You are on page 1of 9

Mdulo 1 Welcome!

Apresentao do Mdulo Falar ingls falar com o mundo. Essa frase, publicada na internet, sugere inmeras reflexes. O que ela significa para voc? Pense na importncia de aprender ingls, pois sobre esse assunto, organizado a partir de exerccios interativos, que voc estudar neste mdulo. Objetivos do Mdulo Ao final do estudo deste mdulo, voc ser capaz de: Reconhecer a importncia do estudo da lngua inglesa; Enumerar dicas que auxiliem o estudo de lnguas estrangeiras; Utilizar o conhecimento prvio e sensato na realizao de uma atividade-modelo, identificando palavras da lngua inglesa presentes em nosso cotidiano. Estrutura do Mdulo Class 1 (Aula 1) A importncia lngua inglesa. Class 2 ( Aula 2) Dicas para o estudo de Ingls. Class 3 (Aula 3) Conhecimento prvio e sensato. Class 1 (Aula 1) A importncia da lngua inglesa O Ingls est presente em diversos aspectos do dia a dia do cidado brasileiro. Com base nessa afirmativa, marque as alternativas que so importantes para voc. ( ) Crescer profissionalmente.

( ) Concorrer a outras atividades profissionais. ( ) Apoiar/acompanhar a vida escolar de membro(s) da famlia. ( ) Ler artigos da minha rea profissional. ( ) Ler artigos de meu interesse, como esportes e/ou atividades de lazer. ( ) Investir em especializaes e/ou na minha formao. ( ) Acompanhar melhor reas de entretenimento, como msicas e filmes. ( ) Viajar. ( ) Relacionar-me com mais pessoas. ( ) Oferecer atendimento profissional a mais pessoas. Pensando no assunto V ao caderno de anotaes e escreva um pargrafo sobre suas experincias com o aprendizado do idioma ingls, incluindo sucessos e dificuldades. Agora que j pensou sobre o assunto, leia um artigo de um estudante de jornalismo, publicado em outubro de 2009, sobre a importncia de se aprender ingls. O ttulo : Aprender uma nova lngua necessidade dos tempos modernos. Mas a seduo o ponto-chave para manter o estmulo do aluno

(http://www.linguaestrangeira.pro.br/artigos_papers/linguas_quero.htm) Apenas pelo ttulo, do que voc imagina que o artigo ir tratar? ( ) Ingls fundamental para qualquer pessoa nos dias de hoje. ( ) Atualmente, pessoas que esto estudando tm empregos melhores. ( ) A aprendizagem mais rdua se o aluno no estiver interessado. ( ) Sem seduo no h aprendizagem.

( ) Por que o ingls necessrio. ( ) Sugestes para estudantes de lnguas aprenderem mais efetivamente. Aps ter lido o artigo, algumas hipteses foram confirmadas e outras no. Releia os itens propostos acima e marque V para verdadeiro e F para falso. ( ) Ingls fundamental para qualquer pessoa nos dias de hoje. ( ) Atualmente, pessoas que esto estudando tm empregos melhores. ( ) A aprendizagem mais rdua se o aluno no estiver interessado. ( ) Sem seduo no h aprendizagem. ( ) Por que o ingls necessrio. ( ) Sugestes para estudantes de lnguas aprenderem mais efetivamente. V ao caderno de anotaes e corrija os itens falsos. Pensando no assunto Seduo usado junto com manter o estmulo do aluno. V ao caderno de anotaes e o que te seduz na rea dos estudos? Faa uma lista de itens que voc considera sedutores para sua aprendizagem. Retome essa lista com frequncia, acrescentando novas idias e relembrando o que importante para voc manter seu estmulo. Class 2 ( Aula 2) Dicas para o estudo de Ingls Nesta aula voc encontrar vrias dicas que o auxiliaro nos seus estudos de Ingls. Observe cada uma delas e clique na alternativa que mais completa o sentido da frase. 1. Muito input (em traduo livre, input significa contato) Ouvir, ouvir, ouvir. Ler, ler, ler. Perceber o ingls [fundamental/desnecessrio]. Por isso, sempre que possvel, oua msicas em ingls. Seriados e [textos / filmes] legendados

tambm ajudam muito. Perceber a forma [escrita/desenhada] em produtos, revistas e na informtica outro recurso vlido. 2. Primeiro a floresta Veja a floresta e no apenas a rvore. Num primeiro momento, d menos importncia a detalhes, sejam palavras desconhecidas ou regrinhas de gramtica. [Depois/Antes] de mais nada, entenda o sentido geral, do que trata a situao. Depois deve-se partir para reas [menores/maiores], at chegar no particular, na rvore. Muito tempo depois que devemos nos ater s partes da rvore. Seguindo esse processo, voc encontrar mais satisfao no processo e ter sucesso na aprendizagem. 3. Maximize o que sabe Pare de pensar no que falta, no que voc [sabe/no sabe]. A questo valorizar o que se sabe e administrar com [ansiedade/tranquilidade] o que se desconhece. Ao ler um [texto/filme], por exemplo, foque no que consegue compreender e relaxe com palavras ou termos que desconhece. 4. Mais receptividade Muitos [adultos/crianas] passaram por um processo de aprendizagem que valorizou frmulas e regras. Para lnguas, vale mais o intuitivo, a compreenso global e a percepo comunicativa como um todo (incluindo o [brilho/tom] de voz, a expresso corporal e a situao como um todo). S se preocupe com detalhes quando a lio apontar isso. Aceitar mais que daquele jeito e questionar menos as diferenas entre o portugus e o ingls so [atitudes/regras] que vo ajudar bastante. 5. Relax A tenso e ansiedade de aprender rapidamente acabam causando verdadeiros bloqueios. D tempo ao [dia/tempo].

As dicas acima foram retiradas do livro Os 7 trunfos para falar ingls, de Llian Prist (1999). Utilizando as mesmas categorias trabalhadas anteriormente, enumere cada uma das dicas abaixo de acordo com a categoria correspondente. Se no houver relao com nenhuma das dicas apresentadas na pgina anterior, marque o nmero 0. 1. Muito input 2. Primeiro a floresta 3. Maximize o que sabe 4. Mais receptividade 5. Relax ( ) Alugue boas fitas de vdeo e assista a elas duas vezes, tentando entender bem a histria. Ento assista uma terceira vez sem ler a legenda. ( ) Assine TV a cabo e assista o maior tempo possvel programao em ingls. ( ) Memorize a letra das suas msicas favoritas e passe o dia cantando-as. ( ) Treine o seu aparelho fonador. Programe-se para ler em voz alta, articulando bem as palavras por dez minutos dirios. ( ) Compre um dicionrio bilngue e estude a sesso de fontica (sons). ( ) Ao ler em ingls (e tambm escutar) ignore todas as palavras desconhecidas e concentre-se naquelas conhecidas. ( ) S recorra ao dicionrio se a mesma palavra desconhecida ocorrer cinco ou mais vezes. ( ) Comece hoje mesmo um dirio em ingls. Registre as novas palavras em frases que faam sentido para voc.

( ) Copie textos em ingls periodicamente. Isso ajuda a memorizar as estruturas gramaticais e o vocabulrio do novo idioma. ( ) Acesse sites de revistas e jornais em ingls, mesmo que a princpio no entenda nada. Escolha assuntos que voc domina. Grande parte da compreenso vem com a familiaridade com o texto. ( ) Ao ler em ingls (e tambm escutar) perceba os recursos visuais (e sonoros) como informao. Isso ajuda na compreenso global. ( ) Torne o ingls parte da sua vida. Escute, fale, leia e escreva o mximo que puder todos os dias. ( ) Esforce-se para pensar sempre em Ingls. ( ) Permita-se gostar de Ingls. Sem isso voc nunca ser completamente bemsucedido no propsito de aprendizagem. Class 3 (Aula 3) Conhecimento prvio e sensato Nesta aula voc far exerccios tpicos das prximas aulas de ingls. Para conseguir as respostas, voc precisar relacionar ideias e usar seu conhecimento prvio e sensato sobre estudar. Vamos l!

1. Compreendendo a mensagem Analise o texto abaixo como um todo: The Villas of Grand Cypress

Golf resort in Orlando adjacent to Walt Disney World. Golfers and families Disponvel em: (http://www.facebook.com/TheVillas). Acesso em: 20/10/2009. Agora responda: Selecione o tipo de texto. receita A foto mostra: ( ) Orlando. ( ) Walt Disney World. ( ) The Villas of Grand Cypress. O local interessa: ( ) apenas a jogadores de golf. ( ) a jogadores de golf e seus familiares. instruo propaganda informao geral informao tcnica

( ) apenas a quem estiver nas proximidades de Walt Disney World. Segundo o texto: ( ) o local fica em Orlando, nas adjacncias do parque Walt Disney World. ( ) o golf foi restaurado em Orlando, com influncias do parque Walt Disney World. ( ) o parque Walt Disney World interessa a jogadores de golf. Pensando no assunto V ao caderno de anotaes e acesse sites de revistas brasileiras, ou procure nas prprias revistas, capas ou jornais, os termos em ingls ou palavras encontradas. Escreva o significado em portugus ao lado de cada uma delas. 2. Identificando o contexto Como voc leu na apresentao, estamos cercados por palavras de vrias lnguas, inclusive palavras do Ingls. Leia as palavras abaixo e organize-as de acordo com os termos em Ingls. Soda surf shopping notebook sandwich skate jeans microphone cheese whiskey windsurf pet shop nuggets sound surround mountain biking cinema mouse blood Mary cookie % off print fast food milkshake tennis

SPORTS [cone de esportes]

SHOPS [cone de compras]

FOOD [cone de alimentao]

DRINKS [cone de bebida]

TECHNOLOGY [cone de tecnologia]

Pensando no assunto! V ao caderno de anotaes e registre outros termos em ingls presentes no dia a dia do brasileiro. Finalizando Neste mdulo, alm de estudar sobre a importncia do estudo da Lngua Inglesa, voc teve acesso a dicas que auxiliam no estudo de lnguas estrangeiras e utilizou seu o conhecimento prvio e sensato na realizao de uma atividade-modelo, identificando palavras da Lngua Inglesa presentes em nosso cotidiano. Vamos em frente!

You might also like