You are on page 1of 31

Professora Mnica Concha Amin Perodo: I 2011 Aula 6 Modelo IS-LM: A interligao entre o lado real e o lado monetrio

da economia (Cap. 19, Pinho e Vasconcellos, 2004)

MACROECONOMIA I

Poltica Monetria e Poltica Fiscal

Poltica Monetria (instrumentos) Reservas obrigatrias (ou compulsrias) Operaes de mercado aberto (open market) Taxa de redesconto Taxa de juros

Expansionista / Contracionista Exp: Cont: Exp: Compra ttulos Cont: Vende ttulos Exp: Cont: Exp: Cont:

Poltica Monetria e Poltica Fiscal

Poltica Fiscal (instrumentos) Gastos Pblicos: Consumo, investimento pblico, Tributos: Impostos, taxas

Expansionista / Contracionista

Exp: Cont:

Exp: Cont:

Modelo IS-LM

um referencial para entender os efeitos das polticas monetrias e fiscal sobre a economia. A estrutura lgica do modelo pode ser visualizada pelo diagrama

Modelo IS-LM
De

acordo com a estrutura, o mercado de ativos representado pela oferta e demanda de moeda determina a taxa de juros. investimento agregado afetado pela taxa de juros. Assim, a taxa de juros determinada no mercado de ativos, afeta a demanda agregada, por meio dos investimentos, e, portanto o nvel de produto da economia (Renda Nacional).

Modelo IS-LM
A

renda por sua vez, tambm influi no mercado de ativos, por meio da demanda de moeda que afeta a determinao da taxa de juros (>Renda > demanda por moeda taxa de juros). Percebemos que se trata de um sistema de determinao simultnea, tomando-se como variveis exgenas no modelo a poltica monetria (oferta de moeda), a poltica fiscal (impostos e gastos pblicos) e o nvel de preos, que considerado constante. A interligao entre o lado real e o lado monetrio feita basicamente atravs da taxa de juros.

Curva IS: Equilbrio no mercado de bens

A curva IS (investment-saving) mostra as condies de equilbrio no Mercado de bens, isto , em que a despesa agregada iguala a renda agregada (Renda (Y)=Despesa). Aqui incorporamos a taxa de juros para explicar o investimento. Dessa forma, o modelo de determinao de renda expandido da seguinte maneira:

Em que:

Y = nvel de renda d C = consumo agregado Yd = renda disponvel Yd = Y T; em que T = Arrecadao de impostos. I = investimento agregado r = taxa de juros G = gastos pblicos

Y C (Y ) I (r ) G

Curva IS: Equilbrio no mercado de bens


O Consumo esta em funo da Renda Disponvel O Investimento esta em funo da taxa de juros O Gasto Pblico definido institucionalmente Uma queda na taxa de juros aumenta o investimento e, portanto, a renda r IY Um aumento na taxa de juros reduz o investimento e, portanto, a renda r IY

Curva IS: Equilbrio no mercado de bens

Para cada taxa de juros existe um nvel de renda correspondente que equilibra o mercado de bens (Y=C+I+G). Como o investimento inversamente relacionado com a taxa de juros, a relao entre a taxa de juros e renda que equilibra o mercado de bens negativamente inclinada. Quando diminui a taxa de juros aumenta a Renda Nacional (Y) devido ao efeito sobre o Investimento ( Taxa de juros Investimento)

Curva IS: Equilbrio no mercado de bens


Qualquer ponto sobre a curva IS representa um equilbrio no mercado de bens: renda agregada igual despesa agregada. Pontos fora da curva IS correspondem a um desequilbrio no mercado de bens. Sempre que houver desequilbrios no mercado de bens, o ajuste ocorrer alterando o nvel de produto (Renda Nacional)

Posio da Curva IS: Fatores de Deslocamentos da Curva


A posio depende da mudana exgena nas despesas:

Consumo autnomo (variao da riqueza, mudanas nas expectativas, etc) Poltica fiscal (Gastos G e Tributos T) Investimento
r
Um aumento nos gastos desloca a IS para a direita (ou acima) (ver grfico) e uma contrao para a esquerda (para baixo).

r1

r2

IS1
IS0
Y1

Y2

A curva LM: Equilbrio no mercado monetrio

A curva LM (liquidity Money) representa o equilbrio no mercado de ativos, no qual existem dois tipos de ativos: moeda e ttulos pblicos.

Moeda: A caracterstica que possui liquidez absoluta, mas no apresenta nenhum rendimento em juros. Ttulos pblicos: estes rendem juros, porm possuem uma liquidez inferior da moeda, isto , existe um custo para transform-los em poder de compra.

A Oferta de Moeda uma varivel exgena, pois controlada pelo Banco Central. A Demanda de Moeda de dois tipos: motivo transao e motivo Portflio

Demanda por Moeda

Motivo Transao: a demanda de moeda diretamente relacionada ao nvel de renda da economia. Quanto maior o nvel de produo, maior a quantidade de moeda (maior demanda) requerida para realiz-lo. A demanda por moeda aumenta quando aumenta a renda (L(Y)) Motivo Portflio: Inclui motivo especulao e motivo precauo. O indivduo ao tomar a deciso de alocar sua riqueza, comprara o diferencial de rentabilidade entre vrios ativos. A demanda por moeda diminui conforme aumenta a taxa de juros (L(r)) .

Equilbrio no Mercado Monetrio: Oferta e Demanda por moeda


O

equilbrio no mercado monetrio ocorre quando a demanda por moeda (L) (combinao entre motivo transao L(Y) e motivo Portflio L(r)) iguala a oferta de moeda (M/P). A oferta h que lembrar que constante determinada pelo Banco Central (Bacen).

Oferta

Demand a

Equilbrio no Mercado Monetrio: Oferta e Demanda por moeda


Para

obter esse equilbrio, como a demanda por moeda responde positivamente renda (L(Y)) e negativamente taxa de juros (L(r)), elevaes da renda devem ser acompanhadas por aumentos nas taxas de juros, de modo a compensar o impacto expansivo sobre a demanda por moeda decorrente do maior nvel de renda. >Renda (Y)>Demanda por moedataxa de juros (r)

A curva LM: Equilbrio no mercado monetrio


Qualquer

ponto sobre a curva LM corresponde a uma situao de equilbrio no mercado monetrio, enquanto pontos fora da curva mostram uma situao de desequilbrio.
r

Quando aumenta a Renda Nacional (Y) aumenta a taxa de juros, devido ao aumento da demanda por moeda, decorrente ao mesmo tempo do aumento da renda

LM

r1 r0

Y0

Y1

A curva LM: Equilbrio no mercado monetrio


O ajustamento nesse mercado atravs da taxa de juros:

Quando h excesso de demanda por moeda, h excesso de oferta de ttulos, ou seja, os bancos (por exemplo) no conseguem captar recursos e passam a elevar a rentabilidade dos papeis para estimular os agentes a se desfazerem da liquidez (moeda), por isso aumenta a taxa de juros, para atrair com maior rentabilidade. Por outro lado, quando h um excesso de demanda por ttulos provoca uma queda da taxa de juros o que conduz o mercado monetrio ao equilbrio.

Ajustamento: quando h excesso de oferta de moeda, a taxa de juros diminui, e quando h excesso de demanda por moeda, a taxa de juros se eleva.

Posio da curva LM: Fatores de Deslocamentos da Curva

A posio da curva LM determinada pela oferta real de moeda. Considerando nvel de preos constante, a oferta afetada pela poltica monetria.

Expanso da oferta de moeda desloca a curva para a direita (ver grfico). Com maior quantidade de moeda haver menor taxa de juros e maior Renda nacional. Contrao da oferta desloca a curva para a esquerda.
i = r taxa de juros

Equilbrio simultneo no mercado de bens (IS) e de ativos (LM)


Para

determinar o nvel de renda e da taxa de juros que equilibram simultaneamente os mercados de bens e de ativos, h que juntar a IS e LM

Equilbrio simultneo no mercado de bens (IS) e de ativos (LM)

As

regras de ajustamento do modelo so:

Desequilbrios

no mercado de bens (IS) so ajustados via quantidades, alterando o nvel de produto (renda); Desequilbrios no mercado monetrio (LM) so corrigidos com variaes nas taxas de juros.

Efeitos da poltica Econmica


A

curva IS traada conforme uma determinada poltica fiscal (nvel de gastos e tributao). Da mesma forma, a curva LM admite uma oferta de moeda fixa. Alteraes no ponto de equilbrio da economia (taxas de juros e nvel de renda) decorrem de deslocamentos da curva IS, da LM, ou ambas. Os principais fatores a provocar essas mudanas so as medidas de poltica econmica: Poltica Monetria e Poltica fiscal

Efeitos da Poltica Monetria


Por

poltica monetria entendemos a atuao do Banco Central para alterar a oferta de moeda. Supondo uma Poltica Monetria Expansionista: aumento da oferta de moeda
i

LM 1
LM 2
i1 i2

E1 E2
IS
Y2
Y

Um aumento da oferta de moeda faz deslocar a curva LM para direita o que torna o dinheiro mais abundante no mercado, e como conseqncia reduz a taxa de juros.

Y1

Efeitos da Poltica Monetria


Mecanismos de transmisso a) a mudana na oferta de moeda deve gerar desequilbrios de Portflio, de modo a alterar a taxa de juros: As pessoas demandam mais ttulos o que faz diminuir a taxa de juros.
b)

a mudana na taxa de juros deve alterar os investimentos e, com isso, a demanda agregada.

sobre a IS: com a queda em i, o investimento agregado se eleva e a renda Y se eleva

Efeitos da Poltica Monetria


A poltica monetria tende a afetar o nvel de renda por afetar a taxa de juros e esta influir nas decises de investimento dos agentes. Desse modo, o impacto da poltica monetria sobre a economia esta relacionado:
a)

ao desequilbrio que ela provoca no mercado de ativos e modificao que isso gera na taxa de juros. b) influncia da taxa de juros sobre as decises de investimento

Efeitos da Poltica Monetria

Oferta de Moeda Aumento (expanso) Reduo (esterilizao)

Taxa de Juros (i ) Reduo Aumento

Investimento Aumento Reduo

Renda (Y ) Aumento Reduo

Efeitos da poltica Fiscal

Entende-se por poltica fiscal a atuao do governo definindo o nvel de gastos pblico e o volume de arrecadao de impostos Quanto maior o gasto maior a renda.

Poltica fiscal expansionista: aumento de gastos reduo dos impostos.

Os impostos afetam indiretamente a demanda (renda) ao alterar a renda disponvel e, conseqentemente, o consumo. Quanto maior os impostos menor a renda nacional.

Poltica contracionista: reduo de gastos pblicos e aumento dos impostos.

Efeitos da poltica Fiscal


Um

aumento dos gastos do Governo desloca a IS para direita


i

LM

i1 i2

IS 2

IS1
Y1

Y2

Y3

Efeitos da poltica Fiscal

Conforme aumenta a renda em decorrncia do aumento do gasto, aumenta a demanda por moeda. Com a oferta de moeda fixa, a taxa de juros deve se elevar para equilibrar o mercado monetrio. A elevao da taxa de juros, por sua vez, faz com que o investimento se reduza, amenizando o impacto da poltica fiscal expansionista, mas mantendo ainda um impacto positivo sobre a renda. Portanto, apesar do aumento do gasto pblico gerar um impacto positivo sobre a renda, isso leva a uma queda do investimento privado.

Efeitos da poltica Fiscal


Uma

poltica fiscal expansionista provoca o aumento da renda, pois eleva a demanda; mas esse aumento, ao elevar a demanda por moeda, provoca o aumento da taxa de juros. Uma poltica fiscal contracionista provoca reduo da demanda e da renda, e assim, ao diminuir a demanda por moeda causa reduo na taxa de juros

Efeitos da poltica Fiscal

Poltica Fiscal Expansionista Contracionista

Renda (Y ) Aumento Reduo

Taxa de Juros (i ) Aumento Reduo

Investimento Reduo Aumento

Interligao IS LM
A

taxa de juros a varivel que faz a ligao entre os dois mercados:

Uma alterao exgena no mercado monetrio determina uma nova taxa de juros, que afetar o Investimento Agregado, e portanto alterando o equilbrio do mercado de bens e servios;

Por outro lado, uma alterao exgena no mercado de bens e servios, como por exemplo, aumento dos gastos pblicos, deslocar a Curva IS, elevando a taxa de juros, e afetar a demanda de moeda, e conseqentemente o equilbrio do lado monetrio.

You might also like