You are on page 1of 4

Universidade Estadual do Centro-oeste Engenharia Ambiental - Prof.

Waldir Nagel Schirmer Disciplina: Fenmenos de transporte 2 ano

FENMENOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR

CONVECO: Diferentemente do que ocorre no caso da conduo do calor, a conveco d-se pela troca de calor em funo do escoamento de um fluido junto a uma superfcie slida. De acordo com Isaac Newton, o fluxo de calor transportado por conveco diretamente proporcional diferena de temperaturas entre o slido e o fluido num ponto longe da parede. Nessa relao matemtica, foi introduzida ainda uma constante de proporcionalidade chamada coeficiente de troca de calor por conveco ou, simplesmente, coeficiente de pelcula. Assim, o calor transferido entre uma superfcie e um fluido, por unidade de tempo dada pela seguinte equao:

q= h.A.T , onde:
q = fluxo de calor transferido por conveco (kcal/h) A = rea da troca trmica (m2) T = diferena de T entra e a superfcie do slido a o fluido num ponto em que T. h = coeficiente de transferncia de calor por conveco ou coeficiente de pelcula. Com base na equao anterior, o coeficiente de pelcula tem as seguintes unidades: Kcal W h= 2 o ou m 2 .K h.m . C Esse coeficiente de pelcula (h) funo de uma srie de parmetros de escoamento do fluido, das propriedades fsicas do sistema e de sua geometria, quais sejam: h = f(D,,,cp,k,,V,g,T) D: a dimenso que domina o fenmeno da conveco. Ex: dimetro de um tubo, altura de uma placa, etc : viscosidade dinmica do fluido; : densidade do fluido; cp: calor especfico do fluido; k: condutividade trmica do fluido; : coeficiente de expanso volumtrica v: velocidade do fluido; g: acelerao da gravidade; T: diferena de temperatura entre a superfcie e o fluido Nesse caso, expressar uma nica equao pra h seria algo bastante complexo, dado o nmero de variveis que esse coeficiente envolve. Assim, essas variveis so divididas em

equaes empricas menores (e adimensionais) que relacionam os dados experimentais com o auxlio da anlise dimensional. Para o caso de a conveco ser forada, vale o seguinte: Nu = (Re,Pr) em que Nu= h.D (Nusselt) k Re= v.D. Pr= c p . k (Prandtl)

Para o caso de a conveco ser natural, tem-se: Nu = (Gr,Pr) D 3 .g. . T em que Gr= 2 (Grashof) 1 h.A

No caso da conveco, a resistncia trmica dada por:

R=

Exemplo 1: Em uma placa plana de 150 mm de comprimento e 100 mm de largura, eletricamente aquecida, a mxima temperatura permissvel no centro da placa 135 C. Para este caso especfico, o nmero de Grashof 2,2.107 e o nmero de Prandtl 0,7. Sabendo que a equao emprica, obtida com o auxlio da anlise dimensional, que descreve a conveco natural (regime laminar) em uma placa plana dada pela equao abaixo: h.L Nu=0,555.Gr1/4.Pr1/4 onde, nesse caso: Nu= (L: comprimento da placa) k Calcular o fluxo de calor por transferido por conveco, por ambos lados da placa, para o ar atmosfrico a 25 C ( kar = 0,026 Kcal/h.m.C ). Exemplo 2: Ar na presso de 6 kN/m2 e temperatura de 300 C , flui com velocidade de 10 m/s sobre uma placa plana de comprimento 0,5 m e 0,25 m de largura. Determine a taxa de transferncia de calor necessria para manter a superfcie da placa na temperatura de 27 C. Dados: - Considere regime permanente e despreze os efeitos da radiao. - Para fluxo laminar (Re<5.105 ) seguinte correlao adimensional apropriada para este tipo de escoamento: h.L Nu=0,664.Re1/2.Pr1/2 onde, nesse caso: Nu= (L: comprimento da placa) k v.D. v.D e Re= = - As propriedades estimadas do ar e o nmero de Prandtl so: =5,2110-4 m2/s k = 0,0364 W/m.K Pr = 0,687

Combinao de transmisso de calor: CONDUO + CONVECO Considere-se uma parede plana situada entre dois fluidos a diferentes temperaturas. Um bom exemplo desta situao o fluxo de calor gerado pela combusto dentro de um forno, que atravessa a parede por conduo e se dissipa no ar atmosfrico.

Fonte: QUITES (?)

Nesse caso, para as 3 regies (fluido quente, parede e fluido frio) tem-se as seguintes equaes de transferncia de calor: q = h1.A.(T1-T2) q= k.A . (T2-T3) L q = h2.A.(T3-T4)

Somando essas 3 equaes: T1 T4 T1 T4 L 1 = q= 1 + + R1 + R 2 + R 3 h 1 .A k.A h 2 .A e, assim: q = T R total

Exemplo 3: A parede de um edifcio tem 30,5 cm de espessura e foi construda com um material de k = 1,31 W/m.K. Em dia de inverno as seguintes temperaturas foram medidas: temperatura do ar interior = 21,1 oC; temperatura do ar exterior = -9,4 oC; temperatura da face interna da parede = 13,3 oC; temperatura da face externa da parede = -6,9 oC. Calcular os coeficientes de pelcula interno e externo parede. Exemplo 4: Um reator de paredes planas foi construdo em ao inox e tem formato cbico com 2 m de lado. A temperatura no interior do reator 600 oC e o coeficiente de pelcula interno 45 kcal/h.m2.oC. Tendo em vista o alto fluxo de calor, deseja-se isola-lo com l de rocha (k= 0,05 kcal/h.m.oC) de modo a reduzir a transferncia de calor. Considerando desprezvel a resistncia

trmica da parede de ao inox e que o ar ambiente est a 20 oC com coeficiente de pelcula 5 kcal/h.m2.oC, calcular: a) O fluxo de calor antes da aplicao da isolamento; b) A espessura do isolamento a ser usado, sabendo-se que a temperatura do isolamento na face externa deve ser igual a 62 oC; c) A reduo (em %) do fluxo de calor aps a aplicao do isolamento. Exemplo 5: Um tanque de formato cbico utilizado para armazenar um produto qumico a 210 o C, com coeficiente de pelcula de 80 W/m2.C. A parede do tanque constituda de uma camada interna base de carbono (k = 22 W/m.K) de 40 mm de espessura, uma camada intermediria de refratrio (k = 0,212 W/m.K) e um invlucro de ao (k = 60 W/m.K) com 10 mm de espessura. Por motivo de segurana dos trabalhadores, a temperatura da superfcie externa do ao no deve ser maior que 60 C. Considerando que a temperatura ambiente 30 C, com coeficiente de pelcula externo de 20 W/m2.K, determine a espessura mnima do refratrio para atender condio de segurana. Exerccios) 1) Uma parede de um forno constituda de duas camadas: 0,20 m de tijolo refratrio (k =1,2 kcal/h.m.oC) e 0,13 m de tijolo isolante (0,15 kcal/h.m.oC). A temperatura dos gases dentro do forno 1700 oC e o coeficiente de pelcula na parede interna 58 kcal/h.m2.oC. A temperatura ambiente 27 oC e o coeficiente de pelcula na parede externa 12,5 kcal/h.m2.oC. Calcular: a) o fluxo de calor por m2 de parede; b) a temperatura nas paredes interna e externa do forno. 2) Um forno retangular de uma fbrica de cermica est isolado com duas camadas, sendo a primeira, que est em contato com a carga do forno, de refratrio especial (k= 0,6 kcal/h.m. oC) e a outra de um bom isolante (k= 0,09 kcal/h.m.oC). Sabe-se que a temperatura da face interna do forno 900 oC e que a temperatura do ar ambiente 20 oC (h= 20 kcal/h.m2.oC). O fluxo de calor atravs da parede do forno, de 40 cm de espessura, igual a 800 kcal/h (por m2). Pede-se: a) A espessura de cada camada que forma a parede do forno; b) A temperatura da interface das camadas.

Principais referncias: QUITES, E. E. C. Fenmenos dos Transportes. (?) 63p. ROMA, W. N. L. Fenmenos de transporte para Engenharia. So Paulo: Ed. Rima. 2003. 276p.

You might also like