You are on page 1of 7

LNGUA PORTUGUESA

Texto I

3
Reescrevendo a passagem retirada do Texto I, o sentido se mantm em (A) Boa parte das brincadeiras infantis so um ensaio para a vida adulta. ( . 1-2) - As brincadeiras infantis so, em grande parte, um ensaio para a vida adulta. (B) E, ah, quando no h ningum por perto, brinca de mdico tambm. ( . 5-6) - E, ah, brinca de mdico quando tambm no h ningum por perto. (C) Talvez seja por isso que a gente pare de brincar aos poucos - ( . 8-9) - Por isso, talvez, a gente que pare de brincar aos poucos. (D) Mas ser que parar de brincar , de fato, uma deciso madura? ( . 11-12) - Mas ser que uma deciso realmente madura no parar de brincar? (E) Voc s brinca de verdade (ainda que de mentirinha) pelo prazer de brincar. ( . 18-19) - Ainda que de mentirinha, s voc brinca de verdade pelo prazer de brincar.

A sua vez
Voc j grandinho o suficiente para saber que brincadeira para a vida toda

10

15

20

Boa parte das brincadeiras infantis so um ensaio para a vida adulta. Criana brinca de ser me, pai, cozinheiro, motorista, polcia, ladro (e isso, voc sabe, no implica nenhum tipo de propenso ao crime). E, ah, quando no h ningum por perto, brinca de mdico tambm. uma forma de viver todas as vidas possveis antes de fazer uma escolha ou descoberta. Talvez seja por isso que a gente pare de brincar aos poucos como se tudo isso perdesse o sentido quando viramos adultos de verdade. E tudo agora para valer. Mas ser que parar de brincar , de fato, uma deciso madura? Atividades de recreao e lazer estimulam o imaginrio e a criatividade, facilitam a socializao e nos ajudam a combater o estresse. Mas, se tudo isso for o objetivo, perde a graa, deixa de ser brincadeira. Vira mais uma atividade produtiva a cumprir na agenda. Voc s brinca de verdade (ainda que de mentirinha) pelo prazer de brincar. E s. Como escreveu Rubem Alves, quem brinca no quer chegar a lugar nenhum j chegou.
QUINTANILHA, Leandro Disponvel em: http://www.vidasimples.abril.com.br/edicoes/073/pe _no_chao/conteudo_399675.shtml

4
Assinale a afirmativa procedente em relao s ideias do Texto I. (A) A fantasia, na idade adulta, cerceia a atividade profissional do indivduo. (B) A fase adulta, por traduzir a realidade, no comporta mais brincadeiras. (C) As brincadeiras na infncia determinam o rumo que a vida do indivduo ir tomar. (D) Atividades de recreao e lazer precisam ter um espao na fase adulta. (E) Na fase adulta, as brincadeiras infantis devem ser estimuladas com o intuito de contrabalanar os impactos causados pela realidade.

1
Quanto tipologia, o Texto I classifica-se como (A) injuntivo. (B) narrativo. (C) descritivo. (D) expositivo. (E) argumentativo.

5
Em, Mas, se tudo isso for o objetivo, perde a graa, deixa de ser brincadeira. ( . 15-16), o conectivo destacado estabelece, entre a ideia que introduz e a anterior, uma relao de (A) causa. (B) condio. (C) concluso. (D) conformidade. (E) oposio.

2
Mas, se tudo isso for o objetivo, perde a graa, deixa de ser brincadeira. ( . 15-16) A justificativa para o que se afirma na passagem acima est na (A) casualidade com que as atividades de recreao e lazer ocorrem. (B) esporadicidade em relao ao tempo disponvel das pessoas para recreao e lazer. (C) intencionalidade com relao prtica das atividades de recreao e lazer. (D) periodicidade cujo espao de tempo entre uma ocorrncia e outra no surte o efeito esperado. (E) regularidade da prtica de tais atividades, o que faz com que se torne uma rotina na vida das pessoas.

6
A segunda palavra grafada com a(o) mesma(o) letra(dgrafo) que foi destacada(o) na palavra anterior em (A) propenso conten____o (B) recreao ___mpecilho (C) lazer anali____ar (D) socializao parali____ar (E) estresse exce___o

3
ENFERMEIRO

www.pciconcursos.com.br

7
O verbo destacado impessoal na frase (A) (e isso, voc sabe, no implica nenhum tipo de propenso ao crime). ( . 3-4). (B) E, ah, quando no h ningum por perto,... ( . 5). (C) E tudo agora para valer. ( . 10). (D) Vira mais uma atividade produtiva a cumprir... ( . 17). (E) quem brinca no quer chegar a lugar nenhum ( . 20-21). Texto II

8
Na passagem ...o grupo pretende expandir a periodicidade das visitas. ( . 34-35), o vocbulo destacado pode ser substitudo, sem alterao de sentido, por (A) postergar. (B) protelar. (C) alternar. (D) dirimir. (E) dilatar.

9
As expresses abaixo, retiradas do Texto II, que contrastam semanticamente so: (A) dose de carinho e dedicao ( . 2) e alegria para os pacientes ( . 18). (B) a ansiedade e o sofrimento dos internados ( . 11) e pacientes da clnica mdica e da pediatria ( . 12-13). (C) ambiente de hospital ( . 20) e O trabalho do Grupo ( . 24). (D) O projeto Doutores do Riso ( . 22) e forma de descontrao ( . 25-26). (E) As visitas no hospital ( . 33) e motivos para sorrir, sempre. ( . 17-18).

Terapia do humor em hospital com doutores do riso


Com o objetivo de contagiar as pessoas com uma dose de carinho e dedicao que o Grupo Doutores do Riso realizou esta semana uma visita no Hospital e Maternidade Vital Brazil despertando sorrisos de pacientes e funcionrios. Formado por uma equipe multiprofissional de voluntrios, os Doutores do Riso visitam, alm de hospitais, creches e asilos. A visita no HMVB contou com a participao de trs voluntrios: Silvio Lopes, o Farofa, Janete, a Bolinha, e Lcio, o Batatinha. Com o intuito de minimizar a ansiedade e o sofrimento dos internados, os integrantes visitaram pacientes da clnica mdica e da pediatria do hospital. H sete anos frente dos trabalhos do grupo, Silvio conta que, durante as visitas, eles so sempre bem-vindos. No existe ningum que no queira receber carinho e alegria. Todo mundo quer ter motivos para sorrir, sempre. Mais do que alegria para os pacientes, somos ns quem ganhamos com essas visitas. O ambiente de hospital por si, j srio, por isso, a importncia do nosso trabalho, conta o humorista. O projeto Doutores do Riso atua no HMVB por intermdio de rica Dias, da Responsabilidade Socioambiental. O trabalho do Grupo de grande importncia para o hospital por ser uma forma de descontrao; um momento de levar alegrias e despertar o bom humor das pessoas que aqui esto, define. Por onde eles passam, a alegria certa, garante Janete. Nosso trabalho no voltado somente para crianas. Somos sempre muito espontneos e imagino que conseguimos levar alegria para pessoas de todas as idades, por onde passamos, destaca. As visitas no hospital acontecem em mdia duas vezes por ms, mas o grupo pretende expandir a periodicidade das visitas. Ns temos um carinho muito grande pelo Vital Brazil e j est em fase de discusso estabelecer um planto aqui, para que possamos marcar presena com mais frequncia no HMVB, explica Lcio.
(Adaptado) Disponvel em: http://www.plox.com.br/caderno/ci%C3%AAncia-esa%C3%BAde/terapia-do-humor-em-hospital-com-doutores-do-riso

10

10
No Texto II, quem expressa a opinio de que a situao gratificante principalmente para os voluntrios o(a) (A) Farofa. (B) Bolinha. (C) Batatinha. (D) narrador. (E) socioambientalista.

15

11
De acordo com o Texto II, o Grupo Doutores do Riso (A) formado por artistas humoristas diversos. (B) dedica-se a visitar, semanalmente, hospitais. (C) estende seu trabalho a outras entidades. (D) contou com a presena de outros artistas, alm dos citados no texto, quando da visita ao HMVB. (E) tem a inteno de aumentar seu vnculo empregatcio com o hospital.

20

25

12
Em qual das seguintes frases est INCORRETO, segundo o registro culto e formal da lngua, o uso da(s) vrgula(s)? (A) Durante as visitas do grupo, os pacientes e os funcionrios recebem carinho e ateno. (B) preciso divulgar o nosso projeto em outros hospitais, disse um dos participantes. (C) Os idosos, chorando de emoo, despediam-se dos voluntrios. (D) O diretor da Instituio acredita que, a equipe multiprofissional de voluntrios, contagia a todos. (E) O projeto do Grupo Doutores do Riso, alm de trazer conforto, minimiza o sofrimento dos pacientes.

30

35

4
ENFERMEIRO

www.pciconcursos.com.br

13
Em As visitas no hospital acontecem em mdia duas vezes por ms, mas o grupo pretende expandir a periodicidade das visitas. ( . 33-35), o conectivo destacado s NO pode ser substitudo, devido a alterar o sentido original, por: (A) no obstante. (B) no entanto. (C) todavia. (D) contudo. (E) porquanto.

17
Qual das aes abaixo protege um microcomputador e suas informaes? (A) Executar anexos de e-mails desconhecidos. (B) Executar macros do Excel que contenham vrus. (C) Desligar o sistema de firewall. (D) Atualizar o sistema operacional periodicamente. (E) Armazenar senhas em arquivos textos na rea de trabalho.

14
Os profissionais do riso, ________ partir de amanh, daro assistncia, tambm, ________ famlia dos pacientes que esto internados, __________ espera de um transplante. As palavras que preenchem, corretamente, as lacunas da frase acima so (A) (B) a (C) a (D) a a (E) a a a

18

15
Leia as frases abaixo. - Fazem, hoje, trs meses que participo de um trabalho voluntrio. II - Seremos ns quem conseguir levar esperana para os enfermos. III - No deve haver pessoas que no apreciem as nossas brincadeiras. Em relao concordncia dos verbos destacados, est(o) correta(s) a(s) frase(s) (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. I

CONHECIMENTOS GERAIS NOES DE INFORMTICA


16
As figuras abaixo apresentam trs cones - padro no Windows XP.

Ao navegar na Internet utilizando o Microsoft Internet Explorer, Joo recebeu a mensagem acima. Esta mensagem significa que (A) o Microsoft Internet Explorer detectou que o microcomputador de Joo est com vrus. (B) o Microsoft Internet Explorer ser fechado porque ocorreu um erro. (C) a velocidade da conexo do microcomputador com a Internet se tornou muito baixa. (D) a conexo do microcomputador de Joo com a Internet est sendo monitorada. (E) Joo saiu de um site que utilizava uma conexo segura e foi para outro que no utiliza conexo segura.

19
Considere uma planilha no Microsoft Excel com valores e frmula especificados para as seguintes clulas: A1 com valor igual a 5; A2 com valor igual a 7; B1 com valor igual a 2; B2 com valor igual a 4 e C1 com a seguinte frmula =(A2-A1)*B1+B2. O valor apresentado na clula C1 (A) 4 (B) 5 (C) 6 (D) 7 (E) 8

Os cones acima representam, respectivamente, (A) arquivo texto, documento do Word e pasta. (B) arquivo texto, pasta e arquivo texto. (C) pasta, documento do Excel e lixeira. (D) pasta, documento do Word e arquivo texto. (E) pasta, lixeira e documento do Excel.

5
ENFERMEIRO

www.pciconcursos.com.br

20
A tela a seguir est sendo utilizada para criar uma mensagem no Microsoft Outlook.

22
O 2o do Art. 4o da Lei no 8.080, de 19/09/90 (SUS), prescreve: a iniciativa privada poder participar do Sistema nico de Sade - SUS, em carter complementar. Sobre a participao da iniciativa privada no SUS, de acordo com a Lei, considere as afirmativas a seguir. I Os critrios e valores para a remunerao de servios pelo setor privado sero definidos nos contratos e convnios firmados com as instituies. II Os procedimentos dos servios privados de sade sero controlados e fiscalizados pela direo municipal do SUS. III Os proprietrios das entidades privadas contratadas no podero exercer cargo de chefia ou funo de confiana no SUS. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

23
Considere as situaes a seguir, envolvendo os servidores (do Estado do Tocantins) X, Y e Z, todos em estgio probatrio. O campo Cc utilizado para (A) definir a prioridade da mensagem. (B) indicar destinatrios que recebero cpias da mensagem. (C) anexar arquivos na mensagem. (D) escrever o contedo da mensagem. (E) informar quem est escrevendo a mensagem. I Z pretende aceitar a convocao para exercer cargo de provimento em comisso em rgo pblico do Governo do Estado de Gois. II Y pretende aceitar a convocao para exercer funo de chefia no rgo no qual se encontra lotado. III X pretende que lhe seja concedida licena para tratar de interesses particulares. Encontra(m)-se em conformidade com a Lei no 1.818, de 23/08/2007 (Estatuto do Servidor do Estado do Tocantins), APENAS a(s) situao(es) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

LEGISLAO
21
De acordo com a Lei no 1.588, de 30/06/2005 (PCCS dos Profissionais da Sade do Estado do Tocantins), com redao dada pela Lei no 1.861, de 06/12/2007, VEDADA a evoluo funcional do profissional da sade que, no perodo avaliado, estiver nas seguintes situaes: I mais de trs faltas injustificadas; II estgio probatrio; III cumprimento da pena decorrente de processo disciplinar ou criminal. Est(o) correta(s) APENAS a(s) situao(es) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

24
Um servidor estadual (Tocantins) foi punido com demisso, por deciso administrativa. Ingressando com uma ao judicial, obteve sentena favorvel, que determinava seu retorno ao cargo que at ento ocupava. Neste caso, o servidor I ter direito ao ressarcimento de todas as vantagens; II ficar em disponibilidade, se o cargo for extinto; III ser aproveitado em outro cargo, se o cargo estiver ocupado por outro servidor. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

6
ENFERMEIRO

www.pciconcursos.com.br

25
Um servidor pblico estadual (Tocantins) foi punido com pena de advertncia (por escrito) em razo de um ato de insubordinao praticado em servio (Art. 134, Inciso XXI, da Lei no 1.818, de 23/08/2007). Dois anos aps a aplicao da sano, ele incorreu em nova falta, desta vez por haver se apresentado em servio em estado de embriaguez alcolica. De acordo com o Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Tocantins, esse servidor dever ser punido com (A) demisso. (B) suspenso, por ser reincidente. (C) advertncia, uma vez que as faltas em que incorreu so distintas. (D) advertncia, uma vez que o registro da falta anterior foi cancelado aps o tempo transcorrido. (E) remoo.

28
ONDE TRABALHAM OS CIENTISTAS Pas Empresas Estados Unidos 80% Alemanha 61% Rssia 51% Brasil 27% Universidades Outros 13% 7% 24% 15% 15% 34% 66% 7%
Universidade de Braslia, 2008.

Os dados acima revelam o contraste entre a situao brasileira e a dos demais pases, quanto participao de cientistas nas empresas. A situao do Brasil em relao a esse aspecto permite indicar a preocupao com o risco mais direto da perda de (A) apoio dos financiamentos governamentais. (B) competitividade entre as empresas nacionais. (C) cooperao com setores empresariais estrangeiros. (D) postos de emprego de trabalhadores no qualificados. (E) prestgio dos segmentos da sociedade civil.

ATUALIDADES
26
Em maio de 2009, o Governo do Estado do Tocantins implantou o programa Agita Famlia em nove municpios prioritrios, com o intuito de promover a qualidade de vida da populao tocantinense. Esse programa est diretamente relacionado rea da (A) assistncia social. (B) educao popular. (C) habitao popular. (D) sade pblica. (E) segurana pblica.

29
O ministro das relaes exteriores do Brasil, Celso Amorim, ao ser perguntado sobre a entrada de um determinado pas da Amrica Latina, grande produtor de petrleo, no Mercosul, respondeu favoravelmente, alegando que o Brasil tem com esse pas o maior saldo comercial e que, do ponto de vista mais amplo, geoestratgico, segue o ministro, o Mercosul: Deixa de ser, no imaginrio das pessoas, o mercado comum do Cone Sul para ser o mercado da Amrica do Sul, de uma grande parte dela. [O pas] nosso vizinho e tem tradies culturais, apesar da lngua espanhola, muito parecidas com as nossas, muita mistura, um componente negro mais forte que outros pases da Amrica do Sul.
Revista Carta Capital. 13 maio 2009.

27
No Brasil, as centrais sindicais cresceram e nunca tiveram tanto poder como agora. Elas surgiram na dcada de 1970, mas existiam na informalidade, sendo sustentadas por sindicatos grandes. De 2008 a 2009, por exemplo, a Fora Sindical e a Unio Geral dos Trabalhadores cresceram 44% e 41%, respectivamente. Esse crescimento expressivo e recente das centrais sindicais explicado pelo seguinte fator principal: (A) reconhecimento legal. (B) incremento das indstrias. (C) aumento das exportaes. (D) expanso dos postos de trabalho. (E) reduo de suas rivalidades.

O pas latino-americano a que se refere o ministro a (A) Bolvia. (B) Colmbia. (C) Costa Rica. (D) Nicargua. (E) Venezuela.

30
Atualmente, no estado do Tocantins, o setor industrial representado principalmente pela agroindstria, centralizada em distritos instalados em quatro cidades-polo. Dentre essas cidades-polo, alm da capital Palmas, est includa (A) Gurupi. (B) Pau D Arco. (C) Pedro Afonso. (D) Paraso do Tocantins. (E) Miracema do Tocantins.

7
ENFERMEIRO

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31
Em um processo de abortamento incompleto, esto presentes, com maior frequncia, os sinais: (A) dor, febre e nuseas. (B) febre, clicas e nuseas. (C) sangramento, clicas e febre. (D) dor, sangramento e expulso de tecido. (E) expulso de tecido, sangramento e clicas.

36
Em relao consulta de enfermagem, pode-se afirmar que I II atividade prpria do enfermeiro; contribui para a promoo, preveno e proteo da sade; III pode ser delegada equipe de enfermagem; IV mantm atividades de vigilncia sanitria; V utiliza princpios de universalidade, equidade e integralidade das aes de sade. Esto de acordo com a Lei n o 7.498, de 25/06/1986, APENAS as afirmaes (A) I, II e III. (B) I, II e V. (C) I, III e IV. (D) II, IV e V. (E) III, IV e V.

32
Entre as causas conhecidas mais frequentes do abortamento encontram-se (A) tentantivas abortivas e febre. (B) obesidade e cncer de mama. (C) presena de DST e cncer de mama. (D) obesidade e anormalidade cromossmica. (E) anormalidade cromossmica e presena de DST.

37
A Lei no 5.905, de 12/07/1973, que dispe sobre a criao dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, estabelece como competncias do Conselho Federal: I II III IV V instalar Conselhos Regionais; instituir o modelo de Carteiras Regionais; elaborar o Cdigo de Deontologia de Enfermagem; promover estudos e campanhas para aperfeioamento profissional; abrir campo de trabalho e publicar relatrios anuais de seus trabalhos.

33
No processo de enfermagem, o histrico de enfermagem e a prescrio de enfermagem se referem, respectivamente, (ao) (A) determinao global de assistncia de enfermagem e roteiro dirio que coordena a ao de enfermagem nos cuidados adequados ao atendimento. (B) determinao global da assistncia de enfermagem e relato dirio ou peridico das mudanas sucessivas que ocorrem na assistncia ao ser humano. (C) identificao das necessidades bsicas do ser humano e estimativa da sua capacidade em atender a estas necessidades, aps a implementao do plano assistencial. (D) identificao das necessidades bsicas do ser humano e roteiro semanal que coordena a ao de enfermagem nos cuidados adequados ao atendimento. (E) roteiro sistematizado para o levantamento de dados e relato dirio ou peridico das mudanas sucessivas que ocorrem na assistncia ao ser humano.

Pertencem ao Conselho Federal APENAS as competncias (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I, III e V. (D) II, IV e V. (E) I, II, III e IV.

38
Segundo o atual calendrio vacinal do Ministrio da Sade, dos 11 aos 19 anos deve-se estar em dia com as vacinas contra (A) Hepatite B, Rubola, Tuberculose e dT. (B) Hepatite B, Meningite, Rubola e SCR. (C) Hepatite B, Febre amarela, SCR e dT. (D) Meningite, Rubola, Tuberculose e SCR. (E) Meningite, Febre amarela, Tuberculose e dT.

34
Em um paciente diabtico, desorientado, confuso, deve-se aplicar a seguinte conduta neurolgica: (A) Escala de Braden. (B) Escala de Ramsay. (C) Escala de Glasgow. (D) medida hipoglicemiante. (E) medida hiperglicemiante.

39
A vacina SCR (trplice viral) deve ser administrada em mulheres na faixa etria de (A) 12 a 39 anos. (B) 12 a 49 anos. (C) 12 a 54 anos. (D) 15 a 39 anos. (E) 15 a 49 anos.

35
O Sistema nico de Sade (SUS) tem como objetivo atender s pessoas por intermdio das aes de (A) promoo, assistncia e preveno da sade. (B) promoo, proteo e recuperao da sade. (C) promoo, ateno e recuperao da sade. (D) promoo, recuperao e preveno da sade. (E) recuperao, ateno e preveno da sade.

40
O choque caracterizado por perda de sangue e plasma, em decorrncia de vmitos e diarreias prolongadas, denomina-se (A) hipovolmico. (B) cardiognico. (C) neurognico. (D) hipoxemia. (E) sptico.

8
ENFERMEIRO

www.pciconcursos.com.br

41
Segundo o Ministrio da Sade, a ao prioritria no combate s DST (HIV/AIDS), a ser viabilizada pelos servios de sade, em ateno aos adolescentes, (A) reforar a preveno gestao precoce. (B) incentivar o uso de preservativos. (C) promover a escolha de anticoncepcionais adequados. (D) promover a reduo de morbimortalidade e a sade sexual e reprodutiva. (E) promover palestras de educao sexual.

46
A intubao endotraqueal de emergncia indicada no caso de (A) infarte do miocrdio. (B) insuficincia respiratria. (C) traumatismo intra-abdominal. (D) intoxicao aguda pelo lcool. (E) ingesto de venenos corrosivos.

47
Ao administrar um medicamento, os cinco itens que a enfermeira deve conferir atentamente so: (A) nome genrico, nome comercial, dose, via de administrao e horrio. (B) nome genrico, ao, via de administrao, dose e horrio. (C) nome genrico, paciente, dose, via de administrao e horrio. (D) paciente, dose, medicamento, via de administrao e horrio. (E) paciente, medicamento, dose, prazo de validade e horrio.

42
A prtica da enfermagem tem como responsabilidade prestar assistncia a pessoas, grupos e comunidades, obedecendo ao Sistema da Assistncia de Enfermagem, na seguinte ordem: (A) histrico, exame fsico e prescrio. (B) histrico, prescrio e anotao. (C) exame fsico, evoluo e histrico. (D) exame fsico, prescrio e evoluo. (E) evoluo, prescrio e anotao.

43
Segundo especialistas em epidemiologia, o nvel de sade de uma nao pode ser avaliado com a utilizao de apenas trs indicadores de sade, que so: (A) condies socioeconmicas, aspectos demogrficos e mortalidade materna. (B) condies socioeconmicas, mortalidade materna e mortalidade infantil. (C) mortalidade materna, aspectos demogrficos e expectativa de vida. (D) mortalidade infantil, mortalidade materna e expectativa de vida. (E) expectativa de vida, mortalidade infantil e aspectos demogrficos.

48
Uma finalidade da auditoria em enfermagem (A) fornecer dados para controle de infeces hospitalares. (B) fornecer dados para a preveno de acidentes de trabalho. (C) fornecer dados estatsticos sobre o uso de material permanente. (D) identificar as reas de deficincia em relao assistncia de enfermagem prestada. (E) colaborar com associaes de voluntrios do hospital.

49
Visando ao sucesso dos programas de assistncia ao idoso, que tm por finalidade desenvolver aes para a melhoria da qualidade de vida, devem, obrigatoriamente, realizar (A) aes comunitrias pelo idoso. (B) atividades para o idoso. (C) atividades filantrpicas para a 3a idade. (D) atividades com a famlia do idoso. (E) atividades educativas com pblico diverso.

44
O enfermeiro, segundo a Lei n 7.498, de 25/06/1986, exerce a enfermagem agindo privativamente na (A) administrao de medicao intravenosa. (B) realizao do controle de diversos materiais e equipamentos. (C) organizao e direo dos servios de sade. (D) organizao e direo dos servios de enfermagem. (E) organizao e direo dos servios clnicos, cirrgicos e ambulatoriais.
o

45
Um nmero limitado de danos sade objeto de vigilncia sanitria. As autoridades decidem quais so esses danos e passam a acompanhar a evoluo de sua incidncia, recorrendo s fontes de dados disponveis, que so as(os) (A) notificaes compulsrias. (B) resultados laboratoriais. (C) inquritos comunitrios. (D) levantamentos de dados. (E) registros em bancos de sangue.

50
No Programa de Controle da Hansenase do Ministrio da Sade, cabe ao enfermeiro oferecer ateno individualizada ao paciente, para (A) identificar as formas de interao do paciente com os outros seres vivos. (B) realizar visitas domiciliares nas comunidades. (C) avaliar o estado de sade do indivduo na consulta de enfermagem. (D) gerenciar as aes de assistncia e enfermagem. (E) realizar o agendamento da clientela.

9
ENFERMEIRO

www.pciconcursos.com.br

You might also like