You are on page 1of 5

Atividades humanas geram lixo.

Esteja onde estiver, o ser humano produz resduos: em casa, nas indstrias, nos estabelecimentos comerciais, nas escolas, nos hospitais ou no campo, cultivando alimentos ou criando animais. Nos ltimos sculos, o desenvolvimento de novas tecnologias e a adoo de um modelo econmico baseado na produo e no consumo em grande escala incrementaram a produo de lixo. Ao lado disso, as reas disponveis para deposio do lixo tornaramse escassas e a sujeira acumulada tem aumentado a poluio do solo, das guas e do ar, alm de piorar as condies de sade das populaes. No toa, portanto, que esse um grave problema da atualidade. Se voc quiser conhec-lo melhor, clique em cada um dos ttulos do roteiro proposto: :: O que lixo Em suas diversas atividades, os seres humanos produzem grande quantidade de resduos. Nas indstrias, so produzidos gases e partculas que se espalham na atmosfera, podendo tambm se misturar s guas de rios, lagos e mares. As atividades domiciliares geram grandes quantidades de resduos provenientes de embalagens, sobras de alimentos, papel utilizado em higiene. Esgotos e guas contendo detergentes e outros produtos qumicos tambm saem das residncias. Entre os diferentes tipos de resduos que os seres humanos produzem, chama-se lixo os restos que se apresentam em estado slido, semi-slido, pastoso ou semi-lquido, isto , com contedo lquido insuficiente para que o material possa fluir sem ser pressionado. Uma caracterstica marcante do lixo o fato de que, por ser slido, semi-slido ou semi-lquido, ocupa muito espao, provocando enormes problemas quando deve ser armazenado. Grande parte dos resduos produzidos diariamente no se decompe quando deixada em qualquer local. Frutos do avano tecnolgico, embalagens descartveis e demais produtos industrializados demoram meses e at anos para desaparecer. Um simples filtro de cigarro ou um chiclete j representam um desafio extenuante para a natureza, demorando at cinco anos para serem totalmente decompostos, enquanto outros materiais, como plsticos e latas de alumnio chegam a permanecer intactos no ambiente por sculos a fio.

Haja vida longa! Tempo necessrio para a decomposio natural de alguns materiais

O que sobra das atividades humanas e que descartado em forma de lixo deve ser considerado pblico ou privado? Aquilo que uma pessoa joga na lixeira continua sendo de sua propriedade?

Papel - 3 meses, no mnimo Madeira - 6 meses Matria orgnica - 2 a 12 meses Cigarro - 1 a 2 anos Sendo pblico ou privado, o material Chiclete - 5 anos descartado deve ter uma destinao adequada Latas de ao - 10 anos que busque a preservao do meio ambiente. Embalagem longa vida - mais de 100 Os efeitos produzidos pelo lixo no tm um anos alcance apenas no mbito privado. O modo Plsticos - mais de 100 anos como feito o processo de descarte, coleta, Pneus - mais de 100 anos tratamento e deposio final dos resduos Latas de alumnio - mais de 1.000 afeta a vida de toda a coletividade e, portanto, anos a preocupao com a questo do lixo deve ser Vidro - mais de 10.000 anos pblica e de todos. Pensar a questo do lixo do ponto de vista educativo significa considerar diversos aspectos: A produo de lixo na sociedade: como o lixo produzido; como as principais fontes geradoras de lixo tm origem em nossas atividades econmicas, pensar a produo de lixo pensar o prprio processo produtivo como um todo. O destino dado ao lixo na sociedade: como o lixo coletado, transportado, tratado e depositado, nos mais diferentes tipos de ambientes. As polticas pblicas existentes com relao produo, destino e tratamento de todos os tipos de lixo. Por exemplo, o trabalho relacionado com a diminuio da produo de lixo, a questo da coleta seletiva e da preocupao com a reciclagem e a reutilizao de materiais. A responsabilidade de cada indivduo pelo tipo e quantidade de lixo que produz: desde a necessidade de adotar condutas conscientes e responsveis pelo consumo de produtos que gerem pouco lixo at a participao em mobilizaes que visem a aprimorar processos de produo com o propsito de gerar menor quantidade de lixo ou de gerar lixo que seja menos prejudicial ao ambiente, mais fcil de armazenar ou transformar em outros materiais teis. :: Tipos de lixo O lixo pode ser classificado de vrias formas, dependendo do aspecto que est sendo considerado. As classificaes mais utilizadas para o lixo so aquelas que levam em conta sua origem, composio qumica e periculosidade. 1. Classificao pela origem Domiciliar constitudo por restos de alimentos da vida cotidiana das habitaes, produtos deteriorados, jornais e revistas, embalagens em geral, papel higinico, dejetos, entre outros itens.

Comercial Composto por grande quantidade de papel, plsticos, embalagens, alm de resduos de asseio, como papel toalha e papel higinico, produzidos por diferentes tipos de estabelecimentos comerciais e de servios. Industrial Proveniente das atividades industriais (metalurgia, qumica, petroqumica, papeleira, alimentcia etc.). O lixo industrial variado, podendo se constituir de cinzas, lodo, leos, resduos alcalinos ou cidos, plsticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, vidros, entre outros. Muito do lixo considerado txico produzido pelas indstrias. Pblico Originado de limpeza pblica urbana e da limpeza de reas de feiras livres. Servios de sade e hospitalar So os chamados resduos spticos, que contm germes patognicos - organismos capazes de provocar doenas - e que so descartados por estabelecimentos de sade, tais como hospitais, clnicas, laboratrios, farmcias, postos de sade e clnicas veterinrias. Portos, aeroportos, estaes rodovirias e ferrovirias Materiais de higiene pessoal e restos de alimentos desses locais que podem veicular doenas provenientes de outras localidades. Agrcola So resduos slidos das atividades agrcolas e da pecuria, como embalagens de adubos, defensivos agrcolas, rao ou restos de colheita. As embalagens de agroqumicos devem ser tratadas de forma especial, pois geralmente carregam resduos altamente txicos. Entulhos So os resduos da construo civil, como materiais de demolio, restos de obras e solos de escavaes. Atmico o material que resulta da queima de combustvel nuclear, em reatores nucleares existentes em centros universitrios de pesquisa ou nas usinas termonucleares de gerao de energia eltrica (como as usinas Angra I e Angra II, existentes no Rio de Janeiro). 2. Classificao por composio qumica A classificao do lixo quanto composio qumica considera apenas a diferena entre o lixo composto por materiais orgnicos e o lixo composto por materiais inorgnicos. O lixo orgnico aquele formado principalmente por restos de comida e outros materiais biodegradveis. J o lixo inorgnico formado por materiais como metais, vidros, borracha, plsticos e outros materiais cuja decomposio por processos naturais envolve perodos de tempo superiores a dcadas ou sculos.

Independentemente de sua origem, o lixo orgnico necessita de transporte e armazenamento muito diferentes dos usados com o lixo inorgnico. 3. Classificao quanto sua periculosidade O lixo pode ser classificado em funo dos riscos potenciais que pode causar ao meio ambiente, incluindo a os seres vivos, particularmente os seres humanos. Os perigos associados ao lixo podem ser devidos presena de alguma substncia venenosa ou potencialmente transmissora de doenas. o caso dos chamados lixos txicos, de atividades industriais (restos de tintas e vernizes, por exemplo), de atividades hospitalares (restos de curativos contaminados, agulhas hipodrmicas usadas), ou mesmo de atividades agrcolas (venenos e suas embalagens, por exemplo). Outro tipo de lixo perigoso o atmico, resultante da atividade de usinas nucleares. O perigo desses materiais est no fato de que so radioativos e essa radioatividade pode provocar doenas como queimaduras na pele e cncer. Algumas atividades hospitalares fazem uso de materiais radioativos para tratamento de doenas especficas. Esses materiais, quando no so mais utilizados, precisam ser armazenados com cuidado para evitar contaminao radioativa do ambiente ou mesmo de pessoas que possam vir a manipular esse material depois de descartado. Pilhas e baterias (principalmente aquelas recarregveis) constituem-se lixo txico de grande periculosidade. Tanto assim, que j existem leis que obrigam os fabricantes de pilhas e baterias recarregveis a se responsabilizarem por aquelas que no so mais utilizadas, dando a elas um destino seguro. :: Conseqncias das destinaes dadas ao lixo O lixo um assunto que diz respeito a todo ser humano, tanto no plano individual como no coletivo. Vivendo em qualquer espao rural ou urbano, grande ou pequeno , todos ns geramos lixo. Aes locais podem ter conseqncias globais. Os resduos produzidos em um determinado lugar e lanados em um curso dgua ou no seu entorno, por exemplo, podem contaminar outros locais, pois um rio geralmente corta mais de uma cidade. Da mesma forma, queimar lixo libera gases txicos que atingem a atmosfera e se espalham pelo planeta, produzindo alteraes climticas e doenas respiratrias e cutneas. Um solo contaminado, ao ser lavado pelas chuvas, pode acabar atingindo o lenol fretico. capaz tambm de poluir rios e tornar a gua de vrias localidades imprpria para o consumo.

No sem motivos, portanto, que os dejetos decorrentes de atividades humanas precisam ter um destino.

You might also like