You are on page 1of 10

Oficina de Astro*Coaching

A Descoberta do Verdadeiro Norte As Armadilhas do Passado


O mapa astrolgico pode ajudar a: Encontrar o apoio nas qualidades, habilidades, ou facilidades reconhecidas das armadilhas do nodo sul, que dem suporte para a alavancagem na direo do norte. Transformar seu ponto fraco em sua fortaleza. Calibrar o quer viver e aprender, de novo, que tem a ver com o nodo norte. Fazer a busca consciente da nova direo.

Reconhecendo o Sul
O Nodo Sul tem a qualidade de Saturno / Kronos o tempo implacvel.

A distncia mais curta entre dois pontos o caminho mais conhecido, o caminho da repetio. Apesar de muitas vezes ser esse o caminho mais tortuoso, quase sempre o mais escolhido. No Nodo Sul se encontra a soma de experincias acumuladas do passado. o indicador do que j foi realizado, do que j trazemos como bagagem disponvel para ser atualizada, a qualquer momento. So experincias j transitadas, portanto j conhecidas.

O que ocorre quando se est preso s armadilhas do nodo sul:


So situaes de vida do tipo: Construir vrias plataformas de lanamentos, mas no alcana levantar vo. Abrir muitas frentes e no fechar nenhuma Quando prepara o cimento, mas no levanta parede. quando semeia, semeia e no colhe. Promete, mas no se compromete. No cumpre.

Oficina de Astro*Coaching, por Jose Maria Gomes Neto

Pgina 1

Oficina de Astro*Coaching

Nodo Norte na casa 1- Nodo Sul na casa 7


Demasiadamente dedicado aos demais, a ponto de desfazer de sua prpria identidade. mais fcil resolver ou pleitear algo por algum do que para si mesmo. O que traz na bagagem: - Habilidades desenvolvidas por intensas atividades pblicas, dedicadas a parcerias, sociedades e casamentos. - Capacidade de servir ou atender interesses de outros, quase sempre por necessidade de sentir-se aceito ou importante. Casa 1 - ries Busca afirmar a sua real personalidade e aprender a conviver com os demais sem perder sua individualidade. Passa a ter a coragem de ser um pouco mais egosta. O que fazer: Deve aprender o real significado do EU SOU, EU EXISTO, e de estar determinado a sobreviver e perpetuar a existncia independentemente. A sintese: - Conseguir um equilibrado ajuste nas dinmicas das relaes, entre o dar e receber, entre seus necessidades prprias e dos outros. Idias-sementes, imagens e metforas -Ter a coragem de ser mais egosta -A mscara de oxignio (primeiro eu) -Conjugar o ns com afirmao de si mesmo -Dar partida, tomar inciativa -Co-dependncia .vs. co-criao

Nodo Norte na casa 2- Nodo Sul na casa 8


Demasiadamente preso aos valores que os outros lhe do. dificuldade de fazer uso de seus recursos ou dos que tem por direito. Medo da perda que leva a perda. Dependncia de recursos (heranas) de outros. Uso do poder utilitrio pessoal da seduo para obter do outro o valor que no consegue perceber que tem. O que traz na bagagem: Poder pessoal, magnetismo sexual. Alguma herana que tem por direito usar para promover transformao na prpria vida.

Oficina de Astro*Coaching, por Jose Maria Gomes Neto

Pgina 2

Oficina de Astro*Coaching Casa 2 - Touro Estabelece, de forma equnime, seu prprio sistema de valores, e toma posse do que seu, sabendo atribuir real importncia s questes patrimoniais, e quilo que verdadeiramente tem valor. Deve ser capaz de vencer na vida com os prprios recursos e com o uso dos seus talentos, sem depender dos recursos de ningum para nada. A sntese: Estabelecer relaes ancoradas em valores verdadeiros e no em interesses imediatos. Idias-sementes, imagens e metforas -Abrir a caixa em que est sentado em cima; -Fazer uso dos talentos: Parbola dos talentos de ouro. -A nota de 100 dlares -O jogo do ganha-ganha.

Nodo Norte na casa 3- Nodo Sul na casa 9


Demasiadamente dedicado a possuir conhecimentos superiores, que no chegam a serem teis. Filsofo de idias abstratas. O dono da verdade. O que traz na bagagem: Um inesgotvel acmulo de conhecimentos que precisam ser devidamente ordenados e usados de modo a comunicar com clareza suas prprias idias, e no idias preconcebidas pela experincia alheia, ou sistemas de crenas dogmticos. Casa 3 Gmeos Consegue concretizar, dentro do labirinto de idias e de relacionamentos interpessoais, os conhecimentos adquiridos no passado. E aprende a ouvir mais a palavra de cada um a volta. Aprende a compreender o real valor de sua palavra empenhada. (Kototama) A sntese: Fazer de sua vida um canal de comunicao, ou veculo do conhecimento verdadeiro, baseado em experincia de sua prpria sabedoria. Idias-sementes, imagens e metforas -Ditado chins: 2 ouvidos e uma boca -A p-lavra, edifica ou destri -O veneno que sai pela boca. -Palavra no dita - palavra maldita.

Oficina de Astro*Coaching, por Jose Maria Gomes Neto

Pgina 3

Oficina de Astro*Coaching

Nodo Norte na casa 4- Nodo Sul na casa 10


Demasiadamente dedicado a gerar, e a atender demandas de carreira. Os papis e as responsabilidades assumidas no mundo o tornam o eixo e o centro do meio profissional, em torno do qual tudo gira. O que traz na bagagem: O exerccio da excelncia em tudo que faz, a capacidade de atuar de forma criteriosa e responsvel e fazer tudo com grande dedicao e interesse. Casa 4 Cncer Faz de seu lar o cenrio principal de sua vida e cria uma base slida para a nutrio de sua prpria famlia, onde encontra o respeito e o resgate da tradio dos antepassados. A sntese: Obter a satisfao ntima do reconhecimento pela formao de famlia, sem deixar de desempenhar seu verdadeiro papel no mundo. Idias-sementes, imagens e metforas -A fora das razes as secias. -O conselho em volta da fogueira -A gratido honrar a vida o fruto e a semente -A armadilha de cair no inferno gelado da indiferena -A casa iluminada a lareira. -A memria primal

Nodo Norte na casa 5- Nodo Sul na casa 11


Demasiadamente defensor das utopias, dedicado a grandes causas impessoais, que no so suas, ou a amigos que so imaginrios. No sabe identificar quem quem nos crculos de relacionamentos; Idealizador. O que traz na bagagem: O valor das verdadeiras amizades e o esprito fraterno de dedicao a grandes projetos humanitrios. Casa 5 Leo Torna-se fazedor do seu prprio destino, e d forma a sua criatividade para os seus ideais. d a real importncia a prpria obra, vive de forma magnnima com dedicao incondicional aos filhos.

Oficina de Astro*Coaching, por Jose Maria Gomes Neto

Pgina 4

Oficina de Astro*Coaching A sntese: A compreenso da sua capacidade amorosa e criativa permite afirmar sua individualidade para servir ainda melhor ao grupo ou humanidade. Idias-sementes, imagens e metforas -Entronizar sobre reis e rainhas (o Rei Leo) -O palco a vida. -A vida na selva -O domador de lees

Nodo Norte na casa 6- Nodo Sul na casa 12


Prisioneiro da passagem do sonho para a realidade. Isolamento, solido. Repetidor de padres de comportamento do que j foi aprendido (vcios, dependncias, misticismo patolgico). O que traz na bagagem: Um completo roteiro de viagens pelas instncias msticas da experincia humana, podendo distinguir um simples manual de auto ajuda de um compndio esotrico de futilidades. Casa 6 Virgem Aceita o sacrifcio de dedicar-se ao prximo, sem sacrificar a vida, e serve com amor ao outro sem deixar de amar a si mesmo. Fazer o que preciso ser feito. Entende que uma enfermidade do corpo significa falta de harmonia com os sentimentos, que a doena contm a sade, e a ferida est cheia de cura. A sntese: Quanto maior a elevao espiritual, maior a capacidade de servir desinteressadamente ao prximo. Idias-sementes, imagens e metforas -No agonize, organize-se. -O grande est nas pequenas coisas. -No perca um detalhe.no importa em que circunstncias, seja til. -Meditao do lavar pratos.

Nodo Norte na casa 7- Nodo Sul na casa 1


Dedicado exclusivamente a si mesmo. O outro no tem importncia, mero coadjuvante. Conquistador do prprio mundo. O que traz na bagagem: A certeza de que se depender s de si, capaz de conquistar o mundo. A iniciativa, a proatividade, a paixo de viver, do novo, do eterno comeo. Oficina de Astro*Coaching, por Jose Maria Gomes Neto Pgina 5

Oficina de Astro*Coaching

Casa 7 - Libra Aprende a confiar no outro, a tecer junto, a dar o devido valor e respeito diferena. Conjugar o ns de modo equnime. Converte o individualismo em pluralismo, mediante associaes e permisso da participao do outro em sua vida. A sntese: Devo morrer em mim, para nascer nos outros. Idias-sementes, imagens e metforas -O mata-burro. -O trapezista. -A balana em desequilbrio (aproximar-se do outro) -A importncia do feedback

Nodo Norte na casa 8- Nodo Sul na casa 2


Dedicado exclusivamente a seus prprios recursos e assuntos patrimoniais. No aceitar o que lhe vem do outro. Materialista e auto suficiente limitadora necessidade de segurana e estabilidade. O que traz na bagagem: O peso do que realmente tem valor. No mbito material, o refinamento e a habilidade de distinguir pedras preciosas de falsos brilhantes. Traz a memria da vida em abundncia. Casa 8 Escorpio Recicla seus bens pessoais (recursos) para conseguir uma transformao interna (energia) de desapego. Honrar aquilo que tem por direito, por heranas, ou recursos que lhe chegam de outros. A sntese: Usar a fora transformadora da conscincia de valor no mundo material para promover relaes e trocas justas e no dominao. Fluxo de riquezas no dar e no receber. Idias-sementes, imagens e metforas -A lio do abrir mo para receber. -O barco em alto mar. -Os recursos que carrega dentro, no no colete. -A no desistncia.

Oficina de Astro*Coaching, por Jose Maria Gomes Neto

Pgina 6

Oficina de Astro*Coaching

Nodo Norte na casa 9- Nodo Sul na casa 3


Colecionador de informao intelectual suprflua, sem profundidade. Perfumaria. Show de variedades. Saltimbanco e coringa. Aprisionado mentalidade da coletividade em que nasceu (da vila, do bairro, da familia, da cultura de um lugar). O que traz na bagagem: A curiosidade inata do eterno aprendiz onde tudo novidade, com abertura para explorar possibilidades de conhecimento novos. O dom da fala. Casa 9 Sagitrio Vai em direo a redescobrir o mundo a viajar. Aprende a espiritualizar o pensamento, utilizando a mente abstrata, seguindo um caminho coerente com a filosofia de vida. Desenvolver o esprito exploratrio e a confiana no futuro e um sistema de crenas que o leve a novas descobertas. A sntese: O conhecimento superior sagrado, a sntese da experincia pessoal com o que h no mundo de reconhecido. Mas a verdade uma s. Se houvesse duas, uma seria mentira. Idias-sementes, imagens e metforas -A viso inspiradora de futuro -O reconhecimento de lentes limitadoras e familiares -A expanso da mente. -A vida uma grande viagem

Nodo Norte na casa 10- Nodo Sul na casa 4


Foco centralizador de toda atividade familiar. Demasiadamente enraizado em responsabilidades e assuntos familiares, ou relativos a sua origem. Vive a repetio de comportamentos, ou situaes, do destino familiar. O que traz na bagagem: Um profundo enraizamento, ou sentido de pertencimento a um lar, a uma famlia ou a uma tradio na qual pode ancorar-se. O respeito s relaes pessoais e o cuidado com o ntimo e o particular. Casa 10 Capricrnio Orienta-se na direo de alcanar a projeo social e estender sua mo para o mundo generosamente. Excelncia. Rigor, disciplina e responsabilidade.

Oficina de Astro*Coaching, por Jose Maria Gomes Neto

Pgina 7

Oficina de Astro*Coaching A sntese: Encontrar o ponto de harmonioso equilbrio entre a vida ntima, pessoal e as demandas das atividades profissionais e pblicas. Idias-sementes, imagens e metforas -Keep going -Ressignificando: esforo, responsabilidade e disciplina. -O drago na caverna do alto da montanha -Vales e picos

Nodo Norte na casa 11- Nodo Sul na casa 5


-Demasiado centrado nos interesses de seu prprio ego. nico criador de um meio destinado a

satisfazer desejos mundanos. Apego s demandas de sua criao. O que traz na bagagem: -A alegria dos palcos da vida. O reconhecimento do aplauso e da aceitao de ser amado por sua diferenciao. Casa 11 Aqurio Aprende a valorizar a amizade acima do ego. A universalizar seus sentimentos (altrusmo). Defender grandes causas humanitrias e de responsabilidade social. A sntese: Compartilhar o melhor de si mesmo, a gua que tem o sabor de sua experincia esvaziar o pote do prprio ego para receber gua nova. Uma pessoa transbordante de si mesmo no tem espao interno para receber o que os outros tm para lhe dar. Idias-sementes, imagens e metforas -Des- up ego -A mim - ego -Master mind -Campo de estrelas

Nodo Norte na casa 12- Nodo Sul na casa 6


Dedicado exclusivamente premissa de seu o trabalho ordenado e organizado, sem definir critrios de prioridades para o seu desenvolvimento interior. O que traz na bagagem: Um padro perfeito de organizao dos afazeres, com prontido, solicitude e prestatividade.

Oficina de Astro*Coaching, por Jose Maria Gomes Neto

Pgina 8

Oficina de Astro*Coaching Casa 12 Peixes Deve aprender a trocar o peso e a carga de seu dia a dia, mediante o desenvolvimento da compaixo e ainda com sacrifcio, dedicar a um trabalho desinteressado (sem um interesse prprio). A caridade. A sintese: Fazer do caminho espiritual um caminho de desenvolvimento interior e de crescimento pessoal integrado s demandas do dia a dia. Idias-sementes, imagens e metforas -A piracema. -O acrvo do ser espiritual -A sntese e o acesso a outro nvel -O seu nvel de existncia depende de seu nvel de conscincia

Exerccio proposto: Identificar em seu mapa natal, a casa onde se encontra o nodo sul e o signo correspondente e observar o quanto algumas dinmicas de sua vida possam estar ali aprisionadas.

Oficina de Astro*Coaching, por Jose Maria Gomes Neto

Pgina 9

Oficina de Astro*Coaching

Oficina de Astro*Coaching, por Jose Maria Gomes Neto

Pgina 10

You might also like