais (spalas ou ptalas), apenas se tocando pelos bordos. Exemplo: corola das espcies de Malvaceae. Imbricada: quando existe uma pea totalmente interna e outra totalmente externa e as restantes se recobrem e so recobertas. Exemplo: as camlias apresentam o clice com preflorao imbricada e as rosceas tm a corola com este tipo de preflorao Contorta: cada spala recobre a seguinte e recoberta pela anterior. Exemplo: jasmim-manga (Jasminum sp. - Oleaceae). Quincuncial: so duas ptalas externas, duas internas e uma semi-interna, isto , com um s lado recoberto. Exemplo: clice das Malpighiaceae.

Figura 26 Corola personada Ligulada: Tubo da corola bem curto, com o limbo das ptalas soldados entre si, formando uma lingeta lanada para um dos lados. A distino das ptalas, s se faz pelos dentes do pice do limbo (fig. 27). Exemplo: flores perifricas do captulo de Asteraceae, tais como dlias (Dahlia sp.), margaridas (Chrysanthemum sp.) e girassis (Helianthus sp). c) Anmalo Corola que no se enquadra em nenhum dos tipos mencionados (fig. 28). Exemplo: cana-da-ndia (Canna generalis - Cannaceae).

Verticilos Frteis Os verticilos frteis so o androceu e o gineceu, que so a parte masculina e feminina da flor, respectivamente.

Androceu Figura 27 Corola ligulada o verticilo floral frtil masculino, formado pelos estames (microsporfilos) que produzem os microsporngios (sacos polnicos), encarregados de produzir os micrsporos, que so produtos imediatos da meiose; estes por sua vez so transformados em gros de plen que contm os microgametfitos. Um estame tpico consta de uma parte estril chamada filete ou filamento e uma parte frtil, a antera unida por um tecido denominado conectivo (fig. 29). Estamindios so estames estreis que apresentam diversas funes, tais como nectrios,

Figura 28 Corola anmala

35
estruturas petalides atrativas para polinizadores e alimento para insetos e aves. A antera a poro do estame que fica geralmente na regio superior do filete e na antera que se formam os gros de plen. Geralmente a antera constituda por duas tecas (cada uma das quais apresentando dois sacos polnicos), unidas entre si por um tecido estril, o conectivo que um prolongamento do filete. Neste caso as anteras so chamadas bitecas. H tambm anteras monotecas que possuem somente uma teca. Exemplo: brinco de princesa (Hibiscus rosasinensis - Malvaceae).

Figura 30 Flor isostmone

Figura 31 Flor diplostmone

Figura 29 Corte transversal da antera Ao se levar em conta o nmero, arranjo, fuso dos estames e caractersticas da antera, o androceu pode ser classificado de diferentes maneiras. De acordo com o nmero de estames em relao ao nmero de ptalas, as flores podem ser classificadas em: Oligostmones: se o nmero de estames for menor que o nmero de ptalas. Exemplo: ip (Tecoma stans - Bignoniaceae). Isostmones: se o nmero de estames for igual ao de ptalas (fig. 30). Exemplo: caf (Coffea arabica Rubiaceae). Diplostmones: se o nmero de estames for o dobro do nmero de ptalas (fig. 31). Exemplo: quaresmeira (Tibouchina granulosa - Melastomataceae). Polistmones: se o nmero de estames for maior que o nmero de ptalas, exceto o dobro (fig. 32). Exemplo: goiaba (Psidium guyava - Myrtaceae).

Figura 32 - Corte longitudinal de flor polistmone Segundo o tamanho dos estames, o androceu pode ser classificado em: Isodnamo: apresenta todos os estames de tamanhos iguais (fig. 33). Exemplo: dama-da-noite (Ipomoea alba - Convolvulaceae). Didnamo: apresenta 4 estames, sendo 2 maiores e 2 menores (fig. 34). Exemplo: ip-de-jardim (Tecoma stans - Bignoniaceae). Tetradnamo: apresenta 6 estames, sendo 4 maiores que os restantes (fig. 35). Exemplo: cesto-de-ouro (Aurinia saxatilis - Brassicaceae). Heterodnamo: apresenta pelo menos um estame de tamanho diferente (fig. 36). Exemplo: flamboyant (Delonix regia - Fabaceae).

36
Diadelfo: um dos estames livre e os demais soldados entre si (fig. 38). Exemplo: glicnia (Wisteria sinensis - Fabaceae) Poliadelfo: os estames so soldados pelo filete em mais de trs grupos. Exemplo: flor de laranjeira (Citrus sinensi - Rutaceae).

Figura 33 Androceu isodnamo

Figura 37 Androceu monoadelfo Figura 34 Androceu didnamo

Figura 38 Androceu diadelfo As anteras so geralmente livres entre si, porm em algumas famlias, como Asteraceae, as anteras podem estar unidas. Tal fato chamado sinanteria (fig. 39).

Figura 35 Androceu tetradnamo

Figura 36 Androceu heterodnamo Com relao soldadura dos filetes, o androceu pode ser classificado em: Dialistmone: os filetes so livres entre si. Gamostmone: os filetes esto soldados entre si. Neste caso podem ser de vrias formas: Monadelfo: todos os estames permanecem unidos em um s grupo (fig. 37). Exemplo: hibisco (Hibiscus sp. - Malvaceae).

Figura 39 - Sinanteria De acordo com a disposio dos estames em relao corola, estes podem ser: Livres: estames presos apenas ao receptculo (fig. 40). Epiptalos: estames adnatos (aderentes) s ptalas (fig. 41).

37
Inclusos: estames que no ultrapassam o nvel da entrada da corola ou do clice (fig. 42). Exertos: estames que se sobressaem na garganta do clice ou da corola (fig. 43).

Figura 44 a Antera basifixa

Figura 40 Estames livres

Figura 44b Antera dorsifixa Figura 41 Estames epiptalos

Figura 42 Estames inclusos

Figura 44c Antera apicefixa Quanto liberao do gro-de-plen, a deiscncia (abertura) da antera, pode ser classificada em: Rimosa ou longitudinal: a abertura ocorre por uma fenda longitudinal em cada teca, sendo este tipo o mais freqente (fig. 45). Exemplo: cip-una (Arrabidaea brachypoda - Bignoniaceae).

Figura 43 Estames exertos De acordo com a unio do filete antera estas podem ser classificadas em: Antera basifixa: o filete une-se antera pela base (fig. 44a). Figura 45 Deiscncia longitudinal Antera dorsifixa: o filete une-se antera pelo dorso (fig. 44b). Antera apicefixa: o filete une-se antera pelo pice (fig. 44c). Valvar ou opercular: a abertura ocorre por uma ou duas valvas em cada teca. mais raro e ocorre na famlia Lauraceae (fig. 46). Exemplo: abacate (Persea americana - Lauraceae).

38

Figura 46 Deiscncia valvar Poricida: a abertura ocorre por poros localizados geralmente na poro apical da teca (fig. 47). Exemplo: quaresmeira (Tibouchina granulosa Melastomataceae). Figura 49 Esquema de microsporognese Cada microsporcito (2n) sofre uma diviso meitica (R), originando uma ttrade de micrsporos (n). Cada micrsporo da ttrade apresenta a metade do nmero de cromossomos da espcie (nmero haplide ou n) e d origem a um gro de plen. Figura 47 Deiscncia poricida Transversal: ocorre por uma fenda transversal na teca (fig. 48). Exemplo: manta-de-dama (Alchemilla xanthoclor - Rosaceae). Microgametognese O micrsporo (n) sofre uma diviso mittica da qual resultam duas clulas: uma clula menor, a geradora, e uma maior, a vegetativa (ou clula do tubo). Cerca de 70% das espcies liberam seus gros de plen nesse estgio, e cada um desses constitui um microgametfito binucleado. Neste caso, a segunda mitose ocorre aps a polinizao, no estigma da planta receptora do plen, antes do desenvolvimento do tubo polnico. Nos restantes 30%, a clula geradora sofre uma nova mitose, resultando na formao dos dois ncleos gamticos masculinos. Nesse caso, o gro de plen constitui o microgametfito maduro, trinucleado. Estrutura do gro de plen Microsporognese a seqncia de eventos que ocorre desde a formao dos microsporcitos at a ttrade de micrsporos (fig. 49). No incio da microsporognese, as clulas esporgenas do interior do saco polnico, podem dar origem diretamente s clulas-me do gro de plen (microsporcito), sofrer algumas divises, ou parte destas tambm pode degenerar. O gro de plen o microgametfito ou gametfito masculino e apresenta formas bastante variadas. A mais comum a arredondada ou ovide, de cor amarela e algumas vezes avermelhada. Encontram-se normalmente livres nos sacos polnicos, sendo esses gros denominados mnades. Em algumas famlias os gros de plen permanecem em ttrades que podem se unir em grupos maiores formando as polades.

Figura 48 Deiscncia transversal

Microsporognese

39
Pode-se ter ainda a reunio de todos os gros de plen em um saco polnico, formando as polnias (fig. 50), muito comum em espcies de Orchidaceae (fig. 51) e Asclepiadaceae. O gro de plen maduro geralmente tricelular. Internamente envolvido por uma fina camada de celulose, a intina e externamente por outra camada, a exina, que confere grande resistncia ao gro de plen. A ornamentao da exina pode ser bem variada, sendo os tipos mais comuns: psilada (lisa), espinhosa, estriada, e reticulada. As aberturas so reas delimitadas no gro de plen, geralmente de parede fina. Tais aberturas so pontos por onde emerge o tubo polnico, durante a germinao do gro de plen. Podem ser circulares (poro), alongadas (colpo, sulco) ou em forma de anel (fig. 52). O estudo do gro de plen tem papel relevante na taxonomia (palinotaxonomia), sendo importante no controle da origem e qualidade do mel, em pesquisas de arqueologia e geologia e na medicina (alergias).

Figura 52 - Tipos de abertura do gro de plen

Gineceu A parte feminina da flor denomina-se gineceu e constituda por pistilos que so folhas profundamente modificadas, os carpelos (megasporfilos), que produzem os vulos (megasporngios) que contm os megsporos. O gineceu compreende todos os pistilos da flor. Os pistilos so tipicamente compostos de um estigma (que serve como coletor e facilitador da germinao do plen carregado pelo vento, gua, ou vrios animais), do estilete (regio especializada para o crescimento do tubo polnico) e o ovrio (uma poro basal dilatada que circunda e protege os vulos) (fig. 53).

Figura 50 Polnias

Figura 51 Orchidaceae Figura 53 - Esquema do Gineceu

40

O pistilo pode ser formado por um s carpelo e nesse caso falamos em pistilo simples (unicarpelar). Se o pistilo formado por dois ou mais carpelos unidos o pistilo composto (bicarpelar, tricarpelar ou pluricarpelar), ou seja, indispensvel que os carpelos sejam soldados para que constituam um nico pistilo (fig. 54). O gineceu formado por dois ou mais carpelos soldados denominado sincrpico ou gamocarpelar e quando cada carpelo constitui um pistilo e numerosos pistilos constituem o gineceu fala-se em gineceu apocrpico ou dialicarpelar como por exemplo a rosa (Rosa grandiflor -, Rosaceae) (Fig. 55, 55a e 56).

Com relao ao nmero de carpelos, o ovrio pode ser classificado em: Ovrio unicarpelar: o ovrio simples e, conseqentemente, formado por um nico carpelo (fig. 57). Ovrio bicarpelar, tricarpelar ou pluricarpelar: o ovrio composto, sendo formado respectivamente por 2, 3 ou mais carpelos soldados (fig. 58 e 59). A cavidade do ovrio que contm os vulos denomina-se lculo. De um modo geral, o nmero de lculos do ovrio corresponde ao nmero de carpelos. Segundo o nmero de lculos o ovrio pode ser, uni, bi, tri ou plurilocular se possui respectivamente l, 2, 3 ou mais lculos. A insero do estilete no ovrio pode ser: Terminal: insero na parte superior do ovrio. Lateral: insero ocorre lateralmente ao ovrio.

Figura 54 - Carpelo e pistilo

Ginobsico: insero na base do ovrio. O estigma tambm pode apresentar-se nico ou ramificado, com vrias formas.

Figura 55 - Ovrio tricarpelar e dialicarpelar

Figura 57 - Ovrio simples

Figura 55a - Ovrio tricarpelar e gamocarpelar

Figura 58 - Ovrio composto

Figura 56 - Esquema de soldadura do estigma

41

Figura 61 - Flor pergina - ovrio spero Figura 59 - Ovrio composto Mais uma observao pode ser feita com relao posio dos rgos essenciais da flor. Algumas flores apresentam um prolongamento do eixo floral elevando o gineceu, o androceu, ou ambos acima dos demais verticilos florais. Se apenas o gineceu elevado, o prolongamento do eixo denominado ginforo. Exemplo: pata de vaca (Bauhinia variegata Fabaceae).

Flores quanto posio do ovrio As peas florais (spalas, ptalas e estames) exibem uma variao na sua disposio e no seu arranjo no receptculo, e em relao ao ovrio. De acordo com esta disposio a flor caracterizada como hipgina, pergina ou epgena. A flor hipgina apresenta ovrio spero (livre) e o pistilo se localiza acima da insero dos demais verticilos (perianto e androceu) (fig. 60). Mesmo quando os estames so epiptalos, isto , esto adnatos (aderentes) s ptalas em posio superior ao ovrio, a flor tambm hipgina. No entanto, quando as spalas, ptalas e estames apresentam-se adnatos, isto , soldados at uma certa altura, formando uma estrutura semelhante a um copo, denominada hipanto, o ovrio spero, mas a flor pergina (fig. 61). Nas flores perginas, podemos perceber o ovrio apenas abrindo o hipanto. Obs: O hipanto definido como uma estrutura em forma de urna ou taa que circunda o ovrio. Quando os demais verticilos situam-se acima do ovrio, no sendo possvel separ-los dos tecidos que o revestem, o ovrio nfero e a flor chamada de epgina (fig. 62).

Figura 62 - Flor epgina Se o eixo prolongado eleva o androceu acima do nvel de insero dos demais elementos do perianto, denominado andrforo. Quando o gineceu e o androceu so elevados por um mesmo eixo este denominado androginforo. Exemplo: flor do maracuj (Passiflora sp - Passifloraceae).

vulo O vulo o megasporngio das Gimnospermas e Angiospermas, onde so formados os megsporos ou macrsporos que originaro o megagametfito (saco embrionrio). Depois da fecundao, o vulo transformado em semente. O vulo consta de um macio celular, chamado nucelo, envolvido por dois tegumentos: primina, que a membrana externa e secundina que a membrana interna. Esses dois envoltrios no cercam completamente a nucela, deixando uma pequena abertura, a micrpila, por onde passar o tubo polnico (fig. 63). Nem todos os vulos apresentam os dois

Figura 60 - Flor hipgina - Ovrio spero

42
tegumentos; vulos com um s tegumento so comuns em Gimnospermas e Dicotiledneas gamoptalas e vulos com dois tegumentos, so prprios de Monocotiledneas e Dicotiledneas dialiptalas. O vulo prende-se placenta por meio de um eixo, denominado funculo. O funculo, de dimenses variadas, apresenta um feixe vascular que se estende at a base da nucela, ou chalaza. No vulo, o ponto de insero do funculo chama-se hilo. chalaza no fica oposto micrpila, como acontece no vulo antropo (fig. 66).

Figura 64 - vulo orttropo

Figura 65 - vulo antropo

Figura 63 - Esquema de um vulo com seus envoltrios Tipos de vulos Figura 66 - vulo campiltropo Considerando-se a curvatura do funculo e a torso da nucela, os vulos podem ser classificados em: Orttropo: o vulo reto que no apresenta nenhuma curvatura; assim o funculo, chalaza e micrpila (voltada para cima) esto em linha reta (fig. 64). Os vulos orttropos so raros em Angiospermas e freqentes entre as Gimnospermas. Antropo: este o tipo de vulo mais comum entre as Angiospermas. Nele o funculo sofre uma grande curvatura, o vulo sofre uma rotao de 180 e a micrpila se aproxima do funculo. No entanto, a curvatura no afeta a forma do saco embrionrio (fig. 65). Anftropo: quando ocorre uma curvatura semelhante anterior, mas em que h tambm curvatura do saco embrionrio; a chalaza no est oposta micrpila. Campiltropo: tipo de vulo que apresenta uma curvatura sem afetar o saco embrionrio, neste caso a Placentao A regio do ovrio qual os vulos esto presos, cada um pelo seu funculo, denominada placenta. A disposio ou localizao da placenta ou placentas no ovrio denominada placentao, e varivel nas diferentes flores. Os principais tipos de placentao so: Parietal: os vulos esto presos parede do ovrio ou as suas expanses (fig. 67). Axilar: os vulos esto presos na parte central de um ovrio composto na axila dos septos. Neste caso o ovrio apresenta nmero de lculos igual ao nmero de carpelos (fig. 68). Central Livre ou Axial: os vulos esto ligados ao longo (ou na poro distal) de um eixo central livre na poro superior do ovrio, mas ligado sua base (fig. 69). exclusiva de ovrios uniloculares.

43
se paredes celulares. No centro forma-se uma clula binucleada (com 2 ncleos polares); esta a clulame do endosperma. Na extremidade micropilar tem-se duas sinrgides mais a oosfera. Na extremidade oposta formam-se trs clulas denominadas antpodas. Neste estgio, o vulo est pronto para ser fecundado (fig. 71). Em resumo, a clula-me do megsporo (2n) d origem aos megsporos (n), um dos quais vai crescer e formar o saco embrionrio (n), com todos os ncleos (n) que posteriormente vo receber suas pores de citoplasma, formando as sete clulas, uma das quais binucleada (n+n). Obs: Alm deste, existem vrios outros tipos de saco embrionrio.

Figura 67 - Placentao parietal

Figura 68 - Placentao axilar

Figura 69 - Placentao central livre ou axial

Megasporognese e megagametognese O vulo forma-se na cavidade do ovrio (lculo) e inicialmente comea a crescer como uma protuberncia, o nucelo. medida que ocorre o desenvolvimento, comeam a crescer os tegumentos (1 ou 2), que envolvem o nucelo, exceto na regio da micrpila. Cada vulo encontra-se ligado placenta pelo funculo. No interior do primrdio do vulo, uma das quatro clulas torna-se mais evidente que as outras, maior em tamanho, citoplasma mais denso e ncleo mais conspcuo. Esta clula chamada de megasporcito (2n) geralmente a clula-me dos megsporos (fig. 70). Aps uma meiose a clula-me do megsporo (2n) dar origem a 4 megsporos (n). Trs desses megsporos geralmente degeneram. O megsporo funcional vai ento se desenvolver e dar origem ao megagametfito, que ser chamado de saco embrionrio. Inicialmente o megsporo cresce e o seu ncleo se divide. Os ncleos filhos migram para os plos do saco embrionrio, agora binucleado. Cada um dos ncleos sofre ainda duas divises sucessivas, resultando um saco embrionrio com 8 ncleos. De cada plo um ncleo migra para o centro do saco embrionrio; so os ncleos polares. A seguir formam-

Figura 70 - Megasporognese e Megagametognese

You might also like