You are on page 1of 5

Violncia de Gnero.

ST 5 Sandra Mnica Winkelmann Raquel Gislaine dos Santos Marques UNIOESTE Palavras-chaves: violncia, gnero, mulher Violncia contra a mulher sua historicidade

O trabalho tem como objetivo analisar a violncia cometida contra a mulher procurando compreender como as diferentes reas do conhecimento a sociologia, a psicologia, a histria analisam tal contexto. Neste mbito de discusso emergem questionamentos acerca da freqncia e da visibilidade do uso da violncia em relao resoluo dos conflitos, especialmente nas relaes de gnero. Para compreenso da problemtica fez-se necessrio apresentar o conceito de gnero. Busca-se tambm historicizar as reivindicaes do movimento feminista principalmente a partir da dcada de 1970 at a dcada de 1990, quando a luta se mostrou notria e bastante significativa, problematizando a questo da violncia contra a mulher. Ao analisar as muitas problemticas em torno do fenmeno da violncia, em especial, a motivao que possibilita o seu desencadeamento, autores tm afirmado que esta no apenas determinada pelo cdigo individual, ou apenas uma criao do sujeito, mas uma manifestao, no sujeito, dos hbitos emotivos coletivos. Conforme Costa:

[...] a violncia tem sido tratada pelo prisma exclusivo da motivao individual e psquica [...]. Se for inegvel que o inconsciente/psiquismo importante na prtica da violncia em geral, tambm inegvel a importncia do social na perpetrao da violncia. Isso assim porque todas as manifestaes do psiquismo tm um princpio de realidade, que regula e que apia ou no sua manifestao e realizao (apud, SUREZ; BANDEIRA, 1999, p.20).

Santos (1997) ao discutir sobre a violncia que incide especialmente sobre a mulher, esclarece acerca da importncia da anlise do efeito de condies psicopatolgicas de pessoas, mas percebe como relevante ater-se s condies sociais: [existe] uma discriminao social
da mulher como merecedora de menos respeito. Da a importncia de estudos que enfoquem esse aspecto do problema, para uma melhor compreenso acerca dessa dinmica (SANTOS, 1997, p.10).

A anlise da literatura que aborda a temtica da violncia contra as mulheres (ARDAILLON e DEBBERT, 1987; OLIVEIRA, GERALDES e LIMA, 1998; IZUMINO, 1998) mostra diversas situaes conflituosas onde se tem utilizado da violncia para resoluo das mesmas. Neste campo torna-se questionvel, se a freqncia maior ou se a visibilidade do uso da

violncia maior em relao forma de resolver os conflitos envolvidos especialmente nas relaes de gnero. Tericos de diversas reas do conhecimento tm problematizado e percebido a marginalizao sofrida pela mulher no contexto onde efetivamente se do as relaes entre homens e mulheres: no trabalho, na disputa poltica, nas relaes familiares... A violncia exercida sobre o sexo feminino conforme Perruci: [...] produto, antes de tudo, da dominao que sobre ela exerce o homem. Existe, em maior ou menor escala, em todas as partes do mundo, mesmo nos pases onde se prega uma filosofia social de absoluta igualdade sexual na repartio das tarefas sociais (apud SANTOS, 1997, p.09). Santos acrescenta que: [...] em pases onde a ideologia machista impera como no Brasil, a desigualdade na valorizao dos sexos coloca a mulher como um ser em geral subalterno, desprestigiado, submisso, passivo, na maioria de suas relaes e no modo como so (ou no) respeitadas (1997, p.10). Para analisar a violncia contra as mulheres, um conceito fundamental gnero. Este utilizado para designar um sistema/organizao de relaes que se efetiva entre homens e mulheres o qual determinado por contextos polticos, culturais, sociais e econmicos e no por uma determinao biolgica e natural. Relaes de gnero so construdas a partir de um processo onde indivduos que nascem biologicamente como macho e fmea so transformados, ou tornam-se categorias sociais de mulheres e homens a partir da aquisio de perfis femininos e masculinos, sendo que tais perfis apresentam-se variados conforme o lugar e a poca. Scott esclarece:

O gnero utilizado para designar as relaes sociais entre os sexos. Seu uso rejeita explicitamente explicaes biolgicas como aquelas que encontram um denominador comum, para diversas formas de subordinao, no fato de que as mulheres tm as crianas e que os homens tm uma fora muscular superior. O gnero torna-se, antes, uma maneira de indicar construes sociais a criao inteiramente social de idias sobre os papis adequados aos homens e s mulheres. uma maneira de se referir s origens exclusivamente sociais das identidades subjetivas dos homens e das mulheres (1990, p.07).

Para Izumino (1998, p.13): a adoo da categoria de gnero implicou no reconhecimento de que as diferenas sexuais, mais do que biologicamente determinadas, so socialmente definidas, estando sujeitas a variaes culturais na determinao dos papis sociais de homens e mulheres. Por outro lado, a adoo da categoria gnero, implicaria numa mudana institucional. Conforme Scott:

Os livros e artigos de todos os tipos que tinham como assunto a histria das mulheres substituram, nos ltimos anos, nos seus ttulos o termo mulheres por gnero. Em certos casos, mesmo se esta utilizao se refere vagamente a certos conceitos, ela visa de fato fazer reconhecer este campo de pesquisa. Nestas circunstncias, o uso do termo gnero visa indicar a erudio e a seriedade de um

trabalho, pois gnero tem uma conotao mais objetiva e neutra do que mulheres. O gnero parece se integrar na terminologia cientfica das cincias sociais e, ento, se dissociar da poltica do feminismo (1990, p.07).

Esta forma de uso de gnero proporcionaria a legitimidade institucional dos estudos feministas nos anos 80. A anlise da literatura mais recente que aborda a temtica de questes relacionadas a gnero (FELIPE e PHILIPPI, 1998; IZUMINO, 1998) apresenta um campo de discusses mais consolidado. Porm, neste mesmo contexto salientam-se questes paradoxais. Segundo Surez e Bandeira (1999) quando observada a violncia que ocorre cotidianamente no mbito interpessoal, especialmente a dirigida contra as mulheres, verificado que esta responde por uma parcela muito elevada e que aumenta visivelmente quando estimada a partir da totalidade das violncias que ocorrem nos espaos domsticos. No entanto, a literatura tem salientado a pouca ateno dirigida para este mbito, embora o tema venha ganhando visibilidade nos ltimos anos. Assim mesmo, pouco significativa e notria, tanto no campo especfico das cincias quanto em outros mbitos da sociedade. Um fato que merece ser assinalado conforme as autoras, que a violncia perpetrada contra as mulheres raramente julgada como crime a ser punido e violncias, como o estupro, so avaliadas muitas vezes como monstruosas ao invs de criminosas, [...] razo pela qual os agressores passam a serem percebidos mais como sujeitos marginais, carentes e poluentes do que como propriamente transgressores (SUREZ; BANDEIRA, 1999, p.15). Desde a dcada de 1970, o movimento feminista trouxe em seu bojo discusses, lutas e reivindicaes, denunciando em especial violncia sofrida pelas mulheres. Segundo Surez e Bandeira:

[...] o movimento feminista da dcada de 1970 apontou com firmeza que a violncia contra as mulheres no somente era de grandes propores, mas que tambm era invisvel. Os inumerveis artigos, panfletos e notcias que polemizavam essa questo naquela dcada estimularam a reflexo sociolgica e histrica, e, nas dcadas seguintes, publicou-se uma srie de trabalhos dedicados total ou parcialmente ao tema da violncia contra as mulheres (1999, p.15).

Izumino (1998) explicita que na dcada de 1980, a violncia cometida contra a mulher tornou-se objeto de denncia havendo grandes esforos para o seu combate e preveno. Este o momento em que a temtica transborda para o contexto poltico e social passando assim, a se inserir nos compromissos polticos de grupos feministas e de governantes. Para a autora a violncia contra as mulheres tem razes muito anteriores a este momento, podendo-se observar que esta sempre se fez presente na histria da sociedade brasileira. O que tem motivado a denncia de

tal problema para o espao pblico, pedindo desta forma sua punio, parecem ser os excessos cometidos pelos agressores em relao a suas vtimas. Assim, o olhar da dcada de 1980 e princpios da dcada de 1990, marcado pela enunciao feminista, da denncia da violncia contra a mulher e a reivindicao de seus direitos de segurana. Conforme Surez e Bandeira (1999, p.16) a preocupao acentuou-se na presente dcada: observam-se agora profundas mudanas na enunciao do tema, a partir da ampla adoo do conceito de relaes de gnero pelas cincias humanas. Existe a compreenso de que muitos dos acontecimentos violentos que ocorrem no mbito interpessoal se no todos so antecedidos por conflitos abrigados nos diferentes relacionamentos de gnero, que so relacionamentos que podem pr em interao conflituosa no apenas homem e mulher, mas tambm mulher e mulher ou homem e homem. A ligao entre violncia e gnero til para indicar no apenas o envolvimento de mulheres e de homens como vtimas e autores/as, mas tambm os seus envolvimentos como sujeitos que buscam firmar, mediante a violncia, suas identidades masculinas ou femininas (SUREZ; BANDEIRA, 1999, p.16). Aqui vale assinalar, conforme as autoras que, a nfase da pesquisa em dimensionar a violncia praticada por homens contra mulheres se efetiva percebendo a elevada incidncia e severidade, como ainda considerada a idia paradigmtica de que mulheres so vtimas e homens agressores. A temtica acerca da violncia contra a mulher acima abordada relevante no sentido de retomar tal discusso, proporcionando adensamento s questes problematizadas no mbito cientfico. A partir da historicidade das reivindicaes do movimento feminista, das discusses da temtica nas diferentes reas do conhecimento e outras questes que permeiam tal problemtica houve a possibilidade de visualizar o percurso da luta feminina no Brasil contemporneo como ainda, analisar questes desenvolvidas em campos especficos e distintos percebendo desta forma, suas proximidades e convergncias, como tambm se compreendeu que a violncia perpetrada contra a mulher responde por uma parcela muito elevada quando estimada a partir da totalidade das violncias ocorridas nos espaos domsticos. Porm, salientada a pouca ateno tanto do campo da cincia, quanto de outros mbitos da sociedade.

REFERNCIAS ARDAILLON, Danielle; DEBERT, Guita. Quando a vtima mulher (anlise do julgamento de crimes de estupro, espancamento e homicdio). Braslia: Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM); Centro de Estudos e Documentao para Ao Comunitria (CEDAC), 1987.

FELIPE, Snia T.; PHILIPPI, Jeanine N. O corpo violentado: estupro e atentado violento ao pudor: um ensaio sobre a violncia e trs estudos de filmes luz do contratualismo e da leitura cruzada entre direito e psicanlise. Florianpolis: Ed. da UFSC, 1998. IZUMINO, Wania Pazinato. Justia e violncia contra a mulher: o papel do sistema judicirio na soluo de conflitos de gnero. So Paulo: Anna Blume, FAPESP, 1998. OLIVEIRA, Dijaci; GERALDES, Elen, LIMA, Ricardo (orgs). Primavera j partiu: retrato dos homicdios femininos no Brasil. Braslia MNDH (Violncia em Manchete) v. 1, 1998. SANTOS, Maria de Ftima Franco dos. Violncia sexual contra a mulher cometida por agressor desconhecido da vtima. Campinas, SP: Alnea, 1997. SCOTT, Joan. Gnero: uma categoria til de anlise histrica. In: Educao & Realidade, Porto Alegre, v. 15, n 2, p. 5-22, jul./dez. 1990. SUREZ, Mireya; BANDEIRA, Lourdes. Violncia, gnero e crime no Distrito Federal. Braslia: Ed. UNB, 1999.

You might also like