You are on page 1of 9

IT 179 Saneamento Bsico

Agosto/2007

SANEAMENTO BSICO 1. INTRODUO 1.1 Definio Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), saneamento o controle de todos os fatores do meio fsico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar fsico, mental e social. De outra forma, pode-se dizer que saneamento caracteriza o conjunto de aes socioeconmicas que tm por objetivo alcanar Salubridade Ambiental. A oferta do saneamento associa sistemas constitudos por uma infraestrutura fsica e uma estrutura educacional, legal e institucional, que abrange os seguintes servios: abastecimento de gua s populaes, com a qualidade compatvel com a proteo de sua sade e em quantidade suficiente para a garantia de condies bsicas de conforto; coleta, tratamento e disposio ambientalmente adequada e sanitariamente segura de guas residurias (esgotos sanitrios, resduos lquidos industriais e agrcola; acondicionamento, coleta, transporte e/ou destino final dos resduos slidos (incluindo os rejeitos provenientes das atividades domstica, comercial e de servios, industrial e pblica); coleta de guas pluviais e controle de empoamentos e inundaes; controle de vetores de doenas transmissveis (insetos, roedores, moluscos, etc.); saneamento dos alimentos; saneamento dos meios transportes; saneamento e planejamento territorial; saneamento da habitao, dos locais de trabalho, de educao e de recreao e dos hospitais; e controle da poluio ambiental gua, ar e solo, acstica e visual.
1

Guimares; Carvalho e Silva

IT 179 Saneamento Bsico

Agosto/2007

O saneamento bsico se restringe: abastecimento de gua s populaes, com a qualidade compatvel com a proteo de sua sade e em quantidade suficiente para a garantia de condies bsicas de conforto; coleta, tratamento e disposio ambientalmente adequada e sanitariamente segura de guas residurias (esgotos sanitrios, resduos lquidos industriais e agrcola; acondicionamento, coleta, transporte e/ou destino final dos resduos slidos (incluindo os rejeitos provenientes das atividades domstica, comercial e de servios, industrial e pblica); e coleta de guas pluviais e controle de empoamentos e inundaes.

Outras definies: - Salubridade ambiental o estado de higidez (estado de sade normal) em que vive a populao urbana e rural, tanto no que se refere a sua capacidade de inibir, prevenir ou impedir a ocorrncia de endemias ou epidemias veiculadas pelo meio ambiente, como no tocante ao seu potencial de promover o aperfeioamento de condies mesolgicas (que diz respeito ao clima e/ou ambiente) favorveis ao pleno gozo de sade e bem-estar. - Meio ambiente A Lei n 6.938, de 31/8/1981, que dispe sobre a Poltica Nacional de Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao no Brasil, define: Meio ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Guimares; Carvalho e Silva

IT 179 Saneamento Bsico

Agosto/2007

1.2 Abordagem histrica A importncia do saneamento e sua associao sade humana remonta s mais antigas culturas. O saneamento desenvolveu-se de acordo com a evoluo das diversas civilizaes, ora retrocedendo com a queda das mesmas, ora renascendo com o aparecimento de outras. Os poucos meios de comunicao do passado podem ser responsabilizados, em grande parte, pela descontinuidade da evoluo dos processos de saneamento e retrocessos havidos. Conquistas alcanadas em pocas remotas ficaram esquecidas durante sculos porque no chegaram a fazer parte do saber do povo em geral, uma vez que seu conhecimento era privilgio de poucos homens de maior cultura. Por exemplo, foram encontradas runas de uma civilizao na ndia que se desenvolveu a cerca de 4.000 anos, onde foram encontrados banheiros, redes de esgoto nas construes e drenagem nas ruas. O antigo testamento da Bblia apresenta diversas abordagens vinculadas s prticas sanitrias do povo judeu como, por exemplo, o uso da gua para limpeza de roupas sujas que favoreciam o aparecimento de doenas (escabiose). Desta forma os poos para abastecimento eram mantidos tampados, limpos e longe de possveis fontes de poluio. Existem relatos do ano 2000 a.C., de tradies mdicas, na ndia, recomendando que a gua impura devia ser purificada pela fervura sobre um fogo, pelo aquecimento no sol, mergulhando um ferro em brasa dentro dela ou podia ainda ser purificada por filtrao em areia ou cascalho, e ento resfriada. Das prticas sanitrias coletivas mais marcantes na antigidade destacam-se a construo de aquedutos, banhos pblicos, termas e esgotos romanos, tendo como smbolo histrico a conhecida Cloaca Mxima de Roma. Havia em Roma nove aquedutos para abastecimento, com extenso que variavam de 16 a 80 km e seo transversal de 0,65 a 4,65 m2. Alguns autores estimaram a capacidade total de todos estes aquedutos e chegaram a uma vazo de 221,9 m3.d-1 2,57 m3.s-1, suficiente hoje para abastecer uma cidade

Guimares; Carvalho e Silva

IT 179 Saneamento Bsico

Agosto/2007

de

600.000

habitantes,

admitindo-se

uma

demanda

per

capta

de

aproximadamente 300 L.d-1. Entretanto, a falta de difuso dos conhecimentos de saneamento levou os povos a um retrocesso, originando o pouco uso da gua durante a Idade Mdia, quando o consumo per capita de certas cidades europias chegou a 1 L por habitante por dia. Nessa poca, houve uma queda nas conquistas sanitrias e consequentemente sucessivas epidemias. O quadro caracterstico desse perodo o lanamento de dejetos na rua. Nessa ocasio, a construo de aquedutos pelos mouros, o reparo do aqueduto de Sevilha em 1235, a construo de aqueduto de Londres com o emprego de alvenaria e chumbo e, em 1183, o abastecimento inicial de gua em Paris, so obras que podem ser citadas. Somente no sculo passado que se comeou a dispensar maior ateno proteo da qualidade de gua, desde sua captao at sua entrega ao consumidor. Essa preocupao se baseou nas descobertas que foram realizadas a partir de ento, quando diversos cientistas mostraram que havia uma relao entre a gua e a transmisso de muitas doenas causadas por agentes fsicos, qumicos e biolgicos. Ainda nos dias de hoje, mesmo com os diversos meios de comunicao existentes, verifica-se a falta de divulgao desses conhecimentos. Em reas rurais a populao consome recursos para construir suas casas sem incluir as facilidades sanitrias indispensveis, como poo protegido, fossa sptica, etc. Assim sendo, o processo sade versus doena no deve ser entendido como uma questo puramente individual e sim como um problema coletivo. No Brasil, pesquisas realizadas no incio dos anos 90 pela Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental (ABES) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) possibilitam uma visualizao do quadro sanitrio do pas, evidenciando as condies precrias a que est exposta grande parte da populao brasileira. Em 1991, o Brasil possua uma populao de 152,3 milhes de habitantes, sendo que 77% destes viviam em reas urbanas e apenas 23% em reas rurais. Do total da populao brasileira, menos de 70% dos habitantes eram atendidos
Guimares; Carvalho e Silva
4

IT 179 Saneamento Bsico

Agosto/2007

por sistemas coletivos de abastecimento de gua (Figura 1). Atualmente (2004), estatsticas do Ministrio da Sade revelam que cerca de 90% da populao urbana brasileira atendida com gua potvel. O dficit, ainda existente, est localizado, basicamente, nos bolses de pobreza, ou seja, nas favelas, nas periferias das cidades, na zona rural e no interior. Problemas recorrentes nos sistemas so devidos ao no cumprimento dos padres de potabilidade pela gua distribuda e a ocorrncia de intermitncia no abastecimento, comprometendo a quantidade e a qualidade da gua distribuda populao. Alm disso, o ndice de perda muito elevado principalmente em funo de vazamentos e desperdcios.

Figura 1 Abastecimento de gua no Brasil (1995). Com relao ao esgotamento sanitrio, os dados so ainda mais impressionantes, uma vez que, em 1995, apenas 30% da populao brasileira era atendida por redes coletoras (Figura 2). Neste mesmo perodo, o volume de esgoto tratado era extremamente baixo, com apenas 8% dos municpios apresentando unidades de tratamento.

Guimares; Carvalho e Silva

IT 179 Saneamento Bsico

Agosto/2007

Figura 2 Esgotamento sanitrio no Brasil (1995). Mesmo nessas situaes, em geral as estaes de tratamento atendiam apenas uma parcela da populao, as eficincias eram reduzidas e problemas operacionais eram bastantes freqentes. Estatsticas atuais (2004) do Ministrio da Sade apresentam um nmero da ordem de 60% da populao sendo atendida por redes coletoras de esgoto. As deficincias na coleta e a disposio inadequada do lixo, que lanado a cu aberto na maioria das cidades, caracterizavam, 1995, um outro grande problema ambiental e de sade pblica, conforme pode ser verificado na Figura 3.

Figura 3 Destinao final dos resduos slidos (1995).


Guimares; Carvalho e Silva
6

IT 179 Saneamento Bsico

Agosto/2007

Alm disso, em geral no Brasil, carncias graves podem ser verificadas na rea de drenagem urbana, submetendo diversos municpios a peridicas enchentes e inundaes, alm de problemas na rea de controle de vetores, os quais vem provocando a ocorrncias freqentes de endemias como o dengue, a leptospirose e a leishmaniose. 1.3 Sade e saneamento Sanear quer dizer tornar so, sadio, saudvel. Pode-se concluir, portanto, que Saneamento equivale a sade. Entretanto, a sade que o Saneamento proporciona difere daquela que se procura nos hospitais e nas chamadas casas de sade. que para esses estabelecimentos so encaminhadas as pessoas que j esto efetivamente doentes ou, no mnimo, presumem que estejam. Ao contrrio, o Saneamento promove a sade pblica preventiva, reduzindo a necessidade de procura aos hospitais e postos de sade, porque elimina a chance de contgio por diversas molstias. Isto significa dizer que, onde h Saneamento, so maiores as possibilidades de uma vida mais saudvel e os ndices de mortalidade - principalmente infantil - permanecem nos mais baixos patamares. O conceito de Promoo de Sade proposto pela Organizao Mundial de Sade (OMS), desde a Conferncia de Ottawa, em 1986, visto como o princpio orientador das aes de sade em todo o mundo. Assim sendo, partese do pressuposto de que um dos mais importantes fatores determinantes da sade so as condies ambientais. O conceito de sade entendido como um estado de completo bem-estar fsico, mental e social, no restringe ao problema sanitrio ao mbito das doenas. Hoje, alm das aes de preveno e assistncia, considera-se cada vez mais importante atuar sobre os fatores determinantes da sade. este o propsito da promoo da sade, que constitui o elemento principal da propostas da Organizao Mundial de Sade e da Organizao Pan-Americana de Sade (Opas).

Guimares; Carvalho e Silva

IT 179 Saneamento Bsico

Agosto/2007

A utilizao do saneamento como instrumento de promoo da sade pressupe a superao dos entraves tecnolgicos polticos e gerenciais que tm dificultado a extenso dos benefcios aos residentes em reas rurais, municpios e localidades de pequeno porte. A maioria dos problemas sanitrios que afetam a populao mundial esto intrinsecamente relacionados com o meio ambiente. Um exemplo disso a diarria que, com mais de quatro bilhes de casos por ano, uma das doenas que mais aflige a humanidade (causa de 30% das mortes de crianas com menos de um ano de idade). Entre as causas dessa doena destacam-se as condies inadequadas de saneamento. Mais de um bilho dos habitantes da Terra no tm acesso a habitao segura e a servios bsicos, embora todo ser humano tenha direito a uma vida saudvel e produtiva, em harmonia com a natureza. No Brasil as doenas resultantes da falta ou de um inadequado sistema de saneamento, especialmente em reas pobres, tm agravado o quadro epidemiolgico. Estudos do Banco Mundial (1993) estimam que o ambiente domstico inadequado responsvel por quase 30% da ocorrncia de doenas nos pases em desenvolvimento. O quadro a seguir ilustra a situao. Quadro 1. Estimativa do impacto da doena devido precariedade do ambiente domstico nos pases em desenvolvimento. Principais doenas ligadas Principais doenas ligadas precariedade do ambiente domstico Tuberculose Diarria Doenas tropicais Verminoses Infeces respiratrias Doenas respiratrias crnicas Cncer do aparelho respiratrio Problema ambiental Superlotao Falta de saneamento, de abastecimento dgua, de higiene Falta de saneamento, m disposio do lixo, foco de vetores de doenas na redondeza Falta de saneamento, de abastecimento dgua, de higiene Poluio do ar em recinto fechado, superlotado Poluio do ar em recinto fechado Poluio do ar em recinto fechado

Guimares; Carvalho e Silva

IT 179 Saneamento Bsico

Agosto/2007

Investir em saneamento a nica forma de se reverter o quadro existente.

Dados divulgados pelo Ministrio da Sade afirmam que para cada R$1,00 investido no setor de saneamento, economiza-se R$ 4,00 na rea de medicina curativa. Entretanto, preciso que se veja o outro lado da moeda, pois o homem no pode ver a natureza como uma fonte inesgotvel de recursos, que pode ser depredada em ritmo ascendente para bancar necessidades de consumo que poderiam ser atendidas de maneira racional, evitando a devastao da fauna, da flora, da gua e de fontes preciosas de matrias-primas. Pode-se construir um mundo em que o homem aprenda a conviver com seu hbitat numa relao harmnica e equilibrada, que permita garantir alimentos a todos sem transformar as reas agricultveis em futuros desertos. Para isso, necessrio que se construa um novo modelo de desenvolvimento em que se harmonizem a melhoria da qualidade de vida das suas populaes, a preservao do meio ambiente e a busca de solues criativas para atender aos anseios de seus cidados de ter acesso a certos confortos da sociedade moderna.

Guimares; Carvalho e Silva

You might also like