You are on page 1of 3

Atividade de matemtica: probabilidade 1. Lanando-se um dado ideal, qual a probabilidade de se obter um nmero menor que 4? 2.

Uma carta retirada ao acaso de um baralho de 52 cartas. Qual a probabilidade de ser uma dama? 3. Uma carta retirada ao acaso de um baralho de 52 cartas. Qual a probabilidade de ser uma dama ou um rei? 4. Uma urna contm 6 bolas brancas, 2 azuis e 4 amarelas. Qual a probabilidade de sortear-se uma bola que no seja branca? 5. Numa urna h 20 bolas numeradas de 1 a 20. Uma bola retirada ao acaso. Qual a probabilidade de ela ser um nmero mpar? 6. Numa urna h 20 bolas numeradas de 1 a 20. Uma bola retirada ao acaso. Qual a probabilidade de ela ser um nmero mltiplo de 3? 7. Numa urna h 20 bolas numeradas de 1 a 20. Uma bola retirada ao acaso. Qual a probabilidade de ela ser um nmero divisvel por 2 e 3? 8. Numa urna h 20 bolas numeradas de 1 a 20. Uma bola retirada ao acaso. Qual a probabilidade de ela ser um nmero primo? 9. Um grupo de amigos organiza uma loteria cujos bilhetes so formados por 4 algarismos distintos. Qual a probabilidade de uma pessoa, possuidora dosbilhetes 1387 e 7502, ser premiada, sendo que nenhum bilhete tem comoalgarismo inicial o zero? 10.Lanando-se dois dados simultaneamente, qual a probabilidade de ocorrerem nmeros iguais? 11.Jogando-se dois dados simultaneamente, qual a probabilidade de se obter um resultado par na soma das faces? 12.Um nmero escolhido ao acaso entre os 100 inteiros, de 1 a 100. Qual a probabilidade do nmero ser mltiplo de 11? 13.Dentre 5 pessoas, ser escolhida, por sorteio, uma comisso de 3 membros. Qual a probabilidade de que uma determinada pessoa venha a figurar na comisso? 14.Se num grupo de 15 homens e 5 mulheres sorteamos 3 pessoas para formaremuma comisso, qual a probabilidade de que ela seja formada por 2 homens e 1mulher? 15.Numa urna so depositadas 9 etiquetas numeradas de 1 a 9. Trs etiquetas so sorteadas (sem reposio) . Qual a probabilidade de que os nmeros sorteados sejam consecutivos? 16.Considere as 24 permutaes, sem repetio, que podemos formar com os algarismos 3,4,5 e7. Se uma delas escolhida ao acaso, determine a probabilidade de ser um nmero maior que 5000.

17.Considere as 24 permutaes, sem repetio, que podemos formar com os algarismos 3,4,5 e7. Se uma delas escolhida ao acaso, determine a probabilidade de ser um nmero mpar. 18.Considere as 24 permutaes, sem repetio, que podemos formar com os algarismos 3,4,5 e7. Se uma delas escolhida ao acaso, determine a probabilidade de ser um nmero par. 19.Numa escola de 1200 alunos, 550 gostam de rock, 230 apenas de samba, e 120 de samba e rock. Escolhendo -se um aluno ao acaso, qual a probabilidade de ele gostar de samba ou rock? 20.Numa urna, existem 10 bolas coloridas. As brancas esto numeradas de 1 a 6 e as vermelhas de 7 a 10. Retirando -se uma bola, qual a probabilidade de ela ser branca ou de seu nmero ser maior que 7? 21. Uma bola ser retirada de uma sacola contendo 5 bolas verdes e 7 bolas amarelas. Qual a probabilidade desta bola ser verde? 22. Trs moedas so lanadas ao mesmo tempo. Qual a probabilidade de as trs moedas carem com a mesma face para cima? 23. Um casal pretende ter filhos. Sabe -se que a cada ms a probabilidade da mulher engravidar de 20%. Qual a probabilidade dela vir a engravidar somente no quarto ms de tentativas? 24. Um credor est sua procura. A probabilidade dele encontr -lo em casa 0,4. Se ele fizer 5 tentativas, qual a probabilidade do credor lhe encontrar uma vez em ca sa? 25. Em uma caixa h 2 fichas amarelas, 5 fichas azuis e 7 fichas verdes. Se retirarmos uma nica ficha, qual a probabilidade dela ser verde ou amarela? 26. Alguns amigos esto em uma lanchonete. Sobre a mesa h duas travessas. Em uma delas h 3 pastis e 5 coxinhas. Na outra h 2 coxinhas e 4 pastis. Se ao acaso algum escolher uma destas travessas e tambm ao acaso pegar um dos salgados, qual a probabilidade de se ter pegado um pastel? 27. O jogo de domin composto de peas retangulares formadas pela juno de dois quadrados. Em cada quadrado h a indicao de um nmero, representado por uma certa quantidade de bolinhas, que variam de nenhuma a seis. O nmero total de combinaes possveis de 28 peas. Se pegarmos uma pea qualquer, qual a probabilidade dela possuir ao menos um 3 ou 4 na sua face? 28. Em uma caixa h 4 bolas verdes, 4 azuis, 4 vermelhas e 4 brancas. Se tirarmos sem reposio 4 bolas desta caixa, uma a uma, qual a probabilidade de tirarmos nesta ordem bolas nas cores verde, azul, vermelha e branca? 29. Em uma escola de idiomas com 2000 alunos, 500 alunos fazem o curso de ingls, 300 fazem o curso de espanhol e 200 cursam ambos os cursos. Selecionando -se um estudante do curso de ingls, qual a probabilidade dele tambm estar cursando o curso de espanhol? 30. De uma sacola contendo 15 bolas numeradas de 1 a 15 retira-se uma bola. Qual a probabilidade desta bola ser divisvel por 3 ou divisvel por 4?

Angulos internos e externos de um triangulo

a)

b)

c)

You might also like