You are on page 1of 3

PROCEDIMENTO DE SEGURANA PARA TRABALHOS DE MENOR APRENDIZ SETOR REPOSIO

NORMA TOZ 01/2011 APROVADO EM JUNHO/2011

REV 00/2011

Pgina 1 de 3

1.

OBJETIVO

Assegurar um local de trabalho saudvel e seguro todos os menor aprendiz contratados, promover a sua sade e o bem estar e prevenir acidentes ou leses decorrentes do trabalho..
2. ABRANGENCIA

Aplica-se s unidades do Grupo TOZETTO E CIA LTDA. Este procedimento vale indistintamente para menor aprendiz, quando estiverem nas dependncias da empresa.
3. DOCUMENTO REFERENCIA

Regulamento Interno, Captulos I XI. Art. 390 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT Lei N. 6.514, de 22 de Dezembro de 1977 e suas alteraes. Capitulo IV Art. 402 441 e seus pargrafos, da Consolidao das Leis do Trabalho CLT

4.

DEFINIES

Setores: Locais onde so executadas as atividades. Menor Aprendiz: Aluno participante do programa de aprendizagem voltado para a preparao e insero de jovens no mundo do trabalho. 5. PROCEDIMENTOS

5.1 Respeitar o Regulamento Interno; 5.2 Entregar ao superior imediato os relatrios de atividades semanal. Conforme Anexo 01; 5.3 Realizar as atividades com ateno e cuidado, a fim de evitar acidentes; 5.4 Seguir as orientaes do Manual de Segurana. Conforme Anexo 02; 5.5 Respeitar os colegas e demais funcionrios; 5.6 De acordo com Art. 405 5 e Art. 390 da CLT; vedado servio que demande o emprego de fora muscular superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho continuo, ou 25 (vinte e cinco) quilos para o trabalho ocasional. Pargrafo nico - No est compreendida na determinao deste artigo a remoo de material feita por impulso ou trao de vagonetes sobre trilhos, de carros de mo ou quaisquer aparelhos mecnicos. Porem, por medidas de preveno nas unidades da empresa TOZETTO e CIA LTDA, no ser permitido o emprego de fora muscular superior a 08 (oito) quilos para o trabalho continuo, ou 10 (Dez) quilos para o trabalho ocasional; E o peso mximo permitido para transporte com carro de mo (Carrinhos ou plataformas) ser de 50 (cinquenta) quilos, tendo em vista que devido ao sistema de rodinhas com rolamentos a fora na impulso ou trao reduz para 20% do peso.

PROCEDIMENTO DE SEGURANA PARA TRABALHOS DE MENOR APRENDIZ SETOR REPOSIO

NORMA TOZ 01/2011 APROVADO EM JUNHO/2011

REV 00/2011

Pgina 2 de 3

5.7 Sempre que a caixa com produtos ultrapassar o limite mximo permitido, o mesmo dever ser aberto e fracionado para dividir o peso. 5.8 Somente ser permitido o desenvolvimento das atividades de menor aprendiz nos setores de: Perfumaria; Bazar (exclui deste setor as vidrarias como pratos, copos e outros); bomboniere; Papel higinico; Sucos e Bolachas. 5.9 Ser realizado o rodizio mensal entre os setores descriminados no item 5.8, sendo de responsabilidade do menor aprendiz, observar a partir do dia 25 de cada ms o setor em que o mesmo estar escalado para desenvolver suas atividades. 5.10 No permitido o uso de telefone celular nem qualquer outro tipo de aparelho sonoro no horrio de expediente. 5.11 No permitido formar rodinhas de conversa nos setores em horrio de expediente, salvo quando o Superior imediato necessitar passar instrues relacionadas atividade a ser desenvolvida. 5.12 Comunicar imediatamente ao Superior e/ou Tcnico de Segurana do Trabalho, qualquer situao que considere de risco a sade ou integridade fsica, para que possam ser tomadas as medidas de segurana necessrias. 5.13 Acatar outras informaes que possam ser repassadas pelo Superior e/ou Tcnico de Segurana do Trabalho, que no estejam expressas neste procedimento.

6.

RESPONSABILIDADES

6.1 Menor Aprendiz Desempenhar suas atividades com responsabilidade e dedicao; Seguir as orientaes do procedimento de segurana, manual de segurana e regulamento interno.

6.2 Encarregado Reposio Coordenar os trabalhos do menor aprendiz; Montar escalas de trabalhos e publicar no mural de informaes at o dia 25 de cada ms. Orientar o menor aprendiz quanto correta aplicao deste procedimento.

6.3 Setor de Segurana do Trabalho Realizar estudos e aes preventivas para identificar e eliminar situaes que possam gerar acidente ou doena do trabalho. Realizar os treinamentos para o menor aprendiz. 6.4 Gerencia Acompanhar a correta aplicao deste procedimento.

7.

ANEXOS Anexo I Relatrio de atividade semanal Anexo II Manual de Segurana do Menor Aprendiz

PROCEDIMENTO DE SEGURANA PARA TRABALHOS DE MENOR APRENDIZ SETOR REPOSIO

NORMA TOZ 01/2011 APROVADO EM JUNHO/2011

REV 00/2011

Pgina 3 de 3

Anexo I Relatrio de Atividade Semanal Nome: Loja: Perodo: Matricula: Instituio:

Descrio das Atividades Realizadas

Dificuldades encontradas na realizao das atividades

Sugestes e/ou Comentrios

You might also like