You are on page 1of 5

Bactrias Os microorganismos so encontrados em praticamente todos os ambientes naturais, tais como solo, ar, gua, plantas, animais, corpo

humano, alimentos e esgoto. Apresentam-se sob a forma de comunidades (conjunto de populao de espcies), e para que possamos estuda-los no laboratrio, necessitamos separ-los individualmente, para que, em cultura formem populaes clonadas (iguais, puras), conhecidas como culturas puras (colnias). Colnias Colnias em placa de agar

Tamanho- O tamanho das colnias varia desde dimenses muito pequenas at colnias muito grandes. Bordos- A periferia das colnias bacterianas forma muitos desenhos diferentes, dependendo da espcie. Elevao- As colnias podem ser muito finas (achatadas) ou espessas (elevadas). Pigmentao- As colnias podem ser coradas (pigmentadas) ou no (no-pigmentadas). Detalhes pticos- As colnias bacterianas podem ser opacas, translcidas ou opalescentes.

Colnias em caldo nutritivo


Quantidade de crescimento- Escassa, moderada ou abundante. Distribuio do crescimento no meio de cultura- Crescimento uniformemente dividido (nitidamente turvo); crescimento confinado superfcie do meio, como uma espuma ou filme ( pelcula); ou crescimento acumulado como sedimento, que pode ser granuloso ou viscoso. Odor- Pode ser ptrido, de frutas ou aromtico, ou desprezvel.

Culturas puras As culturas puras representa uma condio artificial para o crescimento das bactrias e de outros microorganismos, imposta pelas manipulaes laboratoriais. No entanto, a determinao das caractersticas de uma espcie particular de microorganismos exige seu isolamento laboratorial como cultura pura. Existe uma variedade de tcnicas atravs das quais

as diferentes espcies de um espcime natural podem ser isoladas e desenvolvidas em forma pura. Esterilizao Calor mido- O calor, sob a forma de vapor d`gua sob presso o agente mais prtico e seguro para fins de esterilizao, proporcionando temperaturas mais elevadas que as obtidas por ebulio. Alm disso, apresenta as vantagens do rpido crescimento, penetrabilidade e grande umidade, o que facilita coagulao das protenas. O aparelho que utiliza o vapor de gua sob presso regulada chama-se autoclave. Calor seco- recomendada quando o contato direto ou completo do vapor de gua sob presso com o material a ser esterilizado considerado como indesejvel ou improvvel, o que verdadeiro para certos tipos de vidraria laboratorial, leos, ps e substncias similares. O aparelho que utiliza o calor seco chamado de Forno de Pasteur. Exigncias nutritivas Todas as formas de vida, dos microrganismos aos seres humanos, repartem certas exigncias nutritivas, em termos de substncias qumicas indispensveis ao seu crescimento e ao seu funcionamento normal. As seguintes observaes consubstanciam o que foi dito e ilustram a grande diversidade de tipos nutritivos existentes entre as bactrias.

Todos os organismos vivos requerem uma fonte de energia. Todos os organismos vivos requerem alguma forma da carbono; todos exigem ao menos, pequenas quantidades de dixido de carbono, mas a maior parte requer certos compostos orgnicos de carbono, como acares e outros carboidratos. Todos os organismos vivos exigem alguma forma de nitrognio. Sob este ponto de vista, as bactrias so muito versteis; alguns tipos usam o nitrognio atmosfrico, alguns crescem na presena de compostos nitrogenados inorgnicos e outros, enfim, retiram seu nitrognio das protenas ou de praticamente qualquer composto orgnico nitrogenado que existe na natureza. Todos os organismos vivos necessitam de enxofre e fsforo. Algumas bactrias exigem compostos orgnicos de enxofre, outras so capazes de utilizar os compostos inorgnicos, enquanto um

terceiro grupo pode mesmo utilizar o enxofre elementar. O fsforo suprido, usualmente, sob a forma de fosfatos. Todos os organismos vivos necessitam de vrios elementos minerais para seu desenvolvimento normal (sdio, potssio, clcio, magnsio, mangans, ferro, zinco cobre, fsforo e cobalto). Todos os organismos vivos contm vitaminas ou compostos semelhantes s vitaminas. As bactrias utilizam vitaminas para seus processos metablicos normais, algumas so capazes de sintetizar todas as vitaminas necessrias, a partir de outros compostos do meio. Todos os organismos requerem gua para seu desenvolvimento. Para as bactrias, todos os nutrientes devem ser dissolvidos em gua, antes de poderem ser absorvidos.

Fototrficos X Quimiotrficos Alguns seres vivos, como as plantas verdes, podem utilizar energia radiante e so denominados fototrficos. As formas de vida incapazes de utilizar a energia radiante, como a vida animal, dependem da oxidao de compostos qumicos para a obteno da energia. Por isso recebem a denominao de quimiotrficos. Esses dois tipos de comportamentos existem entre as bactrias (fototrficas e quimiotrficas). As plantas usam o dixido de carbono, convertendo-o, pele fotossntese, em carboidratos. Muitas bactrias tambm exigem apenas o dixido de carbono como sua fonte nutritiva e, falando sob o ponto de vista nutritivo, tais organismos so autotrficos. Caso possam obter sua energia da luz, recebem o nome de fotoautotrficos; se a energia for obtida pela oxidao de compostos qumicos so chamados de quimioautotrficos. Outras bactrias so semelhantes aos animais, no sentido de serem incapazes de utilizar o dixido de carbono como nica fonte de carbono e de dependerem de organismos autotrficos para a produo de carboidratos e outros compostos utilizados como alimentos. As formas vivas que exigem uma fonte orgnica de carbono so heterotrficas. Meios de cultivo (solidificados X semi-solidificadosX lquidos) Os meios slidos, como fatias de batata, so utilizados, ocasionalmente, para o cultivo especial de bactrias. Os meios solidificados (que podem ser liquefeitos) so exemplificados pelo gar nutritivo. Os meios semislidos contm pequena quantidade de gar (0,5% ou menos), o que lhes d uma consistncia tpica. Por fim, os meios lquidos so representados pelo caldo nutritivo e pelo leite desnatado.

Meios de cultivo (enriquecido X seletivo) Meios enriquecidos- A adio de sangue, soro ou extrato de tecidos animais ou vegetais ao caldo ou gar nutritivos proporciona nutrientes acessrios, de modo que o meio passa a permitir o crescimento de heterotrficos fastidiosos. Meios seletivos- A adio de certas substncias qumicas especficas ao gar nutritivo previne o crescimento de um grupo de bactrias sem agir sobre outras. O cristal violeta, por exemplo em uma dada concentrao, impede o crescimento de bactrias gram-positivas, sem afetar o crescimento das gram-negativas. Em princpio, pode-se selecionar bactrias que crescem em organismos inusitados, simplesmente adicionando esses compostos ao meio, com a omisso de qualquer outra fonte de carbono. Temperatura de encubao Uma vez que todos os processos de crescimento dependem de reaes qumicas e que essas so influenciadas pela temperatura, o crescimento bacteriano pode ser profundamente afetado por esta condio. A temperatura determinar, em parte, o ritmo e a quantidade total do crescimento do organismo. As variaes trmicas tambm podem influenciar os processos metablicos e a morfologia celular. Cada espcie de bactrias cresce sob temperaturas situadas em faixas caractersticas. Assim sendo, as bactrias so classificadas nos seguintes grupos:

Psicrfilas: so capazes de crescer a 00C ou menos, embora seu timo esteja dependendo de temperaturas mais elevadas, prximas de 150C ou 200C. Mesfilas: crescem melhor numa faixa de 25 a 400C. Termfilas: crescem melhor a temperaturas de 45 a 600C.

Exigncias atmosfricas Os principais gases que afetam o crescimento bacteriano so o oxignio e o dixido de carbono. Como as bactrias apresentam grande variedade de resposta ao oxignio livre, conveniente dividi-las em quatro grupos: Aerbicas: crescem na presena de oxignio livre.

Anaerbicas: crescem na ausncia de oxignio livre. Anaerbicas facultativas: crescem tanto na presena quanto na ausncia de oxignio livre. Microaerfilas: crescem na presena de quantidades pequenas de oxignio livre. O crescimento de organismos aerbicos em tubos ou em pequenos frascos, aps a incubao do meio sob condies atmosfricas normais ,geralmente, satisfatrio. Quando se deseja obter grandes quantidades de bactrias aerbicas, porm, vantajoso aumentar a exposio do meio atmosfera. Bactrias (formas e arranjos) Embora existam milhares de espcies bacterianas diferentes, os organismos isolados apresentam uma das trs formas gerais: esfrica, em bastonete e espiralada. As clulas bacterianas esfricas so chamadas de cocos, e muitas bactrias que pertencem a esta categoria apresentam dois tipos de arranjos, de grande importncia em seu diagnstico. Arranjos caractersticos dos cocos: diplococos- as clulas se dividem num nico plano e permanecem unidas predominantemente aos pares. Estreptococos- as clulas se dividem num nico plano e permanecem unidas sob a forma de cadeias. Tetracocos- as clulas se dividem em dois planos, formando grupos caractersticos de quatro clulas. Estafilococos- as clulas se dividem em trs planos, de modo irregular, produzindo "cachos" de cocos. Sarcinas- as clulas se dividem em trs planos, de modo regular, produzindo arranjos cbicos das clulas.

You might also like