You are on page 1of 3

1

Habilitao Profissional Plena Tcnico em Eletrnica Eletrnica Industrial 4 Ano Apostila sobre Inversores de Frequncia I Prof. Ariovaldo Ghirardello

Inversores de Frequncia Descrio do Funcionamento.


Um inversor de frequncia um dispositivo capaz de gerar uma tenso e frequncia trifsicas ajustveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de induo trifsico. A figura abaixo, mostra resumidamente o diagrama em blocos de um inversor de frequncia escalar:

Seo Retificadora (Converter Section) Os seis diodos retificadores situados no circuito de entrada do inversor, retificam a tenso trifsica da rede de entrada (L1, L2 e L3). A tenso DC resultante filtrada pelo capacitor C e utilizada como entrada para a Seo Inversora. Seo Inversora (Inverter) Na seo inversora, a tenso retificada DC novamente convertida em Trifsica AC. Os transistores chaveiam vrias vezes por ciclo, gerando um trem de pulsos com largura varivel senoidalmente (PWM). Esta sada de tenso pulsada, sendo aplicada em um motor (carga indutiva), ir gerar uma forma de onda de corrente bem prxima da senoidal atravs do enrolamento do motor. As formas de onda 1 e 2 nos grficos abaixo, mostram as formas de onda para as fases M1 e M2 (duas das trs que sero aplicadas ao motor). Os pulsos gerados pelo

Circuito de Controle (Control Circuit) so enviados para as bases dos transistores de chaveamento atravs do circuito de Base Driver. Estes sinais pulsantes, provocaro o chaveamento dos transistores de potncia da Seo Inversora. Nos inversores mais modernos, a configurao a mesma, a nica diferena que so utilizados IGBTs ao invs de transistores bipolares. A forma de onda 3 no grfico abaixo a somatria lgica das fases de sada M1 e M2. O valor mdio da tenso aplicada, se aproxima da senoidal, provocando, como j dito acima, uma corrente senoidal pelo enrolamento do motor.

Proteo contra Surto (Surge Protection) Essa proteo tem a funo de absorver surtos (picos) de tenso transitrios que podem chegar at o inversor pela rede de alimentao e so intalados nas trs fases de entrada. Protees do Inversor (Inverter Protection) Este circuito monitora as condies da tenso e da corrente presentes no Circuito Intermedirio, ou seja, o que sai do Retificador e vai para o Inversor. Se os valores de corrente ou tenso ultrapassam nveis pr-determinados, este circuito envia um sinal para o Circuito de Controle (Control Circuit), que atua de forma a proteger o circuito do inversor, normalmente desarmando-o e sinalizando a condio. Base Driver Esta seo amplifica e isola os sinais que so gerados pelo Circuito de Controle (Control Circuit) e fazem os transstores operarem de acordo com o esquema de chaveamento apropriado. Circuito de Auto Boost (Auto Boost Circuit) Este circuito detecta as condies de carga do motor. Atravs da determinao das condies da carga, o circuito determina o nvel de tenso ideal para que o motor consiga entregar carga o torque exigido pela carga.

Controle Local/Painel de Programao (Local Control/Programing Panel)Este painel fornece um meio prtico e rpido para se programar a operao do inversor. Nele tambm podem ser visualizadas as condies de operao do inversor, como tenso, corrente, velocidade, frequncia, alm de sinalizar cdigos de falha como sobretenso, subtenso, sobercarga, motor travado, sobretemperatura no dissipador, etc. Circuito de Controles Externos (External I/O) Este circuito prov ao circuito de controle uma forma de comunicar-se com o restante da mquina, tanto recebendo como fornecendo sinais, como velocidade desejada, sentido de rotao, acelerao, desacelarao, partida, parada, frenagem, etc. Circuito de Controle (Control Circuit) O circuito de controle na realidade o crebro do inversor, pois ele o responsvel por receber todas as informaes relativas ao funcionamento interno do inversor, alm de coletar as informaes externas, e gerar todos os sinais necessrios para gerar os pulsos de disparo da etapa de potncia. Resumidamente ela opera da seguinte forma: 1. Ele recebe a referncia de velocidade e comandos de operao da interface de Controle Local ou atravs de sinais externos (External I/O). Estes comandos so utilizados para determinar a frequncia e a tenso de sada, alm do sentido de rotao do motor; 2. O circuito gera os comandos (pulsos) que so injetados no circuito de Base Driver, que isola-os e amplifica-os, injetando os na etapa de potncia; 3. Aps a anlise dos sinais recebidos dos demais circuitos, o mesmo gera sinais de sada para a interface de Controle Local e para os circuitos de controle externo (External I/O), para indicar normalmente, as condies de funcionamento do inversor, alm das condies de falha; 4. Em caso de receber algum sinal de funcionamento anormal do circuito de Proteo do Inversor (Inverter Protection), ele imediatamente, corta os pulsos de disparo, desarmando o inversor e sinalizando a situao atravs da interface de Controle Local e dos circuitos de Controle Externo (External I/O).

You might also like